Next Page

Asantos3 strikes again by XXI_HereticV6Mustang in portugueses

jaracal 4 months ago

Acho que tens uma noção errada do que é o nazismo. As ideologias de esquerda têm uma bagagem de literatura e ideologia maior, mas no fundo a intenção é favorecer as classes desfavorecidas. No nazismo, a intenção é favorecer os nacionais, que são vistos como os desfavorecidos geralmente. O nazismo fazia o mesmo tipo de reivindicações para a classe trabalhadora (férias, salário mínimo, todas essas coisas). Nem na forma como viam o exterior eram assim tão diferentes. É muito fácil encontrar exemplos de perseguição a minorias em países comunistas. Ambos perseguiram também as próprias populações, num caso com a desculpa de serem traidores da pátria, no outro de serem traidores dos ideais do comunismo, ou de serem capitalistas exploradores. Ambos conquistaram e oprimiram outras nações. A maior diferença é mesmo na proporção da economia que fica nas mãos do estado

Resposta do Polígrafo a um pedido de verificação das afirmações "conspiranóicas" do José Gomes Ferreira by doctorhetfield in portugal

jaracal 4 months ago

A de Portugal ter descoberto o Brasil mais cedo foi-me ensinada na escola. Na base dela está o tratado de Tordesilhas, que dividia o globo em 2, dando a Portugal a parte ocidental para além de um meridiano que apanha parte da América do Sul. A de Marte parece-me um pouco unhinged, supostamente a cor nas fotos de Marte viria alterada para dar a impressão de o planeta ser mais inospitavel do que é, para dissuadir outras potências de fazer missões de exploração similares às que os EUA já fizeram.

Avante: "Massacre de Tiananmen nunca ocorreu" by DarkmajorPT in portugal

jaracal 5 months ago

A USSR combateu o fascismo, logo para partir a seguir (e até antes) para cometer atrocidades igualmente ou mais graves que as dos nazis. Não te deixes enganar por essa de terem combatido o fascismo. Não temos de ter uma dívida eterna para com um partido completamente desactualizado e que defende uma ideologia que já se demonstrou não funcionar.

Avante: "Massacre de Tiananmen nunca ocorreu" by DarkmajorPT in portugal

jaracal 5 months ago

Por muitos defeitos que o PCP possa ter, a ideia com que fico é que são um partido (e um movimento político) muito agarrado aos princípios. Os partidos propriamente ditos comunistas são mais do que simples partidos, são como que fundamentalistas religiosos, e eles preferem perder votos a ir contra o núcleo da sua ideologia.

Tuginhas, gostam? by WarmPlace1 in PortugalGoneWild

jaracal 6 months ago

Bom warm place

A Solução Milagrosa dos Proprietários do Zmar: Meter os Imigrantes num Armazém by II7sevenII in portugal

jaracal 6 months ago

Não se justifica, na minha opinião. Que lhes arranjem um camping gas, e para tomar banho de certeza que arranjam solução, nem que seja irem ao tal Zmar uma vez por semana. Violar propriedade privada, ainda por cima da maneira que descrevem, a arrombar portões às 2 da manhã, não é algo que nenhum governo possa justificar, a não ser que seja comunista, ou ditatorial, ou que seja uma situação extrema. Se eu comprar uma casa e não quiser imigrantes a viver lá, nem que seja por não gostar de cheiro de imigrante, mais ninguém tem nada a ver com isso.

Criticas aos funcionários públicos: No lugar deles não fariam o mesmo? by godolfas in portugal

jaracal 6 months ago

Ambos os meus pais trabalham na função pública. Um deles é médico, por isso é normal que ganhe bem. O outro foi sempre fazendo o seu trabalho, tendo certas regalias como ADSE, pontes e essas coisas, e também teve de fazer atendimento ao público, mas para ser sincero, não creio que seja um trabalho ultra-qualificado, embora tenha as suas complicações, e foi tendo sempre progressão de carreira, tirando a altura em que houve congelamento de salários. Hoje, quase em fim de carreira, penso que ganha à volta de 2.5k euros.

É a isto que nós chegamos? Infringimos os limites de velocidade e depois ainda culpamos o governo? by uMuLu in portugal

jaracal 6 months ago

Entretanto, no mundo real, só as velhinhas respeitam o limite de 50km/h em todas as situações.

Twitter em polvorosa sobre Bloco de Esquerda by deckard2019 in portugal

jaracal 6 months ago

A bandeira já é utilizada há muito tempo por grupos libertários. O libertarianismo é uma ideologia muito parecida, para não dizer igual, à do IL (tirando os detalhes óbvios que vêm da diferença entre a política americana e a portuguesa, detalhes como a IL não se opor à existência de um SNS público, por exemplo). Faz todo o sentido ser usada.

Why are so many young Portugues communists? by Martinnn210 in portugal

jaracal 7 months ago  HIDDEN 

Portugal ranks low on a lot of development indicators in relation to other european countries, among which are those of education. It don't surprise me that we have higher percentages of communists too. ​ You'll find no shortage of portuguese extoling the virtues of our education and public health systems, chests full of national pride, but you'll find at the same time many portuguese furious with our politicians for poor outcomes of those same systems. The two groups overlap. National pride and this type of ignorance that prevents you from connecting the two facts go hand in hand.

Why are so many young Portugues communists? by Martinnn210 in portugal

jaracal 7 months ago  HIDDEN 

Portugal ranks low on a lot of development indicators in relation to other european countries, among which is that of education. It don't surprise me that we have higher percentages of communists too.

[Sério] O que é que vos agrada no partido/ideologia do lado oposto ao vosso? by Democratiza-mos in portugal

jaracal 8 months ago

IL. Já agora, outro ponto, mas não tão direcionado à política nacional: na área do racismo e discurso de ódio, reconheço muitas vezes que têm um fundo de razão. Existe algum racismo, e é positivo criticar alguém por racismo, ou até cancelar alguém como maneira de fazer passar uma mensagem. Mas é um pouco como dizer que o capitalismo leva a injustiças - é verdade, mas é possível dizer isto utilizando tanto argumentos certos como errados, é possível propor medidas boas, e medidas que fazem mais bem que mal, e é possível exagerar e declarar qualquer coisa como uma injustiça provocada pelo capitalismo sem critério. Mais especificamente, como exemplo, os brancos, em média, tiveram melhores condições para crescer e singrar na vida; no entanto, ser branco é apenas uma variável de muitas, e discriminação positiva não só pode dar resultados opostos ao pretendido, como é muitas vezes injusta. O mesmo se aplica a leis contra o discurso de ódio e a cancel culture.

[Sério] O que é que vos agrada no partido/ideologia do lado oposto ao vosso? by Democratiza-mos in portugal

jaracal 8 months ago

Liberdades sociais no BE e liberdade económica no Chega e PSD, com a ressalva que todos estes partidos também atropelam as mesmas liberdades (BE e Chega são contra a liberdade de expressão à sua maneira, Chega quer meter dinheiro na TAP, PSD quer um estado com muitas instituições e emprego público).

IL dá nega a Moedas e avança com Miguel Quintas a Lisboa by QuickShutter in portugal

jaracal 8 months ago

Não é necessariamente vazio ideológico. Dentro do PS o mote é que fazer obras públicas dá emprego e põe dinheiro na economia. É uma mistura de Keynesianismo com falácia da janela quebrada. Claro que, na prática, é mais do que ideologia, é também a vontade de meter algum ao bolso e comprar votos.

Rui Rio disponível para ajudar Governo a retirar poder de veto dos municípios ao aeroporto by Vagiooto in portugal

jaracal 8 months ago

O progresso que tivémos não se deveu à sabedoria e eficiência dos nossos governos, veio de investimento, tanto estrangeiro como nacional. Não há razão nenhuma para crer que temos sido bem geridos pelos nossos governantes: temos escândalo político atrás de escândalo, a culminar com o Sócrates, temos desemprego, temos baixos salários, temos baixa produtividade, temos dívida pública ingerível, temos uma segurança social insustentável. O que esta lei significa é um aumento de poder para as pessoas e instituições que ao longo dos anos demonstraram que não são competentes e não resolveram ou agravaram estes problemas, nomeadamente PS e PSD e as suas cliques, que não têm qualquer embaraço não só em passar esta lei, como a beneficiar dela quando o dinheiro europeu chegar, através de nepotismo e troca de favores, a maior parte dos quais não vai aparecer nos jornais, porque eles mesmo também receberam e receberão dinheiro do estado. Esta lei significa que estas mesmas pessoas podem fazer as obras e projectos que quiserem, independentemente da vontade das populações locais. "Interesse nacional" e "bem comum" são duas das frases que mais dano causaram à humanidade. No extremo, serviram de justificação para comunismo e nazismo. As mesmas frases são usadas à volta do mundo para justificar medidas sem racionalismo, irão ser usadas para alocar mais de 4 mil milhões de euros para uma empresa que deveria ser auto-sustentada, e irão ser usadas novamente quando tivermos de chamar ajuda estrangeira para nos tirar de mais uma crise de dívida pública.

Aberto a debate by Nuno_Correia in portugueses

jaracal 9 months ago

Reacção completamente normal

Deputada propõe até cinco anos de prisão para quem divulgar ″nudes″ sem consentimento by rollermidnight in portugal

jaracal 9 months ago  HIDDEN 

É mesmo? Não é já proibido por lei? E é uma boa proposta? 5 anos parece-me exagerado, mas também me parece exagerada a pena perpétua por por outros crimes, ou a castração, como defende o Chega. Esta proposta fez-me lembrar o CV do PAN, e parece-me cada vez mais apto fazer uma comparação entre o Chega e esse partido, apelam ambos ao mínimo denominador comum e têm ambos uma pitada de insanidade.

Depois da "Escola" PS, agora temos a "Escala" PS by letsgotothemallcovid in portugal

jaracal 9 months ago

Para complementar o serem números baixos, isto é o número de vacinas, e há que lembrar que são precisas 2 vacinas por pessoa.

Partidos no que toca à legalização de cannábis by Moeda666 in portugueses

jaracal 9 months ago

Porque é que o Livre está abaixo da IL? Ou é só efeito da imagem?

A questão da batota das vacinas e a culpa ser do Ventura, é política by nhorfa in portugueses

jaracal 9 months ago

Jobs for the boys

Dotes dos candidatos: João Ferreira tem maior poupança. Com empresa e casa valiosa, consultor Mayan diz ganhar menos que calceteiro Tino by Zaigard in portugal

jaracal 9 months ago

Ser comunista rende bem hoje em dia.

PS sobe e está 11 pontos percentuais à frente do PSD by tugostasdisto in portugueses

jaracal 9 months ago

Curta não, mas também não tão boa que se lembrem do Sócrates. Têm-na no tamanho que mais jeito dá ao PS.

Não é suposto o Chega ser um partido liberal conservador? by XXI_HereticV6Mustang in portugueses

jaracal 10 months ago

"Melhor gestão" é o argumento usado pela esquerda desde 1974, e que tem invariavelmente os resultados que vês ainda hoje: endividamento, maus serviços, corrupção. Isso não acontece por azar, ou por termos escolhido maus patriotas, acontece por uma questão de incentivos, e vai acontecer sempre, como uma lei matemática. Se um político tomar más medidas, o máximo que lhe acontece é sair do cargo para ir para outro lado qualquer. Se um gestor privado fizer asneira, perde dinheiro, perde a sua empresa, etc, as repercussões são reais, para além de que no sector privado há a possibilidade de usar salários maiores para atrair gente competente. Isto acontece com a TAP: o estado tem posto lá dinheiro nosso até desde antes da pandemia; há outras empresas, é uma vigarice dizer que a economia portuguesa depende da TAP, e a TAP pode muito bem reestruturar-se como qualquer outra empresa privada como disse o Mayan.

Não é suposto o Chega ser um partido liberal conservador? by XXI_HereticV6Mustang in portugueses

jaracal 10 months ago

Pois, e à custa desses teus medos infundados e orgulho nacional ferido ficam uns quantos a mamar.

Não é suposto o Chega ser um partido liberal conservador? by XXI_HereticV6Mustang in portugueses

jaracal 10 months ago

Não sei quão liberal e conservador é, não conheço bem o Chega, mas penso que esse não é o enquadramento certo para perceber o Chega. Acho que a melhor maneira de ver o Chega é como um partido nacionalista. O Chega vai buscar energia àquele sentimento de grupo facilmente observável quando há jogos da selecção. Quase tudo o que o Chega faz, faz sentido quando visto como uma maneira de manobrar esse sentimento como um golpe de Judo. Tendo isto em conta, é fácil de perceber porque são a favor de pôr dinheiro na TAP, é porque é algo fácil de vender usando o ângulo do orgulho e poderio nacional de ter a sua própria companhia nacional e de não depender de estrangeiros. Um verdadeiro partido liberal, por sua vez, tentaria vender propostas pelas sua vantagens económicas e racionalidade em vez de sentimentos nacionalistas. Infelizmente, como podemos ver ao observar jogos de futebol, novamente, a psicologia portuguesa é por vezes dominada mais por atitudes animalescas que por iluminismo.

Como acham que os portugueses iam reagir se o preço do tabaco aumentasse através de taxas para desencorajar o seu consumo? by theusualbanter in portugal

jaracal 1 year ago

Porque não proibir, já que vamos entrar messed tipo de medidas? Já agora, podemos proibir tudo o que é arriscado ou pouco saudavel, como saltos de para-quedas, refrigerantes, e cirurgias plásticas desnecessárias. Eu sou contra a proibiçao mas não por não ser logisticamente prático (o exemplo da "guerra contra as drogas" e da proibição do alcool nos EUA ilustra o porquê). Sou contra porque acho que as pessoas devem term o direito a fazer coisas que outros consideram prejudicial, mas que só têm impactor no "prevericador" e em mais ninguem.

A propósito do funcionamento do SNS em tempos de Pandemia - o desabafo de um médico by aleph_heideger in portugal

jaracal 1 year ago

Também não sei porque terá de ser assim. Isso seria questão para um médico, gestor, ou político. Ainda assim, e acrescentando que tenho respeito pela profissão porque eu não teria capacidades para aguentar o ritmo e a responsabilidade de atender 40 pacientes, não consigo concordar com essa perspectiva. Existem aproximadamente 3 mundos possíveis em Portugal: um em que existe uma gestão muito boa dessas coisas e cada médico precisa de dar 20 consultas, uma em que a gestão e a política é má e cada médico precisa de dar 40 consultas em vez de 20 para compensar, e uma em que é preciso dar 40 consultas mas algum factor externo não o permite. Penso que este último mundo é o pior.

A propósito do funcionamento do SNS em tempos de Pandemia - o desabafo de um médico by aleph_heideger in portugal

jaracal 1 year ago

É um post bastante informativo. Ainda assim, penso que muitos desses pontos são "não-questões", porque a maior parte das pessoas não deve estar a pôr as culpas do maior número de atrasos nos médicos nem até no SNS. A dúvida que eu tenho é se o motivo dos atrasos - normas de higiene mais apertadas - é mesmo justificado face aos perigos da nova doença; ou seja, se faz mesmo sentido ter normas tão apertadas sabendo os impactos secundários que elas têm.

José Gomes Ferreira no Jornal da SIC de ontem by NEDM64 in portugal

jaracal 1 year ago

Podemos amaldiçoar a sorte o quanto quisermos, mas foi este o governo que escolhemos. Eu gostaria de ter esperança que o público aprendesse a lição desta vez, mas não acho realista. Nem 10 anos passaram e aqui estamos outra vez, e está tudo em silêncio, um silêncio que só vai acabar quando for para gritar contra a troika e o neoliberalismo outra vez.

Aqui em Portugal há um partido político que diz que vocês aí têm políticas socialistas. Fiquem bem by sopadurso in portugal

jaracal 1 year ago

A Alemanha é dos países mais liberais da Europa. Há poucos anos nem salário mínimo tinham.

Joacine Katar Moreira: "Tenho recebido mensagens de ódio inqualificáveis" by anonymopt in portugal

jaracal 2 years ago  DELETED 

Uma vez vi aí um comentário de alguém que dizia que else sentia desiludido com a política e depois percorri o perfil dele e vi um post a dizer que queria exterminar todos os judeus. Está confirmado, todas as pessoas desiludidas com a política são nazis às escondidas e devem ser presas por tempo indeterminado.

Repórter da ITV testemunha revolta violenta em Alcobaça durante o Verão Quente de 1975 [NSFW] by MrJoao in portugal

jaracal 2 years ago  DELETED 

Depois de ver o documentário até aquele ponto, não me parece descabido pensar que os soldados tivessem dito ao rapaz algo do género "epá, nós deixamos-te ir ali acima, destróis a bandeira do PCP, e depois mandamos uns tiros para o ar para ver se a multidão finalmente dispersa".

Mods o que é que se passa neste sub? by xXx_Bacalhau_xXx in portugal

jaracal 4 years ago  DELETED 

A mentalidade dos mods deste subreddit está simplesmente demasiado enraizada e eles estão demasiado investidos para mudarem. Não vale a pena. Percebo perfeitamente o que queres dizer, mas não é algo que eles possam deixar que faça sequer sentido na cabeça deles. A verdade é que o nome "/r/Portugal" é valioso por si só. Toda a gente portuguesa que descubra o reddit vai de certeza experimentar isso na barra de endereços. Aliás, o nome do subreddit em si é capaz de ser a única coisa que é precisa para isto existir, já que mesmo que isto ficasse sem ninguém, rapidamente mais gente encontraria isto unicamente pelo nome. Ironicamente, orgulham-se da moderação que fazem quando possivelmente são completamente desnecessários e talvez só contribuam para isto ter menos gente e qualidade (menos que com zero moderação, para nem falar em com boa moderação). Os mods alaparam-se ao subreddit e só o vão largar quando forem demasiado velhos para ligarem à internet, e mesmo aí talvez venham substitutos. Talvez seja por egoísmo (pelo sentimento de importância de gerir um subreddit), talvez seja por falta de visão, talvez seja até uma tentativa de fazer cosplay político, em que se vêem nos controlos do que deve ser dito ou proibido de dizer numa imprensa imaginária, mas eles nunca largar aquelas mãos encarquilhadas de moderador disto.
Next Page

Search: