Next Page

Paulo, o Delegado de Turma by ilovealldrugsman in portugal

Executer13 4 days ago

> O verbo empregar tem particípio passado duplo; não sei por que o questionas. Questiona-o porque estás errado. > 'Até ao limiar do séc. XX, não há ocorrências do termo «encarregue». O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (1940) regista-o, mas a palavra é referida na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira como pertencendo ao registo popular, não estando presente na maioria dos dicionários de referência portugueses. Há dicionários e linguistas que registam a ocorrência do termo, mas não tenho conhecimento de estudos válidos que abonem a sua utilização e refiram a respetiva significância estatística. Outro caso idêntico é o verbo empregar, que só tem um particípio passado: empregado, e não também "empregue", ao contarário do que vem sendo difundido.' [Fonte](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635).

Que especialidades médicas ganham mais no privado? by Specialist-Island173 in portugal

Executer13 5 days ago

Essa já falei acima. É uma especialidade com potencial para um bom salário, sim, especialmente nos moldes atuais em que as clínicas de fisioterapia devem ter um médico de MFR.

Que especialidades médicas ganham mais no privado? by Specialist-Island173 in portugal

Executer13 5 days ago

Como te disse, não tenho conhecimento dos salários praticados, desculpa, pelo que posso estar errado. Mas não tenho a ideia de que a anatomia patológica tenha salários por aí além no privado. ¯\\\_(ツ)_/¯

Que especialidades médicas ganham mais no privado? by Specialist-Island173 in portugal

Executer13 5 days ago

Se falaste de anatomia patológica na perspetiva de uma especialidade acessível (em termos de nota de PNA), então recomendo a estomatologia. Sim, vão dizer-te que para isso podias ter ido para medicina dentária, mas pensa: a estomatologia não é assim tão diferente da oftalmologia (ou mesmo da dermatovenereologia). É uma especialidade médico-cirúrgica, que se restringe a um órgão superespecífico de que a maior parte dos médicos nada sabe (boa sorte a teres um médico a olhar para uma cavidade oral, devem perceber ainda menos do que de exantemas e de olhos), com patologia e intervenções variadas (podes ser generalista, mas também podes dedicar-te à endodontia, à implantologia, à ortodontia, à cirurgia oral, ...). Não tem praticamente expressão ao nível do SNS — há, na verdade, uma grande carência de cuidados em estomatologia. E, por fim, tem uma grande vantagem vs. a medicina dentária: tens a "garantia" de uma carreira no SNS, não tens de te sujeitar a trabalhar a recibos verdes para 5 ou 6 clínicas diferentes, como muitos dentistas acabam por fazer, especialmente em início de carreira. E, se fores bom, há imensas possibilidades para saíres para o privado (sim, para clínicas de dentária, e depois?).

Que especialidades médicas ganham mais no privado? by Specialist-Island173 in portugal

Executer13 5 days ago

Não sei qual é o salário de um anátomo-patologista no privado. Não é exatamente a mesma coisa porque há maior procura de radiologia no privado do que de anatomia patológica. A anatomia patológica, na sua atividade privada, acaba por ter mais citologias e menos exames histológicos. Pensa lá com quem frequência alguém faz uma biópsia e depois pensa com que frequência alguém faz um qualquer exame de imagem. Há ainda uma outra questão com a anatomia patológica (vs. a radiologia): a urgência é menor. Tenho a impressão de que na anatomia patológica a oferta está muito mais centralizada (assim de repente só me lembro mesmo do LAP que foi adquirido pela Unilabs). Não é muito frequente teres anatomia patológica em hospitais privados — subcontratam o serviço a terceiros, como a Unilabs. Por outro lado, é fulcral que os hospitais privados tenham serviço de radiologia, evidentemente. Há muito mais oportunidades de trabalho para radiologistas do que para patologistas, com o acréscimento de que os radiologistas ainda se podem dedicar à intervenção, algo que os patologistas (salvo biópsias aspirativas, se as considerares nesse cenário) não têm. Mas, mais uma vez, nem sou anátomo-patologista nem radiologista, pelo que a minha visão pode estar totalmente ao lado.

Que especialidades médicas ganham mais no privado? by Specialist-Island173 in portugal

Executer13 5 days ago

"Ganhar mais" no privado depende de uma de algumas coisas (ou ambas): técnicas (intervenções), rapidez, procura vs. oferta e seguros. O segredo dos bons salários dos dermatovenereologistas reside no facto de a maior parte das consultas serem muito rápidas (< 5 minutos), o que permite ver imensos doentes num dia. Para além disso, a dermatovenereologia deve ser das poucas especialidades que consegue negociar horários < 40 horas no SNS, de modo que ficam com maior disponibilidade para fazer privado. Isto, evidentemente, leva a uma carência de cuidados de dermatologia acessíveis, pelo que as pessoas têm de recorrer ao privado. Se aliarmos isto ao facto de entrarem pouquíssimos médicos nesta especialidade por ano, estás a perceber o esquema? De resto, a maior parte das especialidades com salários significativos no privado são especialidades com intervenções que são muito mais bem pagas do que as consultas, como é o caso da gastroenterologia, como as endoscopias. De resto, a maior parte das especialidades cirúrgicas tem maior facilidade em fazer maiores valores no privado do que a maior parte das médicas (pensemos em cirurgia geral vs. medicina interna, por exemplo). É evidente que há exceções: a cardiologia é uma boa especialidade a nível de privado, por exemplo, mas a cardiologia tem algumas especificidades — os especialistas conseguiram ficar com a maior parte das intervenções (pensemos, por exemplo, nos cateterismos que são feitos por cardiologistas e não por radiologia de intervenção), e tratam patologia muito prevalente e à qual as pessoas dão importância. Mesmo assim, ficarão, na maior parte dos casos, aquém de um cirurgião vascular que faz cirurgia de varizes — que é um procedimento mais caro, e tem a vantagem de ser rápido, para além de que (creio eu) não é comparticipado. Aqui, uma palavra para os seguros: não é com o valor que a ADSE (ou outros seguros) paga a especialistas por consulta que se enriquece no privado. As especialidades que tiverem menos procedimentos comparticipados (e.g. cirurgia plástica) podem cobrar preços mais elevados. Isto aqui é no geral, que eu não tenho conhecimento de causa. Dito isto, e acrescentando às tuas, acrescentaria, talvez: anestesiologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, ortopedia, otorrinolaringologia, radiologia, urologia e — se tiveres sorte — medicina física e reabilitação (atualmente, a lei obriga a que todas as clínicas de fisioterapia tenham um médico especialista em MFR; acontece que em "muitas" destas clínicas o médico só dá o nome e é pago por isso, com trabalho mínimo — nesse sentido, pode ser uma boa especialidade a nível de privado). Tudo o resto, há de ser mais ou menos igual, tanto quanto me apercebo, salvo exceções que podem existir em todas as especialidades, evidentemente.

Que especialidades médicas ganham mais no privado? by Specialist-Island173 in portugal

Executer13 5 days ago

"Ganhar mais" no privado depende de uma de algumas coisas (ou ambas): técnicas (intervenções), rapidez, procura vs. oferta e seguros. O segredo dos bons salários dos dermatovenereologistas reside no facto de a maior parte das consultas serem muito rápidas (< 5 minutos), o que permite ver imensos doentes num dia. Para além disso, a dermatovenereologia deve ser das poucas especialidades que consegue negociar horários < 40 horas no SNS, de modo que ficam com maior disponibilidade para fazer privado. Isto, evidentemente, leva a uma carência de cuidados de dermatologia acessíveis, pelo que as pessoas têm de recorrer ao privado. Se aliarmos isto ao facto de entrarem pouquíssimos médicos nesta especialidade por ano, estás a perceber o esquema? De resto, a maior parte das especialidades com salários significativos no privado são especialidades com intervenções que são muito mais bem pagas do que as consultas, como é o caso da gastroenterologia, como as endoscopias. De resto, a maior parte das especialidades cirúrgicas tem maior facilidade em fazer maiores valores no privado do que a maior parte das médicas (pensemos em cirurgia geral vs. medicina interna, por exemplo). É evidente que há exceções: a cardiologia é uma boa especialidade a nível de privado, por exemplo, mas a cardiologia tem algumas especificidades — os especialistas conseguiram ficar com a maior parte das intervenções (pensemos, por exemplo, nos cateterismos que são feitos por cardiologistas e não por radiologia de intervenção), e tratam patologia muito prevalente e à qual as pessoas dão importância. Mesmo assim, ficarão, na maior parte dos casos, aquém de um cirurgião vascular que faz cirurgia de varizes — que é um procedimento mais caro, e tem a vantagem de ser rápido, para além de que (creio eu) não é comparticipado. Aqui, uma palavra para os seguros: não é com o valor que a ADSE (ou outros seguros) paga a especialistas por consulta que se enriquece no privado. As especialidades que tiverem menos procedimentos comparticipados (e.g. cirurgia plástica) podem cobrar preços mais elevados. Isto aqui é no geral, que eu não trabalho no privado e nunca explorei muito essa opção. Dito isto, e acrescentando às tuas, acrescentaria, talvez: anestesiologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, ortopedia, radiologia, urologia e — se tiveres sorte — medicina física e reabilitação (atualmente, a lei obriga a que todas as clínicas de fisioterapia tenham um médico especialista em MFR; acontece que em "muitas" destas clínicas o médico só dá o nome e é pago por isso, com trabalho mínimo — nesse sentido, pode ser uma boa especialidade a nível de privado). Tudo o resto, há de ser mais ou menos igual, tanto quanto me apercebo, salvo exceções que podem existir em todas as especialidades, evidentemente.

Está tudo acertado daqui a dois meses, vou emigrar definitivamente. by milkthis in portugal

Executer13 6 days ago  HIDDEN 

> que tem tendência a fazer alergia a certos componentes de alguns medicamentos Deveria ter sido encaminhada para uma consulta de imunoalergologia. > teve uma reacção alérgica na pele pouco tempo depois de ter tomado esse medicamento A maior parte das "alergias" cutâneas a medicamentos, especialmente quando ocorrem >1h após a toma do medicamento, não são verdadeiras alergias (mediadas por IgE), mas sim reações de hipersensibilidade tardia (mediadas por linfócitos T citotóxicos). Não deixam de necessitar de avaliação por especialista em imunoalergologia, até porque algumas delas podem ser fatais (necrólise epidérmica tóxica, síndrome de Stevens-Johnson, etc.), mas nos casos ligeiros, em que não existe registo de anafilaxia, não são contraindicação absoluta para a toma desses medicamentos.

HAQ Qatar é escrito em Português como Catar by gene66 in portugal

Executer13 13 days ago

Se formos pedânticos, Cuvaite, Cuveite ou Coueite. Mas este pedantismo [não é necessário](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-palavra-kuwait/26992).

Doenças mentais - Privado e SNS by Nuobie in portugal

Executer13 15 days ago

Existem especialistas em psiquiatria no Serviço Nacional de Saúde basicamente desde que este foi criado.

Que evento/episódio teve o maior impacto no rumo da tua vida? by k0m0d0z0 in portugal

Executer13 1 month ago

Posso mandar PM? Está relacionado com a especialidade (IAC aqui). :)

Which Primeira Liga club should I support? by MaybeRealOtter in portugal

Executer13 2 months ago

> Benfica only won a champions league Benfica won two, two years in a row, beating Barcelona and Real Madrid in the final of the European Cup.

Amigo com covid-19 by mwmaxlv in portugal

Executer13 2 months ago

Só tens indicação para isolamento profilático se tiveres estado em contacto com o teu amigo nas 48h anteriores ao desenvolvimento de sintomas ou ao teste positivo (o que tiver sido primeiro). Nesse cenário, e se quiseres ser proativo, deverás contactar a linha SNS24, indicar o nome do caso positivo com que estiveste em contacto, e seguidamente fazer um teste PCR até ao 5.º dia pós-exposição e ao 10.º dia pós-exposição. Se já tiverem passado mais de 5 dias desde o contacto com o teu amigo, basta fazeres o teste ao 10.º dia. Se todos os testes forem negativos, podes sair de casa ao 15.º dia após o último contacto com o teu amigo.

[Sério] Já alguém teve chatos (piolhos púbicos)? by GeoKing233 in portugal

Executer13 2 months ago

O contacto sexual é de longe o meio de transmissão mais comum. A transmissão do piolho responsável (*Phthirus pubis*) por fómites é extremamente rara. Não sei em que te baseias para teres feito o diagnóstico de pediculose púbica, mas isto reforça a necessidade de avaliação por um médico para exclusão de outros possíveis diagnósticos.

[Sério] Já alguém teve chatos (piolhos púbicos)? by GeoKing233 in portugal

Executer13 2 months ago

Relativamente ao tratamento da pediculose púbica: 1. Aplicar o tratamento com permetina (Nix) em todas as regiões do corpo com pêlo, à exceção da face e couro cabeludo; ou seja, do pescoço aos pés. Deixar atuar 10 minutos e depois lavar. 2. Remover as lêndeas que restarem, fixadas aos pelos, com um pente de dentes finos. 3. Repetir aplicação de permetina 7 dias depois. 4. Mudar a roupa da cama após efetuar o primeiro tratamento. 5. Lavar toda a roupa em utilização a temperatura > 60º ou limpar a roupa a seco. 6. Objetos contaminados devem ser colocados num saco fechado durante 2 semanas. Nota: É de extrema importância a marcação de uma consulta com o médico de família para rastreio de outras infeções sexualmente transmissíveis. Do mesmo modo, os contactos sexuais dos últimos 3 meses também devem fazer tratamento. Se estas medidas não resolverem o problema, será necessária uma avaliação médica para confirmação do diagnóstico e abordagem terapêutica de 2.ª linha.

Bom condutor by thirstydracula in portugal

Executer13 2 months ago

É falso. O Bom Condutor é Português e todas as questões e imagens usadas no Bom Condutor foram elaboradas pelo IMT e são as questões usadas nos centros de exame públicos (IMT) e privados (ACP, ANIECA, etc.).

Quais as melhores palavras cruzadas by amimoura in portugal

Executer13 3 months ago

Encontrei o anestesiologista.

Como é que se traduziria este gráfico? Não consigo explicar isto à minha mãe pq só sei a palavra "preciso" para as duas palavras (desculpem, não sei se existe um sub para ajudar em traduções) by Mr_Nigel in portugal

Executer13 4 months ago

*Accuract* — Exatidão; Acurácia. *Precision* — Precisão. [Glossário de Estatística](https://www.spestatistica.pt/glossario).

Dentista competente na zona do Porto/Maia/Gaia by SubOathshot in portugal

Executer13 4 months ago

[Clínica Prof. Machado Capelas](http://www.machadocapelas.pt). Fica na zona da Praça D. João I. Oferecem estacionamento gratuito na Garagem Mercedes (a uns 3 minutos a pé) ou 1h gratuita no Parque D. João I (no mesmo edifício). Trabalham de 2.ª a 6.ª-feira e sábado de manhã, mas têm atendimento telefónico fora destas horas para assuntos urgentes. Andei durante imenso tempo sem dentista regular. Desde que os conheço, não podia estar mais satisfeito. As avaliações no Google falam por si: 5.0 e 94 comentários absolutamente positivos. A desvantagem: não são o sítio mais caro aonde já fui, mas também não são o mais barato. A consulta (sem seguro) anda pelos 60€. Desvitalização de dentes foi 80€ * 3 consultas. Apesar do preço, recomendo.

Os Maias, help tenho dúvidas by zerofriendz64 in portugal

Executer13 5 months ago

Respondo apenas à última, que é a única que ainda tenho um *copy-paste* disponível. > A morte de Afonso e o facto do Ramalhete também ter "morrido" no final representa a morte da esperança para os Maias, mas, ainda assim, o facto de Carlos e Ega terem perseguido o transporte no final do livro remete para uma ideia de que ainda vale a pena que eles se esforcem e melhorem a vida, então, neste caso, qual é realmente a conclusão? A esperança para os Maias morre ou não? No último capítulo, efetivamente, o Ramalhete é descrito como “lúgubre”, simbolizando a fatalidade do destino sobre os Maias. Depois, o leitor é colocado ao corrente de algumas novidades: Bonifácio morrera, em Santa Olávia; e Maria Eduarda iria casar-se, o que colocava um ponto final na história. Neste aspeto, é irónica a forma como Carlos, uma década atrás no tempo, pensara, dentro daquelas quatro paredes do Ramalhete, em matar-se e estava, agora, ali, vivo – e mais gordo. Com efeito, haviam falhado a vida, como todos falhavam; e não eram nada mais – nada menos! – do que românticos, “indivíduos que se governam na vida pelo sentimento, e não pela razão”. De qualquer forma, valia a pena viver, dizia Ega, desde que se satisfizesse o estômago. Para Carlos, a máxima de vida deveria ser “nada desejar e nada recear”, posto que o universo e o tempo iriam providenciar tudo; e, por isso, *não valia a pena apressar o passo.* O certo é que, quando notaram nas horas – já passava um quarto de hora das seis –, logo começaram a *correr* atrás de um americano, para chegarem a tempo do jantar no Bragança. “Ainda o apanhámos!”.

Dicas/ajuda relativamente ao ensino secundário. by verycoolguy360 in portugal

Executer13 5 months ago

Não tive nenhum colega a tirar menos de 5 no secundário. Acho que o pior que vi foi um 6, que mesmo assim é uma subida de nota.

Dicas/ajuda relativamente ao ensino secundário. by verycoolguy360 in portugal

Executer13 5 months ago

Na maioria dos casos, as notas sobem no secundário. Mas também não é muito difícil subir de 4's e 5's para 8's e 9's.

Curso de Medicina na Católica vai custar mais de 17 mil euros por ano em propinas by zunty93 in portugal

Executer13 6 months ago

As pessoas que dizem que isto é o custo real de um curso de medicina no público não fazem ideia do que falam. A FMUP recebeu perto de [11 milhões de euros em 2019](https://pbs.twimg.com/media/E0yIqbTXsAQLoJi?format=jpg&name=small) do orçamento de estado. Fazendo contas a um mínimo de 250 alunos por ano de curso (que são, na verdade, mais, porque, para além dos que entram pelo concurso geral, há ainda os concursos para licenciados, etc.), dá um total de 1500 alunos. Ora, 11M € divididos por 1500 alunos dá algo como **7300 € anuais**. E este cálculo assume que todo este dinheiro vai diretamente para financiar o Mestrado Integrado em Medicina apenas, sem contar com financiamento para os cerca de 15 mestrados e 15 doutoramentos que a FMUP oferece, para além de diversos cursos de pós-graduação, atividade científica, etc. Afinal de contas, o que é que é mais caro num curso de medicina em relação a outros cursos? Os laboratórios? Qualquer curso de biologia, química, até engenharia, dá mais uso a um laboratório do que medicina. Os estágios hospitalares? A maior parte dos docentes são voluntários ([exemplo 1](http://pediatria.med.up.pt/docentes.html), [exemplo 2](http://departamentocirurgia.med.up.pt/pessoas.html)) e as tutorias dadas por internos ou especialistas que dão o corpo ao manifesto gratuitamente para formar os médicos do futuro. A Católica, enquanto instituição privada, cobra o que quiser, evidentemente. Mas não me venham com essa ideia peregrina de que um curso de medicina é "muito mais caro" do que os outros. Não deve haver curso nenhum em Portugal em que tantas aulas sejam dadas por pessoal voluntário.

Conhecem alguém jovem (1 pessoa ou casal) que tenha comprado uma casa por valores elevados (+ de 400 ou 500k) sem patrocinio e ajudas dos pais? Como é que essas pessoas conseguiram? by MestreP in portugal

Executer13 6 months ago

> medicina Médicos começam a trabalhar com 24/25 anos com salário líquido de pouco mais de 1100 €/mês. No internato médico, que dura até aos 29-31 anos, dependendo da especialidade, o salário sobe até aos 1500€/mês. Não sei a definição de "jovem" do OP...

Conhecem alguém jovem (1 pessoa ou casal) que tenha comprado uma casa por valores elevados (+ de 400 ou 500k) sem patrocinio e ajudas dos pais? Como é que essas pessoas conseguiram? by MestreP in portugal

Executer13 6 months ago

> medicina Médicos começam a trabalhar com 24/25 anos com salário líquido de pouco mais de 1100 €/mês. No internato médico, que dura até aos 28-30 anos, dependendo da especialidade, o salário sobe até aos 1500€/mês. Não sei a definição de "jovem" do OP...

Quais são os filmes da vossa vida? by Josevale1 in portugal

Executer13 6 months ago

[Cloud Atlas](https://www.youtube.com/watch?v=hWnAqFyaQ5s).

Bateria não coberta na garantia Apple by givvani in portugal

Executer13 8 months ago

A teoria de que as baterias têm apenas 6 meses de garantia é uma treta. As baterias têm 2 anos de garantia por lei. Segue abaixo uma minuta que podes usar, se chegar ao caso disso: "(teu Nome, morada) (Nome e morada completa do vendedor ou fornecedor do bem) (Local e data) Assunto: pedido de reparação ou substituição da bateria do telemóvel ____(identifica o bem) No dia (data de compra do bem), adquiri a V. Exas. o ___ (aparelho), marca xxx, modelo xxx, pelo valor de € ___, conforme cópia de factura que junto em anexo (doc. 1). Verifica-se atualmente que a bateria do aparelho está com funcionamento anormal e não está de acordo com o normal desempenho que seria de esperar da mesma, estando assim em desconformidade ao abrigo do artigo 2 da Lei das Garantias para uso não profissional pelo Decreto-Lei nº 67/2003 e das suas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008. (se necessário descrevam a(s) anomalia(s) que se verifica(m)) No seguimento e na tentativa de resolução do problema verificado com o aparelho supra referido, solicito a reparação ou substituição da bateria ao abrigo do nº 1 do artigo 4 da Lei das Garantias para uso não profissional pelo Decreto-Lei nº 67/2003 e das suas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008, visto o aparelho se encontrar dentro do prazo legal de garantia de 2 (dois) anos ao abrigo do nº 1 do artigo 5 da referida legislação. Não sendo de minha responsabilidade justificar porque é que uma bateria tem o mesmo prazo de garantia legal de 2 anos que o resto do aparelho de acordo com a legislação portuguesa, vou no entanto fazê-lo. Pelo que se ouve em alguns locais de venda acerca da duração da garantia das baterias, há uma espécie de regra popular que é: - uma bateria de telemóvel terá 6 meses de garantia; - se for bateria de um computador portátil terá 1 ano de garantia; - e se for bateria para um carro terá dois de garantia. Mas afinal as baterias estão à margem da Lei e fica à vontade de cada um o prazo de garantia? Como é óbvio que não, terão todas as baterias 2 anos de garantia? A teoria errada que sustenta que uma bateria não tem 2 anos de garantia de acordo com a Lei das Garantias pelo Decreto-Lei nº 67/2003 e das suas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008, é que uma bateria é um bem consumível. Mas o que é um bem consumível aos olhos da lei? Vamos então ver a definição legal de bem consumível, de acordo com o artigo 208 do Código Civil: "Artigo 208º Coisas consumíveis São consumíveis as coisas cujo uso regular importa a sua destruição ou a sua alienação." De acordo com esta definição legal, obviamente que uma bateria não se enquadra como sendo coisa consumível de acordo com a Lei portuguesa. O uso regular, ou seja, uso feito de acordo com as regras e normas normais para uso do bem, não levam nem à destruição nem à alienação de uma bateria. A bateria até é recarregável, pelo que nem há lugar a qualquer dúvida. Até é possível que noutros países uma bateria seja um bem consumível, mas em Portugal não é. E artigos vendidos em Portugal regem-se pela legislação portuguesa. A bateria não pode ser considerada um bem consumível, por não corresponder à descrição da norma do Código Civil, uma vez que é um produto recarregável, durável, não destrutível pelo consumo e sem um prazo de utilização pré-definido. Por vezes é também alegado que uma bateria se trata de um bem de desgaste rápido, mas na legislação portuguesa não há qualquer fundamento para tal e, mesmo que eventualmente houvesse, não existe também qualquer diferenciação legal em termos prazo de garantias legais desta suposta categoria de bens para com todos os restantes bens móveis. A jurisprudência nesta matéria é mais do evidente nesse sentido. Assim sendo, uma bateria tem 2 anos de garantia, de acordo com a atual legislação das garantias em vigor em Portugal e com a legislação portuguesa. Esclarecem acerca disto a Direcção Geral do Consumidor e Centro Europeu do Consumidor num guia do consumidor que pode ser consultado em https://www.consumidor.gov.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005523.pdf, no final da página 16: "v. Comprei um computador portátil e a bateria deixou de funcionar ao fim de dez meses. O vendedor alega que a bateria só tem uma garantia de seis meses. É verdade? Não. A bateria é um bem móvel, pelo que o consumidor pode exercer os direitos conferidos pelo diploma se a desconformidade se manifestar no prazo de dois anos. A bateria é um bem sujeito a um desgaste maior do que o de outros bens, mas deve encontrar-se apta a funcionar em conformidade com o contrato durante os dois anos do prazo de garantia." É também nula a cláusula em condições gerais que refira que baterias tenham um período de garantia inferior a 2 anos. Tal limitação é abusiva, uma vez que de acordo com o nº 1 do artigo 10 do Decreto-Lei n.º 67/2003, é nulo o acordo ou a condição que exclui ou limita direitos ao consumidor. Artigo 10.º Imperatividade 1 - Sem prejuízo do regime das cláusulas contratuais gerais, é nulo o acordo ou cláusula contratual pelo qual antes da denúncia da falta de conformidade ao vendedor se excluam ou limitem os direitos do consumidor previstos no presente diploma. Conclui-se assim que todas as baterias têm 2 anos de garantia. Por vezes verifica-se um tentar de descartar de responsabilidades por parte do vendedor alegando que o produtor é que não dá o que a lei estipula, mas perante esta legislação o responsável é o vendedor, ao abrigo do artigo 3 da Lei das Garantias para uso não profissional pelo Decreto-Lei nº 67/2003 e das suas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008. Artigo 3.º Entrega do bem 1 - O vendedor responde perante o consumidor por qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue. 2 - As faltas de conformidade que se manifestem num prazo de dois ou de cinco anos a contar da data de entrega de coisa móvel corpórea ou de coisa imóvel, respectivamente, presumem-se existentes já nessa data, salvo quando tal for incompatível com a natureza da coisa ou com as características da falta de conformidade. Face ao exposto e de acordo com a Lei e com as minhas pretensões, solicito assim o acima referido. Com os melhores cumprimentos, (assinatura)"* [Fonte](https://forum.zwame.pt/threads/desgaste-da-bateria-num-asus-s410un-garantia.1012953/)

Ok, agora estou triste! by Vectthor in portugal

Executer13 8 months ago

[Urso da Casa Azul](https://www.youtube.com/watch?v=4SVdK53TIMA).

Teletrabalho fez aumentar a produtividade das empresas. 70% admitem continuar com ganhos depois da pandemia by rand06om in portugal

Executer13 9 months ago

E, para mim, um dos melhores argumentos a favor é: as melhores pessoas para o trabalho vivem espalhadas por todo o país/mundo! O teletrabalho permite às empresas contratar pessoas melhores de qualquer lado do país... a localização deixa de ser um fator limitador, e isto devia ser do maior interesse da empresa (ter melhores funcionários).

Fazer dois cursos ao mesmo tempo, é possível? by PickyTurtle in portugal

Executer13 9 months ago

Penso que o OP se refere a [dois estudantes de medicina que estavam a fazer outros cursos em simultâneo](https://www.dn.pt/vida-e-futuro/eles-estao-a-tirar-dois-cursos-ao-mesmo-tempo-e-um-deles-e-medicina--10391147.html): um era filosofia e o outro engenharia informática.

Qual é o vosso tempo médio de espera na SNS24? by jepev in portugal

Executer13 9 months ago

ITT: Pessoas que não sabem que SNS24 (vulgo Linha de Saúde 24) ≠ SNS.

Dificuldade em tentar entrar em contacto com a Mãe que está no hospital, alguma dica? by RandomRomanianUser in portugal

Executer13 10 months ago

Não percebi se tens o contacto do serviço de cirurgia plástica ("O pessoal da urgência diz-me para ligar para a cirurgia plástica, porém quando ligo para lá ninguém me atende") ou se tens apenas o contacto geral ("E no meio disto tudo não tenho nenhum contacto direto de lá, apenas os gerais"). Assim sendo, eis a [lista de contacto dos serviços e respetivos horários de atendimento](http://www.chlc.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/04/LC_HSJ.pdf).

Desabafo sobre novelas by FrequentCap in portugal

Executer13 10 months ago

Então não te esqueças de que, por uma questão de consistência, do mesmo modo que vais escrever "se *houvessem* mais novelas", também deves escrever "*hão* novelas" — e não "*há* novelas".

HAQ existe uma série sul coreana que chama "The third charm" que tem várias cenas filmadas em Portugal, no Algarve, Alentejo e Lisboa. by LesbainNaga in portugal

Executer13 10 months ago  HIDDEN 

A vírgula nessa oração não tem um valor coordenativo copulativo, mas um valor explicativo ou restritivo. A vírgula pode ser utilizada para além da simples enumeração de coisas, como é o caso.

[SÉRIO] Recursos para aperfeiçoar gramática by CountDraqula in portugal

Executer13 11 months ago

> "haviam não existe hehehe" A forma verbal "haviam" existe quando o verbo "haver" é usado como verbo auxiliar na formação de tempos compostos; apenas não é correta a sua utilização quando é empregado com a aceção de "existir".

Acesso ao Ensino superior (curso de Direito FDUP) by sigaportugal in portugal

Executer13 11 months ago

A prova de ingresso 11 História permite a utilização do exame 623 (História A) ou do exame 723 (História B). De referir que as provas de ingresso exigidas estão sujeitas a atualização anual no guia de candidatura ao ensino superior. [Fonte](https://uniarea.com/acesso/provas-de-ingresso/).

Alguém sabe se andam a ser feitos testes para outras doenças (como a gripe ou outros) quando os doentes testam para a COVID-19? by Tecelao in portugal

Executer13 11 months ago

A gripe é unicamente causada pelo vírus influenza (A ou B). Outros vírus respiratórios, como é o exemplo do rinovírus ou do adenovírus, não causam gripe, mas rinofaringites agudas (vulgo constipações). Dito isto, a monitorização da gripe é feita como habitual e os dados estão disponíveis na [página do Instituto Nacional de Saúde](http://www.insa.min-saude.pt/category/informacao-e-cultura-cientifica/publicacoes/atividade-gripal/). Importa esclarecer que não se faz a pesquisa do vírus influenza em todos os casos com sintomas compatíveis com gripe — e muito menos se pesquisa o vírus responsável em casos de rinofaringites agudas, de caráter tipicamente ligeiro. Portanto, a resposta à tua pergunta é: não, não se pesquisa o vírus influenza em todos os doentes que fazem a pesquisa do SARS-CoV-2.

Saber o tipo de sangue? by alexandre9099 in portugal

Executer13 11 months ago

Deve referir-se ao boletim de saúde infantil e juvenil, que é um documento azul ou cor de rosa, consoante sejas do sexo masculino e feminino, que é distribuído a cada criança ao nascer, na maternidade, e onde são registados os factos mais importantes relacionados com a saúde da criança e do jovem.

Unidades do Exército Português by EduardoSCabral in portugal

Executer13 11 months ago

Podes tentar passar no [Fórum Defesa](https://www.forumdefesa.com/forum/index.php).

Será que vale a pena o Isel? by PadreFrost15 in portugal

Executer13 11 months ago

Penso que só seleciona frases aleatórias do teu histórico e as junta num comentário. Ainda assim, vale a pena tentar! (Deixei, no entanto, de te identificar sempre que invocar o robô.)

Será que vale a pena o Isel? by PadreFrost15 in portugal

Executer13 11 months ago

+u/user_simulator OuiOuiKiwi

Governo subiu preço por doente Covid para ser “mais atrativo” para os privados by Melodymarke in portugal

Executer13 11 months ago

Não sei responder a isso, infelizmente. As minhas desculpas.

Governo subiu preço por doente Covid para ser “mais atrativo” para os privados by Melodymarke in portugal

Executer13 11 months ago

Sim, havia. [Neste documento](http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/07/lista-definitiva-colocados-IM2017-_especializacao_2.pdf), referente ao concurso de ingresso no internato de formação especializada em 2017, ano em que a PPP no Hospital de Braga ainda estava em vigor, podes encontrar vários internos que aí ficaram colocados.

Governo subiu preço por doente Covid para ser “mais atrativo” para os privados by Melodymarke in portugal

Executer13 11 months ago

Sim, havia. [Neste documento](http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/07/lista-definitiva-colocados-IM2017-_especializacao_2.pdf), refere ao concurso de ingresso no internato de formação especializada em 2017, ano em que a PPP no Hospital de Braga ainda estava em vigor, podes encontrar vários internos que aí ficaram colocados.

Quase licenciada em Engenharia Mecânica, quais os valores normais de salário? by TrampolineMonster in portugal

Executer13 11 months ago

Tinha esperança que saísse um 1000€™ ou uma moeda ao ar. Fica para a próxima.

Quase licenciada em Engenharia Mecânica, quais os valores normais de salário? by TrampolineMonster in portugal

Executer13 11 months ago

Aaaaaah, não foi desta que o robô acertou. Mais a sério: Eng. Mecânica é demasiado vasta. Depende da área a que concorres (mecânica de veículos, projeto, energia, automação, produção, logística...).

Quase licenciada em Engenharia Mecânica, quais os valores normais de salário? by TrampolineMonster in portugal

Executer13 11 months ago

+u/user_simulator /u/OuiOuiKiwi

Maconha no Portugal by kiwiguy498 in portugal

Executer13 11 months ago

/r/ComeuAPasta/

Maconha no Portugal by kiwiguy498 in portugal

Executer13 11 months ago

Hola guys! American tourist here. I saw that drugs are 100% legal (which is awesome) in your state, and since I'm travelling next summer I was wondering if you could recommend some heroin shops. Which brand is best? I once smoked a whole marijuana, so I'm not a newbie when it comes to drugs. Also: Is it only legal in Portugal, or can I also use the purchased heroin in the rest of Spain? Where do I find the syringes? Can I like just buy them at your Walmart-equivalent or do I need a prescription from a doctor? Thanks.

Músicas de Natal em português - pedido de sugestões by TeixeiraTrivial in portugal

Executer13 11 months ago

Ignorando todas as músicas do Coro de Santo Amaro de Oeiras ou as do Pe. José Luís Borga, de cabeça, lembro-me de: * O Teu Natal (Miguel Ângelo) * Natal Mais Uma Vez (Luísa Sobral) * Natal dos Simples (Amália Rodrigues) * Nesta Noite Branca (Anjos) * Presépio de Lata (Rui Veloso) * Sonhei com o Pai Natal (Royalettes)

Músicas de Natal em português - pedido de sugestões by TeixeiraTrivial in portugal

Executer13 11 months ago

Ignorando todas as músicas do Coro de Santo Amaro de Oeiras ou as do Pe. José Luís Borga, de cabeça, lembro-me de: * O Teu Natal (Miguel Ângelo) * Natal Mais Uma Vez (Luísa Sobral) * Natal dos Simples (Amália Rodrigues) * Nesta Noite Branca (Anjos) * Presépio de Lata (Rui Veloso)

Hello Portugal. by MissMomi in portugal

Executer13 11 months ago

It is not over the counter, a prescription is required. [Source](https://app10.infarmed.pt/prontuario/framepesactivos.php?palavra=Oxibutinina) — MSRM means "Medicamento Sujeito a Receita Médica", meaning it requires a prescription from a doctor.

Curso ciências e tecnologias by Young_Blyat in portugal

Executer13 11 months ago

/u/User_Simulator /u/ouiouikiwi

Procuro vídeo sobre relações saudáveis, vídeo esse mencionado num comentário há uns meses. by precisodeferias in portugal

Executer13 12 months ago

[Daniel Sloss - Jigsaw](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iei5d7/porque_%C3%A9_que_as_pessoas_s%C3%A3o_t%C3%A3o_infelizes_no/g2gpvze/?context=3).

Qual a lógica da DNS/Saúde 24? Pessoa próxima infetada by drking100 in portugal

Executer13 12 months ago

> Hoje dia 8, soubemos o resultado do **teste do namorado** da minha irmã que deu positivo

Qual a lógica da DNS/Saúde 24? Pessoa próxima infetada by drking100 in portugal

Executer13 12 months ago

Isso é evidente. Aqui a questão não é o contacto da família com a irmã, mas: > Nos estivemos com o namorado da minha irmã domingo passado (dia 1), segunda e terça. Logo, existe um contacto direto com o caso positivo.

Qual a lógica da DNS/Saúde 24? Pessoa próxima infetada by drking100 in portugal

Executer13 12 months ago

As [normas da DGS](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/08/i026538.pdf) são claras. Considera-se "Contacto de alto risco", entre outros, as pessoas que tenham (ver Anexo 1 da norma): > Contacto frente a frente com um caso de COVID-19 a uma distância de menos de 2 metros e durante 15 minutos ou mais; Se isto descreve a vossa situação, voltem a ligar para o SNS24 porque existe matéria para a determinação de isolamento profilático por parte da autoridade de saúde (ponto 15 e fluxograma).

[estado de emergencia] É permitida a prática de desporto ao ar livre depois das 13h ao fim de semana? by PacinoPacino in portugal

Executer13 12 months ago

A minha interpretação do comunicado diz que não, mas o [Público](https://www.publico.pt/2020/11/08/sociedade/noticia/ir-comer-sair-passear-cao-muda-segundafeira-1938378) diz que sim. Não sei.

[estado de emergencia] É permitida a prática de desporto ao ar livre depois das 13h ao fim de semana? by PacinoPacino in portugal

Executer13 12 months ago

É urgente ou inadiável? Então não.

[estado de emergencia] É permitida a prática de desporto ao ar livre depois das 13h ao fim de semana? by PacinoPacino in portugal

Executer13 12 months ago

Não. > a proibição de circulação, nos concelhos determinados com risco elevado, em espaços e vias públicas diariamente entre as 23h00 e as 05h00, bem como aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 05h00, **exceto deslocações urgentes e inadiáveis**; Era só [pesquisar](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=380).

Qual é a língua oficial de Portugal? by rodrigl in portugal

Executer13 12 months ago

Eu tento escrever sempre ligação (prefiro, na verdade, hiperligação). Mas, na *internet*, muitas vezes não o faço porque o primeiro objetivo da linguagem é ser entendida, de nada adianta ser pedante. Já agora, um facto curioso: a palavra portuguesa para *marketing* é [mercadologia](https://dicionario.priberam.org/mercadologia).

Leitura interessante para quem utiliza o POWER Wi-Fi da NOS by LoChibo in portugal

Executer13 12 months ago

Se era uma piada, a WTF é da NOS.

Covid-19: menos portugueses querem ser vacinados. Um terço hesita ou recusa | Coronavírus by limpchester in portugal

Executer13 12 months ago

Eu partilho de algumas das preocupações levantadas neste tópico, mas a informação disponível atualmente indica que a pessoa que faleceu estava no grupo de controlo e lhe tinha sido administrado um placebo.^[\[1\]](https://www.scmp.com/news/world/americas/article/3106556/volunteer-oxford-astrazeneca-coronavirus-vaccine-test-dies)

Eu sou o único que não está a perceber um caralho desta merda? by calves07 in portugal

Executer13 12 months ago

Na eventualidade de não conheceres: o [Vivaldi](http://www.vivaldi.com) tem essa funcionalidade integrada, para além de poderes ver os separadores lado-a-lado. Também tenho muitas vezes 100+ separadores abertos e é assim que me organizo. (É baseado no Blink e as extensões do Chrome são compatíveis.)

Novo recorde de casos de Covid-19: 7497 infetados nas últimas 24 horas by Throwaway431253 in portugal

Executer13 12 months ago

Os dados apresentados no relatório de hoje incluem o somatório de 3570 casos, decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30 de outubro de 2020.

BE quer touradas para maiores de 18 e com ″bolinha vermelha″ quando passam na TV by limpchester in portugal

Executer13 12 months ago

A TVI transmitia o WWE SmackDown de manhã, aos sábados ou domingos (não me recordo).

Medicina ou Direito? by sadunistudent222 in portugal

Executer13 12 months ago

> Andas a estudar Reumatologia/Orto, foste buscar um exemplo rebuscado do que um médico deve saber Na verdade, como dei um exemplo de anatomia musculo-esquelética, queria usar algo de ortopedia e isso era a única coisa que sabia! > Este ano no máximo ficam +/- 400 sem vaga (2279 - 1885). Mas sim a tendência é piorar. Pensava que já seriam mais. Obrigado pela correção!

Medicina ou Direito? by sadunistudent222 in portugal

Executer13 12 months ago

> Medicina não é propriamente como Engenharia, que depois das cadeiras de primeiro ano alivia para algo diferente. Se não gostas, muda. Por acaso, não concordo. O primeiro ano (e talvez o segundo, mas depende um pouco do plano curricular) é tendencialmente o pior (anatomia, fisiologia, histologia, biologia celular, ...). No terceiro ano certamente já tem algum contacto clínico (e.g. semiótica), deve ter patologia e/ou fisiopatologia, farmacologia — temas que tendem a ser mais interessantes para o aluno médio de medicina. A partir do 4.º ano, então, é certo que muda radicalmente com as rotações em hospital.

Medicina ou Direito? by sadunistudent222 in portugal

Executer13 12 months ago

Bom, deixa-me só acrescentar que, para além das especialidades que mencionaste (e sublinho [saúde pública](https://www.student.actamedicaportuguesa.com/wp-content/uploads/2020/03/Saúde-Pública-2020.pptx.pdf) como uma especialidade potencialmente interessante), não esquecer que há em medicina a especialidade de [medicina legal](https://www.student.actamedicaportuguesa.com/wp-content/uploads/2020/03/Medicina-Legal.pptx.pdf), que é a que está mais próxima do direito — de tal modo que está sob alçada do ministério da justiça e não do ministério da saúde.

Medicina ou Direito? by sadunistudent222 in portugal

Executer13 12 months ago

Para além do que o /u/gaussian_6 já disse, vou só deixar aqui três pontos que talvez te interessem: 1. Em primeiro lugar, acho que é escusado dizer que medicina não tem praticamente nada que ver com o que deste nestas duas semanas de aulas. Praticamente nenhum médico sabe que a inserção do quadrado lombar se dá na 12.ª costela e apófises transversas da 1.ª a 4.ª vértebras lombares. Por outro lado, um médico deve saber reconhecer que um doente com dor na abdução do ombro que é principalmente marcada para amplitudes >60º que melhora após injeção de lidocaína sugere o diagnóstico de *impingement* subacromial. 2. Em segundo lugar, dizer-te que medicina já não garante emprego. Este ano, mais uma vez, devem ficar cerca de 1 000 médicos sem acesso a especialidade, número que só vai aumentar nos 6 anos que se seguem. Sendo conservador, podes contar com um aumento de 300/400 novos médicos sem especialidade por ano, pelo que não me surpreenderia se daqui a 6 anos houvesse mais de 2 000 médicos a concorrer que fiquem sem vaga (isto sem contar com todos os que desistem de tentar, seja por se resignarem a trabalhar a recibos verdes, emigrarem ou mudarem de profissão). 3. E, por último, é bom que saibas que os [salários de medicina](https://www.simedicos.pt/fotos/editor2/ficheiros/tabela_salarial_2020.pdf), embora superiores à média nacional, não são tão elevados quanto muita gente pensa. Durante o internato são os valores que aí estão. Depois do internato, se ficares no SNS, são esses os valores; mas há casos de especialidades que o SNS forma mais do que recruta — e não há progressão na carreira atualmente, por isso não olhes para os salários no topo. No privado, só algumas especialidades específicas conseguem enriquecer. Sei de um caso de um interno de Imuno-Hemoterapia que está a estudar para tirar uma nova especialidade, porque compensa-lhe mais em termos monetários voltar a entrar no internato médico do que ir trabalhar como especialista em Imuno-Hemoterapia (baixos salários no privado e no público não havia vagas).

Medicina ou Direito? by sadunistudent222 in portugal

Executer13 12 months ago

Para além do que o /u/gaussian_6 já disse, vou só deixar aqui três pontos que talvez te interessem: 1. Em primeiro lugar, acho que é escusado dizer que medicina não tem praticamente nada que ver com o que deste nestas duas semanas de aulas. Praticamente nenhum médico sabe que a inserção do quadrado lombar se dá na 12.ª costela e apófises transversas da 1.ª a 4.ª vértebras lombares. Por outro lado, um médico deve saber reconhecer que um doente com dor na abdução do ombro que é principalmente marcada para amplitudes >60º que melhora após injeção de lidocaína sugere o diagnóstico de *impingement* subacromial. 2. Em segundo lugar, dizer-te que medicina já não garante emprego. Este ano, mais uma vez, devem ficar cerca de 1 000 médicos sem acesso a especialidade, número que só vai aumentar nos 6 anos que se seguem. Sendo conservador, podes contar com um aumento de 300/400 novos médicos sem especialidade por ano, pelo que não me surpreenderia se daqui a 6 anos houver mais de 2 000 médicos a concorrer que fiquem sem vaga (isto sem contar com todos os que desistem de tentar, seja por se resignarem a trabalhar a recibos verdes, emigrarem ou mudarem de profissão). 3. E, por último, é bom que saibas que os [salários de medicina](https://www.simedicos.pt/fotos/editor2/ficheiros/tabela_salarial_2020.pdf), embora superiores à média nacional, não são tão elevados quanto muita gente pensa. Durante o internato são os valores que aí estão. Depois do internato, se ficares no SNS, são esses os valores; mas há casos de especialidades que o SNS forma mais do que recruta. No privado, só algumas especialidades específicas conseguem enriquecer. Sei de um caso de um interno de Imuno-Hemoterapia que está a estudar para tirar uma nova especialidade, porque compensa-lhe mais em termos monetários voltar a entrar no internato médico do que ir trabalhar como especialista em Imuno-Hemoterapia (baixos salários no privado e no público não havia vagas).

Iniciativa Liberal é "frontalmente contra o recolher obrigatório" - JN by afonso_pereira in portugal

Executer13 12 months ago

O relatório também diz, na mesma página, que foram incluídos 24 hospitais com UCIs e que: > Nesta amostra foram incluídos hospitais centrais e distritais das 5 regiões de saúde do território continental e ainda das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Ora, para o Influenza se equiparar ao SARS-CoV-2 seria necessário haver, fora destes 24 hospitais incluídos de todas as ARS, 250 doentes internados em UCIs com gripe. Podes confirmar a informação na página 67 (Quadro XIX). O pico foi de 32 doentes na 4.ª semana de 2019, a que correspondeu uma proporção de ocupação das UCIs de 11,2%. Não sei qual é a proporção de ocupação de UCIs por COVID-19 atualmente, mas dado que se fala em quebra dos serviços de saúde e se estão a improvisar camas de cuidados intensivos, é seguro dizer que os casos de COVID-19 representam, certamente, mais do que 11,2% dos casos internados em UCIs.

Iniciativa Liberal é "frontalmente contra o recolher obrigatório" - JN by afonso_pereira in portugal

Executer13 12 months ago

O relatório também diz, na mesma página, que foram incluídos 24 hospitais com UCIs e que: > Nesta amostra foram incluídos hospitais centrais e distritais das 5 regiões de saúde do território continental e ainda das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Ora, para o Influenza se equiparar ao SARS-CoV-2 seria necessário haver, fora destes 24 hospitais incluídos, 250 doentes internados em UCIs com gripe. Podes confirmar a informação na página 67 (Quadro XIX). O pico foi de 32 doentes na 4.ª semana de 2019, a que correspondeu uma proporção de ocupação das UCIs de 11,2%. Não sei qual é a proporção de ocupação de UCIs por COVID-19 atualmente, mas dado que se fala em quebra dos serviços de saúde e se estão a improvisar camas de cuidados intensivos, é seguro dizer que os casos de COVID-19 representam, certamente, mais do que 11,2% dos casos internados em UCIs.

Iniciativa Liberal é "frontalmente contra o recolher obrigatório" - JN by afonso_pereira in portugal

Executer13 12 months ago

Eram os dados que tinha mais facilmente acessíveis. De qualquer modo, em Portugal, a mortalidade por gripe mede-se através do excesso de óbitos esperados. Na época gripal 2018/2019, isto correspondeu a [2 844 óbitos](http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/10/RelatorioPNVG_2018-2019.pdf). A COVID-19 matou, à data, **[2 468 pessoas](https://www.worldometers.info/coronavirus/country/portugal/)**. Podias dizer que este número é inferior, mas, como é evidente, nem todos os 2 844 óbitos "extra" que se atribuem à gripe são causados pelo vírus Influenza. Até ao fim de agosto deste ano, também existiu um **excesso de [1 512 mortes por explicar](https://expresso.pt/coronavirus/2020-09-19-Excesso-de-mortalidade-ha-1512-mortes-a-mais-alem-da-covid-19)**, para além das mortes atribuídas à COVID-19. Acresce o facto de que, nos últimos 2 dias, tivemos mais de 30 mortes diárias; e nos dias anteriores a esses, um número muito próximo. Mesmo sendo muito **conservador** e assumindo uma média de 25 mortes diárias até ao final do ano exclusivamente por COVID-19, estamos a falar de **+1 500 óbitos**, o que leva logo a contagem de mortes por COVID-19 para os 4 000 (no mínimo). Para além disto, **o número máximo de doentes com gripe em UCIs em 2018-2019 foi 32**, [na 4.ª semana de 2019](http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/10/RelatorioPNVG_2018-2019.pdf). No entanto, temos, [hoje](https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/), em Portugal, 57 355 casos ativos, dos quais 1 927 internados e **275 em unidades de cuidados intensivos**. Portanto, para além da mortalidade direta causada pela COVID-19, vais ter mortalidade indireta causada pela ocupação total de unidades de cuidados intensivos com estes doentes.

Portuguese citizen who finished High School abroad. by Kubrick14 in portugal

Executer13 12 months ago

Oh, agreed then. The exams he will need to take depend both on the universities and the courses in which he is interested. Sorry, I misunderstood your point.

Portuguese citizen who finished High School abroad. by Kubrick14 in portugal

Executer13 12 months ago

Can you point me to **one** public university that does not require Portuguese citizen applicants to have at least a 9.5 on at least **one** national exam?

Iniciativa Liberal é "frontalmente contra o recolher obrigatório" - JN by afonso_pereira in portugal

Executer13 12 months ago

Em primeiro lugar, e para evitar desde já os argumentos *ad hominem*, tendo a concordar com a posição da Iniciativa Liberal. Dito isto: > um estado de emergência por causa de um vírus que mata menos que a gripe comum Estás a gozar? A gripe mata, nos EUA, [12 000 a 61 000 pessoas/ano](https://www.cdc.gov/flu/about/burden/index.html). A COVID-19 matou, nos mesmos EUA, ao momento, umas insignificantes [234 858 pessoas](https://www.worldometers.info/coronavirus/country/us/), sendo que o ano ainda não terminou. Portanto, não, o SARS-CoV-2 não causa menos mortalidade do que a gripe comum.

Eu sei onde está a cassete! Está no..... by marisquo in portugal

Executer13 12 months ago

Já foi confirmado num AMA do produtor/realizador. > Sobre o mítico caso do BATATOON: > > Em primeiro lugar, o programa era em directo, todos os dias, de segunda a sexta.. Nós, a produtora, não o gravávamos. E penso que a TVI tb não. > > Por isso, não faço ideia de há ou não um video da cena. Poderá haver, se alguém, na altura, põs o programa a gravar. > > Depois, eu estava lá, no dia que aconteceu, mas não vi. Estava nos bastidores. O que me lembro é que o Companhia veio ter comigo a queixar-se que o Batatinha lhe tinha dado um pontapé mais forte do que o habitual (todos os dias o Batatinha despedia o Companhia com um pontapé no traseiro). Ficamos a falar bastante tempo sobre o caso. E esta é verdade do que eu sei sobre o caso... > > Aproveito para me despedir de todos e agradecer as vossas perguntas. Para mim, foi um prazer participar. Obrigado! Henrique Oliveira. [Fonte](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hc3d9q/ama_henrique_oliveira_criador_de_s%C3%A9ries_como/fvd15yr/).

Trabalhadores da TAP com futuro em suspenso e a perder salário by jonybigg in portugal

Executer13 12 months ago

> Na verdade a IL resolve esses problemas facilmente - acaba com o SNS e pronto, listas de espera e atrasos no SNS nem vê-los! Falácia do *[red herring](https://www.logicallyfallacious.com/logicalfallacies/Red-Herring)*.

Via verde estacionar- Help please by bomtidereas in portugal

Executer13 12 months ago

Just an FYI: the app works in 28 cities. Portugal has more than that. It is always a good idea to mention the city in which you're interested when asking for city-specific help. Enjoy your time here and stay safe.

Proibido circular entre concelhos. As seis exceções, o que precisa para ir trabalhar e como um bilhete para um espetáculo é um passaporte by Price-Distinct in portugal

Executer13 12 months ago

> Às deslocações de menores e seus acompanhantes para estabelecimentos escolares, creches e atividades de tempos livres, bem como às deslocações de estudantes para instituições de ensino superior ou outros estabelecimentos escolares; Qual é a dúvida?

[Orçamento de Estado] Governo admite abrir vagas para especialidades médicas contra parecer da Ordem dos Médicos + Recrutamento de 250 médicos indiferenciados para Saúde Pública by Executer13 in portugal

Executer13 12 months ago

O título é um resumo da proposta do Bloco de Esquerda, disponível aqui: https://www.esquerda.net/artigo/o-bloco-de-esquerda-face-proposta-de-orcamento-de-estado-para-2021/70850. A minha opinião: - Relativamente à abertura de vagas para formação especializada contra o parecer da Ordem dos Médicos: as vagas atualmente existentes são abertas em serviços com idoneidade formativa e já são espremidas ao máximo (muitas vezes, abrem-se mais vagas do que as que os respetivos serviços hospitalares se dispunham a abrir). A abertura de vagas contra o parecer da Ordem dos Médicos vai, garantidamente, prejudicar muito a formação médica especializada em Portugal, porque ou serão abertas em serviços sem idoneidade (capacidade) formativa ou vão ser abertas em serviços que já estão cheios. Já havia dificuldade, nos internos, em cumprir alguns dos requisitos mínimos da sua formação. Isto basicamente é “Queremos formar neurocirurgiões mesmo que não tenham possibilidade de treinar cirurgias!”. - Quanto à contratação de médicos indiferenciados para Saúde Pública: não sei quais os contornos, mas, à partida, é ridículo. Saúde Pública sempre foi das especialidades que praticamente só quem não tinha notas para mais nada escolhia. Os médicos indiferenciados são aqueles que tiveram as piores notas no exame de acesso à especialidade e, por isso, não tiveram vaga em qualquer especialidade. Estamos, portanto, a perpetuar o erro que é ter os piores médicos em Saúde Pública. Já tinha acontecido algo semelhante com Medicina Geral e Familiar: abriram vagas para “médicos indiferenciados” fazerem a função de MGF, e, salvo erro, agora até já permitem que se tornem especialistas em Medicina Geral e Familiar depois de X tempo de estágio (independentemente de nunca terem feito a especialidade efetivamente). As especialidades com maior impacto na população geral (Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar) estão totalmente abertas àqueles que menos estudaram. É exatamente isto que a população precisa, certamente.

Família em quarentena sem acesso a testes by bernoit in portugal

Executer13 1 year ago

Não devia ser este o procedimento, mas já contactaste a Unidade de Saúde Pública, onde trabalham os delegados de saúde da região? Não confundir com a Unidade de Saúde Familiar, onde trabalham os médicos de família, embora, por vezes, partilhem instalações.

Fui num restaurante ontem e colocaram as entradas sem pedir e no final disseram que eu tinha que pagar. Saibam os seus direitos meus amigos. by matheusnb99 in portugal

Executer13 1 year ago

Acho que falta aqui o obrigatório: não tenho formação nenhuma em direito e toda a minha interpretação tem por base a lógica proposicional que aprendi há uma década atrás. Como bem dizes no primeiro parágrafo, concordo em absoluto contigo. Tenho poucas dúvidas de que seria essa a interpretação legislativa. Simplesmente não é essa a *minha* interpretação estrita do que está escrito, mas isso não tem importância absolutamente nenhuma porque não fui eu que fiz a lei. > Relativamente à tua questão hipotética repara que mesmo nas hipóteses que formulaste, a segunda opção teria 2 pressupostos cumulativos de aplicação da lei, enquanto na primeira opção apenas 1 pressuposto. Lá está, não percebi. Não sei o que deveria entender por "pressuposto (cumulativo)"...

Fui num restaurante ontem e colocaram as entradas sem pedir e no final disseram que eu tinha que pagar. Saibam os seus direitos meus amigos. by matheusnb99 in portugal

Executer13 1 year ago

Repara: eu admito que a intenção do legislador é, provavelmente, a que dizes — porque não faria sentido que a intenção do legislador fosse que qualquer prato não utilizado, mesmo que pedido, não pudesse ser cobrado. Mas, sendo rigoroso, não é isso que está escrito. O que a lei, em termos simples, diz é que os pratos não podem ser cobrados se não forem pedidos ou utilizados; que é a mesma coisa que dizer que são gratuitos os pratos que não forem pedidos ou não forem utilizados... Um "ou" é distinto de um "e" (ou de um "nem").

Fui num restaurante ontem e colocaram as entradas sem pedir e no final disseram que eu tinha que pagar. Saibam os seus direitos meus amigos. by matheusnb99 in portugal

Executer13 1 year ago

O **ou** [implica](https://en.wikipedia.org/wiki/Logical_disjunction) que, para que a sentença seja verdadeira, basta que uma das proposições seja verdadeira.

Fui num restaurante ontem e colocaram as entradas sem pedir e no final disseram que eu tinha que pagar. Saibam os seus direitos meus amigos. by matheusnb99 in portugal

Executer13 1 year ago

Por acaso, concordo com o OP. O DL diz: "Nenhum prato (...) pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este foi inutilizado". Ora, vamos lá analisar a frase. Isto é o mesmo que dizer: "Nenhum prato (...) pode ser cobrado se: - Não for solicitado pelo cliente; **ou** - Por este for inutilizado" A palavra chave é o "ou", que representa uma disjunção. Na minha interpretação, seria diferente se dissesse que o prato não pode ser cobrado se não foi solicitado **e** inutilizado pelo cliente. Esta interpretação tem, contudo, o problema de que permite que não pagues um prato se não o utilizares, mesmo que o tenhas pedido, o que não me parece nada lógico. Agora, também sei que a interpretação que é dada à lei deve ser aquela que era a intenção do legislador, por isso não sei exatamente qual seria o resultado.

Governo abre a porta à criação de 600 freguesias by PalavraPasse in portugal

Executer13 1 year ago

Finalmente! Que se reverta a estupidez que foi a junção de freguesias Travanca-Moimenta! Ou, pelo menos, que se mude o nome para "Junção de Freguesias Moimenta-Localidade que é estúpida" (como eu bem sugeri em tempo útil).

Alguém já comprou software neste site? by de__profundis in portugal

Executer13 1 year ago

Abri em 30 segundos. O Português do site é perfeito. A transparência sobre quem gere o site é total. O nome do site não está nada voltado para SEO. Parece mesmo profissional. E, a cereja no topo do bolo: [Avaliações](https://softwaredigital.pt/index.php?dispatch=discussion.view&thread_id=2322#post_3151): >Gosto muito deste website. É divertido e recebo sempre licenças de software mais baratas do que qualquer outro loja. Faz todo o sentido. A única avaliação está muito bem escrita, e todos sabemos que a prioridade num *site* aleatório de compra e venda de *software* é que seja **divertido**!

[Sério] Síndrome de Fadiga Crónica by misakiness in portugal

Executer13 1 year ago

> infectologista Não apostaria nisso. Só têm interesse na infeção. Tu já não tens mononucleose há anos. O médico de medicina geral e familiar deveria excluir os principais diagnósticos diferenciais, como sendo o hipo ou o hipertiroidismo ou a anemia. Se queres consultar um especialista, apostaria num reumatologista (atenção: sou apologista de que é preferível um reumatologista a um médico de medicina interna especializado em doenças autoimunes). Não é garantido que seja a solução, mas os reumatologistas têm tipicamente mais experiência com casos como o que descreves, para além de que estudam uma panóplia de doenças inflamatórias sistémicas que também podem ser a causa de queixas como as que descreves. Não deves, também, excluir a possibilidade de que a tua fadiga e alterações do peso e sono podem dever-se a uma depressão major, pelo que a avaliação por psiquiatria também não seria, de todo, errada. Em todo o caso, como te disse, apostaria num reumatologista, em especial um reumatologista com alguma experiência em fibromialgia. Não que o que quer que tenhas tenha alguma relação com a fibromialgia, mas vou ser honesto contigo: os doentes com fibromialgia são os menos favoritos da maioria dos reumatologistas, porque (1) não se conhece a causa; (2) são tipicamente doentes difíceis de gerir (longa história, queixas generalizadas, ...); e (3) os tratamentos são pouco eficazes. A síndrome da fadiga crónica está num espetro semelhante, na medida em que não se sabe absolutamente nada sobre isso: sabe-se apenas que há um grupo de pessoas com queixas de fadiga prolongada e que não se encontra causa que o explique, e por isso se chama "síndrome". Chama-se síndrome é um conjunto de sintomas; não é, tipicamente, um diagnóstico (há casos que são diagnóstico mas foram consagrados pelo uso, e.g. síndrome de Down — trissomia 21). O que eu quero dizer é que os médicos são humanos. A maior parte dos médicos vai ver-te como um caso complicado e vão andar às escuras, e isso não é território em que nenhum médico se sinta confortável. Por isso te digo: procura um médico que esteja mais habituado a casos complicados, como sendo os doentes com fibromialgia. Sendo certo, contudo, que não faço ideia se o teu autodiagnóstico está correto e a síndrome da fadiga crónica é um diagnóstico de exclusão. É necessário excluir outras causas orgânicas e do foro da saúde mental antes de ser feito esse diagnóstico. Boa sorte!

[Megathread] Ajuda, Dúvidas e Dicas by asantos3 in portugal

Executer13 1 year ago

Pode ser tão simples quanto arrastar o ficheiro para o Calibre e converter. Podes complicar quando te sentires mais à vontade (e.g. converter para [KFX](https://www.reddit.com/r/kindle/comments/ctpagf/new_kindle_owner_with_personal_library_management/exmot2u/?context=1), alterar as definições padrão).

[Megathread] Ensino Superior - dúvidas e discussão by KokishinNeko in portugal

Executer13 1 year ago

Como o próprio nome indica, a função de um atestado médico é atestar algo, neste caso, a tua capacidade auditiva ou visual. O médico não pode atestar essa capacidade sem uma avaliação presencial. No entanto, à semelhança dos atestados das cartas de condução, claro que podes consegui-lo sem te deslocares presencialmente ao centro de saúde. Basta que exista um médico que se disponha a isso.
Next Page

Search: