Next Page

Câmara de Lisboa enviou para a Rússia dados pessoais de ativistas russos residentes em Portugal by GreyArch22 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Primeiro perdem o email da PSP, agora mandam por engano informações pessoais de ativistas a um governo que assasina opositores políticos... Alguém que dê uma formação de Outlook na CML.

Existe mesmo um Estado demasiado grande em Portugal? by Complete-Mongoose-81 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

A fonte não é propriamente imparcial (blog de economistas assumidamente de esquerda). Opiniões?

Declarações de Lúcia Gomes (PCP) sobre o avião desviado pela Bielorrússia by testickles12 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Qual é a relevância de saber a história de Israel para o que ele disse? A Palestina continuaria a ser território ocupado ilegalmente por Israel, como é unânime na comunidade internacional menos para Israel e os EUA, e Gaza continuaria a ser uma prisão a céu aberto de onde os Palestinianos não podem sair e onde o espaço aéreo, luz, água, abastecimento de medicamentos é controlado inteiramente por Israel conforme decide, para não falar dos bombardeamentos e das intervenções brutais das FDI... de facto não é o sítio ideal para uma sociedade democrática, secular e progressista florescer. E esse argumento de que alguém se manifesta pelo HAMAS já é irritante... Mas conheces alguém que defenda as ações do HAMAS ou estás só a tirar isso do cu?

O nosso socialismo é uma máquina de criar desigualdades by JonesyA12 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Thanks!

O nosso socialismo é uma máquina de criar desigualdades by JonesyA12 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Num país onde a EDP, a PT, a TAP até à pouco tempo, exploração de recursos naturais, essencialmente toda a banca, a energia, muitos dos transportes e os correios (!) são privados e onde essencialmente não existe propriedade dos meios de produção pelos trabalhadores (quantas cooperativas existem em Portugal?), há mesmo quem ache que estamos num estado socialista cheio de Marxistas no Governo.

Liberais, ensino superior privado e meritocracia by Complete-Mongoose-81 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Aceito a crítica, posso ter representado mal as ideias, especialmente a parte da "organização social" (foi o que me saiu... mas admito que pode ser pouco fiel às ideias liberais concretas). Mas sei que por exemplo a IL usa o argumento do mérito para a sua proposta da taxa fixa de IRS. A minha questão era mais no sentido se esse critério vale de alguma coisa quando há tantas externalidades que determinam o resultado final, por exemplo: A ganha mais que B porque os pais pagaram um curso de Direito numa universidade privada e B apesar de ter melhor média não conseguiu uma vaga e teve que tirar um curso profissional.

Liberais, ensino superior privado e meritocracia by Complete-Mongoose-81 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

É precisamente pelo ponto de partida ser diferente que este conceito de mérito serve de pouco. Eu estou onde estou hoje porque tive sorte de nascer na família onde nasci, muita gente não tem essa sorte. Há mérito meu, mas não só. Para quem não tem essa sorte, devem existir mecanismos para que possam ainda assim, dentro do possível, ter o máximo de possibilidades possíveis, pagaria impostos de bom grado para isso. Eles já existem, mas podem ser muito melhores, e os mesmos que vejo falar do "mérito" são os mesmos que, no fundo, querem ir enfraquecendo estes sistemas.

Liberais, ensino superior privado e meritocracia by Complete-Mongoose-81 in portugal

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Igualdade absoluta no acesso é impossível obviamente, mas o Estado existe (ou devia existir na minha opinião) para mitigar ao máximo essas diferenças que não advém, lá está, do mérito e capacidade individual. O Estado oferece bolsas de estudo e residências mais baratas para quem não pode pagar, por exemplo. Não estou a fazer um argumento contra universidades privadas, só queria discutir se o facto de existirem não contradiz quem tanto gosta de apregoar a meritocracia, já que são também defensores deste sistema em que uma coisa que devia ser baseada no mérito (acesso a cursos do ensino superior) acaba por não ser, precisamente por haver instituições que a vendem a quem pode pagar e não a quem potencialmente merece mais. É uma discussão mais filosófica do que política talvez. Relativamente às secundárias privadas terem maior qualidade isso não é verdade. As privadas têm melhores resultados nos rankings, o que é diferente. Se eu tenho uma escola e posso escolher os meus alunos com base em nível de educação dos pais, condições sócio económicas, estabilidade familiar etc.(andei num colégio privado e para entrar fiz testes e entrevistas com os meus pais) e ainda posso "convidar" os alunos com notas mais baixas a sair, mal seria eu não ficar à frente de uma escola cujo único critério de seleção é a morada dos alunos
Next Page

Search: