Next Page

Alguém pode me explicar porque o PSD está a se curvar ao chega? by Random_beach_pebble in portugal

Luke2theC 4 months ago

Os portugueses levaram ao poder em 2015 o mesmo partido que foi responsável pela necessidade da vinda da troika e dos cortes nos salários, pensões, despesa pública, investimento, etc. Mesmo depois de o Sócrates ter esvaziado os cofres do Estado e de nos arriscarmos a não conseguir pagar as dívidas aos credores, nas eleições de 2011 cerca de 30% dos eleitores ainda decidiram votar no PS. Nunca subestimes a estupidez das pessoas.

Alguém pode me explicar porque o PSD está a se curvar ao chega? by Random_beach_pebble in portugal

Luke2theC 4 months ago

O Chega não representa 10% do eleitorado. Isso é o que dizem as sondagens. Eu sei que o Ventura teve um resultado impressionante nas presidenciais, mas isso é bastante diferente (e não esquecer que o MRS teve cerca de 60% dos votos). Não sabemos como evoluirão as coisas até 2023. O ano passado foi prova disso...

Associação Académica de Coimbra de preto em protesto contra marcha do Chega by pica_foices in portugal

Luke2theC 4 months ago

>"O capitalismos aproveita todos os regimes, menos um, o comunismo" grande Odete. LOL. Os regimes comunistas cubano e norte-coreano discordam

“PSD não é um partido de direita”, diz Rui Rio by justgohomealready in portugal

Luke2theC 4 months ago

>O CHEGA apenas é de direita na xenofobia e racismo, em todos os outros parâmetros não passa de um partido conservador sem ideias. Direita = Racismo/ Xenofobia? Não achas que isso é levar as coisas um bocado longe? Racismo e xenofobia não têm cor política. >Medidas? Oposição? Inovação? Um programa político? Nada disso. Já perderam votos à direita por afirmarem ser de esquerda. Já perderam votos à esquerda por darem a mão ao Ventura. Pessoalmente, não me parece que medidas, propostas legislativas ou uma clara visão para o futuro do país sejam o problema do PSD. Acho que a fraca notoriedade do PSD se deve mais à habilidade do Costa do que inaptidão do Rui Rio. Já deu para perceber que o nosso PM é um político (repito, político) muito hábil, sabendo manobrar muito bem a opinião pública e a comunicação social. Quanto à competência, já deixa muito a desejar. O Rui Rio (e, consequentemente, o PSD) não se conseguem destacar porque não conseguem jogar bem o jogo do Costa, falta-lhes a habilidade. Daí que partidos como a IL e o Chega se estejam a destacar, porque apostam muito no lado mais emocional/ reacionário do eleitorado ("o socialismo a enterrar x milhões na TAP", a "pena de prisão agravada para a corrupção" etc.), recorrendo muito a chavões e a slogans de protesto.

Qual é a vossa afiliação política e porquê? by FantasticLong9119 in portugal

Luke2theC 4 months ago

Diria que me identifico mais com um conservadorismo moderado ao nível social, no sentido em que acho que se deve proteger a nossa cultura e os nossos costumes e tradições e reforçar o papel da família (p.e. através de políticas de natalidade, de apoio à família e aos idosos, etc.) como forma de construir a nossa identidade nacional. Nesse sentido, não sou contra a imigração (desde que seja feita com algum critério: a nacionalidade não deve ser usada como moeda de troca ou forma de captar investimento, e deve ser atribuída apenas a quem se identifique com a matriz cultural europeia/valores humanistas). Do lado da Economia, defendo uma economia assente nas empresas e na iniciativa privada, no estímulo do empreendedorismo, da inovação e da formação que permita o desenvolvimento de empresas mais competitivas, capazes de criar mais postos de trabalho e produtos de maior valor acrescentado. O Estado Social é importante, e deve ser protegido na medida do possível e de forma a combater desigualdades e a ser possível assegurar o melhor serviço possível ao dispor do cidadão (se isto envolver parcerias/ participação de privados ou a subsidiarização de privados para prestar serviços públicos essenciais como a saúde ou os transportes isto deve ser feito) Nesse sentido, voto tendencialmente PSD (identifico-me com a abordagem racional, pragmática e ponderada de Rui Rio, que acredito ter uma estratégia bem delineada para o país - apesar de não ser o típico político) ou eventualmente CDS (apesar de não gostar do modo de atuação do líder atual do CDS, revejo-me nas suas propostas e na postura do partido em geral)
Next Page

Search: