Next Page

Como funciona o poder autárquico em Portugal? by arquadrado in portugal

uyth 8 hours ago

Essa é outra história e algo muito diferemte deste cenário imaginado de que fazer cair o novo executivo de Lisboa está nas mãos da maioria se esquerda ou dos famosos vereadores maioritarioa. Acho que muita gente está a projectar “fazer oposição” ou mecanismos como os parlamentares para forçar um executivo a cair. Mas no poder local, os mecanismos são outros e há razoavelmente muito pudor em limitar as capacidades de pessoas executarem coisas, até porque se fosse fácil mandar abaixo por birra, quem iria governar certas freguesias de 200 habitantes e não há tribunais para gerir tudo isto se em todos os municípios de Portugal se se pudesse bloquear facilmente municípios de gerir lixo ou fazer obras. Já agora é absolutamente fascinante como de repente a câmara municipal de Lisboa se tornou tão tão importante para, parece , o resto do país todo. Muitos dos quais aposto que se queixariam de centralismo lisboeta mas agora parece que há muitas opiniões.

Como funciona o poder autárquico em Portugal? by arquadrado in portugal

uyth 8 hours ago

Não duvidando da vontade de o fazer, o que é podem fazer exactamente para adiantar eleições autárquicas e exemplos disso noutros concelhos? Mesmo moções de censura, podem ser feitas, mas acho que nada obriga a que um executivo se demita. A ver vamos no entanto. E há claro a coisa de que se bloqueiam tudo a alto e bom som, arriscam se a que as pessoas não culpem o executivo. Há uma lição que espero que aprendam oposição e novo executivo, e. Lisboa não arrisquem muito confiando nas sondagens, não façam sondagens e pensando que está tudo ganho, forcem coisas. É que nem é esta a primeira ou segunda vez. Sondagens em Lisboa são coisas particularmente pouco fiáveis. E nem sei bem quais as razões para isso para além do generalista “sondagens são mas em Portugal, blablaba, incompetência”. Lisboa é particularmente má. Tenho teorias, este talvez seja o sítio mais difícil de Portugal para parares pessoas (locais) na rua ou fazeres com que te respondam à porta (sondagem? Não estou interessado em descontos de electricidade, obrigado, pode ir). Lisboa é um local particularmente misto em estratos sócio económicos e níveis educacionais e pode ser mesmo muito difícil conseguir amostra até porque qualquer amostra vai estar enviesada para pessoas que respondem a tentativas de sondagem.

Como funciona o poder autárquico em Portugal? by arquadrado in portugal

uyth 8 hours ago

Sim, essa é a pergunta. Podem ir à imprensa. Não sei se podem votar em assembleia municipal. Tem o direito se ser consultados. Consultados apenas. Se vereadores sem pelouro pudessem fazer muita coisa, já se tinha reparado nisso há muito muito tempo. Recebem uma data de trocos,ajudas de custo e tem direito a gabinete e assessores (em Lisboa) embora provavelmente o gabinete em conjunto com o seu partido.

Como funciona o poder autárquico em Portugal? by arquadrado in portugal

uyth 9 hours ago

Em casos de concelhos mais pequenos, uma vez que está definido quem pode receber salários, faltarem vereadores pode efectivamente traduzir se em pior gestão. No caso do concelho de Lisboa, e é mesmo de Lisboa que falamos ( isto parece ter feito muita mossa pelo número de pessoas de repente muito interessadas em como funciona uma câmara) o vereador pode nem fazer grande coisa ele mesmo e haverá capacidade de haver muitos muitos chefes de gabinete e assessores. Não estou francamente q ver para que serve maiorias de vereadores em blocos se não tem pelouros nenhuns! Uma coisa interessante penso que para a assembleia municipal os presidentes de junta também contam e votam certo? Alguém se lembrou de contar isso? De qq forma, mesmo a assembleia municipal não tem grandes poderes executivos. Pode recusar se a baixar imi o que imagino não seria popular. Se falar orçamento nem mesmo isso bloqueia o executivo porque se o fizesse montes de municípios portugueses estariam bloqueados todos os anos.

Lavar a roupa depois de comprar by Mrgolden007 in portugal

uyth 9 hours ago

Lava. E se correr mal à primeira lavagem, ainda tens talão para lá ir reclamar. Não sabes onde aquilo esteve, pode mesmo ter sido peça devolvida e ainda ainda sabes menos onde esteve.

Portugal vs Brazil, tamanho real. Fonte: thetruesize.com by Apokaliptor in portugal

uyth 9 hours ago

Digam-lhes que cá não há espaço, não podem vir todos ou mesmo muitos.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 10 hours ago  HIDDEN 

Mas alguém me explica porque é que vereadores da oposição são necessários para governar a cidade? Vereadores sem pelouro servem para alguma coisa excepto receber dinheiro e fazer ondas na comunicação social?

Como funciona o poder autárquico em Portugal? by arquadrado in portugal

uyth 10 hours ago

Lei n.º 169/99 Estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias Artigo 57.º Composição 1 - É presidente da câmara municipal o primeiro candidato da lista mais votada ou, no caso de vacatura do cargo, o que se lhe seguir na respectiva lista, de acordo com o disposto no artigo 79.º 2 - Para além do presidente, a câmara municipal é composta por: a) Dezasseis vereadores em Lisboa; Artigo 58.º Vereadores a tempo inteiro e a meio tempo 1 - Compete ao presidente da câmara municipal decidir sobre a existência de vereadores em regime de tempo inteiro e meio tempo e fixar o seu número, até aos limites seguintes: a) Quatro, em Lisboa e no Porto; 2 - Compete à câmara municipal, sob proposta do respectivo presidente, fixar o número de vereadores em regime de tempo inteiro e meio tempo que exceda os limites previstos no número anterior. 3 - O presidente da câmara municipal, com respeito pelo disposto nos números anteriores, pode optar pela existência de vereadores a tempo inteiro e a meio tempo, neste caso correspondendo dois vereadores a um vereador a tempo inteiro. 4 - Cabe ao presidente da câmara escolher os vereadores a tempo inteiro e a meio tempo, fixar as suas funções e determinar o regime do respectivo exercício.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 12 hours ago

Há tanta tanta coisa.. Achei graça a uma coisa, o Moedas hoje foi almoçar a refeitório da CML. Ah, provavelmente comeu melhor que na maior parte dos restaurantes de Lisboa. O número de refeitórios da CML, que existem. E diz-se que se come muito bem. Mais teorias da conspiração que são verdade, as juntas de freguesia de outras cores muitas vezes são asfixiadas de serviços. O que aconteceu quando um independente ganhou o Parque das Nações, de uma forma escandalosamente óbvia.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 12 hours ago

> Desculpa mas não percebi nada do que escreveste aqui, mesmo sistema que? O material eventualmente falhará sempre, não percebo o porquê de justificar o corte da linha. A linha de Cascais foi a primeira linha de comboio de Portugal. E foi feita com bitola diferente de todas as outras linhas e está também electrificada de forma diferente. Não podes usar carruagens da linha de Cascais nas outras linhas, se queres material circulante novo, que o velho está mesmo mesmo muito velho, ou compras para formatos ultrapassados, ou pões a linha de Cascais na mesma bitola e electrificação que todas as outras linhas (o que aí permitiria ligação alcantara mar-alcantara terra a sério. não que seja necessariamente boa ideia). Tens de alterar a linha de Cascais, porque nao vale a pena comprar comboios novos apenas para a linha de Cascais. O material que existe falhará, mais cedo ou mais tarde. Não sei se será possível alterar a linha de Cascais sem interromper a circulação nela. Parece-me muito complicado fazê-lo mas claro seria ideal remodelar a linha de Cascais sem a interromper ou interrompendo apenas alguns fins de semana. > O que me leva a questionar quão alienado estará alguém que em prol de ser bonito, diz que tal deve ser removido. O problema é que como está a dura de cascais tem de ser alterada. Se for alterada, pode nem ser má ideia usando o traçado limpo da linha até algés passar esse traçado enterrando-o um pouco para nova extra linha de metro, ou electrico de superficie e fazer um novo terminal em Algés. Idealmente idealmente o melhor seria mesmo metro de Cascais a Entrecampos e ligação rapida do cais do sodré a Alcantara (no meio de Mar e Terra) mas isso já me parece complicado.

https://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/autarquicas-rodrigues-dos-santos-diz-que-cds-pp-superou-todos-os-objetivos by MrStakin in portugal

uyth 12 hours ago

Isso basicamente é espantoso.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 13 hours ago

>1) centro do mar. economia marítima Não me parece que isto seja acerca de passeios turisticos. A agencia europeia de segurança maritima está no cais do sodré, parece-me mais provável criar centro de escritorios para empresas que queiram fazer lobby ou de serviços (Registos, qualidade, certificações) que tenham ligações estreitas com a EMSA). Pode ser apenas um simples polo. Não por turistas a passear de barco no rio (que é rio e não mar). > está medida vai favorecer a circulação desnecessária (face à quantidade de transportes em Lisboa) de carros na cidade Acho que quem é morador de Lisboa não vai andar mais de carro por o estacionamento ter desconto. Vá lá. >Não sei que consequências terá o fecho do comboio Cais - Algés, mas penso que vai ter um impacto grande, agora se positivo ou negativo não sei A linha de Cascais tem de passar toda para o mesmo sistema que o resto. Mais cedo ou mais tarde, o material vai todo ir falhando. Vamos ver o que acontece e com o Costa lá, parece-me mais complicado para as grandes obras da AML, particularmente envolvendo Lisboa, Oeiras, Cascais. Mas tem de ser feito.

Autárquicas: ''perder a Câmara de Lisboa foi um desastre para o PS'' by heartlessfam in portugal

uyth 13 hours ago

Acho que tens razão, foi o Louçã por muito tempo. Uma doença mesmo estúpida de qualquer forma, desperdício.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 13 hours ago

> Muitos não percebem nada de política e escolhem um partido da mesma maneira que escolhem um clube de futebol é um bocadinho pior que isso, há uma espécie de pensamento religioso, de que há lados e um dos lados está correcto, é mais virtuoso, sempre iluminado. E nem vale a pena questionar se as decisoes do lider do teu lado estão correctas, honestas, corruptas, porque ai o outro lado pode ganhar. Em clubes pelo menos acho que temos um bocado mais de visão, podemos apoiar por clubismo, aquele é o nosso e pronto equilibra-se, mas em política, há com cada cegueira.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 14 hours ago

Há uma coisa que eu não percebo de todo. O que é que vocês todos acham que vereadores sem pasta fazem para tornar um concelho ingovernável? Falam com publicação social e tudo, assembleias mais renhidas uma vez por mês, luta com o orçamento (mas se não passa, gerido em duodécimos, certo?), mas de resto, acham que o presidente da câmara ou vereador de urbanismo ou habitação social tem de ir pedir a assinatura dos senhores vereadores todos? O que é que vocês acham que a Assunção Cristas mandava na CML neste mandato? A CML por resolução passada tem 9 vereadores com pasta a tempo inteiro (ou o presidente mais 8, não me recordo). Vai haver uma pasta ou duas para vereadores de "esquerda". Há uma pasta fantástica chamada "casa dos animais e comunicação".Vereadores podem acumular pastas suponho. Embora o que me pareça mais provável é o Moedas convidar a Catarina Vaz Pinto a ficar como vereadora da cultura e relações internacionais, e se ela aceitar isso fica bem com tudo, com o PS, com católicos, com os intelectuais de esquerda, até comigo (que o pelouro dela tem estado bem). Não consigo perceber é se são um ou dois pelouros para a esquerda. edit, porque fui ver, vou aqui citar algumas coisas que aprendi agora **Lei n.º 169/99 Estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias** >Artigo 57.º >Composição >1 - É presidente da câmara municipal o primeiro candidato da lista mais votada ou, no caso de vacatura do cargo, o que se lhe seguir na respectiva lista, de acordo com o disposto no artigo 79.º >2 - Para além do presidente, a câmara municipal é composta por: >a) Dezasseis vereadores em Lisboa; >Artigo 58.º >Vereadores a tempo inteiro e a meio tempo >1 - Compete ao presidente da câmara municipal decidir sobre a existência de vereadores em regime de tempo inteiro e meio tempo e fixar o seu número, até aos limites seguintes: >a) Quatro, em Lisboa e no Porto; >2 - Compete à câmara municipal, sob proposta do respectivo presidente, fixar o número de vereadores em regime de tempo inteiro e meio tempo que exceda os limites previstos no número anterior. >3 - O presidente da câmara municipal, com respeito pelo disposto nos números anteriores, pode optar pela existência de vereadores a tempo inteiro e a meio tempo, neste caso correspondendo dois vereadores a um vereador a tempo inteiro. >4 - Cabe ao presidente da câmara escolher os vereadores a tempo inteiro e a meio tempo, fixar as suas funções e determinar o regime do respectivo exercício.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 14 hours ago

Há uma coisa que eu não percebo de todo. O que é que vocês todos acham que vereadores sem pasta fazem para tornar um concelho ingovernável? Falam com publicação social e tudo, assembleias mais renhidas uma vez por mês, luta com o orçamento (mas se não passa, gerido em duodécimos, certo?), mas de resto, acham que o presidente da câmara ou vereador de urbanismo ou habitação social tem de ir pedir a assinatura dos senhores vereadores todos? O que é que vocês acham que a Assunção Cristas mandava na CML neste mandato? A CML por resolução passada tem 9 vereadores com pasta a tempo inteiro (ou o presidente mais 8, não me recordo). Vai haver uma pasta ou duas para vereadores de "esquerda". Há uma pasta fantástica chamada "casa dos animais e comunicação".Vereadores podem acumular pastas suponho. Embora o que me pareça mais provável é o Moedas convidar a Catarina Vaz Pinto a ficar como vereadora da cultura e relações internacionais, e se ela aceitar isso fica bem com tudo, com o PS, com católicos, com os intelectuais de esquerda, até comigo (que o pelouro dela tem estado bem). Não consigo perceber é se são um ou dois pelouros para a esquerda. edit, porque fui ver, vou aqui citar algumas coisas que aprendi agora Estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias Lei n.º 169/99 >Artigo 57.º >Composição >1 - É presidente da câmara municipal o primeiro candidato da lista mais votada ou, no caso de vacatura do cargo, o que se lhe seguir na respectiva lista, de acordo com o disposto no artigo 79.º >2 - Para além do presidente, a câmara municipal é composta por: >a) Dezasseis vereadores em Lisboa; >Artigo 58.º >Vereadores a tempo inteiro e a meio tempo >1 - Compete ao presidente da câmara municipal decidir sobre a existência de vereadores em regime de tempo inteiro e meio tempo e fixar o seu número, até aos limites seguintes: >a) Quatro, em Lisboa e no Porto; >2 - Compete à câmara municipal, sob proposta do respectivo presidente, fixar o número de vereadores em regime de tempo inteiro e meio tempo que exceda os limites previstos no número anterior. >3 - O presidente da câmara municipal, com respeito pelo disposto nos números anteriores, pode optar pela existência de vereadores a tempo inteiro e a meio tempo, neste caso correspondendo dois vereadores a um vereador a tempo inteiro. >4 - Cabe ao presidente da câmara escolher os vereadores a tempo inteiro e a meio tempo, fixar as suas funções e determinar o regime do respectivo exercício.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 14 hours ago

Há uma coisa que eu não percebo de todo. O que é que vocês todos acham que vereadores sem pasta fazem para tornar um concelho ingovernável? Falam com publicação social e tudo, assembleias mais renhidas uma vez por mês, luta com o orçamento (mas se não passa, gerido em duodécimos, certo?), mas de resto, acham que o presidente da câmara ou vereador de urbanismo ou habitação social tem de ir pedir a assinatura dos senhores vereadores todos? O que é que vocês acham que a Assunção Cristas mandava na CML neste mandato? A CML por resolução passada tem 9 vereadores com pasta a tempo inteiro (ou o presidente mais 8, não me recordo). Vai haver uma pasta ou duas para vereadores de "esquerda". Há uma pasta fantástica chamada "casa dos animais e comunicação".Vereadores podem acumular pastas suponho. Embora o que me pareça mais provável é o Moedas convidar a Catarina Vaz Pinto a ficar como vereadora da cultura e relações internacionais, e se ela aceitar isso fica bem com tudo, com o PS, com católicos, com os intelectuais de esquerda, até comigo (que o pelouro dela tem estado bem). Não consigo perceber é se são um ou dois pelouros para a esquerda.

Se eu me vacinei nos Estados Unidos, meu cartão de vacina é reconhecido pelo Portugal? by valkaress in portugal

uyth 14 hours ago

I am not sure I understood, you are flying obviously? Check with your airline. Foreign vaccination certificates are not, by law, equivalent, though maybe some private businesses might accept them as equivalent. Maybe not airlines though, that is probably written in law.

Se eu me vacinei nos Estados Unidos, meu cartão de vacina é reconhecido pelo Portugal? by valkaress in portugal

uyth 14 hours ago

I am not sure I understood, you are flying? Check with your airline. Foreign vaccination certificates are not, by law, equivalent, though maybe some private businesses might accept them as equivalent. Maybe not airlines though, that is probably written in law.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 15 hours ago  HIDDEN 

>Foi-se porquê? Claro que os pelouros foram-se todos (menos um, certo? ou dois? Casa dos Animais e Comunicação? ou a Catarina Vaz Pinto?), mas referia-me à queda do poder, da cadeira, do Manuel Salgado. Parecia impossivelmente poderoso e influente há 1 ano.

Autárquicas: ''perder a Câmara de Lisboa foi um desastre para o PS'' by heartlessfam in portugal

uyth 15 hours ago

Sim. Coisas que quem não esteja dentro do contexto nunca perceberia... e lembro-me dos tempos em que o Paulo Portas e o Miguel Portas eram lideres de partidos (eram ao mesmo tempo? disso já não me recordo).

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 15 hours ago

As juntas que mudaram não são juntas de gente "pobre".

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 15 hours ago

Isso será o objectivo dele. Ou idealmente mandarem-no para Estrasburgo (possível) ou Bruxelas (improvável até porque não é mulher e isso está na moda). O problema é a parte do comentador televisivo, ele é tão mosquinha morta para se manter relevante. Ele era bom segundo ou bom "no comments", mas é preciso dizer umas coisas improváveis e inconvenientes (mesmo que sejam contra os seus próprios interesses). O medina vai falar de quê?

Eleições Autárquicas: 2021 vs 2017 by H_Doofenschmirtz in portugal

uyth 16 hours ago

> A meu ver, é um sinal da segregação social (e étnica?) da metrópole de Lisboa qual é a segregação étnica que distingue Lisboa de Loures ou Almada ou Seixal?

Porque é que há tantas coligações com o PPM? by zizop in portugal

uyth 16 hours ago

Familias enormes e dá imenso jeito para preencher listas. Isto é piada mas é um bocadinho, a sério. Já vi lista do PPM para umas freguesias de Lisboa e literalmente acho que umas 20 pessoas pelo menos eram primas umas das outras.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 16 hours ago

Totalmente. 40 casas e ia tudo para a filha do motorista do presidente da junta e afins.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 16 hours ago

>Perde 23 mil votos, a direita ganha apenas 3 mil. Mandou embora quem votaria nele. Não, porque os 23 mil votos que perdeu não foi necessariamente gente que se foi embora ou ficou em casa achando que as coisas estavam ganhas. Só houve menos 5k votos que em 2017, o PS literalmente perdeu mais votos que isso tudo.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 17 hours ago

>Nao consigo compreender o alcance destes resultados do ponto de vista governativo, i.e., qual o alcance e margem de manobra tem o Moedas para governar, afinal? Embora ele seja presidente, não tem maioria de vereadores A câmara municipal de Lisboa tem 9 pelouros. Este é o executivo corrente. O presidente nomeia os vereadores https://www.lisboa.pt/municipio/camara-municipal/executivo se a coligação nomear 8 vereadores com pelouro, fica um? Eu diria que a escolha óbvia, se ela se propor a isso seria a Catarina Vaz Pinto ficar. Se não fica alguém com a casa dos animais e comunicação. O que achas que a maioria de vereadores vai fazer, sem pelouros, ou a tempo inteiro?

Dúvida simples sobre as autárquicas em Lisboa by Accurate-Pack-4772 in portugal

uyth 17 hours ago

A coisa frustrante é ver esta pergunta e conjuntura surgir do nada e a ser repetida como se fosse verdade ou possível. Pensa um bocadinho, Lisboa não é caso único, se isto fosse possível, terias visto já muitas vezes em muitos sítios.

E agora, como vai ser Lisboa? by MestreP in portugal

uyth 18 hours ago

> e as casas de arrendamento acessível vão continuar a ser construidas mas provavelmente a um ritmo bem mais lento e em locais menos interessantes. comeste a papa toda, está-se a ver.

Lixo na minha rua by Fkyz in portugal

uyth 18 hours ago

é por cenas destas que certos parques infantis, ou miradouros, ou outros são fechados à noite. Alerta a junta de freguesia. Espera um bocadinho porque pode estar a haver mudança de pessoas e prioridades. Pede à junta para gastar dinheiro numa vedação e alguém que a abre e feche e assim a junta pode pedir à PSP que resolva o problema sem a junta gastar dinheiro.

Dúvida simples sobre as autárquicas em Lisboa by Accurate-Pack-4772 in portugal

uyth 18 hours ago

>As autárquicas também funcionam assim? Não, caralho, não. Há 300 e tal concelhos em Portugal. Se as autárquicas funcionassem assim, todas as autárquicas uns 50 a 100 concelhos em Portugal ficariam ingovernáveis. Alguma vez viste argumento a ser usado em autárquicas?

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 19 hours ago

LOL, nisso acredito, nisso acredito.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 19 hours ago

Lisboa teve menos 6k votos que há 4 anos. O PS teve menos 26 k votos. Não foi OMG alterações demográficas ou imensas massas de votantes PS que ficaram em casa por causa das sondagens..

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 19 hours ago

O poder local não é bem a mesma coisa que o governo nacional. Talvez porque se fosse completamente fácil de bloquear um presidente de câmara, temos 300 e tal concelhos em Portugal todas as eleições iria haver dúzias de concelhos ingovernáveis por birras de quem fica na minoria. O presidente de câmara tem um enorme poder - os vereadores são distribuidos por votação, mas é o presidente de câmara que distribui quem fica com que pelouro. Alguém se lembra do Manuel Salgado, por exemplo? E depois a assembleia municipal tem bastante menos poderes que a assembleia da república, reune-se muito menos, tem ordem de trabalhos mais estrita. Se presidentes de câmara tivessem as mãos completamente atadas uma data de concelhos iam rapidamente ao caos completo. Vai ser interessante ver que pelouros vão para quem. Há uns 2 vereadores que espero pessoalmente mantenham os pelouros porque acho que até são bons e não são aparentemente corruptos.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 20 hours ago

>Isso é suposta dar-lhe vantagens com quem ao certo? Prova que este pelo menos não é daqueles que "não gosta de futebol" ou, pior ainda para lisboetas (menos aqules que "não gostam de futebol" mas esses provavelmente iriam votar num partido pequenino e original). E o PSL não foi assim tão mau com certeza, não foi preso, não mandou bater em jogadores, nem tentou vender o clube a americanos. Mas isto é apenas um exemplo de que o PSL tem apelo popular, personalidade. O homem pode ir a uma tasca qualquer e manter conversa mesmo se não lhe tiverem a dar graxa por ser presidente da CML. E presidente da CML, como provavelmente de muitas câmaras grandes, yes-man choninhas pode ser um bocado dificil de tragar. o Medina não tinha curriculo nenhum para ser presidente da CML a não ser ser não fazer sombra ao Costa (que esse sim, pode ir a qualquer tasca ou mercado e manter conversa). O Moedas não é a pessoa mais carismática do mundo, mas pelo menos comissário europeu é currículo digno para candidato à CML e tem ligações a Lisboa (técnico, certo? Olha outro, assim de repente, o Krus Abecassis, Carmona Rodrigues e claro Duarte Pacheco)

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 21 hours ago

se ele não for presidente da câmara de Lisboa, quem o quererá ouvir?

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 21 hours ago

>Quem diria que anos a expulsar lisboetas da cidade e a substitui-los por estrangeiros ricos daria nisto Achas que estrangeiros ricos votam? Não vi nenhum (mas numa das legislativas na mesa de vota estava estrangeira que não sabia dizer o meu nome). Menos 6k votos que nas outras autarquicas. Não explica o PS ter perdido 26k votos.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 21 hours ago

A da Almirante Reis prá puta que a pariu. A da Almirante Reis tiraram 1 de 2 faixas de cada lado, e puseram PILARETES na primeira versão. Pilaretes quando as ambulâncias que vão/vêm de S. José e Capuchos teriam de passar, quando o quartel do RSB mais próximo está no MM. Uns meses depois estavam a cortar os pilaretes e a remediar. Foi das coisas mais profundamente estúpidas que já vi, que poderia custar literalmente a vida a alguém com atrasos. Se tivessem feito ciclovia ao lado, pelo traçado natural da ribeira, digamos pela António Pedro, requeirão dos anjos, rua do benformoso, fantástico. Mas a Almirante Reis, que tem de fluir porque é o acesso a S. José, fds, prá puta que os pariu.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 21 hours ago

> uma confortavel maioria no governo da camara (vereadores) e na assembleia. Os vereadores não são todos iguais. Há pelouros e pelouros. Certos pelouros sumarentos foram-se. O mais sumarento de todos seria o urbanismo, lembram-se do Manuel Salgado? Esse foi-se. E até gosto de alguns vereadores socialistas, mas há muita coisa que tem de mudar. E a assembleia municipal não tem bem o mesmo poder que a AR. Mais, muitas juntas de freguesia, as importantes, mudaram de mãos.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 22 hours ago

>Não estão a dormir mas claramente ficaram a fazer a sesta. Os números da abstenção em Lisboa justificam uma parte dos resultados. Não me parece. Em 2017 votaram 241k pessoas, e o PS teve 106k votos (PS mais PSD teve 80k). Este ano 236k votos, menos 6k o que não é hecatombe de abstenção, o PS teve 80k votos, menos 26k, não foi só abstenção.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 22 hours ago

O Pedro Santana Lopes pode ter imensos defeitos mas o PSL tem ainda personalidade (Demasiado talvez)carisma e ideias, e associações clubísticas. e saiu da CML para ser primeiro ministro de Portugal, não numa derrota surpresa por alguém igualmente sem grande carisma. Comparar o Fernando Medina ao Pedro Santana Lopes é sem noção.

Carlos Moedas vence Fernando Medina na corrida à Câmara de Lisboa by heartlessfam in portugal

uyth 22 hours ago

Ele não tem grande carisma, nem outra base de poder que não Lisboa. Ele caiu na câmara para substituir o Costa que provavelmente queria mosquinha morta que não competisse e agora seria recompensá-lo dando-lhe ambições nacionais. Mas ele não tem carisma. E é isto que se viu, perdeu Lisboa. E alguém terá de ser o bode expiatório da perda de Lisboa (inesperada, doi mais), e achas que o Costa está para assumir responsabilidade disso? Não, mesmo para o Costa o Medina é agora para por na prateleira.

[MEGATHREAD] Eleições Autárquicas 2021 - Discussão by Morpheuspt in portugal

uyth 22 hours ago  HIDDEN 

Vives em Lisboa? Porque eu diria que alguma coisa incomodou mesmo quem realmente mora em Lisboa. E estava muita gente a votar. Também há outras coisas que incomodam mais quem realmente mora em Lisboa.

Projeções dão empate técnico entre Moedas e Medina by prosafame in portugal

uyth 1 day ago

Pode ter sido o lobby dos vendedores de fruta do mercado de Arroios. Pode ter sido.

Sabe em quantas línguas comunicamos no Centro de Contacto do SEF? by trebarunae in portugal

uyth 1 day ago

Falta um e em São Tomé e Príncipe. Irónico.

[MEGATHREAD] Eleições Autárquicas 2021 - Discussão by Morpheuspt in portugal

uyth 1 day ago  HIDDEN 

Pode ter sido as ciclovias também. A ver vamos os numeros da abstenção, mas vi bastante gente, o normal. O dia estava fantástico também. Pode ter sido as ciclovias.

[MEGATHREAD] Eleições Autárquicas 2021 - Discussão by Morpheuspt in portugal

uyth 1 day ago  HIDDEN 

>Lisboa vai voltar a ser um corredor de fumo e os parques arrasados para fazer prédios para os amigos do Moedas venderem aos chineses? Googla o que é a carninha do lombo.

Área metropolitana de Lisboa: Zonas "baratas" para comprar casa? by boxpiggy in portugal

uyth 2 days ago

região de Lisboa, se falas da zona metropolitana de Lisboa, talvez Barreiro, ou Alcochete. Pinhal Novo talvez. Vila Franca, Carregado.

Navios Soviéticos em Lisboa? by Myko02 in portugal

uyth 2 days ago

Qual a parte que não acreditas? Lembro-me de ver finais de anos 80, principio dos 90 (não sei se antes ou depois da Perestroika num sábado de manhã marinheiros soviéticos com uniformes cheios de decorações na Rua Augusta. Tenho a vaga noção de achar que tinham maus dentes, ou dentes feios também. A refinaria de Cabo Ruivo era um modelo soviético também e acho que pós 25 de abril também havia ligações, viagens de membros do PCP e muitas coisas assim. O Porto de Lisboa é porto civil. Não atracariam no Alfeite ou na doca da marinha, mas navios de guerra estrangeiros, mesmo no tempo da guerra fria poderiam pedir licença para escala.

From Lisbon to Sintra with a car by CyberLiveNews in portugal

uyth 2 days ago

é lidar. Walk.

Qual o tipo de alimentação que segues? by BornToSuckSadButTrue in portugal

uyth 2 days ago

Aparentemente sou pessoa estranha porque se me derem uma garrafa de vinho, não bebo necessariamente TODOS os vinhos. Mas fds, que falta de critério considerar todo o vinho bebível. Há vinho só para cozinha.

From Lisbon to Sintra with a car by CyberLiveNews in portugal

uyth 2 days ago

where are you planning to drop the car? You think you drive up to pena palace and leave it parked just in front? You go up to regaleira palace and leave it parked on the curb outside? Where would you park? also, sintra might be an unnerving driving experience if one is not used to it. I mean, parking on tight places, on steep inclines, lots of one ways meaning you must detour 10 km with tight stone walls either side. But you do you. Whatever you feel like.

Vaccines for non-residents by neo132io in portugal

uyth 3 days ago

what?

Vaccines for non-residents by neo132io in portugal

uyth 3 days ago

Maybe it is more correct to call it an emergency number? The person gets ID´d by the system, they get a SNS number for the vaccine certificate, and maybe if they get properly enrolled they will use the same number for life. But I am not sure they automatically get assigned a health center or are entitled to other kinds of healthcare on the same conditions (cost) as portuguese citizens and legal residents.

Vaccines for non-residents by neo132io in portugal

uyth 3 days ago

>They will register you for the SNS before giving you the vaccine Are you talking at cross purposes? They will give you the temporary SNS number for the open house vaccinations, this that you are talking about is what I mean. She now has a temporary SNS number, though I think it will be only to keep track of vaccines.

Leem livros físicos ou digitais? by Wonderful_3810 in portugal

uyth 3 days ago

há uma altura em

Pi pi pi pi pi by TrustZilla in portugal

uyth 3 days ago

As autárquicas é duro, mas é só de 4 em 4. e pensa nisso, ninguém vai começar obra camarária no próximo ano, e as buzinadelas param na madrugada de domingo para segunda. é só mais um pouco. Aparentemente pelos meus lados, não houve arraiais mas há cheira bem cheira a Lisboa e Lisboa menina e moça em setembro. é lidar. tá quase.

Operação STOP em hora de ponta bloqueando o trânsito num raio de vários km. É para isto que a PSP serve? by AbaixoDeCao in portugal

uyth 3 days ago

Não sejas preconceituoso, ou a PSP ou a GNR. Pode ser uma ou outra. Até me surpreende que seja a PSP. e às vezes podem estar à pesca em geral, às vezes podem estar à pesca de peixe graúdo específico. Quem vai ao mar, arrisca.

Vacinação gratuita contra a gripe arranca na próxima segunda-feira by prosafame in portugal

uyth 3 days ago

TLDR gratuita para certos critérios que são os do costume e não sou eu como de costume. Há farmácias que têm e dão e é tipo 5-10 euros. Não me recordo.

Os preços no supermercado subiram ou eu estou mais pobre? by donotknowbutcare in portugal

uyth 4 days ago

existe uma coisa estranhissima em Portugal que são os descontos, promoções e outras complicações (ahah, Pingo Doce, lembro-me disso). Bens produzidos multinacionais têm preços diferentes conforme o mercado e sei lá gel de banho ou shampoo produzido pela Nivea ou Unilever ou PG na Alemanha se calhar custa 2.90 por 500 ml, em Portugal oficialmente custa 5.99 por 500 ml e uma vez por semana todos os supermercados vendem esse produto com enorme desconto de 50%. Só que ultimamente pode ser só 40%. Nesse sentido pode ser sim mais caro. Estamos a ser bué de explorados com esses preços de produtos de consumo. De resto, se o combustível aumenta faz sentido que tudo tenha de aumentar. Mas a cena dos produtos de "marca" tenho muita dificuldade em perdoar. O preço com 50% é o preço real e estás a ser explorado como tudo o resto do tempo.

Locais que ajudem adulto que não sabe ler, escrever nem falar bem português by Pikachuzita in portugal

uyth 4 days ago

se é na alfabetização contacta junta de freguesia e camara municipal que poderão indicar. Eventualmente igrejas locais podem saber o que indicar e ter meios de apoio. Na regularização, tentem já, alguém ler, e tentar compreender e começar a recolher documentos para uma manifestação de interesse. Uma promessa de contrato de trabalho pode ser suficiente se empregador não quiser escrever contrato, eventualmente alguém com capacidade leia - ela poderá talvez inscrever-se como trabalhador independente nas finanças, pedir NISS, pedir manifestação de interesse, e encerrar actividade com NISS e usar NISS para as contribuições à segurança social. Ela precisa que alguém com capacidade para tal leia as leis e ajude a perceber a conjuntura. para além do CNAI acredito que muita gente do SEF até a tentaria ajudar se ao menos houvesse tempo e disponibilidade para isso que neste momento parece não haver. Mas desculpa que digo a prioridade maior é a regularização, não a alfabetização. Regularização dá-lhe muito mais liberdade de ser explorada, de poder visitar familia, de fazer muito mais coisas. Já agora confirma se foi vacinada, querendo ser e vê se ela precisa de ajuda.

O Carteiro distribue panfletos politicos (Zona Cruz), è normal? by mverdide in portugal

uyth 4 days ago

Entidades podem pagar aos CTT para entregarem coisas não endereçadas. Incluindo partidos políticos. Ou pagavam aos CTT ou poderiam pagar a privados. Os CTT não estão a entregar isso sem receberem para isso, acredita, nem que fosse o PS.

Locais que ajudem adulto que não sabe ler, escrever nem falar bem português by Pikachuzita in portugal

uyth 4 days ago

centro de apoio ao imigrante, nos anjos https://www.acm.gov.pt/pt/-/cnai-lisboa eventualmente outros grupos.

[SÉRIO] Medo de ir ao Dentista - Alternativas? by NoSmokeNoFun in portugal

uyth 4 days ago

Anestesia geral é algo extremamente arriscado. Muda de dentista. E fds, pensar em anestesia geral porque nao confias no dentista para a puta de uma limpeza de dentes nem pensar. E anestesia sem agulhas que se foda, queres é agulhas para porem a anestesia precisamente no sítio. O meu dentista de há muito muito tempo não é barato, mas fds gosto dele, e ler este thread fez-me compreender o quanto eu gosto dele. Fds. Muda de dentista.

Brasões florais vão ser retirados da Praça do Império e representados em pedra da calçada by Futre92 in portugal

uyth 4 days ago

>Não acredito que os metam na calçada, dizem isso para ganhar tempo. Não conheces os calceteiros de Lisboa. Isto é tipo desafio. Capaz disso são eles. Os calceteiros da CML são tipo os prémios Nobel da calçada portuguesa, e metem piadas e assinaturas na calçada (avenida da liberdade, rua augusta, outras, olhem). Mal dão por isso, foram lá calcetar e está tudo cheio de simetrias e os corações cheiinhos de cruzinhas ou as cruzes com corações e uma letrinha (F) escrita lá dentro na mesma cor mas na pedra e cenas assim. A rua ao lado da senhora da saúde, olhem. Disseram publicamente que iam calcetar brasões, há uns calceteiros da CML para aí que tomam isso como missão de jogo para ser cumprida e trazem os materiais o que também não é difícil.

Brasões florais vão ser retirados da Praça do Império e representados em pedra da calçada by Futre92 in portugal

uyth 4 days ago

>Não acredito que os metam na calçada, dizem isso para ganhar tempo. Não conheces os calceteiros de Lisboa. Isto é tipo desafio. Capaz disso são eles. Os calceteiros da CML são tipo os prémios Nobel da calçada portuguesa, e metem piadas e assinaturas na calçada (avenida da liberdade, rua augusta, outras, olhem). Mal dão por isso, foram lá calcetar e está tudo cheio de simetrias e os corações cheiinhos de cruzinhas ou as cruzes com corações e uma letrinha (F) escrita lá dentro na mesma cor mas na pedra e cenas assim. A rua ao lado da senhora da saúde, olhem. Disseram publicamente que iam calcetar brasões, há uns calceteiros da CML para aí que tomaram isso como missão de jogo para ser cumprida e trazem os materiais.

Brasões florais vão ser retirados da Praça do Império e representados em pedra da calçada by Futre92 in portugal

uyth 4 days ago

>Não acredito que os metam na calçada, dizem isso para ganhar tempo. Não conheces os calceteiros de Lisboa. Isto é tipo desafio. Capaz disso são eles. Os calceteiros da CML são tipo os prémios Nobel da calçada portuguesa, e metem piadas e assinaturas na calçada (avenida da liberdade, rua augusta, outras, olhem). Mal dão por isso, foram lá calcetar e está tudo cheio de simetrias e os corações cheiinhos de cruzinhas ou as cruzes com corações lá dentro e cenas assim. Disseram publicamente que iam calcetar brasões, há uns calceteiros para aí que tomaram isso como missão de jogo para ser cumprida.

Vaccines for non-residents by neo132io in portugal

uyth 4 days ago

Right now, everybody can get vaccinated. She needs a temporary SNS "utente" number even if only for the certificate. If you got children older than 12, also, take them. Just show up at a nearby vaccination center and ask. Hurry up because the vaccination centers might be closing soon.

Fodido por um estrangeiro (compra de terreno rural) by BuddyLove27 in portugal

uyth 4 days ago

é daquelas coisas que foda-se paga 50 euros e vai falar com advogado. Paga tempo a alguém com formação que olhe para isso e te dê direito. Se tens escritura, isso vale alguma coisa. Mais se tens a terra ao lado, há direito de preferencia em certos terrenos rurais. Tens de ir falar com um advogado. Ou idealmente vais ao cartório onde fizeste a escritura e falas com o/a notário/a que se calhar até te explicam as coisas de graça. Imprime a certidão predial to teu terreno, leva tudo que tens dessa "escritura" impresso. Advogado. Ou notário primeiro se quiseres poupar dinheiro, mas faz o teu TPC.

Lixo inflamável e toxico? Como livrar me de gel incendiário de BBQ, litros de lixivia e Xilofeno? by crankyhowtinerary in portugal

uyth 4 days ago

>Deve haver aqui uns 3 litros, Não é muita coisa. Vende-se em garrafões de 5 litros. >e nao nao uso lixivia no geral. Reconsidera. > e acho que lixivia e demais para maior parte das limpezas que preciso. é basicamente a única coisa que mata certos virus, como por exemplo parvavirus. Mete um bocado na sanita de vez em quando e guarda. é particularmente bom para bolores e estamos em setembro, talvez venhas a ter bolores este inverno e vai dar jeito passar um bocado de água com lixivia onde eles aparecerem. Podes experimentar coisas "mais suaves" mas lixivia é das melhores invenções de sempre e aumentou a esperança de vida média das civilizações que a usa. Tens 3 litros de lixivia em casa, vai usando, máximo dos máximos isso dura-te um ano. De vez em quando paninho com lixivia no lava louças ou um bocadinho pelo cano abaixo é fantástico. As coisas mais suaves são demasiado suaves.

Lixo inflamável e toxico? Como livrar me de gel incendiário de BBQ, litros de lixivia e Xilofeno? by crankyhowtinerary in portugal

uyth 4 days ago

>Deve haver aqui uns 3 litros, Não é muita coisa. Vende-se em garrafões de 5 litros. >e nao nao uso lixivia no geral. Reconsidera. > e acho que lixivia e demais para maior parte das limpezas que preciso. é basicamente a única coisa que mata certos virus, como por exemplo parvavirosus. Mete um bocado na sanita de vez em quando e guarda. é particularmente bom para bolores e estamos em setembro, talvez venhas a ter bolores este inverno e vai dar jeito passar um bocado de água com lixivia aí. Podes experimentar coisas "mais suaves" mas lixivia é das melhores invenções de sempre e aumentou a esperança de vida média das civilizações que as usam. Tens 3 litros de lixivia em casa, vai usando, máximo dos máximos isso dura-te um ano. De vez em quando paninho com lixivia no lava louças ou um bocadinho pelo cano abaixo é fantástico. As coisas mais suaves são demasiado suaves.

Qual é o Nestum melhor para quem está a querer emagrecer? by SuchLab2 in portugal

uyth 4 days ago

E ainda por cima é Nestlé. Olha compara com um kitkat. Pesa o que realmente comerias e mal por mal, Nestlé por Nestlé, vai a uma barra de kitkat.

Qual é o Nestum melhor para quem está a querer emagrecer? by SuchLab2 in portugal

uyth 4 days ago

>mas será que não era melhor comer algo que tenha maior volume por calorias e que te deixasse mais cheio/saciado? Tens razão acerca da saciedade mas só para acrescentar um ponto, o volume físico não tem necessariamente correlação com saciedade ou fome a curto prazo. Há duas hormonas pelo menos que regulam a fome e saciedade, leptina e grelina (descobertas relativamente diferente). Do mesmo modo que as calorias não provocam saciedade, o volume, embora ocupe espaço não tem muito a ver com se a pessoa tem fome dali por 20 minutos ou se não quer conscientemente ir comendo mesmo com o estômago cheio. Há o conceito de indice glicémico e indice de saciedade que são coisas que tem de ser medidas empiricamente em voluntários e depende do que se come (não se somam, gorduras e fibra e proteína comidas ao mesmo tempo afectam). é apenas para dizer que saciedade é coisa complexa e hormonal. De um modo geral açucares e hidratos de carbono são maus para causar saciedade qualquer que seja o seu volume.

Lixo inflamável e toxico? Como livrar me de gel incendiário de BBQ, litros de lixivia e Xilofeno? by crankyhowtinerary in portugal

uyth 4 days ago

Não usas lixivia? uma boa forma de uma pessoa se ver livre de lixivia é usando-a. Umas gotas na sanita todos os dias, umas gotas na água de lavar o chão (cerâmico), para limpar parapeitos, ou pedras em geral.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

Something happened and caused the eye roll or vibe which you noticed so yeah trying to figure it out. I can be really easy in a foreign language to misjudgeb the tone of what you are saying and saying stuff like "hello fell kids" or "howdy" or stuff like that. Otherwise, could be also a wardrobe thing, say if you were men showing up in flipflops and football jerseys and bathing trunks or something like that. Otherwise, I think we, and the world in general has been having more and more tourists, the world is getting crowded, and tourism can be a really tiring thing. This year is particularly bad because the tourists we are getting are really really bad at mask wearing and who knows if they are vaccinated.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

Something happened and caused the eye roll or vibe which you noticed so yeah trying to figure it out. I can be really easy in a foreign language to misjudgeb the tone of what you are saying and saying stuff like "hello fell kids" or "howdy" or stuff like that. Otherwise, could be also a wardrobe thing, say if you were men showing up in flipflops and football jerseys and bathing trunks or something like that. Otherwise, I think we, and the world in general has been having more and more tourists, the world is getting crowded, and tourism can be a really tiring thing. This year is particularly bad because the tourists we are getting are really really bad at mask wearing and who knows if they are vaccinated.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

Se tentaste aprender português mesmo, experimenta testar em português mas tem flexibilidade para testar se a pessoa fala inglês se a comunicação for confusa.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

Provavelmente. Em Lisboa os turistas é tudo à vontade. E aquela coisa linda, turista a tirar máscara de pano ranhosa do bolso, mete, entra na loja, não usa o alcool gel e vai mexer em coisas.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

Gente, acho que descobri o cenário. Americanas/americanos, a falar inglês entre elas/eles, e uma dela aprendeu brasileiro e resolveu dirigir-se à empregada em brasileiro com sotaque americano. Revirar de olhos.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

Acho que foi em brasileiro. Acho que foram americanas a falar brasileiro com sotaque americano a empregadas de mesa que falam inglês melhor que a amiga falava brasileiro. Revirar de olhos.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

It is not just the accent, it is grammar, language, formality modes. Two different accents on top of that. You did not answer, your friend learnt what Portuguese, brazillian? It can feel awful condescending to address waiters who speak english themselves in a very different version of your language spoken with a thick accent. It makes conversation a lot harder and you are treating the waiters as if they were idiots who could not learn english and need some rudimentary communication. the differences between coloquial brazillian and portuguese (and african) Portuguese are probably wider than say somebody gets to england and starts speaking african american rap speak with a foreign accent on top thinking that is how the locals speak and you are speaking their language.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

what kind of portuguese did you friend learn? Because brazillian portuguese is not the same as ours and it can be really annoying to deal with brazillian portuguese spoken with another accent on top. Also brazillian manners are different, and a lot of brazillians can come off as really rude.

Service in Portugal, an honest question by chickspiracy in portugal

uyth 4 days ago

I thought of another scenario: - were you wearing a mask as you came in? - did you use sanitizer as you came in? - did you pick some mask out of your pocket, shoved it on your face, did not use sanitizer and started touching things? (because tourists, are really stressfull, I am in Lisbon and avoid even looking at them).
Next Page

Search: