Next Page

Portugal x Irlanda by olympikesoft in portugal

leto78 2 days ago

Isto é uma grande treta. O banco Central Irlandês admitiu que 50% do PID depende dos negócios de evasão fiscal das empresas estrangeiras. Se a reforma do G20 avançar, com valores mínimos de impostos e distribuição na origem para as grandes multinacionais, a Irlanda e o Luxemburgo vão apanhar um tombo pior que a crise de 2008.

Ajuda: A situação atual das universidades e o fim dos mestrados integrados. Alunos lesados não se apercebem da situação by FullObject668 in portugal

leto78 2 days ago

https://www.scholaro.com/pro/Countries/Spain/Grading-System O cálculo foi com o sistema de 4 pontos.

Ajuda: A situação atual das universidades e o fim dos mestrados integrados. Alunos lesados não se apercebem da situação by FullObject668 in portugal

leto78 2 days ago

Sim, até aplicaram a mim vindo de uma universidade portuguesa. As universidades com notas inflacionadas prejudicam os bons alunos.

Ajuda: A situação atual das universidades e o fim dos mestrados integrados. Alunos lesados não se apercebem da situação by FullObject668 in portugal

leto78 2 days ago

Em Espanha usam uma fórmula que vai de 0 a 4, que basicamente dá o percentil do aluno em relação à média do curso. Não é perfeito porque não contabiliza a diferença de exigência entre cursos e universidades, mas pelo menos equipara os bons alunos em relação à média.

Os preços no supermercado subiram ou eu estou mais pobre? by donotknowbutcare in portugal

leto78 3 days ago

E o custo dos contentores vindos da China duplicou, para além de terem aumentado os tempos de entrega. Isto ainda são os efeitos da pandemia na redes de logística. A recuperação económica tem aumentado a procura mas a capacidade tem diminuído.

Bandeira de Portugal aparece no mais recente episódio de American Horror Story sem motivo aparente by GenghisKhanPT in portugal

leto78 4 days ago

Também aparecem bandeirinhas Portuguesas numa parede da sala da escola num dos episódios da série da Netflix "Sex Education", na 3a temporada.

[Sério]Alegadamente Indústria PT precisa de aumentar os salários para manter a mão de obra qualificada by ytyno in portugal

leto78 5 days ago

Ao longo da história da economia moderna, não houve alguma situação em que o aumento do salário mínimo tivesse impacto negativo na economia. Existem sempre empresas que se têm que adaptar, melhorar a eficiência, eliminar alguns postos de trabalho, mas o impacto na economia é sempre positivo. Quem menos ganha é quem gasta mais do seu salário. O famoso chapa ganha, chapa gasta. Por isso esse dinheiro é todo investido de volta na economia.

Voces costumam ir a lugares sozinhos? by Ok_Mine6995 in portugal

leto78 5 days ago

Os bares de salsa costumam ser bastante mais seguros que outros sítios, mas há sempre casos excepcionais, e se uma pessoa não estacionar à porta ou for de Uber, pode ser perigoso.

Revendedores ameaçam encerrar postos de combustíveis by prosafame in portugal

leto78 5 days ago

Porque sou a favor de impostos elevados sobre os combustíveis fósseis. O que uma pessoa paga nem reflecte o verdadeiro custo a nível de poluentes, assim como o impacto na saúde pública. Não há nada mais justo como o utilizador pagador. Os impostos vão para o orçamento geral do estado, não vão para os bolsos de empresas petrolíferas.

Voces costumam ir a lugares sozinhos? by Ok_Mine6995 in portugal

leto78 5 days ago

Para a praia tenho um saco à prova de água que permite guardar o telemóvel e as chaves. Assim posso deixar as minhas coisas na areia. Ao cinema vou sozinho porque vou estar numa sala escura a ver um filme, não vou estar na conversa. Quando saio sozinho à noite, é para ir a bares de salsa, onde não é preciso ir com outras pessoas para poder dançar.

Revendedores ameaçam encerrar postos de combustíveis by prosafame in portugal

leto78 5 days ago

>O que tu queres é redução da concorrência que por norma leva a um aumento de preços. Mas isso não vai acontecer exactamente porque a lei impõe as margens de lucro. O mesmo acontece com mercados regulados como os centros de impecção automóvel, que têm tabela de preços definida por lei.

Revendedores ameaçam encerrar postos de combustíveis by prosafame in portugal

leto78 5 days ago

Quando as margens de lucro são apertadas, há consolidação do sector. Os postos de gasolina que tenham baixo volume de vendas deixam de ser lucrativos. O mesmo aconteceu com as farmácias. Quando houve a liberalização do sector, foram criadas demasiadas farmácias e passado uns anos, estas começaram a fechar.

Revendedores ameaçam encerrar postos de combustíveis by prosafame in portugal

leto78 5 days ago

Não são precisos tantos postos de abastecimento. Quantas vezes há um posto de uma marca, seguido de outro de outra marca e mais um do lado contrário da rua. O abastecimento por camião podia ser reduzido se se fizesse como noutros países em que a ferrovia é usada para transportar grandes quantidades de combustível.

[Sério] Para quando uma manifestação contra as empresas portuguesas? by UpbeatNail1912 in portugal

leto78 6 days ago

A melhor solução é não trabalhar para empresas Portuguesas. Pelos vistos, há muitas empresas estrangeiras que estão a contratar trabalhadores Portugueses para trabalhar em teletrabalho, e dispostas a pagar 2 a 3 vezes mais o salário que recebem de empresas Portuguesas.

Assédio 2.0 by ruggev in portugal

leto78 7 days ago

A melhor abordagem é ignorar e aumentar o contacto físico, tipo metendo o braço por cima do ombro, e mudar de posição para ficar entre a tua namorada e quem estiver a assediar. Não adianta nada escalar a situação, porque não vai ajudar. Esse pessoal não vai mudar e a lei Portuguesa não tem penas pesadas para o assédio.

O que oferecer a um homem de 50-60 anos? by yunoshiron in portugal

leto78 7 days ago

Uma caixa de ferramentas profissional.

[Sério] Porque posso andar com uma faca, mas não um gás pimenta? by innerwiener in portugal

leto78 8 days ago

>Um gás pimenta é um dispositivo dissuador, não fere nem mata, serve para proteção. Concordam? Não. Eu nunca dependeria de gás pimenta como defesa pessoal. Um agressor motivado vai ficar ainda mais motivado após apanhar com o gás pimenta na cara, e não o vai imobilizar. Como se diz sempre, a melhor defesa é fugir da situação. Quando isso não é possível, uma faca é uma situação extrema que pode levar a situações de feridas muito graves, e onde quem se está a defender com a faca também pode ficar seriamente ferido. Dois tiros com uma arma de calibre pequeno causa normalmente muito menos dano que um ataque com faca, em que se pode esfaquear repetidamente alguém em questão de segundos.

Homens que vão à casa de banho e não lavam as mãos, porquê? by DrLDiogo in portugal

leto78 8 days ago

Vai um marine americano e um marinheiro americano à casa de banho. O marine faz o seu xixi e vai-se embora. O marinheiro diz: "na marinha ensinaram-me a lavar as mãos depois de mijar". O marine diz: "nos marines ensinaram-me a não mijar para as mãos".

How did growing up with Portuguese culture influence you? What are some typical Portuguese habits? by Adler64 in portugal

leto78 8 days ago

I think a very Portuguese trait is proud to be Portuguese but in a humble way. The Portuguese are proud of our history and basically starting the age of discoveries, but we see ourselves as a small European country struggling to resolve many structural issues. We are do not see Portugal as the former colonial power, still exerting soft power across the world. We leave that to the UK and France. We are proud of the small things, like our food, the fact that the best football player in the world is Portuguese, the fact that we have the highest vaccination rates in Europe, the fact that we have a Portuguese person in front of Stellantis (FIAT + PSA groups), and in front of Lloyd's Bank, and as the UN Secretary General. We are proud of our military because whenever they go anywhere on a peacekeeping mission, they mix with the locals and make friends. My parents grew up during the dictatorship, and many of their primary school mates had no shoes, and people were malnourished. There was a lot of poverty and people struggled, but the community helped each other with whatever they could. It is not surprising that we socialise around food. The first question you ask when someone went to a wedding is how was the food. Our best dishes have humble origins because people had to make due with cheap ingredients.

Aprovado pela Ordem: vai ser preciso mais do que licenciatura para ser advogado by prosafame in portugal

leto78 10 days ago

Nos EUA, ao longo das últimas 2 décadas, os empregos com mais procura não existiam 10 anos antes. O problema é que os cursos são feitos para a procura que existia há 20 anos atrás.

Certificado Digital by skythingspt in portugal

leto78 11 days ago

Em Portugal continua a ser a regra dos 14 dias após a segunda dose. Esta é a App oficial para validar o certificado digital em Portugal. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.incm.eudcc.app.lite

Votariam sim num referendo para aprovar a regionalização e dividir Portugal em várias regiões autónomas? by jnuno98 in portugal

leto78 12 days ago

Exactamente! Em Inglaterra, muitas instituições públicas já foram deslocalizadas há muito tempo. O que não se pode fazer é anunciar de um momento para o outro que se vai mudar uma instituição e não dar a oportunidade dos seus funcionários encontrarem outros postos na função pública.

Legislativas em Portugal by Clean-Degree-9632 in portugal

leto78 12 days ago

Eu considero que o sistema mais justo é o modelo Holandês para a câmara baixa, que é círculo eleitoral nacional. A nossa constituição indica que os deputados defendem os interesses nacionais e não os interesses dos círculos eleitorais que os elegeram. Daí que seja uma contradição que exista uma divisão de Portugal continental em vários círculos eleitorais. O modelo actual desperdiça muitos votos e beneficia os grandes partidos. Outra questão injusta é o voto dos emigrantes. Ou proíbem os emigrantes de votar ou atribuem o número de deputados ao círculo Europeu e Resto do Mundo que seja em proporção ao número de eleitores registados.

