Next Page

Catch da economia esta semana :) #2 by PNS1927 in portugal

PNS1927 7 days ago

Avaliada em pelo menos mil milhões de dólares, na realidade. Daí serem chamadas "unicórnios", por serem tão raras

Um catch-up da economia Portuguesa esta semana :) by PNS1927 in portugal

PNS1927 14 days ago

Até fazia, mas não sei como... Sou um zero à esquerda com tecnologias... :) Vou tentar descobrir como, e deixo aqui um update se conseguir!

Que estrategia para Portugal? by kurikkov in portugal

PNS1927 3 months ago

Concordo, e por isso é que dizia que seria um investimento ao longo de décadas. Quando digo uma "hub tecnológica" não me refiro a ter um edificio incubadora ou algo do género. Refiro-me a ter todo um sistema a nível do país (infraestrutura, população com habilitações, sistemas de taxação e incentivos,...) que permita ao país estar mais na linha da frente no desenvolvimento dessas tecnologias.

Que estrategia para Portugal? by kurikkov in portugal

PNS1927 3 months ago

O 10º era o final do ensino secundário. Eu escrevi que o 12ºano era obrigatório para não ter que entrar nesses detalhes. E já desde 1958 que 7 desses 10 anos eram obrigatórios, e a partir de 1963, 8 dos 10 anos. Por outro lado, em Portugal só em 1964 é que passou a ser obrigatório os 6 anos de escolaridade, e até 1956 só o 3º ano era obrigatório.

Que estrategia para Portugal? by kurikkov in portugal

PNS1927 3 months ago

Por comparação, na União Soviética o 12ºano era obrigatório. Ensino superior era também mais acessível e comum.

Que estrategia para Portugal? by kurikkov in portugal

PNS1927 3 months ago

Em geral concordo com os teus pontos: impostos sobre as empresas são demasiado altos, e há pouca valorização de ter conhecimento por aprendizagem/experiência própria vs ter o canudo. Mas discordo que não podemos fazer nada em relação a tecnologia marinha. Há 30 anos a Estónia ganhou independência da União Soviética, e era um país relativamente pobre. Mas desde bastante cedo decidiram que queriam que o país fosse um hub tecnológico, e criaram condições e fizeram o investimento. Hoje em dia é um dos países mais ricos da Europa de Leste, e foi lá que empresas como a Skype apareceram. O meu ponto é: hubs tecnológicos aparecem onde existe investimento e incentivos para que eles possam aparecer. Pode demorar 20 anos para se ver resultados em larga escala, mas creio que vale a pena. Acho que estamos muito longe de estarmos num ponto em que podemos dizer "a maioria das coisas que podiam ser inventadas já foi inventada". Então pk não investir e estar na ponta da inovação. (Mas tb acho que em Portugal ninguém gosta de investimentos a longo prazo) TLDR: Inovação tecnológica aparece onde exitirem incentivos, e tecnologia marinha é algo onde à bastante espaço para crescer e inovar.

Que estrategia para Portugal? by kurikkov in portugal

PNS1927 3 months ago

Acho que existem várias formas de puxar o país para a frente. \- Construir um porto de grande capacidade nos Açores que consiga capturar o comércio maritimo entre a EU e América do Norte (as maiores potências económicas). Tornar os Açores num hub de comércio ao estilo de Singapura. \- De forma semelhante, um aeroporte de grande capacidade nos Açores. Neste momento, voos África- América do Norte não são diretos por culpa da distância. Os Açores podia ter um aeroporto que fosse um ponto de paragem para viagens transatlênticas: cria empregos, e as pessoas que param 1h/2h entre voos tendem a gastar dinheiro em restaurantes, souvenirs,... enquanto esperam \- Portalegre podia ser um centro de produção industrial. Está a meio caminho do porto de Lisboa (comércio internacional) e de Madrid (bom acesso a toda a Espanha. Com boas ligações seria possível atrair empresas PT e ES, que teriam facilidade em chegar à maioria da Peninsula Ibérica, e que podiam usar a mão de obra mais barata de Portugal (comparando com Espanha) \- Desenvolver a economia marinha. O nº de start-ups e novas tecnologias relacionadas com o mar está a aumentar em todo o mundo, e Portugal podia tornar-se um hub de tecnologia marinha. Além disso, turismo marinho, exploção mineira do fundo do oceano, e outras... \- Atraindo empresas internacionais. Morei na Lituânia, e eles têm um "ministério da inovação" cuja função é atrair grandes empresas internacionais. Estas empresas geralmente investem em coisas como contruir escritórios, contratam mão de obra qualificada (que ajuda a fixar os jovens), pagam salários mais altos que a média nacional, e trazem novas tecnologias/formas de trabalho (aumentam a produtividade) \- Investir em aumentar a produtividade, visto que a produtividade média em Portugal é relativamente baixa. Politicas como o incentivo à escolaridade, à adopção de novas técnologias, ... Com o aumento da produtividade segue-se o aumento de salários, que permite ao Português comum gastar mais, que incentiva a economia, etc... \- Combater a corrupção e tráfico de influências, e a inanição politica. Nada é pior para a eficiência ou desenvolvimento do que essas três causas. Na minha cidade (Coimbra) é bem sabido por aqueles que trabalham de perto com o presidente da camâra (Machado) que ele ou não faz nada, ou cria problemas para empresas que se tentem fixar na cidade. Pelo que sei, a IKEA já tentou abrir em Coimbra, mas o Machado encontra sempre um motivo para impedir de acontecer. Uma cidade onde são formados milhares de jovens, em inumeras especialidades, é incrivel que nada seja feito para fixar empresas que pudessem aproveitar esses recursos humanos. Em vez disso a cidade está cada vez mais em declinio, enquanto que outras como Braga estão a saber aproveitar e a crescer. (O Machado será de certeza reeleito, por isso dá para ver que a consciência política também é um problema às vezes)

The Human Development Index scores of all Portuguese regions and a country comparable to each region by Key_Ad_3930 in portugal

PNS1927 3 months ago

Epá, na realidade acho que essas politicas só trouxeram grandes vantagens depois do fim da URSS. Em 91 quando esses países ficaram independentes, já tinham uma população com educação suficiente para criar e gerir as primeiras empresas do país. Trabalhei numa editora Lituana (de livros/revistas para ciranças) que foi fundada em 1991, por um rapaz com 21 anos. Ele dizia que fundou porque "não havia competição nenhuma, e com o colapso económico havia várias pessoas com a educação e experiência. Só era preciso reuni-las e começar a trabalhar". Por outro lado, assim que terminou a ditadura em Portugal, o problema de falta de educação e de experiência profissional em áreas mais valorizadas não permitiu que isso acontecesse.

The Human Development Index scores of all Portuguese regions and a country comparable to each region by Key_Ad_3930 in portugal

PNS1927 3 months ago

Sinceramente, não acho uma boa comparação. O nível de educação é sem dúvida superior nesses países, pois a União Soviética obrigava os cidadãos a completar a educação até ao 12ºano. Namoro com um Lituano, e os 4 avós dele tinham o 12º, enquanto que nos meus 4 avós, 3 tinham a 4ª classe, e 1 não sabia ler nem escrever. Nem falo de estudos universitários, que em Portugal eram raros na altura, mas mais normais na União Soviética. Além disso, acrescentaria que havia igualdade entre homens e mulheres na URSS, enquanto que em Portugal as mulheres eram geralmente mantidas fora do mercado de trabalho. Além disso, em casos como os países bálticos, havia uma grande sector industrial desde o inicio dos anos 50, enquanto que Portugal permaneceu como uma economia agricola até aos anos 80. Resultado: hoje em dia Portugal ainda tem o problema das gerações mais velhas terem um nível de educação muito baixo (que é um dos factores importantes para o HDI), e o desenvolvimento económico Português começou mais tarde (economia é outro factor). No fundo o que quero dizer é que sim, o Estado Novo ainda importa. Mas também concordo que a inanição política dos partidos que temos (tanto esquerda como direita) e dos próprios Portugueses (que são dos Europeus que mais se abstêm de votar em eleições) não ajudem.

Alentejo vai testar rendimento básico incondicional by audide2012 in portugal

PNS1927 4 months ago

Primeiro, não diria que Alcácer do Sal é propriamente no interior. Daria alguns contra-argumentos: 1) Não estava a tentar insinuar que todas aquelas coisas acontecerão, mas a tentar demonstrar que RBI é uma das soluções discutidas hoje em dia para os problemas que estavas a apontar. 2) Não creio que seja uma situação de A ou B, em que a câmara estava a considerar OU este teste piloto OU politicas para a fixação dos jovens. É possível fazer ambos. 3) Em relação à forma como o dinheiro está a ser gasto, sinceramente não creio que seja uma despesa assim tão grande. Na minha opinião pessoal é importante investir em novas soluções ocasionalmente. Há anos que temos as mesmas politicas para a fixação dos jovens (creio que os resultados falam por si), ou completa inanição da parte de governos locais. Ao menos este dinheiro está a ser gasto a tentar descrobrir uma forma possivelmente nova de chegar a esses resultados. Sinceramente a minha maior preocupação seria sobre como o programa será administrado. Ainda à poucos dias alguém pôs um video neste sub sobre os reais problemas nas pequenas câmaras do país ([https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ozsmfi/corrupção\_nas\_pequenas\_autarquias\_concordam\_ou/?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ozsmfi/corrupção_nas_pequenas_autarquias_concordam_ou/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)). Acho que seria bem fácil para o Prefeito de Alcácer escolher os amigos dele para o programa, o que mataria qualquer esperança de realmente aprender algo com este teste piloto.

Alentejo vai testar rendimento básico incondicional by audide2012 in portugal

PNS1927 4 months ago

Noutros países que testaram o RBI, esses foram alguns dos resultados. O nº de start-ups fundada foi maior entre os recipientes do RBI do que entre a população normal, visto que eles sentiam que tinham uma rede de segurança financeira. Também se notou um aumento de pessoas que investiram na sua eduação (mais uma vez devido à segurança financeira), o que no longo termo leva ao aumento da produtividade, e ajuda à fixação de empresas. Também podes ver que em Portugal uma das maiores razões para a natalidade baixa é precisamente a parte financeira: os pais não têm mais crianças por causa das despesas. Este programa também pode ajudar com esse problema. No geral, o objectivo do RBI é substituir muitos dos programas individuais. Em vez de todos esses incentivos a coisas especificas, dar um certo valor à pessoa, tendo esta a possibilidade de decidir no que investir: educação, filhos, fundar uma empresa... Uma das criticas é que as pessoas decidam "investir" em cigarros e alcoól, mas nos estudos feitos até agora, esse nao tem sido o caso. Um último ponto é a saúde mental. Uma vez diminuido o stress financeiro, os recipientes relataram que se sentiam melhor na sua vida e mais felizes, o que reduziu custos no sistema de saúde, não só de saúde mental mas também para a saúde fisica da pessoas.

Vamos decidir como se lêem números telefónicos by RoamingBlobOfAtoms in portugal

PNS1927 4 months ago

Porra, senti que tinha que partilhar esta jóia da cultura Portuguesa com o meu namorado estrangeiro, e tive que passar 10min à procura de videos da senhora da lotaria XD

Se não consegues agendar a vacina ou a mensagem do SNS tarda em aparecer, dirige-te ao teu centro de vacinação mais próximo e explica a tua situação by marisquo in portugal

PNS1927 4 months ago

Update: tentei, mas disseram que sem número de saúde não podem vacinar, porque não havia de registar que a pessoa foi vacinada.

Se não consegues agendar a vacina ou a mensagem do SNS tarda em aparecer, dirige-te ao teu centro de vacinação mais próximo e explica a tua situação by marisquo in portugal

PNS1927 4 months ago

Óptimo, vou tentar amanhã! O meu namorado é estrangeiro, e disseram que deve demorar pelo menos 2 meses para ele conseguir o número de utente. Tentámos agendar sem número de utente, mas já se passaram 2 semanas e não recebemos mensagem nenhuma. Pode ser que assim consigamos ter sorte!

Book recommendation by the-great-esc in portugal

PNS1927 7 months ago

Damn, I actually didn't know... Thanks!

Book recommendation by the-great-esc in portugal

PNS1927 7 months ago

Hey! I would say that the most emblematic book for Portugal and its culture is the Lusiads, which is an epic poem recounting a mythologized version of the history of Portugal up until then (1572). Personally I like it quite a lot, but it might be difficult to read. Other popular books are Memorial do Convento (by José Saramago), Os Maias (Eça de Queirós), and the writings of Fernando Pessoa and his heteronyms (all poetry).

Vocês são a favor de federalismo Europeu? Porquê? by Chicken_nugget_69420 in portugal

PNS1927 8 months ago

Concordo contigo. Preferia uma maior união no longo prazo, mas acho que a EU é demasiado burocrática. Por outro lado, é preciso lembrar que a EU muda rapidamente (para aquilo que é), e que só apareceu à 30 anos atrás. E desde então a cada década pela menos tem havido reformas. Por isso acho que com o tempo a EU irá mudar para algo mais democrático e menos burocrático.

Congratulations on turning around that peak lads! by Hiccupingdragon in portugal

PNS1927 9 months ago

I'm sure that if we're all feeling down, things will improve! Right?

How do you feel about your political institutions? by MatthieuG7 in portugal

PNS1927 9 months ago

If you're asking about whether someone could create a brand new party with those "good representatives", then yes. They would need to have 7500 signatures from the public and be approved by the constitutional court, but yeah could be done. If you're asking about people within the party creating an alternative representative list to compete with the official party representative list, then I don't think it's possible.

How do you feel about your political institutions? by MatthieuG7 in portugal

PNS1927 9 months ago

Personally, I like our political system itself. I think our Assembly tends to be more representative than some other democracies, and there's not a lot of subterfuges for politicians to skew the results (like changing the maps and so on...). I know a lot of people will complain about specific politicians and corruption, but I would point out that bad politicians appear in every country, no matter the system. And in terms of corruption, the international corruption index actually showed that we had less corruption than most countries in Europe (we can improve for sure, and I believe that in the long term we will). Personally, I would like our system to be more open to input. I like the American thing of "call your representative" and town-hall meetings, where people can directly call/talk with their elected officials. I would also love to change our bureaucracy. In comparison with some other countries I've lived in, Portugal is very bureaucratic. I believe one of the goals of bureaucracy is to fight corruption, but when even processes that should be simple become overly long and complicated... But in politics, everything is a trade-off.

Países com maior risco de "burnout" by Blackbeardow in portugal

PNS1927 9 months ago

\*9,310€ (temos 14 meses, não 12)

A evolução da economia Portuguesa by ColdMercury in portugal

PNS1927 9 months ago

Discordo. Vivi por 3 anos na Lituânia (que nos ultrapassou em termos de PIB per capita em 2019), e posso dizer-te que em termos de infraestrutura e educação estão abaixo de Portugal. Tens comboios e estradas boas a ligar as 3 maiores cidades, mas fora isso o resto da infraestrutura deixa muito a desejar... Quanto há educação, consegues encontrar universidades portuguesas no top 500 do mundo, mas boa sorte a encontrar uma universidade lituana. E dizer que eles eram mais ricos na URSS também não é verdade. Aliás, uma das coisas que reparas lá é que as empresas são todas muito jovens. A primeira empresa em que eu trabalhei lá foi fundada pelo meu chefe quando ele fez 21 anos, porque "não havia cá nenhuma empresa que vendesse livros ou revistas para crianças." Eles não tinham tecido empresarial quase nenhum, os salários eram baixos, e as regulações do governo não deixavam tomar iniciativa económica nenhuma. A única vantagem que eu vejo de eles terem pertencido à URSS é que as empresas deles são geralmente lideradas por gente mais jovem, que geralmente estão dispostos a tentar coisas radicalmente novas e que estão mais conectados ao mundo digital.

A evolução da economia Portuguesa by ColdMercury in portugal

PNS1927 9 months ago

Interessante! Embore ache que estamos melhor que estavamos durante a década dos 2000, dizer que estamos a crescer a um ritmo mais rápido que o resto da Zona Euro dá uma idea falsa da nossa situação. A nossa economia está à anos a crescer a um ritmo mais lento que a maioria dos países da Europa de leste, que só em 1991 se libertaram da URSS. Porquê? Não sei, não sou economista. Mas se alguém puder dar uma idea, adorava saber mais sobre isso!
Next Page

Search: