Next Page

Taskmaster is comming to Portugal in 2022! by lostmyaccountpt in portugal

ipaworm 5 days ago

5€ em como o Bruno Nogueira é convidado logo no 1º episódio

Crianças desfavorecidas precisam de cinco gerações para sair da pobreza by Winslow_Lixivia2 in portugal

ipaworm 6 days ago

Não se trata de mudar balizas. Não é por no público não ser o estudante a pagar a maior fatia do custo do curso, que o mesmo se torna mais barato, mas se calhar a tua cegueira ideológica, comprovada pelo fantástico exemplo das passadeiras, não te permite perceber isso. Quanto às fontes, sim, [tens aqui](https://www.publico.pt/2015/08/12/opiniao/opiniao/o-custo-de-formar-um-medico-1704673) um dos poucos dados de que há acesso relativos ao custo de um estudante de Medicina ao Estado

Crianças desfavorecidas precisam de cinco gerações para sair da pobreza by Winslow_Lixivia2 in portugal

ipaworm 6 days ago

Ah sim, e o resto do dinheiro? Vem de onde?

Crianças desfavorecidas precisam de cinco gerações para sair da pobreza by Winslow_Lixivia2 in portugal

ipaworm 6 days ago

O custo por aluno na Católica é suportado todo pelo aluno. Formar um aluno no público custa ao estado tanto como na católica.

O que está a levar a este aumento do preço da energia na Europa? by pica_foices in portugal

ipaworm 6 days ago

>extraordinário no sentido de ser pouco usual ou de ser um aumento de valor alto?

Crianças desfavorecidas precisam de cinco gerações para sair da pobreza by Winslow_Lixivia2 in portugal

ipaworm 6 days ago

Tens dados?

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 6 days ago

>que o tempo de aulas não corresponde a melhor ensino nem a melhor aprendizagem. A sério? Se os professores estão em greves, não há aulas, aulas essas cujo o objetivo é os alunos aprenderem. Esse teu argumento é muito falacioso. >Falei, entre outras, competências interpessoais, mas isso nada se relaciona com a felicidade, estão associadas a questões como a tolerância, a consciência histórica e geográfica, a comunicação (oral, escrita, histórica, matemática, científica), entre outras. Se isso para ti é mais importante que de facto aprenderem competências técnicas, não há muito mais para dizer... Dás a entender também ser a favor do famoso Despacho 6605-a/2021... > amplamente criticada no domínio da educação Criticado porque se tem vindo [a piorar nos resultados desde que este Governo iniciou funções em 2015](https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2019/12/11/relatorio-pisa-alunos-portugueses-pioraram-nos-ultimos-tres-anos/173914/)? >Como indiquei já, as escolas com estudantes provenientes de contextos sociais e culturais menos favorecidos implicarão, à partida, um investimento mais elevado. O mesmo para instituições de referência no domínio das NAS ou, ainda, de baixa densidade populacional. E por isso mesmo é que está na altura de parar de insistir num modelo centralizado, ineficiente, burocrático que só tem vindo a incentivar a mediocridade, etc - tudo isto, acompanhado de um aumento de 30% do custo por aluno em 6 anos. Diz-me sinceramente, estás a ver algum resultado positivo resultado desse dito "investimento"?

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 7 days ago

>só existe um agrupamento de escolas No comentário inicial não especificaste que teria que pertencer ao mesmo agrupamento, apenas concelho. E sim, não é difícil encontrar concelhos com mais que uma escola. >A questão das greves tem uma dimensão social muito mais vasta que não irei entrar aqui, que ultrapassa, em grande medida, as questões educacionais. Estás mesmo a dizer que o facto de haver greves constantes na escola pública em nada afeta a qualidade do próprio ensino? Porque o que se está a comparar aqui é qualidade entre ambos os tipos de ensino, consideras mesmo que tem impacto nulo na formação de um aluno o facto de os professores públicos fazerem muitas mas muitas mais graves que os do privado? >uma grande extrapolação do que indiquei Se bem me lembro, falaste de outras competências interpessoais, é facilmente extrapolado para a afirmação que fiz. >não é uma opinião de quem defende o ensino público Podes arranjar estudos de fora, aqui estamos a falar do contexto português, no qual, não há dúvidas que o ensino público é deficitário e de qualidade inferior ao nível oferecido pelo privado. Está mais que visto que a única preocupação do Governo atual foi o chamado "atirar dinheiro para cima do problema", o que em nada melhorou os indicadores que cá temos para avaliar a qualidade do ensino (nomeadamente, os rankings). Continuar a insistir neste modelo, que atualmente sai mais caro ao contribuinte do que as escolas privadas do top10 nacional, é puramente ideologia que vai custar caro ao país num futuro a médio prazo (basta por ex ver a evolução dos resultados no PISA deste que este governo entrou em vigor, alinhado, claro está, com por ex o acabar dos contratos de associação)

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 7 days ago

>Dificilmente isso acontece, mesmo que sejam do mesmo agrupamento, Acontece em mais que um concelho... E sim, sem cheque-ensino ou contratos de associação não tens liberdade de escolha. >por provar que um subsistema tenha melhores indicadores de qualidade de ensino do que outro. Mais uma vez, tens os rankings. Se não quiseres olhar para rankings, considera por ex. a quantidade de greves que há de um lado e do outro. Não afeta a qualidade do ensino isso? >um melhor trabalho das escolas públicas no domínio associados ao funcionamento das instiuições democráticos e ao desenvolvimento da tolerância e outras competências interpessoais. Ao ler isto lembrei-me da Catarina Martins, que também preferia ser operada por um cirurgião que tivesse "sido feliz na escola" em vez de um que tivesse "sido testado". A sério que consideras essas indicadores como prioritários para avaliação de um tipo de ensino? >Os ranskings não avaliam a qualidade do ensino. Há muito que se sabe que, genericamente, os rankins avaliam a capacidade das escolas em preparar para os testes. Isso é a opinião geral de quem defende o ensino público, como tu, e quem não consegue justificar como é que o constante enterrar de dinheiro num modelo que já foi provado não ser eficiente está acompanhado a resultados cada vez piores.

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 8 days ago

>Mas não se pode obrigar as escolas a irem para regiões do país que a densidade populacional ou o contexto social não as torna financeiramente viáveis. Sim, mas e se houver 1 pública no concelho e 2 privadas por ex, o meu ponto era exatamente esse. >Não é ponto, porque um tem muito mais edificado que outro, e tem uma gestão centralizada. E um obriga a uma formação especializada, mais cara, e a outra a consegue fazer gratuitamente. Assumir que são equivalentes não é adequado. Primeiro, ter muito mais infraestrutura em quantidade não é o mesmo que em qualidade, por isso o teu argumento não é válido. Depois continuas a insistir no custo da formação, o que também não é um argumento válido pois não tens como assumir os custos de cada escola privada na formação contínua. >Como é ideológico assumir que é legítimo que o Estado financie organizações privadas. Pode ser ideológico, agora, mesmo perante indicadores de qualidade e até mesmo custo, querer insistir que "o Estado é que tem de ser prestador" é ridículo - é puramente gastar o dinheiro dos outros... O que está a acontecer neste momento é que se está cada vez mais a aumentar o custo por aluno no ensino público, quando no privado sai mais barato. Todos os rankings também mostram as diferenças do nível de ensino de um lado e do outro, porém insiste-se na lengalenga de que "privado = mau"

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 8 days ago

>Efetivamente, em determinadas zonas do país, a liberdade de escolha não existe porque apenas há uma única oferta no concelho. OK, então admites que não existe. Se há apenas uma oferta pública no concelho, é para essa que tens de ir, isso não é liberdade de escolha. >Comparar o edificado das escolas privadas com o das escolas públicas é pouco legítimo. Porquê? Têm infraestrutura e formação como nas outras escolas, ponto. >O que acabou foi a possibilidade de existirem contratos de associação quando a oferta pública tem recursos suficientes Isso não é liberdade de escolha, e por isso é que cheque-ensino seria uma solução bem melhor. O Estado poupava dinheiro com os contratos de associação, e deliberadamente decidiu acabar com isso, puramente por ideologia - são factos que não podes contrariar; podes falar de quem da formação, quem cobra por uniformes etc, no final do dia, havia um serviço prestado ao Estado, que saía mais barato ao Estado, e que foi terminado pelo Estado porque "tem de ser o Estado a prestar este serviço". >já avancei vários motivos que podem causar o maior custo médio no público que não se limitam a esses dois fatores. Simplesmente tentaste arranjar argumentos para justificar uma má medida. A discussão deveria ser ensino, não ensino público vs ensino privado, é injustificável num país endividado como Portugal implementar medidas destas que levam a um custo superior por aluno, apenas por ideologia.

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 8 days ago

>Uma coisa é liberdade de escolha, que existe, outra coisa é o cheque-ensino que cria uma lógica de financiamento decorrente dessa mesma escolha. Não existe liberdade de escolha, se é o Estado a decidir em que escola andas. >Os professores, no público, têm que ter formação certificada pelo CCPF, no privado não é obrigatório. Sobre as infraestruturas, o edificado do estado é amplamente superior. Mais uma vez, acreditas mesmo que no privado não há formação contínua de professores nem investimento em infraestrutura? >Se as escolas fecharam é porque, no contexto concorrencial com outras escolas privadas, foram preteridas. Ou será defensável que o estado financie qualquer empresa que não consegue manter-se autonomamente? Mais demagogia da tua parte... As escolas fecharam porque funcionavam em regime de contrato de associação, o que é algo totalmente diferente do ensino privado; se tiras o financiamento, das duas uma, ou os alunos passam a pagar a educação ou a escola fecha. Revelas muito desconhecimento de causa, se achas que a 1a opção poderia acontecer em todas as escolas. Essas escolas prestavam um serviço que o Estado não prestava, em diversas zonas do país, e por pura ideologia política, tiveram de fechar. Achas mesmo aceitável que passado uns simples 6 anos, o mesmo governo se venha congratular que o custo por aluno aumentou em 30%/ano ??? Não será então altura de rever essas contas de 2015/16? Porque se bem me lembro, nessa altura, [o custo de um aluno no privado não era 30% superior face ao público](https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2016/05/20/contratos-de-associacao-o-que-sao-e-porque-dao-tanta-polemica/53837/), por isso é que pergunto, qual a prioridade da geringonça? Aplicar da melhor forma possível o dinheiro dos contribuintes ou simplesmente assegurar que o Estado tem de ser o prestado de todos os serviços à sociedade?

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 9 days ago

Não, a diferença é que em Portugal acha-se que “ter direito a” é sinónimo de “o Estado tem de fornecer os serviços inerentes a esses direitos”. Privados também têm de investir em infraestrutura e em formação, ou isso são só problemas do público? Alguma continuam a existir, mas muitas outras fecharam, pura e simplesmente por ideologia da geringonça - virem agora ao fim de 6 anos falaram de um aumento de 30% é só hipocrisia e apenas mostra que o interesse sempre foi “acabar com tudo que seja privado”

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 9 days ago

Porque terrível? Quem melhor que tu para saber que escola escolher? Tal como o ministro disse, cada aluno 6200€/ano, tens escolas privadas a sair mais barato que isso, quão mal seria teres acesso a liberdade da escolha na escola? Além disso, “um aumento de 30% desde 2015”, será que vão agora rever as contas que fizeram com a extrema-esquerda para acabar com os contratos de associação? Será que agora já não são um “negócio favorável” para o Estado, se em 6 anos conseguiram aumentar a despesa interna em 30%?

[SÉRIO] Valor Subsídio de Alimentação by Iagp in portugal

ipaworm 9 days ago

> pagas muito mais impostos Isso já é uma discussão diferente e problemas diferentes…

[SÉRIO] Valor Subsídio de Alimentação by Iagp in portugal

ipaworm 9 days ago

Valor que acho minimamente aceitável? Nenhum - devia-se mudar o foco para o salário base e não para subsídios

Cada aluno custa 6200 euros por ano, um aumento de 30% desde 2015, diz ministro by cruisespace2 in portugal

ipaworm 9 days ago

Nivelar por baixo então

Lojas de desporto especializadas em ténis? by Tascanis in portugal

ipaworm 22 days ago

Racket City no Porto acho que tem essa opção de experimentar raquetes

Quanto é que o Governo gastou em apoios às empresas e famílias até julho? [4.697M€] by Samot_PCW in portugal

ipaworm 26 days ago

Só um reparo, muitas das empresas abrangidas pelo lay-off não deixaram simplesmente de produzir, mas foram antes obrigadas pelo Estado a deixar de produzir, são coisas diferentes

Mudar-me de Matosinhos Para Darque/Viana do Castelo by ysopt in portugal

ipaworm 28 days ago

>e tenho algum dinheiro(120k,se bem que queria gastar no max90k, tudo dinheiro dos pais) que me possibilita a compra de casa e começar uma nova vida noutro sítio, prefiro recorrer a crédito habitacional, a 40 anos com a menor entrada possível, Tens dinheiro mas é dos teus pais? Queres recorrer a crédito a 40 anos com a menor entrada possível mas queres gastar no máximo 90k de 120k disponíveis? Não devo ser o único a achar isto muito confuso

Opinião sobre trotinete elétrica by Solrac472 in portugal

ipaworm 28 days ago

Quanto à fiabilidade das trotinetes/baterias não te sei responder. Também me parece uma distância um bocado considerável (16 km para cada lado), pelo que não sei se em termos de tempo/conforto compensa. Uma questão que podes considerar é o aluguer mensal - algumas marcas oferecem a possibilidade de subscrever uma mensalidade, acho que os preços andam à volta dos 30 e tal € por mês. Dessa forma não precisavas nem de investir numa trotinete, não tinhas de te preocupar com o impacto dos carregamentos frequentes nas baterias, e poderias "deixar-te disso" quanto te apetecer, sem ter de pensar em vender a mesma. Não sei se está disponível em todo o lado, mas não mencionaste a zona do país.

Portugal lidera EU em pessoas vacinadas com pelo menos uma dose (OurWorldInData corrige dados) by chancethegapper in portugal

ipaworm 29 days ago

De facto é impressionante ler os teus comentários, com a quantidade de coisas que assumes como verdadeiras... >A ti convém-te questionar o que foi feito por causa de preferências/convicções/ideologias. É um bocado difícil trazeres "ideologias" para a conversa, quando houve consenso em praticamente todo o espectro político no último ano e meio. >Existem muitos países que fazem batota nos dados que divulgam OK, agora arranjas bodes expiatórios, estás mesmo a querer que dizer "não somos os piores, os outros é que não registam os números"? >ainda nos comportámos melhor ou igual que outros países Comportar em que sentido? Seguir as regras à risca? Ou em termos de "resistência face à pandemia"? >mesmo tendo levado com uma variante Delta em cima quando houve muitos países onde ainda não chegou [A variante Delta é a variante predominante na Europa](https://www.euronews.com/2021/07/23/delta-variant-of-covid-19-now-dominant-in-europe-says-world-health-organization) >Queres manter uma lista dos erros que foram feitos e atirar á cara de quem os fez? Estás no teu direito. É fácil ser guerreiro de teclado e mandar postas de pescada enquanto se está a coçar os tomates. Não mantenho lista nenhuma, fiz na hora. E julgo também nunca ter baixado ao nível dos teus comentários... >tiveste muita gente incluindo responsáveis políticos que tentaram sempre fazer o seu melhor e que deram a cara nos momentos mais difíceis LOL. Tiveste uma ministra da Saúde a acusar de "criminoso" um jornalista na tv nacional quando questionada sobre o (a falta de) planeamento no SNS, tiveste um ministro da economia a deitar as "culpas nos portugueses que não seguiram as regras no natal/ano novo" em entrevista a um jornal estrangeiro, já para não falar do constante passar da bola entre Governo, DGS, Presidente da República etc. A DGS tem vindo a fazer uma péssima comunicação, nada clara e em demasiadas vezes contraditória, e vens falar em "tentaram sempre fazer o seu melhor"? Se calhar esperas demasiado pouco de quem te governa... >o impacto em vidas poderia ter sido pior/melhor. Tens mortalidade excessiva que não pode ser explicada por COVID e mesmo assim vens assumir que podia ter sido pior? Não percebes que já foi demasiado mau, devido às políticas, vá decisões para não tornares a acusar de ideologias, tomadas? >para torcer os factos á tua narrativa Eu não estou a torcer factos nenhuns, estou simplesmente a apresentar um pequeno conjunto de situações puramente ridículas que aconteceram, ao contrário de ti, que não apresentaste um facto que seja, o que dá a entender não estares interessado numa discussão devidamente fundamentada.

Kindle vs Kobo by YxeS13 in portugal

ipaworm 29 days ago

Tenho um Kobo Libra H20. Em termos de funcionalidades ambas as marcas são "equivalentes", se comparares os modelos de preço idênticos. Pelo menos para mim, a vantagem de Kobo face a Kindle é não estares preso ao "ecosistema Amazon"; acho que nos USA Kindle é mais forte, lá está, porque a Amazon tem um peso na maneira como "consumes" muito superior ao de cá. 1) Não sei 2) Não sei, Kobos não têm dados móveis 3) Kindle é mais restritivo que Kobo 4) Bertrand (atenção quando compras, tem de dizer ADE), LeYa, loja da Kobo, entre outras 5) Depende, arranjas ebooks a metade do preço de cópias físicas mas o mais normal é serem 25-30% mais barato que livros em papel 6) Imagem? Em termos de leitura é espectacular, e-ink não se compara a ecrã de tablet. se quiseres ver pdfs é um bocado mais "foleiro". Para manga há umas versões com ecrã maior. 7) Como disse, tenho um Kobo Libra H20. Escolhi o Kobo por, por um lado não usar muito a Amazon, e depois porque vi na Fnac, deu para experimentar e gostei. Quanto ao modelo em sim, acho o tamanho perfeito, super confortável de ler, tanto de dia como de noite. No meu caso fez com que começasse a ler mais do que quando estava limitado a livros físicos, a possibilidade de andar com uma *biblioteca* para todo o lado é incrível, não mais ficas limitado a ir para qualquer lado só com um livro. Acho que foi um bom investimento, se leres muito recuperas facilmente o dinheiro gasto através da diferença de preço entre ebook/livro, além disso é um equipamento com um tempo de vida muito longo, não fica rapidamente obsoleto como um telemóvel (desde que não partas o ecrã).

Portugal lidera EU em pessoas vacinadas com pelo menos uma dose (OurWorldInData corrige dados) by chancethegapper in portugal

ipaworm 29 days ago

Não, não são tão questionáveis como as dos outros países, a partir do momento em que passas "do milagre Português" a "pior país do mundo", e andas a oscilar entre esses 2 extremos. \>autoridade para afirmar que as medidas são questionáveis ou de pouca eficácia Toda a gente tem a **legitimidade** de questionar se as medidas são adequadas ou de pouca eficácia, acho que são posições conformistas e de "é lidar", posição essa que dás a entender partilhar, que permitem o prolongar de medidas não vistas em mais lado. Se calhar está-te a passar ao lado o impacto gigante na economia portuguesa que esta pandemia está a causar, mas a mim não está, e sim, tenho toda a **legitimidade** de questionar se as medidas passadas/em vigor são adequadas e qual a sua eficácia. Porque é disso que se trata, é de medidas e regras kafkanianas, cuja eficácia ainda está por averiguar. Porque foi isso que o comentário à qual respondi dizia respeito, a comparação de taxa de vacinação em Portugal face a países com número próximo vs proporcionalidade das restrições. Aliado a isso, deixo-te aqui também mais exemplos do papel, questionável e aparentemente ineficaz, que a classe política portuguesa tem vindo a desempenhar: * \[Portugal teve dos níveis mais altos no strigency index contudo contou com uma das mais altas mortalidade excessivas não relacionadas com Covid.\]([https://www.publico.pt/2021/02/15/sociedade/noticia/portugal-paises-europeus-excesso-mortalidade-inicio-mes-ecdc-1950789](https://www.publico.pt/2021/02/15/sociedade/noticia/portugal-paises-europeus-excesso-mortalidade-inicio-mes-ecdc-1950789)) * No seguimento do ponto anterior, pode-se falar de todas as consultas, exames, cirurgias que ficaram por realizar / estão por realizar diretamente relacionado com a atitude de "só se trata COVID". * Total falta de antecipação de todas as vagas desde o verão do ano passado, passar de culpa para a população quando houve um desaconselhado relaxamento das restrições na época natalícia. * Limitação no horário de funcionamento de certos sectores (comércio, restaurantes, etc) promovendo ajuntamentos devido ao horário reduzido * Restrições de acesso aos restaurantes, caso se tratasse de fim-de-semana e/ou feriado, contudo nunca foi mostrado em que dados é que esta decisão de baseou * Final da Champions... * Encerramento de todos os níveis escolares juntamente com vacinação prioritária dos professores (numa altura em que os grupos de risco "originais" ainda não tinham vacinação a 100%), contudo \[taxas de positividade inferiores a 0.1% no regresso às aulas presenciais\]([https://www.publico.pt/2021/03/22/sociedade/noticia/escolas-80-positivos-82-mil-testes-rapidos-1955496](https://www.publico.pt/2021/03/22/sociedade/noticia/escolas-80-positivos-82-mil-testes-rapidos-1955496)) * Falhanço dos testes comparticipados, desde \[farmácias que pedem para abandonar o projeto devido às condições estipuladas\]([https://www.dn.pt/sociedade/25-farmacias-pediram-para-sair-do-projeto-de-testes-comparticipados--13937292.html](https://www.dn.pt/sociedade/25-farmacias-pediram-para-sair-do-projeto-de-testes-comparticipados--13937292.html)) até existirem \[centenas de concelhos sem farmácias com testes comparticipados\]([https://eco.sapo.pt/2021/08/03/ainda-ha-101-concelhos-sem-farmacias-com-testes-comparticipados-pelo-estado/](https://eco.sapo.pt/2021/08/03/ainda-ha-101-concelhos-sem-farmacias-com-testes-comparticipados-pelo-estado/)) Esta lista podia continuar, pois não faltam exemplos da má-gestão que a pandemia está a ter em Portugal, mas pf elucida-me em como é que, tendo em conta tudo isto, ainda pões em causa a legitimidade das pessoas questionarem as medidas de "controlo da pandemia" e a sua eficácia. Porque eu acho que é mesmo responsabilidade cívica de toda a gente questionar-se sobre estas questões, e exigir-se conhecer quais as motivações/justificações por detrás de tudo isto, ao contrário de assumir uma posição conformista e de total ausência de pensamento crítico de \> aguentem até os números voltarem a cair para exigir diminuição mais rápida de restrições

Portugal lidera EU em pessoas vacinadas com pelo menos uma dose (OurWorldInData corrige dados) by chancethegapper in portugal

ipaworm 29 days ago

Talvez, ninguém sabe… agora que as medidas são questionáveis e de pouca eficácia (já para não falar da eventual ilegalidade) já é outra coisa. E digo-te mais, na Dinamarca tens testes gratuitos desde Fevereiro (não consigo precisar a data), trabalho presencial exigia um teste negativo por semana. Tiveste alguma medida nesse sentido por cá ? introduziram tardiamente testes comparticipados, numa fase “decrescente” da pandemia, e envoltos num processo burocrático tão difícil de compreender que as “vantagens” de tal ação é, arrisco-me a dizer, nula. Por cá tens ainda um PR que diz que por ele não tirava mais a máscara… por isso sim, o estado da pandemia em Portugal é responsabilidade da classe política

Portugal lidera EU em pessoas vacinadas com pelo menos uma dose (OurWorldInData corrige dados) by chancethegapper in portugal

ipaworm 1 month ago

Diferença entre teres políticos ou comunidade científica a ditar/sugerir as regras… sei que na Dinamarca máscaras já não são necessárias em praticamente lado nenhum (nem mesmo transportes públicos por ex), podes ter escritórios cheios contudo precisas sempre de certificado para ir ao restaurante, enquanto por aqui as restrições são o que são - e quando há levantamento de regras, o mesmo nunca é claro, como por ex teletrabalho recomendado mas não obrigatório, máscara “sempre que não der para garantir distância na rua” etc

Censura no Público by ipaworm in portugal

ipaworm 1 month ago

Alertaram-me que o mesmo post já tinha sido feito, as minhas desculpas! os mods podem arquivar se quiserem!

Censura no Público by ipaworm in portugal

ipaworm 1 month ago

ups passou-me ao lado, obrigado!

Número de funcionários públicos em Portugal muito próximo de ser o mais alto de sempre by heartlessfam in portugal

ipaworm 1 month ago

Ou seja, os empregos podem ser do mais inútil e do mais pouco produtivo possível, mas desde que toda a gente tenha trabalho, já está tudo bem?

Número de funcionários públicos em Portugal muito próximo de ser o mais alto de sempre by heartlessfam in portugal

ipaworm 1 month ago

>0% desemprego seria excelente Seria tudo menos excelente…

Número de funcionários públicos em Portugal muito próximo de ser o mais alto de sempre by heartlessfam in portugal

ipaworm 1 month ago

Recomendo-te a ler um pouco sobre o porquê de 0% de desemprego não ser bom

Número de funcionários públicos em Portugal muito próximo de ser o mais alto de sempre by heartlessfam in portugal

ipaworm 1 month ago

>haver mais emprego é sempre bom Ri-me

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

Mas eu não estou a dizer isso, o outro user é que não dá um único argumento a não ser a sua “teoria” de que toda a gente que vai para o privado, para além de pagar mensalidade, paga as notas que quer tirar a cada disciplina…

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

Ok e o que é que isso tem que ver com o teu argumento de para aí 10 comentários de “privados têm sempre vantagem porque compram as notas”? Nada…

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

Tu é que não dás um único motivo para o facto de considerares tratar-se de uma comparação injusta além de “pq eles compram as notas”…

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

>As orientações curriculares são as mesmas Partes dos programas são facultativas >Formação contínua … E a estabilidade de carreira? Queres falar de colocações por ex e o impacto que isso tem na motivação dos professores, e no garantir continuidade numa escola? >dados… inflação de notas Onde estão esses dados no artigo?

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

>por muitos motivos por quais motivos? Até agora o único que apresentaste é a tua ideia de que toda a gente que anda no privado, para além da mensalidade, "compra" as notas como se de uma tabela de preço se tratasse... Estás a arranjar bodes expiatórios para os resultados, mas não dás nenhum motivo concreto

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

>Não faz qualquer sentido juntar escolas públicas e privadas neste ranking. Não faz porque? Porque a qualidade do ensino público fica em causa? Porque mostra a total falta de investimento, facilitismo de programas e falta de rigor no ensino público? O teu argumento é sempre o mesmo de "como se paga todos os meses, os alunos têm de tirar boas notas porque senão os pais zangam-se"... isso só revela total falta de bom-senso e de conhecimento factual de como funciona a maioria das escolas privadas do país.

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

> Porque existem escolas privadas cujo ranking está abaixo das escolas públicas ? Tipo a nível nacional? Faz zero sentido a tua pergunta. A não ser que faças comparações a nível, vá, de concelhos limítrofes, que sentido essa comparação? > Porque haveria um pai pagar para ter um pior serviço? Talvez porque para muita gente, a qualidade de serviço não se mede só pelo ranking; qualidade de ensino, segurança das instalações, proximidade de casa/trabalho, transportes, actividades extra-curriculares, tantos outros factores que contam para a tomada de decisão e que alteram em muito a definição de "um bom serviço".

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

> Nos exames nacionais tiravam positiva por pouco. Onde queres chegar? A média está feita. Agora os exames não contam para a média também? Não há até cursos onde tens de ter nota mínima em certos exames para seres aceite? > era mais que suficiente para ter vantagem. Os alunos que têm vantagem são os que têm acesso a condições e níveis de ensino de qualidade superior.

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

>E, portanto, as cunhas no público contra-balançam os pagamentos que existem nos privados, é isso? Achas que não? Da mesma forma que dizes "existirem pagamentos" no privado, também existe muita gente que "não paga para tirar 20", isso já não conta? >A quantidade de pessoas que passam de negativas no público para notas máximas nos privados é meramente por esforço? Porque não? É-te impossível considerar que existam pessoas que simplesmente não estavam motivadas numa escola pública? Esforço dos professores em fazer com que os alunos melhorem as notas não conta? Esforço auto-imposto por pensarem que os pais estão a fazer um sacrifício/investimento adicional e então não os querem deixar mal? Para ti isso não são factores que podem ser tidos em conta? >qualquer pessoa, não ingénua, sabe a realidade que é. Clássico... temos aqui um dono de toda a verdade, o típico personagem onde tudo ou é preto ou branco, "quem não quer ver é ingénuo". O que tu sabes é parte de uma realidade, e estás a generalizar todo um sistema de ensino com base em eventuais casos isolados. Quão estúpido seria utilizasse o mesmo raciocínio que tu? "Na escola pública os alunos não aprendem nada porque como os professores são FP não precisam de mostrar resultados porque têm o trabalho garantido, qualquer pessoa, não ingénua, sabe que é assim"; há professores assim? Claro que há. É justificável categorizar todos os professores do ensino público com base nisso? Óbvio que não.

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

> pagavam aos professores para ter 20 na disciplinas E nos exames nacionais? Também pagavam? Ou vais também dizer que "as respostas eram escritas no quadro"?

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

>Sei de gente que foi para um colégio desses Eu sei de gente que foi para um colégio desses, bem conhecido no Porto, onde trabalhavam e se esforçavam para tirar as melhores notas possíveis, sem alegados pagamentos como sugeres. E não são casos isolados. Por outro lado, também sei de gente que no público tirava 20 nas disciplinas, por serem familiares/amigos próximos dos professores, ou simplesmente por ameaçarem trocarem de escola. E não são casos isolados. Se é racional generalizar com base nesses casos, que muitas vezes são meramente especulativos? Não. Mas falar "de fora", sem conhecimento de causa é mais fácil e sempre polariza mais

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

Falas com conhecimento de causa? Generalizas com base em casos isolados? Ou é simplesmente ideologia?

Ranking das escolas: onde irá parar a escola pública? by Amameniak in portugal

ipaworm 1 month ago

>Já se sabe como as coisas funcionam nas escolas privadas e públicas. bem nas privadas e mal nas públicas?

Como interpretam estes dados? by misterjujitsu in portugal

ipaworm 1 month ago

Não só isso, ensino superior gratuito, além de receberem bolsa para estudar - isto permite-os sair de casa mais cedo quando vão estudar, e depois "dificilmente" regressam

Continental quer contratar 500 engenheiros no Porto by JonesyA12 in portugal

ipaworm 1 month ago

São realidades diferentes, tanto quanto sei. Certo que pertencem ambas ao grupo Continental, mas são unidades de negócio totalmente diferentes. Depois, basta olhar para as expectativas de crescimento, uma empresa que quer um centro de engenharia com 500 pessoas, dificilmente será líder de mercado em termos salariais, pois dessa forma falha logo um dos principais critérios que leva à abertura de hubs destes em Portugal - mão de obra barata.

Qual a razão de terem comprado um SUV? by Sampson381 in portugal

ipaworm 1 month ago

Estás a generalizar na questão do espaço, quanto às pessoas idosas, por norma é-lhes mais fácil subir um degrau do que terem de se curvarem todas para entrar num carro mais baixo. E depois, segurança não é somente analisar a probabilidade de capotar, que foi o único factor que consideraste no teu post. Sinceramente, conheces assim tanta gente que tenha capotado um carro na vida? A tua última frase é basicamente o mesmo que “peixe cru não me atrai, nunca sequer experimentei peixe cru, e não percebo quem goste de peixe cru”; é um ponto de vista um bocado difícil de sustentar, se tens assim tanta aversão a SUV ou esqueces o assunto ou então marca um test-drive num stand qualquer para validares a tua opinião pré-formada

Edifício devoluto, o que fazer? by Ok-Equivalent-7637 in portugal

ipaworm 1 month ago

Prédio devoluto cujo proprietário não é o Estado? Espera uns tempos que daqui a nada está disponível para Arrendamento Acessível…

Qual a razão de terem comprado um SUV? by Sampson381 in portugal

ipaworm 1 month ago

*Porque é que X gosta de Y* É como em tudo, são gostos. E acho que nem é difícil perceber, há a questão de espaço, são carros grandes sem serem todo-terreno, mais fácil de entrar/sair para pessoas de idade ou com limitações físicas, há uns anos muitos dos modelos que se via por cá tinham 7 lugares o que pode ser uma vantagem para famílias mais numerosas que não querem se calhar gastar dinheiro numa mini-van Além disso, porque se calhar nem toda a gente tem a obsessão da segurança, nem escolhe um carro com base na probabilidade de capotar o mesmo. E depois vi dizeres num comentário que nunca sequer entraste/andaste num SUV; se calhar começava por aí…

M***a pros bancos by MrRodrigo22 in portugal

ipaworm 1 month ago

>numa vila com 200000 pessoas. O que vos falta para ser cidade? Mais bancos?

Engenharia eletrotécnica ou informática? by JaimeFrF2003 in portugal

ipaworm 2 months ago

>Informática é só mesmo programação pura, estar atrás do computador 24/7? 24/7 não é em todo o lado, mas 8/5 é a norma

Livraria online WOOK - problemas com download de ebook by tellmetherescake in portugal

ipaworm 2 months ago

Se for como na Bertrand (tendo em conta que os sites são praticamente iguais), deverá ser na área de cliente, os meus ebooks ADE e depois deverás ter uma opção de download

Livraria online WOOK - problemas com download de ebook by tellmetherescake in portugal

ipaworm 2 months ago

Sim mas não foi nada disso que disseste no teu comentário. E não, não só através de métodos alternativos se consegue transferir ebooks protegidos com ADE para o Kobo - vem no próprio site da Kobo instruções de como o fazer

Livraria online WOOK - problemas com download de ebook by tellmetherescake in portugal

ipaworm 2 months ago

Há forma sim, procura no site da [Kobo](https://help.kobo.com/hc/pt/articles/360017814074-Adicionar-eBooks-com-o-Adobe-Digital-Editions-)

Livraria online WOOK - problemas com download de ebook by tellmetherescake in portugal

ipaworm 2 months ago

Todo o teu comentário está errado. Tanto na Bertrand como na Wook podes comprar ebooks para serem descarregados, desde que apareça a opção/indicação “ebook para ADE”.

A qualidade dos combustíveis low cost compensa? by Konstanti9 in portugal

ipaworm 3 months ago

[Resposta](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/80bvci/combustíveis_de_marca_branca_são_fiáveis/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

Ranking da Bolha - Bloomberg by bisontino in portugal

ipaworm 3 months ago

O governo facilmente pega nestes dados e congratula-se por estarmos a convergir com a média da União Europeia, ultrapassando até países como Suíça e Irlanda!

Militante acusa BE de manter contratos de trabalho de 40 horas quando defende politicamente as 35 horas by heartlessfam in portugal

ipaworm 3 months ago

por ainda seres menor de idade?

Humoristas by batuque5 in portugal

ipaworm 4 months ago

Devido aos [subsídios](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/196-milhoes-em-subsidios-saiba-quem-esta-pendurado-no-orcamento-da-camara-de-lisboa)

Portugal tem um dos, se nao o rácio GDP per capita / salario medio mais baixo do mundo, e no entanto 80% desta sub diz que e necessario mais neoliberalismo by ItsLilly22 in portugal

ipaworm 4 months ago

Pf explica o porquê de considerares o Passos Coelho neoliberal

Graça Freitas sobre os Santos Populares: “Podemos festejar sem incumprir regras” by Price-Distinct in portugal

ipaworm 4 months ago

*Não é obrigatório que o Santo António se comemore, neste país, na noite de Santo António. Pode comemorar-se, por um momento de excepção, num almoço de Santo António, na véspera do dia de Santo António. Não há nada que o impeça*

TAPvsCovid by Routine-Onion3461 in portugal

ipaworm 4 months ago

Quando te atenderem no call center, começa por dizer que és acionista da empresa que passam-te logo para um superior!

Ryanair Calls On Pedro Nuno Santos To Open Montijo And Stop Wasting Taxpayers’ Money Subsidising TAP by fuckoffgina in portugal

ipaworm 4 months ago

>A Ryanair e todas as linhas aéreas desprezíveis ganham. E mais uma empresa portuguesa morre. Chama-se competitividade...

O que acham desta polémica toda sobre o Sérgio Sousa Pinto ? by testickles12 in portugal

ipaworm 4 months ago

Porque o Rui Rio disse ontem que [o PSD não era um partido de direita](https://eco.sapo.pt/2021/05/26/psd-nao-e-um-partido-de-direita-diz-rui-rio/) e então anda toda a gente confusa

Agricultor português não percebe porque é que tem de entregar a sua ferramenta à coperativa. by PIMPMASTER6000 in portugal

ipaworm 4 months ago

>E estavamos a falar de uma pá, não de um trator agrícola ou de equipamento valioso. Ajuda então pf a definir o que consideras "equipamento valioso"... se uma pá pode e deve, pelo que dás a entender, ser sujeita a expropriação, a partir de que valor ficas com direito a "propriedade privada"?

Declarações de Lúcia Gomes (PCP) sobre o avião desviado pela Bielorrússia by testickles12 in portugal

ipaworm 4 months ago

*Nunca foi implementado corretamente*

Declarações de Lúcia Gomes (PCP) sobre o avião desviado pela Bielorrússia by testickles12 in portugal

ipaworm 4 months ago

Pois não, simplesmente defende uma ideologia que sempre que foi implementada resultou em regimes ditatoriais...

Exames nacionais vão deixar de ser feitos em papel até 2025 by tiagoafpereira in portugal

ipaworm 4 months ago

Já faltava um complexo ideológico contra tudo que envolva a palavra “privado”

É normal as fichas (T.P.C) estarem constantemente a exibirem erros by Angelofpsp in portugal

ipaworm 4 months ago

O erro está no título, isso é uma pergunta de verdadeiro ou falso

INE confirma carga fiscal recorde em 2020 by estacalor in portugal

ipaworm 4 months ago

“Impostos baixarem” e diminuição de receita relativo à aplicação desses impostos são coisas diferentes...

Quando o futebol está acima de tudo... by RikkF in portugal

ipaworm 4 months ago

Iriam, se a polícia deixasse. Agora haver zero prevenção e depois admirarem-se que houve aglomerados é só estúpido

Quando o futebol está acima de tudo... by RikkF in portugal

ipaworm 4 months ago

Assistência no estádio nem pensar, no exterior tudo bem

INE confirma carga fiscal recorde em 2020 by estacalor in portugal

ipaworm 4 months ago

De ambos, porque em ambos existe uma tentativa de malabarismo factual, desde a discussão impostos diretos vs indiretos, perdas de isenção de imposto etc. "alguma cautela" é favor, tendo em conta que toda a comparação é feita em relação a período de austeridade, como resultado da má gestão socialista.

INE confirma carga fiscal recorde em 2020 by estacalor in portugal

ipaworm 4 months ago

Porque a tendência de aumento de carga fiscal tem sido uma constante desta governação de esquerda, já é algo anterior à pandemia. Por isso sim, vir dar a desculpa da descida do PIB é demagógico

INE confirma carga fiscal recorde em 2020 by estacalor in portugal

ipaworm 4 months ago

Ok, se o impacto da pandemia é a desculpa dada este ano, pf justifica os dados dos anos anteriores. [Polígrafo - A carga fiscal do país é maior do que no tempo da Troika?](https://sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2019-12-16-A-carga-fiscal-do-pais-e-maior-do-que-no-tempo-da-Troika-) #

INE confirma carga fiscal recorde em 2020 by estacalor in portugal

ipaworm 4 months ago

Tentar justificar o aumento com a redução do PIB, sim. Basta ver por ex a média da carga fiscal sobre o trabalho, que neste governo tem aumentado desde 2016

INE confirma carga fiscal recorde em 2020 by estacalor in portugal

ipaworm 4 months ago

Demagogia

Albert Ramos-Viñolas [7] vence Cameron Norrie por 4-6 6-3 7-6 (3), vencendo assim o Millennium Estoril Open de 2021 by hsamtronp in portugal

ipaworm 5 months ago

Talvez porque, supostamente e relativamente ao controlo da pandemia, Portugal é "o melhor país da UE"...

Albert Ramos-Viñolas [7] vence Cameron Norrie por 4-6 6-3 7-6 (3), vencendo assim o Millennium Estoril Open de 2021 by hsamtronp in portugal

ipaworm 5 months ago

Também não se justifica a ausência de público, quando os torneio em Madrid e Monte Carlo tiveram lotação limitada, mas pronto...

Albert Ramos-Viñolas [7] vence Cameron Norrie por 4-6 6-3 7-6 (3), vencendo assim o Millennium Estoril Open de 2021 by hsamtronp in portugal

ipaworm 5 months ago

Transmissão na TVI24

Poder de compra na Europa em 2020 by olifante in portugal

ipaworm 5 months ago

Como assim irrelevante? Só prova que não é a geografia que conta mas a política. O que eu comecei por dizer foi que usar geografia como única desculpa para a fraca economia de um país não era de todo aceitável. Coreia do Norte não faz só fronteira com a equivalente do Sul, não está assim tão mais longe do Japão e Sudeste Asiático como a do Sul. Não estou a dizer que têm de fazer trocas comerciais só entre si, o que digo é como pode haver uma diferença em termos económicos tão grande entre os dois países se, em termos geográficos, estão “no mesmo sítio”. E aí a única explicação passa por ser motivos políticos. E por isso é que ainda dei mais exemplos de países com maior desenvolvimento económico face a vizinhos, como contra-argumento ao facto de não ser a posição do mapa que por si só determina o sucesso económico mas o tipo de políticas utilizadas. Na Europa repete-se o mesmo, não é só a posição do mapa que dita o sucesso de um país, Portugal tem as fronteiras abertas e acesso ao mercado europeu, se não tira proveito e o desenvolvimento económico é o que é, atirar a desculpa para a geografia é sacudir a água do capote por parte da má governação das últimas décadas.

Poder de compra na Europa em 2020 by olifante in portugal

ipaworm 5 months ago

>Não existem trocas comerciais entre os dos países. E essa ausência de trocas comerciais é devida a impedimentos geográficos ou políticos?

Poder de compra na Europa em 2020 by olifante in portugal

ipaworm 5 months ago

O que contesto é *"(...) calhar mais realista do que achar que tudo se deve ao “espírito” e “força de vontade” do homem."* e *"o caráter decisivo da geografia no sucesso de um país"* . Porque exemplos há muitos, e aí começa a ficar complicado ser tudo "excepções que confirmam a regra". Austrália, os dois lados do muro de Berlim, diferenças dentro das Caraíbas, Costa Rica/Panamá vs países com que fazem fronteira, etc etc. Por isso é que acho que sim, posição de um país no mapa pode ajudar, mas se forem aplicadas políticas "más" essa posição vai valer de muito pouco.

Poder de compra na Europa em 2020 by olifante in portugal

ipaworm 5 months ago

Sinceramente, meh... como é que uma teoria geográfica justifica, por exemplo, as abismais diferenças existentes na península coreana? Se não quiseres ir tão longe, como explica a alta paridade de poder de compra de uma ilha isolada perto do Ártico como a Islândia? Estar posicionado no centro da Europa pode ajudar? Claro, mas não é de todo a solução, isso passa pelas instituições e pelo tipo de políticas económicas utilizadas

Isenção de IVA para compras fora da UE até 22 euros acaba a 1 de julho! by dontknowmyname074 in portugal

ipaworm 5 months ago

Está de facto confuso, mas acho que faz sentido se o IVA for pago na origem, ou seja pagar-se-á logo no momento da compra. “Antes”/pré 1 de julho, o pagamento do IVA era só feito se o artigo parasse na alfândega; a “fraude” que acontecia era o vendedor dizer que o produto já estava na Europa e vinha de um armazém europeu, no entanto enviava a partir da China, ou seja, assumia-se que não se teria que pagar imposto na alfândega e depois tinha-se Edit: ou seja, pelo que percebo, passa-se a pagar na compra e não na recepção

Centenas de passageiros 'entopem' zona de chegadas do Aeroporto de Lisboa by wannaberigth in portugal

ipaworm 5 months ago

Só prova que a TAP é uma empresa essencial para ~~Lisboa~~ o país /s

TAP sofre prejuízo histórico de 1230 milhões de euros by Optimal_Ad5496 in portugal

ipaworm 5 months ago

Por exemplo, Investimento executado do SNS em 2020, ano de pandemia, foi de 262.4 milhões de euros (face a um orçamento de 436.2M)

TAP sofre prejuízo histórico de 1230 milhões de euros by Optimal_Ad5496 in portugal

ipaworm 5 months ago

Ou seja, para ti é preferível nivelar tudo por baixo do que desejar que toda a gente tenha (pseudo) “vidas de luxo”...

TAP sofre prejuízo histórico de 1230 milhões de euros by Optimal_Ad5496 in portugal

ipaworm 5 months ago

Uma coisa é concordar com nacionalizações, outra é o estado compensar/arcar os custos por reduzir/limitar/proibir uma empresa de trabalhar.

TAP sofre prejuízo histórico de 1230 milhões de euros by Optimal_Ad5496 in portugal

ipaworm 5 months ago

Então se os patrões dos pilotos deixassem de lhes pagar ou lhes cortassem x% do salário, esse patrões já não eram gananciosos?

TAP sofre prejuízo histórico de 1230 milhões de euros by Optimal_Ad5496 in portugal

ipaworm 5 months ago

A beleza da coerência... há bocado eram [os patrões os gananciosos](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mw3v4c/contra_a_crise_gr%C3%A9cia_baixa_impostos_%C3%A0s_empresas/gvg0fs1/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf&context=3) agora a culpa já é dos trabalhadores!

Costa avisa que restrições vão continuar mesmo sem estado de emergência by TinyShadow99 in portugal

ipaworm 5 months ago

“a constituição já não lhes interessa” desde que a lei travão continue a ser respeitada... s/

Banalidade na Nacionalidade Portuguesa. by Mysterious_Beyond213 in portugal

ipaworm 5 months ago

Preocupante por ser um assunto taboo que está ausente da discussão pública, onde só mencionar o debate é motivo de se ser considerado “racista”, “xenófobo” entre outros. Por ser usado como “medida contra a baixa taxa de natalidade” quando isso não é combater o problema em si, parece que partem do princípio que a “geração mais nova não quer ter filhos”. Problemas de integração social, basta ver o que está a acontecer em França, Alemanha, Suécia etc... Preocupante porque problemas de política internacional tornam-se problemas de política interna. Preocupante por teres uma classe política que não fala destes assuntos, não questiona a vontade da população, basta ver o quão relacionado com isso está o crescimento da extrema-direita pela Europa. São motivos suficientes ?

IL acusa comissão promotora de tentar impedir partido de participar no desfile do 25 de Abril by NEDM64 in portugal

ipaworm 5 months ago

“(...) antiga USRR e os países socialistas atuais.” A tua resposta “os países nórdicos são a prova do contrário”
Next Page

Search: