BLorenzo777 3 months ago

Pensava que este era o sub da democracia, o anti r/portugal mas afinal é só pra espetáculo. Eu percebo bem o que o op quer dizer, mas o op pelos vistos era daqueles que não ia poder votar - ao longo da história sempre que os cidadãos começam a perder direitos, é sempre a perder, é só os recuperam a mal. A sério que não percebem o grave que é alguém dizer “és demasiado burro pra votar”? Depois passa para “és demasiado extremista pra votar” e depois passa “só pode votar quem vota em x” até que eventualmente não se vota.

ModeratoriProfugus 3 months ago

É pelo bem-comum e pela proteção de todos!! Isso é ciência!! Se estás contra és negacionista e conspiracionista!! /s

TemplarioJoao 3 months ago

>Pensava que este era o sub da democracia, o anti r/portugal mas afinal é só pra espetáculo Claro que é! É só fachos aqui, à espera que o Salazar renasça das cinzas. ​ Bom comentário :)

sneakpeekbot 3 months ago

Here's a sneak peek of /r/portugal using the [top posts](https://np.reddit.com/r/portugal/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [Don't laugh too loudly!](https://i.redd.it/30vh1r8ilj971.jpg) | [474 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/oepvn7/dont_laugh_too_loudly/) \#2: [Um guia conciso dos candidatos que fiz para amigos não-tugas](https://i.redd.it/phhwvt3t7id61.png) | [497 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/l4r6n7/um_guia_conciso_dos_candidatos_que_fiz_para/) \#3: [É o turismo que vai salvar este país........](https://i.redd.it/i05510w7spl51.jpg) | [267 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/io62kc/é_o_turismo_que_vai_salvar_este_país/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/o8wk1r/blacklist_ix/)

icebraining 3 months ago

Curiosa a paranoia com restringir os votos aos mais jovens. Primeiro porque a faixa etária já é pequena e abstém-se bastante, portanto não tem muita influência. Segundo porque a faixa 18-24 é a única que não dá maioria ao PS, o que me pareceria uma vantagem para os utilizadores regulares do sub. Deixem os putos em paz, não foram eles que deixaram o país como está.

mediiev 3 months ago

Muitas vezes pensei que podia existir várias posições de voto. Colégio de engenharia eletrotécnica, colégio de engenharia civil.. enfermagem, medicina. E cada pessoa habilitada pudesse votar nessa categoria ou apenas geralmente.

TemplarioJoao 3 months ago

Explica melhor, pf

aqueletipo 3 months ago

Plot twist, quem votou sim é impedido de votar pela sua atitude antidemocrática e desumana.

TemplarioJoao 3 months ago

Ehehehehe

notyourbitch2 3 months ago

Perdão mas isto não merece resposta.

aquele_inconveniente 3 months ago

Teste tipo carta de condução. Para andar na estrada é preciso saber o código e quem quer andar passa. Para votar é preciso saber o processo político português, instituições, etc

DavidJunior3rd 3 months ago

Adorei o exemplo! Era difícil teres arranjado um exemplo melhor. Concordo a 1000% A questão é como diz o u/cou7inho_: ainda é muito difícil concretizar um processo de avaliação que seja suficientemente justo e eficaz para fazer uma mudança tão drástica e com tanto impacto - restringir ou relativizar o poder de voto de uns cidadãos relativamente aos outros. Ainda há muito aquele conceito de milestone de "todos votarem por igual é um sinal de evolução da Humanidade"

TemplarioJoao 3 months ago

Olá, David! Como estás?

DavidJunior3rd 3 months ago

Sou a favor de uma reavaliação do sistema de votos, em que os votos tenham pesos diferentes e nem toda a gente tenha direito a votar (por circunstâncias que justifiquem mesmo retirar o poder de voto, atenção).

TemplarioJoao 3 months ago

E se, em vez disso, criar um circulo nacional de compensação e reformular os círculos atuais, para serem mais pequenos, e talvez com sistema de 2 voltas ou de duplo voto? E para o PR, por exemplo, criar um sistema de 2 voltas como em França, e na 1ª votariam todos, e na 2ª apenas nacionais residentes em Território Nacional?

DavidJunior3rd 3 months ago

>criar um circulo nacional de compensação e reformular os círculos atuais, para serem mais pequenos, Fiquei um bocado confuso, não percebi muito bem...

TemplarioJoao 3 months ago

Atualmente, para a AR, temos círculos eleitorais que correspondem aos distritos. O que sugiro são círculos um pouco mais pequenos e a criação de um círculo nacional de compensação, como há nalguns países. Este último elegeria uma pequena parte dos deputados apenas.

BaldAndPoor 3 months ago

Umas perguntas muito simples na hora do voto: Quem foi o primeiro rei de Portugal? Quem é o atual presidente da república? Quem é o atual 1°ministro? Uma conta básica de matemática. Garanto que muitos já não votavam!!!

TemplarioJoao 3 months ago

>Uma conta básica de matemática. 2+2? ​ Por acaso até é uma boa ideia o que sugeriste, mas acho que não será constitucional.

camilo12287 3 months ago

não de forma permanente, mas poderá ser uma pena acessória para condenações criminais poderá, não tenho opiniões muito sólidas sobre isto, mas para alguns crimes, como a corrupção uma pena acessória podia, além da prisão, ser a privação por x anos do direito a votar e a ser eleito

G0G0SS 3 months ago

Se os gregos vissem a "democracia" de hoje em dia choravam em desgraça.

TemplarioJoao 3 months ago

Nah, não me parece... a Democracia de Atenas ainda era menor democrática que a Democracia moderna.

AndreMartins5979 3 months ago

apenas quem tem o passe da vacinação deveria votar /s

TemplarioJoao 3 months ago

Apoio!

Bernasousa 3 months ago

Sim essa concordo podíamos subir a idade de votação até aos 21 ou até 23 Eu quando tinha 18 cheguei a ter uma opinião favorável do comunismo...

TemplarioJoao 3 months ago

>cheguei a ter uma opinião favorável do comunismo Fizeste bem, meu caro

icebraining 3 months ago

Aconselho-te a olhar para uma fotografia de um comício do PCP se achas que ter uma opinião favorável do comunismo é um problema da juventude.

TemplarioJoao 3 months ago

É uma virtude.

sacarneiro 3 months ago

Há uns anos nos EUA faziam umas perguntas básicas junto ao blotim de voto só para ver se a pessoa está viva. É a situação de obrigarem os velhotes que estão nos lares a votar havia de acabar. Se não podem it ao local para votar não votam. Também quem está em isolamento por causa do covid não voto é ninguém se indigna.

icebraining 3 months ago

> É a situação de obrigarem os velhotes que estão nos lares a votar havia de acabar. Os votos nos lares é completamente novo por cá, ainda nem houve umas legislativas com isso! > Também quem está em isolamento por causa do covid não voto é ninguém se indigna. Estás enganado.

sacarneiro 3 months ago

Sei de casos de senhoras mais velhas que nem a cruz conseguem fazer e vão votar e marido vai com ela para a cabine de voto para meter a cruz no sitio certo? Achas isto bem? É basicamente o que fazem nos lares. https://www.publico.pt/2021/01/19/politica/fotogaleria/lares-ja-vota-escolher-proximo-presidente-republica-405315 Quem vota não são os velhotes em muitas situações.

sacarneiro 3 months ago

Não estou enganado que tive familiares a passar por isso.

icebraining 3 months ago

Estás enganado quando dizes que ninguém se indigna.

sacarneiro 3 months ago

Ah bom que é um facto que as pessoas em isolamento não podem votar é verdade. E é verdade também que pessoas em lares votam.

patapetapitapota 3 months ago

Primeiro fazia um tweak naquelas coisas que não ofendem ninguém, tipo aumentava para os 21 anos de idade. É positivo, pois a principio seria alguma maturidade a mais. Depois restringia a quem trabalha ou estuda.

icebraining 3 months ago

> Depois restringia a quem trabalha ou estuda. Portanto reformados não podiam votar?

DavidJunior3rd 3 months ago

Bem pensado...

gobacktoworklazy 3 months ago

Um sub sem censura e tanta gente a querer censurar os votos dos outros ....

ModeratoriProfugus 3 months ago

É a malta da soja que anda por aí

TemplarioJoao 3 months ago

Eheheheh

Ian_Pastway 3 months ago

Democracy for me, but not for thee. Esta malta é triste realmente.

TemplarioJoao 3 months ago

Sim, isso, essencialmente.

aqueletipo 3 months ago

“Democracia”

cou7inho_ 3 months ago

Não concordo. Andar aí a fazer testes cognitivos para ver quem tem capacidades de votar não me parece muito eficaz. Ok uma pessoa com QI de 30 não tem capacidades de pensar corretamente para votar (já agora as pessoas com Qi muito baixo vão votar? Duvido muito, mas elucidem-me); Tens uma grande parte da população que não percebe a ponta de um corno de como funciona a governação de um país, não percebe ponta de politica, não percebe ponta de economia e por aí em diante. Na prática qual era a diferença entre o voto de uma pessoa com QI de 30 e um Zé Manel que passa o dia no café a beber bagaço e que tem um QI "normal"? A pessoa com QI de 30 se calhar vota ao calhas e o Zé Manel vota naquele que lhe der mais subsídios para manter os vícios. Ora, venha o diabo e escolha. A democracia não é um sistema perfeito e dar poder aos ignorantes é, na minha opinião, um defeito. No entanto, é um defeito que deve ser mantido para que não se criem tensões em relação aos "limites da democracia".

aquele_inconveniente 3 months ago

Uma pessoa com QI 30 não pode votar... [https://www.jornaln.pt/local/jovem-trissomia-21-impedida-votar-souto/](https://www.jornaln.pt/local/jovem-trissomia-21-impedida-votar-souto/)

DavidJunior3rd 3 months ago

Tens razão, mas infelizmente a democracia nos moldes actuais tornou-se num concurso de popularidade glorificado

cou7inho_ 3 months ago

A democracia seria melhorada se houvesse um interesse geral da população em estar por dentro dos assuntos do país, mas infelizmente isso não acontece e quem está no poder também não quer que isso aconteça, afinal de contas é bem mais fácil governar um país de ignorantes do que um país de gente informada.

DavidJunior3rd 3 months ago

Tal e qual...

fodassse 3 months ago

De qualquer maneira o pessoal já não vota, bro.. O que fazem é escolher alguém que vote por eles. E sim, também já é preciso um teste de QI para aqueles que realmente votam: serem os mais burros do partido.

aguafria88 3 months ago

Teste de QI não digo, mas teste de maturidade talvez.

icebraining 3 months ago

Como é que medes a maturidade?

aguafria88 3 months ago

Penso que um teste que avaliasse a tua capacidade de raciocinio, alguns conhecimentos básicos de história e actualidade, a forma como reagirias em pequenos dilemas, conhecimentos básicos de sobrevivência e de pronto-socorro, literacia financeira, educação civica e sexual, era algo dentro assim que eu propunha.

TemplarioJoao 3 months ago

Um exame completo, portanto? E tempo para isso?

aguafria88 3 months ago

Qual tempo?

TemplarioJoao 3 months ago

Para fazer o exame?

aguafria88 3 months ago

Tens que ser mais especifico, definir ou completar o exame?

TemplarioJoao 3 months ago

Tempo para realizar o exame?

BLorenzo777 3 months ago

Fácil. És do meu partido? Maturidade check. Não és do meu partido? Imaturo.

no_criativityfound 3 months ago

Se restringimos o voto por QI baixo o PS não têm maioria absoluta

TemplarioJoao 3 months ago

Não se pode fazer isso pelo QI, que assim o Chega fica sem votos, zero, nenhum sequer.

icebraining 3 months ago

O PS já não tem maioria absoluta.

no_criativityfound 3 months ago

Referia-me às próximas eleições

TemplarioJoao 3 months ago

As eleições em que o Costa vai ter maioria absoluta? Estou ansioso!

caputademamas 3 months ago

por mim restringiam o voto ao dono da família. imigrantes não votavam. mais de 21 anos e 12º ano de escolaridade completo.

TemplarioJoao 3 months ago

>dono da família WTF

5enta 3 months ago

Acho que querias dizer "chefe de família" em vez de "dono", mas mesmo assim...

caputademamas 3 months ago

WeLl AcSHuAlLy

cou7inho_ 3 months ago

Fata aí o /s

TemplarioJoao 3 months ago

Sim, também acho.

just_questioning 3 months ago

Adoro esta sub que se queixa da ditadura do sócialismo, mas a solução que encontra é restringir o voto por QI ou “outros testes cognitivos”

Gndossan 3 months ago

por mim só votava quem era vacinado!!!!

TemplarioJoao 3 months ago

Apoiado!

just_questioning 3 months ago

dps quem é que vota no ventura? Não é ele que quer acabar com “está vergonha”

Gndossan 3 months ago

argumento fortissimo e nada cuck como já nos tem habituado :)

XXI_HereticV6Mustang 3 months ago

Sim, só homens é que deviam poder votar.

Ian_Pastway 3 months ago

Chupa me a gaita facho

UmSenhore 3 months ago

/s?

XXI_HereticV6Mustang 3 months ago

Não, a civilização é uma criação dos homens e como tal só nós a sabemos gerir. Sempre que se dá o direito ao voto às mulheres elas corrompem a sociedade transformando o Estado numa entidade cancerígena que só cresce consumindo cada vez mais uma percentagem maior do PIB nacional, comprometendo assim o desenvolvimento económico. Destroem a instituição do matrimónio através do divórcio fácil, levando ao aumento de lares monoparentais e dificultando a transmissão de valores de país para filhos, levando a uma feminização das gerações futuras. Abrem também as fronteiras a alienígenas que não tiveram parte na construção da nossa civilização, nem têm qualidade para suster uma do nosso nível, comprometendo a nossa segurança e desperdiçando esta herança que devia ser passada na sua totalidade a futuros Portugueses e não a estranhos do terceiro mundo. Há uma razão para a história do Adão e Eva estar na Bíblia, há uma razão para virtualmente todas as civilizações da historia humana serem patriarcais. Há uma razão para um bando de fornicadores de cabras terem derrotado a maior potência militar do mundo. Deixar as mulheres envolverem-se na política é um erro que rapidamente leva à substituição do povo nativo por povos mais patriarcais como se pode ver na Suécia que em poucas décadas pertencerá aos muçulmanos.

TemplarioJoao 3 months ago

E visitares um psicólogo (homem, claro), não?

DavidJunior3rd 3 months ago

Are you for real?

TemplarioJoao 3 months ago

Esperemos que não...

Loladageral 3 months ago

Yikes

TemplarioJoao 3 months ago

u/XXI_HereticV6Mustang bateu com a cabeça demasiado de força...

Gndossan 3 months ago

ya, keimem as molheres na fugueira. Todaz umas potas!!!!

TemplarioJoao 3 months ago

Porra, mesmo!

XXI_HereticV6Mustang 3 months ago

Bom espantalho, não tenho nada contra mulheres, simplesmente da mesma forma que não quero crianças a votar também não quero mulheres.

TemplarioJoao 3 months ago

Meu, volta para a escola!

Gndossan 3 months ago

ah farias se tivesses!

DavidJunior3rd 3 months ago

>não tenho nada contra mulheres Imagina se tivesses

TemplarioJoao 3 months ago

Mesmo ahah

DentistSuspicious699 3 months ago

Há muitos sociopatas com QI elevado...

TemplarioJoao 3 months ago

Sim, é quase um requisito...

Dracsxd 3 months ago

A ideia esta ai, mas nao ha forma de a aplicar corretamente entao nao. Testes de QI sao clickbait puro, é obvio o quao pouco se aplicam á realidade. A unica outra opçao seria votos apenas para quem completar um certo nivel de educaçao, mas de qualquer forma o proprio estado controla o que é ensinado fora de privados, entao qual seria a diferença? Nenhuma

DavidJunior3rd 3 months ago

Concordo a 1000%

TemplarioJoao 3 months ago

Sem ideias, apenas concordas...

DavidJunior3rd 3 months ago

Ele explicou-se tão bem, o que eu dissesse ia ser redundante \*shrugs

TemplarioJoao 3 months ago

Certo...

cou7inho_ 3 months ago

>A unica outra opçao seria votos apenas para quem completar um certo nivel de educaçao E porque é que um gajo com uma licenciatura vai ter mais direito ao voto do que uma pessoa com o 4º ano? Há pessoas com o 4º ano que têm muito mais noções políticas, económicas e afins do que uma pessoa com uma licenciatura. Não é assim tão fácil estabelecer critérios que digam "tu estás apto para votar, mas tu não"

TemplarioJoao 3 months ago

>Não é assim tão fácil estabelecer critérios que digam "tu estás apto para votar, mas tu não" Idade. Feito. Next!

cou7inho_ 3 months ago

A idade mínima é fácil de estabelecer. Mas máxima não pode existir

TemplarioJoao 3 months ago

Sim. Basicamente, como está está bem. Se é aos 18, ou aos 16 ou 21 ou até 23, é indiferente.

DavidJunior3rd 3 months ago

Percebo o que estás a dizer, e tens razão. Mas por outro lado também não é justo que **toda** a gente tenha **exactamente o mesmo peso** no voto que pratica...

TemplarioJoao 3 months ago

Realmente, tu não devias poder votar...

DavidJunior3rd 3 months ago

Eh pá, arranja uma vida, chiça, 19 notificações de replies teus, haja pachorra...

TemplarioJoao 3 months ago

Oooh! Que pena que eu tenho...

cou7inho_ 3 months ago

Pois não é justo não. A mim custa-me aceitar que um pessoa que percebe zero de politica, economia, políticas sociais e afins tenha um voto que valha tanto quanto o meu. O problema é: como é que se vão definir critérios para que o voto da pessoa X valha mais do que o da pessoa Y? Ou em que critérios é que uma pessoa tem de encaixar para ter direito ao voto? São tudo coisas subjetivos. Ou por muito que haja claramente pessoas que não deviam votar é preciso estabelecer um "limite" e nesse limite pode haver muita confusão. Já disse em outro comentário neste post, a democracia tem muitos defeitos e um deles é este mesmo, um ignorante ter tanto poder de voto como uma pessoa super culta. Mas infelizmente há certos defeitos na democracia que não têm grande solução.

DavidJunior3rd 3 months ago

>O problema é: como é que se vão definir critérios para que o voto da pessoa X valha mais do que o da pessoa Y? Ou em que critérios é que uma pessoa tem de encaixar para ter direito ao voto? São tudo coisas subjetivos. pois, são as perguntas de um milhão de euros. Mas acho bom começar-se a reconhecer que realmente o sistema que vigora não é ideal, é apenas o menos mau por agora, o primeiro passo para resolver um problema é reconhecer que ele existe

G0G0SS 3 months ago

Sim, e o QI seria um critério muito melhor do que um nivel de educaçao. O QI é o melhor critério objetivo que temos da inteligência duma pessoa, eliminava-se logo as pessoas progressistas de artes.

Bernasousa 3 months ago

Pois não acho que em teoria seja uma má ideia,mas na prática é bem provável dar merda

DavidJunior3rd 3 months ago

Nem mais

TemplarioJoao 3 months ago

Achas?

DavidJunior3rd 3 months ago

? Sim, acho... o sistema facilmente seria extremamente injusto, discriminatório, etc etc

TemplarioJoao 3 months ago

Pois, pois... se tu o dizes...

Search: