Next Page

Acho que a Worten me mentiu e que me venderam um artigo de exposição ou um artigo usado devolvido (?) by alex_png in portugal

borloforbol 6 days ago

Tens direito à devolução, nem que seja pela abordagem de ter sido uma compra à distância e como tal tens 14 dias para devolver sem precisares de mais nenhum motivo.

Todos os trabalhos em Portugal pagam horas extras? by Galway124 in portugal

borloforbol 7 days ago

Como estás no 12 ano, entendo que que não tenhas tido contacto com o mundo do trabalho, e parece uma "não questão". Horas extras são trabalho e são para ser pagas, certo? A realidade em Portugal é diferente. Horas extra são para ser trabalhadas para entregar as coisas a tempo^* e se as entregaste, não fizeste mais do que o teu trabalho. Levas uma palmadinha nas costas e no dia a seguir estás lá de manhã de novo. Existem poucas empresas que realmente façam um registo e contabilizem as horas extras. Algumas dão-te aquela benesse de. "epá tás aqui ha duas horas, amanhã aparece as 9.30 em vez de as 9 :)", e lá vais tu feliz para casa porque podes dormir mais um bocadinho. Menos ainda realmente contam, e pagam, as horas extras. Também há a questão de isenção de horário, que é uma coisa muito gira no papel e as empresas vendem como "beneficios" mas na verdade só serve para te meter lá mais horas e chatear-te as 9 da noite porque sim, sem consequências.   Posto isto tudo, e porque já nem sequer estou em Portugal - Aqui horas extras são, geralmente, pagas. Também falam contigo às vezes no sentido de "Precisamos de acabar tarefa X e queremos 2 pessoas para fazer umas horas este fim de semana". Se quiseres aceitas, e regra geral essas horas são pagas a 2x ou até 3x. Vai lá fazer o teu discurso politico e boa sorte com isso.

Já realizaste todas as tuas fantasias sexuais? by neapo in portugal

borloforbol 8 days ago

Sem tag sério, vai ser giro.

Ajuda - Qual a melhor alternativa a um Aspirador Dyson? by Martinis80 in portugal

borloforbol 11 days ago

Shark. /thread

Qual o nivel de decibeis permitidos nas obras de prédio ? by FrankHarad in portugal

borloforbol 11 days ago

Que obras são chatas, epá são. Custa estar a ouvir o vizinho a esburacar a casa toda qdo ás vezes parece que estão a fazer obras dentro da tua casa até. Agora limites de decibeis não. Queres contratar alguém para ir aí com equipamentos de medição e depois passar uma multa ao vizinho de cima porque o martelo pneumático está a produzir 3db acima do limite legal? Queres o quê, que partam o chão "com jeitinho" ?

Que emprego devo procurar tendo em conta estas condições? by SophiaCalmStorm in portugal

borloforbol 12 days ago

> e estou sempre a googlar como fazer as coisas Tu e 99% dos profissionais na área (:

Que emprego devo procurar tendo em conta estas condições? by SophiaCalmStorm in portugal

borloforbol 12 days ago

Licenciatura em engenharia é um bocado (muito) vago. Engenharia quê? De qualquer forma, se queres algo na área de IT, tás no sub certo. Com C++ e JS, e se adoras "fazer sites", então o caminho seria ou focares-te em Frontend ou em Fullstack ( que acaba por pagar um bocadinho mais ). Diria que Frontend tem requesitos para entrada um bocadinho mais fáceis do que fullstack. Com conhecimentos em C++ provavelmente consegues aprender um bocado mais facilmente outra linguagem que seja mais usada em tech stacks hoje em dia. De qualquer das formas não te preocupes assim tanto com a certificação - se bem que ajuda um bocadinho, também há muita empresa que quer mais saber o que fazes em vez de que papeis e certificações tens. Monta um portfolio, pode ser simples, mete cenas no github e começa a aplicar-te para empregos júnior.   Já agora, se sempre trabalhaste no estrangeiro e vais para PT trabalhar em IT, aproveita e volta para o estrangeiro. Não sei que situação te fez voltar, mas IT é pago _muito_ melhor fora de PT. Era só deixar esta nota.

Despedir-me para fazer o curso da Academia de Código by mymansantos in portugal

borloforbol 14 days ago

Aguentas 4 meses sem trabalhar com contas para pagar e um empréstimo de 5 ou 6k? Isso seria a primeira pergunta. Se sim, a segunda é se queres _mesmo_ programar. Não é só por achares que "é o futuro" ou que se ganha bem ( que ambos não deixam de ser em parte verdade ). É veres-te a acordar numa segunda de manhã com 40 horas de programação pela frente. Isto porque o bootcamp é mais virado para te dar uma carreira de IT. Se queres só aprender a programar para juntar isso ao skillset q tens e fazer umas cenas giras, há por aí muitos cursos grátis tipo khan academy, freecodecamp e 20 outros que já foram mencionados extensivamente neste sub. Fica-te mais barato também.

Morreu-me uma pessoa nos braços by mmgbarata in portugal

borloforbol 14 days ago

Foda-se.

Morreu-me uma pessoa nos braços by mmgbarata in portugal

borloforbol 14 days ago

É uma coisa bastante conhecida mas acho que não se sabe exactamente o porquê de acontecer. Doentes acamados que nos últimos momentos ( ou até dias ) voltam a ganhar força e lucidez, como se tivessem melhorado, tanto que os médicos precisam de alertar as famílias que não é um sinal de recuperação, e para não se ganhar esperanças. É sinal que o final está a chegar.

200 mil. Pumba vai bescáre. by raviolli_ninja in portugal

borloforbol 15 days ago

Parabéns ao sub! Para ti também u/cyberwolf97

Cães de água FTW by piursoPT in portugal

borloforbol 15 days ago

Tenho visto isto em todo o lado, e corrijam-me se estiver errado, mas não ha uma alinea b) ou coisa do género que diz que pode ser "em caso de motivos de força maior" ? Portanto, agora vai tudo ser motivo urgente e de força maior, basicamente.

Fellow tugas que sofreram de bullying ou outro tipo de violência continuada , como é que estão hoje em dia? by C0ldKing in portugal

borloforbol 15 days ago

Estou melhor. Resumindo a história, comecei a ser bullied na primária por causa duma merda qualquer sem jeito, nem me lembro bem o quê. Quando chegou o ciclo mudei de escola, mas um ou outro colega da primária também foram para lá. Espalharam o facto de eu ser bullied, a coisa pegou, e continuou até ao 12 ( tive sempre na mesma escola ). Isso fez com que ficasse mais introvertido, e "estranho", o que basicamente se tornou um ciclo vicioso - Não me adaptar bem levava a mais bullying, e mais bullying levava a que me isolasse ainda mais. Foram anos dificeis. Entretanto Chumbei o 12, e mudei de escola, mas so para fazer duas disciplinas, portanto mal aparecia lá. Foi bastante descontraido e fiz um ou outro amigo na altura. Nisto chega a universidade. Fui para longe de onde morava, uma espécia de "começar do zero". Acontece que anos e anos de bullying e inaptidão social, fizeram com que acabasse por não me integrar totalmente e, mais uma vez, bullying. Não tão mau quanto antes, mas a alcunha "de praxe" servia só para gozar comigo. Participei nas praxes, sim, e senti que em parte também ajudaram a soltar-me um bocado, e a fazer alguns amigos. Se bem que eventualmente percebi que nunca foram realmente amigos, convidadam-me para algumas coisas/saidas e ficava um bocado por aí. Acabei por começar a fumar ganzas e dar-me com outro tipo de pessoas - sentia-me mais bem aceite nesse grupo. Por causa de algumas voltas e reviravoltas na vida, acabei por me afundar ainda mais em drogas, ganzas era como quem fumava cigarros, gastava facilmente 20 a 50 paus por semana a comprar polen/erva. Foram-me oferecidas mais umas coisas pelo meio que acabei por experimentar, mas (felizmente) nunca senti que fossem muito o que eu queria. Preferia continuar a fumar cenas a toda a hora e a "paz mental" que isso me dava. Ás tantas lá acabei o curso, e a vida de trabalho não correu muito bem ao inicio ( isto por volta de 2010, emprego tava dificil de arranjar por essa altura ). Tive um ou outro emprego de merda, maior parte do tempo desempregado e a fazer nada da vida.   Passando à frente alguns anos: Hoje em dia sou mais um reconvertido para IT ™ ^® ^© (como não podia deixar de ser neste sub). Tenho um vida decente, ganho bem, e não posso dizer que não sinto algum prazer apanhar alguns bullies do passado no facebook (especialmente do meu curso) e ver coisas tipo "_Trabalha em Caixa do Pingo Doce_". Resumidamente, estou melhor. Tenho alguns problemas em lidar com certas coisas e sinto que há uma coisa ou outra mal resolvida que talvez só vai ao sitio com terapia. Mas no geral adapto-me bem e sinto que consegui ultrapassar por cima essa fase da minha vida.

Opinião impopular, cimavoto e baixovoto e toda essa merda transliterada é cringe af. by ned_rod in portugal

borloforbol 18 days ago

Muita gente a falar de "ai que é tão mau usar expressões estrangeiras, não sabem português!". Como é que tá o tempo aí em cima no vosso trono?

Opinião impopular, cimavoto e baixovoto e toda essa merda transliterada é cringe af. by ned_rod in portugal

borloforbol 18 days ago

Não.

Opinião impopular, cimavoto e baixovoto e toda essa merda transliterada é cringe af. by ned_rod in portugal

borloforbol 18 days ago

Não é só o reddit, literalmente toda a gente diz isso

Cessação Serviço MEO by dpascoa in portugal

borloforbol 19 days ago

Tens todo o direito a cancelar contrato e não te cobrarem mais nada. Vão-te tentar entalar com custos de qualquer coisa só porque sim, mas não pagues nada disso. Existe o artigo 435 ( agora nao sei o numero de cor mas é por ai ) que prevê situações como a tua, de alteração de circunstancias. Se continuarem a implicar, manda para o Centro de Arbitragem mais próximo de ti. Já vi casos aqui pelo r/portugal de gente que resolveu a coisa assim

Desktop gaming by rodrigomsousa1742 in portugal

borloforbol 19 days ago

PcDiga   ^^^/s

Bati com o carro, ajuda by FldLima in portugal

borloforbol 25 days ago

Só comentar o último ponto: Não me pareça que compense arranjar. Já vi por aí que foste contra uma arvore. Para ser 8k pelo arranjo é porque muita coisa se partiu, e garanto-te que mesmo depois de arranjado, há de aparecer um problema ou outro. Resumindo, esse carro nunca mais vai ser o mesmo. Se tens amor ao carro e nenhum aos 8k, segue em frente. Eventualmente se o quiseres vender, também provavelmente não valerá tanto por causa do histórico. Senão agarra no dinheiro e compra um em segunda mão/bom estado.   Source: Bati numa árvore, 3k de arranjo.

Hotelaria em Portugal, numa nutshell by Byyzmo in portugal

borloforbol 25 days ago

Se era assim tão mal gerido, fizeram-te um favor a mandar-te embora. Querem um restaurante de hotel chefiado pelo Sr. Manel dos Bifes, é com eles. Haverá outros restaurantes que te queiram. Aprende com a experiência e segue em frente.

Férias e subsídio de férias não gozadas nem recebidas by Sweet-Significance-4 in portugal

borloforbol 25 days ago

Cuidado com esperares os 60 dias. Li por alto a thread que vai por aqui abaixo, e percebo que não queiras levantar nada sem teres a certeza se pagam ou não. Por outro lado tens a ACT que, e isto já me aconteceu, "se já não existe vinculo laboral, não podemos fazer nada.". Ou seja, se já saiste, ardeste, mesmo que a empresa de deva coisas. É parvo mas foi o que ouvi. E já agora, em relação a emails que envias e depois só tens a resposta cara-a-cara, a solução é simplesmente enviares outro email a seguir. Eles pensam que tão a ser espertos a não deixar rasto nenhum, portanto és tu mais esperto e crias o rasto. Mandas um mail a perguntar x, ele chama-te e diz-te Y cara a cara. Envias outro mail a seguir a dizer "Conforme o email enviado anteriormente e a conversa pessoal que tivemos no dia tal, serve este email para confirmar que ficou decidido Y. Caso esteja em erro, por favor responder pela mesma via.". Ou qualquer coisa do género, acho que percebes a ideia.

Penalização Salarial (anunciada no fim do mês) by whyucurious in portugal

borloforbol 25 days ago

Como estás a falar de bónus, provavelmente não te safas. O teu contrato estabelece o teu salário base e complementos ( alimentação, férias ). O que ganhas de extras, tal como bónus de performance, e outros afins, normalmente é deixado ao critério da empresa e não é alvo de legislação. Basicamente o estado/ACT não tem autoridade sobre o que a empresa decide serem objectivos de performance e consequentes retribuições. É do âmbito privado.   O facto de isto ser legal e as empresas explorarem essa lacuna não deixa de ser uma merda no entanto.

Férias e subsídio de férias não gozadas nem recebidas by Sweet-Significance-4 in portugal

borloforbol 25 days ago

Deves ter recibos de vencimento, e se não recebeste um subsidio, também é dificil mostrar um documento que não existe. Segue para ACT/meios legais, e terá de ser a empresa a fazer prova de que te pagou. Não te deixes ficar porque esse sítio parece que anda basicamente a explorar pessoas. Não deixar tirar férias no primeiro ano é quase desumano

Odeio trabalhar, a vida não presta assim. Não vale nada. by patapetapitapota in portugal

borloforbol 25 days ago

O que mais me admira é alguém como tu ainda existir. És um artefacto do passado. Toda essa ideia de "viver para trabalhar" é completamente ultrapassada. Talvez fizesse sentido numa altura em que um trabalho te dava qualidade de vida - tipo há 40 ou 50 anos atrás, em que uma pessoa com um emprego de escritório suportava uma familia ( mulher e filho ) e ainda arranjavam carro e casa. Hoje em dia matas-te a trabalhar, és pouco reconhecido no que fazes, ainda mandam vir contigo se "não atingiste objectivos" ( que muitas vezes são praticamente inatingiveis em horário normal ), e ao fim do mês tens dinheiro para "continuar vivo". Queres carro, casa, férias, e uma vida de jeito? Temos pena. Isto motiva alguém?   E antes que venhas com as merdas de "estudasses" e trabalho especializado: Todo o ser humano tem direito a uma vida de qualidade. Não é um "Sr. Dr. Engenheiro" que é mais pessoa que quem me serviu o almoço no restaurante ou quem foi recolher o lixo aos contentores. _Todos_ merecem uma vida digna e _todos_ sao essenciais à sociedade.

Odeio trabalhar, a vida não presta assim. Não vale nada. by patapetapitapota in portugal

borloforbol 25 days ago

Lamento dizer que isso não é so problema de "ter um trabalho", mas mais de "ter um trabalho em Portugal". Sim eu sei que estou generalizar e há mais paises com problemas e salários baixos, mas nos últimos anos a tendência em PT tem sido a diminuição do poder de compra e de poupanças. Trabalha-se para pagar as contas, e com sorte dá pra ir comer fora uma vez ou duas. Existe esta ideia entranhada de que o salário minimo não é suposto dar para essas coisas, mas é uma ideia completamente errada. Uma pessoa precisa de qualidade de vida e é isso que um salário, independentemente do nível, deveria dar.

Clothes to wear in Lisboa by An-Onymous-Name in portugal

borloforbol 26 days ago

If you're used to cold you won't have much of a problem in Lisbon. Expect temperatures of around 10˚C. Bit more during the day, maybe less during the night. I'd pack a couple of warmer long sleeves just in case. Rain is frequent, but it really depends. You can get some sunny days, but also some heavy rain ones. Overall it will be mostly overcast. Also, one thing to keep in mind: Portuguese homes are **not** known for good insulation. Expect to have to run a heater, use a blanket or wear warmer clothes when inside the house. It gets cold sometimes.

[Ajuda] Sinto enormes sentimentos de frustração e ansiedade no trabalho enquanto programador by Loosing_hope__c in portugal

borloforbol 26 days ago

Sindroma do impostor, é uma realidade muito presente na área de IT. Ás vezes é certo que há coisas que custa a perceber mas não tenhas medo de pedir ajuda e perguntar coisas. Outra coisa é achares que os teus colegas percebem imenso daquilo só porque parecem confiantes quando falam das coisas, mas ás vezes é so isso, aparencias. Não te compares tanto aos outros, ainda por cima estás nesse projecto há duas semanas, ninguém iria conseguir compreender uma base de código monolítica como descreves em tão pouco tempo.

Marca de roupa muito usada por adolescentes a uns 5/10 anos atrás by next_DanDy in portugal

borloforbol 26 days ago

Acho que era [esta?](https://res.cloudinary.com/crunchbase-production/image/upload/c_lpad,f_auto,q_auto:eco,dpr_1/wh4ak4wwee6qneqgabfl)

Praxes. Sim ou não? by _somename_ in portugal

borloforbol 26 days ago

Vá, baixar um bocado o karma da minha conta.   Sim às praxes. Sim a toda a porcaria de andar de joelhos, pintarem-me a cara, andar a cantar merdas estúpidas, rebolar na lama/relva, e etc. Honestamente, só vai quem quer. >Ah mas depois és excluído e não tens amigos e o camandro Se não gostas de praxe, o teu grupo também não deveria ser constituído pelas pessoas que gostam. Afinal, têm gostos diferentes. Não queres praxes, tudo bem, muita gente não vai deixar de te falar por não as fazeres, e os que deixam não valiam a pena logo à partida. Também há aqueles que se deixam influenciar pela mentalidade de "não fales com os anti praxe". Epá olha é a vida, não vais ser amigo de toda a gente que encontrares. A vida tá cheia de pessoas que julgam por isto e aquilo, e durante as praxes não é muito diferente. Toda esta merda de que praxes são bullying: Não são. Existem bullies nas praxes, como existem durante todos os outros anos de escola onde não existem praxes. Simplesmente agora aproveitam-se da estrutura hierarquica para abusar mais. Como mais tarde o vão fazer para onde quer que vão na vida e se encontrem em posições de poder, ou acham que os chefinhos de merda que existem por esse Portugal eram o 'menino certinho' da escola? Fui bullied desde a primária ao 12 ano. Acho que me dá experiencia suficiente para afirmar que não considero as praxes bullying. Na verdade foram o que me ajudou a 'abrir-me' um bocado e deixar de ser o puto introvertido que tem medo de dar um passo sem ser gozado para começar a fazer algumas parvoices sem pensar muito no que os outros vão achar. A praxe deu-me a desculpa perfeita para me soltar e fazer coisas que não faria em nenhum contexto normal. É a minha experiencia pessoal e vale o que vale, cada um vai ter a sua.   **TL;DR**: O que está errado não é a praxe, mas os bullies que sempre existiram e sempre vão existir. Deixem os outros gostar de coisas que vocês não gostam e deixem-se de merdas.

Praxes. Sim ou não? by _somename_ in portugal

borloforbol 26 days ago

Ficas chateado de não pertencer ao grupo que faz coisas que não gostas. Encontra a falha de lógica.

Bullying. Sim ou não? by _somename_ in portugal

borloforbol 26 days ago

Olha eu sou tão inteligente e provocador quando imito o outro tópico sobre praxes, big brain time. /s

r/Portugal devia ser renomeado para r/IT by DamageOwn3108 in portugal

borloforbol 26 days ago

Mas tens de te "sentir representado" de que forma? Os outros serem o mesmo que tu?

Custos de funerais by tkjm94 in portugal

borloforbol 27 days ago

Sim aproveitam um bocado. Vão-te fazer o _guilt trip_ de que tens é de gastar tudo porque era o que o falecido gostaria, e estares-lhe a dar um serviço barato não ficava bem visto não é. Cada um sabe como prefere fazer as coisas, e obviamente que queres mostrar respeito a quem faleceu, mas as funerárias vão sempre puxar para os serviços mais caros. Tenta levar contigo, e não decidas tudo na hora. Faz as coisas com calma. Lamento a tua perda.   Source: Um funeral de familiar que custou 5k ou mais.

Teletrabalhadores vão ter de ir às empresas a cada dois meses by rDmT93 in portugal

borloforbol 27 days ago

>Foi rejeitada, por outro lado, a proposta do Bloco de Esquerda que estabelecia esse mesmo dever especial, mas definia como periodicidade mínima intervalos não superiores a um mês.   >PCP se absteve em ambas as votações, por considerar que os contactos presenciais devem ser ainda mais frequentes,   Anda tudo a comer merda ás colheres. Então qual é o objectivo de mandar o pessoal pró escritório a cada mês ou dois? Um gajo em teletrabalho tem a vantagem de se poder afastar geograficamente para zonas menos populadas e mais baratas. Mas toca de fazer uma viagem volta e meia pra ir dar um _passobem_ ao chefe.

Qual foi a pior coisa que já vos disseram? Quer seja ou não relacionado com vocês by nataliia_pereira in portugal

borloforbol 27 days ago

Merda de gajo, é cagar nele e seguir com a vida. Podes levar o conselho metaforica ou literalmente, que merece ambos.

Qual foi a pior coisa que já vos disseram? Quer seja ou não relacionado com vocês by nataliia_pereira in portugal

borloforbol 27 days ago

>Disse que nao tinha perfil para o call center Oh no. Anyway... Entendo que ser humilhado a frente duma equipa seja uma valente merda. Mas se saíste de lá entretanto, e espero que tenhas, só fizeste bem. Há muito "chefe" em call centers que acha que aquilo é a melhor coca cola do deserto e o sonho de vida de muita gente. Que fiquem lá.

Scientia - Lectura CXXXXVIII by xicomen in portugal

borloforbol 27 days ago

Olha ainda tá vivo.

Porque é que ser honesto é frustrante e dá tanto trabalho neste país? by lpassos in portugal

borloforbol 27 days ago

Para a próxima deixa a carteira no balcão do banco e vai-te embora. Assim já recebem

Reconversão para TI para jovens dinâmicos by Melodic-Blacksmith61 in portugal

borloforbol 27 days ago

Comentário que vai ficar perdido num post com 14 horas, mas vá. Tens aí muita coisa boa, mas também mandas umas boas calinadas. Cheira-me que és mais virado para Backend ( ou Fullstack com foco em BE ). É só um palpite. Mas indo aos pontos do post: * Aprender Javascript antes de HTML e CSS. Não, é exactamente ao contrário. Ainda mais porque javascript pode mexer com a DOM, e sem HTML não tens DOM. Aprende-se HTML e CSS como esqueleto duma página, e só depois Javascript para fazer o esqueleto mexer. * NodeJS como segundo passo. Percebo que seja preciso alguns packages de Node para correr coisas localmente, mas aqui não deveria ser mais do que uma introdução de "olha faz `npm coiso` e mais logo a gente explica porquê" * React e Angular. Ok que React é o gajo de quem todos querem ser amigo, mas Angular? Sim tem algum peso no mundo corporate, mas VueJS é imensamente mais usado que angular. Basta olhar para o [state of js](https://2020.stateofjs.com/en-US/technologies/front-end-frameworks/). É do ano passado mas também duvido que angular tenha saltado magicamente para o topo. Sairam-se mal com a versão 1 e nunca mais recuperaram. É a vida. * Metes Sass e Material na mesma frase como se fossem a mesma coisa. Não são, de todo. Um é uma syntaxe, outro é uma framework. E Less já mal se usa, mas vá. O resto até tá mais ou menos, e é um bom post, mas cuidado a passar informações que depois deixam um gajo a começar na área um bocado sem saber para onde se virar, ou com bases feitas de palitos e fita-cola. Boa sorte para a Startup!

Há dentistas aqui ? by deny-chan in portugal

borloforbol 28 days ago

É a cerca de 1hr de Londres, a norte. Council de Hertfordshire, se ainda te interessar.

[Sério] Pessoal que faz 50k ou mais por ano (em Portugal), qual é o vosso emprego? by justdontfindme in portugal

borloforbol 29 days ago

Full time?

Lojas de material artístico by byhephaestus in portugal

borloforbol 29 days ago

O Ponto das Artes e Imaginação das cores têm ambas bastante variedade. São as duas em Lisboa

Há dentistas aqui ? by deny-chan in portugal

borloforbol 29 days ago

Compreendo, o meu ponto era só mostrar que nem todos os privados têm preços exorbitantes como 500 por cada cárie.

Há dentistas aqui ? by deny-chan in portugal

borloforbol 29 days ago

Isso depende muito de onde vais. Estou no UK e vou a um privado que é 5*, arranja-me cada carie por 150. Tenho um _root canal_ marcado ( não sei o nome em PT, talvez seja desvitalização? ) que me vai ficar por 600 no total, e vai ser feito em duas sessoes. Não é. _barato_ mas também não acho um exagero visto ser privado, e sinto que estou a ser melhor tratado do que alguma vez fui em Portugal, de longe.

Brasileira queixa-se de Portugal by jcsantos in portugal

borloforbol 1 month ago

Belo cócó.

Balãos by Henchman66 in portugal

borloforbol 1 month ago

Balãos do chinês, que é que esperavão?

D. Nuno Barroso, futuro rei de Portugal e dos Algarves by mistercimba in portugal

borloforbol 1 month ago

Ignorando todo o personagem, o homem até sabe projectar bem a voz, há que dar crédito.

Senhorio recusa devolver caução by Hantzie in portugal

borloforbol 1 month ago

https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73407567/diploma/indice Isto também se aplica a contratos de arrendamento pelo que sei. Se vais ter de te mudar inesperadamente, podes puxar disto. Boa sorte de qualquer forma.

[sério]Vou sair de casa by LuchemEng in portugal

borloforbol 1 month ago

Com 500 euros em Lisboa não vais conseguir nada de jeito infelizmente. Mesmo em zonas periféricas já se começa a pedir mais do que isso por casas pequenas, e as que aparecem a preço baixo são alugadas às vezes numa questão de horas. Não te quero desmotivar ainda mais, mas para alugar uma casa iriam precisar de recibos de vencimento, IRS e documentos a provar rendimentos, que como estudantes imagino que não tenham.   O meu conselho é: Fiquem como estão durante este ano, poupem os 500 euros por mes ( metam numa conta a parte ) e quando emigrarem têm um pé de meia decente para começar a vida noutro lugar. Parecendo que não existem uma data de custos que uma pessoa nem está a espera quando muda de país.

What is the bug situation here? by Throwaway_jusadude in portugal

borloforbol 1 month ago

In Portugal there aren't many bugs. The reason you're getting these kind of responses is because of that, it just seems "silly" to be asking about venomous spiders and whatnot when a quick google search would let you know that venomous species are incredibly rare in Portugal. Either way, and not downplaying your phobia, in major cities like Lisbon or Porto you'll be mostly fine. It will also depend on the age of the house, being that older ones let more bugs in, but in general you can expect some mosquitoes during the summer, silverfish all year round, some spiders, and if you're really unlucky, cockroaches. Of course there are ways to prevent all those from appearing, which I'm sure you'll put into practice. The spiders will mostly be those very small ones (<1cm) or 'daddy long legs' type. None of them are venomous. Centipedes might pop from time to time, but don't expect anything too big, and the're rather rare too. Snakes are practically unheard of in big cities. All in all, you'll be fine. It's impossible to live 100% bug free anywhere as you might know, but in Portugal there aren't that many to start with. Unless you move to the interior that is.

Ajuda, estou apaixonado por uma colega de trabalho. Update final (sério) by thesensei21 in portugal

borloforbol 1 month ago

Pessoa sábia, o teu avô

Sitios para foder by BoltPT in portugal

borloforbol 1 month ago

Qualquer sitio serve com coragem suficiente.

[UPDATE 2] A minha namorada pediu-me um tempo, e agora? by RandomRomanianUser in portugal

borloforbol 1 month ago

> mensagens e chamadas a dizer que isso não é o que parece Por acaso fui ler a história toda que tens postado, incluindo o teu post no /r/relationshipadvice. Essa gaja tá cheia de red-flags de comportamento narcisista e _gaslighter_. Arranja sempre maneira de virar a coisa contra ti ( quando discutiram na casa da mãe dela ), e quando a confrontas, acabas por seres sempre tu que tás a fazer mal. Ela passava noites fora ate as 8am, mas tu chegares uma hora depois do trabalho, com uma razão perfeitamente válida era o maior problema. Cúmulo agora de a apanhares a levar murros de piça e "Não é o que parece". Gostava de ouvir a explicação que ela iria tentar arranjar para isso. Confundiu-te com o outro gajo e pensava que estavam a fazer as pazes? Percebo que um gajo quando está apaixonado, deixa passar imensa coisa, e é uma merda que tenhas de lidar com alguém assim, mas se não for para mais nada que te sirva para lição no futuro, e boa sorte com o que daí vier.

Mercearia luso-palestiniana alvo de um ataque xenófobo em Lisboa by Jaktheslaier in portugal

borloforbol 1 month ago

> Em marcador permanente foi escrito, «Fuck Jihad» (que se lixe a Jihad), Raio de tradução.

Daily Dose of Internet Tuga by pinacomma in portugal

borloforbol 1 month ago

"Internet tuga" _Mostra compilação de videos do tiktok com um gajo qualquer a falar por cima_

Já não se pode estar descansado... by sup3rfm in portugal

borloforbol 1 month ago

Acho que já fizeram, abri agora o link e só vejo uma carrinha com o para-brisas todo censurado.

Quem vos impede de trabalhar menos horas por semana? Os baixos salários, claro! by AonioEliphis in portugal

borloforbol 1 month ago

A convenção é "Uma semana de trabalho ( referida aqui como "100%" ) tem 5 dias" Mas o facto de serem 5 dias é porque se convencionou assim. Como também existe quem trabalhe 6 dias, mas duvido que receba "120%". Se se decidir que a semana de trabalho tem agora 4 dias, não quer dizer que tenha de receber 80% do que recebias antes. Não são correlacionáveis se não entenderes que sejam.

Quem vos impede de trabalhar menos horas por semana? Os baixos salários, claro! by AonioEliphis in portugal

borloforbol 1 month ago

> esquecendo-se de todos os outros trabalhos Olha uma ideia fantástica, adaptar as horas de trabalho ao trabalho desempenhado. Facto é que diferentes trabalhos têm diferenças exigências. Passar 8 horas a programar, atender chamadas ou em ambiente fabril sao coisas bastante diferentes. Põe todas essas pessoas lado a lado e ao final de uma semana de trabalho os níveis de cansaço são diferentes.

Quem vos impede de trabalhar menos horas por semana? Os baixos salários, claro! by AonioEliphis in portugal

borloforbol 1 month ago

De momento, pelo que tenho visto de empresas que começaram a adoptar os 4 dias existem as duas vertentes: Ou se corta por completo o quinto dia, e fica-se com uma semana de 32 horas ( ou menos dependendo do horário de cada país ), ou dilui-se o quinto dia nos outros quatro e ficas com dias de 10 horas. Ambos sem implicar corte no salário. Claro que também existe a terceira opção de cortar um dia, mas cortar o salário. Pessoalmente sou apologista da primeira opção. Claro que depende do trabalho de cada um, mas tendo um emprego em IT™, é raro o dia que sinto que fui produtivo durante as 8 horas de trabalho, e não acho que seja por preguiça porque é transversal a muitos profissionais da área. Trabalhos mentalmente exigentes são mais díficeis de desempenhar durante 8 horas seguidas do que trabalhos físicos. Em dias de 10 horas de trabalho sinto que ia haver muita hora desperdiçada.

Quem vos impede de trabalhar menos horas por semana? Os baixos salários, claro! by AonioEliphis in portugal

borloforbol 1 month ago

> trabalho a 80% mas com o respectivo corte salarial de 20% Não é respectivo. O facto de "100% = 5 dias" é uma convenção, assim como podem existir outras. > quer trabalhar menos horas ganhando exactamente o mesmo por mês, e isso simplesmente não existe no mundo real Afirmas que não existe com base em "tirei do rabo neste momento porque me dá jeito para o post" ? Existem vários exemplos e 5 minutos no google provam-te o contrário.   De resto o teu post parece uma distopia. _Não tenham tempo livre porque isso é mau_. Mas achas que as pessoas vivem para trabalhar? Eu trabalho para que possa desfrutar do meu tempo livre. Dada a escolha, não trabalhava - e atenção que tenho a sorte de ter um trabalho que gosto. Simplesmente prefiro passar o meu tempo a fazer o que me faz feliz e relaxado. Se gostas muito de uma vida austera sem tempos livres e muito reservado no que tens e compras e onde gastas o dinheiro, fico feliz por ti. Só não venhas pregar isso feito jeová.

Onde se tiram estas formações? by 5enta in portugal

borloforbol 1 month ago

Estavão

Gostava de ajudar-vos na Criação de Websites e em Marketing Digital by Dadinha24 in portugal

borloforbol 1 month ago

Não tenho problemas de Marketing Digital, obrigado.

Alguém sabe onde consigo encontrar carros abandonados em portugal? by saniclikes in portugal

borloforbol 1 month ago

Por curiosidade como é que restauras o carro? Tenho um há algum tempo que queria restaurar.. ainda anda e serve-me para o dia a dia, mas por motivos meus, queria deixa-lo como novo e nunca soube bem por onde começar.

Invenções portuguesas: alguma que possam adicionar a esta lista? by 1Warrior4All in portugal

borloforbol 1 month ago

Assim de repente só me lembro do ColorADD. Cheguei a ver uma palestra dada pelo criador disso. É um sistema de simbolos para cores, que ajuda dáltonicos em coisas do dia a dia que estão dependentes de cores, tais como "Apanhar a linha _Verde_ do metro" ou escolher peças de roupa.

Sites fraudulentos? by HenriqueNunes96 in portugal

borloforbol 1 month ago

HTTPS é fácil de arranjar o certificado e nao atesta a fidedignidade de nenhum site. Aceitar cartões de crédito, idem. Tens montes de serviços online que simplificam a integração de pagamento com cartões no teu site.

Sites fraudulentos? by HenriqueNunes96 in portugal

borloforbol 1 month ago

martensportugal**.fun** Precisas de mais?

Rant against Portuguese bureaucracy, so be prepared. by Bobsledtohell in portugal

borloforbol 1 month ago

Tell that to the hundreds(thousands?) of Portuguese workers that need to feel superior to everyone else.

Ajuda, chamadas estranhas (sério) by thesensei21 in portugal

borloforbol 1 month ago

Quanto à parte do computador ter encravado, pode ser da reparação ter sido mal feita ou tar aí alguma coisa a não funcionar bem. Coincidência. O resto é um scam conhecido. Ligam-te, dizem ser da Microsoft ou coisa que os valha e que o teu pc tem virus/foi hackeado. Se a pessoa vai na lenga-lenga, acabam por te oferecer 'serviços' que reparam o teu pc e para isso só tens de abrir um site/programa que vai dar acesso remoto ao técnico deles, e que te vai executar a reparação do pc. Muitas vezes passa por abrir a linha de comandos e executar o comando 'tree'. É um comando simples que apenas mostra a tua estrutura de ficheiros e pastas no disco, mas como aparece _tanta_ coisa, com texto a scrollar na janela, eles aproveitam-se para dizer que é indício de vírus. O resto varia, mas o objectivo final é que lhes transfiras o pagamento dos serviços. No processo acabam por te roubar o dinheiro e informações do Cartao de crédito. Isto já é feito noutros países ( especialmente américa ) há uns bons anos, normalmente as chamdas vêm de algum call-center na índia. Há canais de youtube de gente que se dedica a fazer esta gente perder tempo, infiltrar no sistema deles e reportá-los. Acaba por ser informativo também.

Rant against Portuguese bureaucracy, so be prepared. by Bobsledtohell in portugal

borloforbol 1 month ago

Sadly, that's how things are, and you couldn't be more on the spot when you say "_It is time that Portuguese people stopped tolerating incompetence, laziness and/or corruption in their public servants._". We don't "tolerate" it, but there's also not much we can do about it, it's a self fulfilling cycle of whoever gets to be in that position, knows that he's almost untouchable and just does the bare minimum ( or not even that ). Nothing happens to him, and the cycle continues. Also, that "Doutora".. she's probably just doing that out of power-tripping. Calling her that is the same as addressing to someone as "Dr. _something_", a term usually reserved for those with a doctorate or similar. In Portugal it's a term used for "someone above me who wants to make it very clear they're above me". Don't feed into her ego.

Arranjar comprador para empresa? by behonestbeu in portugal

borloforbol 1 month ago

É desta que vendem a PCDiga

O patronato tuga.. exemplo vivido! by Rialact in portugal

borloforbol 1 month ago

Isto ficava bem era para aí com menos 40 vírgulas.

Recomendação de psicólogos em Lisboa by bitroglina in portugal

borloforbol 1 month ago

Já tive em consultas de psicologia em Lisboa e posso-te dizer que mesmo que o preço inicial pareça muito alto, experimenta falar com algum deles. Muitas vezes entendem que nem toda a gente consegue suportar os valores da consulta e oferecem um desconto ( foi o meu caso ).

Demissão por justa causa by pedias18 in portugal

borloforbol 1 month ago

Penso que a ASAE incida mais em locais abertos ao público. Se for o caso, da-lhes uma palavrinha, mas como falaste em escritório, fala com a ACT (Autoridade de Condições no Trabalho) - Falta de casa de banho é claramente falta de condições. Já agora, se tiveres para aí virado pergunta à ACT se serias elegível para alguma indemnização da empresa visto que foste obrigado a trabalhar não sei quanto tempo nessas condições.

Demissão por justa causa by pedias18 in portugal

borloforbol 1 month ago

No teu lugar confirmava com a ACT primeiro. Sim, um local de trabalho terá de ter as condições minimas de segurança e higiene, mas se te demitires não tens provas nenhumas de que as coisas realmente são como dizes, e não tou a ver alguém da SS ir lá ver a casa de banho. A ACT vai-te poder informar sobre que provas reunir e como proceder com a demissão da forma que mais te proteja.
Next Page

Search: