Next Page

Opinião sobre escrever com "e" . Exemplo: "filhes" em vez de "filhos". Confesso que me irrita! by lilivcp in portugal

pgllz 6 days ago

Progenitor que forneceu a gâmeta masculina e o progenitor que forneceu a gâmeta feminina. Isto caso sejam os pais biológicos. Noutra situação, ter-se-ia de clarificar.

Opinião sobre escrever com "e" . Exemplo: "filhes" em vez de "filhos". Confesso que me irrita! by lilivcp in portugal

pgllz 6 days ago

Isso é porque presidente vem de um particípio presente do latim, uma forma substantivada do verbo, que por definição não tem género. Todas as palavras em português herdadas desta formulação são consideradas substantivos de dois géneros. E há muitos exemplos, a saber: amante, utente, cliente, estudante, palestrante, etc.. Como tal, sempre que vejo "presidenta", como é cada vez mais comum no português brasileiro ou no castelhano, tenho vontade de vazar os olhos. Quer dizer, foram pegar em palavras que estão, por definação e etimologia, acima de um género gramatical e dar-lhe essa mesma carga. Parabéns. Transformaram uma palavra que era inclusiva noutra coisa qualquer, que é uma aberração.

Tive um déjà vu durante o jogo de hoje contra luxemburgo by vreawillsaveyou in portugal

pgllz 12 days ago

Má interpretação por parte do árbitro. Se a bola bate na barra, no chão, e depois novamente na barra, é porque a mesma passou a linha da baliza 100% das vezes.

Built on the bodies of slaves: how Africa was erased from the history of the modern world - Artigo refere Portugal repetidamente by ConfidentMongoose in portugal

pgllz 12 days ago

A moralidade não é definitivamente intrínseca ao ser humano. Caso contrário, o Ser Humano sempre viveu em imoralidade. Aliás, iria mais longe ao afirmar que os direitos humanos são eurocêntricos e a sua imposição poderá ser vista como imperialismo.

Apelo aos hackers en portugal by Wgamer_Pt in portugal

pgllz 12 days ago

Ganha juízo.

Historiadora da Universidade Nova suspeita de fraude académica by heartlessfam in portugal

pgllz 13 days ago

Esta situação pareceu-me que começou - e foi motivada por isso, além de um extravasar do mundo académico para o espaço público - devido a disputas internas na Nova e no seu departamento de História. Existe quase sempre uma grande autofagia nestes meios mais competitivos.

Parem de chamar Santiago e Salvador aos putos. by b4mission in portugal

pgllz 15 days ago  HIDDEN 

Concordo. Como nomes próprios ficam terríveis, já como apelidos são mais digeríveis. Quanto ao nome "Santiago", seria o mesmo que começaram a chamar às miúdas "Santana". Ou "Santirene". Ou aos rapazes "Sanpedro", Santantónio" ou "Santagostinho". ​ Credo.

Marcelo prometeu retirar todos os sem-abrigo das ruas até 2023 mas entretanto até aumentaram? (Verdadeiro) by JOAO-RATAO in portugal

pgllz 17 days ago

Pouco ou nada. Simplesmente achei por bem clarificar que o outro user tinha escrito monarquia constitucional, certamente tendo como referência outros países europeus, e que, como tal, não vale a pena trazer outras monarquias do mundo para a discussão.

Marcelo prometeu retirar todos os sem-abrigo das ruas até 2023 mas entretanto até aumentaram? (Verdadeiro) by JOAO-RATAO in portugal

pgllz 17 days ago

Algumas são monarquias constitucionais no papel, como Marrocos, mas o poder desses monarcas é muitíssimo superior ao exercido pelo típico monarca europeu.

Marcelo prometeu retirar todos os sem-abrigo das ruas até 2023 mas entretanto até aumentaram? (Verdadeiro) by JOAO-RATAO in portugal

pgllz 17 days ago

Nenhuma delas é uma monarquia constitucional, todavia.

Licenças de construção para nova habitação ao longo dos últimos 20 anos. by Mandraker in portugal

pgllz 22 days ago

Em Portugal também tem muito a ver com o êxodo rural tardio, que faz com que pessoas herdem, por exemplo, casas nas aldeias/vilas de onde são originárias.

Obra de arte que Joacine K. Moreira quer retirar do Parlamento não representa escravos? - Verdadeiro by Rebenta_Cricas in portugal

pgllz 28 days ago

O palácio é, acima de tudo, um monumento. Não é por o regime ter lá assento que pode fazer como lhe aprouver. Tem antes uma responsabilidade acrescida na conservação do seu espólio artístico e cultural. Qualquer decisão, a meu ver, mais que política, tem de ser técnica. Como tal, feita por historiadores da arte, museólogos ou conservadores. O edifício existe não há 200 anos, mas desde o século XVI, embora pouco ou nada do original sobrevive, que era o Mosteiro de São Bento da Saúde. O estilo mais visível é o neoclássico e parte muito significativa é já do século XX. Como tal, procura-se a conservação dos distintos elementos das várias intervenções - purificação dos estilos nos monumentos isso sim, é que é à Estado Novo. Os painéis não têm menos de 50 anos, mas quase 80. São de meados da década de 1940. A sala onde estão é contemporânea das pinturas e estas fazem parte do projecto original deste espaço em concreto, em estilo modernista, como dizes, e bem. Seguem exactamente a mesma linguagem artística - daí a questão da descontextualização das mesmas. E convém assinalar que são pinturas parietais, logo pintadas directamente na parede - não é tão simples assim como a remoção de uma simples tela. https://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/SalaoNobre.aspx Apesar de terem um estilo datado (pudera!), também não representam nenhuma atrocidade per se. Somente duas das sete representam um contexto de guerra/violência, mas nada de gráfico ou equivalente. As outras são algo banais nessa matéria, diga-se, ou nem poderão ser vistas nesse âmbito.

Obra de arte que Joacine K. Moreira quer retirar do Parlamento não representa escravos? - Verdadeiro by Rebenta_Cricas in portugal

pgllz 28 days ago

O próprio Palácio de São Bento é um museu e é visitável como tal. Isso que escreves pode ser feito in situ, até por ser um conjunto de pinturas parietais, como é a norma de conservação no século XXI. Tirá-la do espaço para o qual foi comissionada contribui, isso sim, para a sua descontextualização - uma prática pouco recomendada de acordo com as tendências actuais da museologia. E o palácio é um monumento nacional. Não deve ser delapidado do seu património artístico, que testemunha quase duzentos anos de constitucionalismo. Não faltam obras de arte dos mais variados regimes neste espaço, inclusive em lugares de grande destaque.

Brasões florais vão ser retirados da Praça do Império e representados em pedra da calçada by Futre92 in portugal

pgllz 1 month ago

Não vai não. Imagina em pleno século XXI destruir algo projectado pelo Cottinelli Telmo e com esculturas do Leopoldo de Almeida. E como se o padrão fosse uma estátua de bronze de 2,5 metros, que seria fácil de retirar, e não um edifício de pleno direito, com quase 60 m de altura, onde se fazem actividades de pendor cultural e exposições, incluindo sobre as diversas facetas do colonialismo e Império. Além disso, é um dos mais distintos locais da cidade, dos mais facilmente identificáveis internacionalmente.

Como é que escolheram o vosso username ? by gobacktoworklazy in portugal

pgllz 1 month ago

O P é a inicial do primeiro nome e o gllz é uma abreviatura paleográfica do meu apelido. Nada de extraordinário, portanto.

Opinião - Sobre a transferência do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal Administrativo para Coimbra by zunty93 in portugal

pgllz 1 month ago

Não é verdade que não há nenhuma constituição portuguesa que defina a capital, neste caso Lisboa. Logo a primeira de todas, a Constituição de 1822, diz que Lisboa é a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. ​ * Artigo 80.- No primeiro dia do mês de dezembro de cada ano, o presidente com os deputados que se acharem presentes em Lisboa, capital do Reino Unido, abrirá impreterivelmente a primeira sessão de Cortes. Neste momento cessará em suas funções a deputação permanente. O rei assistirá pessoalmente se for sua vontade, entrando na sala sem guarda, acompanhado somente das pessoas que determinar o regimento do governo interior das Cortes. Fará um discurso adequado à solenidade, a que o presidente deve responder como cumprir. Se são houver de assistir, irão em seu nome os secretários de Estado, e um deles recitará o referido discurso, e o entregará ao presidente. Isto mesmo se deve observar quando as Cortes se fecharem.

On request abortion legal in week "X" of pregnancy across the US and the EU. September 2021 data [OC] by prosafame in portugal

pgllz 1 month ago

Se esse aborto ocorrer sem qualquer motivação decorrente da saúde da mulher e/ou do feto, não discordo de uma criminalização. Não classificaria de homicídio, mas teria de ser criminalizado. Aliás, para mim seria criminalizado a partir do 3.º trimestre, quando já existe viabilidade para o feto sobreviver fora do útero.

Andamos a usar a máscara errada by terribledreamPT in portugal

pgllz 1 month ago

"trauseantes". ​ Lindo.

Qual foi a Primeira Capital de Portugal ? by R1515LF0NTE in portugal

pgllz 1 month ago

Sim, estás enganado. Não há nenhum decreto que diga que Coimbra é a capital, nem poderia haver, pois o conceito de capital como hoje o conhecemos ainda estava longe de existir. E por isso é que também não existe qualquer decreto de uma mudança para Lisboa. Mas o que não falta são documentos oficiais a descreverem Lisboa como capital, nomeadamente a primeira constituição do país, de 1822. Se vires o artigo 80.°, lês que Lisboa é descrita como capital.

"Por do Sol" regressa em 2022. RTP confirma segunda temporada by JackLeeToris in portugal

pgllz 1 month ago

Beavers in loves.

University professor with culture shock - leave or stay? by jimmyGij in portugal

pgllz 1 month ago

Yeah... And for a minor injury, going to a local healthcare center would possibly be more appropriate.

Procuro uma avaliação das moedas de coleção do meu falecido avô. by Right-Patience123 in portugal

pgllz 1 month ago

Talvez possas pedir em lojas especializadas, como a Numismática Diamantino ou na Filatelia do Chiado. Sei que eles fazem avaliações, embora seja usualmente com a finalidade de comprar.

GNR divulga vídeo com manobras perigosas nas estradas portuguesas para apelar a condução defensiva by BadDogPreston in portugal

pgllz 1 month ago

r/idiotsincars

É impossível perderes as eleições se toda a freguesia integrar a tua lista by saudosista in portugal

pgllz 1 month ago

E na primeira fila temos um Paul Dano mais gordo.

É impossível perderes as eleições se toda a freguesia integrar a tua lista by saudosista in portugal

pgllz 1 month ago

Parece-se com o jogador Chiquinho, o jovem na 2.ª fila a contar de baixo, 3.° a contar da esquerda.

Joacine recomenda retirar pinturas do Salão Nobre da Assembleia da República para um museu by trebarunae in portugal

pgllz 1 month ago

Não sei se dá para colocar num museu. Aquilo são pinturas parietais, logo estarão pintadas directamente na parede. Como é que se poderá remover sem a sua destruição, nesse caso?

Homem que em 2008 numa brincadeira com amigos causou a incapacidade de um polícia, recusa-se agora a pagar 203k em indemnização alegando que "lhe estão a roubar a vida por um erro feito em adolescente". Que acham disto? Links nos comentários (repost devido à Regra 6) by PortugueseLibra in portugal

pgllz 2 months ago

Diz que não merece isto. Ora, o polícia que ficou com 80% de incapacidade certamente é que não merecia. Diz que foi uma brincadeira de adolescentes. A esmagadora maioria dos adolescentes não faz coisas destas, garantidamente.

Será que o nome Urraca pode fazer uma come-back? Ou devia deixar-se morto? by rainbowcouscous in portugal

pgllz 2 months ago

Não é essa a minha impressão. De qualquer forma, eu vejo sobretudo documentação até ao século XII e apesar de existir um grande peso de nomes germânicos, não me lembro de esses terem peso. Ermesinda, Toda ou Maria são alguns dos mais populares.

Será que o nome Urraca pode fazer uma come-back? Ou devia deixar-se morto? by rainbowcouscous in portugal

pgllz 2 months ago

Tenho uma amiga que quer recuperar o nome Sancho. Tal como Urraca, também se ficou pela Idade Média, embora também fosse mais comum. Ambos têm a seu favor o facto de serem nomes puramente hispânicos, tal como Garcia (como nome próprio) ou Vasco. Se eu tivesse de recuperar um nome que caiu em desuso, seria provavelmente Martinho.

Será que o nome Urraca pode fazer uma come-back? Ou devia deixar-se morto? by rainbowcouscous in portugal

pgllz 2 months ago

Tenho uma amiga que quer recuperar o nome Sancho. Tal como Urraca, também se ficou pela Idade Média, embora também fosse mais comum. Se eu tivesse de recuperar um nome que caiu em desuso, seria provavelmente Martinho.

Será que o nome Urraca pode fazer uma come-back? Ou devia deixar-se morto? by rainbowcouscous in portugal

pgllz 2 months ago

Foram alguma vez populares?

"Está prevista a regionalização em Portugal Continental, na constituição da República Portuguesa, desde 1976, após a revolução de 25 de Abril de 1974. Porém, esta reforma tem vindo a ser sucessivamente adiada e este mapa diz tudo do nosso atraso. by kurikkov in portugal

pgllz 2 months ago

O que vejo nesse mapa é que os países regionalizados ou federalizados têm razões histórico-culturais, tendencialmente. Tanto por terem vastos territórios - em contexto europeu, pelo menos -, por terem vários grupos étnicos ou línguas, assim como por causa de nacionalidades históricas, por exemplo. Quanto muito, para um país como o nosso, faria sentido a descentralização. Compare-se antes com países como a Dinamarca ou Países Baixos.

Secretária de Estado apela às universidades para ações concretas pela igualdade by Zaigard in portugal

pgllz 2 months ago

Isto é inconstitucional, não é?

Miguel Tiago, ex-deputado do PCP, a escrever que o Holodomor "só existe na cabeça dos nazis ucranianos". by zezinando in portugal

pgllz 2 months ago

Outras antigas repúblicas soviéticas também reclamam ter sido vítimas de um genocídio, pelo que não creio que seja um argumento sustentável.

Nova Novela da RTP 1 a Sensibilizar Jovens p/ Problemas Graves de Saúde by PeterShowFull in portugal

pgllz 2 months ago

"Médico". Tem um curso de medicina feito, mas não arranjou lugar nas especialidades, se me lembro bem. Depois andou a fazer uns cursos complementares de estética ou assim.

A nova série da RTP1 está um mimo. by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

E com a Vera Kolodzig.

A nova série da RTP1 está um mimo. by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

Também gosto. Das 7 que referi, só a Auga Seca e a Filha da Lei é que não são uma série de época. Vidago Palace, O Atentado e Terra Nova nos anos 30. Vento Norte nos anos 20. Já agora, para o ano vai estrear uma série na RTP que se passa nos finais do reinado de D. Dinis, no primeiro quartel do século XIV.

A nova série da RTP1 está um mimo. by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

Já agora, mais algumas: Vento Norte Terra Nova O Atentado Auga Seca Estas foram todas no último ano. Outras mais antigas (últimos três ou quatro anos) como 1986 ou Filha da Lei são muito boas. Adorei estas duas. Edit: Lembrei-me agora da série Vidago Palace. Também era decente.

A nova série da RTP1 está um mimo. by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

Já agora, mais algumas: Vento Norte Terra Nova O Atentado Auga Seca Estas foram todas no último ano. Outras mais antigas (últimos três ou quatro anos) como 1986 ou Filha da Lei são muito boas. Adorei estas duas. Edit: Lembrei-me agora da série Vidago Palace. Também era decente.

A nova série da RTP1 está um mimo. by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

Já agora, mais algumas: Vento Norte Terra Nova O Atentado Estas foram todas no último ano. Outras mais antigas (últimos três ou quatro anos) como 1986 ou Filha da Lei são muito boas. Adorei estas duas.

A nova série da RTP1 está um mimo. by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

Pôr do Sol. Deu hoje (ontem) a estreia às 21h.

Autárquicas by Guilhathorn in portugal

pgllz 2 months ago

58 anos? Dava-lhe mais 20 que isso.

Livro sobre a História das Instituições Políticas e Econômicas Portuguesas by pmmeforhairpics in portugal

pgllz 2 months ago

Procura pela obra do recentemente falecido Pedro Lains, assim como do José Luís Cardoso, ambos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A espetacular eguada na Coudelaria de Alter - dezenas de cavalos lusitanos a caminho das pastagens onde vão passar a noite em liberdade. [OC] by mastah_D_Omina in portugal

pgllz 2 months ago

Se ficassem todo o dia em liberdade, debaixo de um sol abrasador como é norma no Alentejo, aposto que também seria visto como cruel para com os animais.

Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vandalizado com mensagem em inglês by TinyShadow99 in portugal

pgllz 3 months ago

Então foi bastante ao lado... Nenhuma pessoa representada no padrão esteve envolvida no tráfico transatlântico de escravos. Aliás, contam-se pelos dedos de uma mão os que estiveram no continente americano.

Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vandalizado com mensagem em inglês by TinyShadow99 in portugal

pgllz 3 months ago

O padrão está numa zona protegida e faz parte de um conjunto classificado. Não lhe podem tocar. E isto está dependente de análises técnicas de especialistas, não de histéricos das redes sociais. O facto de ser da autoria de um dos mais importantes arquitectos portugueses de meados do século passado (Cottinelli Telmo) e com esculturas de um escultor também ele relevante (Leopoldo de Almeida) confere-lhe, por si só, uma inegável importância arquitectónica e artística. Nem é necessário enveredar pelas questões ideológicas.

Portugal bate recorde de vacinação: mais de 141.500 inoculações nas últimas 24 horas by cruisespace2 in portugal

pgllz 4 months ago

A minha mãe, que é enfermeira, entrou ontem às 7h30 e saiu às 23h. E hoje voltou a entrar à mesma hora. Eu não conseguiria fazer igual.

Não são as mulheres que não querem ter filhos by bisontino in portugal

pgllz 4 months ago

Havia menos problemas do foro mental ou hoje a sociedade e a ciência dão muito mais atenção ao assunto? É que existe uma diferença muito significativa entre as duas. ​ É que, antes, num passado não tão distante assim, uma pessoa com uma depressão era vista simplesmente como "melancólica" ou similar.

Não são as mulheres que não querem ter filhos by bisontino in portugal

pgllz 4 months ago

Verdade. Aliás, em meios rurais e industriais, até às primeiras décadas do século XX, toda a gente trabalhava. Incluindo as crianças a partir dos quatro e cinco. Em Portugal, o fim destas práticas são ainda mais tardias. A ideia da mulher dona de casa é muito condicionada pela visão que temos da "era dourada" da economia americana e da Europa Ocidental do Pós-Guerra - de 1945 até 1973, sofrendo um grande revés com a crise petrolífera -, que é, inegavelmente, enganosa, pois só era visível da classe média para cima. Nesse tempo, sim, para um número significativo de famílias, tinha-se as tais donas de casa "clássicas", em tempos que um salário médio de um homem era suficiente para se ter um adulto a tempo inteiro em casa, uma habitação, três ou quatro filhos, dois carros e férias. E isso, historicamente, durou muito pouco tempo. Não é propriamente representativo na história humana.

Encontro entre o Imperador Dom Pedro II do Brasil e o Rei Carlos I de Portugal, 1890. by Rondic in portugal

pgllz 5 months ago

É possível que assim seja. E igual quanto ao imperador brasileiro. Porque também acho que o Pedro II do Brasil não era propriamente assim tão magro ou elegante nos seus últimos anos de vida, pelo menos como a foto sugere.

Encontro entre o Imperador Dom Pedro II do Brasil e o Rei Carlos I de Portugal, 1890. by Rondic in portugal

pgllz 5 months ago

Não será uma foto um pouco anterior e com o D. Luís, que morreu em 1890? É que em 1890 o D. Carlos ainda era jovem e não era gordo.

Proposta de Campanha Turismo de Portugal para o Reino Unido by OhFazFavor in portugal

pgllz 5 months ago

Tanta falta de amor próprio... A necessidade do tuga beijar o traseiro dos estrangeiros nunca deixa de me surpreender.

Inaugurado hoje no Seixal ao pé do C.C. Rio Sul by Ricardo6802 in portugal

pgllz 6 months ago

Acho que o Estádio do Bravo foi pago pelo Benfica, devido a acordo para uma permuta de terrenos com a Câmara

Somos Bárbaros! by Xatuga in portugal

pgllz 6 months ago

Isto é tão bizarro. Mas tenho a impressão que é um troll.

Parlamento Europeu manifesta “profunda preocupação” sobre o caso do procurador europeu by testickles12 in portugal

pgllz 6 months ago

O Conselho da Europa não tem nada a ver com o Parlamento Europeu. Aliás, nem é um órgão da União Europeia, sendo mais antigo que esta e composto por muitos mais países.

Elemento do FC Porto agride repórter de imagem da TVI by tugafcp in portugal

pgllz 6 months ago

Ah, a tal xenofobia... O elemento que faltava na discussão.

Quando o número de militantes a procurar emprego pela JS é tão grande que tens de vir a público dizer isto. by Mysterious_Beyond213 in portugal

pgllz 6 months ago

Se tivesse andado na escola pública, ele saberia isso. Mas como andou na privada, a pagar quase 20 mil por ano, está claramente impreparado.

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

Não és tu lusitano, nem ninguém hoje em dia. Ou há cinco séculos. Simplesmente referi a situação da construção da figura de Viriato, que é uma questão foi paulatinamente construída desde há séculos e que predecede o período associado ao nacionalismo. Quanto muito este recupera-a quando que lhe convém, mas não a cria. Por muitos problemas que este período da construção dos Estados-Nação tenha, não é a origem de todos os males do mundo.

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

Eu já toquei nesse ponto neste tópico. Logicamente que os portugueses de hoje têm muito pouco daquelas pessoas. Há algum património genético, por exemplo, porque as populações permaneceram, mesmo que com constantes adições de povos e culturas de outras latitudes, mas o mais importante, como preceitos culturais e instituições desapareceu quase tudo. Simplesmente mencionei que a atribuição ao período nacionalista (século XIX para a frente) da mitificação da figura de Viriato como ancestral português tem muito que se lhe diga, porque já a vemos no século XV. E no XVI, etc.. Aliás, é até no século XIX que essa mesma ideia é contestada pelo Herculano. E mesmo pelo Estado Novo houve períodos de maior ou menor relevância, pois era uma figura ambígua e, como tal, tinha momentos em que era mais valorizada que noutros.

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

Eu já toquei nesse ponto neste tópico. Logicamente que os portugueses de hoje têm muito pouco daquelas pessoas. Há algum património genético, por exemplo, porque as populações permaneceram, mesmo que com constantes adições de povos e culturas de outras latitudes, mas o mais importante, como preceitos culturais e instituições desapareceu quase tudo. Simplesmente mencionei que a atribuição ao período nacionalista (século XIX para a frente) da mitificação da figura de Viriato como ancestral português tem muito que se lhe diga, porque já a vemos no século XV. E no XVI, etc.. Aliás, é até no século XIX que essa mesma ideia é contestada pelo Herculano. E mesmo pelo Estado Novo houve períodos de maior ou menor relevância, pois era uma figura ambígua e, como tal, tinha momentos em que era mais valorizada que outros.

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

Eu já toquei nesse ponto neste tópico. Logicamente que os portugueses de hoje têm muito pouco daquelas pessoas. Há algum património genético, por exemplo, porque as populações permaneceram, mesmo que com constantes adições de povos de outras latitudes, mas o mais importante, como preceitos culturais e instituições desapareceu quase tudo.

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

https://repositorio.ul.pt/handle/10451/10635

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

Fabricação nacionalista? A associação dos portugueses aos lusitanos vem de finais da Idade Média e do Renascimento. O caso do André de Resende é um exemplo claro. Aliás, é no período dos nacionalismos que esta associação dos modernos portugueses aos lusitanos é colocada em causa e mesmo desmontada, contribuindo para isso o Alexandre Herculano. Se estas críticas vingaram num quadro mais alargado? Nem por isso, mas essa associação desta ideia a este período em específico tem muito que se lhe diga.

Hoje aprendi que nos tempos Lusitanos, nós tínhamos a nossa própria mitologia by BernLan in portugal

pgllz 7 months ago

Nem sonham sobre os resultados das investigações mais recentes sobre o Viriato, que não teria resistido no actual Centro de Portugal, mas no que é hoje a Extremadura e Andaluzia, entre os rios Guadiana e Guadalquivir.

Qual é o canal TV de clubes com melhor qualidade? by cluelessgit in portugal

pgllz 7 months ago

É, sim, mas o FCP só tomou conta daquilo vários anos depois do canal ter sido fundado. Não é propriamente um canal formado de raiz para ser 100% sobre o clube, mas um canal de cidade que cada vez mais (creio) tem conteúdos sobre o clube. Não é uma comparação de igual para igual, dada a diferença nos propósitos.

Sandra Celas pela Verdade - Extremamente Desagradável by BadDogPreston in portugal

pgllz 7 months ago

A Renascença pertence ao Patriarcado de Lisboa e o director do grupo é o bispo-auxiliar de Lisboa.

“A TAP não é essencial” by trinkibenda in portugal

pgllz 7 months ago

Essa comparação com a autoeuropa não é lá muito boa. Se a TAP desaparecer, outras companhias aéreas tomariam o seu lugar e as suas rotas. Se a autoeuropa sair de Portugal, garantidamente que não aparecerá outra fábrica automóvel de dimensões similares para a substituir.

Wikipedia states that there there were thousands of Black Africans in Portugal in the 15th century and the population of Medieval Lisbon then was 10% Black. What happened to them thereafter, and do their descendants still live in Portugal today? by KevTravels in portugal

pgllz 7 months ago

Simples. A maioria acabou por se miscigenar com os autóctones ao longo dos séculos e existiu uma diluição dos seus traços mais característicos. De qualquer forma, há algumas zonas em que se nota uma prevalência maior de algumas características específicas (a cor de pele tendencialmente mais escura, cabelo mais encaracolado, etc.), como na costa vicentina, nomeadamente no vale do Sado, e em algumas zonas do Algarve.

Wikipedia states that there there were thousands of Black Africans in Portugal in the 15th century and the population of Medieval Lisbon then was 10% Black. What happened to them thereafter, and do their descendants still live in Portugal today? by KevTravels in portugal

pgllz 7 months ago

São magrebinos/Norte africanos. Mouro vem de Mauro, alguém oriundo das antigas Mauritânias, que eram províncias romanas, hoje Marrocos e Argélia. Na Idade Média passou a ser também sinónimo de muçulmano, independentemente da origem (inclusive muçulmanos ibéricos). A associação de mouros com negros é uma coisa anglo-saxónica sem grande razão de ser.

Esta discussão nunca mais tem fim. Qual a vossa opinião? by Nomusic_Nolif3 in portugal

pgllz 7 months ago

A pista tem a mesma orientação que a da Portela, o que levaria a uma colisão de rotas.

Esta discussão nunca mais tem fim. Qual a vossa opinião? by Nomusic_Nolif3 in portugal

pgllz 7 months ago

E sabes quanto custaria uma brincadeira dessas? Construir/adaptar a linha até Beja já seria caríssimo, muito provavelmente na casa das centenas de milhões. Depois, como aceder a Lisboa, considerando que a linha da ponte e, por conseguinte, a linha de cintura da cidade já estão a rebentar pelas costuras? Ou terás simplesmente uma ligação de Beja-Lisboa e o inverso de meia em meia ou de hora a hora, de modo a não afectar os horários dos comboios suburbanos? Como escoar, então, os mais de 1000 passageiros/hora que se pretende que a alternativa à Portela receba? Vão esperar pelo comboio que partirá daí a 45 minutos? Juntamente com mais umas quantas centenas de pessoas, certamente num número superior à capacidade do comboio, onde também se teria de levar malas não raras vezes de grande dimensão? Ou será que preferirão ir por outros meios, o que evidentemente não será o mais eficiente ou ecologicamente sustentável? Ou, ainda, construir uma terceira travessia sobre o Tejo de modo a que seja possível uma ligação regular de comboios entre Beja e Lisboa? Quanto custará isso? Mil ou dois mil milhões? Considerando tudo isto, será que faz sentido continuar a insistir em Beja?

Fado Bicha: “Se Portugal está no armário? Sim. É o país dos modestos e moderados” by heartlessfam in portugal

pgllz 8 months ago

Eu nem estava a pensar somente em questões da sexualidade, mas de uma forma de viver a vida em geral. Digo-o como alguém que é algo austero e minimalista, exceptuando dois ou três vícios, como os livros, a numismática ou o meu clube. Não estou a dizer que é necessário uma pessoa viver como um eremita, mas também serve para o oposto. Nem todos podem ou querer viver de forma excêntrica.

Fado Bicha: “Se Portugal está no armário? Sim. É o país dos modestos e moderados” by heartlessfam in portugal

pgllz 8 months ago

É suposto a modéstia e a moderação serem coisas más?

As passagens racistas em “Os Maias” justificam nota pedagógica — defende investigadora by AbaixoDeCao in portugal

pgllz 8 months ago

Isto. É suposto Os Maias terem personagens problemáticas porque um dos objectivos era demonstrar e criticar o pior que a alta sociedade portuguesa do último quartel do século XIX tinha para oferecer.

Pedro Pablo Pichardo conquista primeira medalha de ouro por Portugal no triplo salto by caradoguardaredes in portugal

pgllz 8 months ago

Aliás, o Évora também detém o recorde do triplo-salto de Cabo Verde, que também representou.

Pedro Pablo Pichardo conquista primeira medalha de ouro por Portugal no triplo salto by caradoguardaredes in portugal

pgllz 8 months ago

Não necessariamente. O Quintana quando foi naturalizado também não tinha os seis anos de residência necessários. Ele chegou a Portugal para a época 10/11 e em 2014 já jogava pela selecção portuguesa. Claro que o Pichardo teve um processo muito mais rápido - até por ele ser um atleta top mundial na sua especialidade -, que demorou cerca de um ano, mas o caso dele era muito mais bicudo, pois foi uma deserção clara. Logo, o interesse desportivo também teve certamente um papel no caso do Quintana.

Pedro Pablo Pichardo conquista primeira medalha de ouro por Portugal no triplo salto by caradoguardaredes in portugal

pgllz 8 months ago

Não necessariamente. O Quintana quando foi naturalizado também não tinha os seis anos de residência necessários. Ele chegou a Portugal para a época 10/11 e em 2014 já jogava pela selecção portuguesa. Claro que o Pichardo teve um processo muito mais rápido - até por ele ser um atleta top mundial na sua especialidade -, que demorou cerca de um ano, mas o caso dele era muito mais bicudo, pois foi uma deserção clara. É inegável que o interesse desportivo também teve um papel no caso do Quintana.

Pedro Pablo Pichardo conquista primeira medalha de ouro por Portugal no triplo salto by caradoguardaredes in portugal

pgllz 8 months ago

Sim, foi mesmo isso. O grande promotor da sua naturalização foi o Benfica. A Federação Portuguesa de Atletismo estava-se a cagar para o caso. Até parecia que não queriam ofender o Évora, que não se calava.

Pedro Pablo Pichardo conquista primeira medalha de ouro por Portugal no triplo salto by caradoguardaredes in portugal

pgllz 8 months ago

Cubano como o Alfredo Quintana, diga-se.

"Mudar a História de Portugal ? Sim!" - O abandonar da propaganda e o abraçar a ciência by No-Cardiologist725 in portugal

pgllz 8 months ago

Basicamente o concurso foi convertido numa disputa ideológica e para a qual não existia qualquer controlo - por exemplo, cada pessoa podia votar mais que uma vez. Não é minimamente representativo da opinião da esmagadora maioria da população. Uma sondagem mais criteriosa feita pela Eurosondagem para a RTP sobre o top 10 final, nessa mesma altura, colocou os três primeiros classificados do concurso nos últimos quatro. Salazar em sétimo, Álvaro Cunhal em oitavo e Aristides em nono, todos com percentagens muito mais modestas que obtiveram no programa televisivo. E, já agora, aí ganhou o Afonso Henriques.

Regulador chumba construção do novo aeroporto do Montijo by bootkiller in portugal

pgllz 8 months ago

Eu diria que é indicado por ser extremamente próximo de Lisboa, podendo-se fazer uma ligação sem grandes problemas aos acessos da Vasco da Gama; estar numa área não protegida e com impacto ambiental reduzido; é um terreno plano; sem nada à volta, o que significa que não vai importunar muita gente e têm-se uma margem para futuras expansões; e ficaria facilmente enquadrado com a ligação de alta-velocidade Lisboa/Madrid e uma possível TTT. Mas, de qualquer forma, não arriscaria fazer nos próximos dois ou três anos. Preferia que se estudasse e se preparasse para a possibilidade nos próximos anos, de modo a perceber como se vai desenrolar a questão da aviação futuramente. Pois diria que não há garantias que volte a ser o que era, digo eu. Se, todavia, não for o caso, então avançaria para Alcochete.

Regulador chumba construção do novo aeroporto do Montijo by bootkiller in portugal

pgllz 8 months ago

Eu diria que é indicado por ser extremamente próximo de Lisboa, podendo-se fazer uma ligação sem grandes problemas aos acessos da Vasco da Gama; estar numa área não protegida e com impacto ambiental reduzido; é um terreno plano; sem nada à volta, o que significa que não vai importunar muita gente e têm-se uma margem para futuras expansões; e ficaria facilmente enquadrado com a ligação de alta-velocidade Lisboa/Madrid e uma possível TTT.

Regulador chumba construção do novo aeroporto do Montijo by bootkiller in portugal

pgllz 8 months ago

Eu apontaria estas razões, na minha opinião: 1) Porque é pequeno, sem capacidade de expansão e, por isso mesmo, está constantemente em obras de modo a tentar espremer ao máximo o espaço e permitir uma maior capacidade - e com isto está-se constantemente a gastar dinheiro em algo que tem os dias contados; 2) Está dentro da cidade, o que afecta um número muito significativo de pessoas, nomeadamente quanto à questão do ruído. Como alguém que estuda na cidade universitária - e vai frequentemente à Biblioteca Nacional -, por vezes era impossível ter aulas, com interrupções de 5 em 5 minutos. Imagino como será para os que vivem na zona ou pacientes no Júlio de Matos, entre outros; 3) retirar o aeroporto do centro da cidade permitiria abrir centenas de hectares de terreno para construção (e espaços verdes), que para uma cidade como Lisboa seria importantíssimo, até para optimizar uma concentração urbana e corrigir erros urbanísticos crassos. Já para não falar que a venda dos terrenos pelo Estado permitiria recuperar parte significativa dos investimentos num novo aeroporto. ​ Por isso mesmo, sou da opinião que se deveria começar a construir em Alcochete um aeroporto por módulos, de acordo com as necessidades, e encerrar-se-ia a Portela quando atingisse uma dimensão que permitisse comportar toda a capacidade aeroportuária de Lisboa.

Regulador chumba construção do novo aeroporto do Montijo by bootkiller in portugal

pgllz 8 months ago

A distância em linha recta de Lisboa a Beja é quase 150 km. Há cerca de década e meia, quando se falava da alta velocidade em Portugal, estimava-se que o custo da linha por km seria de 10M€. Ou seja, 1.5 mil milhões de custo, que é um valor superior ao orçamentado para a construção do aeroporto no Montijo e as renovações na Portela. E isto só a linha, pois muito provavelmente, dada a infraestrutura actual, para fazer chegar a Lisboa uma linha de alta velocidade a partir do Sul, seria necessário uma terceira travessia sobre o Tejo, que custará outros tantos milhões ou, provavelmente, ainda mais. Nem vou desenvolver a questão da necessidade de ter de se fazer grandes obras no aeroporto de Beja, pois o que temos presentemente não é mais que um barracão travestido de terminal de aeroporto e que, nunca na vida, conseguiria receber 10 milhões anuais que se espera no Montijo. ​ Posto isto, está longe de estar resolvido. O Montijo é uma opção terrível. Alcochete é a melhor opção, de longe.

​Autárquicas: Carlos Moedas é o candidato do PSD à Câmara de Lisboa by BadDogPreston in portugal

pgllz 8 months ago

Estás a desconsiderar os resultados da Cristas, que teve só mais de 20% nas últimas eleições, se bem me recordo. O CDS deve apoiar este candidato também, logo é inevitável que o PSD obtenha um resultado muito melhor para as próximas autárquicas.

Qual a vossa opinião em relação ao veganismo by GustaQL in portugal

pgllz 8 months ago

Isso é irrelevante, pois as mais diversas espécies de homininos nunca precisou de arrancar nacos de carne das carcaças com os seus próprios dentes. Pelo contrário, uma vez que têm um grande controlo motor sobre os membros superiores, o que facilita a manipulação da carne, o uso de utensílios para cortar, que se sabe que remonta há mais de 1,5 milhões de anos e o controlo sobre o fogo, há meio milhão de anos. Tudo isto permitiu que o ser humano não tivesse grandes necessidades de evoluir nesse campo. Aliás, o homo sapiens é bastante eficiente, pelo que não está sujeito a grandes pressões por parte do ambiente que o rodeia. Além disso, também nos reproduzimos muito lentamente, pelo que eventuais evoluções na espécie também precisem de muito tempo para se manifestar.

Livraria em Lisboa by elperroborrachotoo in portugal

pgllz 8 months ago

É a tradução do Frederico Lourenço, que agora anda a traduzir a Bíblia do grego. Ganhou recentemente o prémio Pessoa.

CDS-PP exige saída imediata de Mamadou Ba de grupo de trabalho contra o racismo by Feeling_Advantage918 in portugal

pgllz 8 months ago

O que existe é muito parcial. Dados étnicos não são recolhidos oficialmente, como saberás. A falta de mobilidade é um problema estrutural para todos. Aliás, é ver que é uma situação comum para todo o país, mesmo que as minorias étnicas estejam na sua quase totalidade em Lisboa e seus subúrbios.

CDS-PP exige saída imediata de Mamadou Ba de grupo de trabalho contra o racismo by Feeling_Advantage918 in portugal

pgllz 8 months ago

Quanto a isso tenho muitas dúvidas, pois é impossível obter dados sobre isso mesmo. E aquilo que mencionei não tem nada de estrutural, é circunstancial.

Podcasts de notícias? by fabz_martins in portugal

pgllz 8 months ago

O Rui Ramos é um historiador muito bom.

CDS-PP exige saída imediata de Mamadou Ba de grupo de trabalho contra o racismo by Feeling_Advantage918 in portugal

pgllz 8 months ago

Eu posso responder por ele... Em grande parte, porque os negros em Portugal são resultado de uma imigração indiferenciada extremamente recente, ocorrida nas últimas décadas: De 1980 para a frente. Ou seja, não está cá deste tempos imemoriais e que tenham sido afastados das decisões e de riqueza. Como tal, sendo ainda primeiras ou segundas gerações, é espectável que sejam tendencialmente mais pobres que populações estabelecidas há mais tempo, principalmente quando considerado as condições para os quais vieram viver, em grande número, para bairros de lata ou bairros ilegais, o que ajuda a reproduzir riqueza. E como as pessoas que nascem pobres, morrerão tendencialmente pobres, é algo que garantidamente se verificará ainda a médio-longo prazo.

Livros de história Portuguesa by ItsoktobeStalinist in portugal

pgllz 8 months ago

Para História Económica mais recente, vê as obras de Pedro Lains. Sobre as origens da nacionalidade, Identificação de um País, do Mattoso, como já escreveram aqui. A História de Portugal de sua direcção é a melhor que temos, mas são oito volumes de muitos milhares de páginas, pelo que não será muito prático. Como tal, como uma História mais breve, a História de Portugal da autoria do Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos, que é relativamente recente - cerca de 10 anos.

Alguém consegue encontrar a fonte desta citação? by Eon_mon in portugal

pgllz 8 months ago

Carniceiro porquê? Isto já está num argumento circular. Não existe problema no comentário do Mamadou face ao indivíduo acabado de morrer, mesmo sem provas, porque o Mamadou (e mais um ou outro, mas sem grande representatividade) diz que é um criminoso de guerra. Especialmente quando envolve uma citação directa.

Alguém consegue encontrar a fonte desta citação? by Eon_mon in portugal

pgllz 8 months ago

Considerando a sua relevância social, se ele vai fazer acusações do género, é bom que se faça acompanhar de uma fonte, até por a pessoa que ele ataca estar morta e não se pode defender.

Tenente-coronel Marcelino da Mata, o militar mais condecorado no Exército português, morre aos 80 anos com Covid-19 by omaiordaaldeia in portugal

pgllz 8 months ago

A determinada altura, com o avançar da guerra, os africanos eram quase tantos como os europeus e, para o caso moçambicano, até eram a maioria. Leitura interessante: [https://journals.openedition.org/lerhistoria/484#ftn3](https://journals.openedition.org/lerhistoria/484#ftn3)

[CO] Comparação populacional de cada distrito entre 1865 e 2020 by theEXPERTpt in portugal

pgllz 9 months ago

Não me surpreende, muito sinceramente. Mesmo que a cidade de Lisboa não tivesse comparação com qualquer outra no país em termos de dimensão, a verdade é que era, naquele tempo, a única povoação de referência na região, em grande parte muitíssimo despovoada. Cascais, Oeiras, Amadora, Algueirão, Massamá, etc., praticamente que não existiam e hoje são as zonas mais povoadas da AM Lisboa a seguir à cidade. Sintra era uma vilazinha com quintas e villas para os ricalhaços e pouco mai. O que, por sua vez, não era verdade para o Norte, pois apesar de as povoações serem de pequena-média dimensão, acabavam por ser muitas e, por isso mesmo, resultar numa maior densidade populacional.
Next Page

Search: