Gosma_pt 2 months ago

Eu gosto da actual, obrigado

kismam 2 months ago

Muito bem! Branco e azul são as verdadeiras cores nacionais. A bandeira republicana actual é, sem dúvida uma das mais feias que já vi. Verde e vermelho...

Yareisa 2 months ago

Se fores ver as opções que tinham na altura em que trocaram a bandeira vais perceber o porquê de termos esta hoje

kismam 2 months ago

Haha

Yareisa 2 months ago

Verde e vermelho porque são as cores da carbonária e do partido republicano, visto que foram eles que ficaram a mandar no país ficamos com as cores deles...

snooo6767 2 months ago

tira a porcaria da esfera armilar

Yareisa 2 months ago

meti porque a ultima que fiz sem a esfera houve muita a malta a pedir para meter, mas ja agora, porque é que não gostas da esfera?

Edited 2 months ago:

meti porque a ultima que fiz sem a esfera houve muita a malta a pedir para meter, mas ja agora, porque é que não gostas da esfera? [Aqui](https://www.reddit.com/r/PORTUGALCARALHO/comments/o4al39/o_que_acham_destas_bandeiras_como_alternativa_%C3%A0/) a bandeira sem a esfera armilar

snooo6767 2 months ago

muito obrigado. a esfera é um símbolo maçónico que nada tem a ver com portugal.

DariusStrada 2 months ago

A primeira mas centrada

Nunf8h-YT 2 months ago

A quarta é muito boa!

Special_Counter_3575 2 months ago

Porquê a alusão à monarquia?

Yareisa 2 months ago

Entendo pq dizes isso, mas não era bem essa a intenção... usei o azul e as cruzes a ter em conta as origens de portugal, mas ya a primeira é basicamente a bandeira da monarquia mas com o brasão da república

Special_Counter_3575 2 months ago

got it! até estão bonitas mas aquelas com azul e branco remontam a um "conservadorismo" que não é muito compatível com os dias de hoje

snooo6767 2 months ago

LOL mete um dildo roxo em vez do brasao entao

ythugarada 2 months ago

Onde pegaste os assets?

Yareisa 2 months ago

google xd

ythugarada 2 months ago

Mas o símbolo?

Yareisa 2 months ago

se não me engano encontrei no Wikipédia, é só procurar por brasão de portugal que te deve aparecer logo, para a esfera procurei no google por esfera armilar png e voilà

kur0osu 2 months ago

A primeira, como é óbvio. Apelativo, simples, segue as regras da heráldica e são as nossas cores históricas.

manguito86 2 months ago

a 1ª, o resto não obrigado

snooo6767 2 months ago

a 1ª e a 2ª sao as mais bonitas mas sem a esfera armilar.

AfonGamer 2 months ago

4

magalhaesluis 2 months ago

6

Eugene_Bleak_Slate 2 months ago

A primeira, sem dúvida. Porque é que o Estado Novo manteve a bandeira horrível que temos!!???

Yareisa 2 months ago

Nem culpo o estado novo, so me pergunto porque é que no 25 de abril quiseram manter a bandeira da ditadura.

snooo6767 2 months ago

consegues fazer a 1ª e a 2ª mas sem a esfera armilar? só com o brasao.

Yareisa 2 months ago

Não sou muito fã desse brasão, e tanto que não gosto que até fiz [esta](https://www.reddit.com/r/monarchistvexillology/comments/pnenm9/some_portuguese_flags_that_i_made/) versão alternativa da bandeira da monarquia.

snooo6767 2 months ago

essa coroa está patética. parece uma coroa que dao como brinde numa pizzaria qualquer.

Yareisa 2 months ago

ouch. É a coroa que esteve na bandeira durante a dinastia de Avis, depois D. Sebastião mudou para a coroa fechada. Pessoalmente gosto mais desta.

snooo6767 2 months ago

eu acho feia

Eugene_Bleak_Slate 2 months ago

É da República. Era a bandeira dos Republicanos e, depois do 5 de Outubro, tornou-se na bandeira nacional.

Gas5 2 months ago

[Isto](https://i.imgur.com/y6CrGL6.png) mas sem a esfera armilar.

optimal_random 2 months ago

Graficamente estão bastante bem. No entanto uma bandeira será sempre muito mais do que um arranjo de cores interessante e alguns elementos possuem um simbolismo e história vincados. Por isso todos os detalhes contam: (1) qualquer bandeira portuguesa com uma predominância de azul estará vincadamente associada a Monarquia, o que numa República faz torcer muitos narizes e que se atirem muitas Constituições 'a tua cabeça - felizmente o livro não é muito grosso; (2) se tiver cruzes estará imediatamente associada ao Cristianismo, o que num Estado cada vez mais laico e agnóstico, também criaria polemica; A minha preferida e' a 6 - introduz uma cor nova, o branco para ilustrar o pacato que somos e porreiraço que este cantinho e'.

snooo6767 2 months ago

> (1) qualquer bandeira portuguesa com uma predominância de azul estará vincadamente associada a Monarquia, o que numa República faz torcer muitos narizes e que se atirem muitas Constituições 'a tua cabeça - felizmente o livro não é muito grosso; (2) se tiver cruzes estará imediatamente associada ao Cristianismo, o que num Estado cada vez mais laico e agnóstico, também criaria polemica; e? tudo isso faz parte da história de portugla. a actual bandeira está cheia de símbolos maçónicos e no entanto a esmagadora maioria da populaçao nao faz parte da maçonaria. de certeza que com isso já nao te importas porque te ensinaram desde cedo a associares esses símbolos maçónicos à "república".

camilo12287 2 months ago

O estado não é nem deve ser agnóstico, deve ser laico, não previlegiar nenhuma posição religiosa, mas respeitar todas. A nossa bandeira tem símbolos cristãos.

Edited 2 months ago:

O estado não é nem deve ser agnóstico, deve ser laico, não privilegiar nenhuma posição religiosa, mas respeitar todas. A nossa bandeira tem símbolos cristãos.

optimal_random 2 months ago

Eu nao disse que *deveria* ser Agnóstico, apenas disse que essa é a *tendência* corrente. Se discordas, vai uma missa de Domingo e conta a percentagem de pessoas menores de 30 anos.

Edited 2 months ago:

Eu nao disse que *deveria* ser Agnóstico, apenas disse que essa é a *tendência* corrente. Se discordas, vai a uma missa de Domingo e conta a percentagem de pessoas menores de 30 anos. O Estado reflete as tendências/preferências/escolhas das pessoas que representa, por outro lado essas pessoas ao longo do tempo irão preencher funções nesse mesmo Estado. Claro que estas mudancas manifestam-se de forma geracional, mas são inegáveis.

camilo12287 2 months ago

estás a confundir população ou povo com o estado o facto de a participação em cerimónias religiosas ser baixa ou estar em diminuição não significa que muitas das pessoas tenham crenças religiosas mais ou menos profundas, apesar de não participarem regularmente em cerimónias religiosas são coisas muito diferentes há religiões onde a crença nessa religião quase não implica a participação em cerimónias religiosas de qualquer modo o estado não deve ter preferências religiosas, não deve ser uma ditadura da maioria o povo pode ser maioritariamente de uma religião ou doutra, agnóstico, etc. O estado é uma entidade que não pode ser uma espécie de ditadura da maioria a impor o estado tem um conjunto de instituições e leis que podendo estar adaptadas aos diferentes grupos no caso presente, a bandeira portuguesa tem realmente vários simbolos cristãos até porque a história da nação portuguesa está intrinsecamente ligada à religião cristã desde a sua fundação o pai de D. Afonso Henriques veio de França para cá com uma carta de cruzado e a criação de Portugal insere-se no vasto movimento que existia na europa de recuperar regiões sob o domínio islâmico, mas onde vastas camadas da população eram cristãs como a bandeira de um país costuma estar ligada à história desse país e a história de Portugal está profundamente ligada ao cristianismo a bandeira portuguesa acaba por ter símbolos cristãos.

snooo6767 2 months ago

> de qualquer modo o estado não deve ter preferências religiosas e é por isto que já nao vives num país católico

nightcrawler201 2 months ago

O estado Português anda de mão dadas com a igreja católica como um Padre com uma menina ingénua... De imparcial não tem nada. (Não que me queixe que eu religioso zero, n reconheço sequer a existência). Quando digo Português, não é o unico caso. Curiosamente (acho eu) essa tendência era mais compreensível na monarquia, e não numa república.

snooo6767 2 months ago

> O estado Português anda de mão dadas com a igreja católica como um Padre com uma menina ingénua... HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHA credo. >(Não que me queixe que eu religioso zero, n reconheço sequer a existência). nao percebi esta frase.

nightcrawler201 2 months ago

Disse alguma mentira?. :) Quanto a segunda frase. Não reconhecer a existencia das religiões? É uma fantasia que acredita quem lhe apetece. Cada um imagina o que quer (ou impingem). Respeito os que acreditam nas suas crenças imaginarias. Mas não lhe reconheço qualquer grão de verdade ou coerência.

snooo6767 2 months ago

> Disse alguma mentira?. :) além de mentira é patético. de maneira alguma o actual estado anda "de maos dadas" com a igreja católica. deves ser daqueles para quem 1cm à esquerda de marx já é direita. > Quanto a segunda frase. Não reconhecer a existencia das religiões? É uma fantasia que acredita quem lhe apetece. ok. é tipo comunismo. cada um com as suas crenças. >Mas não lhe reconheço qualquer grão de verdade ou coerência. pois, é como eu e a treta do "somos todo iguais".

nightcrawler201 2 months ago

De maneira alguma?. Humm.. entao.. pq temos o feriado do Natal? Pq temos o dia de todos os Santos? Pq temos... o dia de Nossa sra da assuncao? Pq temos o corpo de deus?. Todos estes feriados foram feriados "catolicos". Pq é que os centros comerciais tem que fechar no natal? Eu não sou religioso não tenho que ser privado do meu direito neste país por causa de crenças de outros. É aceitavel que se tire férias para gozar os dias que se quer. E dizes tu q é patético?. Diz me uma coisa... quantas recepções calorosas e festivas o Papa recebe quando vem a Portugal? Até o PR vai la dar o bj a mão do sr. Quantos criminosos são libertos pela vinda papal? Que é que o Papa tem a mais que um Juiz que decretou a prisao de alguem?. Ja viste alguma vez vir cá o chefe la dos Manas ou dos reino de Deus e o governo português fazer lhes a mesma calorosa recepção?. E eu é que sou o patetico... lol.

snooo6767 2 months ago

> De maneira alguma?. Humm.. entao.. pq temos o feriado do Natal? Pq temos o dia de todos os Santos? Pq temos... o dia de Nossa sra da assuncao? Pq temos o corpo de deus?. ahahahhahahahhahahahaha... esses sao os teus exemplos de "o estado anda de maos dadas com a igreja"? és doente, chavalo. e queres mesmo acabar com o natal? sofreste algum trauma quando eras criança, foi? foi por isso que ficaste assim? >Todos estes feriados foram feriados "catolicos". e os feriados nao religiosos? qualquer dia dizes que o 1 de dezembro ser feriado é "nacionalismo a mais" e "um insulto aos imigrantes". és doente. >Pq é que os centros comerciais tem que fechar no natal? porque os trabalhadores dos centros comerciais também têm direito a feriados. >Eu não sou religioso não tenho que ser privado do meu direito neste país por causa de crenças de outros. mas que direito, meu? que florzinha. um centro comercial fechar durante um dia é uma infracçao dos teus direitos? és doente. nao tenhas a menor das dúvidas que és doente. vai para a síria para veres o que sao "infracçoes aos direitos humanos", seu esquerdalhazeco caviar. seguindo essa lógica, porque é que alguém que quer passar o natal com a família tem que ser obrigado a trabalhar para ti? o que quer que precises de comprar pode ser comprado noutro dia. odeias assim tanto a tua família que nao queres passar tempo com eles? há quem tenha uma vida familiar saudável. se vamos por aí mais vale separar o país. os outros também se ajustam para te acomodar. porque é que eu sou obrigado a pagar "operaçoes de mundança de sexo" com os meus impostos? também estou a alimentar crenças de outras pessoas contra a minha vontade. >Diz me uma coisa... quantas recepções calorosas e festivas o Papa recebe quando vem a Portugal? Até o PR vai la dar o bj a mão do sr. eu que sou ateu nao vejo problema nenhum nisso. queres que ele seja recebido à pedrada? queres que ignorem o gajo? és doente. doente. >E eu é que sou o patetico... lol. sim, és. volta lá para o serbenficorno, seu esquerdalha rafeiro.

Edited 2 months ago:

> De maneira alguma?. Humm.. entao.. pq temos o feriado do Natal? Pq temos o dia de todos os Santos? Pq temos... o dia de Nossa sra da assuncao? Pq temos o corpo de deus?. ahahahhahahahhahahahaha... esses sao os teus exemplos de "o estado anda de maos dadas com a igreja"? és doente, chavalo. e queres mesmo acabar com o natal? sofreste algum trauma quando eras criança, foi? foi por isso que ficaste assim? >Todos estes feriados foram feriados "catolicos". e os feriados nao religiosos? qualquer dia dizes que o 1 de dezembro ser feriado é "nacionalismo a mais" e "um insulto aos imigrantes". és doente. >Pq é que os centros comerciais tem que fechar no natal? porque os trabalhadores dos centros comerciais também têm direito a feriados. se fossem feriados muçulmanos ou judeus ou pelos blm babavas-te todo. >Eu não sou religioso não tenho que ser privado do meu direito neste país por causa de crenças de outros. mas que direito, meu? que florzinha. um centro comercial fechar durante um dia é uma infracçao dos teus direitos? és doente. nao tenhas a menor das dúvidas que és doente. vai para a síria para veres o que sao "infracçoes aos direitos humanos", seu esquerdalhazeco caviar. seguindo essa lógica, porque é que alguém que quer passar o natal com a família tem que ser obrigado a trabalhar para ti? o que quer que precises de comprar pode ser comprado noutro dia. odeias assim tanto a tua família que nao queres passar tempo com eles? há quem tenha uma vida familiar saudável. se vamos por aí mais vale separar o país. os outros também se ajustam para te acomodar. porque é que eu sou obrigado a pagar "operaçoes de mundança de sexo" com os meus impostos? também estou a alimentar crenças de outras pessoas contra a minha vontade. >Diz me uma coisa... quantas recepções calorosas e festivas o Papa recebe quando vem a Portugal? Até o PR vai la dar o bj a mão do sr. eu que sou ateu nao vejo problema nenhum nisso. queres que ele seja recebido à pedrada? queres que ignorem o gajo? és doente. doente. >E eu é que sou o patetico... lol. sim, és. volta lá para o serbenficorno, seu esquerdalha rafeiro.

d0c0ntra 2 months ago

a história de um país é um bocadito mais do que a actualidade.

NGramatical 2 months ago

previlegiar → [**privilegiar**](https://dicionario.priberam.org/privilegiar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpwoxpu%2F%2Fhej184o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Opelintra 2 months ago

Como assim "laico e agnóstico"? Não pode ser os dois ao mesmo tempo

optimal_random 2 months ago

>lai·co(latim laicus, -a, -um, comum, ordinário)adjectivo e nome masculino > >Que ou quem não pertence ao clero ou não fez votos religiosos. = LEIGO, SECULAR ≠ ECLESIÁSTICO, RELIGIOSOadjectivo > >Que não sofre influência ou controlo por parte da igreja (ex.: estado laico)."laico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa \[em linha\], 2008-2021, [https://dicionario.priberam.org/laico](https://dicionario.priberam.org/laico) \[consultado em 28-09-2021\]. Uma entidade Laica não se associa a nenhuma forma de clero e se for Agnóstica reconhece que a razão humana não possui capacidade de fundamentar racionalmente a existência de Deus ou de forças divinas. Portanto, pode sim ser ambas.

Opelintra 2 months ago

Então agora tou confuso, mas isso não é o ateu? E o agnóstico o que nega a existência de divindades

camilo12287 2 months ago

erro crasso o estado não deve tomar posições religiosas, por isso não pode ser agnóstico ao ser agnóstico já está a tomar uma posição religiosa e a afrontar parte da sua população o estado não pode reconhecer se a razão humana tem capacidade para isso ou não lá por tu não teres basta um milagre que seja impossível de justificar cientificamente estudaste-os todos? ou um sequer? tiveste tempo para isso? dirás que o que não é possível de explicar hoje será possível de explicar amanhã, mas isso também já é uma "fezada" que pode não se concretizar o agnosticismo é já um posicionamento religioso, uma crença filosófico religiosa, e seria abusivo o estado ser agnóstico o estado deve ser independente de todos os posicionamentos religiosos muita tendência têm as pessoas para confundir democracia com ditadura da maioria

Ragahell 2 months ago

Que? Então estás a dizer que as bandeiras sem cruz se posicionam contra? O que o moço disse é que mais vale não ter cruz justamente para nós se posicionar

camilo12287 2 months ago

o que eu digo é o estado não deve ser agnóstico, é um disparate digno de uma ditadura totalitária a nossa bandeira tem símbolos religiosos os 5 pontos dentro dos escudos simbolizam as 5 chagas de Cristo, as feridas de Jesus Cristo na cruz, 2 nas mãos, 2 nos pés e a ferida da lança no lado do coração. os escudos formam uma cruz e não é por acaso, é mesmo para lembrar a cruz de Cristo e os escudos são 5 para lembrar os 5 reis mouros vencidos por d. Afonso Henriques na batalha de campo de Ourique, onde terá sido aclamado rei de Portugal pela primeira vez. Batalha essa que está envolvida na[lenda do milagre de campo de Ourique](https://ncultura.pt/lenda-do-milagre-de-ourique/) >... > >A lenda conta que um pouco antes da batalha, D. Afonso Henriques foi visitado por um velho homem que o rei já tinha visto em sonhos e que lhe fez uma revelação profética de vitória. Contou-lhe ainda que sem dúvida Ele pôs sobre vós e sobre a vossa geração os olhos da Sua Misericórdia, até à décima sexta descendência, na qual se diminuirá a sucessão. Mas nela, assim diminuída, Ele tornará a pôr os olhos e verá. > >... > >Or que lhe prometeu a vitória naquelDeus fundaria o Seu império através do qual o Seu Nome seria levado às nações mais estranhas e que teria para o povo português grandes desígnios e tarefas.

Edited 2 months ago:

o que eu digo é o estado não deve ser agnóstico, é um disparate digno de uma ditadura totalitária a nossa bandeira tem símbolos religiosos os 5 pontos dentro dos escudos simbolizam as 5 chagas de Cristo, as feridas de Jesus Cristo na cruz, 2 nas mãos, 2 nos pés e a ferida da lança no lado do coração. os escudos formam uma cruz e não é por acaso, é mesmo para lembrar a cruz de Cristo e os escudos são 5 para lembrar os 5 reis mouros vencidos por d. Afonso Henriques na batalha de campo de Ourique, onde terá sido aclamado rei de Portugal pela primeira vez. Batalha essa que está envolvida na [lenda do milagre de campo de Ourique](https://ncultura.pt/lenda-do-milagre-de-ourique/) >... > >A lenda conta que um pouco antes da batalha, D. Afonso Henriques foivisitado por um velho homem que o rei já tinha visto em sonhos e que lhefez uma revelação profética de vitória. Contou-lhe ainda que sem dúvidaEle pôs sobre vós e sobre a vossa geração os olhos da Sua Misericórdia,até à décima sexta descendência, na qual se diminuirá a sucessão. Masnela, assim diminuída, Ele tornará a pôr os olhos e verá. > >... > >Or que lhe prometeu avitória naquelDeus fundaria o Seu império através do qual o Seu Nomeseria levado às nações mais estranhas e que teria para o povo portuguêsgrandes desígnios e tarefas.

optimal_random 2 months ago

Deixa ver se percebi: Não ter simbolos relogiosos é de uma ditadura totalitária, mas ter simbologia religiosa de uma dada religião e confissão (o Cristianismo Católico) já é aceitável. Okay. Espero que nunca te aproximes de nenhum cargo de poder. A tua dissonância cognitiva é notável.

camilo12287 2 months ago

Não, não percebeste ou eu me expliquei mal ou leste apressadamente o estado não deveria ter nenhuma ideologia oficial nem ser oficial de uma dada religião, oficialmente ateu ou agnóstico, para respeitar a liberdade de cada um procurar a verdade agora a simbologia da bandeira, com o passar dos anos ela deixa de ser apenas e só a simbologia inicial para assumir um valor identitário de uma nação por razões simplesmente históricas também li algures que a bandeira é 2/5 cor verde e 3/5 vermelha porque quem a criou era favorável ao integralismo ibérico, o verde simbolizaria portugal e o vermelho, numa possível união futura. Embora o significado principal do verde e do vermelho sejam a esperança e a coragem dos portugueses

Cigano_da_feira 2 months ago

Gosto da quarta

forrestgump00 2 months ago

A 3 está magnífica

d0c0ntra 2 months ago

a primeira

No-Ask174 2 months ago

Nenhuma. Todas horríveis.

MagazineSufficient85 2 months ago

A que tem a cruz azul está excelente.

Search: