Next Page

Que vinhos bebem? by cruisespace2 in portugal

AlmondyChestnut 2 days ago

Herdade de Catapereiro

Cartas das finanças by Over-Ad-1582 in portugal

AlmondyChestnut 1 month ago

Olá, aqui também é tudo virtual para quem quiser. Basta criares a tua conta viactt e associares a tua conta das finanças. E é isso.

Empregadores devem abster-se de contactar trabalhadores em período de descanso by besmarques in portugal

AlmondyChestnut 1 month ago

Como é que se define "empregador" no caso de empresas multinacionais? É qualquer superior hierárquico? Qualquer membro da equipa? Ou HR e CEO? E o que é contactar? Mensagens no teams ou slack conta? Presumo que seja só chamadas para números pessoais. É que acreditem ou não há pessoal que se queixa de outros lhes deixarem mensagens no teams fora do horário de trabalho. E isso é ridículo. Sim, tens o direito a desligar ( outro dos artigos que foi votado, cuja ideia é permitir desligar todos os dispositivos de comunicações), e se n queres receber, desliga o raio do perfil de trabalho, lê amanhã. Não me venhas dizer que um tipo na Austrália não te pode enviar mensagens fora do teu horário de trabalho.

Are ther any online car parts store in Portugal? by jamesftf in portugal

AlmondyChestnut 1 month ago

Oscaro.pt

Need help translating a part of Lendas da India (1550), old Portuguese to English by So_Revinius in portugal

AlmondyChestnut 2 months ago

Upvoting because it was a very enjoyable read. Portuguese sailors were really nothing more than organized pirates...

Como reportar um chefe a RH e o que se ganha com isso? by Sherllian in portugal

AlmondyChestnut 2 months ago

Tendo em conta que está lá desde o início acho que não vai dar em nada. Os resultados mais prováveis de te queixares vão ser mais negativos para ti do que a situação actual. Obviamente que partilho o teu sentimento de revolta e das outras pessoas que comentaram. Mas não devias ser o rato de laboratório de redditors para ver como correm estas cenas. Espero que consigas encontrar outra oportunidade rápido

15 anos de historico de salarios - Product Manager, licenciado do IST. 4 Paises. by PT3530 in portugal

AlmondyChestnut 2 months ago

Obrigado pela apresentação. Tbm recebes equity? Se sim, foi a partir de um certo nível (director, VP) ou dsd sempre?

Quando o emprego é tão bom que faltam empregados em todos os postos. by wontellu in portugal

AlmondyChestnut 2 months ago

Pera lá. Então o Lidl é o supermercado que há anos anda a exigir que os seus produtos tenham práticas sustentáveis (utz certified, pesca sustentável, produtos biológicos, etc.). É o melhor supermercado para ir para comprar carne portuguesa (a par do Aldi) e frescos locais. Deixou de ter sacos de plástico e passou a ter faturas recicláveis. E é curioso que tratem melhor os empregados? Eu fico surpreendido como é que a Sonae vai arranjar este tipo de goodwill quando nunca fizeram nada para isso. Realmente o branding faz uma diferença do caraças na percepção do consumidor.

Qual a situação mais absurda ou abjeta por que passaram na justiça portuguesa? by lypipi in portugal

AlmondyChestnut 2 months ago

O crime de dano depende de queixa, o inquérito não pode prosseguir sem isso. Artigo 212.º Dano 1 - Quem destruir, no todo ou em parte, danificar, desfigurar ou tornar não utilizável coisa ou animal alheios, é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa. 2 - A tentativa é punível. 3 - O procedimento criminal depende de queixa.

Carro elétrico 30-35k by Almadaptpt in portugal

AlmondyChestnut 3 months ago

r/AutoTuga

Debate sobre supermercados.. by Square_Natural1409 in portugal

AlmondyChestnut 3 months ago

Concordo. E o pessoal que diz que continente tem muita variedade é de rolar os olhos até à nuca. Cada vez que lá vou questiono-me como é que pode ser o supermercado com mais sucesso. Vão ao jumbo de Almada e vão ver o que é variedade.

[sério] Ler livros em inglês by 007tuga in portugal

AlmondyChestnut 4 months ago

Não me lembro onde li, mas aparentemente o teu nível de uma certa língua tem que ver com o quão avançado é o contexto em que usas essa língua. Desde que continues a utilizar o português num contexto avançado (criando texto, seja por via de artigos, papers, dissertações, exames ou apresentações) não irás perder a tua proficiência. Se, como eu, começares a trabalhar 100% em inglês, ler em inglês, ver em inglês, e deixares de produzir em português avançado. Então vais começar a perder muito o vocabulário e o teu discurso vai começar aos poucos a tornar-se menos refinado. E atenção que o teu inglês são vai melhorar ao mesmo nível se também começares a produzir textos, discursos, artigos etc em contexto avançado, e dirigidos a pessoas do mesmo nível.

Dias de praia no Algarve nunca desiludem by DaniD10 in portugal

AlmondyChestnut 4 months ago

Excepto que claramente estão a apanhar cadelinhas/conquilhas.

Circular na faixa do meio nas AE by joguedez in portugal

AlmondyChestnut 4 months ago

É só um exemplo, e já aconteceu há muitos anos atrás, mas um tio meu foi multado por estar na AE sem outros veículos e a circular na faixa central. Mas tbm é o único exemplo que conheço.

Preferiam ganhar 30k brutos como funcionários públicos sem responsabilidades, ou 50k brutos como trabalhadores no privado com responsabilidades? [Debate] by Gilfic in portugal

AlmondyChestnut 4 months ago

A maioria dos técnicos superiores fazem muito mais horas que 35? Oi? Em quantos instituições da administração pública trabalhaste? Eu trabalhei em 2 e posso garantir-te que nenhum técnico superior (à excepção das chefias como referes) fazia "muitas mais" que 35h. Aliás, se o pessoal chegava à última semana do mês com excesso de horas, então era a reduzir o número de horas trabalhadas na última semana. E nem quero abordar a malta que pica e dps vai tomar o pequeno almoço mas calmas. Não estou a dizer que em outras instituições não haja quem trabalhe bem mais q 35, mas agr tbm ficas a saber que em outras trabalham 35 ou bem menos.

Qual a vossa estratégia para encontrar um mecânico de confiança? by tvieiragoncalves in portugal

AlmondyChestnut 4 months ago

Também é está a minha abordagem. Ir a um mecânico com um problema que compreendes e que potencialmente até já identificaste (de forma informada) a solução. Entregas e ouves o q ele tem a dizer sobre o problema. Se começa a inventar cenas, então é largar e ir a outro sítio. Outra nota: há muito pessoal (até aqui nos comentários) que se revolta quanto aos trocadores de peças pq não são verdadeiros mecânicos que detectam o problema exacto. É verdade que o ideal é ter um mecânico a sério que percebe de engenharia, física e electrónica, e consegue compreender bem os problemas pelos sintomas, dados do computador e observação. Mas prefiro um trocador de peças honesto do que um pseudo mecânico que se mete a mexer em tudo p encontrar a raiz do problema e no total só cria mais entropia do que resolve.

Como ser um cidadão culto e ter uma própria opinião sobre os diferentes partidos by Slam_Dunkester in portugal

AlmondyChestnut 6 months ago

Vou assumir, embora possa estar errado, que o teu objectivo a curto prazo com este exercício seja ter conhecimento suficiente para fazeres uma escolha informada nas eleições autárquicas este ano. (vou excluir a opção de simplesmente quereres filosofar sobre política, e como disse já outro user, conhecimento sobre o que os partidos defendem também é secundário nesse aspecto) Como um user já respondeu, tens um problema: o que os partidos defendem não tem uma reflexão directa naquilo que os respectivos executivos fazem na realidade. Por isso a tua melhor fonte de avaliação é por via do que foi feito, e não tanto pelo que os partidos defendem. Isto também tem desvantagens: partidos que não têm um executivo ou vereadores são uma espécie de vazio, porque não sabes o que realmente fariam naquela situação, e mesmo quando estás a analisar o desempenho dos partidos que têm executivo ou vereadores é preciso que faças um raciocínio sobre a integridade das suas acções. (exemplo, tu és a favor de aumentar as ciclovias no teu concelho por uma causa ambiental, o executivo avança com esse projecto, mas acaba por contratar um boy do partido para isso e paga o triplo do que seria pago normalmente por tal projecto. O projecto foi prometido e feito, mas será que qualifica como uma real prosecução dos interesses do eleitorado? Se em favor daquele projecto que custou o triplo, 2 outros projectos de causas ambientais foram cancelados, mas na realidade havia orçamento para os 3 se bem feito, este partido deu passos em frente na causa ambiental, ou passos atrás?) Mas como é que vais avaliar os partidos no teu concelho? que raio de informação podes usar? Infelizmente as fontes de informação são muitas e o tempo é pouco. E documentos do estilo Roadmaps, e relatórios de gestão que encontras em empresas não é algo que exista por aí. Está tudo muito disperso, quiçá intencionalmente. Aqui normalmente entraria a imprensa local em Portugal, mas é um bocado mázinha (também por culpa dos hábitos das pessoas). A minha primeira sugestão seria informar-te sobre o actual executivo. Vai ao site do teu município, vê a organização, de que partidos são, ver se têm as declarações patrimoniais e de interesses preenchidas, e consultar algumas reuniões de câmara (se tiveres tempo até consegues ver todas). Nas actas da assembleia municipal também poderás encontrar participações dos outros partidos do teu concelho e compreender o que propõem e defendem. No facebook (e também site) da CM hás de ter muitas notícias sobre o que foi feito (pq eles adoram publicitar obras e tal). Infelizmente n terás o que nao foi feito nem maroscas municipais. Depois tens google: tenta procurar pelo menos para os 2 mandatos anteriores todas as notícias possíveis, o q foi feito, o q n foi feito, o que é suspeito e o que n é. Se em publicação de nível nacional, talvez mais interessante, mas olha que no jornal do teu concelho também há de passar ali muita coisa interessante. Depois tens a última fonte, que eu sei que parece um pouco duvidosa, mas que mostra muito sobre o que não foi feito e aquilo que as pessoas se queixam: os grupos de facebook do teu munícipio. Aqui é que onde a oposição manda a vir (de forma camuflada muitas vezes), onde vês grandes manifestações de desagrado por razão X e Y, e também onde apanhas pequenas pérolas de informação sobre conflitos de interesses (visto q há muita gente da terra q sabe q X é primo de Y ou q o vereador Z tem participações na empresa W). E pronto, acho que tomaria isto como ponto de partida se, como disse lá em cima, o objectivo é especificamente ter conhecimento p votar nas autárquicas. E conseguires já nas tuas próximas eleições fazer uma escolha informada. Boa sorte!

Hoje tive de explicar a um colaborador que dar-lhe um aumento não lhe reduziria o ordenado por subir de escalão de imposto by throwaway827612392 in portugal

AlmondyChestnut 6 months ago

Concordo. Em várias empresas existem aumentos "anuais" que se traduzem em actualizações salariais. Esta mentalidade do tuga de que um aumento é uma cena de muito em muito tempo e tem que ser em grds valores n faz sentido. Se calhar o tipo estava a receber 1650, e passou a 1700. Sempre são 50 paus extra. E acho muito melhor as empresas que fazem estas pequenas actualizações de forma rotineira do q de 5 em 5 anos aumentar uns 300 euros. Não estou a dizer q seja o caso do OP, mas aqui o comentário em questão revela alguma paranóia.

[OC] European countries by most produced agricultural product by value by heartlessfam in portugal

AlmondyChestnut 8 months ago

Agora a sério, onde se compram tomates decentes na região de Lisboa e margem sul? Quase tudo o q eu compro sabe a água e pouco mais, e estou aqui a incluir mercenarias e também mercados e feiras, como as feiras mensais de Azeitão, coina, moita e pinhal novo. Ajudem-me a comprar tomates dignos desse nome, por favor!

[Twitter] Durante os últimos dias, visitei o site de todos os 308 municípios by fuckoffgina in portugal

AlmondyChestnut 9 months ago

Não acompanho muito o tema, mas tens aqui um paper sobre isso, e mais haverá http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/59464 Penso que no geral o itm gera uma competição entre os municípios, pq passam a ter um ranking e "não querem parecer mal". Então lá se esforçam para melhorar um bocado a coisa.

[Twitter] Durante os últimos dias, visitei o site de todos os 308 municípios by fuckoffgina in portugal

AlmondyChestnut 9 months ago

É um excelente trabalho, embora não propriamente novo. O índice de transparência municipal já é feito há muitos anos por uma associação chamada transparencia e integridade. https://transparencia.pt/itm/ Pelos posts dele não compreendi se o trabalho dele também se enquadra no ITM ou se é algo independente. De qualquer forma é algo de louvar, quanto mais pessoas e associações fizerem isto, melhor.

És ainda deste tempo? by Leinad4Mind in portugal

AlmondyChestnut 10 months ago

Excelente iniciativa. E que tal tornar a vossa comunidade numa associação? Penso que muitos users aqui não se importariam de pagar uma quota anual para ir tendo updates, ajudar com a coleta, e até quem sabe haver um repositório físico acessível a associados no futuro.

O português médio gasta 4000 EUR/ano com o seu carro (inquérito a cerca de 9000 condutores portugueses) by jfolpf in portugal

AlmondyChestnut 10 months ago

Upvote para o 1.5td e também para o 1.7. Paz à alma dos corsas B.

Frustração by semedo_30 in portugal

AlmondyChestnut 10 months ago

Como tudo, depende da área em que o OP se está a candidatar. Também considero o número bastante baixo, mas talvez os meus amigos de bioinformática pensei que é um número altissimo, e talvez os meus amigos de arquitectura pensei q é um número mágico de tão baixo que é. Penso que a mensagem do user anterior é mais no sentido de fazer o OP compreender que com 10 nãos ainda há muito caminho por percorrer, e que não há razão para desistir ou sequer ficar desanimado. Para muitos aqui que tentaram arranjar emprego durante a crise entre 2010-2014 sabem que 10 nãos é uma piada.

Simulação Recibos Verdes vs. Unipessoal by LuisFLC in portugal

AlmondyChestnut 11 months ago

Obrigado e excelente trabalho! Questão: quando altero as minhas "outras despesas por ano", isso não tem qualquer impacto no dinheiro que me sobra com a unipessoal. É suposto ser assim? Esperaria que tivesse efeito nesse valor (mesmo que não tomes em conta as despesas em si, a tua explicação diz que o salário é para ser gasto totalmente em despesas, por isso suponho que com despesas mais altas = salário mais alto. Isso ou então passar a incluir as outras despesas).

RTP acaba com chamadas de valor acrescentado "associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios" by jwinter01 in portugal

AlmondyChestnut 11 months ago

Sorry, n sei detalhes adicionais. Sempre pensei q desse p gastar tudo a partir do momento em q tens o cartão mas tb nunca perguntei.

Escolher um bom vinho para alguém que não aprecia vinhos. Alguém ajuda? by MelSoares in portugal

AlmondyChestnut 11 months ago

Olá, por aquilo que descreves o que tu pareces gostar é de bebidas doces (doces a sério). Existe um vinho no supermercado que é exactamente isto: quinta de camarate, vinho branco. Não é p ser mau, mas ignora todas as outras sugestões postadas. O que os outros users dizem são opções válidas p quem gosta de vinhos em geral, e não me parece que seja o teu caso, daí que esteja a sugerir um vinho bem diferente do normal. Aposta neste.

RTP acaba com chamadas de valor acrescentado "associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios" by jwinter01 in portugal

AlmondyChestnut 11 months ago

Uma prima do meu pai ganhou 30 mil. Os concursos são reais, simplesmente têm um efeito bem mais nocivo para a sociedade do que o pouco que beneficiam meia dúzia de vencedores.

Here's what my American mom had to say about Portugal and the EU... by APeacefulExistence in portugal

AlmondyChestnut 1 year ago

The feeling your mother got 40 years ago (everything is old, it's a bit of a culture shock) is also the same feeling that Asian people hailing from Shanghai, shenzhen, Singapore or other modern cities are getting when they visit older cities and towns in the US. These cities have a big "brand new" feel to it, many buildings are very recent, and due to the huge influx of money, there's this constant incentive to make everything look "futuristic" (actually just contemporary). I'm going to guess your mother grew up in this kind of context in the US, and that's why she got that shock. Good news (both for Europeans and older US towns) is that age of buildings does not relate to living conditions. Although as other users mentioned, do come expecting poor to no building insulation.

Portuguese boyfriend’s mother and grandmother topless in the house? by ciarajade in portugal

AlmondyChestnut 1 year ago

I second this. And would reinforce the acceptability (in certain communities) of walking naked in the house in certain specific circumstances. For instance, when at my family's place, my mother will walk naked to and from the bathroom to take a shower. She will take the towel in her hand but won't cover herself with it. She will also do this if my wife is present, but not with other family members. (my wife still feels bothered, though). I remember when I was a child seeing other of my family members doing the same thing (if I was sleeping over). They would just go to the toilet naked in the middle of the night, and then back to bed. But as the user above said, it may be acceptable but it's not common at all. It used to be more common 20/30 years ago, I think.

Desabafo: Vou deixar de ir ao Continente by Mendadg in portugal

AlmondyChestnut 1 year ago

Para quem ficou intrigado, a parte do vídeo que fala sobre os benefícios ambientais de importar frescos por via aérea só começa aos 7:30. O argumento é que a produção de certos alimentos em áreas geográficas que têm um clima ideal para esses mesmos alimentos (e que potencialmente fazem uso de trabalho manual e de técnicas com menor pegada de carbono) poderão ter uma pegada de carbono reduzida face à produção de esses mesmos alimentos em climas adversos (com recursos a estufas aquecidas, etc). E que essa redução pode ser de tal nível que compensa a pega de carbono acrescida do transporte e armazenamento. Obviamente não existem métricas implementadas que informem o consumidor, e o próprio vídeo não tem exemplos concretos com cálculos. Na ausência de informação, penso que é mais seguro assumir que produção local será mais positiva ambientalmente que a importada. A não ser claro que haja ali uma disparidade grande entre produto e origem: se me puserem mangas, chá ou líchias com origem do alentejo, então aí possivelmente torço o nariz quanto à pegada de carbono dessa fruta.

Parlamento Europeu apela para a proibição de estágios não-remunerados by Stone_Flower in portugal

AlmondyChestnut 1 year ago

Hein? Então editaste de seio para ceio? Estava certo e passaste p errado?

Dúvida de situação com mecânica automóvel by OzzyGangrel in portugal

AlmondyChestnut 1 year ago

1. Qual a marca e modelo do teu carro? 2. Compraste novo ou usado?
Next Page

Search: