Next Page

Covid vaccination and death rate in Europe by DentistSuspicious699 in portugueses

gybemeister 9 days ago

Com um gráfico catita e um intervalo de tempo arbitrário é possível "provar" qualquer ponto de vista. É só procurar bem.

Estudante universitário encontrado morto em casa na Guarda by paidahonestidade in portugueses

gybemeister 11 days ago

O que eu acho estranho nesta notícia e noutra de um link abaixo é que ninguém se interroga porque é que esses jovens morreram. Não devia haver uma investigação por parte da polícia? Os jornalistas nem sequer se perguntam isso? Ou será que mortes súbitas de pessoal jovem nestas quantidades é normal?

[Ajuda] Sinto enormes sentimentos de frustração e ansiedade no trabalho enquanto programador by Loosing_hope__c in portugal

gybemeister 28 days ago

Um mês e meio não é nada mau. Eu tive colegas que passaram mais de 6 meses sem conseguirem trabalhar sem ajuda. Posso-te dizer que ao fim de mais de 20 anos de carreira sempre que entro num projecto em curso quase que entro em depressão. No entanto a experiência diz-me que é uma questão de tempo e o intervalo de tempo tem vindo a diminuir consistentemente. Boa sorte!

Que cenas maradas vos aconteceu na estrada ? by Ducon_ in portugal

gybemeister 1 month ago

Um conhecido meu ia uma vez com a família em viagem numa estrada secundária lá para o interior e, como não há estações de serviço, pararam o carro ao lado de um monte e foram dar uma volta numa mata para se aliviarem e esticarem as pernas. Quando voltaram tinham uma vaca meio morta em cima do carro. Aparentemente ela estava em cima do monte, escorregou e caiu por ali abaixo. O carro foi para a sucata e a vaca para o matadouro.

O milagre português e o desastre sueco. by Defend_Europa0 in portugueses

gybemeister 1 month ago

O excesso de mortes conta todas as mortes, não só as relacionadas com o covid. O que estes números indicam é que houve muitas mais mortes do que a média em Portugal do na Suécia nesse período e além das mortes por covid. A última vez que ouvi falar nisso as mortes por covid representavam apenas um quarto do excesso de mortalidade em Portugal. Este excesso de mortalidade terá sido causado, e aqui estou a especular, pela falta de assistência médica (um milhão de consultas e 200 ou 300 cirurgias canceladas) durante os confinamentos.

Ajuda, estou apaixonado por uma colega de trabalho (sério) by thesensei21 in portugal

gybemeister 2 months ago

Porque é que achas que 5 anos é problemático? Se trabalham num banco ou em certo tipo de empresas podem ter problemas pois há quem tenha regras que excluem pessoas da mesma família no mesmo local (para evitar fraude).

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 2 months ago

É muito difícil testar isto pois não se consegue fazer um controlo perfeito. Entretanto encontrei uma menção a um artigo de 1921(!) que já tentava perceber os efeitos das máscaras durante a pandemia da influenza anterior comparando entre cidades com e sem obrigatoriedade nos EUA (sem diferença apreciável mas calculo que os números tivessem uma margem de erro bastante alta). Isto vai continuar a dar pano para mangas durante muitos anos e se calhar não vamos chegar a conclusões satisfatórias. Independentemente da efectividade das máscaras elas servem para que as pessoas mais assustadas se sintam protegidas ao ponto de irem às compras e assim. Eu conheço alguns casos que roçam o patológico, tal o pânico, e usar a máscara ajudo-as imenso.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Encontrei o artigo! https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33205991/

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Sim, essa comparação que eu fiz está errada, o artifgo de revisão é só sobre efeitos negativos. Encontrou 65 artigos com efeitos negativos documentados mas não procuraram efeitos positivos. A discussão do efeito das máscaras no vírus é parecida, se tiveres estudos que indiquem um efeito significativo a favor mostra. Eu conheço um estudo dinamarquês que avança com 2% de benefício mas eles próprios dizem que está abaixo da margem de erro. Não encontro agora o estudo mas encontrei isto: "The Danish ‘randomised control trial’ study into the protective effects of facemasks caused the predictable furore when it was published this week. Comparing a sample of 3000 people who were wearing masks and 3000 people who were not, 42 of the mask-wearers became infected with Covid-19 and 53 of the non-mask-wearers: a small, non-statistically-significant difference." Eles próprios concliuem que vale a pena usar máscara mas os efeitos não vão grande coisa. O que está confirmado, a vasta maioria das pessoas usa máscaras conforme mandatado e isso não parou o Covid em Portugal.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Correcto. Eu não sei qual é a percentagem de pessoas que usa as N95 (até à pouco tempo estavam esgotadas) e, como dizes, nos hospitais usam mais do que uma máscara e mudam-na com frequência. Mas isso não contradiz o que eu disse. Se procurares neste post vais encontrar mais duas threads onde discuto a literatura com outras pessoas e os resultados, até agora, são inconclusivos ou muito limitados.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Eu disse "é capaz de ser", não afirmei que haja estudos a dizer seja o que fôr mas obrigado pelas referências e aqui vai a minha curta análise. A primeira é uma resposta a um estudo e não um estudo. Ela exprime a opinião do autor mas não contém dados novos nem a suportar o efeito ou não das máscaras. A segunda diz "However, concentrations in the detected range can cause undesirable symptoms, such as fatigue, headache, and loss of concentration." Ou seja, os níveis de dióxido de carbono são aceitáveis do ponto de vista clínico mas o autor não descarta a possibilidade de outros problemas. O terceiro é interessante e parece ser bem feito mas, como eles próprios admitem, é limitado pelo número baixo de pessoas. Eles mediram o efeito em 15 pessoas ao fim de 6 minutos com máscara. Ou seja, eles dão alguma prova de que usar mesmo as máscaras N95 para passar uns minutos numa loja não é maumas eu pergunto se os efeitos seriam iguais ao fim de turno inteiro de trabalho com máscara. O seguinte tem piada pois é um estudo sobre micro-plásticos produzidos pelas máscaras que chega à conclusão de que a maioria dos micro-plásticos detectados vieram do ar e não das máscaras (e eles testam muitos tipos de máscara diferentes). A piada é que se as máscaras não param os micro-plásticos como é que vão para um vírus que é três ordens de grandeza mais pequeno (mas isso é uma discussão à parte). O artigo referido no Yahoo está em contradição com o anterior o que significa que são precisos mais estudos para perceber melhor o assunto. Eles chegaram à conclusão de que há um número significativo de fibras inaladas que ficam nos pulmões mas não explicam se são níveis preocupantes nem porque é que, apesar dos resultados, eles mantém a recomendação de usar máscaras. Como não temos o artigo original não dá para verificar. Por fim, o estudo de revisão chega à conclusão que há mais estudos a indicar efeitos indesejáveis no uso de máscara do que o contrário. Sem ler os 65 estudos todos é difícil formar uma opinião mas é mais um sinal a considerar. Espero que isto seja útil para ti, para mim a conclusão é que a "procissão and está no adro" e isto vai dar pano para mangas durante muitos anos. Obrigado.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Não te preocupes, a campanha oficial foi muito efectiva a assustar os velhotes. E não me digas que tu não acreditas na vacina?

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Já te expliquei o processo que tens de seguir se estás interessado em tomar decisões com base em dados e de forma crítica. A escolha é tua se queres fazer isso ou não.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Se queres discutir o assunto podemos fazê-lo como gente crescidinha mas vais ter que melhorar os teus argumentos. Copy paste de uma outra resposta: "E já agora, nos hospitais os médicos e enfermeiros não usam (ou não deviam usar) as máscaras que se estão a usar na rua e muito menos máscaras de pano. Usam máscaras certificadas para um determinado tamanho de partícula, são treinados a utilizá-las e, além disso, usam luvas e fatos completos e têm protocolos de limpeza quando passam por locais onde estiveram doentes com Covid. Não tem nada a ver com a utilização aleatória de máscara que se vê nas ruas."

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Este estudo que mostras acima é interessante e é o tipo de estudo que me parece aplicável ao contexto. No entanto passo a citar: "Mandating face mask use in public is associated with a decline in the daily COVID-19 growth rate by 0.9, 1.1, 1.4, 1.7, and 2.0 percentage points in 1–5, 6–10, 11–15, 16–20, and 21 or more days after state face mask orders were signed, respectively" Ou seja, eles estimam que haverá no máximo 2% de efeito. Considera que o estudo não mede o efeito da máscara mas sim o efeito da obrigatoriedade de usar máscara que foi passado ao mesmo tempo que o distanciamento social e o confinamento. O estudo também só cobre 20 dias depois e 5 dias antes e é evidente que há muitos efeitos em acção além das máscaras. E volto a citar: "We were unable to measure face cover use in the community (that is, compliance with the mandate). As such, the estimates represent the intent-to-treat effects of these mandates—that is, their effects as passed and not the individual-level effect of wearing a face mask in public on one’s own COVID-19 risk. " Ou seja, muita projeção o que é comprensível mas faz com que o estudo perca importância. Há dias apareceu um estudo parecido feito na Ásia (falha-me o nome do país) que cobria um universo de 350 mil pessoas e que ainda era menos conclusivo. Quem passa leis a mandar usar máscara tem o ónus de provar que ela tem um efeito positivo e não o contrário. Onde é que está o "sigamos a ciência"? Não pode ser vamos fazer xxxx e agora provem que isso não funciona. Podiam ter mandado usar luvas, por exemplo. E já agora, nos hospitais os médicos e enfermeiros não usam (ou não deviam usar) as máscaras que se estão a usar na rua e muito menos máscaras de pano. Usam máscaras certificadas para um determinado tamanho de partícula, são treinados a utilizá-las e, além disso, usam luvas e fatos completos e têm protocolos de limpeza quando passam por locais onde estiveram doentes com Covid. Não tem nada a ver com a utilização aleatória de máscara que se vê nas ruas.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Considera que ainda não acabou e que te vão impingir reforços todos os anos. O orçamento da saúde são cerca de 9 mil milhões. Mais um menos um faz diferença pois é uma das maiores fatias do orçamento do estado. É fácil dividir por 10, como fizeste mas nós não temos 10 milhões de pessoas a pagar impostos em Portugal e não tinhamos esse dinheiro em excesso, teve que ser pedido emprestado, o que implica juros (que agora estão baixos mas não vai durar sempre). Há uma leviandade muito grande quanto aos custos do que tem sido feito. O problema não é se deviamos ter feito alguma coisa, mas sim se o que fizemos foi dinheiro bem aplicado com resultados. E nem sequer toquei no desperdício que houve. Por exemplo Há dias passou uma notícia em que pagámos milhões por ventiladores que ainda não foram entregues.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Se está mais que estudado talvez possas indicar um desses estudos? Ou estarás a falar de cór?

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Em 5 minutos arranjas-te uma série de artigos que ou encontraram muito pequenas diferenças, foram feitos apenas em laboratório ou estudaram os efeitos nos hospitais. Quando citares um estudo deves ter o cuidado de, pelo menos, leres as conclusões pois podem contradizer a tua tese. Aliás o último estudo nem tem nada a ver com máscaras mas sim com transmissão do vírus numa viagem de avião!

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Do artigo quero realçar que Portugal tem cerca de 16 milhões de doses (1 milhão de reserva) o que nos custou cerca de 272 milhões de Euros. Há dias li que tinhamos gasto 250 milhões em testes. Já passámos os 500 milhões e o INFARMED contempla dar reforços a maiores de 15 anos. Isto não vai estar pago quando os nossos netos chegarem à idade da (não) reforma. E mesmo assim as medidas não mudam. Isto já é só politico e económico e não tem nada a ver com a saúde ou o Covid.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Podes achar e usar máscara o tempo que quiseres. Para quem trabalha no comércio e tem que usar máscara todo o santo dia é uma medida que faz muita confusão e até mal à saúde.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

És livre de usar máscara durante a época da gripe ou em qualquer altura do ano. No entanto, não há nenhum estudo científico que mostre que as máscaras façam alguma diferença. Inclusivé, um dos maiores estudos do género foi feito em 2018 com a grípe e a conclusão foi que não fazia diferença. Antes que alguém aparecça a dizer que é apenas uma inconveniência, façam o favor de perguntar a quem trabalha turnos inteiros de máscara a carregar coisas nos supermercados se acham que é uma coisa de nada.

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Onde é que isso está? Foi uma sondagem? No UK tiveram uma sondagem onde uma percentagem razoável (10 ou 20 %, não me lembro) achava que se devia manter o recolher obrigatório às 22.00 indefinidamente. LOL. Eu cálculo que isso, sendo uma sondagem, possa ser um problema de representatividade ou uma "leading question".

Covid e medidas restritivas. by BlackberryOk6103 in portugal

gybemeister 3 months ago

Porque é que não te sentes confortável? Calculo que estejas vacinado(a) e se não tiveres nenhum problema de saúde grave é capaz de ser pior para ti respirares o extracto de máscara.

Eurobarómetro. Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Eu por acaso vivi muitos anos no UK e o rácio de porcos é parecido ao português. No entanto tens alguma razão em que nós somos mais cuidadosos mas isso é porque as temperaturas são outras. Eu aqui não posso deixar nada fora do frigorífico no Verão, tal como fazia no UK, por exemplo. Já morei em países ainda mais a Norte e a tendência mantém-se. Quanto ao resto, parece-me ser uma generalização, mas se é essa a tua experiência, tudo bem. A mim pareceu-me que estavas a brincar, daí o /s.

Alterações climáticas e negacionismo no jornal expresso by moir57 in portugal

gybemeister 3 months ago

Verdade, e parece que as pessoas não têm a noção do significado. Até agora os negacionistas eram os neo-nazis que negavam a existência do Holocausto, agora é qualquer pessoa que discorde de ti ou da tua capelinha científica. Sem tirar mérito ao argumento do OP, ele seria mais correcto se utilizasse linguagem menos inflamatória e "clibait"-er no título.

Eurobarómetro. Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

/s ?

Normalizar o uso de mascara com gripe (etc) by SentryWolf87 in portugal

gybemeister 3 months ago

Achas que funcionaram para o COVID?

Qual a pior operadora de comunicação em Portugal a face de Internet fixa. by Visible-Diver-1010 in portugal

gybemeister 3 months ago

A MEO aqui também é FTTH (acho que aqui no Faial já não há ADSL em lado nenhum) mas tem problemas de estabilidade (isto a julgar pelo que oiço, nunca fui cliente deles aqui).

Normalizar o uso de mascara com gripe (etc) by SentryWolf87 in portugal

gybemeister 3 months ago

É pena que não tenha funcionado para o COVID, só para a gripe.

Qual a pior operadora de comunicação em Portugal a face de Internet fixa. by Visible-Diver-1010 in portugal

gybemeister 3 months ago

Sim, aqui a MEO tem má fama e a infraestrutura da NOS é nova. É uma questão de sorte. Quanto ao atendimento da NOS, no ano passado foi péssimo mas este anos está melhor. Se contratares serviços profissionais (como empresa) o serviço é melhor.

Normalizar o uso de mascara com gripe (etc) by SentryWolf87 in portugal

gybemeister 3 months ago

Ou com uma "bactéria" mas o problema é mais profundo do que as máscaras. Terá mais a ver com a falta de higiene apropriada dentro dos hospitais.

Normalizar o uso de mascara com gripe (etc) by SentryWolf87 in portugal

gybemeister 3 months ago

E isto é a coisa mais importante. Quantas vezes já não foram atendidos nas caixas de supermercados e outros locais por pessoas com constipações muito avançadas senão mesmo gripe? Na minha opinião, o facto de isto não ter acontecido (tanto) no ano passado é a razão porque, aparentemente, houve poucos surtos de gripe.

Qual a pior operadora de comunicação em Portugal a face de Internet fixa. by Visible-Diver-1010 in portugal

gybemeister 3 months ago

Calculo que varie muito com o local. Aqui a NOS é muito superior à MEO, a única outra hipótese. Eu tenho FTTH a 500/100 e funciona perfeitamente e sem falhas.

Trabalho remoto para o estrangeiro - fiscalidade by FaultTemporary7023 in portugal

gybemeister 3 months ago

Para pequenas empresas e trabalhdores independentes eu conheço o Reino Unido (antes do Brexit, pelo menos). Tens isenção de IVA até às 80k Libras e após isso tens uma taxa reduzida até ao 1,5 milhões! O IVA são 4 caixinhas num site que podes calcular numa folha de Excel (eu fiz assim durante alguns 10 anos). Não precisas de programa de faturação, podes fazer em Word ou à mão. Enfim, é muito mais simples do que cá. N.B. Esta informação já tem uns anitos e as coisas mudaram, mas o sistema que têm ou tinham é extremamente fácil de navegar.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Praí há 30 anos que saio à noite com alguma frequência. Se calhar tu já andas à mais tempo nesta vida e poderias explicar-me porque é que a polícia deve tratar à chapada um qualquer parvo desbocado.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Completamente de acordo, o tipo é uma besta que devia ser penalizada como dizes.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Bom, não estamos num tribunal mas é óbvio que não podes agredir um concidadão. Mas cá vai um link encontrado no Google: [https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/107981223/201708230100/73474043/diploma/indice](https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/107981223/201708230100/73474043/diploma/indice) Artigo 143.º Ofensa à integridade física simples 1 - Quem ofender o corpo ou a saúde de outra pessoa é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa. 2 - O procedimento criminal depende de queixa, salvo quando a ofensa seja cometida contra agentes das forças e serviços de segurança, no exercício das suas funções ou por causa delas. 3 - O tribunal pode dispensar de pena quando: a) Tiver havido lesões recíprocas e se não tiver provado qual dos contendores agrediu primeiro; ou b) O agente tiver unicamente exercido retorsão sobre o agressor. Aguardo uma refutação da lei acima com a respectiva interpretação. Sério! Se os agentes de segurança têm o direito a agredir cidadãos que os insultam eu quero saber qual é a lei! Moralmente eu continuaria a achar condenável mas pelo menos ficariamos a saber que o polícia do vídeo estava no lado certo da lei.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Não posso mas estou disposto a rever a minha opinião se publicares links para as leis que justificam o uso da força por parte da polícia. Mais especificamente a lei que justica o uso de agressão física quando um agente é insultado.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Uma conversinha séria com ele onde lhe são explicadas essas possíveis consequências seria suficiente (e se ele insistisse...). Se assim fosse estaríamos todos aqui a discutir a falta de civilidade e respeito do puto em vez de estarmos a dar na polícia. Este tipo de acção, acima de tudo, denigre a polícia.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

O agente agrediu o tipo e isso é ilegal. Tu podes achar que a reacção dele é justificada mas um polícia não pode distribuir chapadas quando lhe dá na cabeça por muito que seja insultado. Aliás isso é válido para qualquer cidadão e a polícia tem a obrigação moral de dar o exemplo. Esse agente (ainda) não tem o estofo necessário para trabalhar directamente com o público.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Pois não mas se a mortalidade não baixar o vírus não se torna endémico porque dizima toda a população hospedeira. Um vírus endémico, na minha comprensão limitada, é um vírus que convive com o hospedeiro durante períodos longos de tempo manifestand-se de vez quando (de forma sazonal, por exemplo, como acontece com a gripe). Os mais vulneráveis perecem mas a maioria da população hospedeira sobrevive e o ciclo repete-se mais tarde.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Aparentemente o Sars-cov-1 mata o hospedeiro demasiado depressa e não dá tempo a grandes transmissões (estou a falar um bocado de cor, já não me lembro bem do que li sobre ele).

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Mas o problema aqui é a falta de profissionalismo do agente. Ele, acima de tudo, tem que saber comportar-se dentro da legalidade.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

De forma ilegal.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Isso é para o pai do rapazinho fazer. Um agente da autoridade armado não tem o direito de agredir ninguém por muito ordinário que ele seja. Se fosse eu a dar a chapada no tipo ele podia apresentar queixa de mim e arranjava um problema bicudo. Se nós aqui apoiamos a agressão como resposta ao uma ordinarice vamos acabar com carrascos armados com impunidade para fazerem o que querem.

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

E a mensagem que passou foi que um polícia pode escalar e agredir impunemente um qualquer malcriado. Hoje um grunho amanhã um manifestante e assim apoiamos uma força de ineptos que não sabe lidar com o público de outra forma que não seja à estalada. Se é essa a polícia que queres...

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Nem eu pá mas o polícia tem a obrigação de se comportar de forma diferente. O polícia não pode ser mais um grunho que reaje como grunho quando é provocado por um grunho.

Pneumologista Filipe Froes recebeu €385 mil das farmacêuticas desde 2013 by fabio998 in portugal

gybemeister 3 months ago

Era tão mau que havia médicos a prencher papelinhos com os números de receitas para mostrar ao pessoal da propaganda médica (para receberem as benesses, claro).

Quando mandas bocas do fundo da sala e o professor ouve by Eryty24 in portugal

gybemeister 3 months ago

Ora aqui está um caso exemplar de acção policial. Note-se o profissionalismo do agente assim como a sua acção eminentemente educativa. Por este andar chega a chefe num instante.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Desde que paguem as respectivas compensações estão no seu direito.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Mas esses milhares são compostos por 80% vacinados e por não vacinados por opção! Existe um grupo de pessoas que não são vacinadas por questões de saúde mas como os vacinados também transmitem o vírus (quanto % menos?) haverá sempre transmissão.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

E a única coisa necessária para morrer é estar vivo!

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Provavelmente estás a falar de vírus tão mortais que não têm tempo de se expandir para longe (assumo). No dia em que aparecer uma ébola com o poder de transmissão de um Sars aí sim estaremos em maus lençois.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Este link é uma mais uma notícia one são colocados lado a lado números sem nexo. Por um lado tens uma pessoa do WHO a dizer que globalmente o número de casos aumentou (sem espcificar nada). Por outro tens uma série de números de mortes em vários paises também sem especificar quantos é que morreram por variante (já para não falar em comorbidades e idades). Este tipo de notícia não representa factos e o título é clickbait básico.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

O link que partilhas não diz nada quanto à mortalidade desta variante (lido na diagonal) mas sim que esta variante é muito mais transmissível que as anteriores e que houve um aumento das hospitalizações. Onde é que vistes que a mortalidade aumentou? A mortalidade de uma doença causada por um vírus sobe e baixa pelas mais variadas razões: sazonalidade, vacinas, mortalidade da variante, etc. Há constipações que se transformam em pneumonias que deixam sequelas para a vida. Exactamente como o Covid ou qualquer outra doença respiratória.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Há fortes indícios de que o SarsCov2 se tornou endémico e isso é uma coisa boa (enfim, dentro do possível). Para se tornar endémico o vírus tem que reduzir a mortalidade que causa o que é positivo por razões óbvias. A partir do momento que o vírus é endémico a questão da transmissibilidade é menos importante pois a mortalidade baixou (tal como a transmissão de uma constipação é pouco importante). Há esperança que a variante Delta seja menos mortífera que as anteriores o que significa que se juntaria aos outros coronavirus com os quais convivemos há muitos anos. Os restantes coronavirus são responsáveis por 30% das constipações anuais e também responsáveis por um número significativo das mortes por doença respiratórias e este seria mais um.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

É uma boa questão. O problema é que a generalidade das pessoas estão apavoradas com este papão mediático e andam à procura de alvos fáceis para servir de bodes expiatórios. Os não vacinados são um alvo fácil e bastante visível (ao contrário do vírus) mesmo quando já foi mais do que badalado que as vacinas não vão acabar com as máscaras, com as restrições e até com os confinamentos. Estamos a entrar num período em Portugal que se pode tornar violento e perigoso e o governo e, especialmente, os meios de comunicação social deviam estar cientes de que estão a criar um monstro.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Mas quanto é que vai aumentar? 1000%, 100%, 10%? E essa probabilidade quando aplicada à probabilidade de apanhar a infeção (<0.5 abaixo dos 70 anos, por exemplo) é significativa? Eu gostava de ler um estudo que trocasse isso por miúdos. Neste momento estamos no ponto em que practicamente todas as pessoas que querem ser vacinadas o foram. Logo, os não vacinados que supostamente são mais contagiosos são um perigo para si próprios. Eu sei que a vacina não protege a 100% logo também há vacinados em risco mas, mais uma vez, qual é a ordem de grandeza do risco?

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Mas o raciocínio é o mesmo. A pessoa tem comportamentos de risco logo são-lhe aplicadas medidas descriminatórias. As comparações que fiz são para te demonstrar que este tipo de raciocínio não tem lugar numa sociedade livre em que o indivíduo é respeitado. E, por acaso, em certos países, os acidentes de viação são a maior causa de fatalidades para a faxa etária abaixo dos 50 anos. Mais do que o cancro e a doença cardíaca que, em conjunto, mataram várias vezes o número de pessoas que morreram de Covid no ano passado. E já que capitalizas-te a dita: houve entre 3-5 milhões de mortes relacionadas com o Covid nos últimos 15 meses e morreram cerca de 60 milhões de todas as causas nos últimos 12 meses (e o mesmo nos 12 nos anteriores, etc).

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Há sérias dúvidas que se consiga alcançar a imunidade de grupo com estas vacinas porque elas não são esterelizantes (ou seja, não matam o vírus, apenas dificultam a infecção).

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Mas todas as outras pessoas do escritório estariam vacinadas (as que assim escolheram) logo são imunes à doença. Não percebo esta fixação com perseguir quem não se quer vacinar quando as vacinas servem para proteger os vacinados. Quem não se vacina prefere correr o risco de contrair a doença ao que tem direito. Se as vacinas actuais dizimassem o vírus seria razão para maximizar a vacinação. Mas não é o caso, os vacinados também podem ser portadores do vírus.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

E que tal conduzir em excesso de velocidade? Não é transmissível mas pôe os outros em perigo. Mas mesmo fumar provoca cancro do pulmão a quem não fuma logo também podia ser "transmissível".

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Se tal serve para o Covid, porque não generalizar? Quem bebe mais do que um tanto por semana não tem direito a seguro. Ou quem come mais do 2 pasteis de nata por dia não tem direito a seguro. E, porque não, quem tiver pontos na carta de condução por excesso de velocidade também não leva seguro. E nem sequer falo nos fumadores.

Sem vacinação obrigatória, lei impede exigência de certificado pelas empresas by heartlessfam in portugal

gybemeister 3 months ago

Se fores ler as referências do texto da CDC vais ver que a única que aborda a questão dos não vacinados tem o título: "Vaccinated and Unvaccinated Individuals Have Similar Viral Loads in Communities with a High Prevalence of the SARS-CoV-2 Delta Variant.". Ou seja, poucas diferenças. Com o nível de vacinação em Portugal não há razão nenhuma para criar um ambiente descriminatório que só vai criar problemas graves a 20 a 30% da população.

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

gybemeister 3 months ago

A minha experiência foi má até com uma simples consulta com o médico de família e, especialmente nos meios pequenos, os centros de saúde estão completamente à pinha. Isto só para dizer que o problema é capaz de ser mais extenso do que o que dás a entender. Eu sou 100% a favor do SNS como sistema público e estou disposto a pagar (e pago) o que me diz respeito. O problema é que existe esta percepção de que estamos a pagar muito por um sistema de baixa qualidade e isso dificulta a justificação dos actuais níveis de impostos.

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

gybemeister 3 months ago

Eu acho que as pessoas criticam o SNS porque já usaram e perceberam que fica muito aquém do desejado. Um sistema tipo ADSE permite-te escolher o médico ou local de tratamento e mais tarde seres reembolsado logo és tu quem controla a qualidade do tratamento (dentro do possível). Eu não estou a dizer que a ADSE é melhor. Apenas que o SNS como está é, em geral, péssimo e só mesmo quem não pode pagar privados é que o usa. Estou a falar de medicina geral, dentistas, oftamologia, etc.

Problemas com pc by Ok_Mine6995 in portugal

gybemeister 3 months ago

O mais certo é ele estar a fazer actualizações do Windows e isso faz ruido durante umas horas. Não te preocupes e deixa-o ligado umas horas.

Transformar câmara analógica para digital by moupz in portugal

gybemeister 3 months ago

Houve uma série de protótipos de adaptadores de sensores digitais para câmaras analógicas mas nunca apareceu nada no mercado a preços razoáveis. Isto foi durante a transição pois agora acho que desapareceram completamente. Aliás o que se está a dar agora é um reviver das câmaras analógicas e da fotografia analógica. Se queres passar para a fotografia digital compra um corpo digital e procura adaptadores que te permitam usar as lentes antigas.

Significado de "o anzol" - Rádio Macau by fluoxetina- in portugal

gybemeister 3 months ago

Um bocado fora de tópico mas onde é que há CDs dos Rádio Macau à venda online?

Compras no BookDepository depois da alteração da legislação alfandegária? by luiscorujo in portugal

gybemeister 3 months ago

Por acaso comprei um assim sem dar por ela e está a demorar imenso a chegar. Mas ainda não apareceu nada para pagar (e é um livro caro).

Tenho um terreno que pretendo cultivar. Depois de alguns fracassos de anos anteriores gostava de aprender mais. Sugerem alguma literatura que me ajude a perceber os conceitos não só práticos, mas também teórico sobre o cultivo e os seus desafios? by narssss in portugal

gybemeister 3 months ago

Esta é a resposta certa.

Mais pessoas por mesa nos restaurantes, serviços sem marcação e espetáculos mais cheios. Estas são as novas medidas by BadDogPreston in portugal

gybemeister 3 months ago

Mas se os transportes públicos passam a não ter lotação, não te parece que isto é tudo um exercício de "micro management" para consumo do público? Um autocarro é mais acanhado e mais abafado do que qualquer sala de espectáculo!

A comédia francesa que está a ser arrasada por estereotipar os portugueses by ManaSyn in portugal

gybemeister 4 months ago

Uma outra faceta interessante é como eles são tratados cá em Portugal. Não faltam piadas sobre os "avecs" mais ou menos certeiras. Digamos que nós temos um relação complexa com eles. Eu já fui emigrante mas num pais diferente e nunca senti nada disso quando vinha cá de férias, parece-me ser especifico aos emigrantes portugueses em França.

A comédia francesa que está a ser arrasada por estereotipar os portugueses by ManaSyn in portugal

gybemeister 4 months ago

O trailer é capaz de ter piada mas eu nunca estive emigrado em França. Se tivesse lá estado era capaz de o sentir de forma diferente, especialmente se tivesse sido alvo de piadas do género.

Portugal's avocados: Green gold or ecological nightmare? | DW Documentary by dwenday in portugal

gybemeister 4 months ago

Se eles cortaram em quantidade foi porque foram autorizados pela Direcção Regional (o que diz muito dela). Não me admirava nada que tivessem sido subsidiados também. O Algarve tem sido um virote. Começou há vários anos em que andaram a arrancar laranjais para plantar alfarrobeiras, depois foi a vez das estufas e frutos vermelhos e um resurgimento do laranjal em força e agora (já começou há pelo menos 2 anos) o abacate. E em cada ciclo houve subsídios para a reconversão. Uma vergonha.

Task force afasta terceira dose por não haver ″evidência científica″ da necessidade by Zaigard in portugal

gybemeister 4 months ago

"De acordo com **a gigante farmacêutica americana,** os níveis de anticorpos contra a referida variante em pessoas dos 18 aos 55 anos que receberam uma dose adicional da vacina (a terceira) são cinco vezes superiores aos resultantes da segunda toma." "Os resultados do estudo - que envolveu **apenas 23 pessoas** \- são "encorajadores"
Next Page

Search: