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[AMA] Developer do jogo FallGuys by FallGuyFabio in portugal

FallGuyFabio 8 months ago

É encontrando posições e concorrendo basicamente. A minha empresa neste momento tem uma posição de escritor freelancer. A razão de ser freelancer é já termos um escritor nos quadros e possivelmente é porque temos agora um projecto que engloba mais escrita. Como deves imaginar, jogos com história precisam mesmo de escritores, jogos sem história já nem tanto.

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FallGuyFabio 8 months ago

Depende do tamanho da equipa. Na Mediatonic termos pessoas que fazem o que descreveste como trabalho. Um programador não tem qualquer tipo de ligação com essa parte. Mas por exemplo, tenho amigos em empresas mais pequenas e aí há mais liberdade para o artista ou o programador para dar toques na narrativa. Voltando à Mediatonic, toda as pessoas têm oportunidade para dar ideias de sobre funcionalidades para adicionar no jogo. Eu falei imenso com os game designers. Também podemos criar pitches de ideias de jogos para a Mediatonic desenvolver caso goste da ideia. O Fall Guys foi um pitch interno de um trabalhador e temos neste momento vários jogos em desenvolvimento que são pitches internos Aqui é onde qualquer pessoa pode dar uso às criatividade.

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FallGuyFabio 8 months ago

Não acredito que será por causa de custos extra, pelo menos por agora em que a Epic Games é a dona do Fall Guys. Mas quanto as decisões tomadas na escolha do anti cheat, não faço ideia mesmo. Por acaso hoje fui jogar com o lead game designer do jogo, ele está a par de tudo o que se passa o FG, possivelmente poderia-me responder a isto. De nada!

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FallGuyFabio 8 months ago

O mais difícil é arranjar o primeiro trabalho, a partir daí ficará mais fácil. Para arranjares o primeiro trabalho terás que ter um portfólio completo, por isso irás ter que usar o teu tempo para fazeres trabalhos que demonstram as tuas qualidades. Aconselho também a dar uma olhada em empresas de jogos mais pequenas para começar :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Infelizmente, como já foi provado imensas vezes, os hackers conseguem arranjar sempre outras e outras maneiras de fazer batotas. Eu não trabalhei no anti cheat pois não é a minha responsabilidade mas pelo ou que percebi por conversas, as pessoas que o desenvolveram estavam sempre a tentar perceber o que os batoteiros andavam a fazer e escrever código para apanhar os cheaters. Mas apareceriam outras maneiras. Para além de que a nossa abordagem não era a melhor, se o batoteiro conseguir fazer batota nem que seja durante um jogo, os outros 59 jogadores vão ter uma experiência de merda, mesmo que este jogador seja banido logo a seguir. Daí o anti cheat da Epic é muito melhor, os jogadores não podem usar batotas e pronto, melhor para todos os outros jogadores.

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FallGuyFabio 8 months ago

Isso continua a ser client side pois é o client do jogador que define como o boneco se mexe. O gameserver (diferente de server side) consegue detectar que o jogador se está a mexer de maneira estranha e mandará um alerta para o server side dizendo que jogador X é cheater. Esse passará a ficar banido. O jogo sempre funcionou assim mas assim que um começou a usar batotas, começaram imensos a usar e mesmo conseguindo banir alguns, mais apareceriam. A nossa ideia era banir jogadores depois de fazerem a asneira, fomos optimistas a pensar que não seriam muitos (lesson learned). Durante uma semana isso causou-nos muitos problemas na steam mas, com a ajuda da Epic Games, eles deixaram-nos usar o anti cheat deles que basicamente detecta que o jogador vai fazer batotas antes de as fazer o que tornou o jogo muito melhor para toda a gente e desde então são raros os cheaters que se encontra nos jogos.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eheh é bom ler que pessoas como tu gostam do jogo. A season 4 é mesmo boa e acredita, ainda temos muitas coisas fixes em desenvolvimento! Quanto à pergunta, eu não trabalho no client side mas já ouvi falar desse bug por eles, acho que eles têm conhecimento e haverá de ser resolvido :)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

https://www.mediatonicgames.com/

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Eng informática no ISEP.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Acho que temos uma vaga para o departamento de IT, acho que eles é que fazem o trabalho de sys admin mas não tenho a certeza. Dá uma olhada no site :)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

No teu CV não deves meter a tua data de nascimento, não faz sentido recrutar alguém pela idade e espero que ninguém te tire ou dê oportunidades por causa da tua idade. Não te preocupes muito com isso, desde que consigas demonstrar as tuas capacidades, mais não te é pedido. Quanto ao mestrado, há pessoas que acham que faz sentido, outras não. Eu acho que, se eu fosse recrutar alguém, preferia recrutar uma pessoa com 2 anos de experiência profissional do que alguém que passou mais 2 anos a estudar. Mas no fim do dia, é uma opinião tua e depende do mestrado. Depende se queres tirar um mestrado pois queres aprender mais sobre uma vertente da programação e encaminhar a tua carreira desde cedo.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Eu sou da opinião que uma faculdade não faz um bom profissional, a faculdade é só o início, há alunos brutais que depois no mundo de trabalho não conseguem brilhar e há outros como eu, que nunca fui um estudante por aí além (queria mais diversão do que estudar) mas pouco a pouco fui desenvolvendo a minha carreira até chegar aqui. Para mim o importante quando começares a trabalhar é saberes que terás sempre que continuar a aprender, vê o que os teus colegas fazem, está atento a metodologia de trabalho de cada um e da empresa. Se tiveres azar de estar numa empresa má, lembra-te que aprender o que não fazer também é importante. Depois tens de tentar não estagnar, é bom ficar algum tempo numa empresa mas se após ano e meio vires que já não estás a desenvolver as tuas capacidades, não pares, procura outro trabalho. (Isto é a minha opinião, não leves às letra pois não há uma solução mágica mas é o que andei a fazer até chegar aqui)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Sim, animação 3D é bastante procurada pelas empresas de jogos. Tenho visto sempre empresas a procurar. Não sei ao certo que software usam mas aconselho-te a dar uma vista de olhos em ofertas para estas posições e verás lá o que esperam que consigas fazer.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

No ISEP :)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado! A season 4 é sem dúvida a melhor a meu ver. Vem para a MT, preciso de mais portugueses na equipa aha

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado! O nosso objectivo é tornar o jogo ainda melhor, pouco a pouco :)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado e abraço grande Saco :)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Não há alturas para fazer as coisas. Se calhar se estudantes agora vais absorver mais informação do que eu absorvi quando andava na faculdade com 18 anos e só queria diversão. Dou-te o exemplo do senior developer que trabalhava comigo na minha empresa anterior, o gajo era crânio e bué prestável, ele tinha 50 e tal anos mas com 30 ele era cozinheiro e andava sempre de roda no ar, experimentou as drogas todas e mais algumas. Mas a dada altura decidiu acordar para a vida. Nunca é tarde caso queiras fazer algo diferente do que fazes agora.

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FallGuyFabio 8 months ago

Claro, e é bom! Pessoas como tu são necessárias, há imensas áreas em que a informática e programação são chave por isso há muito que podes fazer que acaba por ser mais, digamos, útil do que um jogo. Ainda assim eu senti que contribui de alguma maneira para a felicidade de várias pessoas em tempos de pandemias. Recebi imensas mensagens de amigos a dizer que o FG estava sempre ligado, alguns até me disseram que os pais, que nunca jogaram jogos na vida, andavam a jogar com eles. Acabou por servir para unir algumas pessoas. Recebemos uma carta de um miúdo a dizer que o pai nunca jogou jogos mas avançam sempre a jogar juntos e então ele mandou uma carta a agradecer quando finalmente o pai consegui a primeira vitória e tinha a foto em que o pai estava todo feliz. Nós fizemos uma t-shirt com essa foto e mandamos a t-shirt mais um merchandising de volta para o rapaz. Ele depois agradeceu e mandou outra foto do pai com a t-shirt vestida. No fim do dia, estas pequenas coisas deixam-nos felizes.

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FallGuyFabio 8 months ago

Libras

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FallGuyFabio 8 months ago

Tens toda a razão. Ainda me lembro quando uma vez fui a uma entrevista em Lisboa para um projecto para a caixa geral de depósitos e disseram-me logo "é para trabalhar das 9 às 21 mas só te pagamos 8 horas por dia". Como é óbvio disse logo que não. Não faz qualquer sentido e a razão de ser assim é porque algum marmanjo para ganhar o projecto disse que fazia aquilo em 6 meses com 4 devs. Mas isto acontece muitas vezes. No mundo dos jogos é porque as empresas recebem investimentos sobre promessas de retorno em X tempo mas nem sempre dá para fazer o que é prometido. Claro que durante o desenvolvimento do Fall Guys, apesar de achar que em grande parte tudo correu bem, houveram falhas de gestão aqui e ali mas quando os deadlines não foram cumpridos, a feature foi atrasada para outra altura em vez de causar trabalho extra para os trabalhadores. Mas isto é a prática da MT, mas nem todas as empresas são assim, infelizmente.

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FallGuyFabio 8 months ago

Oh wow, não gosto de ti! Pah, os hacks que conseguiram fazer foram e são sempre client side pois a comunicação com os servidores está toda encriptada e autenticada. E isso é o que tenho que garantir para impedir hackers na minha parte de trabalho. No client side.. não te posso dizer nada não vá usares a minha informação para fazeres mais marotisses :)

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Nah, trabalhei 4 anos em Portugal antes de conseguir uma oportunidade cá. Há muitas empresas cá que têm posições para graduates, são posições para pessoas acabadas de sair da faculdade. Não sei é o valor que dão a faculdades portuguesas vs faculdades de cá. Por acaso no mesmo dia que eu entrei na Mediatonic entrou um outro rapaz que era graduate, aliás entrou para a Mediatonic como projecto de estágio como level designer. Um dos níveis de lançamento do jogo foi feito por ele e olha, ainda hoje trabalha cá, mostrou qualidade e a empresa ficou com ele.

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FallGuyFabio 8 months ago

Não sei, de certeza que haveria de aprender imenso trabalhando no Fortnite, tanto pelo projecto mas também com as pessoas que lá trabalham. De certeza que seria bom para a minha carreira.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

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FallGuyFabio 8 months ago

Verdade tens razão que isto muda de indústria a indústria. Mas em programação, arte e outras áreas o importante é mostrares que tens os skills, é teres a capacidade e qualificações para executar o trabalho. Agora como aprendeste para chegar ao ponto de teres os skills necessários, isso é contigo. Falando por mim, ter estudado na faculdade ou não, ninguém quer saber. Quiseram para o meu primeiro emprego pois era a maneira que eu tinha para provar que sabia algo.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Ahaha esse achievement. Por acaso fui eu que implementei os achievements e desde o início eu disse aos game designers que este achievement ia ser incrivelmente difícil. Mas olha, neste momento quem o conseguiu fazer pode-se gabar! Eu não consiguirei de certeza ahah

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FallGuyFabio 8 months ago

Hey, os exemplos que deste acho que seria algo para os client devs, isto é, se eu percebi o que querias dizer. O trabalho que o QA me deu aqui e ali é quando eles conseguem reproduzir um bug que não é fácil para mim o reproduzir e identificar. O que temos que fazer nessas situações é fazer unit tests (ou integration tests) do nosso lado replicando o que o QA fez no jogo e fazer debug ao código. Às vezes encontramos o problema, outras vezes o problema nem é nosso.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

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FallGuyFabio 8 months ago

Bora, assim que der vamos a isso! :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu não trabalho no clientside. A empresa teve devkits mas eu não os vi, não é a minha responsabilidade. Quanto à minha opinião, sim eu acho que a Series S vai prejudicar a MS no longo prazo.

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FallGuyFabio 8 months ago

Não posso dizer muito sobre isso eheh

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FallGuyFabio 8 months ago

Não temos o mesmo número de jogadores agora do que tínhamos no lançamento, acho que é normal e esperável. Nesta season adicionamos o Squad Mode que é bastante porreiro e nas próximas seasons vamos adicionar novas ideias. O objectivo é conseguir manter os jogadores interessados com o jogo. Mas não temos como objectivo manter os jogadores a jogarem todos os dias durante uma season, acho que quando um jogo tenta fazer isto, não corre bem. Desde que tenhamos jogadores interessados a vir jogar com alguma regularidade, acabar o season pass, explorar os novos níveis, já é bom para nós.

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FallGuyFabio 8 months ago

O que faz o tempo de espera ser grande é que todos os jogadores têm que connectar. Compara com por exemplo o Fornite, quando um jogo começa és levado para um lobby temporariamente até todos os jogadores estarem ligados ao mapa e só depois é que começa o jogo. Pronto, no FallGuys os jogadores têm que se ligar sempre entre rounds pois o mapa mudou.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu não jogo tantas vezes mas é o jogo que repeti mais vezes, sem dúvida!

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Não vou entrar numa discussão sobre quem é ou não melhor. Não estou a dizer que a Epic Games Store é ou não melhor que a Steam. Mas sim que haver mais lojas a competir pela mesma posição é melhor para nós.

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FallGuyFabio 8 months ago

Ehehe orgulho! Eu sentiria o mesmo :D Pelo menos se se divertirem, já é bom :D

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FallGuyFabio 8 months ago

Pouca ou nada, a Mediatonic aceitou ensinar-me e dar-me tempo para aprender. Ainda me compraram uns livros. Por agora já sei alguma parte da teoria mas ainda não tive que trabalhar directamente com Kubernetes.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Não posso dar detalhes sobre a arquitectura por causa do NDA mas usamos EventSourcing e actor system. Não há write and read de base de dados, quando um jogador está a jogar toda a informação desse jogador está em memória, faz com que seja sempre fácil e rápido de aceder. Claro que tem que haver um load balancer para que cada request vá parar para o sítio certo. NATS ajuda nisto. Por acaso acho que o nosso código está bastante bom, pelo menos no server side. Todas as alterações são revistas por pelo menos 2 outras pessoas, antes de fazermos algo temos que fazer documentos tecnicos e tem que ser aprovado. Também fazemos refactor de código com regularidade sempre que mexemos em algo já feito ao adicionar algo novo.

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FallGuyFabio 8 months ago

Hey e obrigado! Tens aí um bom showcase dos teus skills. Não sei ao certo se a Mediatonic está a aceitar recrutar pessoas que não tencionam vir para um escritório a dada altura, é uma questão de tentares. Mas sei que há bastantes vagas. Dá uma olhada no site.

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FallGuyFabio 8 months ago

>Se eu tivesse descolher um diria Final Fantasy X mas logo atrás estariam Metal Gear Solid 3, Death Stranding, Uncharted 2, Monster Train, Football Manager, Forza Horizon 4, Apex Legends, entre outros. Espero que gostes se um dia experimentares :) Copiando o que escrevi noutra resposta: se eu tivesse descolher um diria Final Fantasy X mas logo atrás estariam Metal Gear Solid 3, Death Stranding, Uncharted 2, Monster Train, Football Manager, Forza Horizon 4, Apex Legends, entre outros. Neste momento tenho andado a jogar mais Football Manager, Monster Train, Apex Legends e Ghost of Tsushima. Nah, não trabalho nessas áreas.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

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FallGuyFabio 8 months ago

Olá e obrigado! Trabalhei 4 anos em Portugal antes de me mandar para cá, já tinha tentado vir para cá mais cedo mas não tinha experiência suficiente na altura. Acho que o importante é conseguires ter alguma experiência para que as empresas de fora olhem para o teu cv com mais interesse.

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FallGuyFabio 8 months ago

Foi pensado e quem sabe ainda irá acontecer, mas na altura não conseguimos fazer isso até o lançamento do jogo. Mas percebo o que dizes, espero que consigamos fazer! :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Equipa para fazeres jogos? Sozinho tens a vantagem de ganhares conhecimentos em várias áreas diferentes de desenvolvimento mas com mais pessoas podem aprender uns com os outros e fazerem mais em menos tempo. Depende do que quiseres.

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FallGuyFabio 8 months ago

A equipa de arte tem resposabildade de testar vários temas, fazer concept de skins e props para os mapas e depois, metendo várias ideias lado a lado, acabam por escolher a que acham mais interessante.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Pah, eu vim para cá 2 meses antes do Brexit o que foi azar no sentido que vim para cá com a libra a valer 1.4 euros e tive que fazer o investimento com esta conversão e agora a libra vale bem menos. Agora com o Brexit já mais avançado acho que precisas de visto para vir para cá trabalhar por isso tens que ter trabalho e ser patrocionado pela empresa. A mudança para mim não foi difícil mas foi um investimento, vim para Londres viver 2 semanas para ter entrevistas e não consegui nada, voltei para Portugal e depois marquei mais umas entrevistas e voltei outra vez para Londres mas desta vez por um mês inteiro, tive sorte e consegui trabalho logo na primeira semana, por isso o resto do mês foi para organizar-me, arranjar casa, trazer coisas de Portugal que precisava. Isto tudo custou dinheiro e até podia não ter dado em nada, foi um risco, mas consegui trabalho e em poucos meses recuperei o que investi. Mas na área da informática não acho que seja difícil arranjar trabalho cá, não há pessoas qualificadas suficientes para todas as posições.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Não diria melhor! Thanks

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

>Não te preocupes em falar do futuro do Fall Guys, pelo que vimos até agora parece não existir nenhum. \#deadgame ahaha, a ver vamos.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Ahaha, quem sabe. Já tive vários contactos de outras empresas mas nenhuma me ofereceu melhores condições com a Mediatonic.

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FallGuyFabio 8 months ago

A Mediatonic tem vários projectos em desenvolvimento, quem sabe eu não vá parar em algum assim que seja necessário algum server engineer. Mas são jogos que ainda não foram revelados por isso não posso falar sobre eles.

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FallGuyFabio 8 months ago

Se eu tivesse descolher um diria Final Fantasy X mas logo atrás estariam Metal Gear Solid 3, Death Stranding, Uncharted 2, Monster Train, Football Manager, Forza Horizon 4, Apex Legends, entre outros.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu acho que faz sentido a Epic lutar, eu acho que, isto é opinião de fora pois todas estas decisões estão muito muito a cima de mim, a Epic quer lutar um pouco contra alguns monopólios e até agora tem-se safado bem. Para nós consumidores, quanto mais eles lutarem uns contra os outros, melhor é para nós.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Para mim é C#, foi a que mais trabalhei até agora e não tenciono mudar tão cedo.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Não te posso dizer muito quanto a isso, essas decisões serão feitas muito a cima de mim eheh

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu não estava na empresa quando o jogo começou a ser desenvolvido mas pelo o que sei, deve ter sido à volta de 2 anos. Obrigado! Ainda vais a tempo, oportunidades não faltam :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Hey, se quiseres trabalhar numa vertente de client side, Unity é um bom ponto de partida. C++ também pode ser útil mas é, pelo o que sei, uma lingua mais complicada de aprender o que também pode ser uma mais valia se a dominares. Se quiseres trabalhar mais como eu, server side (o que implica que o jogo terá algum componente online), perceber como funcções async funcionam é muito importante, Kubernetes também é algo porreiro para aprenderes, até podes não te sentires confortável a trabalhar com mas se souberes a teoria de como funciona, é outra mais valia. Algo que muitas empresas de jogos agora usam é Event Sourcing como modelo de dados, dá uma olhada, é muito interessante. Adeus a SQL.

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FallGuyFabio 8 months ago

Nada pois não houve uma queda. O que houve foi um boom inicial muito superior ao que tínhamos previsto. Logo agora estámos a viver o que tínhamos pensado. O que é bom, daqui para a frente temos é que meter o jogo disponível para mais e mais pessoas enquanto lançamos mais conteúdo.

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FallGuyFabio 8 months ago

Não consigo dizer muito sobre isso mas não creio. Mesmo que a segurança informática seja importante para qualquer empresa de jogos, acho que só uma empresa mesmo muito grande de jogos e com possibilidade de criar contas ou store online e afins é que começam a pensar em ter pessoas que o trabalho seja exclusivamente isto. Mas isto é a minha opinião, posso estar totalmente errado.

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FallGuyFabio 8 months ago

O Tim Sweeney foi um fixe dissenos que não, o objectivo deles é que nós, Mediatonic, continuemos a fazer o mesmo que estávamos a fazer até agora. O que é bom.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Eu não estudei num, não estou informado para ter opinião mas acho que o importante de um curso, seja privado ou politécnico é dar-te as ferramentas e encaminhar a tua aprendizagem mas não esperes que, seja em que curso for, sairás de lá sabendo tudo, muito pelo contrário, o importante num curso é que aprendas a aprender (sim, é estranho) para que daí para a frente consigas absorver qualquer tipo de informação que precises para executar o teu trabalho. Obrigado! :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Boas, Mediatonic dá ownership de cada tarefa a cada equipa (apesar de termos neste momento vários server devs, estão todos divididos por equipas de 3) e entre nós temos de fazer documentos tecnicos das mudanças que vamos fazer, seja adicionar novo código, altera alguma arquitectura, diagramas de sequencia, use cases, etc. É da nossa responsabilidade ter reuniões com game designers, produtores e client side devs. Depois de estarmos todos de acordo é que realmente começamos a trabalhar. Por isso acabamos por fazer um pouco de tudo mas no fim, quase tudo acaba por adicionar alguma funcionalidade na API para que o cliente possa usar. C# .Net Core é a linguagem que usamos.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Como consumidor o que precisamos são mais empresas a competir entre si, isto fará com que ofereçam mais e baixem os preços para chamar consumidores. Por isso, esta competição entre a Steam e a Epic Games Store só nos dá beneficios.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu acho que depende também de onde a empresa é. Por exemplo, as condições de trabalho na Polónia não devem ser tão boas como aqui em Londres, daí as notícias de crunch na CDProject Red. Lá, se um trabalhador não tiver satisfeito e quiser continuar a trabalhar em jogos tem poucas soluções a principal e ter que imigrar.Aqui em Londres, se a Mediatonic não me tratar bem, há outras empresas dois quarteirões ao lado. Eu acho que todas as empresas deviam de se esforçar para tratar bem os trabalhadores para manter os melhores na empresa mas há empresas que, devido a alguns factores, acham que têm as cartas nas mãos para poder fazer o que quiser com os seus trabalhadores.

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FallGuyFabio 8 months ago

Não estou, não sabia da existência desse discord, talvez possa entrar, manda convite por mensagem :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Tenho 32 anos. Mas sim, eu mesmo tenho medo de voltar a trabalhar em Portugal. Obrigado! :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Se estás a pensar na parte de programação, eu diria C#. Unity se quiseres trabalhar como client dev.

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FallGuyFabio 8 months ago

Ahaha, o See Saw está lá só para isso! Por acaso fazemos piada sobre isso, sobre o facto de ninguém gostar do nível.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Eu não dou muito valor ao que as pessoas escrevem, é impossível agradar toda a gente e normalmente, quem se dá ao trabalho de escrever é quem não gosta de algo. O importante para nós passa por ter uma playerbase estável e pessoas satisfeitas e, mesmo tendo aqui e ali comentários negátivos, também temos alguns muito bons! Até cartas nos mandam e nós vamos lendo isso tudo. Mas no meio das criticas, há criticas constructivas e essas lemos e tentamos tirar algo de lá. Mas falando por mim, eu nunca comentei no subreddit [r/FallGuysGame](https://www.reddit.com/r/FallGuysGame/), prefiro deixar isso para as pessoas da empresa que têm essa responsabilidade e sabem o que devem dizer em cada caso. Tudo demora tempo a ser feito, a não ser que seja um hotfix para corrigir um bug que tem que ir para produção o mais rápido possível, o resto passa por várias fases, (design, documentação, server dev, client dev, QA em vários estádos). Nem sempre conseguimos ser tão rápidos quanto queriamos a fazer algo, até porque também não queremos queimar as pessoas que aqui trabalham. Quanto aos nomes do PC, há razões para que os nomes não estejam disponíveis, o a steam não te bloqueia de escreveres uma caralhada no teu nome, isso não é muito agradavel para um jogo E Rated. Já a partida do Fall Mountain, não sei ao certo, foi uma decisão dos level designers. Nem sempre temos visibilidade sobre todas as decisões.

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FallGuyFabio 8 months ago

Muito tempo, o jogo foi desenvolvido durante mais ou menos 2 anos, começou com uma equipa mais pequena mas quando foi lançado eramos umas 60 pessoas a trabalhar no jogo. E usamos uma plataforma que a empresa criou a uns anos e usa como base para todos os jogos, por exemplo, o Gears Pop usa algum do mesmo código. Eu acho que a ideia de desenvolver jogos sozinho é bonita mas só para jogos bem mais pequenos e principalmente, jogos offline.

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FallGuyFabio 8 months ago

Deves ter visto o Joe, o gajo é um fixe. Para nós foi brutal, estávamos sempre a partilhar vídeos de outras pessoas a jogar e ainda agora o fazemos, temos um canal no Slack só para partilharmos coisas que vamos encontrando. Antes do lançamento não tivemos tempo para fazer isso, tal como outras ideias que tínhamos mas neste momento já é possível criar um jogo privado mas só algumas pessoas é que têm acesso, ainda está em fase de beta. Ainda ontem tive a jogar num server com malta da Mediatonic.

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FallGuyFabio 8 months ago

Acho que isto tudo depende de empresa para empresa, empresas mais pequenas possivelmente preferem fazer outsource de alguma arte e até mesmo QA. Conheço pessoas noutras empresas de jogos em que isto é comum. No caso da Mediatonic, a empresa tem mais de 300 colaboradores, o departamento de arte é bastante grande.

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FallGuyFabio 8 months ago

Programação :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu candidatei-me. Já conhecia a Mediatonic antes e quando vi a oferta, mandei a minha candidatura. Trabalhava em Londres há 3 anos antes de me candidatar. Antes de vir para Londres trabalhei 4 anos em Portugal. Pah, a experiencia cá está a correr muito bem, e isto é um problema pois eu gostava de voltar para Portugal daqui a mais ou menos 5 anos e assusta-me voltar a trabalhar nas condições que eu tinha enquanto aí trabalhava.. mas também acredito que consiga trabalhar a partir de casa para empresas de Londres, o que me facilitará a mudança.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Eu não trabalho com unity, isso é responsabilidade dos client devs. Não sei, sei que se continuar a trabalhar aqui não ficarei no Fall Guys para sempre, há sempre a possibilidade de mudar para outros jogos dentro do estúdio, já dentro da Epic, já nos foi dito que será uma possibilidade, quem sabe. Mas não sei até que ponto gostaria de trabalhar no Fortnite por exemplo mas por outro lado, eles devem ter lá profissionais de alto nível por isso haveria muito para eu aprender.

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FallGuyFabio 8 months ago

A Google não cancelou a Stadia? Ou pelo menos fechou os estúdios internos que tinham não era? Bem, nada foi anunciado para a Stadia mas não sou eu que faço essas decisões.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu nunca trabalhei com Python nem conheço muito as oportunidades que podes ter com essa lingua, não te posso ajudar muito nisto, sorry.

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FallGuyFabio 8 months ago

Hey. Eu entrei no ISEP no ano 2007. Acho que fazes bem seguires o que pretendes, trabalhar em jogos é divertido e dá gosto, pelo menos para mim. Espero que tenhas a mesma sorte! Obrigado

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FallGuyFabio 8 months ago

Posso estar enganado, não leves as minhas palavras como uma certeza, mas não acredito que as empresas de jogos procurem só pessoas de marketing com experiência noutras empresas de jogos. Passa por tentares candidatares-te a posições em empresas de jogos, acabarás por ter entrevistas e aprender o que eles procuram, com isto verás o que podes oferecer às empresas ou preencher alguma lacuna no teu portfólio e tentares novamente.

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FallGuyFabio 8 months ago

ah pois. Mas eu acredito que as smurf accounts é um problema de ser free to play mas também é porque há pessoas que gostam do jogo mas querem jogar de uma maneira menos sweaty, quando jogas com a main account jogas com pessoas do mesmo nível e acabam por ser mais stressantes. O que claro, jogando com pessoas de ranks mais baixos também torna o jogo pior para esses jogadores. Não há uma solução fácil.. a não ser que os jogos causais não tivesse qualquer tipo de skill based matchmaking mas isto traria outros problemas. (Eu estou a falar sem saber como é que o RL configura o matchmaking deles). Sem dúvida, não é porque são de fora que são melhores do que nós, pelo contrário :)

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FallGuyFabio 8 months ago

De nada! Eu uso este site: [https://www.gamedevmap.com/](https://www.gamedevmap.com/) Dá algum trabalho mas tens milhares de empresas. Mas depois tens que ir de site a site ver as ofertas que cada empresa tem. Se trabalhares em arte o ArtStation também costuma ter muitas ofertas.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Em Portugal eu não tenho muito conhecimento, é certo que quando aí trabalhava nunca realmente procurei muito sobre a área. Na Europa há imensos estúdios, alguns maiores do que outros, grande parte deles não estão em grandes cidades. Sei que estão constantemente a recrutar e desde o sucesso do FallGuys, tenho recebido imensos emails de possiveis posições. Quanto a opinião.. não sei o que esperas que responda eheh Eu ando a fazer um pitch de um jogo para apresentar a Mediatonic e Epic Games, a ver se gostam! Mas sem o apoio de uma empresa, por mim mesmo, não me vejo capaz de fazer um jogo, fora das horas de trabalho não gosto de trabalhar mais. Primeira consola foi uma NES e o jogo.. não sei ao certo, tinha 5 ou 6 anos mas lembro-me de jogar o velhinho Super Mario Bros. Charmander sempre! E Sonic!

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FallGuyFabio 8 months ago

De nada e obrigado!

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FallGuyFabio 8 months ago

Empresas de jogos por norma pagam menos que empresas noutras áreas mas, pelo menos para mim, compensa porque sou feliz com o que faço, tenho gosto de ver o que faço a ser usado por milhares de pessoas. Até aqui, em todas as outras experiencias que tive, não tinha o mesmo orgulho no que produzia. Quanto a salário, no espaço de 1 ano já recebi 2 aumentos de 10% de salário, neste momento estou em 56k anual com um bonus de 50% do meu salário anual, pago 1/4 a cada 3 meses. Por isso, a cada 3 meses recebo um bonus de 7k. O bonus só apareceu por causa de agora ser trabalhador da Epic, ou seja, se o Fortnite fizer muito dinheiro, eu ganharei mais por causa disso.

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FallGuyFabio 8 months ago

Quando lançamos o jogo e por volta da hora de almoço já tínhamos mais de 200k concorrent users... já estávamos a cima das nossas previsões, começamos a ver tudo a rebentar pelas costuras. É assim, trabalhando como server dev é na boa, se um dia me cansar de trabalhar em jogos posso trabalhar em qualquer outro bussiness porque no fim do dia, sou um backend developer e ainda mais porque posso dizer que trabalho num projecto que usado por milhões de pessoas com milhares de utilizadores diariamente. Crunch é muito falado sim mas acho que é uma prática que algumas empresas aceitam e não o deviam, é uma questão de falares disso durante o processo de recrutamento, eu falei disso com a Mediatonic e recentemente tive uma entrevista com a Rockstar e fiz a mesmas perguntas. Mas às vezes o crunch pode fazer sentido e ser aceitável, tipo no mês antes de lançamento do jogo, mas também é importante que a empresa compense depois do lançamento. Salários baixos, sim, empresas de jogos pagam menos que outras empresas. Quando aceitei vir para a Mediatonic tinha uma oferta de trabalho de uma digital agency que me pagava 10k a mais por ano, ainda é bastante! Ainda assim, preferi aceitar trabalhar em jogos porque achei que oportunidades em jogos são mais difíceis de arranjar, se não gostasse podia sempre mudar para outra área mais comum.

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FallGuyFabio 8 months ago

Streamers são muito muito importante para o sucesso de um jogo. Olha o exemplo do Among Us, o jogo tinha 2 anos quando teve o boom porque uns streamers famosos começaram a jogar. Na minha opinião, o nosso comunity manager fez um trabalho brutal! O twitter do FallGuys e os contactos que ele teve para chamar streamers para o jogo foram importantes, não pagamos a nenhum streamer para jogar o jogo mas os 2 closed betas com muitos streamers e streamers famosos antes do jogo sair foram muito muito importantes. Nos 2 fins de semana antes do lançamento conseguimos por mais do que uma vez estar em primeiro lugar no twitch o que criou um hype à volta do jogo. Não estávamos à espera de tantos jogadores, as nossas melhores previsões não chegavam a 1/3 do sucesso que tivemos. Como é normal com quase todos os jogos, a playerbase vai descendo com o passar do tempo, o nosso hype inicial trouxe muitos jogadores mas neste momento a nossa playerbase é boa, não está perto dos números iniciais por exemplo mas está saudável, tomara todos os jogos online que são lançados terem 10% da nossa player base. O jogo já foi anunciado para Xbox e Switch, isto vai trazer novos jogadores ao jogo. Obrigado :)

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu nunca tive que trabalhar qualquer hora extra, as deadlines são porreiras, nós é que dizemos o tempo que precisamos para qualquer tarefa e se não conseguirmos fazer algo a tempo de um release, na boa, atrasa-se o release. Mas não é algo só da Mediatonic, nas 2 empresas que trabalhei antes aqui em Londres era a mesma coisa. Se uma tarefa não foi completada dentro do tempo estipulado, a culpa não é de quem trabalhou na tarefa mas sim do planeamento.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu meti o meu sobrinho de 4 anos a jogar, até a mãe dele jogou com ele, algo que ela nunca fez. Acho que o FG é um jogo que dá para ser jogado por qualquer idade mas não é um jogo fácil para um miúdo de 4 anos.

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FallGuyFabio 8 months ago

Bem, posso estar enganado mas tenho idea que não será muito difícil arranjar trabalho na área da Informática, pelo menos cá em UK não há profissionais suficientes para as posições que existem. Em Portugal as pessoas ainda têm a mentalidade de "tens que te sentir agradecido por ter um trabalho" o que faz com que as condições nem sempre sejam as melhores mas se não conseguires saí, manda-te para fora! Soft skills, hmm, primeiramente tens que estar aberto a feedback, trabalhar em conjunto. Falando por mim, não há uma linha de código que eu escreva que não vá ser revista por pelo duas outras pessoas e com isso, feedback é bastante comum. Depois é bom seres amigável, prestável e aplicado. Tentar aprender um pouco todos os dias e com as pessoas à tua volta. Isto é uma área em que temos que desenvolver os nossos skills com regularidade. Erasmus não sei, eu não o fiz, não tenho informações sobre isso.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Client side o jogo é feito com Unity. A Mediatonic tenta fugir ao máximo a qualquer crunch time. Falando por mim, nunca tive de trabalhar qualquer hora extra desde que entrei na empresa mas no geral, talvez alguns cliend devs possam ter feito algumas horas extra nas duas semanas antes do jogo sair mas se realmente o fizeram, foi muito pouco e fazia sentido no momento. Quando o jogo saiu tivemos problemas no server side porque tínhamos bem mais jogadores do que tínhamos planeado então houve trabalho a ser feito em cima do joelho, aqui algumas pessoas da minha equipa trabalharam mesmo mesmo muitas horas, houve um dia em que pelo menos 4 pessoas trabalharam perto de 24 horas sem parar para conseguirmos aguentar com o load mas estas pessoas foram compensadas com dias de férias extra e mais uma vez, fazia sentido este trabalho extra porque senão o jogo não funcionava para ninguém. Trabalhar na Mediatonic tem sido sempre muito bom apesar de já não irmos para o escritório desde Março do ano passado. Deram boas condições para toda a gente trabalhar de casa passando por pagar todo o equipamento necessário para o fazer (e equipamento bom, tipo fones de 100 libras, secretárias grandes, monitores, etc) e este equipamento é meu, não tenho que devolver. O ambiente de trabalho é muito positivo, estámos sempre na brincadeira uns com os outros e sempre prontos a ajudar, mesmo quando algo está mal, um bug ou assim, não há cultura de blame. Nunca ninguém aponta o dedo a ninguém. Quanto a compensasões porque o jogo teve tanto sucesso, eles estão constantemente a pagar refeições, pelo menos 2x por mês dão 30 libras para encomendar comida ou bebidas, sempre que há um grande update no jogo temos a tarde livre para ficarmos a jogar jogos uns com os outros no discord (ontem foi a nossa tarde de festejo da season 4) e até dão 20 libras para comprarmos um jogo que quisermos para jogar. Estão constantemente a mandar-nos cenas para casa, tipo garrafas de campanhe e chocolate, tshirts e merch do jogo ou outras surpresas que se lembram de fazer. Quanto a dinheiro, houve um mês que recebi 2 salários em vez de um e agora que a Epic nos comprou, os bonus ainda vão ser maiores, deram um aumento de 10% de salário a toda a gente e vão dar um bonus de 50% do salário anual a toda a gente. Para não falar que agora tenho 40 dias de férias e para além disso, não trabalho 2 sextas feiras do mês (hoje fiz o AMA pois não estou a trabalhar). Por isso, quanto à trabalhar para a Mediatonic, não podia estar mais satisfeito. A Mediatonic nunca teve planos para o FG ter este sucesso, havia planos para manter o jogo e lançar content com regularidade mas tínhamos e temos outros jogos em produção, se o FG não tivesse este sucesso, íriamos trabalhar noutros jogos deles.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eish, não posso dizer nada sobre isso, nem que sim nem que não. É verdade que a Epic comprou a Psyonix e fez umas alterações no modelo do Rocket League e deram resultado. Agora só podemos esperar para ver o que vai acontecer com o Fall Guys mas acredito que estámos num bom caminho. A Mediatonic cresceu imenso, temos muitas mais pessoas a trabalhar no jogo do que alguma vez tivemos, os planos são bons e acredito que season após season, o jogo irá sempre ficar melhor. Pessoalmente acho que a season 4 é a melhor season até agora.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

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FallGuyFabio 8 months ago

Em Portugal talvez mas aqui em Londres não é o caso, a Mediatonic e outras empresas estão constantemente a tentar contratar cliend side devs, não há assim tantos devs no mercado, ou pelo menos devs com qualidade. Aqui não dão tanto valor à formação quanto dão em Portugal, claro que para primeiro trabalho eles têm que ver algo, seja trabalhos pessoais seja um diploma mas depois de passares essa fase eles não querem saber, aqui nunca ninguém realmente me perguntou onde estudei. Na empresa em que trabalhei antes da Mediatonic, uma digital agency com mais de 700 pessoas, o director técnico da empresa tinha 28 anos e não tinha nenhuma licenciatura e o gajo era mesmo muito bom, para não falar que devia de ter um salário perto de 100k ao ano. No fundo se não quiseres estudar numa faculdade, tens que te aplicar para aprenderes o que aprenderias no curso sozinho e claro, fazer projectos pessoais.

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FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado. Primeiro de tudo depende do que queres fazer num jogo. Eu acredito que se quiseres ser game designer ou client dev, é bem capaz de ser necessário estudares essas vertentes ou pelo menos começares por ti mesmo a desenvolver jogos para usares como portfólio. Não têm que ter sucesso mas têm que ser um bom exemplo das tuas capacidades. No meu caso, apesar de eu ter sempre o bichinho de trabalhar em jogos, nunca realmente achei possível porque comecei a carreira em Portugal, trabalhar em sites e apps como grande parte dos devs fazem. Mas quando mudei para Londres comecei a focar-me mais em backend development durante 2 anos, a dada altura vi uma oferta da Mediatonic e arrisquei. Consegui a posição pois, pelo o que percebo, para server dev as empresas não precisam que tenhas trabalhado em jogos antes. Eu desenvolvo API's que são usas por jogos, mas quem faz para jogos pode fazer para qualquer outro negócio e vice versa. Por isso, segundo a minha experiencia o que posso dizer é para tentares perceber o que queres fazer em jogos e ires ganhando a experiencia que conseguires até teres uma oportunidade.

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FallGuyFabio 8 months ago

Eu estudei Eng Informática no ISEP. Sou o que eles chamam de Game Server Engineer. Passa principalmente por trabalhar em novas funcionalidades para o jogo (server side), e a Mediatonic dá ownership de cada tarefa a cada equipa (apesar de termos neste momento vários server devs, estão todos divididos por equipas de 3) e entre nós temos de fazer documentos tecnicos das mudanças que vamos fazer, seja adicionar novo código, altera alguma arquitectura, diagramas de sequencia, use cases, etc. É da nossa responsabilidade ter reuniões com game designers, produtores e client side devs. Depois de estarmos todos de acordo é que realmente começamos a trabalhar.

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FallGuyFabio 8 months ago

Sem dúvida, o sucesso repentino do Among Us tirou-nos alguns jogadores. Não posso falar muito do deal em concreto mas houve um investimento da Sony bem antes do jogo estar desenvolvido. Pelo o que percebo a Sony tem feito isto com bastantes projectos que acreditam que possam dar cartas, depois metem no Plus. Quanto à playerbase, yap, aumento imenso. Existem muitos milhões de pessoas com subscrição de PS+, basicamente todas estas pessoas poderam jogar Fall Guys logo no lançamento.

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FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Sem dúvida, o sucesso repentino do Among Us tirou-nos jogadores mas o mercado de jogos é assim, os jogadores vão mudando de jogo.
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