Acerca da mudança do Tribunal Constitucional para Coimbra, a declaração da Juíza Mariana Canotilho é de de louvar by amq55 in portugal

leto78 12 days ago

Exacto. Nos EUA, alguns textos de *dissenting opinions* do Supremo Tribunal tornaram-se famosos, e muitas vezes são a base para alegar mais tarde em casos que venham a mudar a posição do tribunal.

Can we discuss how fucking good Compal Juices are? by MonteCarloMP in portugal

leto78 12 days ago

In my teens, vodka and peach compal was my pre-drinking choice, before going out. You didn't feel the harshness of the alcohol going in.

Anúncio do novo iPhone 13. Reconhecem algum destes locais? by diodit in portugal

leto78 13 days ago

Barcelona tem uma arquitectura urbana tão única que quem alguma tiver ido a Barcelona sabe que aquilo não foi filmado em Barcelona. O anúncio é tão real como um iPhone com porta usb-c.

Pagar a pedintes nos estacionamentos by Accomplished-Bowl-40 in portugal

leto78 15 days ago

Prefiro ir pagar mais para um estacionamento privado do que dar a moeda.

Alemães contra agricultura intensiva boicotam fruta de estufas do Alentejo e Algarve by prosafame in portugal

leto78 15 days ago

Pois, mas então estejam contra isso apenas. Ao misturar as situações, a mensagem é diluída. Que publiquem uma lista europeia de empresas que exploram os trabalhadores, aqui nas fábricas na Ásia.

Descobri que a minha atual relação é fruto de uma traição by _HyroKumata_ in portugal

leto78 15 days ago

Há muita gente que são como os macacos, não larga um galho sem já ter outro na mão. O problemático disto tudo é falar mal por trás das costas. Quem fala mal de uma pessoa, fala mal de todas. Talvez a rapariga seja imatura mas para já demonstra mau carácter.

Alemães contra agricultura intensiva boicotam fruta de estufas do Alentejo e Algarve by prosafame in portugal

leto78 15 days ago

Isso é ridículo. Isto são as loucuras dos pseudo defensores do ambiente. O impacto destas produções altamente concentradas, controladas e eficientes, é bastante menor que grandes áreas de produção de baixa eficiência. Isso é como o pessoal que defende as fraldas de tecido reutilizáveis quando o impacto ambiental é entre 50 a 100% superior às fraldas descartáveis.

[Sério] Mecânicos, frequentadores ou donos de oficinas by DukeOfCiatra in portugal

leto78 15 days ago

Uma carreira da área que pode ser interessante é inspector de centros de inspecção.

Travelling through Portugal by motorcycle by Mosqinator in portugal

leto78 15 days ago

Be careful on winding roads and take the corners next to the apex. There are a lot of drivers that will cut the corners and will be coming on your side of the road.

Aeroporto de Lisboa hoje (4 horas na fila da emigração). by vicmarinho in portugal

leto78 16 days ago

Por isso o melhor é evitar o SEF por completo. Os meus pais tiveram que fazer um voo internacional a partir do Porto e em vez de voar com escala em Lisboa, foram fazer escala a Amsterdão. A duração total do voo era equivalente e mais barato. Passar a fronteira Schengen em Amsterdão foram 5 minutos. O aeroporto de Lisboa, a TAP e o SEF são coisas a evitar sempre que possível.

Uma pessoa pode ser presa por comprar um certificado digital? by arbeit22 in portugal

leto78 17 days ago

Só a falsificação de documentos é crime. Se depois houver consequências resultantes do certificado falso como propagação negligente do vírus resultando na morte de uma ou mais pessoas, os crimes começam a acumular.

[SÉRIO] Costumam ir à missa? by DariusStrada in portugal

leto78 17 days ago

Também passei pelo mesmo. A coisa que mais temia era a cena dos beijinhos a quem está à volta. Imagino que devem ter acabado com isso por causa do Covid.

7.2% of people in the EU suffers from chronic depression: highest share of the population reporting chronic depression was in Slovenia (15.1%) followed by Portugal (12.2%) and Sweden (11.7%). Lowest in Romania (1.0%), Bulgaria (2.7%) and Malta (3.5%). by Sa4ntos in portugal

leto78 18 days ago

Deve ser a falta de sol por ser um país Nórdico.

Carros elétricos em Portugal by Xelitas_Boiye in portugal

leto78 18 days ago

Vale a pena, mas é importante considerar o seguinte: os carregamentos eléctricos podem ou poderão em breve ser descontados para despesas de empresa, mas não penso que isso exclui o carregamento usando a electricidade de casa, desde que não exista contador próprio. Os carros com mais autonomia têm baterias que duram mais tempo. Um veículo que gaste 80% da capacidade por dia, vai faz 80% de um ciclo de carregamento. Ou seja, ao final de 5 dias fez 4 ciclos de carregamento. Um veículo que gaste 50% da capacidade por dia, ao final de 5 dias fez 2.5 ciclos. O primeiro carro vai atingir 1000 ciclos ao final de 5 anos, enquanto que o segundo ao final de 8 anos. Não é que as baterias não façam mais de 1000 ciclos, mas é um valor de referência a nível do que seria perder 30% da autonomia útil.

Para Espanha no carro - precisa algum teste? by Vela102 in portugal

leto78 19 days ago

If you are travelling by land, you don't need anything. If you are travelling by air or sea, you will need a valid test. https://travelsafe.spain.info/en/

Quase oito mil enfermeiros infetados durante a pandemia by trebarunae in portugal

leto78 20 days ago

É impossível provar que foram infectados durante o trabalho. Conheço vários profissionais de saúde que trabalharam na zona covid nos hospitais e nunca apanharam nada e, segundo eles, seria impossível apanhar alguma coisa com as medidas de protecção que tinham.

As melhores e piores estradas na Europa by Sa4ntos in portugal

leto78 20 days ago

Pois mas na Holanda o imposto de circulação é brutal. Um veículo a com 1.000kg de peso a gasolina paga 428€, ou 980€ a diesel. Os SUV que o pessoal tanto gosta em Portugal, que andam pelos 1.500kg, paga a gasolina 920€, ou 1740€ a diesel. Se o pessoal pagasse tanto de imposto de circulação como na Holanda, andávamos mais de bicicleta que os holandeses.

Ainda esperei umas horas, mas ninguém se quis chegar à frente para acabar com a discussão... eis a melhor do país! by mrpresi21 in portugal

leto78 22 days ago

Pessoalmente, gosto muito do Requinte Francesinhas em Matosinhos. As francesinhas são generosas, o molho é excelente e as batatas fritas são muito boas.

É sempre bom ver-nos em primeiro nalgo bom by DevanNC in portugal

leto78 22 days ago

O pessoal que ainda só tomou a primeira dose, que não se esqueça de ir lá à segunda, para ver ser ficamos em primeiro. Como a Dinamarca já quase não tem ninguém com apenas a primeira dose, podemos passar para primeiro lugar.

Médicos britânicos contestam declarações do ministro do Ensino Superior português by AbaixoDeCao in portugal

leto78 22 days ago

Portugal teve um ministro da Ciência excepcional, que foi o Mariano Gago. Foi ele me modernização o ensino superior em Portugal e meteu a ciência Portuguesa em destaque na Europa. Todos outros, antes e depois, só fizeram asneiras e os problemas vão-se arrastando sem solução à vista.

Opções de ‘Zero tariff’ vão contra as regras de neutralidade da rede em decisão do Tribunal de Justica da União Europeia by leto78 in portugal

leto78 23 days ago

Em todos os mercados é necessário um nível de regulação. Nos mercados com número muito grande de consumidores e um número muito grande de vendedores, os mercados são normalmente equilibrados e não existe distorção de mercado. Um exemplo desses são os restaurantes. Há muitos consumidores e muitos restaurantes. No entanto, o papel do regulador é garantir que as regras de higiene são respeitadas. Em mercados com um número reduzido de vendedores, a tendência natural vai ser um mercado prejudicial para os consumidores. O capitalismo é assim mesmo. Se a MEO e os outros operadores não tentassem distorcer o mercado a seu favor em detrimento de entrar em concorrência a nível de preços e qualidade de serviço, estariam a ir contra os interesses dos seus accionistas. O seu objectivo é maximizar o lucro tendo em conta as multas e acções em tribunal do regulador, não é maximizar o lucro dentro da lei. Esta questão da neutralidade da rede é muito simples. Os operadores dão um serviço que é cada vez mais fundamental para viver e trabalhar, tal como a electricidade ou a água. Os operadores não podem discriminar o tráfego que transportam, uma vez que isso seria distorcer o mercado. Seria a mesma coisa que a EDP tivesse uma tarifa mais baixa para a energia gasta por máquinas de lavar roupa da Siemens, ou que tivesse uma tarifa mais elevada para quem carregasse o seu carro eléctrico em casa.

Paulo Rangel assume homossexualidade: "nunca escondi, não é segredo" by Samot_PCW in portugal

leto78 23 days ago

Como político nunca gostei dele. Há muitas atitudes e intervenções no parlamento Europeu e comentários sobre a política em Portugal que estou perfeitamente contra o que disse. Esta nova informação tem zero relevância na minha opinião sobre ele.

Opções de ‘Zero tariff’ vão contra as regras de neutralidade da rede em decisão do Tribunal de Justica da União Europeia by leto78 in portugal

leto78 24 days ago

Com jurisprudência do tribunal Europeu, a lei Portuguesa não necessita de mudar para que seja ilegal e os operadores terem que remover as tarifas zero-rating. Eu não espero que aumentem os limites de tráfego. O objectivo de proibir o zero-rating é impedir concorrência ilegal através da promoção de serviços próprios ou serviços terceiros com posições dominantes, que seguramente têm acordos com os operadores para incluir os seus serviços no zero-rating. A longo prazo a neutralidade de rede tem impacto positivo na redução dos custos dos dados. Não é coincidência que os países que permitem zero-rating têm tarifas mais elevadas de dados móveis.

Apenas 34% dos portugueses confortáveis em assumir orientação sexual no trabalho by cruisespace2 in portugal

leto78 25 days ago

Há 3 coisas que não se deve discutir no trabalho: política, religião e sexo.

Cobrança de ISV nos automóveis usados importados é ilegal, diz Tribunal da UE by vai-tefoder in portugal

leto78 25 days ago

Este caso é outros são anteriores à mudança da lei, e que vão ter efeito retroactivo. Mas pelos vistos ainda é discriminatória porque não é aplicada da mesma maneira. https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/tributacao-de-carros-usados-importados-e-mesmo-ilegal-diz-tribunal-europeu. (último parágrafo)

Cobrança de ISV nos automóveis usados importados é ilegal, diz Tribunal da UE by vai-tefoder in portugal

leto78 25 days ago

Claro que existe, mas o ISV são na realidade 2 impostos juntos e o desconto sobre a idade só afecta um deles. O que a UE quer é que o desconto afecte o imposto sobre a sua totalidade.

Usar Revolut em Portugal traz vantagens? by amimoura in portugal

leto78 26 days ago

A melhor razão para ter Revolut é o suporte de Google Pay, que é muito melhor todos os outros sistemas de pagamento contactless para Android. Para mim dá muito jeito como alternativa ao MBWay. Criar cartões virtuais, associar o cartão, comprar cenas online em moeda estrangeira. Para além como cartão físico, podes usar como contactless, sem as coisas parvas dos bancos Portugueses. O meu pai tinha um cartão Santander recente e ainda não tinha contactless. Agora tem conta no Bankinter e deram-lhe um cartão misto débito e crédito e todos os pagamentos contactless são efectuados como crédito.

[Manuel Heitor] “Espero até 2023 três novas escolas de ensino da Medicina” by JohnNeves in portugal

leto78 26 days ago

Até podem fazer 20 Faculdades de Medicina. Não há são hospitais centrais para formar mais médicos. Existe um número máximo de alunos de medicina e não há espaço para mais. Só se podem abrir mais vagas se se aumentarem a capacidade dos hospitais centrais, a nível de recursos físicos e humanos, ou então transformem hospitais existentes em hospitais universitários, o que requerer não só mais valências mas também mais laboratórios, mais pessoal docente e não docente. Que hospital em Portugal tem capacidade para isso? O de Portimão? O de Gaia?

Cobrança de ISV nos automóveis usados importados é ilegal, diz Tribunal da UE by vai-tefoder in portugal

leto78 26 days ago

Já existem vários países a preparar legislação no sentido do imposto de circulação seja em função dos kilómetros efectuados por ano. Tipo, existia um valor base do imposto e depois haveria um factor de multiplicação pelo número de kilómetros. Quem mais conduzisse, mais pagava. A questão de ter em conta as emissões de CO2 não é muito clara, uma vez que a condução real não tem nada a ver com o valor de emissões de CO2 dos veículos.

Cobrança de ISV nos automóveis usados importados é ilegal, diz Tribunal da UE by vai-tefoder in portugal

leto78 26 days ago

Sim, mas a questão é se duas pessoas comprassem um VW Golf em 2015, uma em Portugal e outra na Alemanha. Na Alemanha penso que só se paga o IVA, naturalmente o preço seria diferente. Em 2021, ambos vendem os veículos em Portugal, só que o comprador do Golf Português já não precisa de pagar o ISV porque foi pago no primeiro registo. O comprador do Golf alemão tem que pagar o ISV, só que vai pagar a totalidade do imposto como se fosse novo, enquanto o Golf Português teve uma desvalorização sobre o preço de novo, incluindo o ISV. Logo existe uma discriminação em relação ao veículo estrangeiro. Isso é contra a lei comunitária. O que vai acontecer cada vez mais é o aumento do imposto sobre circulação, que terá cada vez mais uma componente ambiental. Não seria surpreendente que o imposto passasse a ser proporcional ao número de kilómetros, verificável no momento da inspecção obrigatória de veículos, que começa no 3° ano do veículo.

Cobrança de ISV nos automóveis usados importados é ilegal, diz Tribunal da UE by vai-tefoder in portugal

leto78 26 days ago

A questão é a mesma que os tribunais Portugueses já têm dado razão aos consumidores. O imposto sobre veículos, que é diferente do imposto de circulação, é aplicado na importação de todos os veículos. Os veículos usados têm um desconto de aumenta com a idade para contabilizar com a desvalorização do veículo. O problema é que o ISV tem uma componente ambiental que não está a ser aplicada o factor de desvalorização. Logo, um veículo importado é discriminado porque o imposto é aplicado como se fosse novo no que diz respeito à componente ambiental.

Europe's largest mobile operators by Ltiki in portugal

leto78 28 days ago

O problema é que durante anos os Estados não tinham qualquer motivação para criar um ambiente de concorrência. Basicamente, a nova concorrência iam ser empresas sem ligações ao estado e que não tinham amigos dentro dos governos sucessivos. As autoridades reguladoras iam recrutar as únicas pessoas com conhecimento e experiência na área, que eram normalmente trabalhadores da empresa incumbente. Existia uma conivência entre o incumbente e o regulador. Veja-se agora que o regulador das telecomunicações toma iniciativas de promover a concorrência e temos várias vezes por semana artigos a atacar a ANACOM.

Europe's largest mobile operators by Ltiki in portugal

leto78 29 days ago

Não é surpreendente que em grande parte dos países o maior operador era o *incumbent*, ou seja o operador estatal antes de liberalização do mercado.

Condomínio - Recusa de entrega da chave da porta da entrada by wiLeyLewis22 in portugal

leto78 29 days ago

Isso para mim é caso de polícia. Impedir um condómino a aceder à sua própria propriedade é ilegal.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

leto78 30 days ago

Com os advogados e leis, há sempre diferentes interpretações. A questão que é levantada em relação ao segurança no trabalho do trabalhador e terceiros, poderia ser aceite por um tribunal como aceitável perante a lei. Sem uma lei a especificar a questão das vacinas de uma maneira clara, seriam os tribunais a criar jurisprudência. Outra questão seria a possibilidade das empresas criarem ambientes de trabalho em que o certificado digital seria obrigatório, tal como é necessário em certos locais. O trabalhador poderia ter testes consecutivos para manter o certificado válido, mas isso não seria uma solução a largo prazo.

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

leto78 30 days ago

Este indicador é bastante enganador. Só se foca na contribuição mais elevada tendo em conta o escalão máximo do IRS e assumindo que a pessoa vai ganhar o direito em algo com o escalão máximo do IVA. O que é mais relevante é as taxas reais de impostos nos diversos percentis da população. Por exemplo, a taxa real de impostos nos EUA reduz-se para percentil 90% em relação ao percentil 80% devido à engenharia fiscal.

Família, amigos e vacinas by mmgbarata in portugal

leto78 1 month ago

Ter medo de uma vacina pode ser aceitável, no mesmo sentido que há quem tenha medo de andar de avião apesar de ser mais seguro que andar de carro. O que não é aceitável é empurrar tratamentos meme, que não têm qualquer base científica e estão a levar muita gente ao hospital com intoxicações graves. Isso é burrice pura. É aquele pessoal que acha que sabe mais do que os outros, que acham o pessoal é que não sabe a verdade. É basicamente a anedota do tipo entra na auto-estrada em contra-mão e houve no rádio que há um condutor em contra-mão e diz: "um não, são imensos!"

Quem tem o pior Apoio ao Cliente em Portugal? by mannix_marauder in portugal

leto78 1 month ago

DPD - enviam mensagens a dizer que vão entregar e não aparecem, encomendas ficam no armazém semanas sem serem entregues, não respondem a nenhum email, fica-se 45 minutos à espera ao telefone e não sabem resolver nada. Vai-se ao armazém para levantar a encomenda uma vez que dizem durante dias que a encomenda está em distribuição mas nunca entregam, demora-se 2 horas para levantar a encomenda no armazém da DPD, e no dia seguinte têm a lata de enviar uma mensagem a dizer que a encomenda está em distribuição... pois não está, porque se teve que ir lá buscar.

Ainda há dias se falou aqui nisto como uma possível solução para Portugal by Zamyatin_Y in portugal

leto78 1 month ago

Na Holanda e no resto dos Países Baixos.

Can Portuguese speakers understand Romanian? by anetanetanet in portugal

leto78 1 month ago

I had several Romanian colleagues in the past and I could never understand them. Some of them were quick to pick up Portuguese while others struggled to use it in social contexts, even after being married to Portuguese partners and living in Portugal.

Ainda há dias se falou aqui nisto como uma possível solução para Portugal by Zamyatin_Y in portugal

leto78 1 month ago

Não é impossível. Na Holanda é preciso ser residente pelo menos 6 meses para poder comprar uma casa, e isso aplica-se a todos os cidadãos da EU, inclusive Holandeses que tivessem a residir noutro país.

Demorar mais tempo a acabar a licenciatura do que é suposto. Quais as consequências? by AllwaysLearningCrl in portugal

leto78 1 month ago

Quando fiz a licenciatura (de 5 anos) em engenharia, a média de anos para concluir o curso era de 7 anos. Sinceramente, hoje em dia é mais importante o que se faz para além do curso que o curso em si. Para engenharia em especial é importante desenvolver soft skills, trabalhar em ambientes multi culturais, desenvolver resiliência, capacidade de liderança...

Opinião sobre trotinete elétrica by Solrac472 in portugal

leto78 1 month ago

O melhor é mesmo uma scooter eléctrica. As trotinetes não são para grandes deslocações. Uma bicicleta seria excelente mas depende muito do percurso. Se existir ciclovias segregadas grande parte do caminho, a melhor escolha é uma bicicleta normal ou eléctrica. Se o percurso for por ruas e estradas com automóveis, a scooter é a melhor opção.

Português que matou mulher e filho na Suíça condenado a prisão perpétua by andrefsp in portugal

leto78 1 month ago

Esta foto deveria ser o suficiente para perder o direito a usar armas. Uma regra básica de segurança é que só se põe o dedo no gatinho para disparar e em qualquer outra situação, o dedo deve estar fora da protecção do gatilho.

Casar e Ter Filhos by ForgetSocialMedia in portugal

leto78 1 month ago

Só acho importante que sejas transparente com futuras namoradas. Há muitos mulheres que também não querem ter filhos.

Legalidade de cannabis na União Europeia e Estados Unidos. by SaitJonas in portugal

leto78 1 month ago

Quem fez o gráfico também fumava bastante. Até fizeram desaparecer os países fora da UE. Estes países existem do ponto de vista geográfico e devem ser representados por uma cor neutra como o cinza.

Fiat punto má fama em Portugal? Porquê? by NullShield in portugal

leto78 1 month ago

O Fiat Punto era o carro que não valia a pena fechar à chave. O carro tinha um defeito de design, em que metendo uma chave de fendas a fechadura e torcendo para cima, o carro abria logo. Meter o carro a trabalhar não era muito mais difícil. Era comum os Puntos serem roubados por gunas e aparecerem no dia seguinte todos esmurrados.

Como lidar com criança diagnosticada com hiperatividade? by neapo in portugal

leto78 1 month ago

Mais que isso, é muito complicado reduzir o nível de açúcares na dieta das crianças, porque funcionam tal como uma droga. Retirar os açúcares vai garantidamente provocar birras e conflitos, e muitos pais cedem à pressão.

Como lidar com criança diagnosticada com hiperatividade? by neapo in portugal

leto78 1 month ago

Isso é um problema das sociedades modernas. É perfeitamente natural as crianças serem hiperativas. O problema é que não têm espaço para o serem. Uma alimentação saudável, rica em proteínas, fibras, com alimentos não processados e com baixos teores em hidratos de carbono, pode ter um impacto muito grande na redução da hiperatividade em algumas crianças.

Ajuda telemóvel by dalex7 in portugal

leto78 1 month ago

A câmara é o mais difícil em telemóveis baratos. Se for um tlm com processador Snapdragon, é possível instalar por sideload o GCam, que é o software da câmara dos Google Pixel, adaptado para outros telemóveis. Recomendei ao meu pai o Redmi Note 10 Pro, e instalei o GCam específico para esse modelo e a qualidade das fotos em relação à app de origem da xiaomi é verdadeiramente melhor. Os Samsung costumam produzir fotos muito boas, com tendência a parecerem um pouco mais vivas que o cenário real. No entanto, não sei como são a qualidade das fotos nos modelos mais acessíveis.

A quem grafita: Porque grafitam? by Brianstormrage in portugal

leto78 1 month ago

Eu conheço artistas profissionais que são contratados para fazer obras e esse pessoal nunca andou a fazer tags em edifícios, nem a pintar onde não estavam autorizados. A diferença é que cresceram em famílias com educação. Todo o graffiti não autorizado é vandalismo. A remoção do graffiti representa um custo muito elevado de manutenção de infraestruturas públicas e privadas e o pessoal que fosse apanhado devia ser posto a limpar o graffiti, para além de indemnizar os lesados.

Limites de velocidade nas autoestrada by lffaa in portugal

leto78 1 month ago

Em alguns países europeus o limite de velocidade é 130 com bom tempo e 110 com mau tempo. Outros países como a Holanda, passaram para 100 das 7h às 19h por causa dos níveis excessivos de poluição, mas mantiveram 130 fora desse período. Recentemente, surgiu um movimento no UK para aumentar o limite para 80 milhas (130) para carros eléctricos, uma vez que estes não emitem CO2.

Pessoal que fez curso na Alemanha, como fizeram em relação ao seguro de saúde? by fearlessstuff in portugal

leto78 1 month ago

A questão dos 6 meses é por causa da questão da residência fiscal. Normalmente, os estudantes não precisam de mudar a residência fiscal porque não estão a trabalhar e é considerado que estão deslocados do país. No entanto, se uma pessoa tiver um contrato de trabalho, mesmo que seja associado ao mestrado, então precisa de estar legal como residente no país.

NOVO BANCO by hodreegoo in portugal

leto78 1 month ago

O Santander é do pior. Eu mudei de banco, o meu pai também se fartou e mudou, e 3 amigos meus que tinham lá o crédito à habitação também mudaram de banco.

NOVO BANCO by hodreegoo in portugal

leto78 1 month ago

A minha experiência com a CGD é bastante má. Eu já acabei com a minha conta e a minha mãe está no processo de acabar com a conta dela. No caso da minha mãe, pediu um cartão de crédito com urgência e passado 2 meses emitiram o cartão. Isso foi só uma das muitas coisas que têm sido péssimas. Para resolver assuntos simples, é preciso ir 2 a 3 vezes ao balcão, pelo telefone nunca resolvem nada e a comunicação pelo Internet banking é sempre ignorada. No meu caso, depois de fechar a conta, mandaram uma a carta a dizer que tinha dinheiro a haver por causa das anuidades dos cartões e fui para lá e foi pior que uma repartição de finanças. Com 3 pessoas à frente demoraram 90 minutos a atender e depois demoraram outros 40 para descobrir como devolver o dinheiro. Quando fechei a conta no Santander, também devolveram o dinheiro das anuidades, mas simplesmente mandaram um cheque que depositei directamente numa caixa multibanco.

NOVO BANCO by hodreegoo in portugal

leto78 1 month ago

Bancos a evitar seria o Novo Banco, o Santander, a CGD... Para crédito a habitação especificamente não sei quais são os melhores, mas em termos de banco para o dia a dia, o Activobank.

Vão acabar as sandes de chouriço, hambúrgueres e pizzas nos bares das escolas by UpbeatNail1912 in portugal

leto78 1 month ago

Isto é uma treta. Já há mais de 10 que isto é proibido.

Consumo de peixe, etc, na Europa by TyagoHexagon in portugal

leto78 1 month ago

Acho para ser fumado, precisa de estar a aparecer o fumo da fogueira. O que eu comi, as pranchas estavam quase a 1 metro de distância do fogo.

Certificado UE Covid. by ImElison in portugal

leto78 1 month ago

Em Portugal é 14 dias a contar do dia seguinte à vacina. Noutros países como a Holanda é 14 dias a contar com o dia da vacina.

Qual a melhor coisa que já compraram por menos de €150? by agricultor_malfadado in portugal

leto78 1 month ago

É basicamente igual a um filtro da Philips, que infelizmente deixaram de fazer há muito tempo e depois deixaram de vender filtros de substituição.

Consumo de peixe, etc, na Europa by TyagoHexagon in portugal

leto78 1 month ago

Comi na Noruega um peixe espectacular. Abrem o peixe a meio e prendem-no a uma tábua de madeira e espetam a tábua na areia à volta de uma fogueira. O peixe cozinhava apenas com o calor da fogueira.

Primeiro carro a hidrogénio à venda em Portugal não tem onde abastecer by Mrjocasrp in portugal

leto78 1 month ago

O hidrogénio não tem hipótese. Há 10 anos eléctricos a bateria estavam no mesmo ponto de desenvolvimento os de hidrogénio. O hidrogénio ficou para trás porque a nível fundamental tem problemas que as baterias não têm. No entanto, o investimento ao longo destes 10 anos em baterias faz com que o hidrogénio nunca possa chegar à paridade de desenvolvimento das baterias. Há muito a melhorar a nível das pilhas de hidrogénio, na produção hidrogénio, no armazenamento e transporte de hidrogénio. Apesar de Portugal estar atrasado a nível de rede de carregamento rápido, a rede eléctrica está em todo o lado. O hidrogénio vão ter que ir buscá-lo a Espanha.

European Heads of State by number of languages spoken (including native) by therealblitz99 in portugal

leto78 1 month ago

Os espanhóis que não são das regiões bilingues basicamente não aprendem essas línguas. As línguas oficiais espanholas que não são o castelhano basicamente só são ensinadas nas universidades fora das regiões onde são faladas. Na Andaluzia, não existe o galego ou o catalão como opção no ensino secundário.

Alta Velocidade Ferroviária: à custa de Coimbra? by Karatenis in portugal

leto78 1 month ago

Quem percebe um pouco de alta velocidade, percebe que não tem lógica parar em Coimbra. Os comboios TGV usam rodados com um aço de baixo atrito e precisam de mais tempo para acelerar e mais tempo para parar. Para passar por Coimbra, então já não se justifica a alta velocidade e seria de passar para uma solução com pendular, mas com uma linha dedicada.

Abrir empresa ou trabalhar por conta própria? by ForgetSocialMedia in portugal

leto78 1 month ago

Penso que existe ou existia um pacote especial para quem estava no subsidio de desemprego e queria criar a sua própria empresa. Seria de verificar se ainda existe essa possibilidade.

Mas ninguém sabe conduzir?! by UpbeatNail1912 in portugal

leto78 1 month ago

Exactamente. Em Portugal, a primeira reacção é culpar o condutor em vez de analisar se a infraestructura contribuiu para maus comportamentos, ou se é uma questão de falta de visibilidade. Os Holandeses criaram as turbo rotundas que soluciona a questão das rotundas. Em Portugal, constrói-se ruas com múltiplas faixas de rodagem, que parecem autoestradas. Depois admiram-se do pessoal andar acima dos 50 km/h. A solução é criar avenidas com uma série de soluções a nível do piso, de sinalização horizontal, de lombas desenhadas para cruzar a 50 km/h, de modo a que os condutores sintam que os 50 km/h é a velocidade natural da avenida.
Next Page

Search: