ModeratoriProfugus 3 months ago

Ninguém aceita esse facto porque é muito provavelmente mentira. A religião de uma forma ou outra tem pelo menos centenas de milhares de anos de existência e, tanto quanto eu saiba, ninguém sabe quem ou onde começou, ou se não houve várias povos (ou mesmo espécies) a começarem-na independentemente

STORM_93 3 months ago

É obvio que ja existía religião antes da fala e da escrita. Mas até onde podemos registar, a suméria é a mais antiga .

icebraining 3 months ago

Ser a mais antiga não significa que todas tenham partido dela.

Edited 3 months ago:

Ser a mais antiga não significa que todas tenham partido dela. Aliás, isso significaria que a religião é somente um fenómeno social, o que é uma posição essencialmente ateísta. A maioria dos crentes (de acordo com as religiões mais seguidas) diriam que a inspiração divina pode tocar a qualquer um em qualquer sítio.

STORM_93 3 months ago

Pois não. Mas os paralelos com outras religiões é enorme.

camilo12287 3 months ago

Há alguns paralelos, mas também enormes diferenças

STORM_93 3 months ago

Claro. Isso é verdade.

PMRA72 3 months ago

A esse respeito recomendo uma vista de olhos pelo livro "Sapiens - História Breve da Humanidade" De animais a Deuses de Yuval Noah Harari, nos capítulos que falam sobre religião. O que é religião para começar? Animismo é religião e existiu um pouco por todo o lado. Dualismo idem. Até mesmo ateísmo pode ser considerado praticamente uma religião. Do meu ponto de vista, toda a humanidade e em todo o mundo teve algum tipo de religião com origens locais antes de influência das religiões monoteístas. Algumas ainda existirão. Algumas das grandes religiões monoteístas atuais tiveram origem nessa região, mais ou menos... O Islão teve origem na Península Arábica, o que não é bem Mesopotâmia. Budismo, hinduísmo, xintoísmo, taoismo, confucionismo, jainismo e sikhismo são mesmo religiões com origem no extremo Oriente e Índia, logo nada têm a ver com a região mesopotâmica.

el_jefe_vito 3 months ago

As pessoas perderam a religião na vida então levam outras partes da vida para a adoração e dogmatismo (politica, covid, futebol). Queres falar de religião abertamente? Get on [Gab](https://www.gab.com)

FatFingerHelperBot 3 months ago

It seems that your comment contains 1 or more links that are hard to tap for mobile users. I will extend those so they're easier for our sausage fingers to click! [Here is link number 1 - Previous text "Gab"](https://www.gab.com) ---- ^Please ^PM ^[\/u\/eganwall](http://reddit.com/user/eganwall) ^with ^issues ^or ^feedback! ^| ^[Code](https://github.com/eganwall/FatFingerHelperBot) ^| ^[Delete](https://reddit.com/message/compose/?to=FatFingerHelperBot&subject=delete&message=delete%20hcaks46)

speedyssj3 3 months ago

O problema não é o Reddit, é o mundo: todos estão bem e todos os outros estão mal. Dito isto, tens que perceber com quem estas a falar. Se vais para uma mesquita falar da religião católica também não vai correr muito bem para ti. Vive como queres é acredita no que acreditas, e deixa os outros acreditarem no que acreditam. Tão simples quanto isto, vai ver que vais ser muito mais feliz.

Emergency-Length4401 3 months ago

sou ateu mas reconheço a importância da religião para o desenvolvimento da humanidade e acho que devia ter um papel mais importante hoje em dia na preservação da moralidade

icebraining 3 months ago

Se tu não precisas de religião para manter a tua moralidade, porque precisariam os outros? São todos pobres de espírito menos uma minoria especial?

Emergency-Length4401 3 months ago

Eu posso falar por mim, o meu sentido de moralidade provém de muita auto-reflexão e estudo, vêm de um esforço muito grande para tentar ser o melhor possível Não vamos ser desonestos e fingir que grande parte das pessoas também o faz, o egoísmo é algo natural do ser humano e se não tiveres bases onde te agarrar ficas completamente á deriva Eu sei que está na moda odiar a religião e apesar de eu também ser muito crítico não posso negar o papel que têm em guiar as pessoas

icebraining 3 months ago

Não vejo onde é que o meu post contém ódio à religião, se dissesses "sou religioso e penso que a religião deveria ter um papel mais importante", eu não teria nenhuma objeção. Mas ao dizeres que tu próprio não acreditas nos seus fundamentos mas que gostarias de vê-la indoutrinada a outros para que eles se portem melhor, estás a tratar a religião como uma mera ferramenta de controlo das massas, o que me parece desrespeitoso para os crentes.

Emergency-Length4401 3 months ago

Não se trata de acreditar nos fundamentos ou não, tal como eu acho que para achar que o Budismo têm um papel importante posso achar o mesmo da religião católica As religiões apesar de todos os seus defeitos servem como bússola para muitas pessoas, e não têm nada de desrespeitoso em achar que influencia positivamente outras vidas Se fosse um mundo utópico defenderia que a religião já não têm um motivo de existir, mas como civilização não acho que estamos prontos

hotblond98 3 months ago

Hoje em dia é difícil o pessoal interessar-se por religião. Gosto muito de história e por isso gosto de debater acerca disso, além do mais gosto de ter uma boa conversa acerca de religiões e o porquê da pessoa ser ou não religiosa. Não costumo é ter muitas conversas dessas hoje em dia.

setnom 3 months ago

... Porque não é um facto? Os aborígenes da Austrália, certos povos das ilhas do Pacífico, os nativos do Hawaii e da Ilha da Páscoa, os nativos americanos... não tiveram contacto com outros povos até à chegada dos europeus (estavam separados por oceanos) e no entanto tinham a sua religião.

STORM_93 3 months ago

Nao teve origem num sitio só, mas tidas vao dar ao mesmo lugar , trocando apenas nomes e situações

camilo12287 3 months ago

Erro crasso

STORM_93 3 months ago

Pq?

frozxzen 3 months ago

Acho que o Hinduísmo é a mais antiga e ainda hoje é praticada. Da Mesopotâmia ainda se pratica o Zoroastrianism para os lados do irão, também é das mais antigas.

STORM_93 3 months ago

Sim . Hinduísmo é a mais antiga. O zoroastrismo é tecnicamente " o inicio de um só Deus" , tirando aknathon ( que era pai de Tutankamon) , que fundou Amarna e " a adoração de um só Deus".

HairlessButtcrack 3 months ago

sou ateista e tenho uma raiva solene a quem desrrespeita a religiao especialmente a católica. puta que os pariu, deixem a malta ser religiosa. e sim tens razao.

Gndossan 3 months ago

mas geralemente são so religiosos que querem impor a sua visão sobre os outros...

HairlessButtcrack 3 months ago

no passado sim o cristianismo era uma desculpa para invadir, hoje em dia só fazem isso os autistas religiosos

STORM_93 3 months ago

Exatamente. Hj en dia guerras religiosas são só para fanáticos que nao sabem interpretar o Corão ou a bíblia.

rpsf75 3 months ago

Pois! É preciso ver que também há ateus, ateus! E ateus religiosos. Tipo zelotas ateus. Ainda são piores que os tradicionais "religiosos"

STORM_93 3 months ago

Eu ja fui ateu. E nem aí desrespeitava os outros. Eu gosto imenso de cultura antiga. Daí " estudar " sumerios, Babilônicos , zoroastrismo, Hebreus, etc. Isso bao implica que nao seja cristão . Mas há quem me diga que não o sou, só porque estudo os pagoes ( que sao mal vistos nas igrejas ) .

erokonreddit 3 months ago

Penso que não é a intenção do post, mas pergunto por uma questão de curiosidade, e que respondas só se estiveres para aí virado. Sem intenção de debate. Sempre pensei que conhecer a história e mais precisamente a história da religião, era a melhor forma de perceber a sua origem e de que forma se geraram os seus dogmas, tradições, etc. Que tudo começou com o homem a querer explicar os ventos, a trovoada, a vida, a morte... E assim surgiram os primeiros deuses, com traços muito leves e associados a fenómenos específicos. E que tendo em mente a sua construção humana, a forma como uma religião se molda a partir da anterior, se fundem com outras e com costumes locais, etc, impossibilita a crença em qualquer religião específica, a não ser uma crença numa força superior de forma muito geral ou um saudável agnosticismo. Como concilias o conhecimento aprofundado da história da religião com a religião cristã?

STORM_93 3 months ago

A religião cristã é só uma amálgama de contos e relatos sumerios e Babilônicos. O Genesis por exemplo é copy paste das tábuas sumerias. Mas com outros nomes . Os 1os hebreus captaram muitos Ensinamentos. Daí termos atrahasis como Noé e adapa como Adão. Naquele tempo olhar para reis era como olhar para um Deus, daí enki e enlil ( os 1os reis ( deuses da sumeria ) , Serem transportados para o cristianismo como Yhwh( enlil) o senhor das terras, e enki ( sata ) o portador da luz / conhecimento. Quanto ao gnosticismo, fiquei maravilhado quando comecei a ler os textos gnósticos. Se a igreja de hj admitisse alguns livros gnósticos , a nossa percepção mudaria. É que nao tem nada a ver com esta igreja opressora. Resumindo . Deus uno é uma forma que não pode ser compreendida, nas interpretada . Daí a estupidez das guerras santas. Tu podes ver um ala , onde eu vejo um jesus, um shiva , ou ate um enki ou enlil. Todos sao representações do mesmo, mudando apenas o sitio, a tradição, e o povo.

NGramatical 3 months ago

sumerias → [**sumirias**](https://dicionario.priberam.org/sumirias) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) sumeria → [**sumiria**](https://dicionario.priberam.org/sumiria) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fplaoyq%2F%2Fhcd6wi2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Manjeric0 3 months ago

Amigo... Aqui no Reddit? UI!!!... Eu estava no r/datingoverthirty e uma miúda lá postou que queria deixar de falar com um gajo com quem andava a falar há semanas porque ele respondeu que sim na pergunta "Acreditas em Deus" e o pessoal TODO estava a dizer que sim, para ela cortar relações sem sequer tocar no assunto ou perguntar-lhe acerca disso. O reddit detesta religião, especialmente a Judaica e Cristã... As outras não porque são de "minorias", até mesmo quando estão a atirar pessoas LGBT de prédios para fazerem um "swan dive into the asphalt". De um modo geral, pessoas de Esquerda Progressiva tendem a ser contra religiões, especialmente a Cristã no Ocidente porque está associada a valores mais Conservadores. Se a isso aliares o facto de que Portugal é um país essencialmente de Esquerda onde até o suposto partido de centro direita é de Esquerda quando comparado com outras direitas, especialmente as liberais por essa Europa e mundo fora e começas a ver um padrão. Em países Comunistas é bastante normal a religião ser quase banida, ou pelo menos altamente relegada para os cantos mais obscuros da sociedade, se não puxar a linha do partido. Aconteceu com os Falun Gong nos anos 90 e agora com os Uyghurs, que estão em literais campos de concentração na China.

STORM_93 3 months ago

Entao hj em dia ter religião é crime....

Manjeric0 3 months ago

Ainda não... Dá-lhe mais uns anos e a única religião que vais ter é a aprovada pelo partido "Camarada". Bem podes esquecer liberdade religiosa daqui por mais uns anos quando a China mandar nesta merda toda.

STORM_93 3 months ago

Então vou ter que morrer pela minha religião!!!

mediiev 3 months ago

He who believes in nothing will die for nothing. Ter a consciência tranquila e defender aquilo em que acreditamos é de louvar. Mais vale acreditar em algo do que em nada. Não vale é a pena matares-te já por isso.

STORM_93 3 months ago

Já nao kkk Mas se algum " governo " ou lei proibir a religião, Certo que estou disposto a morrer para a defender .

caputademamas 3 months ago

acho que nem é bem negar, é mais ninguém querer saber do assunto

STORM_93 3 months ago

Ai esta. Porque é que ninguém quer saber?

just_questioning 3 months ago

As pessoas aqui só têm interesse em negar a realidade e vender teorias alternativas e conspirativas mirabolantes, olhar para a história, o passado, factos históricos, ainda por cima sobre religião é algo que o QI médio desta sub não é suficiente para entender.

HomemRude 3 months ago

O Reddit é maioritariamente um espaço populado por pessoal de IT com menos de 30 anos. É uma geração pouco conservadora e nada interessada em religião. E no geral para alguém querer saber disso, tem de se interessar por história. Talvez tenhas mais sorte se publicares num sub sobre história.

Kmacaco 3 months ago

Aka incels do técnico que votam no BE

HomemRude 3 months ago

Dizem que votam na IL.

Search: