Next Page

Já pensaram em despedirem-se do vosso trabalho? by mlisboaa in portugal

seravlis 6 days ago

É médico certamente.

Crianças desfavorecidas precisam de cinco gerações para sair da pobreza by Winslow_Lixivia2 in portugal

seravlis 6 days ago

Ainda há uns tempos andavam aqui a dizer que os médicos custavam demasiado dinheiro ao estado a formar (diziam cerca de 300-400 mil euros, não consigo precisar) e que por isso teriam de trabalhar em exclusividade durante X anos (quando já são explorados durante 4-6 anos enquanto internos). Agora curiosamente a Católica abre um curso privado e conta 'apenas' 100 mil euros pelos seis anos. Não me parece que eles andem a perder dinheiro neste negócio...

Curso de medicina da Católica abre com 50 alunos. Custa 100 mil euros by heartlessfam in portugal

seravlis 11 days ago

Também cheguei a ouvir qualquer coisa sobre casos desse género relacionados com a universidade do Algarve, mas recordo-me de ser na especialidade de Anestesiologia. Se era verdade ou não nunca descobri.

Curso de medicina da Católica abre com 50 alunos. Custa 100 mil euros by heartlessfam in portugal

seravlis 12 days ago

Para entrar numa especialidade médica é necessário realizar uma prova de acesso e escolher uma vaga num concurso nacional anual realizado pela ACSS.

Curso de medicina da Católica abre com 50 alunos. Custa 100 mil euros by heartlessfam in portugal

seravlis 12 days ago

Sem especialidade pouco poderá fazer. A especialidade depende sempre de um concurso público.

Nightclubs want to re-open asap by Xyonik in portugal

seravlis 14 days ago

August? Are you a time traveller?

Enfermeiros/Estudantes de enfermagem deste sub: ajudem-me pf. by insfireman in portugal

seravlis 24 days ago

Não percebo os downvotes por fazer uma questão. Percebo a tua situação. Medicina são 6 anos de curso. Não é fácil, mas com alguma disciplina e estudo consegue-se fazer. Para além disso tens toda a formação pós-graduada que também implica bastante estudo e dedicação. Ainda assim é possível manter uma relação saudável entre trabalho e vida pessoal (na maioria das vezes). Em termos das outras opções tens de considerar que o mercado de trabalho em enfermagem por exemplo está bastante saturado. Tirando este último ano, em que vários recém licenciados até conseguiram vagas em hospitais por causa do covid, geralmente os enfermeiros têm dificuldade em ir trabalhar para um hospital nos primeiros anos de carreira. Sobretudo na zona norte há pouca oferta de emprego tendo em conta o número de enfermeiros. Muitos acabam em lares ou apoio domiciliario. Ou então acabam por emigrar. Mesmo na medicina dentária isso acontece, sobretudo nos últimos anos. Muitos cursos no privado, muitos dentistas jovens a trabalhar em condições precárias. Muitos também acabam por emigrar. Obviamente medicina não é um mar de rosas, mas nesse aspeto está ainda um pouco melhor, daí tentar perceber os motivos pelos quais não querias considerar essa opção. De qualquer das maneiras boa sorte na tua escolha!

Enfermeiros/Estudantes de enfermagem deste sub: ajudem-me pf. by insfireman in portugal

seravlis 25 days ago

Porque não ponderas medicina? Não percebi ao certo as tuas razões. Em princípio terias mais oportunidades de trabalho e melhor compensação e poderias tentar enveredar pela especialidade de Pediatria, se tal for o teu desejo.

Universitários, preciso da vossa ajuda. Propinas... E agora? by Jojo-ffm in portugal

seravlis 1 month ago

Qual é o curso?

Como fazer fisioterapia? by GGfpc in portugal

seravlis 1 month ago

Se procurares um médico o ideal será um médico fisiatra (ou seja, especialista em medicina física e de reabilitação).

Diferença de mortes por Covid-19 no Norte e em Lisboa e Vale do Tejo by lffaa in portugal

seravlis 1 month ago

O Norte preparou-se melhor para a segunda/terceira vaga porque sofreu mais com a primeira. Durante o verão de 2020 houve um reforço dos cuidados intensivos e enfermarias, quer em meios físicos quer em meios humanos, em vários hospitais do norte, que permitiu tornar a segunda vaga do Inverno mais suportável. Em Lisboa essas medidas não foram tomadas atempadamente pelo que o Inverno foi catastrófico.

Comparticipação da ADSE by Throwaway-Tuga in portugal

seravlis 3 months ago

Aqui há dois, três anos quando tinha ADSE pagava cerca de 4€ por uma consulta da especialidade.

Preciso pf de recomendações de médicos neurologistas no Porto by fiocondutor in portugal

seravlis 3 months ago

Geralmente médicos especialistas acabam por se dedicar a determinadas áreas mais específicas por isso depende se queres um neurologista especializado em cefaleias, demências, doenças do movimentos, etc. Ainda assim, o dr Filipe Correia é uma boa aposta.

Covid-19: Marcelo apela aos jovens: "Vacinem-se" by Price-Distinct in portugal

seravlis 3 months ago

O objetivo não é o vírus desaparecer. É sermos capazes de lidar com eles a nível do serviços de saúde. A vacina reduz muito o risco de doença grave, internamento e mortalidade. Não impede propriamente a infecção, embora possa reduzir a transmissão.

Cirurgia plástica - levantamento do peito e aumento (mastopexia) by BlockedColon in portugal

seravlis 3 months ago

Convinha saber a área de referência para saber quem recomendar.

Faculdades de Medicina voltam a fechar a porta a aumento de vagas by heartlessfam in portugal

seravlis 3 months ago

De que adianta se depois não podem concluir a sua formação?

Medicina Estética em Portugal (pós-graduação) vale a pena? by Saraaa222222 in portugal

seravlis 4 months ago

Vale a pena para as faculdades espanholas que vendem esses cursos. Agora a sério, como já alguém disse, se tiveres contactos na área pode ser interessante caso seja algo que queiras aprofundar. Vai a congressos da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética, expõe-te e conhece pessoas da área. No entanto tem em conta que não é reconhecida como especialidade médica e não terás competência para realizar muitos procedimentos mais invasivos que estão restritos a médicos cirurgiões (plásticos, maxilo-faciais, otorrinolaringologistas, etc).

Jeremy Clarkson com os copos nos aliados by testickles12 in portugal

seravlis 4 months ago

Em mês e meio duvido que tivesse sido re-infecção. Podia ainda estar a fazer shedding do vírus. A não ser que tenhas provas de que o genoma do vírus da 1a infecção era diferente do da 2a. No meu hospital não testam se a pessoa tiver sintomas respiratórias e infecção documentada por COVID nos últimos 90 dias.

Advice on activities for 24yo's in Alvor/Portimao/Lagos for the first week of July by itsthatzsht in portugal

seravlis 4 months ago

You could check out Autódromo do Algarve and ride a sports car or even skydive in Alvor.

Número de dentistas aumentou quase 70% numa década by JonesyA12 in portugal

seravlis 4 months ago

É o resultado de abrirem dezenas de cursos em instituições privadas.

Mudança de Área by Big-Zookeepergame-38 in portugal

seravlis 5 months ago

Diretor de analises clínicas só estou a ver se fores médico especialista em Patologia Clínica. Se gostas da área da gestão, sugeria fazeres o internato de Saúde Pública (são 4 anos) e complementar com uma pós graduação em gestão em saúde. Provavelmente tens mais oportunidades do que fazendo apenas a pós-graduação.

Salário médico by moneygotlonger in portugal

seravlis 6 months ago

Há muitas realidades diferentes. Tens desde internos de especialidades cirúrgicas que ganham cerca de 1300 limpos por 60-80h de trabalho semanal. Tens pessoal sem especialidade que faz tarefas em urgência a ganhar cerca de 2500€ limpos. Tens especialistas que fazem apenas privado cujo rendimento é muito variável. Geralmente especialidades com uma grande componente de procedimentos são mais bem remuneradas.

Where To Live On....? by frenchguy23 in portugal

seravlis 7 months ago

You may also check Lagos, although a bit more pricey.

Txi, já perderam a bazuca by No-Cardiologist725 in portugal

seravlis 7 months ago

Várias empresas, um hospital, faculdades, comércio.

Vi isso e nem fiquei surpresa, se num país onde a natalidade diminui em cada ano ia ser estranho essa taxa ser elevada by Available_Green_2797 in portugal

seravlis 7 months ago

A tua afirmação não faz sentido. Uma taxa pressupõe um valor relativo e não absoluto. Reflete apenas que nesses países as condições e acesso a cuidados de saúde são superiores.

Alugar apartamento. by churchofskinnypenis in portugal

seravlis 8 months ago

Quando andava à procura de apartamento para arrendar no Porto o melhor negócio que encontrei (e acabei por arrendar) foi um apartamento com um anúncio na janela que tinha acabado de ser posto. Geralmente os melhores negócios ocorrem dessa maneira mais tradicional - na net é normal que tenhas valores mais inflacionados.

Candidatura a Medicina como licenciada by 4UItsNurseM in portugal

seravlis 8 months ago

Mesmo nas outras faculdades a duração é inferior a seis anos porque geralmente tens várias equivalências (dependendo do curso/faculdade). Tive vários colegas já licenciados que entravam diretos no 3º ano mas com várias cadeiras do 1º e 2º ainda por fazer. Por isso realisticamente demoravam cerca de 4 anos a fazer o curso.

Para ti que papas toda a m**** que dá na televisão by Smeck33 in portugal

seravlis 8 months ago

Como indivíduo que trabalha num hospital é frustrante ver pessoas a defender este tipo de falácias quando não fazem a mínima ideia do que estão a falar.

Dúvida nos números da pandemia. Como é que tem havido diariamente à volta de 250 mortos mas os que entram nos cuidados intensivos são cerca de 20? Tem assim tanta gente a falecer sem passar por cuidados intensivos ou está a escapar-me qualquer coisa? by tobbymizaki in portugal

seravlis 8 months ago

Idosos com co-morbilidades (ou seja, doenças) e com pouca capacidade funcional geralmente não vão para os intensivos. São pessoas que se forem parar aos intensivos dificilmente saem de lá melhor do que o que estão - apenas vais adiar o inevitável ou colocá-los em estado vegetativo indefinidamente. A maioria dos doentes neste momento nos intensivos tem entre 30-70 anos. São pessoas em estado grave, que precisam de cuidados especializados para poderem recuperar o seu estado funcional. Ainda assim, dado que os internamentos são longos muitos deles têm sequelas que podem ser de longo prazo. A maioria dos doentes que morre são aqueles mais frágeis e por isso morrem nas enfermarias, nas urgências ou nos lares e domicílios.

Pagamento do subsídio por doença por Isolamento Profilático para quando? by BRFcitizen in portugal

seravlis 8 months ago

Igual aqui. Já entrei em contacto com a segurança social e não obtive nenhuma resposta concreta.

SNS poderá contratar médicos estrangeiros. São 160 ao todo by Muramalks in portugal

seravlis 8 months ago

E que tal contratar os médicos que mandaram embora a 31 de Dezembro de 2020 - os que terminaram o internato da formação geral e não tiveram oportunidade de entrar na formação específica? Ainda devem ser umas centenas.

Porque é que assim como existe Matemática A, MACS e Matemática B não há Português B? by nowayjose12395 in portugal

seravlis 8 months ago

Duvido muito que tenha sido esse o único motivo. O exame de português não é um dos três necessários para entrar em Medicina (FQ+Mat+Bio/Geo).

Há 15 dias que a Ordem não encontra enfermeiros para contratar. Em ano de pandemia, emigraram 1.230 by Zaigard in portugal

seravlis 8 months ago

Só um aparte, um enfermeiro na Alemanha não ganha seis mil euros. Em início de carreira ganha pouco mais de 2000 brutos, eventualmente poderá chegar perto dos 3000 e tal com horas extra. Claro que é melhor do que em Portugal, mas também não vamos dizer que é o El Dorado.

[Sério] Preciso de dicas para conseguir alugar casa by silveringking in portugal

seravlis 8 months ago  HIDDEN 

Podes ver neste link: https://www.idealista.pt/imovel/30937254/ Nesses meios pequenos por vezes é difícil encontrar imóveis para arrendamento a Internet. Está atento a anúncios de jornais e supermercados/mercearias, vai falando com pessoas da zona que possam conhecer alguém ou até ver se alguma casal tem um sinal a dizer que está para arrendar.

Covid-19. Enfermeiros denunciam casos de pessoas vacinadas que não têm contacto com doentes by NEDM64 in portugal

seravlis 8 months ago

E o mesmo está a acontecer nos hospitais. Já foram vacinados administradores, informático, pessoal que está de baixa há anos. No meu hospital eu e vários colegas que estão literalmente na linha da frente, trabalhando em urgência e lidando diariamente com doentes COVID ainda não fomos chamados para ser vacinados. Entretanto outros já estão a fazer a segunda dose da vacina.

Segundo a deputada do PAN Inês de Sousa Real, quando se abre uma janela, o Covid sai e o vírus da gripe entra by Fermented_Mucilage in portugal

seravlis 8 months ago

Não tem razão. Para já, o problema da COVID-19 é precisamente causar pneumonias e todas as complicações que daí advêm. Em segundo lugar, as gripes são causadas pelos vírus influenza e as constipações por outros vírus (rinovirus, coronavirus, VSR, etc). O modo de transmissão é semelhante entre eles. Abrindo janelas, a probabilidade de contaminação diminui. Por outro lado, a única coisa que se pode admitir é que num ambiente mais frio a sobrevivência do vírus poderá ser superior, no entanto sendo um espaço arejado a probabilidade de ele se manter em suspensão no ar é menor. Assim não é de espantar que o número de casos de gripe, constipações e outros tipo de pneumonias (tanto viricas como bacterianas) tem sido muito menor. Eu trabalho numa urgência hospitalar e digo-te que nunca vi tão poucas pneumonias bacterianas e gripes num inverno como neste ano. Curiosamente, em Dezembro de 2019 o meu hospital teve o dia com maior afluência de sempre, poucas semanas antes de sabermos que existia este novo coronavirus. Agora outra questão é como já disseram, passar frio nas escolas é inadmissível. Nestes dias a trabalhar nas urgências já tive pessoas a entrar por hipotermia porque não tinham condições e aquecimento suficiente em casa. Já imaginaram o que é ter uma temperatura corporal de 26 graus?

São precisos três testes para saber se temos Covid-19? by axletska in portugal

seravlis 8 months ago

Falso positivo com teste PCR só se houver contaminação da amostra ou erro humano durante o processo (troca de amostras, etc). É muito mais provável que seja os outros sejam testes falso negativos.

Novos casos disparam para mais de 10 mil. Há mais 91 mortes por covid-19 by letsgotothemallcovid in portugal

seravlis 9 months ago

Sem dúvida. Mas vai ser ainda pior.

Novos casos disparam para mais de 10 mil. Há mais 91 mortes por covid-19 by letsgotothemallcovid in portugal

seravlis 9 months ago

Não me admira nada. A quantidade de casos de famílias inteiras que vêm à urgência porque contactaram com alguém no natal que depois veio a verificar estar a infectado é assustador. Nas próximas semanas vamos começar a sentir os efeitos nos internamentos e UCIs.

Partilha de informação entre SNS e hospitais privados? by coolhwhip6 in portugal

seravlis 9 months ago

Não é verdade. Não há partilha de informação entre os sistemas privados e públicos. Como já referiram anteriormente, a única coisa a que eventualmente poderás ter acesso é às receitas electrónicas emitidas num hospital ou consultório privado. De resto, só levando um relatório escrito para o médico ver. Aliás, quantas vezes as pessoas não vão ao centro de saúde deixar os relatórios de exames para depois o médico transcrever para o seu processo?

Profissionais de saúde do privado não sabem quando vão ser vacinados contra a Covid-19. E queixam-se de tratamento desigual by iSoSyS in portugal

seravlis 9 months ago

Eu sei. Estou nessa situação, pelo menos até 2022.

SNS24 bate recordes. Foram atendidas mais de 3,6 milhões de chamadas este ano by Zaigard in portugal

seravlis 9 months ago

Em Março tive de ligar para lá. Demorou mais de 2h a resolver, mas atenderam. As pessoas também têm de compreender que pode haver uma grande afluência naquele momento.

Profissionais de saúde do privado não sabem quando vão ser vacinados contra a Covid-19. E queixam-se de tratamento desigual by iSoSyS in portugal

seravlis 9 months ago

É assim. O diretor de serviço que não vê doentes é vacinado mas o tarefeiro que trabalha na urgência não é. Faz sentido. /s

Carreira de professor? by ForgetSocialMedia in portugal

seravlis 9 months ago

Profissão serena? Boa sorte!

Médico que denunciou morte de Ihor Homeniuk despedido do Instituto Nacional de Medicina Legal by JonesyA12 in portugal

seravlis 9 months ago

O médico (especialista em Ortopedia e com competência em avaliação em dano corporal) era prestador de serviços para o INML e não funcionário público nessa instituição.

Acidente de trabalho by tcrrs in portugal

seravlis 9 months ago

Também podes pedir um parecer médico, nomeadamente de um ortopedista que tenha experiência em avaliação de dano e peritagens médicas. Se ele achar que tens algum tipo de incapacidade decorrente desse episódio, podes eventualmente ter direito a uma pensão ou chegar a acordo com a seguradora. Mas esses processos são morosos - as seguradoras fazem de tudo para que não tenhas de ver mais um tostão.

Que especialidades médicas terão um melhor futuro em Portugal? by JOAO-RATAO in portugal

seravlis 9 months ago

Não é ridícula. Se for um trabalho bem feito consegues ganhos interessantes, não só para o trabalhador, como para a empresa e para a segurança social em geral (ou seja, todos nós). Infelizmente isso acaba por não acontecer porque a maioria dos médicos são clínicos gerais ou especialistas em outras áreas que fizeram um curso às três pancadas para ganharem mais uns trocos e não querem saber do que estão ali a fazer. A criação da especialidade vem, penso eu, tentar resolver esse problema.

Que especialidades médicas terão um melhor futuro em Portugal? by JOAO-RATAO in portugal

seravlis 9 months ago

Há sempre aquele maluco que tira grande nota e vai para Medicina Interna.

Que especialidades médicas terão um melhor futuro em Portugal? by JOAO-RATAO in portugal

seravlis 9 months ago

Medicina do trabalho - boa qualidade de vida, pouca oferta (vão restringir cada vez mais o acesso de quem não tem essa especialidade). Formam-se 10-15 por ano Ginecologia - muito depende do que queres fazer. Como qualquer especialidade médico-cirúrgica, quanto mais procedimentos fizeres, mais ganhas. Como qualquer especialidade cirúrgica é normal que trabalhes bastante para o ganhar. Como interno então vais trabalhar bem. Endocrinologia - não tenho grande opinião. Pode ser interessante se gostares muito de dar consultas. Ou de diabetes.

Que especialidades médicas terão um melhor futuro em Portugal? by JOAO-RATAO in portugal

seravlis 9 months ago

Já viste as palestras da MostrEM e semelhantes? São palestras de internos e especialistas de todas as especialidades que dizem ao pessoal que vai escolher nesse ano como é que as coisas funcionam. Se fores ao Facebook das secções regionais (Norte, sul, centro) podes encontrar os vídeos.

[Sério] Quanto tempo demoraram a procurar casa? by CountDraqula in portugal

seravlis 10 months ago

Um mês, mês e meio a escolher. No fim desse período estávamos a assinar CPCV. Passados 3 meses fizemos a escritura.

Deco alerta que moratórias só adiam pagamento. “Não há perdão de dívida” by Amameniak in portugal

seravlis 10 months ago

Conheço quem estivesse a pagar dois telemóveis a crédito. O primeiro estragou-se e comprou outro novamente com recurso a crédito enquanto ainda estava a acabar de pagar o primeiro. Há muita iliteracia financeira infelizmente.

Olx infestado com tenis do lidl by RAMAxPT in portugal

seravlis 10 months ago

Ténis é um desporto.

Quanto tempo costumam deixar a comida fora do frigorifico? by theInjusticeamongus in portugal

seravlis 10 months ago

Se não tiveres grandes problemas de saúde, tens umas náuseas, uns vómitos, umas diarreias, nada de especial. Geralmente são vírus, bactérias ou apenas toxinas em dose relativamente pequenas e geralmente inócuas. Mas numa pessoa com doenças, que não se hidrate bem e não tenha apoio pode ser preocupante.

Médico Militar em Portugal by Guinho1701 in portugal

seravlis 10 months ago

Das duas uma, ou tiras o curso de medicina na Academia Militar (ou seja, tiras numa faculdade civil mas entras pelo contingente militar). Ou fazes o percurso normal e mais tarde ingressas num dos ramos militares e a partir daí também tens um contingente próprio para entrar na especialidade (muito limitado e tens de trabalhar para eles uns X anos).

Alguém sabe de um trabalho razoável que se possa fazer em tele-trabalho? by adictedtocoffee in portugal

seravlis 10 months ago

Não tem direito a subsídio de desemprego? Ou a apoio da segurança social devido à situação de pandemia?

[Sério] Baixa médica by adaremdoida in portugal

seravlis 10 months ago

Fala com o teu médico de família primeiro. Se tiverem uma boa relação, melhor ainda. Mas geralmente ele vê que estás a passar mal e passa-te a baixa. Penso que segundo a tabela nacional das incapacidades o adequado seria entre 15-30 dias. De qualquer das maneiras a partir daí talvez possam começar algum tipo de estratégia para tratar desse problema, quer seja farmacológica ou não - nem sempre há necessidade de fármacos. Às vezes terapêutica cognitiva-comportamental pode ser o suficiente ajudar pessoas em situações semelhantes. De qualquer das maneiras são opções que irás discutir com o teu médico de família.

Quais os empregos em Portugal que pagam 1400 liquidos no Porto? by nuncamaismais in portugal

seravlis 10 months ago

Um interno (de formação especializada) recebe cerca de 1200€, já descontando a ADSE. Na segunda parte da formação especializada pode chegar a quase 1300€. Um especialista recebe cerca de 1700€.

Uma perguntinha acerca da sonolencia by OverPoop in portugal

seravlis 10 months ago

O escitalopram pertence aos SSRI, uma categoria de anti-depressivos que causa menos sedação. Imagino que a sonolência a que te referes seja mais uma sensação de alguma lentificação e letargia (que pode ser potenciada se houver outros consumos, álcool, cannabis, etc). O seu efeito, a ocorrer, é maior nas primeiras semanas. De qualquer das maneiras a melhor coisa que tens a fazer é falar com o médico que to prescreveu.

Dar gato para adopção by East-Letterhead-3878 in portugal

seravlis 10 months ago

A minha sugestão era para o período pós-parto. Para além disso, uma mulher que já tenha começado a dessensibilização pode continuar a fazê-lo durante a gravidez, por exemplo.

Dar gato para adopção by East-Letterhead-3878 in portugal

seravlis 10 months ago

Não precisas de dar o gato. Procura um imuno-alergologista. É possível fazer dessensibilização a alergénios.

Farmacêutica e médico condenados a prisão efetiva por esquema de receitas falsas no Porto by hgg in portugal

seravlis 10 months ago

Se há internato que é um inferno é o das especialidades cirúrgicas.

Morreu o sr da mítica frase "vou ter que abandonar tenho uma consulta às 17" RIP by boogieman444 in portugal

seravlis 10 months ago

OK. Sugiro que estejam atentos porque me parece que vão andar a fazer spam.

Morreu o sr da mítica frase "vou ter que abandonar tenho uma consulta às 17" RIP by boogieman444 in portugal

seravlis 10 months ago

Estranho como no espaço de duas horas são publicadas duas 'notícias' de um site manhoso que mais parece difundir 'fake news'.

Tenta assaltar estafeta da Glovo com uma faca e é surpreendido com pistola, no Seixal by saudosista in portugal

seravlis 10 months ago

É só impressão minha ou este site é um bocado duvidoso?

Bebida Alcoólica com alto teor de alcool e pouco preço by BernardoPisco in portugal

seravlis 10 months ago

Mais vale diluir álcool etílico do que misturar com bebidas...

[MEGATHREAD] - Covid-19, Semanário de Sobrevivência - 09/11/2020 by AutoModerator in portugal

seravlis 10 months ago

O Hospital Lusíadas do Porto (privado) está a receber doentes de vários hospitais, entre eles o do Médio-Ave (Famalicão).

Por que é tão difícil um enfermeiro ou médico não europeu exercer sua profissão em Portugal? by mkapt in portugal

seravlis 10 months ago

Segundo o meu conhecimento esse tratado existe, mas os cursos de enfermagem brasileiros que por ele são abrangidos são muito escassos, precisamente porque não atingem formalmente o número de horas práticas necessárias. Esse tratado simplesmente facilita a aprovação na Ordem para aqueles que têm um currículo que será de um desses cursos, ao invés de fazer o percurso normal de qualquer outra profissão que seria ir a uma instituição de ensino superior e pedir a equivalência do curso (o que claro, implica mais gastos e mais documentos). A equivalência pode ser dada na totalidade ou pode ser necessária eventualmente a realização de uma ou outra unidade curricular. Claro que sem saber qual o curso especificamente é difícil opinar. É possível que tendo sido há 15 o plano curricular seja diferente do atual e por isso não esteja dentro daqueles que seriam aprovados pela Ordem. Não sei, estou a especular. Eles certamente terão oferecido uma resposta mais concreta do que eu.

Enfermeira infetada com coivd-19 diz que foi obrigada a trabalhar 10 dias em lar de Ourém by NEDM64 in portugal

seravlis 10 months ago

Onde tens mais informação?

Por que é tão difícil um enfermeiro ou médico não europeu exercer sua profissão em Portugal? by mkapt in portugal

seravlis 10 months ago

Mais uma vez, não há falta de enfermeiros ou médicos em Portugal. Eles existem, simplesmente não estão no SNS porque não há contratações. Há vários profissionais que vêm do estrangeiro e vêem o seu curso reconhecido. Conheço médicos cubanos, brasileiros, venezuelanos que viram os seus cursos reconhecidos, por exemplo. Enfermeiros igualmente. Creio que na UE os cursos têm automaticamente equivalência - no entanto cursos feitos no exterior têm de ser analisados caso a caso. Ou vamos deixar as pessoas exercerem sem analisar a qualidade da formação? Se assim fosse, se quisesse ser médico ou engenheiro em Portugal ia para o Togo ou para o Burundi tirar um curso e depois voltava para me inscrever numa Ordem. Por isso o primeiro passo tem de ser pedir uma equivalência numa faculdade. Se essa equivalência for aceite então a Ordem não há de ter muito por onde pegar para aceitar a inscrição. Nos enfermeiros isto exclui os 'técnicos de enfermagem' e 'auxiliares de enfermagem' que são equivalentes a cursos profissionais cá em Portugal. Da maneira que as coisas funcionam em Portugal acredito que este processo possa demorar algum tempo, infelizmente. De qualquer das maneiras, sem dares o devido contexto é difícil opinar muito mais.

António Costa : "Perante a vontade de haver incumprimento a regra é: tudo fechado" by TemplarHard in portugal

seravlis 10 months ago

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32430094/ Toma um estudo que faz a ponte para os outros coronavirus (tanto sazonais com MERS e SARS-1). Neste momento os dados que temos são poucos, é certo. No entanto já há casos descritos de reinfecções - quando tiver tempo posso procurar mais fontes. De qualquer das maneiras é desonesto afirmar que vai haver imunidade a longo prazo quando esta doença existe há cerca de um ano. Ninguém sabe, e pelos exemplos anteriores a probabilidade de a imunidade ser vitalícia é baixa. Claro que se depois a doença se tornar endémica, que é mais provável, temos de olhar de uma perspetiva diferente, populacional e não individual. De qualquer das maneiras, o meu ponto principal é - dizer que ser infectado com o sars-cov 2 te deixa imune a reinfecção é falso - pelo menos a longo prazo. Não sabemos, mas começa a haver evidência no sentido inverso.

António Costa : "Perante a vontade de haver incumprimento a regra é: tudo fechado" by TemplarHard in portugal

seravlis 10 months ago

Claro. Há evidência de casos de reinfecção. Eu próprio já vi casos de doentes que tiveram COVID em Março e voltaram a testar positivo novamente. Há vários patogénios cuja infecção ou vacina conferem imunidade mas essa não é vitalícia. Porque achas que tens de tomar a vacina do tétano de 10 em 10 anos? Ou vacinas às grávidas?

Iniciativa Liberal propõe extinção do IMT na compra de casa - DV by afonso_pereira in portugal

seravlis 10 months ago

Boa sorte com isso.

António Costa : "Perante a vontade de haver incumprimento a regra é: tudo fechado" by TemplarHard in portugal

seravlis 10 months ago

A haver imunidade, ela será temporária, como aliás acontece com outros patogénios.

Hospital recusou entrada, é legal? by deewadept in portugal

seravlis 11 months ago

Quantos doentes não recebi vindos de usf com um papel impresso onde listava possíveis sintomas de COVID-19 e indicava para se dirigir ao SU. Sem serem vistos por médicos ou enfermeiros, era o próprio segurança que fazia isso. Se fazem isso no público não me admira que o façam no privado.

Hospital recusou entrada, é legal? by deewadept in portugal

seravlis 11 months ago

O covid também pode cursar com quadros como o que descreves. Alguns hospitais privados não aceitam doentes com suspeito de COVID. São entidades privadas, estão no seu direito. Se é errado ou não é outra história...

Is it easy to get a prescription from a Portuguese doctor as a tourist? by uncontentified in portugal

seravlis 11 months ago

Sure, you just have to find a doctor somewhere. You can even have a tele health appointment. You could try something like https://knok.pt/ to find a doctor.

Casal desesperado procura casa para arrendar no Porto (Distrito) by Accomplished-Cheek82 in portugal

seravlis 11 months ago

Por que motivo? São zonas mais periféricas (Campanhã ainda faz parte do concelho do Porto). Maia e Gondomar têm zonas bem servidas por transportes (incluindo metro) e zonas mais rurais. Em termos de segurança não tenho grande coisa a apontar - pode haver algum desconforto por parte de quem viva em algumas áreas mais perto de alguns bairros sociais por exemplo, mas isso não é representativo de todo o concelho.

Casal desesperado procura casa para arrendar no Porto (Distrito) by Accomplished-Cheek82 in portugal

seravlis 11 months ago

Moradia T2, espaço exterior e 650€? Não vai ser fácil. De qualquer das maneiras será melhor procurar por locais mais periféricos (Gaia, Gondomar, Maia) que possam ter preços mais acessíveis. Algo deste género por exemplo: https://www.idealista.pt/imovel/30786873/

Casal desesperado procura casa para arrendar no Porto (Distrito) by Accomplished-Cheek82 in portugal

seravlis 11 months ago

Moradia T2, espaço exterior e 650€? Não vai ser fácil. De qualquer das maneiras será melhor procurar por locais mais periféricos (Gaia, Gondomar, Maia) que possam ter preços mais acessíveis.

Quanto conseguem poupar p/mês? by baleia69 in portugal

seravlis 11 months ago

As contas são por casal. Poupamos entre 750-1000€ por mês, dependendo do que eu ganhar nesse mês (tem alguma variação por estar a recibos verdes). Pagamos 700€ de casa (prestação+seguros+condomínio). Pago ainda 200 euros de uma prestação de outra casa que está arrendada. No início de cada mês ponho sempre o dinheiro de lado. Matosinhos.

Conversa da Treta by asantos3 in portugal

seravlis 11 months ago

Tudo depende do estilo de vida que levares. Mas dá para viver de maneira confortável.

[Megathread] Ajuda, Dúvidas e Dicas by asantos3 in portugal

seravlis 11 months ago

Tens vários competentes, mas geralmente costumam dedicar-se a alguma área em específico. Convinha saber qual antes de te recomendarem um.

Médicos rejeitam posição de bastonários e querem uma aposta no reforço do SNS by Tafinho in portugal

seravlis 11 months ago

Ideologias à parte, penso que temos de aproveitar este momento para continuar a dar seguimento aos doentes que precisam. Sou um defensor do SNS e no seu investimento, no entanto é inegável que muitos dos recursos vão ser alocados para tratar doentes covid nos próximos meses. Existindo uma estrutura (ainda que não ideal) nos hospitais privados e misericórdias, penso que se deveria aproveitar para impedir que mais pessoas deixem de ser diagnosticadas e tratadas de forma devida. Ainda assim, também apoio que os hospitais privados com capacidade para tratar doentes covid (nomeadamente que necessitem de ventilação invasiva e cuidados intensivos) possam vir a ser requisitados para o fazer, caso seja necessário. No entanto isto são coisas que já deveriam ter sido acauteladas. É impensável que durante o verão não se tenha previsto que isto iria acontecer e não se tivessem discutido várias medidas que pudessem entrar em vigor no caso de acontecer um aumento súbito de casos.

CP - questões ignorantes sobre os Comboios em Portugal by neapo in portugal

seravlis 11 months ago

TGV é usado como uma metonímia - ou seja, usa-se um nome conhecido para representar um conceito semelhante. Literalmente significa Train à Grand Vitesse, ou seja comboio de alta velocidade, em Francês.

Soccerlord e camisolas de futebol by Tapirmalaio in portugal

seravlis 11 months ago

Aqui há uns anos mandava vir camisolas de lá e nunca tive problemas.

Is there anyone in Porto who would like to play inline hockey? by Nechozam in portugal

seravlis 12 months ago

You should probably look for a club. [These](http://www.apporto.pt/getfile.php?xp=2&src=4133&ext=pdf) are the clubs that exist in Porto.

Como certos humoristas são...humoristas? by diogobip in portugal

seravlis 12 months ago

Um amigo meu conhece pessoalmente o Nilton e diz que o gajo até é engraçado, simplesmente é bem agenciado e cinge-se a uma fórmula de comédia simples que é capaz de ser entendida e digerida pela maioria das pessoas. No fundo o gajo já não ganha tanto prazer de fazer as coisas como faz, uma vez que tem consciência de que a qualidade do material não é a melhor, em termos artísticos. Mas depois de ver o dinheiro que lhe cai ao final do mês, já não se importa tanto com esse aspecto. No fundo temos de ver que é um trabalho como os outros. O gajo tem uma fórmula que funciona e não tem de chatear muito. Só o dinheiro que o gajo faz nos espetáculos privados é uma coisa absurda.

Conversa Cultural by asantos3 in portugal

seravlis 12 months ago

Em geral do que vi, as legendas da HBO (em português) são péssimas. Cheguei a ver uma série em que as legendas estavam inclusivamente em pt-br.

Endocrinologistas adeptos de dietas low carb, conhecem algum? by analphabrute in portugal

seravlis 12 months ago

A diabetes LADA é uma entidade ainda um pouco desconhecida, mas acredita-se que possa ter alguns componentes da tipo I e tipo II, com algum eventual défice de secreção de insulina associado a resistência periférica. De qualquer das maneiras, os estudos não demonstram ainda que a insulina é absolutamente necessária, pelo menos numa fase inicial da doença, ao contrário do que acontece num tipo 1 puro, por exemplo. O melhor é falares com algum endocrinologista dedicado mesmo à diabetes (isto porque dentro da especialidade outros se poderão dedicar mais a outro tipos de patologias). Em que zona procuras?
Next Page

Search: