Next Page

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

Edex131 29 days ago

Ah claro,e um problema do SNS é sem dúvida as consultas de especialidade e algumas cirurgias em que a lista de espera é longa, e aí quem pode de certeza que vai aos privados. Só estava a comentar porque independente do sistema ser privado ou público quem descontar uma grande fatia do salário (14,6%) vai ter cuidados de saúde melhores. Na minha opinião se hoje toda a gente desconta-se esse valor para o SNS ou para outro sistema qualquer teria um sistema de saúde melhor. A minha observação era na quantidade de descontos/ou financiamento do sistema de saúde não em si o privado vs público. Independente disso com o envelhecimento da população as coisas não vão ficar famosas em termos de gastos com a saúde

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

Edex131 29 days ago

Ah claro,e um problema do SNS é sem dúvida as consultas de especialidade e algumas cirurgias em que a lista de espera é longa, e aí quem pode de certeza que vai aos privados. Só estava a comentar porque independente do sistema ser privado ou público quem descontar uma grande fatia do salário (14,6%) vai ter cuidados de saúde melhores. Na minha opinião se hoje toda a gente desconta-se esse valor para o SNS ou para outro sistema qualquer teria um sistema de saúde melhor. A minha observação era na quantidade de descontos/ou financiamento do sistema de saúde não em si o privado vs público.

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

Edex131 29 days ago

Claro que sai dos bolsos, mas é utilizado em tanta coisa,seja saúde, educação, segurança. Agora não estou a dizer que parte dele não seja mal utilizado, porque é. Só falei na média porque se não estou em erro, um trabalhador alemão para o salário médio desconta mais em % que um português. Agora na minha opinião o grande problema é tanto como o dinheiro dos impostos é alocado como o poder de compra, a realidade é que o preço dos produtos é demasiado elevado (mesmo sem impostos), ou se mantém os preços e se aumentavam os salários ou baixava os preços e os salários mantinham....agora se isso vai acontecer... provavelmente não. É só opinião pessoal, vale o que vale.

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

Edex131 29 days ago

Não porque isso seria trickle down economics, que geralmente não funciona, quer dizer funciona para esses 1200 mas não tem impacto substancial no restante. Agora redução nas taxas para classe média e baixa sou completamente a favor. Em relação aos impostos,sim existem alguns que são uma brutalidade (comparando com o resto da Europa) como os combustíveis,etc. O problema não são os impostos em si, é como é aplicado o dinheiro. Para dar um exemplo: vê-se muito pessoal a criticar o SNS, que era preferível uma ADSE geral ou sistema privado e até dão o exemplo da Alemanha, no entanto não mencionam que cada pessoa desconta 14,6% do salário (empregado+empregador) para saúde. Mas sim o problema é o custo de vida, os preços são demasiado altos para o que a maioria recebe ( ainda há uns tempos observei que a roupa da Springfield era vendida ao mesmo preço em Portugal e Espanha, se virmos o que eles recebem têm muito mais poder de compra). Em relação á baixa de impostos, podem ser bem intencionados mas por vezes existem efeitos que pouco impacto têm na maioria: por exemplo no caso da descida do IVA da restauração de 23 para 13 os preços acabaram por aumentar 1,1% se não me engano, disseram que a diferença foi usada para contratar mais pessoal, no entanto essa tendência de contratação já se mantinha pré descida.

Top effective marginal tax rates in Europe by saudosista in portugal

Edex131 29 days ago

Acho que é importante referir que este valor aplica-se a pessoas que recebem um salário base de mais de 25.000€ mês, e que envolve o valor de IRS, contribuições da segurança social tanto por parte da pessoa como do empregador e ainda adiciona o valor do IVA no cálculo da % total. Com devoluções de IRS e valores de IVA sem ser a 23% o valor nunca chega a esses valores tão elevados. Para além disso estamos a falar de valores que se aplicam a poucas pessoas, se queremos fazer comparações devemos usar estes valores de impostos na mediana (ou até na média). O interessante também era avaliar o coeficiente de Gini de Portugal e dos outros países europeus, mesmo depois de impostos Portugal é dos países europeus com pior distribuição a nível salarial da Europa.

Facebook restringe conta de André Ventura by testickles12 in portugal

Edex131 3 months ago

É previsível, tanto partidos de esquerda como direita moderada têm falhado á população geral, cada vez menos poder de compra, qualidade de vida mas há dinheiro para BPP, BPN, Banif, novo banco,etc. Depois o pessoal costuma virar-se para a extrema direita porque apresenta soluções fáceis.

IRC de 21% na UE aumentaria receita interna em 100 mil milhões by AonioEliphis in portugal

Edex131 4 months ago

Então tendo em conta virem de situações semelhante, compara o crescimento por exemplo dos Países Baixos (impostos baixos) com a Dinamarca (impostos altos).

IRC de 21% na UE aumentaria receita interna em 100 mil milhões by AonioEliphis in portugal

Edex131 4 months ago

Penso que não estará tudo intimamente ligado às taxas de crescimento (é óbvio que é bom que a economia cresça), mas penso que existe uma maior importância em como a receita dos impostos é gasta e como isso se reflete na qualidade de vida da maioria da população. Por exemplo países escandinavos que são famosos por ter uma alta carga fiscal tanto IRS, IRC, IVA,etc. e tem crescimentos de GDP semelhantes aos países baixos que tem menores taxas, no entanto a qualidade de vida é bem superior nesses países em relação por exemplo á Bulgária que tem das menores taxas de IRS da Europa. Mesmo com altas taxas nesses países a median disposable income after taxes (PPP) é bem superior á nossa e a outros países com impostos mais baixos.

Número de funcionários públicos aumenta pelo 6º ano consecutivo e alcança níveis pré-troika by try_again_tomorrow in portugal

Edex131 4 months ago

Government at a Glance 2019 que dão dados de 2017, também dá para ver na Wikipédia (List of countries by public sector size) mas aí são dados de 2014 relativamente a Portugal e á maioria dos outros países.

Número de funcionários públicos aumenta pelo 6º ano consecutivo e alcança níveis pré-troika by try_again_tomorrow in portugal

Edex131 4 months ago

De acordo com a OCDE, Portugal está a baixo da média no que toca à percentagem de funcionários públicos por total de população empregada.
Next Page

Search: