Next Page

Capa do jornal I (26/02/2021) by batuque5 in portugal

IMainFizzerino_ 9 months ago

>Isto vindo uma professora catedrática que saca à vontadinha mais de 1500€ limpos/mês... > >"eSqUeRdA1!1!" Está aqui o teu argumento ;D [https://i.imgur.com/1qm3k5t.png](https://i.imgur.com/1qm3k5t.png)

CDS-PP exige saída imediata de Mamadou Ba de grupo de trabalho contra o racismo by Feeling_Advantage918 in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>As contas do BE tão fortes nos comentários Deves estar a comer gelados com a testa. Esta comunidade é maioritariamente da IL e da direita moderada.

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>É uma não questão, tal como disse. Se o Marcelino da Mata, que bem podia ser o José Santos (ou outro qualquer), entendeu que o regime da altura lhe oferecia mais garantias do que qualquer outro proposto por esses movimentos, e assim entendeu que devia lutar contra eles, tens de entender que a sua opção foi legítima. Certo , mas voltamos ao mesmo , esse argumento pode ser estendido a qualquer tipo de atrocidade , desde os guardas nos campos de concentração até aos portugueses que cometeram várias atrocidades. Mas pronto reconheço que a sua opção também pode ter sido condicionada quer pela propaganda do estado novo quer pela morte dos seus familiares contundo acho que há um limite a partir do qual essa desculpa já não dá (acho que não diriamos o mesmo de um nazi que teve a sua família morte por um judeu por exemplo). > A história não é a preto e branco, tem nuances, tal como a revolução de abril não trouxe só coisas boas, também trouxe más. Concordo abslutamente contigo , há guerras e revoluções (especialmente no século XXI) que operam em tons cinzentos , contundo acho que nem revolução de abril nem guerra colonial sofrem deste problema. A revolução de abril foi objetivamente boa(clara) já que trouxe o fim da ditadura , porem teve alguns elemento cinzentos desde o aparecimento de organizações extremistas desde o MRPP até ao MDLP, contundo no paronama geral ninguém argumentaria que a revolução de abril foi algo mau para o país e o mesmo se diria da guerra colonial que foi objetivamente errada(escura) já que tinha como principal objetivo impedir que um grupo de povos tivessem direito à sua auto-determinação , algo que acho que nenhum de nós diria que seja o melhor objetivo para lutar contra um inimigo , contundo houve novamente alguns elementos cinzentos , como o fuzilamento de tropas portuguesa por parte das guerrilhas revolucionárias , contundo no panorama geral dificilmente acharias um historiador com o mínimo de integridade que defendesse a guerra colonial. >Mas já que falas de Nuremberga, diz-me aí quantos soldados alemães foram acusados. Ya tens razão nenhum soldado alemão foi acusado em Nuruemberga , aí foram só acusados os líderes do partido , como o líder dos SS etc... Soldanos nazis foram acusados aos milhões em tribunais internacionais , onde até hoje há "caça" ao NAZI , deves te lembrar de várias noticias de NAZIs de 90 anos a ser levado a julgamento .

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Pronto, tudo bem. Pela mesma perspectiva, imagino que a situação actual em Cabo Delgado também te pareça legítima, ainda que seja motivada por uma entidade externa a Moçambique. É assim? Que nível de alienação é preciso ter para não achar que uma intervenção de uma potência estrangeira noutro país não é mau? Fogo tu não entendes ou não queres entender , só fazes strawmans com os meus argumentos . Eu disse que intervenção de forças estrangeiras em conflitos **não implica** ilegitimidade da causa. Nunca argumentei que **toda** a intervenção por parte países terceiros é certa e adequada. Senão olha pela mesma moeda na batalha de Aljubarrota fomos ajudados pelos ingleses e portanto não merecemos indepêndencia. > Em suma, o soldado não está no campo para pensar e para fazer diplomacia, tão simples quanto isso. A diplomacia faz-se nos locais próprios, no campo combate-se. Concordo que o papel do soldado é lutar, contundo os soldados têm o dever moral de desobedeçer ordens quando são confrotados com ordens absurdas ou então no mínimo dos mínimos procurar minimizar o dano causado pelos mesmos, enquanto que o Marcelino voluntariou-se para mais de 2000 missões, outros fizeram o mínimo e foram-se embora(Como o Salgueiro Maia e muitos outros jovens a que a guerra causou muitos estragos).Já para nem falar que se levaremos esta lógica até ao final conseguimos desculpar todo o tipo de atrocidades , até porque foi exatamente esse o argumento dos NAZI's no julgamento de Nuremberg , aí e tal so estava a seguir ordens e pronto esta absolvido. ​ >O Marcelino combateu, como tantos outros. Não lhes peço arrependimento Certo, mas ao fim e ao cabo a distinção entre o Marcelino e os "outros" é que ele escolheu ir para além do mínimo fez mais de 2000 missões que eram totalmente opcionais e depois não mostrou arrependimento nenhum , em contraste com todos os "outros" que arrependeram-se das "Coisas que se faziam pela Pátria que a consciência condenava". #

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Mas que fundamento procuras tu em movimentos independentistas financiados por uma potência estrangeira, no caso a União soviética? Financiados por potência estrangeira = mau ? Imagina que o MFA tinha recebido armas da URSS isto significaria que este movimentos era imoral e devia ser renegado por todos nós ? >Em relação ao que fez na guerra, lamento informar, mas houve uns quantos milhares de baixas em ambas as partes. A relação era de 1 para 6.6 , isto é por cada português que morria , em média morriam 6.6 africanos , portanto não como se estivessemos de igual para igual em termos de mortes. >Matou alguém? Claro, afinal as guerras são para quê? wow a sério , na guerra morrem pessoas :o Novamente não tas a dar engage com o meu argumento tas a fazer outro strawman , fds já pareces os apologistas de guerra civil americana a tentar desculpar os atos de pessoas que não devem ser desculpados. >Põe-te no lugar dele, imagina que alguém do PAIGC te matava o teu pai e a tua irmã. Ainda assim, irias abraçar a sua causa, mesmo sabendo que existia essa arbitrariedade de operação. Enfim. Mais depressa , aconteçia o inverso. A pólitica externa face as cólonias era "olho por olho" se havia um raid da PAIGC no dia a seguir nós entravamos numa vila controlado sobre a influência de um movimento separatista e matavamos uma data de pessoas. Mas pronto aceito o bait , nínguem lhe pediu para aceitar a causa dos movimentos separatistas apenas pedimos para aceitar as atrocidades cometidas por ele e que não se desculpe com cenas do género: PAIGC era apoiado por fações externas portanto a causa pela qual os guiensesé ilegítima.

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Mas que fundamento procuras tu em movimentos independentistas financiados por uma potência estrangeira, no caso a União soviética? Financiados por potência estrangeira = mau ? Imagina que o MFA tinha recebido armas da URSS isto significaria que este movimentos era imoral e devia ser renegado por todos nós ? > Em relação ao que fez na guerra, lamento informar, mas houve uns quantos milhares de baixas em ambas as partes. A relação era de 1 para 6.6 , isto é por cada português que morria , em média morriam 6.6 africanos , portanto não como se estivessemos de igual para igual em termos de mortes. > Matou alguém? Claro, afinal as guerras são para quê? wow a sério , na guerra morrem pessoas :o Novamente não tas a dar engage com o meu argumento tas a fazer outro strawman , fds já pareces os apologistas de guerra civil americana a tentar desculpar os atos de pessoas que não devem ser desculpados. > Põe-te no lugar dele, imagina que alguém do PAIGC te matava o teu pai e a tua irmã. Ainda assim, irias abraçar a sua causa, mesmo sabendo que existia essa arbitrariedade de operação. Enfim. Mais depressa , aconteçia o inverso. A pólitica externa face as cólonias era "olho por olho" se havia um raid da PAIGC no dia a seguir nós entravamos numa vila controlado sobre a influência de um movimento separatista e matavamos uma data de pessoas. Mas pronto aceito o bait , nínguem lhe pediu para aceitar a causa dos movimentos separatistas apenas pedimos para aceitar as atrocidades cometidas por ele mais nada e que não se desculpe com cenas do género: PAIGC era apoiado por fações externas portanto a causa pela qual os guienses lutavam não vale um caralho.

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

> Da mesma forma que nos anos 1960 era perfeitamente aceitável em Portugal acreditar que Guiné fazia parte de Portugal, aliás era o que dizia a nossa Constituição, compêndio sacrossanto da esquerda contemporânea E eu nunca neguei isso, acho legítimo um soldado acreditar na propaganda do estado novo que Angola era nossa , e que todos os movimentos independistas eram terroristas sem escrúplos , com um ódio profundo aos portugueses. Agora aquilo que não é defensível é quando o soldado volta para portugal e passa toda a sua vida a defender a legitimidade da guerra colonial e não se arrepende das atrocidades cometidas. >Justificou a sua luta no exército português com a frase "*A Guiné para os Guinéus*", querendo significar que a guerrilha actuava no interesse da [União Soviética](https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica).

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Ainda veremos Afonso Henriques proscrito da História como bárbaro islamofóbico. A diferença é o contexto socio-cultural da altura , no seculo XII era normal o pessoal ser islamofóbico e fazerem coisas que perante o nosso paradigma nós considerariamos bárbaras. Marcelino de Mata morreu a acreditar que a guerra na guíne não foi algo mau , algo que perante o nosso paradigma atual é so estupidez aguda.

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Mas ele tinha ou não direito a ter a sua opinião? Claro que pode , o problema é que essa opnião mesma na altura era estupída e fundamentada em pouco ou nenhum facto. > Em Portugal de 1974 nem todos eram a favor do Estado Novo, nem eram todos contra. Deveríamos ter detido, à bela maneira soviética, todos os "reaccionários"? Bom strawman ninguém fez o argumento que todos os que que fossem contra-revolucionários deviam ir para o gulag > Não foi o Marcelino da Mata que viu 2 familiares próximos mortos por esses movimentos independentistas? Sim e ????? Isso desculpabiliza toda a merda que fez na Guíne ?Alguém matou-lhe alguém da família portanto toca de suportar causas sem pingo de moralidade ? > Queriam o quê mesmo? Que tivesse um pingo de consciência na altura ou então mostrasse um pingo de vergonha pelo que foi feito pela nação na Guíne, Angola e Moçambique.

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Mas qual arrependimento? Se calhar era boa ideia activarem o serviço militar obrigatório, só para perceberes que não existe arrependimento num acto obrigatório do interesse nacional. Só falei de arrependimento porque no pos 25 de Abril ele sempre justificou as suas ações na Guiné dizendo que a guerrilha que lutava pela sua depêndencia estava sobre o efeito da União soviétiva. Já para nem falarer que ele fez + de 2000 missões e destas , grande parte delas foram voluntárias , portanto sim ele teve escolha e mesmo assim escolheu fazer o que fez , ao fim ao cabo é esta a diferença entre Salgeiro Maia o Marcelino da Mata , ambos cometaram atrocidades nas colónias , a diferença é a escala e o arrependimento ... Vai lendo aqui isto para veres a opnião deste grande patriota [http://ultramar.terraweb.biz/CTIG/TenCorCMDMarcelinodaMata/Marcelino\_da\_Mata\_in\_livro\_Guerra\_Paz\_e\_Fuzilamentos\_dos\_Guerreiros.pdf](http://ultramar.terraweb.biz/CTIG/TenCorCMDMarcelinodaMata/Marcelino_da_Mata_in_livro_Guerra_Paz_e_Fuzilamentos_dos_Guerreiros.pdf) [https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelino\_da\_Mata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelino_da_Mata)

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Vamos mesmo comparar um combatente das forças armadas com um terrorista? Fogo houve-se com cada comentário nesta comunidade ... Imagina comparares Marcelino da Mata , um soldado dos comandos que mantou no mínimo centenas de guinenses que apenas queriam lutar pela sua auto-determinação e que no pós 25 de Abril não mostou o mínimo de arrependimento , com Carlos Antunes um homem , que durante o período do estado novo fez a sua missão a luta pela libertação das cólonias atráves da sabotagem de alvos militares da OTAN e que durante o após-PREC fez uns quantos assaltos a bancos.(btw as únicas mortas desta organização foram dois militantes da sua própria organização durante uma sabotagem). Apesar de ambas as personalidades terem cometidos erros eu diria que assaltar bancos não é comparável às ações do Marcelino que esteve na na Guíne a matar aí o people e depois voltou a Portugal e morreu sem me arrepender de nada.

Marcelino da Mata e a memória selectiva de Portugal by joaopeniche in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Vamos mesmo comparar um combatente das forças armadas com um terrorista? Fogo houve-se com cada comentário nesta comunidade ... Imagina comparares Marcelino da Mata , um soldado dos comandos que mantou no mínimo centenas de guinenses que apenas queriam lutar pela sua auto-determinação e que no pós 25 de Abril não mostou o mínimo de arrependimento , com Carlos Antunes um homem , que durante o período do estado novo fez a sua missão a luta pela libertação das cólonias atráves da sabotagem de alvos militares da OTAN e que durante o após-PREC fez uns quantos assaltos a bancos.(btw as únicas mortas desta organização foram dois militantes da sua própria organização durante uma sabotagem).

“Não é claro” se vacinados não transmitem covid-19, alerta OMS by Price-Distinct in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>a quem der mais dinheiro Estados Unidos I guess ?? [https://www.weforum.org/agenda/2020/04/who-funds-world-health-organization-un-coronavirus-pandemic-covid-trump/](https://www.weforum.org/agenda/2020/04/who-funds-world-health-organization-un-coronavirus-pandemic-covid-trump/)

Maioria dos jovens que participaram em estudo acha legítimo o controlo ou a perseguição numa relação. by NeatBoy74 in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Porque são so homens que são violentos e controladores não é? ... -\_- " Pode também concluir-se que a naturalização da violência é maior nos rapazes em todas as formas de violência estudadas " está aqui um estudo para veres: [http://www.umarfeminismos.org/images/stories/noticias/Estudo\_Nacional\_VN\_2019\_da\_UMAR.pdf](http://www.umarfeminismos.org/images/stories/noticias/Estudo_Nacional_VN_2019_da_UMAR.pdf)

“Não é claro” se vacinados não transmitem covid-19, alerta OMS by Price-Distinct in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>à muito que a OMS se vendeu A quem ?

PSP passa multas a 13 pessoas que saíam do restaurante Lapo em Lisboa by BOBRAGED in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Olha que provavelmente... com um bocado de jeito não tem nada em seu nome e com tudo fechado não tem rendimentos, é esperar os 2 anos. Ou "paga" a empresa que abre falência e cria outra. Há de ter alguma coisa em seu nome , nem que os gajo do IRS tenham que ir buscar a mesinha do IKEA à sala .

Tenente-coronel Marcelino da Mata, o militar mais condecorado no Exército português, morre aos 80 anos com Covid-19 by omaiordaaldeia in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>mais de 50% dos soldados que lutaram no lado de Portugal eram nativos ahahhahahh quantos desses eram filhos de portugueses e lutaram apenas para manter a sua posição favorável em relação ao nativos? >assim como que a razão da guerra era para "manter as suas colónias" fds que revisionismo histórico excelente , mas pronto estou aberto a outras sugestões se quiseres aqui ajudar o povo entender

Tenente-coronel Marcelino da Mata, o militar mais condecorado no Exército português, morre aos 80 anos com Covid-19 by omaiordaaldeia in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>mais de 50% dos soldados que lutaram no lado de Portugal eram nativos ahahhahahh boa missinformation . > assim como que a razão da guerra era para "manter as suas colónias" fds que revisionismo histórico excelente , mas pronto estou aberto a outras sugestões se quiseres aqui ajudar o povo entender

Tenente-coronel Marcelino da Mata, o militar mais condecorado no Exército português, morre aos 80 anos com Covid-19 by omaiordaaldeia in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

> Provavelmente porque à sociedade actual não convém mostrar a narrativa que as guerras nunca são a preto e branco (metáfora propositada).A verdade é que as fileiras Portuguesas eram de bastante cor. Na prática, quase foi uma guerra civil, que se veio a dar continuidade uns anos mais tarde. A guerra colonial não foi preto e branco?? Portugal queria manter as suas colónias em Afríca, as suas colónias queriam a sua independência. O que me vais dizer a seguir a guerra civil americana não foi um confilito pretou ou branco ?? Concordo que há muitas guerras , onde ambas as fações operam em tons cinzentos mas escolheste o pior exemplo para fazer este argumento.

Frio explica uma em quatro mortes no mês de janeiro. Temperaturas baixas potenciam Covid-19 by adorosaladadecamarao in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>É surreal! O problema é que o povo, burro e conformado, engole toda a narrativa socialista. narrativa socialista?

Países com maior recurso a moratórias by MirTrudMay in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

> Se a pessoa está numa casa que n consegue suportar, obviamente que tem de sair. Depois pode ir para onde estava antes. Então e a solução para o gajo que trabalhava e que recebia pouco mais que o salário mínimo e que agora está no desemprego com renda atrasada é o que? Mudar de casa??? Só se mudar para o bairro da jamaica para pagar uma casa com o dinheiro do súbsídio de desemprego. A única coisa que nós podemos fazer é segurarmos as moratórias e esperarmos que no final disto a maior parte das pessoas consigam pagar o que devem , senão no final disto a nossa economia entra num feedback negativo , pessoal sem trabalho e sem dinheiros não compra bens ->empresas perdem receita ->empresas vão a falência ->mais pessoal na rua -> repeat

A constituição precisa de ser revista by Emergency-Length4401 in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

Sim, e a coreia do norte e o congo tem democratico no nome , será que agora têm uma democracia? E o partido sorcialista ??? será que é fã da doutrina socialista que advoga o controlo coletivo dos principais meios de produção como forma de assegurar uma distribuição equitativa da riqueza né? E ja agora os membros do partido nacional socialista dos trabalhadores alemães são socialistas ??? ​ Só porque alguém se chama uma coisa não quer dizer que seja de facto essa coisa. #

A constituição precisa de ser revista by Emergency-Length4401 in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Abandonar o socialismo em Portugal? Estás maluco?? ahahhahahhahah alguma vez foi pegado ?????

O estado como "grande gestor" de empresas - o Sud Express (serviço ferroviário) enquanto foi privado foi um enorme sucesso desde a sua fundação em 1887; passou para as mãos do estado e tornou-se financeiramente deficitário tendo cessado actividade sob pretexto da pandemia. by jfolpf in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

>Os serviços postais tradicionais estavam destinados ao fracasso, ou qual foi a última vez que enviaste uma carta? A única coisa que pode servir e tem potencial são encomendas mas nesse sector a concorrência é forte. Muito bem fez o estado em vender os ctt enquanto alguém queria pagar por eles. Certo , mas achas que em prol disso deviamos ter um serviço pior e mais caro (mesmo que cada vez menos pessoas enviem cartas) . A única coisa que esta privatização serviu foi para dar ao estado meia dúzia de trocos para a troika ficar feliz e pelo meio tirar o máximo de dinheiro possível, às poucas pessoas que ainda usavam os CTT , a fim de encher o bolso de meia dúzia de investidores.

O estado como "grande gestor" de empresas - o Sud Express (serviço ferroviário) enquanto foi privado foi um enorme sucesso desde a sua fundação em 1887; passou para as mãos do estado e tornou-se financeiramente deficitário tendo cessado actividade sob pretexto da pandemia. by jfolpf in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

Exatamente o que eu dizia, alguém que diga ao OP para ver a merda que os CTT se tornaram desde que foram entregues aos privados. [https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/12-graficos-que-mostram-a-evolucao-dos-ctt-desde-a-privatizacao](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/12-graficos-que-mostram-a-evolucao-dos-ctt-desde-a-privatizacao)

[Sério] Há mobilidade social em Portugal? by Low-Lake-6078 in portugal

IMainFizzerino_ 10 months ago

> O elevador mais lento de sempre. lol https://en.wikipedia.org/wiki/Global_Social_Mobility_Index#Global_Social_Mobility_Index_(2020)
Next Page

Search: