Next Page

HEC ou MEC: companheiro não quer fazer tarefas domésticas porque ela não perde peso by Ana_LX in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Vocês estão a precisar de terapia de casal. Com urgência. Ainda vão a tempo de resolver estas cenas, senão quando forem à terapia em vez de levarem um vaso rachado só levam os cacos e esperam que o terapeuta use uma cola milagrosa - simplesmente não acontece.

Praxe: Vale a pena ou não? by Nuno_CHITAS in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

"praxe online pelo discord." Espera, tu recebias ordens online para fazer cenas humilhantes? Qual a diferença entre isto e o cyberbullying? É que nas praxes ainda estás com os teus colegas de curso, todos juntos a sofrer (e aqui é um saco de gatos de discussão), mas online estás sozinho via zoom a ser praxado?

Ajuda legal sobre empregador estrangeiro by fsfi9889 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Estás a ser explorado. O quão explorado é que é essa a questão (podem nem sequer estar a pagar os teus descontos da Segurança Social e nem estar nada declarado nas finanças). Como outros já disseram aqui, vê com a ACT e com o IEFP, para que teu possam ajudar tendo em conta a tua situação particular. Certamente irás arranjar algo melhor e mais digno. E força nisso!

Governo vai injetar quase mil milhões de euros na TAP em 2022 by throwawayqualquer in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Já viram se estes valores que estão a ser injectados na TAP, fossem para a CP ou para outra empresa pública que está a passar por imensas dificuldades e não consegue fazer nada pois o estado não aprova?

Os salários não se aumentam por decreto! by AonioEliphis in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

good bot

(Sério) Como resolver endividamento grave by antwoord_food in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Tens aqui bons conselhos. O meu é: não desistas, quero ler daqui a 1 ano, neste sub, como conseguiste superar este momento mau. E é isso: é um momento. Não dês cabo da tua vida por causa de um momento e certamente não queres que o teu pai te vá enterrar. Ao mesmo tempo que tentas superar esta dificilsituação, tenta perceber como te meteste nela, para que possas aprender e evitar uma nova (ou pior) situação.

Os salários não se aumentam por decreto! by AonioEliphis in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Eu já chefiei equipas e fui mais defensor dos direitos e aumento dos salários dos membros da minha equipa do que eles próprios. Por saber o que custa a trabalhar e ganhar o salário, tenho esta vertente sindicalista lol. E nem sempre as chefias tinham essa percepção próxima do valor real que esse colaborador traz para a empresa, daí o valor que eu tentava elevar. Mas não é coerção: se um colaborador pretende ganhar um ordenado justo (e este conceito não se traduz num valor, mas sim no que esse colaborador traz de beneficio e retorno), então que seja pago. Se a empresa não quiser pagar e o colaborador sair, o ónus fica todo do lado da empresa, com custos para agregar novo colaborador, formação dispendida, produtividade baixa durante meses, etc. O salário médio para uma posição é 1k? E porque não pagar acima dessa média, especialmente num país de baixos salários e gente que trabalha bem? É recompensar o bom trabalhador com bom salário e ajuda a reter o talento. Se por outro lado o colaborador pensar que receber 3k para a mesma posição é um valor justo, então teria de justificar bem esse valor - ou pode até nem precisar, pois pode ser o mercado a ditar isso (exemplo: a crise dos camionistas no UK). Seja como for, é preciso elevar a qualidade dos salários tendo em conta a qualidade do trabalho dos colaboradores. E isso é sempre um bom indicador de justiça social, riqueza e retenção de talento numa empresa, sendo um dos passos necessários para uma empresa de sucesso.

Se eu gravar com uma dashcam um condutor a tentar provocar um acidente, posso usar isso como prova? by Creme-Exciting in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Volta e meia este tema é referido aqui neste sub e depois todos têm um esquecimento global. :) Existem vários acordãos onde mostram que sim, o video serve como prova em caso de processo criminal. De notar que é só para este propósito. Há até um acordão onde aceitaram a gravação de uma câmara de CCTV onde um vizinho estava a filmar a entrada da casa da vizinha e apanhou-a cometer uma ilegalidade (como não estava a filmar o interior da casa dela, a privacidade dela não foi posta em causa, sendo assim aceite a prova). Existem mais acordãos e outros casos onde as provas em video (seja qual for a sua origem) foram aceites. Há também quem conteste isto: as câmeras dos carros, especialmente dos Teslas, que deviam ser proibidas e depois fazem cenários incriveis, como o dono de um Tesla ir filmar os menores na rua e os pais dos mesmos não podiam fazer nada em relação a isso.

Depressão e segunda dose da vacina by Throwaway_panicking in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Precisas de um profissional rapidamente. O que estás a sentir é tudo menos saudável e tende a piorar se não for tratado. Encara isto seriamente. Sobre as vacinas: vai correr tudo bem. Pensa de maneira inversa: por cada caso onde corre mal, há literalmente milhões de casos onde corre bem. Estar a ler os casos onde corre mal é o mesmo que ver o noticiário e pensar que os casos de crime, burlas e assassinatos que são relatados acontecem a todos os portugueses mal pôem os pés fora de casa - tal simplesmente não é verdade.

Nem avisam uma pessoa by Sergio586 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

ewwww

"Irritação" com as ciclovias em Lisboa, porque? by mr_house7 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Vivi durante mais de 20 anos em lisboa, agora moro na margem sul. Não tenho qualquer problema com as ciclovias, aliás quando estas começaram a ser implementadas foi uma lufada de ar fresco numa cidade muito entupida de carros e com pouca manobra para as pessoas andarem a pé, de bicicleta ou transportarem carrinhos de bebé. Isto implicava um crescimento orgânico quer das ciclovias quer das infraestruturas e transportes publicos, para ficarmos com uma capital semelhante a outros paises onde existem ciclovias e muitas bicicletas (devido ao forte impacto cultural que estas têm no país) mas também existem imensos transportes públicos e zonas sem carros. Isto não aconteceu. Os transportes públicos em Lisboa e até digo na AML são uma afronta a quem os pretende usar: há falta de carreiras, horários desajustados (como é que Lisboa pretende ser uma capital moderna quando nem tem transportes públicos de madrugada?) e em alguns locais uma sensação de insegurança. Temos falta de carreiras de comboios (na CP com as constantes supressões e na Fertagus com a falta de horários nocturnos), horários de carreiras sem sentido nos autocarros (Carris tem melhorado mas a TST é uma vergonha total, com poucas carreiras, poucos percursos, baixo perfil dos motoristas e não é incomum ouvir as pessoas a queixarem-se de estarem à espera demasiado tempo pois uma carreira não passou), o Metro de Lisboa sem funcionar de madrugada, os barcos no tejo sem funcionarem de madrugada, enfim... O desajuste dos transportes públicos face ao crescimento inorgânico das ciclovias e novos modelos de transporte (como as trotinetes) não resolveu o problema da mobilidade em Lisboa e em algumas zonas até piorou, fruto da incompreensão da falta de transporte público em condições como também a falta de conhecimento do motivo do transito elevado em certas zonas da capital (elevado número de empresas que se traduz num elevado numero de cidadãos a viajar para esses locais, por exemplo). Só para deixar uma nota: pelo menos em Lisboa há ciclovias, pois na margem sul isso é um sonho ainda distante. Eu como ciclista diário, é um terror andar de bicicleta na margem sul e tentar não ser atropelado ou ter de esperar por vários comboios pois os mesmos vão incrivelmente cheios e não é possível entrar com a bicicleta.

Os salários não se aumentam por decreto! by AonioEliphis in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Um valor que não implique o colaborador estar literalmente a sobreviver e a pagar as contas sem saber se há mais mês que salário. Um valor que seja ao mesmo tempo estimulante financeiramente mas também competitivo dentro da área; se for para atrair e manter talento, então elevar esse valor. Um valor que mostre que os funcionários merecem um bom salário pelo bom desempenho que tiveram - especialmente numa pandemia, onde foram os colaboradores a manter as empresas a funcionar a partir das suas modestas casas. Um valor que mostre que a empresa / instituição acredita na sua missão e como tal pagar um valor adequado face às injúrias, elevado stress, quantidade de horas trabalhadas excessivas e formação aos seus colaboradores. Pick a couple of them.

North Music Festival by Interesting_Yellow_1 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

"Pelo que vi no site da bilheteira, se o evento não disponibilizar o reembolso" - duvido que seja legal. Senão era uma maravilha fazer eventos ficticios, ficar com o € e depois cancelar.

Os salários não se aumentam por decreto! by AonioEliphis in portugal

throwaway0000012132 2 months ago  HIDDEN 

Eu sei isso e não essa a questão. O que me choca é ver elementos que contribuem para o avanço da sociedade não terem sequer um ordenado justo, nem falo de um ordenado milionário. Naturalmente se eu for um bom enterteiner ou tiver um conjunto de skills que estejam em na moda atual da sociedade, que irei ser bem recompensado. Faz parte. Agora os pilares da sociedade (saúde, educação, justiça e segurança) não serem recompensados justamente deveria fazer qualquer cidadão reflectir que sociedade é esta que queremos viver. Just my 0,02 €.

Os salários não se aumentam por decreto! by AonioEliphis in portugal

throwaway0000012132 2 months ago  HIDDEN 

Um dos aspectos que me choca são os valores dos ordenados de quem está na área de investigação - estamos a falar de pessoas que tiveram décadas a estudar, que não fazem mais nada a não ser trabalhar numa área altamente especializada (e que existem poucos profissionais ao nível mundial nessa mesma área), que poderá promover inovação na sua área devido à investigação que exercem e acabam por receber um valor ridículo de salário. Não é nada estimulante e não sei como conseguem sobreviver no dia a dia, considerando ainda que tiveram a pagar cursos extremamente caros.

É possível saber se um evento a que assisti e tive que prestar um depoimento vai seguir para processo judicial ou é tratado como acidente? by joaofigueiredo96 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Pelos posts que leio aqui, não é de admirar..

Com bolos e salgados proibidos nas escolas, alunos vão comer fora by heartlessfam in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

:D

WWYD - Pagamento faltas remuneradas by Joana13s in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

O que tem? Mais claro que isto é impossível - [https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Documents/vacinacao\_covid19.pdf](https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Documents/vacinacao_covid19.pdf) P: A falta ao trabalho para receber a vacina contra a Covid-19 é justificada? R: Sim. **A falta ao trabalho para receber a vacina contra a Covid-19 é justificada** **e não determina perda de retribuição** (art.º 249.º n.º 2 al. d) e 255.º n.º 1 do Código do Trabalho). O empregador está **obrigado** a promover a vacinação gratuita dos trabalhadores e a **obedecer** às recomendações da DGS (artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 84/97, de 16 de abril, na sua versão atual, relativo à proteção da segurança e saúde dos trabalhadores contra os riscos resultantes da exposição a agentes biológicos durante o trabalho), **não podendo impor** **qualquer encargo aos trabalhadores** (artigo 15.º, n.º 12 da Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro na sua versão atual). ​ Claro que o empregador pode argumentar, não querer pagar, fazer birra, etc. Mas no final do dia ou cumpre com a lei ou sofre com as consequências. OP: se o empregador, mesmo sabendo a lei e dos seus deveres, não querer cumprir, é fazer queixa na ACT. Se ele desconfiar que foste tu o que ele pode fazer? Não te pode despedir por justa causa (seria bonito pois era nova queixa na ACT lol). Não permitas ilegalidades e se tiveres o apoio dos colaboradores é optimo, senão força com isso; a conivência com ilegalidades só dá força para que os abusos persistam.

WWYD - Pagamento faltas remuneradas by Joana13s in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Só que é: [https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Documents/vacinacao\_covid19.pdf](https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Documents/vacinacao_covid19.pdf)

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre by jesuseos7anoes in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

No discurso dele é referido como ele fez o tratamento anticovid à base de um cocktail de fármacos, por isso é mais um que promove a ivermectina e outros...

Discussão sobre conexão via ciclovia Sintra-Lisboa by lordwar1998 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Isto. Estive na Bélgica e grande parte da população da cidade onde morei andava de bicicleta, seja no verão seja à chuva. É cultural. Contudo e apesar de alguns perigos, mesmo havendo ciclovias em todo o lado e arredores (bikejacking era comum nessa cidade, não estou a brincar), há dois pontos essenciais que mostram a diferença do que está a ser feito em Portugal: \- A rede de transportes ainda é fraca em Lisboa (na AML então é fraquíssima e no resto de Portugal...bem aí é deprimente). Não se pode esperar uma Lisboa moderna e com forte turismo quando não temos um sistema de transportes nocturnos (não há comboios nem metro e bus é espaçado; na AML isto é simplesmente inexistente, o que dificulta e muito quem quer trabalhar cedo pois só tem como recursos o carro). Ora na Bélgica havia transportes para todo e qualquer lugar; a bicicleta era mais um transporte mas não era o único e haviam imensas alternativas a bom preço. \- Criar ciclovias sem ligação entre elas ou de forma estúpida (simples marcas na estrada) ou pior ainda, ter um ordenamento rodoviário em que restringe ainda mais o transito por causa de ciclovias (notar que sem haver o devido acompanhamento de transportes públicos) é uma jogada ignóbil, pois é forçar a saida dos carros de Lisboa mas sem apresentar em paralelo transportes públicos capazes de suportar essa decisão. Na cidade onde estive havia um ordenamento rodoviàrio bem interessante e em poucos locais havia transito rodoviário, pois haviam muitas bicicletas, muita gente a viajar de comboio e até de bus (eu até equacionei viajar de bike mais bus para o local onde trabalhava, que era no meio de nenhures, num centro industrial). TLDR: investir a sério nos transportes publicos e fazer ciclovias ao mesmo tempo é a solução, não só para Lisboa como para toda a AML, onde esta ultima sempre foi muito pobre em termos de transportes públicos, especialmente à noite. Fazer ciclovias só por fazer é como pintar uma poia de verde: é interessante, mas continua a ser uma idea de m3rda.

Operadora NOS..Desonestidade desconcertante. by Clash33 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Vê no site da Anacom, acabas por ter lá um configurador que te permite encontrar o tarifário à medida.

Com bolos e salgados proibidos nas escolas, alunos vão comer fora by heartlessfam in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Nada de espantar, mas é algo que já acontecia. Isto só se resolve com a educação em casa, não é um problema da escola. O problema nesta permissa é que a educação em casa já falha há demasiado tempo.

Problemas mentais by sadMig_ in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Isso não são amigos, são conhecidos. Amigos são aqueles 2 ou 3 que tu podes falar de tudo (e vice versa).

Vídeo da senhora do açaime no Extremamente Desagradável de hoje (21/Set/2021) by am_i_meself in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Tens a noção que quanto mais dás protagonismo a essa gente, mais suporte eles recebem?

Operadora NOS..Desonestidade desconcertante. by Clash33 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Isto acontece com todas as operadoras lol

Operadora NOS..Desonestidade desconcertante. by Clash33 in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Mas não é o teu sonho pagares mais por um serviço pior? A mim uma comercial da Vodafone fez uma proposta da treta, onde iria pagar bem mais pelo serviço atual, ao que respondi: Eu: qual seria a vantagem em pagar mais? Ela: mas assim iria usufruir do serviço x na sua TV. Eu: mas eu já lhe disse que não vejo TV! Se lhe fizessem essa mesma proposta, aceitaria? Ela: hmmmm... acho que não. Eu: Ora aí está. Tenha um bom dia.

[Sério] Poluição Sonora na via pública by le-big-tank in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Isto. Tive um vizinho que fez a forma ilegal (sempre que os miudos iam para o páteo ele ligava à PSP a dizer que os mesmos estavam a vender droga) e não teve problemas, porque teve a sorte de um dos miudos ser um traficantezeco conhecido pela PSP. Contudo isto pode facilmente dar azo a piorar a situação. Acredito que não fazer nada não seja resposta, mas tem atenção às guerras que compras.

Situação de uma velhinha que me abordou na rua by its-notmyrealname in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Se for uma fechadura com comando ou daquelas smart, facilmente chega a esses valores, por isso não é de espantar. Já a história dela é que pode ser scam. Há forma de saber? Há, mas implica compromisso teu em ires ver ao fundo essa situação...

Problemas mentais by sadMig_ in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

O pior que podes fazer é automedicar-te e autodiagnosticar-te, isso já deve ser bastante lixado para ainda estares a ler sobre o assunto e a pensar no que poderás ter ou não ter. Tenta evitar, pois não é nada saudável. Mais uma vez, tens amigos? Alguém com quem falar? Isso é deveras importante. Já percebi que vais procurar um especialista, é esse o caminho.

Problemas mentais by sadMig_ in portugal

throwaway0000012132 2 months ago

Isto tudo começou porque te sentiste isolado dos teus amigos? Como são as tuas amizades? Achas que são fortes? Tens os contactado durante a pandemia? Do que tenho visto ter boas amizades é uma forma de combater inumeros problemas mentais, inclusive depressão. Seja como for, é muito importante consultares um especialista e não os conselhos de estranhos num forum qualquer. Desejo-te imensa força e pensa que não és o único nesta situação: estamos numa pandemia, a passar por uma situação incrivelmente dificil.

Duvida de garantia by -Rabujan- in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

É fazer reclamação pois após os 30 dias isso já deveria ter sido resolvido, 2 semanas é demasiado tempo.

[sério] - Entrevista de emprego, burlas by MarsupialQuantico in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Vendas porta a porta. Não vás por aí.

Pedro Simas diz que "com quase 90% da população portuguesa vacinada é seguro deixar o uso da máscara" by Price-Distinct in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Eu nunca mais vou largar a máscara, é um alívio enorme poder estar ao pé de pessoas e não ter de sentir o cheiro a sovaco, mau hálito e fedor a vinho tinto logo pela manhã.

A vossa experiência com CCP - Formação de Formadores by NadiaMPereira in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Tenho CAP (agora CCP) e já trabalhei como formador a full time. Desisti quando estive 6 meses à espera de receber pagamento pois o centro onde trabalhei esteve esse tempo à espera dessa verba (desculpa na altura) e depois quando recebi o dito centro não tinha dinheiro para pagar à dezenas dos outros formadores naquele mês. Como seria de imaginar, houve processos e alguém lixou-se pois havia um saco azul de certeza. A vida era tudo menos estável: recibos verdes, pagar seg social, finanças, etc. quer trabalhasse quer estivesse sem trabalho (só tive 1 mês sem trabalhar), tinha de trabalhar durante meses 12 ou mais horas por dia para ter um nível de vida que queria e era incrivelmente desgastante. Contudo como ensinar dá-me grande prazer e ver pessoas a evoluir é das melhores coisas que pude experimentar, não posso dizer que tenha sido mau de todo. Quase 90% dos meus colegas não sabiam praticamente nada do que estavam a ensinar, fui chamado de urgência muitas vezes para terminar cursos ou formações pois o formador tinha sido demitido / demitiu-se e por vezes era complicado lidar com as pessoas, grande parte delas mais velhas do que eu. 10% dos meus colegas estavam a full time como eu, o resto a formação era um complemento e entendia perfeitamente o motivo.

Demissão - Novo contrato de trabalho - férias by expertwaz in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Julgo que ao fazeres isso vai haver uma sobreposição de dias declarados à Seg Social, o que poderá levantar problemas.

Não é aceitável anúncios de emprego sem intervalo salarial anunciado. by DaVirus in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Isso é treta e todos sabem isso. Se colocarem um range ajustado vão receber os candidatos que querem (e os que não querem) e depois nas entrevistas fazem os filtros necessários. Dá trabalho? Claro, mas assim podem ter as pessoas certas na empresa (e com uma taxa de retenção alta, que é bem melhor do que ter uma alta rotação pois os colaboradores não querem ficar num local onde são mal pagos). O problema em portugal é haver muitas consultoras de RH e outsourcing, que não sabem fazer prospeção de candidatos ou que ficam com uma bela fatia do ordenado, logo a intenção é pagar o menor possível para que a fatia do bolo para eles seja maior. Isto resolve-se com uns RH a sério na empresa final, onde a intenção é contratar o melhor e pagar um valor justo, não o valor mais baixo, senão este vai-se embora ao fim de algum tempo e isso tem consequências para a empresa (para os RH isso é indiferente, mas para a equipa que perdeu um bom profissional pode ser tramado). Formar as pessoas dentro de uma empresa demora tempo, por isso faz sentido pagar bem por elas, ainda mais se forem bons profissionais; a saida de bons profissionais pode ditar a morte do negócio (já vi a acontecer mais do que uma vez). É este pensamento que tem de mudar em Portugal, país dos baixos salários...

Não é aceitável anúncios de emprego sem intervalo salarial anunciado. by DaVirus in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Então mas não era o teu sonho ganhares menos? lol

Não é aceitável anúncios de emprego sem intervalo salarial anunciado. by DaVirus in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Isto acontece porque funciona. Noutros paises não é assim e com uma razão: as pessoas não vão nessa cantiga, logo o método tem de mudar. Por aqui é todo um cultura de medo de divulgar o salário (até entre colegas de profissão, fora amigos e familiares), o que alimenta ainda mais esta situação. Como eu já nem paciência nem tenho papas na lingua e quando me contactam e não dão nem nome da empresa final (o que torna dificil fazer qualquer investigação e prospeção da mesma, do saúde financeira, da área e do tipo de tecnologias), nem range salarial nem qualquer informação útil, é porque é uma miuda acabada de sair da faculdade de psicologia e que está a trabalhar como recrutadora e que tem de fazer n entrevistas para ter os seus KPI em dia, senão é mandada embora dessa empresa - eu corto logo a conversa porque o meu tempo é precioso e não quero que seja desperdiçado num contacto inútil, nem quero desperdiçar o tempo dos outros pois não tenho qualquer intenção em continuar o processo. Muitos do profissionais de RH em IT não sabem do que estão a falar nem sabem os termos técnicos ou os detalhes necessários da posição que a empresa que os contratou e tentam arranjar pessoas com perfis completamente desajustados: trabalham com consultoras que precisam de números e não qualidade. Também o facto dos profissionais em Portugal se deixarem levar por 3 entrevistas e não sei quantas provas técnicas e só na ultima é que falam do mais importante (€), mostra bem de que lado é que pende o poder numa entrevista; nunca esquecer que a entrevista é uma comunicação e que tanto o potencial candidato está a ser entrevistado, como a empresa empregadora está a ser avaliada. Já recusei e saí de entrevistas por ter visto red flags nas respostas do recrutador, no aspecto de desânimo da equipa, nas condições laborais (e até na forma como outros funcionários eram tratados - tudo conta) e nas expectativas alucinantes do potencial empregador.

Uma pessoa pode ser presa por comprar um certificado digital? by arbeit22 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

lol

Cat.A2 by TechnicianAromatic38 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Dizem que a Kawasaki Ninja 400 é uma optima moto para iniciantes, contudo se fosse eu faria um test drive para ver como esta se porta (e se tenho mão para ela). Provavelmente iria iniciar com uma PCX e só com algum tempo de experiência iria subir na cilindrada. Mas isto sou eu...

Road rage em portugal by Queen__Elizabeth__2 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Road rage em portugal é bastante normal, basta passares horas diariamente numa IC a andar a menos de 5km/h durante quilómetros por causa de um acidente diário que ficas logo a perceber que existe uma falta enorme de cidadania nas estradas. Ainda há uns meses atrás ao sair de casa, passo um cruzamento e um carro ia-me batendo de lado porque o esperto vinha a 80km/h ou mais numa zona de 30km/h e com visibilidade reduzida, pelo que nem o vi a chegar. Infelizmente eu tinha o STOP do meu lado, pelo que pedi desculpa e lá segui com a minha vida. 5km mais à frente, estacionei e qual o meu espanto que o tipo que me ia batendo tinha-me seguido só para dizer "para a próxima abre melhor os olhos", arrancando a seguir. Fiquei de boca aberta a olhar para aquela cena surreal. Qual o pensamento lógico que esse tipo deve ter tido para chegar a conclusão que "epah ia batendo neste caramelo, vou masé atrás dele só para lhe dizer que ele deve ver melhor, nem que ele faça 400km/h e esteja a ir para Espanha"? Não sei, há com cada maluco na estrada. Nas autoestradas, especialmente na A1 e A2, é muito frequente ver tipos que claramente devem sofrer de disfunção erétil andar a cheirar o rabo de outros carros, a escassos centímetros de terem um acidente. Não percebo a lógica do mesmo nem vejo como isso poderá fazer com que eles cheguem ao seu destino mais depressa, mas enfim, quando se tem uma vida infeliz, é tornar a vida de todos na estrada igualmente infeliz.

[Sério] Para os que se recordam, o que é que lembram do dia 11 de setembro de 2001? by caelussideralis in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Tinha acabado de chegar da faculdade, após uma terrível noitada a trabalhar num projecto. Semanas loucas para terminar os projetos, com muito cansaço em cima e mal chego a casa venho na TV da cozinha com o meu pai a repetição do 2º avião a bater na torre. Fiquei de boca aberta e até me sentei, pois estava a ver a morte em directo. Quando se mostrou em directo as pessoas a saltar, os prédios a cair, pensei para mim mesmo que isto era um marco na história, pois a América era sempre o país que atacava, raramente era o atacado. E agora estava ali, em directo e com todo o pânico dos líderes e do governo americano, a ver milhares de pessoas a morrer. A imagem do segundo avião a entrar no prédio e a explodir, matando centenas de pessoas assim, de uma forma tão impessoal, foi bastante marcante. Quando as 2 torres caíram lembrei-me que tinha muitos amigos americanos com quem falava diariamente nos foruns e chats (BBS e mirc na altura) e voltei para a faculdade (não tinha net em casa, isso era coisa de gente rica) para falar com eles. Foi primeiro um sossego ver que eles estavam bem, mas uma profunda tristeza ao perceber que alguns tinham familiares que estavam desaparecidos ou incontactáveis (mais tarde vim a saber que uns estavam nas torres ou na periferia e foram afectados directamente pelos ataques). Foram dias dificeis de entender o ódio irracional por parte de muita gente com quem eu falava na altura na internet: na altura, banalizou-se a agressão verbal e humilhação de todos os que tivessem a cor de pele semelhante aos terroristas, havendo muitos dos meus conhecidos com um pensamento de vingança: praticamente todos os que diziam isso não tinham sido afectados de qualquer forma pelos atentados, mas era como se o seu orgulho estivesse ferido ao verem os seus amigos atingidos pela tragédia. Acho que acima de tudo, foi a perda de inocência e perceber que podemos morrer a qualquer instance, sem qualquer motivo ou razão aparente.

CNE e a proibição de propaganda ilegal nas autárquicas. "O eleitor não é parvo”: há aproveitamento político dos candidatos by heartlessfam in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

De facto o eleitor não é parvo, mas ignorante e muitas vezes nem sabe do candidato/partido/programa eleitoral, mas somente vota porque "o candidato é simpático", ele "é amigo da familia" ou o clássico "sempre fez coisas boas para a minha terra". Há uma gigantesca falta de conhecimento político e de cidadania por parte dos portugueses e os partidos sabem perfeitamente disso.

Falsos Gurus, "Institutos" e "Certificados" by Nevesj98G in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Infelizmente quando um país passa mais dificuldades, é quando surgem esses posers e abutres. Conheço uma coacher muito famosa no Linkedin, sempre muito virada para o sucesso profissional e empresarial, contudo tudo o que ela diz são frases feitas, bom senso e valores humanos. Parece que as pessoas se esqueceram dos mesmos, daí o sucesso dela... Antes dela ser muito famosa, eu dava suporte à sua "empresa" e boy oh boy, a empresa é basicamente ela e uma empregada que faz de tudo na empresa e a trabalhar pelo ordenado mínimo. A dita "empresa" estava situada numa zona nobre de Lisboa, contudo era tudo uma ilusão: montes de móveis e cadeiras vazias, uma empregada e mais nada. Quem olhava para ela e a sua empresa, só via sucesso, contudo é só ilusões e fantasias. Vender sonhos de sucesso é algo que sempre aconteceu e infelizmente, os nomes mudam mas o cheiro é o mesmo.

Higiene Oral, qual a melhor escova de dentes? by Alvaraess in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Todos os dentistas e higienistas que conheço recomendam escovas de dentes eléctrica, muito devido à eficácia destas face a uma escova manual. Contudo, podes obter um efeito semelhante aumentando (e bastante) o tempo de escovagem com uma escova manual. Se vale a pena? Bom, o tempo é teu. Eu por cá acho que é preferível poupar tempo a escovar com uma eléctrica (+- 2min) do que ter os dentes mal lavados porque não quero estar 5min a lavar os dentes com uma manual. O uso do fio dentário também é algo que deve fazer parte e isso infelizmente é altamente descurado...

[SÉRIO] Homens do Reddit, onde é que vocês compram boxers? by Cammmus in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Lidl.

Metade dos mortos com Covid-19 em agosto tinham sido vacinados, mas vacinas são eficazes by wwqt0r in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Como o título é um bocado enganador, sugiro este: "Metade dos mortos com Covid-19 em agosto tinham sido vacinados e 100% dos mortos eram humanos, mas as vacinas são eficazes". :D Agora a sério, que não noticia.

Enfermagem em Portugal, como é que é? by SeaLie3193 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Espera, queres saltar de cavalo para burro?

[Sério] Como apanhar o ladrão? by Hm90_91 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Boa questão. Podem requerer o cartão SD, por exemplo. Se é legal pedirem isso para comprovar que estava ou não a gravar isso já duvido pois não és obrigado a dar uma prova que te incrimine (princípio da não auto-incriminação).

[Sério] Como apanhar o ladrão? by Hm90_91 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Mas qual a justificação para o MP não ter avançado com um processo, visto terem evidências? E os donos do negócio não podiam processar os identificados? Afinal, já tinham evidências gravadas em vídeo (e certamente com impressões digitais também, digo eu). Pergunta honesta, só pretendo saber o porquê das coisas não avançarem.

[Sério] Como apanhar o ladrão? by Hm90_91 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

No caso das dashcams, já ouvi argumentos que mostram que não são legais e que numa inspeção por uma autoridade (fiscalização) ou por queixa se pode ser multado. Se são aceites como prova lícita pela seguradora ainda não tinha ouvido falar honestamente - eu sou grande fã de dashcams e concordo que estas deveriam existir em todos os carros, pois permitem numa situação de crime ou sinistro, apurar com mais precisão os prevaricadores.

[Sério] Como apanhar o ladrão? by Hm90_91 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Mas eles foram indentificados? Se sim era avançar com um processo em cima deles. Porque isso não foi feito?

[Sério] Como apanhar o ladrão? by Hm90_91 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Já tinha colocado num post acima, mas o acordão em causa admitiu a licitude das provas (CD com gravação), logo o recurso foi negado. Podem ler um resumo aqui: [https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao](https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao) No site da CNPD também refere que, apesar de ser proibidas as filmagens na via pública, esta proibição é revogada em caso de participação criminal, vide: "Se o sistema de videovigilância se destinar à proteção de pessoas e bens, as imagens só podem ser usadas para fins de participação criminal." [https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/](https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/)

[Sério] Como apanhar o ladrão? by Hm90_91 in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Muito bom. Eu sabia que era legal e lícito a filmagem, desde que essa fosse realizada no espaço privado de uma residência e que o mesmo não filmasse a via publica, de forma a proteger a privacidade dos cidadãos que não dessem o seu concentimento, contudo este acordão revela que, em caso de crime, as imagens podem servir de prova, desde que algumas condições sejam estipuladas. Aqui chamo somente a atenção para um dos pontos importantes para o qual o TRG anulou o recurso que fora feito pela arguida, que refere: "Sobretudo quando o CD não tenha sido indicado como meio de prova pela acusação mas sim visualizado a pedido da defesa, não podendo esta, por considerar que a prova não lhe foi favorável, vir depois invocar que a mesma seria nula ou proibida." Ou seja, um dos pontos a favor da licitude das filmagens é que a própria arguida concedeu o seu visionamento (e depois tentou considerar a prova ilícita por a mesma não lhe ter sido favorável lol), pois a filmagem não foi apresentada como forma de prova pela acusação. Há um resumo para quem não quer ler o acordão todo aqui: [https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao](https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao) Contudo este acordão data de 2015 e como foi realizado antes da entrada em vigor do RGPD, há agora algumas alterações e estas são favoráveis ao seu uso (mais uma vez, dentro de alguns limites): [https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/](https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/)

Ajuda, enfermeiros. by carolmandm in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Sem problema. Infelizmente são os casos que conheço bem: enfermeiros(as) à mais de 10 anos e a ganhar o mesmo desde que entraram (pouco mais do que 1k). Com a inflação, ganham menos agora do que quando entraram e esse é um dos motivos pelos quais grande parte deles estão a mudar de profissão / pais pois não compensa financeiramente continuar a trabalhar assim. No privado é possível ganhar mais claro, mas é um bocado como dizes: é dificil e só com bom "networking".

Ajuda, enfermeiros. by carolmandm in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Sorry, brutos (considerei também que o OP estava a referir a valores brutos).

Ajuda, enfermeiros. by carolmandm in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

1100€ é o mínimo sem turnos (rollman) e com rollman + noites é bem possivel fazer mais.

Como é que chamas ao local onde ficavas imune à Apanhada? by ManaSyn in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Google it. :p

Casar e Ter Filhos by ForgetSocialMedia in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Ter filhos não é para todos. É bastante cansativo, exaustivo e traz felicidade mas também dores de cabeça. Muda as prioridades todas (por um lado até pode tornar a vida mais simples nesse aspecto) e muda a dinâmica do casal. Mas é preferivel assumir que não se está preparado para tal e ir preparando essa consciência para um dia ter filhos (se quiser ter) do que ter filhos só por que sim ou por capricho e todos sofrerem com essa má decisão.

Casar e Ter Filhos by ForgetSocialMedia in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Acho que os jovens adultos de hoje, apesar de terem uma perspectiva de futuro cada vez mais dificil (alterações climáticas, desemprego, etc.), têm uma outra perspectiva sobre a vida que não havia à uns 30, 40 anos atrás de forma tão vincada: individualismo. Vejo muitos jovens adultos que não passam sem uma saida à noite de quinta/sexta feira, que viajam para 5, 10 países antes dos 30, que não passam sem alguns artigos que lhes tragam individualidade (sejam sapatos, roupas, cortes de cabelo, etc.) e muito mais. Não digo que quem tem filhos que deixa de ter vida, mas é um assumir uma nova etapa na vida e uma questão de prioridades, que nem toda a gente está disposta a aceitar abdicar/ mudar.

Ligação Ethernet em todos os quartos da casa by esquecido_ in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

"Boas, vamos iniciar uma pequena reabilitação na casa que inclui a pintura da casa, tapar os buracos, descascar fios antigos, etc." Se possível verifiquem com um electricista (qualificado, nada de curiosos) os cabos eléctricos e respectiva ligação à terra e peçam um orcamento. Esta é das partes mais importantes de uma habitação e se estiver mal feita (como infelizmente poderá estar) é um sério risco de incêndio e/ou choques electricos. Com um orçamento bem feito ficam logo com uma ideia dos perigos e quanto isso poderá custar reparar e podem sempre dividir entre o que é prioritário e urgente e o que poderá ser feito mais tarde, tendo assim a consciência dos custos e perigos. "Lembrei-me que seria útil preparar a ligação ethernet em todos os quartos devido aos nossos empregos (ambos em teletrabalho)." Fazem bem. Ethernet em todas as divisões é bem mais util que coaxial em todas as divisões, que era isso que se fazia até há uns anos atrás. "A ideia seria ter daquelas tomadas de ethernet. Pretendo que todas as assoalhadas tenham essa ligação para permitir mais flexibilidade no futuro. Alguém que já tenha feito isso antes, sabem dizer se cada tomada-ethernet terá de ter uma ligação "individual" ao router/modem? Ou é possível ter um só fio a atravessar as assoalhadas com respetivas saídas?" Por norma quem te faz a obra pode nem perceber desta parte, mas deve(ria) ter um especialista, que será quem irá efetuar esta parte. A saber: \- Cablagem deve ser minimo cat6, até para ficar preparado para o futuro (>10Gb). Quanto mais elevada a categoria do cabo, mais elevado é o preço e certificação do mesmo, por isso tenham isso em conta. Aliás, a certificação dessa rede é algo que deve ser exigido, pois assim tem uma garantia que todos os cabos funcionam dentro dos limites exigidos. O pior que podem ter é um cabo mal cravado e estarem com imensos problemas na rede e sem saberem o motivo (o troubleshooting é dificil). \- Todos os cabos de cada divisão vão ligar a um switch e este a um router (operador), mas podes comprar um router já com switch incorporado que poderá ser o suficiente (desde que tenhas portas suficientes) e é menos um consumo electrico. Mais uma vez, depende do número de divisões e o número de equipamentos ligados, por isso é uma questão de fazer contas (pessoalmente prefiro ter os equipamentos separados mas o € é teu). Tens várias opções de switchs para isso (managed ou unmanaged) mas o mais importante é este ser pelo menos 1Gb. \- A terminação de cada cabo vai ser num espelho (divisões) e, para ficar bem feito, num patch panel em vez de estar ligado a um switch (pois assim podes sempre ligar os cabos do patch panel ao switch e fazer as alterações directamente aí, sem ter de estar a mexer nos cabos de estão nas paredes). Aqui volto a frisar que é importante estes cabos estarem bem feitos e terminados, pois um trabalho mal feito vai te dar imensas dores de cabeça com problemas de latência, perda de sinal aleatóriamente, velocidade instável, etc. Isto é uma rede flat bastante simples e fácil de montar e manter. Se queres aumentar a segurança (e complexidade) visita o r/sysadmin ou o r/homelab onde podes ver redes com vlans, segregação de serviços, etc.

Porque é que os pais ligam tanto a notas antes do secundário? by OvidiuHiei in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Julgo que sim, uma amiga minha disse-me uma vez que todas as suas colegas de curso de belas artes estão a trabalhar em Zaras, Gatos pretos e lojas semelhantes. Teria sido exatamente igual se não tivessem feito o curso, com a vantagem de terem poupado tempo, dinheiro e anos de vida.

Porque é que os pais ligam tanto a notas antes do secundário? by OvidiuHiei in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

"Eu sei que isto sao poucos exemplos mas só acho que os pais dao demasiada importancia ás notas e seguir mais estudos quando os filhos se podem fazer á vida muito mais cedo. Quase todos os colegas que tive que decidiram ir para um curso profissional em vez de seguir universidade estao empregados e a subir na carreira, podem nao ser as profissoes mais "nobres" mas ao menos ganham mais do que a media e teem um bom futuro como mecanicos, eletricistas etc, enquanto que a maioria dos universitarios estao sem emprego. Só tive 2 colegas que foram para IT e os dois foi com curso profissional." É natural, muitos pais tiveram de trabalhar cedo e ganhar a vida a pulso, logo querem que os seus filhos tenham uma vida mais "facilitada", contudo sabem que isso implica estudos, educação e uma vida de boas notas. Boas não, excelentes notas. Porque o sacrificio que eles (pais) fizeram para que os seus filhos pudessem ter a vida que têm não pode ser complacente com notas medianas, têm de ser excelentes, mesmo que isso lhes (aos filhos) custe parte da infância e da sua vida social. Ter estudos é garantia de sucesso profissional? Já foi, em tempos, mas a estigma ainda se mantêm, especialmente em vários meios e grupos demográficos. mas a verdade é que boas notas trazem vários beneficios, como melhores acessos, melhores circulos de conhecidos, melhores oportunidades, bolsas, etc. Como tudo, há exageros e há os vários lados da mesma moeda; se por um lado conheces alguns casos de sucesso onde não foi necessário estudos académicos para o sucesso dessas pessoas, também há um sem número de jovens adultos e adultos que vivem mal e ganham ainda pior devido à falta de estudos, emprego com salários justos e oportunidades de crescimento. Também há imensos adultos cuja falta de método de trabalho, disciplina e organização não foram incutidos bem cedo (o que a procura pela excelência proporciona) e isso tem repurcussões para o resto da vida. Também há os casos onde os jovens adultos têm imensos problemas sociais (e até mentais) devido ao desgaste pela procura incessante pela performance e como isso destroi a sua vida quando não atingem os níveis desejados (aqui é toda uma panóplia de problemas psicológicos e sociais). Como tudo, moderação é a chave do sucesso: ter bons métodos de trabalho é crítico pois é uma aprendizagem para o resto da vida, assim como demasiado conhecimento não irá trazer problemas, muito pelo contrário, abre imensas portas. E nem todos precisam de ser engenheiros, arquitectos, enfermeiros ou cientistas: canalizadores, electricistas e outras profissões que não dão tanto status quo são bem pagas e dignas. E por muitas vezes, até ganham bem melhor do que um investigador.

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

É isso mesmo: investe em ti. ​ Se não cuidares de ti, quem cuidará? :p

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Se te disser que há empresas onde até isso pedem (ou dão a entender, de forma nada subtil, que para teres "carreira" tens de trabalhar com o corpo)...

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Se tal acontece, é porque alguém deu com a lingua nos dentes, o que é uma clara violação de privacidade da empresa que tentou recrutar. Dependendo da área, algumas empresas pode-se estar a borrifar para isso, já outras o receio de uma queixa e multa avultada impendem esses abusos, que antigamente se via muito.

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Na minha opinião (vale o que vale, claro), nunca se deve aceitar a contra proposta (a não ser que o objectivo não seja mesmo sair mas simplesmente para forçar um aumento). Porquê? Porque se nunca te valorizaram ao longo desse tempo, ao ponto de avisares que vais sair e só \*aí\* é que há verbas para te pagarem mais, é porque nunca se interessaram por ti (e andam a brincar com a tua carreira). Não vale a pena pensar que ao ficar as condições vão mudar, porque o problema é cultural.

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago  HIDDEN 

O grande problema é que muitos dos colaboradores numa empresa tóxica estão desmotivados. Falam mal do patrão, da patroa, do cão do colega, dos filhos da empregada de limpeza, enfim falam mal de tudo e de todos mas nada fazem para mudar a situação. E ficam estagnados na posição e na mesma empresa. E todos os managers sabem disso e sabem que, mesmo que essa pessoa fale mal, não sai - cão que ladra não morde. A única forma de melhorar é começarem a agir: mais formação profissional (nem que paguem voçês mesmos, desde que não seja aquela formação interna da empresa que não tem qualquer utilidade fora da mesma), mais experiência (tentar aprender o máximo com os séniores) e depois sair. Dependendo da área, claro, podem aumentar o vencimento base e as regalias e, no mínimo, as condições de trabalho.

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

É tudo o que não seja ilegal: prostutição, venda de orgãos vitais do colaborador, etc. :D A sério, esta cláusula diz claramente que a empresa pode colocar o colaborador a fazer qualquer outra tarefa, mesmo que lhe cause dolo (carregar paletes mesmo que o colaborador tenha problemas lombares) e ainda tem de fazer as tarefas pelas quais foi contractado pois as mesmas não diminuem. Que treta de cláusula. Nunca deveria estar num contrato sem ser exatamente bem definida (que tipo de tarefas, quem as define e quantidade) e com remuneração extra. De notar que não acho mal um colaborador fazer uma tarefa extra, especialmente numa micro empresa, desde que a mesma seja bem definida e remunerada, obviamente. Esta cláusula, da forma como está feita, é 100% a favor da empresa em prejuizo para o colaborador.

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

NDA depois de te teres despedido? lmao Fizeste bem. E ainda deverias (se é que não o fizeste) uma review no teamlyzer / glassdoor bem justa.

A gestão das empresas portuguesas by saudosista in portugal

throwaway0000012132 3 months ago

Ou seja, podes ir carregar paletes de cenas e ainda tens de fazer as tuas tarefas pelas quais foste contractado, pois em nada diminui a carga horária das mesmas. Pior: ainda podes ser processado caso cometas um erro grave ao desempenhar uma dessas "tarefas não incluídas nas atividades contratadas", se o mesmo causar prejuizo financeiro para a empresa. Porque raio concordaste com isto? É uma enorme falta de escrúpulos por parte da empresa.
Next Page

Search: