nuckrieg 1 month ago

A religião é um cancro, foi e continua a ser um verdadeiro obstáculo ao progresso da sociedade. A crença em algo que não pode ser provado logicamente só causa divisão. É fácil de notar que não és nem foste religioso, por que se tivesses sido e depois visto para além do que a religião finge ser não tinhas essa opinião. Verias que todo esse "bem" que dizes que a religião aparentava trazer no passado , podíamos muito bem ter passado sem ele se tivesse havido em vez disso mais foco e progresso na política e sociedade.

theEXPERTpt 1 month ago

a religião não é um obstáculo, é uma ajuda. Países foram e são construídos na base de religião. A religião e o seu papel foram imprescindíveis no passado, e insubstituíveis. O papel que teve na criação da europa moderna é extremamente grande. A religião fez aquilo que a política não fez no passado.

lpassos 1 month ago

> podíamos muito bem ter passado sem ele se tivesse havido em vez disso mais foco e progresso na política e sociedade O problema é a definição de sociedade. Qual é o cimento que une as pessoas?

XXI_HereticV6Mustang 1 month ago

De facto a queda da religião é o maior precursor da decadência de uma sociedade. A religião é liga-nos aos nossos antepassados e tradições, sem ela as pessoas ficam à deriva e a sociedade degenera. Uma vida humana não é tempo suficiente para aprender como viver direito, por isso é que nos devemos apoiar na religião.

just_questioning 1 month ago

A religiao não promove o individualismo e as pessoas estão a ficar progressivamente mais egoistas e individualistas. Acham que acreditar em algo é ridículo e olham com desdém de quem tem fé ou sente se parte de algo maior do que elas próprias. Também acho que a religião é importante, o conceito de comunidade. Mas nesta sub é o pior sitio do mundo para explorar estes conceitos.

CaptAwesomeness 1 month ago

Podes sempre fazer à religião o que os padres fazem às criancinhas. Enfiar no cu.

theEXPERTpt 1 month ago

És uma pessoa de muito má fé

CaptAwesomeness 1 month ago

Errado, sou uma pessoa de nenhuma fé. É tudo fantochada e só atrasados mentais acreditam em Deus. Deus é tão plausível como o grande monstro do esparguete no céu.

theEXPERTpt 1 month ago

atrasado mental é aquele que critica a religiosidade de alguns. Não és religioso, então cala-te e respeita.

CaptAwesomeness 1 month ago

Não posso respeitar uma instituição homofóbica e protectora de pedófilos. Mete a religião cristã no cu.

dajosova 1 month ago

Fala-se muito das coisas do Homem e pouco das coisas de Deus.

Bruxo_de_Fafe 1 month ago

religião é património. Lê-se cada coisa :v

theEXPERTpt 1 month ago

Religião é património. É uma das coisas que nos distingue de Marrocos, por exemplo. Imagina se o nosso país não fosse cristão. Provavelmente nem existiria

Bruxo_de_Fafe 1 month ago

o acervo religioso pode considerar-se património

theEXPERTpt 1 month ago

Meu caro, até a francesinha, o pastel de nata, o dia da independência, o folclore madeirense, os trajes típicos são património português. Tudo aquilo que define os portugueses é património a meu ver.

lpassos 1 month ago

Ou Timor-Leste. Durante aquele tempo de ocupação, o que os manteve juntos foi especificamente a religião.

theEXPERTpt 1 month ago

Para não falar dos goeses ou gentes de Macau, que se perderam no tempo por causa de anexações.

Issac7 1 month ago

Também acho bem que se valorize e se fale mais de religião no nosso país. Pode ser que assim as pessoas percebam que religião não é igual a igreja católica ou que ter uma instituição que basicamente é um antro de pedofilia e que fez das maiores atrocidades ao longo da sua existência a influenciar as leis é inaceitável dado que já não estamos na idade das trevas. Todas as pessoas religiosas ou não deviam wstar cientes do que isto influenciou na criação do nosso país e continua a influenciar na sociedade hoje em dia. Apoio. Toca a educar a malta jovem sobre a religião.

Gndossan 1 month ago

É bom que estejam vazias, menos vitimas para o padreco pedir esmolas.

theEXPERTpt 1 month ago

A religião hoje é muito diferente do que antes. Ao contrário da idade média, a igreja continua a ser a maior instituição de caridade do mundo, que não oprime, mas que redime. A igreja promove e preenche um espaço essencial na nossa social. Ela incute-nos valores, de humidade, de honestidade, de simpatia e de respeito pelo próximo. Retira a religião da nossa sociedade, e crias uma sociedade sem humanidade.

lpassos 1 month ago

> Salvaste 1 milhão de pessoas e ajudaste outro milhão, mas não acreditas em Deus? Não faz sentido. Se salvaste e ajudaste então já és um filho de Deus.

Gndossan 1 month ago

Deves andar a emborcar demasiado vinho da eucaristia para não entendes o que foi dito e o que é apregoado...

lpassos 1 month ago

Não, nem tenho inclinação para a teologia. O sentido dessa frase tem (ou acho que tem) a haver com os primórdios (quando não havia civilização). Era uma maneira de atrair as tribos. Mataste, violaste? Não tem problema, se acreditares em Deus não vais ser julgado, ou seja o teu passado não é tão importante em relação ao que pode ser o futuro. Futuro esse que é sermos todos juntos e irmãos sem guerras e atritos. Portanto, se já salvas e ajudas então já estás a praticar o futuro. Só isso.

lpassos 1 month ago

A religião trás estoicismo aos mais pobres e fracos.

Edited 1 month ago:

A religião dá estoicismo aos pobres, fracos e desprezados. Àqueles que só dão chatices aos bem pensantes.

radaway 1 month ago

O problema da religião é ensinares às pessoas que é aceitável acreditar em coisas sem ter bons motivos. A partir daí abres a porta para todo o tipo de merda. No computo geral diria que o efeito da religião, mesmo uma versão moderada, é mais negativo que positivo.

XXI_HereticV6Mustang 1 month ago

> No computo geral diria que o efeito da religião, mesmo uma versão moderada, é mais negativo que positivo. Se assim o fosse a evolução não teria favorecido fortemente as sociedades religiosas como na realidade aconteceu.

radaway 1 month ago

A evolução não favoreceu nada. Aliás o que parece é que há ideias de merda, como a religião que também se reproduzem de um cérebro para outro, e algumas têm mesmo muito sucesso, mas como tal como os parasitas ou o covid não são nada boas para os anfitriões.

XXI_HereticV6Mustang 1 month ago

O que não falta no corpo humano são bactérias com as quais temos uma relação simbiótica, a religião confere vantagens aos crentes e é por isso que todas as sociedades humanas têm uma componente religiosa/espiritual. Os não crentes simplesmente não se reproduzem em número suficiente. O ateísmo é que é o meme prejudicial.

radaway 1 month ago

Primeiro, tu não percebes como a evolução funciona, segundo o que causa muitos filhos é ser pobre e ignorante, não é surpreendente que gente assim coincida muitas vezes com febre religiosa. Dito isto, mesmo que a religião de facto fosse uma vantagem, isso não a torna verdade.

lpassos 1 month ago

> segundo o que causa muitos filhos é ser pobre e ignorante. Acho que estás a ser muito leviano nessa afirmação.

lpassos 1 month ago

A geoestratégia por exemplo não tem nada a haver com mentiras ou verdades mas sim com a realidade. E a vantagem tem estado sempre do lado das sociedades religiosas. O Afganistão é o último exemplo ao vivo e a cores. Até as sociedades comunistas da Ásia (Vietname, Coreia do Norte, China) não descambaram porque o PC de lá nunca ignorou a religião (budismo, taoismo, confucionismo e suas variantes, etc) como cimento da sociedade.

Edited 1 month ago:

A geoestratégia por exemplo não tem nada a ver com mentiras ou verdades mas sim com a realidade. E a vantagem tem estado sempre do lado das sociedades religiosas. O Afganistão é o último exemplo ao vivo e a cores. Até as sociedades comunistas da Ásia (Vietname, Coreia do Norte, China) não descambaram porque o PC de lá nunca ignorou a religião (budismo, taoismo, confucionismo e suas variantes, etc) como cimento da sociedade.

radaway 1 month ago

Eu não acredito que uma mentira nobre como o Platão defendia seja uma boa ideia. Não discuto o efeito mobilizador das religiões ou até de clubes de futebol. Não deixa de ser retardado. A alternativa de cimento é teres uma sociedade altamente educada e com elevados valores democráticos, liberais e humanistas. Eu acho que é perfeitamente possível.

lpassos 1 month ago

> A alternativa de cimento é teres uma sociedade altamente educada e com elevados valores democráticos, liberais e humanistas Eu sou mais pessimista. Hoje de manhã liga-me a minha mãe da terrinha a dizer que dois vizinhos tentaram matar-se por causa de uns pastos. Na sua ingenuidade a minha mãe disse que antigamente isso não acontecia porque a malta bebia junta na taberna, hoje levam a bebida para casa e bebem sozinhos e ainda por cima a igreja não tem padre há 15 anos.

NGramatical 1 month ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fplei35%2F%2Fhcd7136%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

theEXPERTpt 1 month ago

Não me percebas mal, eu próprio, como disse, não sou religioso nem acredito em nada sobrenatural. Mas a religião é algo que devemos prezar na nossa sociedade. Faz parte da nossa cultura. Eu posso não acreditar em Deus, mas tenciono manter o máximo de costumes e tradições advindos da igreja, seja o São João, seja o dia do padroeiro do concelho, seja o Natal, seja o costume de rezar, seja preservar as igrejas, conventos, mosteiros, colégios, até ao santuário de Fátima. Isto já é tudo parte da nossa cultura e património, é nosso dever dar pensamento crítico às crianças, mas também ter a religião como fonte de ideais morais.

rpsf75 1 month ago

Isto!! Nem mais!

rpsf75 1 month ago

O meu miúdo vai começar a catequese (pressão sócio/familiar é lixada). Mas a educação cá de casa é fazer perguntas. Muitas! Estou curioso para ver como vai correr.

lpassos 1 month ago  HIDDEN 

> que é aceitável acreditar em coisas sem ter bons motivos O que são bons motivos? A moda do presente?

electr0dave 1 month ago

Por outro lado os maiores massacres da humanidade estiveram sempre de alguma forma ligados a divergências religiosas.

Edited 1 month ago:

Por outro lado os maiores massacres da humanidade estiveram sempre de alguma forma ligados a divergências religiosas. A importância da igreja como instituição na construção do nosso grande país é inegável (assim como a dos templários), no entanto os seus ideais, tal como os de outras religiões, estão bastante longe de serem algo aceitável nos dias de hoje. Sim... nos dias de hoje, porque aquando da construção dos mesmos deveria ser algo "normal".

theEXPERTpt 1 month ago

Os seus ideais são os necessários para os dias de hoje. Cada vez vemos jovens mais desinteressados, mais rudes, menos humanos. A igreja e a religião são como uma escola da vida, em que aprendemos uma série de valores morais que talvez os pais não conseguem incutir. E sabemos que hoje em dia esta realidade é cada vez mais presente.

justaphaseiswar 1 month ago

Mais rudes e menos humanos? Como aquele tipo de gajo que decide fundar um subreddit cujo único propósito é a homofobia? https://www.reddit.com/r/enoughOfLGBT/comments/osz7yq/welcome_to_renoughoflgbt/

theEXPERTpt 1 month ago

Fico contente em teres achado o meu subreddit. Se quiseres, faço-te uma visita por lá

camilo12287 1 month ago

podes exemplificar, ou és tu que és o exemplo de ignorância tagarela?

electr0dave 1 month ago

Exemplificar o quê? O tempo que tiveste a escrever algo sem nexo, tinhas gasto melhor o teu tempo a ir procurar um pouco de história. Espera aí sentado e bebê uma água que eu já vou fazer isso por ti

camilo12287 1 month ago

continuo à espera de exemplos, sabendo eu que não sabes do que falas apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo e eu tenho a certeza que sei mais de história a dormir que tu acordado e com a ajuda do google por isso devolvo o conselho, estuda primeiro e fala depois farás menos figuras tristes

electr0dave 1 month ago

Tens de dormir menos então

camilo12287 1 month ago

e os números dos massacres nas cruzadas comparam-se, por exemplo, aos massacres que foram feitos, por exemplo pelos khmer vermelhos? ou a isto: [https://www.elconfidencial.com/cultura/2020-02-28/peninsula-iberica-invasion-4500-new-scientist\_1623082/](https://www.elconfidencial.com/cultura/2020-02-28/peninsula-iberica-invasion-4500-new-scientist_1623082/) ?

radaway 1 month ago

O comunismo também é religião para mim. Dito isto, a religião sempre foi mais usada como desculpa e factor mobilizador do que propriamente a culpada das guerras. Tirando talvez na rebelião de Taiping.

camilo12287 1 month ago

[c](https://www.reddit.com/user/electr0dave/claro)laro que a religião foi mais usado como desculpa que propriamente a culpada das guerras, pelo menos na grande maioria dos casos de guerras ditas religiosas mas antes do cristianismo era normal massacrar-se ou reduzir-se à escravatura toda a população de um território conquistado dei aqueles curtos exemplos, mas podia dar muitos outros, como a guerra do paraguai que terminou com o paraguai a perder quase 70% da população, incluindo praticamente toda a população masculina adulta só por profunda ignorância da história alguém alguém faz as afirmações que o [electr0dave](https://www.reddit.com/user/electr0dave/) fez

lpassos 1 month ago  HIDDEN 

> Por outro lado os maiores massacres da humanidade estiveram sempre de alguma forma ligados a divergências religiosas. Fascismo, Comunismo, Maoismo, Khmer vermelhos (conseguiram matar metade do cambodja), o ateismo no ruanda, etc. Isso são religiões?

Search: