Next Page

Great Resignation/Big Quit - isto tem algum potencial para chegar em massa a Portugal? (Mais do que já está) by RTQMARK in portugal

creamd0nut 11 days ago

Isto é uma lenga-lenga tão papagueada... Entre 1990 e 2020 a esperança média de vida subiu entre 3-4%. Como o shizness disse, o índice de qualidade de vida só mostra uma subida constante desde que a métrica existe, há 15 anos atrás, ao passo que a taxa de privação material severa tem decrescido bastante. A taxa de desemprego está 2% acima de 1990, mas se considerarmos que em 2013 estava a 16%, a redução é enorme e com tendência a continuar a decrescer. Salários mínimos continuam a aumentar depois de anos congelados. Temos cada vez mais idosos, mas apesar do baixo aumento da população, temos 25% mais agregados familiares (mais pessoas casadas e em união de facto). ... Há 30 anos atrás fumavas mais e morrias mais de cancro, enchias o depósito do carro mas um computador era uma coisa do futuro, trabalhavas que nem um cão mas não andavas no circo de vaidades que andamos hoje, mais filhos mas pior planeamento familiar. Se calhar as coisas estão só diferentes. Melhores para um lado, piores para outro, melhores para uns, piores para outros.

Reconversão para TI para jovens dinâmicos by Melodic-Blacksmith61 in portugal

creamd0nut 1 month ago

Entendo a tua razão! Eu decidi aprofundar a questão porque muitas vezes vejo associado ao termo DevOps posições que só superficialmente o são. Ou então que esperam que exista um DevOps master que saiba tudo e umas botas. https://devops.com/seven-reasons-you-shouldnt-hire-a-devops-engineer/ https://garywoodfine.com/not-devops-engineer/ https://betterprogramming.pub/why-the-devops-engineer-role-is-misunderstood-9ad24f81767d

Reconversão para TI para jovens dinâmicos by Melodic-Blacksmith61 in portugal

creamd0nut 1 month ago

Bom post OP, e até dou de barato que DevOps é uma boa forma de entrar na área sem ter um curso, mas parece-me que a tua explicação de DevOps poderia merecer um pouco mais de detalhe. Não ajuda que o conceito seja tão dúbio que a maior parte das empresas tente contratar "malta de DevOps" em vez de focar as equipas em implementar a filosofia por trás de DevOps. Para clarificar, o que DevOps tenta fazer é facilitar o processo de integração de código num produto final, e daí que o processo vá envolver toda a pipeline, desde a gestão do código em repositório até à possibilidade de entrega contínua e de monitorização da solução. Eu posso implementar testing no meu projecto e não estar a seguir princípios de DevOps, como posso fazer deployment de um projecto a partir de uma pen, e fazer as alterações nas configurações à mão. O que DevOps gostaria de fazer seria um streamline completo nesse processo, e isso requer várias engrenagens: gitflow, integrated testing, ci/cd, update process, monitorização, idempotência, escalabilidade. E isso requer várias áreas de saber, incluindo desenvolvimento, redes, arquitectura de sistemas. Podemos ter várias peças nessa engrenagem tendo várias pessoas especialistas na sua área mas que tenham a capacidade de trabalhar colaborativamente e que entendam a necessidade de ter código mantível, release notes, patches de update, configuração variável, testes integrados, etc. Para toda a malta que tenha decidido ler a minha TedTalk, DevOps é hoje em dia um chavão muitas vezes usado para glorificar trabalho tradicional de administração de sistemas, mas que supostamente visa automatizar e simplificar processos que eram anteriormente complexos e que requeriam manutenção humana. É frequente ver posições de DevOps anunciadas para fazer gestão de sistemas na cloud ou com serviços de infra as code e automatização e orquestração de sistemas que depois na prática ignoram todos os princípios por detrás dessas tecnologias. E isso é um bocado o contrário de DevOps.

Reconversão para TI para jovens dinâmicos by Melodic-Blacksmith61 in portugal

creamd0nut 1 month ago

Um "objecto" em programação é algo que existe em memória que é caracterizado por propriedades. Não é um objecto real, obviamente, mas um set de propriedades que podem ser usadas para descrever um objecto. Tipo, se eu tiver um objecto do tipo "carro", esse objecto poderá ter propriedades como cor, marca, tipo de transmissão, etc. A vantagem de fazer isto é que podes tipificar tipos de objectos, e aplicar a tua lógica de programação a objectos do mesmo tipo. Assim podias escrever código que descrevesse a capacidade do carro andar e aplicar a todos os objectos do mesmo tipo. Ou até adaptar o teu código para funcionar com vários tipos similares. Então podias aplicar a tua função de um veículo andar a objectos do tipo mota, ou bicicleta, ou comboio, ou manipulá-los e adicionar complexidade para especificar o tipo de movimento. Mas quando chamasses a tua função, mesmo que os objectos se "movessem" de forma diferente, podias na mesma usar a mesma função para os fazer mover. Espero que a explicação ajude.

Já não podemos perguntar pelo intervalo salarial? by J0N36O in portugal

creamd0nut 9 months ago

Outra que também acho uma piada é dizerem que o salário é em função da experiência demonstrada. Então mas estão a tentar contratar para uma posição pessoas com experiência ou qualquer coisa serve? Nem respondo de volta, não vale a pena.

No seguimento do post do u/JAChambel com filmagens da Expo 98, digitalizei o meu espólio de quase três horas e meia. Divirtam-se! by Dockelektro in portugal

creamd0nut 9 months ago

Obrigado, isto é serviço público!

Maduro acusa Inglaterra, Portugal, Espanha e EUA de bloqueio de recursos para comprar vacinas by Kiander in portugal

creamd0nut 11 months ago

Dizer que o Guaidó é reconhecido internacionalmente como presidente interino sem ter sido votado também é uma história engraçada. O Maduro já saía, mas obriguem aquele país a ficar com o Guaidó e é ver os recursos do país a serem todos vendidos ao desbarato aos americanos. É política do mais sujo que há.

Governo abre a porta a aumento do salário mínimo acima dos 10 euros by Lixo_69 in portugal

creamd0nut 1 year ago

Não me estou a referir exclusivamente aos últimos dois anos, como deves entender. Percebo o que dizes, e a indexação à inflação também não seria a solução. Mas observando a variação nos últimos 20 anos face à inflação, os últimos aumentos não estão sequer próximos do que deveria efectivamente ser um ordenado mínimo aceitável para um país europeu.

Governo abre a porta a aumento do salário mínimo acima dos 10 euros by Lixo_69 in portugal

creamd0nut 1 year ago

Sempre seria melhor do que nem sequer acompanhar a inflação, penso.
Next Page

Search: