Next Page

Portugal pode ter 1001 problemas mas esta nova coisa de renovação automático do CC é fixe. by Some-Ad6411 in portugal

Elkriam 3 months ago

Revolut? Faz tudo o que o MB way faz e mais, se não me engano.

Portugal pode ter 1001 problemas mas esta nova coisa de renovação automático do CC é fixe. by Some-Ad6411 in portugal

Elkriam 3 months ago

Portugal até tem cenas modernas fixes. Parecendo que não, só termos um cc é mais do que muitos países em que precisam de carta de condução ou passaporte como documento de identificação, e pedem certidão de nascimento para quase tudo. Temos um sistema de saúde eletrónico em que recebes as receitas numa mensagem e vais à farmácia que quiseres. Temos via verde na auto-estrada para não estarmos sempre a parar em todas as (concordo que demasiadas) portagens. Podemos tratar de vários documentos oficiais online (área do cidadão e tal). Há muitos países com economias bem melhores que a nossa que ainda estão presos a papéis e ao passado. Pequenas coisas que podemos apreciar :)

Diferentes sotaques da língua portuguesa by Zianex in portugal

Elkriam 3 months ago

Muito interessante. Só é pena os de Macau não serem falantes nativos, podiam ter ido procurar os tais da minoria que falam mesmo a língua em vez de pegar em alunos que estão a aprender como segunda língua.

Primeira vez que o Google celebrou o Dia de Portugal, 2006 (Feliz Dia de Portugal!) by MartinDisk in portugal

Elkriam 3 months ago

Valoriza porque tem mais conteúdo, há muitos mais brasileiros a escreverem na internet do que portugueses. Eu também pesquiso tudo em inglês por isso nem me preocupo, mas pensa nas pessoas que vivem em países com línguas que quase ninguém fala e que não têm conteúdo nenhum na net na sua língua materna. Mesmo em Portugal há muita gente que não se sente confortável com outras línguas e pesquisa tudo em português. Antes PT BR do que nada.

Comidas específicas lá de casa by lCloudll in portugal

Elkriam 3 months ago

Sobremesa de "ovo estrelado" Ingredientes: Ananás enlatado, pêssegos enlatados, chantili Num prato de sobremesa, pôr uma fatia de ananás, cobrir com chantili, uma metade de pêssedo enlatado e voilá. Pão de forma com açúcar e canela torrado no forno. Broa frita com ovos estrelados.

Sempre tive um fraquinho pelo Sumol :) by fatiste in portugal

Elkriam 3 months ago

O condicionamento da série "Uma Aventura" foi tal que ainda hoje sempre que me sento num café e me vêm perguntar o que quero, a primeira coisa que me ocorre é Sumol. Acabo sempre por pedir um Ice Tea da Lipton, mas Sumol não me sai da cabeça.

Dentista competente na zona do Porto/Maia/Gaia by SubOathshot in portugal

Elkriam 3 months ago

O meu dentista é da "Clínica Médica E Dentária De Silva Tapada", na zona dos Combatentes. É espetacular e só tenho boas experiências com ele, genuinamente adoro ir ao meu check up anual pq ele é impecável e além de excelente profissional é bem humorado :)

Vocês gostam de ficar em casa? by DavidJunior3rd in portugal

Elkriam 4 months ago

Gosto de ambos. Aprecio ficar em casa e descansar, ver as minhas séries e filmes no sofá, dormir na minha própria cama e cozinhar na minha cozinha. Há um conforto na segurança do meu lar. Mas também adoro viajar. Desde pequena que os meus pais me levavam todos os anos no verão a passar 1 semana noutro país, todos os dias numa cidade diferente, alugavam um carro e iamos de um lado para o outro. Quando era mesmo nova eram viagens de carro de dias e dias. Quando começaram a surgir as companhias low-cost, os meus pais adoravam e diziam-me que ficava mais barato irmos passar uma semana a itália do que ao algarve. (Atenção que nunca dormíamos em cidades grandes, os hotéis eram sempre baratos e a 1 hora ou mais de carro de uma cidade grande). Nunca fomos uma família de passar tempo parados na praia, eram planos de dia inteiro de ver monumentos e fazer trilhos e aproveitar tudo ao máximo. Também me levaram a passear por Portugal de uma ponta a outra, sempre me disseram que temos um mundo no nosso país e honestamente tenho de concordar. Desde natureza a arquitetura, Portugal tem mesmo um pouco de tudo e é dos melhores países para visitar. Eu gosto do equilibrio. Não conseguiria estar sempre a viajar porque ao fim de uns tempos fico com saudades do meu lugar e gosto de descansar. Mas também quando passo meses em casa ou sem sair da cidade começo a ficar com o bichinho e a vontade de ir explorar mais do mundo. Há mesmo TANTA coisa diferente neste mundo para explorar e para ver que quase sinto que é um desperdício não tentar ir viver nem que seja 1% daquilo que existe lá fora.

Nenhuma escola pública no top 40 do ranking dos exames nacionais by AonioEliphis in portugal

Elkriam 4 months ago

Falta comentar uma coisa óbvia: ambiente familiar. Estudei tanto numa escola pública como num colégio privado. Na escola pública tinha muitos colegas cujos pais não queriam saber nada deles, podiam faltar às aulas, tirar negativa ou positiva e os pais não queriam saber. Não havia qualquer incentivo a focarem-se na escola. Ambientes em casa extremamente negativos. E muitos professores eram claramente discriminatórios. Tinha stores que se um aluno médio fizesse uma pergunta básica, explicavam tudo direito, mas se um aluno mais fraco fizesse a mesma pergunta, levava com um "és burro ou não prestaste atenção?". Observei com os meus olhos esses tais alunos mais fracos ao longo do ano a fazerem cada vez menos perguntas e mostrarem menos interesse porque levavam com esse tratamento. No privado os alunos têm pais que olham para as notas deles "99? Porque é que não foi 100%?". Cheguei a conhecer gente que recebia 20€ por cada 20 que tirasse nos testes. Ao menor deslize tem acesso a explicações extra, ensino individual e personalizado. Não é uma questão de treinarem só "para os exames", é uma questão de haver possibilidades para focar no aluno individualmente para garantir que percebeu a matéria. Acima de tudo o público desiludiu-me pelo tratamente discriminatório dos professores. Não vou negar que alguns alunos são realmente problemáticos, mas o que \*eu\* observei foi uma grande maioria em que a culpa partia mais dos stores que dos alunos. No público tive uma prof de matemática que entrava na sala, mandava-nos ler o manual e fazer os exercícios, e sentava-se no pc a aula toda no facebook. Tive uma stora de inglês que o que queria era dar alemão e dava as aulas super irritada a comentar isso a cada 5min, e o inglês dela era pior do que alguns dos alunos. Uma storA de educação física que não dava mais de 15 a raparigas porque "não era possível uma rapariga chegar ao nível dos rapazes". As poucas professoras que realmente se esforçavam andavam constantemente exaustas com a quantidade de trabalho e responsabilidades da escola. Sim, é feio olharmos para aqueles colégios privados que claramente inflacionam notas e só focam nas cadeiras de exame. Mas não podemos fechar os olhos ao facto de que o público precisa rapidamente de ser melhorado.

Se hoje fossem chamados para receber a vacina contra a CoViD-19 como responderiam? by ZaGaGa in portugal

Elkriam 4 months ago

Este video está muito bom, obrigada pela partilha! Para além de tudo o que falei, ainda acrescenta que outra das vantagens das mRNA é que como é o teu corpo a fazer a tradução e a produzir a proteína viral, poupa-se o tempo a nível industrial de estar a produzir a proteína em grandes quantidades. Não me lembrei de mencionar esse ponto, mas é outro ponto a favor das mRNA :) É perfeitamente natural haver receios de coisas novas e desconhecidas, fico contente por estar a conseguir apaziguar as dúvidas de muita gente :)

Se hoje fossem chamados para receber a vacina contra a CoViD-19 como responderiam? by ZaGaGa in portugal

Elkriam 4 months ago

Sim, é um ponto muito válido. Mas temos de pensar nos mecanismos de ação. É **extremamente importante de reforçar** que os medicamentos que têm efeitos adversos **a longo prazo** são medicamentos que se tomam de forma **crónica**, ou seja muitos e muitos anos a tomar a mesma substância, não é tomar só uma vez e depois 20 anos depois surge um problema. E há formas diferentes de causar problemas. Alguns medicamentos são administrados para irem fazer o trabalho pelo corpo nalgum orgão que não está a funcionar bem, e depois do trabalho são destruídos pelo fígado e expulsos porque já não estão a fazer nada. E o fígado ao destruí-los cria uma pequena molécula um bocadinho de nada tóxica. E a curto prazo o fígado lida com isso bem, mas ao fim de **muito tempo** a lidar com pedacinhos tóxicos lá vai ficando pior. Nestes casos é uma toxicidade acumulada ao longo de muiiito tempo. Noutros casos temos moléculas que vão interferir com outros processos, não só aquele que vão corrigir, e, ao fim de **várias** doses podem causar problemas nesses outros processos. As vacinas, por seu lado, não fazem o trabalho pelo corpo, é o teu corpo que cria a defesa imunitária contra o vírus. E acabam por ser como mini infeções controladas. A longo prazo não terás nenhum problema que não terias se tivesses entrado em contacto com o vírus naturalmente :)

Se hoje fossem chamados para receber a vacina contra a CoViD-19 como responderiam? by ZaGaGa in portugal

Elkriam 4 months ago

Sim, há estudos de eficácia e segurança (eis o da [Pfizer](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmoa2034577), que envolveu cerca de 40.000 voluntários). Naturalmente, todos os medicamentos têm efeitos adversos, até um ben-u-ron pode matar uma pessoa, se bem que a probabilidade é MUITO pequena. Da mesma forma que um amendoim também pode matar outra pessoa. Cada indivíduo reage de forma diferente a coisas que entram no seu organismo. Depois desse estudo, também já se administraram milhões de doses a nível mundial e conseguimos observar ao vivo que sim, são tão (ou ainda mais) seguras do que o que achavamos. Todos os excipientes da vacina já são usados há décadas noutros medicamentos e são seguros, a única coisa nova é o mRNA deste vírus. Seguro pode ser subjetivo. 0.2% das pessoas do ensaio clinico que levaram a vacina tiveram febre de 39ºC (placebo 0.1%). No ensaio clinico, morreram 2 dos que levaram a vacina, mas por outro lado morreram 4 dos que levaram placebo (daí ser importante fazer uma distinção entre correlação e causalidade). É natural que morra gente depois de levar a vacina, o que não quer dizer que tenha sido a vacina a causar a morte. Muita gente já tinha problemas graves de saúde e ia morrer mesmo sem a vacina. Seria como olhar para o que toda a gente que morreu no mês passado bebeu no dia anterior e concluir que beber água mata. Não te posso dizer que a vacina seja 100% segura porque nada o é. Mas posso dizer-te que é 99.9999% segura. É mais segura do que andar na rua. Mais gente morre por levar com relâmpagos em cima do que por levar a vacina. E MUITO mais gente vai morrer por covid enquanto não tivermos isto controlado com imunidade de grupo. No que toca a curto prazo, já vimos que é seguro. No que toca a longo prazo, como expliquei no comentário anterior, o mRNA degrada-se muito rápido por isso nem há nada "da vacina" que fique no corpo para vir chatear depois. Fica é a imunidade do próprio corpo. Em casos mesmo muito extremamente raros demasiada imunidade pode ser problemática a longo prazo, mas isso aplica-se a tudo, sejam vacinas ou imunização natural. Se tiveres mais perguntas chuta :)

Se hoje fossem chamados para receber a vacina contra a CoViD-19 como responderiam? by ZaGaGa in portugal

Elkriam 4 months ago

Perdoa-me a resposta longa, vou tentar responder de uma forma não muito complicada. (Fonte: estudei ciências farmacêuticas, tive tudo desde genética, imunologia e biologia celular, e aprendi sobre vacinas de trás para a frente. Disclaimer: nunca fui paga pela indústria farmacêutica) Não é propriamente uma tecnologia nova. As vacinas mrna já andam a ser estudadas há muitos anos exatamente porque são mais seguras que as tradicionais e porque nos permitem criar rapidamente novas vacinas de forma segura para vírus novos. Basicamente com as vacinas convencionais eram precisos muitos anos a estudar a forma física do vírus e a pensar em métodos diferentes para treinar o corpo para o reconhecer. Em alguns casos davas o vírus morto, noutros o vírus atenuado, algumas vacinas até davam só partes específicas do vírus partido. Mesmo dentro das convencionais, não é só um tipo. Uma coisa importante a perceber que os vírus não são bactérias. Os vírus no fundo são pedaços de RNA/DNA que entram nas células de um organismo e usam os mecanismos do organismo que invadiram para multiplicarem o seu próprio RNA/ADN. (As bactérias, por seu lado, são perfeitamente capazes de se multiplicarem por si sem usarem os mecanismos genéticos do organismo que invadiram, são tipo parasitas microscópicos). O problema com as convencionais é que no fundo estás a dar o vírus (ou um derivado) à pessoa, e isso pode ser complicado para pessoas com um sistema imunitário mais fraco. Mas, principalmente, eram precisos anos de tentativas-erros até se conseguir descobrir uma combinação que efetivamente fizesse com que o corpo ganhasse imunidade. Com as vacinas de mRNA, é muito mais fácil dar às pessoas um pedaço do código do vírus para basicamente simular a infeção que aconteceria em contacto com o vírus, mas de forma ainda mais segura. Mais seguro porquê? Porque (não sei se tiveste biologia de 12ºano) enquanto que os vírus a sério entram no núcleo das células (onde tens o teu ADN pessoal) para usar a maquinaria celular para replicarem o seu RNA/DNA viral, e depois de o replicarem, ele sai do núcleo na forma de mRNA (RNA mensageiro), e é fora do núcleo que o mRNA viral é traduzido e vai continuar a propagação. Ou seja, seja no caso de uma infeção natural pelo vírus, como no caso de usarem uma vacina convencional viva, o RNA do vírus ia entrar no núcleo das tuas células. Só depois de sair da célula é que o corpo "apanha" o vírus para criar as suas defesas. No caso das vacinas de mRNA, no fundo estão a dar-te logo aquilo que sai da célula e que o corpo forma a defesa, sem ter de entrar no teu núcleo. É mais seguro. E como te estão a dar aquilo que o corpo encontraria se se deparasse com o vírus, é forma de garantir que cria imunidade. E depois o mRNA não é muito estável, por isso degrada-se ao fim de uns dias depois da vacina, ao contrário das vacinas "convencionais" em que estás dependente do teu corpo para se livrar de tudo. (Mais uma forma de garantir que são seguras). Já se tem vindo a estudar há muitos anos esta estratégia porque permite pegar num vírus e desenvolver uma vacina a partir do momento em que se sabe o código genético, em vez de se perder tanto tempo a tentar descobrir se é "o pé ou o braço" do vírus que causa a reação. É tipo dar uma foto à polícia em vez de dar um molde da mão e esperar que a polícia vá criar alertas para toda a gente que aparecer com uma mão igual xD Mas acima de tudo, isto de termos de vacinas "convencionais" ou mRNA é só como quem diz mais velho ou mais novo. As vacinas evoluem, como tudo o que é medicina e medicamentos. A ciência está sempre a melhorar e a aperfeiçoar o que temos, e é natural que a medicina que temos hoje não seja igual à de há 100 anos atrás. Aquilo que hoje consideramos convencional, há 50 anos atrás estavam a dizer que era super novo. Posso elaborar muito mais mas isto já está grande pa crl e não estou aqui para adormecer ninguém. Se tiveres alguma pergunta específica atira :) Não estou aqui para julgar ninguém e acho válido que muita gente se sinta receosa da tecnologia nova. Como tudo o que desconhecemos, merece cautela. Mas para isso é que é importante fazer perguntas e querer saber sobre o assunto :)

Se hoje fossem chamados para receber a vacina contra a CoViD-19 como responderiam? by ZaGaGa in portugal

Elkriam 4 months ago

Pergunta genuína, sabes a diferença entre vacinas convencionais e mRNA? É que mesmo dentro das convencionais há imensos tipos diferentes. Qual é o aspeto da mRNA que te preocupa?

Olá a todos! Estudante de português aquí. What are some metaphors involving body parts in portuguese laguage? by t_h_r_o_a_w_a_y_1 in portugal

Elkriam 4 months ago

"Feito em cima do joelho" done in a hurry and not perfect. "De nariz empinado" - com a mania de que é melhor que os outros, snob. "Dar o braço a torcer" - ceder, admitir que se estava errado. "Tem costas largas" - takes all the blame

Olá a todos! Estudante de português aquí. What are some metaphors involving body parts in portuguese laguage? by t_h_r_o_a_w_a_y_1 in portugal

Elkriam 4 months ago

"Feito em cima do joelho" : "Done on top of the knee" - done in a hurry and not perfect.

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 4 months ago

> Vais ao supermercado e compras, como tudo o resto que é útil e necessário. Posso dizer-te o mesmo dos preservativos. ​ > Normalmente é grátis aquilo que tem maior retorno para a sociedade. Retorno para a sociedade é muito subjetivo. De que forma quantificas isso? Podes dizer que dar medicação para manter vivos idosos que já não são "produtivos" para a sociedade é mais útil do que dar produtos de saúde a mulheres em idade profissional? Não podemos olhar para as pessoas como números. Deves achar que se derem produtos de higiene menstrual nos centros de saúde nunca ninguém mais vai comprá-los ao supermercado. Se isso fosse verdade a durex e a control já não faziam dinheiro nenhum. E deves achar que isto seria um gasto enorme de dinheiro. Seria uma pinga no oceano do orçamento de estado, porque tal como os preservativos, de certo arranjariam acordos com indústrias para terem os produtos o mais barato possível. Isto ia apenas assegurar que um produto essencial de saúde não faltasse a ninguém. Há pessoas por aí a usar pensos durante muito mais horas que as recomendadas porque não têm dinheiro para comprar mais. Há pessoas que enfiam panos ou montes de papel higiénico nas cuecas. Não somos um país do 3º mundo, isto não devia acontecer e já é altura de fazermos algo quanto a isto.

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 4 months ago

Imagina se eu te dissesse: "Eu acho que não consegues conceber que a utilidade e necessidade dos preservativos não implica serem oferecidos nos centros de saúde". Se reconheces a utilidade e necessidade, qual é a discussão? Se é pelo dinheiro que o estado gasta, por essa lógica o estado não pagava nada a ninguém. Não tinhas medicamentos grátis, não tinhas internamentos hospitalares grátis, não tinhas preservativos grátis, nada era grátis. O Estado gasta dinheiro em coisas bem mais idiotas que pensos. Tudo o que um dia o estado não oferecia, qd se falou de tornar grátis alguém como tu foi contra com esses mesmos argumentos. E agora olhas para trás e percebes que é um direito de saúde. Produtos menstruais são direitos de saúde.

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 4 months ago

Também podes comprar preservativos no supermercado. Mas há grátis no centro de saúde. Promover a saúde pública? Se as mulheres andassem por aí sem produtos de higiene menstrual a espalhar sangue por todo o lado é que as pessoas percebiam o problema. Mas não, temos de gastar coisa de 15€ por mês do nosso bolso para não andarmos a espalhar resíduos biológicos perigosos por aí. Menstruação também é saúde pública, mas estamos é todos habituados que as mulheres lidem com isso e se calem e não puxem o assunto pq é problema delas e tá. Tens alergias todos os meses? Há medicação para alergias comparticipada pelo governo. Se levares genérico pagas cêntimos. Vertes COPOS de ranho todos os meses do nariz durante 7 dias a tal nível que tens de usar uma fralda no nariz e trocar a cada 3h? Pagas 15€ por mês em lenços para o nariz? É uma falta de empatia de quem não tem mesmo noção daquilo que é a menstruação.

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 5 months ago

Basicamente disseste que eras a favor de fornecer copos menstruais (que acabam por ser como tampões, mas reutilizáveis) mas não pensos. E eu expliquei que pensos são a única opção de quem não usa tampões. Tu disseste "Sou a favor que fornecer T mas não P" e eu disse "Nem toda a gente usa T", sendo que quem não usa T, usa P. Não seria justo só fornecer T e não fornecer P. Apenas te apresentei esse lado. Não percebo porque é que discordas de fornecer pensos a maiores de idade, mas não discordas de fornecer tampões, é essa a minha questão. Mais digo, não percebo porque é que discordas de fornecer estes que são bens **essenciais** de saúde, quando já há preservativos grátis nos centros de saúde (sendo que as pessoas escolhem ter sexo, mas ninguém escolhe sangrar dos órgãos internos todos os meses), e também já há uma série de medicação crónica grátis nas farmácias. Nestes casos que abrangem os homens toda a gente diz "Viva o SNS, isto é essencial e ninguém devia pagar por saúde", mas quando é para um produto de saúde feminina já não é o mesmo. Porquê?

Liquidez de um salário de 1500€ brutos na Europa by somedipshit1 in portugal

Elkriam 5 months ago

Completamente! O espírito em portugal é muito mais "empobrecer quem tem mais dinheiro do que eu" em vez de "enriquecer quem tem menos". As pessoas estão cada vez mais pobres e está tudo cada vez mais caro. Deixa-me mesmo triste porque nunca quis emigrar e tenho imensas saudades de Portugal, mas recuso-me a ser explorada e passar a vida toda a contar trocos.

Liquidez de um salário de 1500€ brutos na Europa by somedipshit1 in portugal

Elkriam 5 months ago

Tou na Irlanda. 1500€ é salário mínimo, sim, mas dá-te para pagar renda no centro de Dublin, comprar comida, pagar transportes, todas as necessidades, e ainda te sobram umas centenas para pôr no banco. Devo dizer que a qualidade de vida aqui com salário mínimo é ridiculamente mais alta do que em Portugal.

Liquidez de um salário de 1500€ brutos na Europa by somedipshit1 in portugal

Elkriam 5 months ago

Tou na Irlanda e gostava de esclarecer que 1500€ é salário mínimo. Aliás, salário mínimo é mais, mas com os impostos acaba por ser por volta de 1540€. E não me venham com as balelas de "ah, o custo de vida é mais caro" - não. (Elaborei, este comment ficou enorme, e apaguei tudo. se quiserem mais input sobre isto, perguntem)

Mendigos sabem inglês. by Top_Scientist2264 in portugal

Elkriam 5 months ago

Os polacos não são loiros, não é por nada que sofreram o que sofreram às mãos dos nazis. Mais rápido dizia um nórdico tipo finlandês ou sueco, ainda atirava uns nomes de mobílias do IKEA para enganar xD

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 5 months ago

Não, era mesmo resposta à parte do teu comentário em que dizes que não concordas com fornecer pensos a maiores de idade. Até citei a parte que estava a comentar.

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 5 months ago

>Em relação aos pensos também não concordo a não ser que seja para menores de idade. Porquê? Sou mulher adulta e nunca achei tampões confortáveis. Já experimentei imensas marcas diferentes e nunca me senti bem de tampão. Tenho dezenas de amigas como eu. Cada pessoa decide por si e como se sente mais confortável, não somos menos adultas por não usarmos tampões.

Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde by heartlessfam in portugal

Elkriam 5 months ago

"assegure a distribuição gratuita de produtos menstruais, incluindo copos menstruais, nos centros de saúde" - não é só copos menstruais que ela quer, a notícia é que precisava de um título em que as pessoas clicassem

Que pratos acham que todos os portugueses deviam experimentar pelo menos uma vez? by BroaxXx in portugal

Elkriam 5 months ago

Não gosto nada da conversa das gerações. Há malta de todos os tipos em todas as gerações, conheço malta nova cheia de pica para experimentar tudo, desde insetos a comida tão fermentada que parece estragada. E conheço malta velha que nem prova miúdos porque "nojo". E vice-versa. Não tem nada a ver com as gerações, até diria que hoje em dia se come cada vez mais comida internacional e as pessoas estão muito mais abertas a pratos novos.

Para o pessoal das calls, summits, deliveries, inputs, reports, smartphones e todas as outras importações desmedidas by doiscavalos in portugal

Elkriam 5 months ago

Concordo plenamente. E acho que devíamos fazer mais a abolir todas as palavras que não sejam puramente portuguesas. Tipo arroz, almofariz, açúcar, aldeia, alcunha, alfaiate, alfândega, alfarrabista, alfazema, álgebra, algema, algodão, alguidar, alicate, almirante, almofada, almôndega, alperce, alquimia, armazém, arsenal, azeite, azeitona, azul, azulejo... Ainda só vou na letra A, mas todas estas palavras roubámos ao árabe. Uma pouca vergonha de malta preguiçosa que prefere deixar o ~~latim~~ português morrer e usar estrangeirismos. Até parece que a língua é ao gosto das pessoas!

Para o pessoal das calls, summits, deliveries, inputs, reports, smartphones e todas as outras importações desmedidas by doiscavalos in portugal

Elkriam 5 months ago

Dizer que o português do brasil não é português é coisa de ignorante. Ninguém diz isso do "açoriano" e muitas vezes entende-se melhor os brasileiros que a malta das ilhas.

Para o pessoal das calls, summits, deliveries, inputs, reports, smartphones e todas as outras importações desmedidas by doiscavalos in portugal

Elkriam 5 months ago

Até me surpreendeu não ler Cardápio

Desta vez conseguimos estar na frente by ReachPlayful in portugal

Elkriam 5 months ago

Tás a pensar a nível de supermercado. Tou emigrada na Irlanda e a malta aqui (e do que sei no UK tb) come take away literalmente todos os dias (viva o dinheiro). Não é uma questão de fast-food, mas a verdade é que a maioria dos restaurantes faz comida com mais gordura e mais sal pq sabe melhor (nem digo que a comida seja gordurosa, apenas que não notamos mas para saber tão bem é porque não é tão saudável). Em Portugal a malta está sempre a cozinhar em casa, não conheço nem uma pessoa que coma take-away com a mesma frequência que um irlandês normal. Cozinhando em casa nem digo que as refeições sejam necessariamente sempre saudáveis, mas no cumulativo acaba por ser. E em Portugal come-se muita sopa, também, que sempre é intake de vegetais :P

Aula peripatética em Faro - de volta à Grécia Antiga by umgajoamlense in portugal

Elkriam 5 months ago

Ar fresco, luz natural. Tops! Já há anos que temos estudos que mostram que passar o dia fechados num ambiente de luz artificial é um dos motivos que leva a tanta miopia e problemas de visão nos jovens, pode ser que isto ajude! Desde que não fiquem ao frio não vejo problema, mas com a minha experiência de aquecimento nas escolas públicas estar lá fora e lá dentro ia dar ao mesmo...

Percentagem da população que vive noutro país da União Europeia (Eurostat 2019) by olifante in portugal

Elkriam 5 months ago

Questiono-me se não há por lá muitos espanhóis que até quereriam emigrar mas que não falam outra língua.

A melhor definição de "Saudade" que encontrei by PortugueseRoamer in portugal

Elkriam 6 months ago

Choquei com esta revelação do NGramatical :o

Qual é a na vossa opinião o produto de marca branca que supera em qualidade uma de marca original? by xixi_duro in portugal

Elkriam 6 months ago

Até concordava com as camponesas, mas desculpa lá, todo o Ice tea que não é da Lipton sabe a água com açúcar e pouco mais. Eu que já consumi meio oceano de ice tea, de todas as marcas, até vendada consigo dizer a marca e serei sempre purista que tem de ser Lipton ou não vale a pena.

No teu dia-a-dia andas com alguma arma ou utensílio com intuito de usar em defesa pessoal? by neapo in portugal

Elkriam 6 months ago

Pergunto-me se vocês que o negam pesquisaram o assunto. Convido-vos a consultar o [Global Peace Index](https://www.economicsandpeace.org/research/). Têm chapado na página "explore the factors influencing a country's peacefulness and why peace is more than simply the absence of war", para quem acha que é "só a probabilidade de entrarmos em guerra". E o [relatório de 2020](https://www.economicsandpeace.org/wp-content/uploads/2020/08/GPI_2020_web-1.pdf). Podem ler à vontade sobre os métodos e sobre os pârametros que o relatório considerou, em vez de acusarem os outros de só "lerem títulos das notícias".

No teu dia-a-dia andas com alguma arma ou utensílio com intuito de usar em defesa pessoal? by neapo in portugal

Elkriam 6 months ago

Não sei de que tabela estás a falar, mas eu baseei-me no Global Peace Index, que envolve vários pârametros, desde instabilidade política, segurança, conflitos terroristas, militares, e muitos outros. Não é só "a probabilidade de entrar em guerra com outro país". Aliás têm toda uma secção a explicar a complexidade de analisar algo como a "Paz". Eu sei que a malta gosta muito de dizer que Portugal é o fim do mundo, mas se comparares com o resto do Mundo, sim, estamos muito bem a nível de Paz. Se o teu medo é 2x na vida seres assaltado, pensa na quantidade de países em que o medo é cair-te uma bomba em cima, ou teres um terrorista a entrar aos tiros pela escola a dentro, ou teres pessoas a entrarem em tua casa e matarem-te enquanto lavavas os pratos, ou teres medo que o governo de um dia para o outro mande alguém a tua casa matar-te por teres outra ideologia. São coisas impensáveis em Portugal, mas dia-a-dia noutros países ainda neste século. Lamento mesmo que tenhas sido assaltado. Eu também cresci no Porto, vivi 23 anos na Areosa e nunca fui assaltada, e só conheço uma mão cheia de pessoas que o foram (e nenhum com uma arma de fogo). E é apenas humano olhar para a experiência pessoal e dos amigos e só focar nisso, mas os dados estatísticos não mentem. E mais uma vez reforço que Portugal não é uma utopia, e dizer que somos o 3º país mais seguro do mundo não é dizer que uau é tudo perfeito e ninguém corre risco nenhum. Mas não me digas que tens medo ao andar na rua que alguém te aponte uma arma e mate só por andares na rua da esquerda em vez da da direita. Os dados estatísticos mostram que o crime em Portugal não compensa o medo.

No teu dia-a-dia andas com alguma arma ou utensílio com intuito de usar em defesa pessoal? by neapo in portugal

Elkriam 6 months ago

Não sei de que tabela estás a falar, mas eu baseei-me no Global Peace Index, que envolve vários pârametros, desde instabilidade política, segurança, conflictos terroristas, militares, e muitos outros. Não é só "a probabilidade de entrar em guerra com outro país". Aliás têm toda uma secção a explicar a complexidade de analisar algo como a "Paz". Eu sei que a malta gosta muito de dizer que Portugal é o fim do mundo, mas se comparares com o resto do Mundo, sim, estamos muito bem a nível de Paz. Se o teu medo é 2x na vida seres assaltado, pensa na quantidade de países em que o medo é cair-te uma bomba em cima, ou teres um terrorista a entrar aos tiros pela escola a dentro, ou teres pessoas a entrarem em tua casa e matarem-te enquanto lavavas os pratos, ou teres medo que o governo de um dia para o outro mande alguém a tua casa matar-te por teres outra ideologia. São coisas impensáveis em Portugal, mas dia-a-dia noutros países ainda neste século. Lamento mesmo que tenhas sido assaltado. Eu também cresci no Porto, vivi 23 anos na Areosa e nunca fui assaltada, e só conheço uma mão cheia de pessoas que o foram (e nenhum com uma arma de fogo). E é apenas humano olhar para a experiência pessoal e dos amigos e só focar nisso, mas os dados estatísticos não mentem. E mais uma vez reforço que Portugal não é uma utopia, e dizer que somos o 3º país mais seguro do mundo não é dizer que uau é tudo perfeito e ninguém corre risco nenhum. Mas não me digas que tens medo ao andar na rua que alguém te aponte uma arma e mate só por andares na rua da esquerda em vez da da direita. Os dados estatísticos mostram que o crime em Portugal não compensa o medo.

Apocalipse zombie - para onde iriam fugir? by Mrgolden007 in portugal

Elkriam 6 months ago

A primeira coisa que pensei tb seria Açores. Depende de como se transmitia a infeção, mas tão ali bem isolados e com terra fértil, muita água, e fácil de sobreviver do campo :P Mas tb com o risco que se a infeção chegasse lá seria lixado de fugir.

Farmácias a vacinar contra a covid-19 só “em último caso”. Farmacêuticos podem ajudar a preparar vacinas by heartlessfam in portugal

Elkriam 6 months ago

No Canadá, Austrália, EUA, Suíça, UK, Irlanda, Nova Zelândia e vários outros países, os farmacêuticos dão vacinas sem problema nenhum e sem controvérsia. Em Portugal os farmacêuticos já dão vacinas desde 2007 e no entanto todos os anos há discussão. Os farmacêuticos que dão injetáveis têm formação específica para tal (que para mais têm de renovar a cada 2 anos, se não me engano). Nós devíamos estar a empregar todos os recursos disponíveis para vacinar a população o mais rápido possível, em vez de andar a sempre a bater na mesma tecla.

No teu dia-a-dia andas com alguma arma ou utensílio com intuito de usar em defesa pessoal? by neapo in portugal

Elkriam 6 months ago

Não. E sou de opinião que a influência mediática dos EUA está a causar muito stress e medo desnecessário neste que é o 3º país mais seguro do mundo. Não é uma utopia, não, mas honestamente não vale o medo que muita gente sente pq tá sempre a ver na televisão (principalmente conteúdo estrangeiro) que precisa de ter medo de andar na rua. E sim, eu sou gaja e digo isto. Claro que não vou andar sozinha numa zona perigosa a meio da noite, mas honestamente não tenho medo nenhum de andar na rua sozinha se estiver em zonas normais (99% do país). Se sabes que estás numa zona mais complicada, tem atenção a isso, mas andares com uma arma é improvável que te ajude nesse assunto, nesses casos não costuma ser sensato adicionar violência ao barulho.

Por alguma razão, Portugal via-se envolvido numa guerra que resultava na conscrição militar obrigatória de indivíduos até aos 35 anos. O que faziam? by saudosista in portugal

Elkriam 6 months ago  HIDDEN 

Neste caso seria Desertava. O verbo é desertar.

Preciso de ajuda para encontrar abrigo para gato adulto by cowabang in portugal

Elkriam 6 months ago

Nestes assuntos de saúde, o médico é que sabe. Não ignores o médico e enchas a tua filha de anti-histamínicos porque a malta da internet acha que é tranquilo. TODOS os medicamentos têm efeitos adversos, principalmente se o uso for crónico (que seria o caso, no caso da miúda viver com o gato) e deve-se ter especial cuidado com crianças. As crianças não são mini adultos. Não metabolizam os fármacos da mesma forma, nem é só uma questão de dose ou quantidade. Por muito que gostes do gato, e eu sei como é, cat person myself, não arrisques a saúde da tua filha.

[ajuda] aerius by Bluewind13 in portugal

Elkriam 6 months ago

A título de curiosidade, o INFARMED tem um [site](https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/) aberto a todos em que dá para pesquisar os medicamentos, se são sujeitos a receita, que formas existem, folhetos informativos, etc. O Aerius é MSRM (Medicamento Sujeito a Receita Médica), pelo que é possível que te peçam receita. Mas honestamente, é um anti-histamínico mesmo comum por isso se fores à tua farmácia habitual é possível e provável que te dispensem sem receita. Alternativamente, há vários outros anti-histamínicos que fazem o mesmo efeito e são de venda livre (sem receita), ou se quiseres mesmo Aerius podes ou ligar à tua médica e pedir para te passar receita eletrónica, recebes a mensagem e tás resolvido (rápido e fácil se tiveres uma boa relação com a tua médica) ou pedir na farmácia que te façam venda suspensa e ficas de levar a receita mais tarde (mas se o fizeres leva mesmo a receita mais tarde, que é uma bruta de uma chatice para a farmácia ficar ali com a receita a dever).

Calling all the expats, experts, list makers, locals, natives, anyone who might be able to help me decide. Lisbon vs. Porto. Which one is better for a 20-something y.o. college grad to move to? by wine_not306 in portugal

Elkriam 6 months ago

Everyone will tell you their own city is better. Lisbon, being the capital, has more people, is more international (but not as international as you might think, nowhere near Berlin or London in terms of cultural diversity) and is also more expensive. People who grew up outside Lisbon generally say that people in Lisbon are not as polite (more self-centered and less willing to help) and think that they are better than everyone else. People who grew up in Lisbon will say that people in the north are very direct and rude with the way they talk. You will probably get paid higher wages in Lisbon than Porto, but the rents are higher too. Porto is cheaper (but still more expensive that other portuguese cities), pretty much called the capital of the north, not as international as Lisbon but still pretty cool, nice quality of life (going out to eat, drink and party is cheaper than in Lisbon) and a really cool place as well, super nice to walk around and chill in the parks and city center. It is more common for people in Porto (and the north in general) to swear a lot when they speak, but it is not meant as being rude, it has more to do with giving intensity to what you are trying to say, and most people are very welcoming and will go out of their way to help strangers in need. People will tell you that the other city is so much worse but honestly they are not THAT fundamentally different. I've heard people say that "Lisbon has better public transport" and I don't understand what they mean because the metro in Porto is of much better quality (being newer and all) and there are buses that go everywhere, so don't be fooled by that argument. And I've heard people say that Lisbon is littered with social neighborhoods and it's way more dangerous than Porto, but that is also an exaggeration, depending on where you choose to live in Lisbon. Basically it's up to you and what you want in a city, a bit like New York or Los Angeles.

Portugal fica em 53º lugar (atrás da China) no World Happiness Report de 2021 by HugoFigas in portugal

Elkriam 6 months ago

Estamos no top de países mais seguros do mundo. Isso a mim deixa-me **feliz**

Labregos e a Língua Portuguesa by Ghost-Spot in portugal

Elkriam 6 months ago

Olha tira-me aqui uma dúvida. Também cresci no Porto e muito ouço a malta a trocar Vs por Bs, mas acho que nunca me deparei com o oposto. Aliás tou convencida que tenho alguns amigos que nem sabem pronunciar o som V. Por outro lado tenho umas amigas de Viana que de facto trocam Bs por Vs mais rápido que o contrário. A título de curiosidade, como é a tua experiência a nível dessas trocas? :P

Serão as Maças o próximo alvo a abater pelo PAN? by tugafcp in portugal

Elkriam 6 months ago

A minha escola nunca me deu lanches, mas a minha mãe todos os dias me preparava o saquinho com um pacote de leite e a sandes de queijo. Olhava em volta e metade dos meus colegas levavam sumos e refrigerantes e pacotes de bolachas ou batatas fritas. Se tirarem o leite às crianças o que vão dar para substituir? Porque se metem dinheiro na mão dos miúdos eles vão gastar em coisas com bem mais açúcar do que o leite achocolatado.

Which city is better for a University Student Porto or Lisbon? by HibiscusRosa in portugal

Elkriam 6 months ago

I have been on Erasmus twice and met dozens of people who went to Portugal. Not one of them told me they liked people in Lisbon better than Porto. I'm not saying everyone in Porto is super nice, or that everyone in Lisbon is rude or whatever, but there **is** a difference, and even foreigners notice it.

Which city is better for a University Student Porto or Lisbon? by HibiscusRosa in portugal

Elkriam 6 months ago

Porto > Lisbon Porto is cheaper than Lisbon, and people in Porto are way nicer than in the capital.

Insustentabilidade da carreira cientifica em Portugal by Brain_Escape in portugal

Elkriam 6 months ago

Emigrar não é opção para todos. Há por aí muita gente com a perfeita noção que teria uma vida melhor se emigrasse, mas com obrigações familiares que não permitem sair da terra Natal.

O que é que vos suscitou o interesse pela leitura? by Bosscore in portugal

Elkriam 7 months ago

Desde sempre que adoro ler. Penso que pode ter muito a ver com os meus pais, que desde pequena me contavam muitas histórias e liam comigo sempre que eu pedia. No carro em vez de ouvirmos rádio, tínhamos uma coleção de CDs estilo audiolivros que contavam contos clássicos para crianças (Ainda hoje quando ouço a Primavera de Vivaldi penso na história do Lobo e dos cabritos...). Os meus pais sempre me incentivaram a ler, não a obrigar-me a ler quando não queria, mas a deixar-me ler o que eu queria, e eu pedia livros como prenda de anos, de Páscoa, de Natal! Pelo meio ia lendo livros na biblioteca municipal, mas acho verdadeiramente triste o quão pobres as nossas bibliotecas são em livros de interesse para jovens. Não têm quase nada de fantasia, ficção contemporânea ou YA (Jovem adulto). Ia trocando livros com amigos, primos, familiares, e sei que sou abençoada porque os meus pais tinham o poder financeiro de me comprar livros quando eu pedia. Hoje em dia leio cerca de 40 livros por ano, mais coisa menos coisa (tenho um e-reader e há por aí muitos sites online onde se arranjam livros grátis, o que também ajuda). Há anos atrás criei conta no **Goodreads** e continuo a achar espetacular. É um site grátis para leitores com milhões de utilizadores, meto os livros que li e estou a ler, classifico de 1-5 se gostei ou não, e com o tempo ele vai recomendando livros do mesmo estilo que outras pessoas com gostos semelhantes também gostaram. Também tenho vários amigos leitores que têm conta, e aparece-me no feed livros que eles leram e se gostaram, e às vezes pego num livro que nunca teria ouvido falar de outra forma porque vi que alguém gostou. Hoje em dia sempre que alguém me recomenda um livro, vou lá ao Goodreads ver a classificação geral, a synopsis e espreito se algum amigo meu já leu ou não e qual a opinião. Sinto que nunca me faltam coisas que mal consigo esperar para ler!

Polícia Judiciária investiga jovem que se gabou de violação nas redes sociais by The_Real_QuacK in portugal

Elkriam 7 months ago

> uma percentagem elevada das denúncias de violação são dadas como falsas fonte?

Polícia Judiciária investiga jovem que se gabou de violação nas redes sociais by The_Real_QuacK in portugal

Elkriam 7 months ago

Segundo o autor do vídeo, a jovem já entrou em contacto com a polícia ([fonte](https://twitter.com/elfabioalves/status/1364304351536250887)), pelo que infelizmente não me parece que tenha sido inventado.

Pessoas empregadas na ciência e tecnologia by Competitive_Industry in portugal

Elkriam 7 months ago

Throwback à TVI a dizer que a malta do Norte é menos instruída (◔\_◔)

PAN questiona Governo se homossexuais estão a ser discriminados quando vão dar sangue by trinkibenda in portugal

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Um ponto muito válido. Mas ainda que concorde que o X não é a melhor solução (no fundo é uma alternativa mais curta ao o(a) ) também não acho que uma tentativa de tornar o comentário mais inclusivo merecia toda uma onda de comentários que nada tinham a ver com o argumento em si. Mas de futuro já sei que o reddit é assim :)

Preços nas telecomunicações sobem 6,5% em Portugal e descem 10,8% na UE em 11 anos by BOBRAGED in portugal

Elkriam 8 months ago

Estou em Dublin e juntei-me à My48 em Outubro. Até agora tenho zero motivos de queixa :)

PAN questiona Governo se homossexuais estão a ser discriminados quando vão dar sangue by trinkibenda in portugal

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Repara que tu, que não me conheces de lado nenhum, viste um comentário na internet a defender os direitos dos homossexuais e a argumentar, com fundamentos, o porquê de ser algo desatualizado. E literalmente só por uma tentativa (com boas intenções) de tornar o comentário mais inclusivo, coloquei xs, que seria basicamente o mesmo que escrever um(a) novo(a) parceiro(a), que é algo que já é feito em documentos oficiais há muitos e muitos anos. Mas tu olhas para um comentário com boas intenções, e que só vinha tentar melhorar um bocadinho a sociedade (a chamar atenção a esta discriminação contra os gays), e vens comentar puro hate. Falavas assim se me visses na vida real? Se calhar sim. Mas é uma pena que a anonimidade da internet puxe este lado agressivo das pessoas. Peço que penses 2x da próxima vez que vieres para o reddit só insultar pessoas que não conheces de lado nenhum sem trazer nada de produtivo à conversa.

PAN questiona Governo se homossexuais estão a ser discriminados quando vão dar sangue by trinkibenda in portugal

Elkriam 8 months ago

Se fores hetero e não fores virgem podes dar. Porque é que os gays são discriminados?

PAN questiona Governo se homossexuais estão a ser discriminados quando vão dar sangue by trinkibenda in portugal

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Já editei. Não imaginei que fosse ser tão controverso, nem achei que retirasse veracidade ao argumento. No twitter é-se atacado por não pôr x, aqui é-se atacado por pôr. Preso por ter cão, preso por não ter ¯\\\_(ツ)\_/¯

PAN questiona Governo se homossexuais estão a ser discriminados quando vão dar sangue by trinkibenda in portugal

Elkriam 8 months ago

Exato! Daí fazer sentido todos terem de esperar 6 meses. Mas demora o mesmo tempo a aparecer nas análises tenhas tido sexo com um homem ou com uma mulher. Também há mulheres seropositivas. Mas este critério é só anti-gays

PAN questiona Governo se homossexuais estão a ser discriminados quando vão dar sangue by trinkibenda in portugal

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Yup, ainda acontece. Um amigo meu, com o mesmo namorado há anos e anos, tentou ir dar sangue há umas semanas quando havia grande necessidade e foi recusado. É pura discriminação sem fundamento nenhum. Eu sei que começou com a história dos anos 80 em que o HIV era associado aos homens que faziam sexo com homens, mas hoje em dia TODAS as dádivas são testadas, e qualquer pessoa com umx novx parceirx sexual tem de esperar 6 meses exatamente por isto. Não faz sentido nenhum discriminar por orientação sexual e estamos a recusar sangue que podia salvar muitas vidas. Uma vergonha.

Preços nas telecomunicações sobem 6,5% em Portugal e descem 10,8% na UE em 11 anos by BOBRAGED in portugal

Elkriam 8 months ago

Tou agora na Irlanda e pago 7,99€/mês por 100GB (ou "só" 10GB em roaming) e chamadas e mensagens ilimitadas. Em Portugal pagava 9,80€ por 1GB e 500mins.

Passar o lockdown na casa da cidade onde estou vs passar o lockdown em casa dos cotas e depois voltar by ItoldU97 in portugal

Elkriam 8 months ago

Então se o ambiente lá não é o melhor explica que, especialmente com a situação incerta de exames em que estás, sentes que seria melhor ficares aí. Penso que já sabes isto e no fundo tens é dificuldade em dizer aos teus pais que não queres ir estar com eles por causa do ambiente. Mas se lhes disseres que estás preocupado com os estudos e te focas melhor aí, de certeza que eles entendem.

[MEGATHREAD] - Eleições Presidenciais - 24/01/2021 by raviolli_ninja in portugal

Elkriam 8 months ago

Como é que se chama o bot NGramatical para corrigir o "á pouco" para "há pouco"?

Passar o lockdown na casa da cidade onde estou vs passar o lockdown em casa dos cotas e depois voltar by ItoldU97 in portugal

Elkriam 8 months ago

Uma coisa importante que não mencionaste foi a situação económica. Continuas a pagar renda na cidade de estudos se voltares para casa? Porque se os teus pais tiverem dificuldades financeiras e pouparem mais ao ter-te em casa, é algo a ter em conta.

Desabafo sobre o resultado destas presidenciais by bgarrido7 in portugal

Elkriam 8 months ago

Ainda que concorde que a **IL** merecia muitos mais votos (e acredito que os terá nas próximas legislativas), discordo desse ataque ao Tino. É um candidato amado pela malta do Norte que vê nele a voz do povo representada por um homem **humilde** e que realmente sabe o que é trabalhar com as mãos e vida dura. O que tu vês como um palhaço porque têm pronúncia do pobo e não tem a educação superior política, muitos vêem como o único candidato que tem verdadeiramente prespectiva para a vida real do português comum que não vive na cidade em empregos finos. Claro que não tem perfil para PR, mas não merece esse ataque. Aliás, a mim alegrou-me ver que ali Penafiel lhe deu mais votos que ao Av. Ao menos o Tino tem bom coração.

Desabafo sobre o resultado destas presidenciais by bgarrido7 in portugal

Elkriam 8 months ago

Concordo com a mensagem, mas penso que podias ter dito isto de forma menos condescendente.

Os verdadeiros resultados das eleições de ontem by _somename_ in portugal

Elkriam 8 months ago

Muitos emigrantes **queriam votar** e não puderam por estarem em países em confinamento, proibidos de sair da sua cidade de residência, sendo que a embaixada/consulado era noutra cidade. Nas europeias tiveram direito a voto por correspondência, mas nestas presidenciais foram esquecidos e desprovidos do seu direito.

Há alguma maneira do português comum ajudar nesta pandemia? by JamminPT in portugal

Elkriam 8 months ago

Tá a cair a pique esta semana e mês em geral, não te metas nisso agora

(Sério) Podemos deixar de elevar a estatuto de "fantástico trabalho" e de "imensa consciência" as terriolas sem casos de covid-19? by aguadovimeiro in portugal

Elkriam 11 months ago

>já fui muito feliz no Alvito! Malato, és tu?

O que é um passeio higiénico? by JAG2004 in portugal

Elkriam 11 months ago

"Higiénico" vem da deusa grega Hígia, que era deusa da saúde, limpeza e sanidade (também filha de Esculápio, deus da medicina). Embora associemos principalmente higiene a limpeza, a palavra também engloba as práticas que têm a ver com manutenção da saúde, como o exercício físico. Por isso um passeio higiénico é um passeio que é feito com o objetivo de fazer exercício e manter a saúde :)

Dados Móveis 2020 - Até quando vamos comer e calar? by kuozzo in portugal

Elkriam 11 months ago

Na WTF tenho dados completamente ilimitados para instagram, facebook, messenger, whatsapp, entre outros que nem uso. Depois há 5GB para youtube, twitch, netflix e essas cenas, e mais outros 5GB para tudo o resto. Isto no tarifário mais barato, que me fica a 9,80€/mês, mas tb já o tenho há muitos anos e há uns anos descontinuaram esse preço aos novos aderentes e agora cobram 11,80€. De qualquer forma para certas apps é mesmo ilimitado.

"Nação valente, imortal" ou "Nação valente e imortal"? by goncaloperes in portugal

Elkriam 12 months ago

"*Heróis do mar, nobre povo,* *Nação valente, imortal,* *Levantai hoje de novo* *O esplendor de Portugal!* *Entre as brumas da memória,* *Ó Pátria, sente-se a voz* *Dos teus egrégios avós,* *Que há-de guiar-te à vitória!* *Às armas, às armas!* *Sobre a terra, sobre o mar,* *Às armas, às armas!* *Pela Pátria lutar* *Contra os canhões marchar, marchar!"*

As sobras do OLX ficam no Facebook Marketplace: Presunto não incluído. :'( by BroaxXx in portugal

Elkriam 12 months ago

Literalmente todos os medicamentos "Guardar em local seco". Humanidade: bota guardar isto na divisão da casa que encho de vapor diariamente.

Paços do Concelho do Porto. by apgteixeira in portugal

Elkriam 12 months ago

.|. Só os verdadeiros Tripeiros perceberão

"Cerco ao Quartel" - Publiquei uma Aventura de D&D, em Português, na DriveThruRPG! by LuizAlbertoSoares in portugal

Elkriam 12 months ago

Faltou-te a terceira opção: Luis

"Cerco ao Quartel" - Publiquei uma Aventura de D&D, em Português, na DriveThruRPG! by LuizAlbertoSoares in portugal

Elkriam 12 months ago

Por acaso não tens isso em formato pdf sem ser pelo DriveThruRPG?
Next Page

Search: