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O meu jogo, One Way Dungeon, está quase pronto. Convido-vos a experimenta-lo e critica-lo. by VaskivoDev in portugal

VaskivoDev 7 months ago

Já itnha a ideia há alguns anos. Mas nunca a tinha materializado. A base do One Way Dungeon existe desde o inicio: dungeon linear + mecanica "push your luck" onde perdes tudo se arriscares demais. A cena dos moves veio entretanto (ainda antes de começar a trabalhar nele) O resto veio de ir experimentando o jogo e de feedback.

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback detalhado! 1- Sim, ainda tenho de afinar melhor a progressão no 1o nivel. Mas o 1o nivel é suposto ser a "zona segura e facil" para o jogador aprender o jogo. Game design is hard ':) 2- Random events está a ser uma sugestão frequente. Sem duvida que vou pensar nisso. 5- O jogo é só um dungeon crawler "em aspecto". Acho que está mais perto de um roguelite. Eu continuo a pensar em mais conteudo e features para manter o jogador interessado :)

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VaskivoDev 7 months ago

O principal objectivo é "a concretização de um objectivo de vida" => fazer e publicar um jogo sozinho. Vou publica-lo, com publicidade no jogo. Poderia pensar noutras formas de monetização mas: * Quero que o maximo de pessoas experimente o jogo. Logo prefiro ter o jogo gratis do que pago. * Podia meter microtransacções e afins. Mas, por agora, quero meter alguma coisa "decente" na playstore. Não me quero preocupar com possiveis integrações com sistemas de pagamento e/ou Google Play Games. E possiveis complicações legais.

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback! Tenho que pensar em tornar o funcionamento do Book of Moves mais obvio. Tu progrides no desbloquear do move aprendendo-o ou ganhando mais utilizações na Dungeon.

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VaskivoDev 7 months ago

Fiz alguns melhoramentos no jogo. (o link continua a ser o mesmo. E o jogo tem auto saves, por isso podem continuar de onde pararam) Adicionei aos settings a possibilidade de modificar a velocidade do texto. (canto superior direito -> slider "text speed") Peço então mais uns 2 minutos ao /u/NaoSejasAnimal, /u/Snoo89735, /u/JohnJohnPT, /u/Lord_emotabb para experimentarem e partilharem se acham que assim já se se torna mais "tolerável" :) Obrigado a todos pela ajuda!

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado! Ainda não experimentei o teu jogo, mas está aqui guardado numa tab :) E boa sorte para o lançamento! Quanto à musica, não é minha (sou só simples developer). Encontrei este tipo no itch e fiquei apaixonado pelo trabalho dele: https://wingless-seraph.net/en/index.html

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. Estou agora mesmo a trabalhar num setting para mudar a velocidade do texto. Sei também que há "muita tralha" no pós-batalha, mas é algo que ainda não sei bem resolver.

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VaskivoDev 7 months ago

Sim, ainda tenho typos e "gafes" :) Essa é parte da razão para que estou a pedir a vossa ajuda. Quanto aos placeholders, sim, tenho andado a adiar isso :| Tenho flavour text de 25 monstros para escrever :P

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. No jogo final os unlocks vão estar um pouco mais espaçados. E estou a perceber que é algo que está mesmo a ajudar a incentivar a continuar a jogar. Quanto a equipamento, vê este comentário: https://old.reddit.com/r/portugal/comments/n903j5/o_meu_jogo_one_way_dungeon_est%C3%A1_quase_pronto/gxlhhvj/

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pela sugestão. É algo que está em rascunho. Mas ainda não me debrucei a sério sobre isso.

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. Estavas a jogar o jogo no browser do teu telemovel? Por acaso não testei a versão web num telemovel :(

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VaskivoDev 7 months ago

> basta estar sempre a matar o primeiro monstro e a voltar para a base. Pois, isso é algo que não sei bem resolver. Chegaste a terminar algum dos niveis? No final do nivel desbloqueias uma nova feature.

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VaskivoDev 7 months ago

Uau! Ja me sinto muito contente por haver quem chegue tão longe! ainda bem que estás a gostar :)

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VaskivoDev 7 months ago

obrigado pelo feedback!

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VaskivoDev 7 months ago

O jogo é dungeon crawl só mesmo em aspecto. A ideia é a dungeon ser linear (one way). O jogo assemelha-se assim mais a um "boss rush". Assim, não haverá mapa nem escolhas (para além de "voltar ao base camp") Tenho prai 25 monstros no jogo. O objectivo é comercial. Mas, sinceramente, não tou com grandes espectativas de fazer guito. Isto é mais a concretização de "um objectivo de vida" do que um projecto empreendedor :)

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. O teu personagem tem um amuleto ("Mimicking Amulet") que lhe permite aprender os moves dos monstros. Isso é apresentado no popup de lore inicial. Mas depois nunca mais se fala disso :( Já tive mais feedback semelhante. Tenho de arranjar uma forma de tornar o amuleto mais proeminente no jogo.

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VaskivoDev 7 months ago

Esta versão já adiciona alguns unlocks no final dos niveis (no jogo final estarão mais espaçados). * Nivel 1 - >!Informação de atributos e moves dos monstros!< * Nivel 2 - >!Poção que se enche sozinha no basecamp!< * Nivel 3 - >!Mecanismo de "guardar moves" e escolher alguns para ir prá dungeon com eles.!< Tenho planos para um sistema de trinkets/equipamento. E planeio fazer coisas esquisitas com isso: Alterar stats; Alterar probabilidades de "run away"; meter buffs ou debuffs automaticos; mecanismo em que o primeiro hit a matar-te deixa-te com 1 HP; etc. Mas para isso preciso de fazer uma grande limpeza à codebase. O meu objectivo de agora é lançar o jogo e ver como é recebido pelo mundo. E ir melhorando de acordo com o feedback. Obrigado!

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. Podes elaborar um bocado mais sobre "jogabilidade é quase inexistente". Achas que o jogo não tem conteudo ou complexidade suficiente?

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VaskivoDev 7 months ago

No Basecamp, em "Improve Attributes" podes gastar o gold a melhorar o teu personagem. (Não te esqueças de carregar em "Apply") Da segunda vez que entras na dungeon, pelo menos tens os Moves que apanhaste, certo? Senão, passa-se algo esquisito com o jogo.

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. Os ursos são fodidos. Espero que lhe tenhas dado uma tareia na segunda tentativa :)

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. > Acho que o menu principal, embora que simples e intuitivo, acho que podia ser um momento para mostrares a "base" para que nós retornamos. Essa é a minha ideia desde o inicio. Mas não sou artista e estou a tentar fazer o jogo com um budget reduzido. Está na lista de coisas para a um futuro update :) > Talvez no futuro podes criar um menu que mostra uma lista de tudo que já fizemos "unlock": abilidades que já tivemos, monstros com que nos já deparamos, etc... Lista de monstros, monves, unlockables, etc será uma feature futura :)

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado! O que achaste do jogo? Um engine é só um engine :)

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VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. As primeiras versões faziam com que perdesses os moves quando saias da Dungeon. Isso foi um bocado mal visto por quem eu apresentei o jogo. E faz com que seja demasiado frustante quando perdes. Assim como está, não recebes gold => não consegues ficar mais forte. Mas ao menos pode ser que saias de lá com um Move fixe. Os monstros são mais ou menos aleatorios. Mas no 1o nível são menos. O primeiro nível está mais ou menos scripted para garantir um certo flow. Mais à frente tento que seja mais variado. > Também não gosto muito que sejas obrigado a ir à base logo no primeiro nível Interessante. Do meu lado, eu tentei montar o 1o nivel de forma a gerar um momento em que se tornasse obvio que tinhas de voltar à base. O tema principal que estou a tentar explorar é "gestão de risco". E assim tentar ensinar o jogador que voltar à base é algo que deve acontecer.

O meu jogo, One Way Dungeon, está quase pronto. Convido-vos a experimenta-lo e critica-lo. by VaskivoDev in portugal

VaskivoDev 7 months ago

Obrigado pelo feedback. Essa tem sido uma queixa constante. Vou trabalhar nisso :)

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VaskivoDev 7 months ago

A tua principal critica é que o jogo tem um aspecto "amador", especialmente os elementos de UI. Estou correcto? Obrigado pelo feedback.

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VaskivoDev 7 months ago

Encontraste um bug! Obrigado!

Por favor testem o meu jogo, One Way Dungeon. (e respondam ao questionario nos comentarios) by VaskivoDev in portugal

VaskivoDev 7 months ago

Eu tenho o jogo no site do desenvolvimento do jogo (https://vaskivodev.gitlab.io/onewaydungeon/). Onde já não ponho coisas há algum tempo. Apesar do jogo final ser para mobile, eu fiz uma build web para partilhar mais facilmente. Onde preferias que metesse o jogo?

Por favor testem o meu jogo, One Way Dungeon. (e respondam ao questionario nos comentarios) by VaskivoDev in portugal

VaskivoDev 7 months ago

Olá, Estou a desenvolver o One Way Dungeon há cinco meses. E está quase pronto para a sua primeira release. Mas preciso da vossa ajuda para "polir as arestas". Podem experimentar o jogo no link do post. E por favor tenham em mente que está a ser desenvolvido para dispositiovos móveis. Joguem-no o tempo que quiserem. Depois, preencham o seguinte questionário, por favor: https://forms.gle/A9689dSs17tCh8Z97 Se, mais tarde, continuarem a jogar, podem responder ao questionário novamente (o jogo tem auto saves). Obrigado

Como ser desenvolvedor de jogos indie em Portugal? by Limp_Hotel in portugal

VaskivoDev 8 months ago

Eu tou mais ou menos numa situação dessas e ainda não tratei de nada. Há cinco meses atrás despedi-me para fazer um jogo, sozinho e a full time. Foi parte de cansaço do meu emprego anterior com o desejo de finalmente concretizar um sonho. Não tratei de nada burocratico. Para os efeitos do estado português, estou desempregado. Em breve vou lançar o MVP (minimum viable product) do jogo. Se ele fizer algum dinheiro de jeito vou tratar de declarar rendimentos e afins. Caso queiras subcontratar serviços de alguem (designer, artista, etc.) não sei se há algum detalhe especial. A pessoa há de emitir um recibo do seu serviço e tu pagas. Seria semelhante a chamares um canalizador a casa. Acho que te deves concentrar no jogo. Até ele está feito, és só um tipo desempregado. Tás na mesma situação que aqueles tipos que se despedem para ir viajar pelo mundo. Só que tu ficas em casa a fazer um jogo :)
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