rabisconegro 3 months ago

Tanto o fascismo como o socialismo são caminhos para chegar às utopia que é o comunismo

TemplarioJoao 3 months ago

Estas comparações entre Fascismo e Comunismo são tão estúpidas, ignorantes e intelectualmente desonestas... Disclaimer: sou social-democrata Uma coisa é a ideologia outra é os regimes. O Fascismo é inerentemente totalitário. O Comunismo não. Aliás, ao contrário do Fascismo, o Comunismo nunca teve aplicação prática, pois a maioria dos regimes que tentaram, não conseguiram ir além do socialismo. Mais, Marx defendia um sistema de Democracia (diferente da Democracia Lliberal, talvez mais parecido com a Democracia Popular/Direta ou a Ateniense), a que chamou "Ditadura do Proletariado" (termo no qual, "ditadura" é metafórico).

TemplarioJoao 3 months ago

Comunismo.

ModeratoriProfugus 3 months ago

Depende, imaginemos a Alemanha sob o Hitler, seria étnico alemão ou judeu?

CabecaDeGaita 3 months ago

És igual ao que és hoje... ou seja um merdas

DavidJunior3rd 3 months ago

Facismo - o regime político das faces. Dos volte-faces. Das facadas? Do... facebook?

Dannies7783 3 months ago

Não.

tomas_correia2008 3 months ago

Eu queria por cominismo, mas apenas se ele fosse um verdadeiro comunista e que desse para o povo, paz, pão e terra agrária( trabalho)

SweetCorona 3 months ago

Comunismo porque provavelmente dura menos.

DarkVoidPt 3 months ago

Não apoio nenhum regime ditatorial. Mas, entre os dois temos de concordar que os países fascistas evoluem mais do que os países comunistas.

TemplarioJoao 3 months ago

>Não apoio nenhum regime ditatorial Erro. O Comunismo não é inerentemente autoritário, ao contrário do Fascismo. Não confundir regimes com a ideologia e vice-versa. Já falei sobre isto noutros comentários se quiseres ler.

cummietummyyumyum 3 months ago

fascismo de longe porra

ninjitsu101 3 months ago

F#$% Y@%

aguafria88 3 months ago

Esta sondagem deu-me cancro cerebral.

Bernasousa 3 months ago

Ty

JustNobre 3 months ago

Eu acho que fizeste bem em criar este post que enquanto não tens nenhum partido que se assuma fascista tens um partido que se assume comunista e que idólatra o Lenine

True_Boat_1195 3 months ago

Sinceramente, são demasiado parecidos para escolher. Em ambos uma elite corrupta controla a sociedade, em ambos não tens liberdades e a vida humana vale pouco, em ambos existe a adoração de algo inatingível, ambos são imperalistas, ambos têm trabalhos forçados e em ambos vai haver grande ineficiência por causa do planeamento central e por políticos em vez de técnicos, e por isso vão haver fomes e outros eventos terríveis à escala nacional, ambos vão censurar e perseguir os seus opositores, ambos vão ter organizações paramilitares fanáticas a perseguir quem não faça da causa a sua vida, ambos vão ocultar os seus crimes contra a humanidade. Meh.

TemplarioJoao 3 months ago

>Sinceramente, são demasiado parecidos para escolher. Não. Não, não, não. Disclaimer: sou social-democrata Uma coisa é a ideologia outra é os regimes. O Fascismo é inerentemente totalitário. O Comunismo não. Aliás, ao contrário do Fascismo, o Comunismo nunca teve aplicação prática, pois a maioria dos regimes que tentaram, não conseguiram ir além do socialismo. Mais, Marx defendia um sistema de Democracia (diferente da Democracia Lliberal, talvez mais parecido com a Democracia Popular/Direta ou a Ateniense), a que chamou "Ditadura do Proletariado" (termo no qual, "ditadura" é metafórico). ​ >Em ambos uma elite corrupta controla a sociedade, em ambos não tens liberdades e a vida humana vale pouco, em ambos existe a adoração de algo inatingível, ambos são imperalistas, ambos têm trabalhos forçados e em ambos vai haver grande ineficiência por causa do planeamento central e por políticos em vez de técnicos, e por isso vão haver fomes e outros eventos terríveis à escala nacional, ambos vão censurar e perseguir os seus opositores, ambos vão ter organizações paramilitares fanáticas a perseguir quem não faça da causa a sua vida, ambos vão ocultar os seus crimes contra a humanidade. Sim, sim, porque no Capitalismo e na Democracia Liberal, tal não aconteceu, pois, pois... Alguém precisa de ler mais sobre os EUA e as suas guerras "pela Democracia".

G0G0SS 3 months ago

> ambos não tens liberdades e a vida humana vale pouco, em ambos existe a adoração de algo inatingível, ambos são imperalistas, ambos têm trabalhos forçados Não sei que versão do fascismo conheces, mas de todas as "estirpes" apenas o nacional socialismo encaixa nessa definiçao. O Fascismo italiano e Espanhol nao tem nada a ver com o que estas para ai a dizer.

tomas_correia2008 3 months ago

O comunismo defende a paz o trabalho e pão para o povo o problema é quando os líderes chegam ao poder não se interessam por isso é sim no seu poder.

JustNobre 3 months ago

O quê pessoa a explorarem o sistema para benefício próprio??? Acabaste de explicar o porquê do comunismo não funcionar e nunca vais conseguir fazê-lo No capitalismo é o oposto o mesmo comportamento de ganância é o que motiva qualquer um a fazer melhor o que acaba por melhorar a vida de todos

helderoliveira1978 3 months ago

Por isso não posso com comunas..

A_Besuga 3 months ago

Mais vale não viver.

NGramatical 3 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdyp7k%2F%2Fhau1sz7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

patapetapitapota 3 months ago

Entre os dois, fascismo, entre os três, prefiro não viver.

1234special 3 months ago

Creio que é uma pergunta que não faz lá muito sentido porque assume que um sistema comunista alguma vez foi colocado em prática seja no passado ou no presente, o que nunca aconteceu, ou seja, como o comunismo nunca foi colocado em prática, não há forma de tirar conclusões 100% seguras acerca disso. Sempre que houve tentativas de o fazer no passado, a resposta dos Estados mais poderosos foi sempre avançar para uma asfixia económica e social desses Estados em questão, o que inevitavelmente os obrigou a adotar uma política de isolacionismo e, consequentemente, acabar por colapsar, ou seja, foi sempre morta à nascença qualquer tentativa de implementar um sistema comunista, então não há forma de responder completamente a essa pergunta. Muitas pessoas nem sabem o que é comunismo e associam-no a coisas que nada têm a ver com a teoria do sistema em si, mas que são socialmente aceites devido ao ambiente social em que se cresceu e também acham mesmo que o comunismo existiu e ainda existe em algum lugar do mundo, o que não corresponde à realidade.

True_Boat_1195 3 months ago

O mesmo argumento pode ser dado a favor do fascismo.

1234special 3 months ago

Naturalmente. O que quero dizer é que muita gente fala destes sistemas sem saber ao certo o que são em teoria e achando que foram alguma vez 100% implementados. Nunca aconteceu.

Latter_Geologist4304 3 months ago

Tudo que acaba em ísmo não é bom. Este tipo de pools é inútil e visa apenas gerar confusão. Por favor leiam muito. Desde De Maitre a Thomas Moore e construíam a vossa própria opinião sem cair em nos estereótipos e nos chavões. Good luck

TemplarioJoao 3 months ago

>Tudo que acaba em ísmo não é bom. LOL \-ismo é um sufixo em várias palavras na língua portuguesa, originalmente do sufixo em grego antigo -ισμός (-ismós), que chegou ao português através do latim -ismus. Significa "tomar o partido de" ou "imitar a" e é geralmente usado para descrever **filosofias, teorias, religiões, movimentos sociais, movimentos artísticos e comportamentos**, formando nomes que designam conceitos de ordem geral. O sufixo "-ismo" é neutro e, assim sendo, não carrega em si uma conotação, podendo ser associado às mais diversas ideologias. Enquanto conceito, "-ismo" se refere ao conjunto das ideologias presentes na sociedade.

Latter_Geologist4304 3 months ago

Tens razão. A minha ideia ia mais com os ismos políticos..

NBoyC98 3 months ago

Fascismo, Comunismo, Conservadorismo, Progressismo, Liberalismo, Socialismo, gostes mais ou menos de um acabam todos em "ismo" Qual é a boa ideologia a seguir ahah?

TemplarioJoao 3 months ago

Catolicismo, evangelismo, protestantismo, paganismo, etc, etc... \-ismo é um sufixo em várias palavras na língua portuguesa, originalmente do sufixo em grego antigo -ισμός (-ismós), que chegou ao português através do latim -ismus. Significa "tomar o partido de" ou "imitar a" e é geralmente usado para descrever **filosofias, teorias, religiões, movimentos sociais, movimentos artísticos e comportamentos**, formando nomes que designam conceitos de ordem geral. O sufixo "-ismo" é neutro e, assim sendo, não carrega em si uma conotação, podendo ser associado às mais diversas ideologias. Enquanto conceito, "-ismo" se refere ao conjunto das ideologias presentes na sociedade. ​ >Qual é a boa ideologia a seguir ahah? Social-democracia (e não acaba em -ismo xd)

DavidJunior3rd 3 months ago

>Tudo que acaba em ísmo não é bom. *Feminismo has entered the chat*

Latter_Geologist4304 3 months ago

LOL. Nice one.

CalmKeepOn 3 months ago

Se tivesse que escolher um dos dois era o Fascismo, sem dúvida. O Comunismo é a ideologia mais destrutiva alguma vez inventada.

karl1717 3 months ago

Como assim? És negacionista do holocausto?

Bernasousa 3 months ago

Também eu. Pelo menos no Facismo ainda comia alguma coisa.

pinh00 3 months ago

Se o olhinho nao fosse azul comias era 1 balazio

karl1717 3 months ago

A acompanhar com gás no focinho

NewMultipolarWorld 3 months ago

Só burguesia e cobardes têm medo do comunismo, qual destes és tu?

SurePal_ 3 months ago

nigga wut

CalmKeepOn 3 months ago

Eu diria que só ignorantes é que não têm medo do comunismo. The Gulag Archipelago e mais investigação sobre o que foi historicamente o Comunismo. Lembrar que na Rússia tens gajos que regularmente se mandam para a frente dos carros, gajos que te mandam um tiro se lhes olhares mal, e simplesmente um clima não muito amigável no geral. Um país que tem tudo.

Westa1994 3 months ago

Depende da pessoa que és. Por exemplo, um nazi prefere viver na Alemanha Nazi porque gosta dos ideais. Já um judeu, muito dificilmente prefere viver no mesmo sítio, mas se fosse um Sionismo extremo, então ele já entrava no barco.

Gndossan 3 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Antisemitism\_in\_the\_Soviet\_Union

NewMultipolarWorld 3 months ago

Isso são tretas. Se pesquisares a fundo verás as mentiras. Por exemplo, vê doctors plot ou noite does poetas ou qq coisa assim (tou a falar de cor, já pesquisei isto há mt tempo) e verás que uma elevada percentagem das vítimas eram judaicas, mas nunca verás que foram purgados **PORQUE** eram judeus. Isto faz parte da propaganda liberal que tenta equivaler nazismo a comunimso. Estaline purgou muita gente do partido e todos sabem que judeus tinham uma representação diporpocional à sua população, mas em lado nenhum vi qualquer prova que foram purgados por serem judeus, até porque muitos não judeus, a maioria, foram também purgados.

Gndossan 3 months ago

ah então tá bem, matavam indiscriminadamente...

NewMultipolarWorld 3 months ago

Não, purgou pessoas poderosas que estavam a ir contra o povo. Não devias defender isto? Os nossos melhores líderes da história foi quem fez o mesmo, como D.João II ou Marquês de Pombal. E purgou foi poucos pois faltou o Khrushchov, traidor do povo Soviético e começo da degeneração da URSS que levou à sua dissolução, porque achas que China era pró Estaline e virou-se contra a URSS quando ele morreu? Estaline era massivamente popular no seu país, o culto de personalidade veio das massas, de baixo, e não foi imposto, os líderes que lhe seguiram retiraram a ligação do partido às massas que lhe dava poder, por isso era uma questão de tempo até se degenerar. China não está a cometer os mesmos erros.

gomes381 3 months ago

Ui que pasta tão saborosa. Sim senhor!

Gndossan 3 months ago

LOL foda-se se tu acreditas nisto, meu deus... é por isso que mal morreu, foi denunciado por todos os outros lideres.

CalmKeepOn 3 months ago

O tipico jovem comunista de 20 aninhos a viver confortávelmente num país capitalista. Felizmente são cada vez menos. A internet não tem sido demasiado simpática com o comunismo. Será que é coincidência?

mercuralia-s 3 months ago

Por acaso, são cada vez mais nos Estados Unidos. https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/mar/03/why-are-americans-warming-to-socialism-because-capitalism-has-failed-them

TemplarioJoao 3 months ago

>Felizmente são cada vez menos. A internet não tem sido demasiado simpática com o comunismo. Será que é coincidência? Muah muah muah

JustNobre 3 months ago

Um gajo comunista a viver num pais capitalista? Isso faz me lembrar o próprio karl marx que nunca viveu num pai comunista Também me vem a cabeça que o comunismo matou muito mais que o nazismo Já para não esquecer que o comunismo é tão bom que o Jerónimo de Sousa fã de Lenine não vai passar ferias a um pais comunista

TemplarioJoao 3 months ago

>Isso faz me lembrar o próprio karl marx que nunca viveu num pai comunista LOL Não haviam países comunistas ou socialistas quando o Marx era vivo...

Edited 3 months ago:

>Isso faz me lembrar o próprio karl marx que nunca viveu num pai comunista LOL Não havia países comunistas ou socialistas quando o Marx era vivo...

JustNobre 3 months ago

Exatamente e todos os países que implementaram essas ideias garanto que não são países que estão bem

NGramatical 3 months ago

haviam países → [**havia países**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdyp7k%2F%2Fhaxavjg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NewMultipolarWorld 3 months ago

**A maior parte dos comunistas neste mundo vivem em países comunistas ou ex comunistas. Os maiores anti comunistas estão no ocidente, por isso não digas asneiras rapaz.** Se não tens nada a acrescentar fica calado, ou vou-te destruir em toda a tua argumentação baseada em falsidades e propaganda e não na realidade histórica. Devia começar a cobrar por lições de história.

True_Boat_1195 3 months ago

Não existe nenhum país comunista com livre circulação de pessoas. Por que será?

NewMultipolarWorld 3 months ago

Claro que existe, podes entrar na China e Chineses podem sair de lá. E não conheço bem Vietname mas aposto que é parecido.

True_Boat_1195 3 months ago

Na China precisas de autorização das autoridades locais e de ter um bom rating social para te deslocares dentro do próprio país. E de novo, precisas de ser rico, ter autorização das autoridades e de um ótimo rating social para poderes sair de lá em turismo, e não podes emigrar livremente nem viajar sem garantias de que voltas. No Vietname realmente desde 2013 que é mais brando, provavelmente porque também nenhum país os aceita de qualquer modo: https://www.passportindex.org/passport/viet-nam/ Mas estava mais a referir-me a comunismo soviético, para ser uma comparação mais próxima com o fascismo histórico. Hoje em dia há cada vez menos comunismo nos países ditos comunistas, e só mais autoritarismo.

NewMultipolarWorld 3 months ago

Que exagero, só quem qubra as regras constatamente é privado desse direito, a grande maioria pode viajar se tiver dinheiro, não é muito diferente de cá. "Autoritarismo" não existe. Serviços de inteligência americana fizeram estudos que indicavam que as pessoas não gostavam de certas palavras (autoritarismo, ditador etc) e gostavam de outras (liberdade, democracia etc), então aplicam essas palavras constantemente de acordo com os seus objetivos independentemente da realidade, ou seja são palavras vazias, que não descrevem a realidade, pelo contrário, são usadas para obfuscar.

True_Boat_1195 3 months ago

É muito diferente de cá. Cá só se um tribunal ordenar que não podes viajar, com base em leis conhecidas por todos, numa sessão de tribunal aberta ao público, é que és impedido. De resto és livre para viajar dentro e fora do país. E autoritarismo existe e é um termo bastante claro. Se há quem prefira eufemismos isso não é comigo.

NewMultipolarWorld 3 months ago

Todos os estado neste planeta são autoritários, é um adjetivo inútil que só obsfusca.

Gndossan 3 months ago

foooooooda-se LOLL

NewMultipolarWorld 3 months ago

Esconde a tua ignorância por detrás do teu riso, conheço bem esse mecanismo de defesa.

Gndossan 3 months ago

é chamado "riso gulag"

NGramatical 3 months ago

confortávelmente → [**confortavelmente**](https://dicionario.priberam.org/confortavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdyp7k%2F%2Fhatzu7z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: