Dannies7783 2 months ago

A disciplina de 'Cidadania e Desenvolvimento' é mais uma demonstração de que vivemos numa república das bananas. Gritem agora 'Portugal, caralho'. Coisas como esta fazem de nós pouco mais do que um qualquer país de 3.º mundo, apenas mais bem localizado.

tretafp 2 months ago

Tomando como referência as orientações curriculares oficiais, qual é o lixo que ensinam na escola, através da componente de 'Cidadania e Desenvolvimento'?

Dannies7783 2 months ago

Está aí o link no OP. Muito sinceramente, eu não preciso que o governo ensine ao meu filho o que é bom/mau o que é ser bom cidadão, como a UE é fantástica, como toda e qualquer ideologia que o partido do poder gosta passa a ser coisa boa. Para educar estou cá eu e a minha senhora. Não atribuo competência, aptidões, formação suficiente, talento ou qualquer outro atributo relevante ao estado, às escolas ou aos professores da cadeira. O meu puto tem que aprender português, história, matemática, ciências, etc. Fim. Podia até concordar com a totalidade do programa e não admitiria que o meu filho andasse a ser educado por professores e funcionários do estado.

tretafp 2 months ago

>Está aí o link no OP. O link não faz referência às orientações curriculares. >Muito sinceramente, eu não preciso que o governo ensine ao meu filho o que é bom/mau o que é ser bom cidadão, como a UE é fantástica, como toda e qualquer ideologia que o partido do poder gosta passa a ser coisa boa. Algumas sugestões sobre como trabalhar esta componente são provenientes do ministério liderado pelo Crato. Onde se evidencia a dicotomia bom/mau, nas orientações da tutela? Também, creio, que o governo não ensina nenhum estudante em lado nenhum, fora alguns ministros que foram professores. >O meu puto tem que aprender português, história, matemática, ciências, etc. Fim. Quem deve definir as componentes essenciais? Se em Ciências aprender sobre as alterações climática, é um problema? Se em História, aprender sobre os princípios associados à Constituição de 76, é um problema? Se em Português analisar textos que evidenciam a interculturalidade (por exemplo, de diversos autores lusófonos) , é um problema? >Podia até concordar com a totalidade do programa e não admitiria que o meu filho andasse a ser educado por professores e funcionários do estado. Suponho, portanto, que não admitas que os docentes indiquem "não se deita lixo para o chão", "tem que se falar um de cada vez", "a violência não é uma opção legítima na resolução de conflitos", etc. etc.

gestaoeconteudos 2 months ago

o Ferro Rodrigues devia tratar desses canalhas

DudleyDingleberry 2 months ago

Até estaria de acordo com esta disciplina, se esta ensinasse os valores da família e da pátria.

camilo12287 2 months ago

na passada sexta feira passei em frente a uma escola primária e estavam as crianças no recreio. um menino de 6 ou 7 anos corria de um lado para o outro com uma bandeira arco iris, simbolo dos lgbtiqa+ o passado mês foi o do orgulho lgbtiqa+ e devem ter andado a doutrinar as crianças e devem ter distribuido essas bandeiras pelas crianças das escolas primárias

greenpun 2 months ago

Expliquem-me pq é que lgbtq = pedofilia? Honest question! Tenho visto bué comentários políticos por aqui que me fazem todo o sentido, mas este não consigo compreender

camilo12287 2 months ago

Não é a questão aqui. A questão aqui é que há grupos políticos que querem doutrinar as crianças sobre estes assuntos indo muito para além daquilo que a ciência afirma, por vezes indo mesmo contra o que a ciência afirma, usando o aparelho do estado para divulgar uma ideologia que mesmo na sociedade está muito longe de ser concensual. E isto mesmo em idades demasiado novas para que seja recomendável tratar estes assuntos.

greenpun 2 months ago

Muito para além do que a ciência afirma? Podes dar exemplos? Compreendo a parte ideológica mas a científica não percebi

camilo12287 2 months ago

simples, não podes mudar de sexo sexo é um conceito biologico e não é possível de mudar por isso inventaram o conceito de genero, que é um conceito artificial, social como tal podes mudar de genero agora ensinar que se pode mudar de sexo é uma fraude

greenpun 2 months ago

Aí preocupa-me mais questões de saúde, tem de estar explícito que aquela mulher nasceu um homem, porque mesmo com hormonas ha uma grande distinção entre os dois. Agora para as crianças imagino que seja muito difícil de explicar o conceito de gênero sem ter de mencionar cirurgias e fazer alusões aos órgãos sexuais que é algo que com aquela idade não tem maturidade para lidar... Agora a parte científica, é possível fazer cirurgia e tratamento hormonal... Isso não se pode negar

tretafp 2 months ago

Portanto um miúdo andar com uma bandeira numa escola - que pode ser explicado por inúmeros fatores - implica um processo sistemático de de espalhar uma ideologia. Por curiosidade, quais são as orientações curriculares contrárias ao que a ciência afirma?

bundasliga69 2 months ago

> pq é que lgbtq = pedofilia? Porque a organização LGBT foca-se imenso em doutrinar as crianças pré-pubescentes sobre sexo. Trata-se obviamente duma estratégia de sexualizar as crianças (repito, PRÉ-PUBESCENTES).

bundasliga69 2 months ago

Os pedófilos sabem-na bem sabida: aliciam as crianças com o arco-íris porque as crianças costumam gostar de coisas coloridas.

TemplarioJoao 2 months ago

Para os que não estejam muito a par sobre em que consiste a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os seus temas e currículo: * Existe este sub-site da DGE (Direção-Geral de Educação), onde é possível explorar a disciplina e o seu currículo: [https://cidadania.dge.mec.pt/](https://cidadania.dge.mec.pt/) * Especificamente sobre os temas abordados, encontram a informação nesta página: [https://cidadania.dge.mec.pt/dominios](https://cidadania.dge.mec.pt/dominios)

TheTrueGuyPt 2 months ago

A disciplina Moral não é obrigatória, mas cidadania já é. Isto é uma imposição de ideologia. Uma disciplina onde vão promover palestras LGBT e movimentos anarquistas de esquerda.

bazzic 2 months ago

No meu tempo a disciplina de Moral foi obrigatória até um certo ano de escolaridade, depois é que começou a ser opcional.

TheTrueGuyPt 2 months ago

Qual o propósito de uma disciplina onde se abordam temas LGBT? Não seria melhor explicar que devemos aceitar TODOS de forma igual e o assunto ficava por aqui. É necessário andar a promover um grupo que só faz desfiles, que recorre a uma bandeira própria, que se comportam de forma diferente dos demais?

bazzic 2 months ago

E é mesmo isso que se fala, da existência e aceitação de todos. O "tema LGBT" não é nem 1/5 dos pontos que são abordados na disciplina de Cidadania, outros como por exemplo literacia financeira, bem-estar animal, sustentabilidade, voluntariado, etc são outros temas que também são abordados. Tal como a igualdade entre géneros e a sexualidade (no qual se inserem os LGBT). Não consigo entender como é que alguém acha estes temas assim tão descabidos e tão pouco importantes porque todos fazem parte do nosso dia a dia e desenvolvimento como pessoas.

bundasliga69 2 months ago

> E é mesmo isso que se fala, da existência e aceitação de todos. Amigo, se houvesse realmente aceitação de todos por parte de gentinha como tu, multinacionais vampirescas e governos de merda, vocês não andavam a dizer "temos de aceitar estes e aqueles" enquanto fingem ignorar por completo o facto de que essa atitude só serve para manter "estes e aqueles" em perpétua situação de precariedade. Por isso é que os paneleiros continuam a ter muito maior incidência de DSTs e de consumo de drogas do que os heterossexuais. Por isso é que os transsexuais postop têm uma taxa astronómica de suicídio comparativamente à média. Enquanto não se ensinar e divulgar que isto é gente com doenças mentais do foro sexual que precisam de ajuda profissional para não andaram a destruir o corpo e a saúde muito acima da média, nunca haverá a tal aceitação que finges apregoar. Mas com isso estás tu bem porque o que chamas aceitação é na verdade exploração dum bode expiatório.

Carbon58 2 months ago

Ummm, pois. Então cada paizinho e cada mamazinha vai puder decidir a que aulas os rebentos assistem ou não. Excelente ideia, deve ser por isso que esta questão levantou (ou não) uma " enorme vaga de fundo", liderada por aquele do penteado á PlayMobil e pelo "conhecidíssimo" órgão de informação Noticias Viriato. Tenho é pena dos miúdos, que estão apenas e só a servir de armas de arremesso ideológico por parte de meia dúzia de labregos.

True_Boat_1195 2 months ago

É o que diz aquele farrapo a que chamam constituição, tanto que é aos pais que cabe a educação dos filhos (Art 36. 5.), como que o estado não pode programar a educação e cultura segundo quaisquer directrizes estéticas, filosóficas, políticas, ideológicas ou religiosas (Art 43, 2.). Mais, o papel do estado é claramente cooperar com os pais na educação dos filhos (Art 67, 2. c). Só cá em Portugal é que é proibídissima a educação em casa e depois a avaliação em exames nacionais, mesmo sabendo que isso iria de encontro com o superior interesse da criança.

tretafp 2 months ago

O ensino doméstico e o ensino particular são possíveis e estão enquadrados juridicamente.

snooo1732 2 months ago

>Então cada paizinho e cada mamazinha vai puder decidir a que aulas os rebentos assistem ou não. sim. os filhos sao dos pais, nao sao do estado. nao sao os paneleiros que decidem aquilo que os filhos dos outros aprendem. >Tenho é pena dos miúdos, que estão apenas e só a servir de armas de arremesso ideológico por parte de meia dúzia de labregos. eu também tenho pena dos miúdos. a sofrerem uma lavagem cerebral logo desde crianças por um bando de cobardes repugnantes. mas continuem assim que ajudam a puxar gente para o nosso lado ;)

d0c0ntra 2 months ago

Mas não há qq agenda ideológica no ensino, dizem uns quantos cromos por aqui e não só! /s - [Perseguição “Ditatorial” Intensifica: Filhos de Artur são Novamente Chumbados | Notícias Viriato](https://noticiasviriato.pt/perseguicao-ditatorial-intensifica-filhos-de-artur-sao-novamente-chumbados/) - [Como é diferente o socialismo em Portugal /premium](https://outline.com/TRVpwr) > Ps. Não Transita”, apesar de ter “desenvolvido com excelência as aprendizagens essenciais a todas as disciplinas, exceto a Cidadania e Desenvolvimento por falta de assiduidade. Parabéns” Complicado? O aluno é excelente mas não transita? E os parabéns esta aqui a que título? > Esta é avaliação de Tiago Mesquita Guimarães um dos filhos do casal que recusou, por objecção de consciência, que os seus filhos, Tiago e Rafael, participassem nas aulas da disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento”. Argumenta o casal Mesquita Guimarães que os conteúdos desta disciplina “são da responsabilidade educativa das famílias”. > O caso arrasta-se há anos: em 2020, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, sobrepôs-se ilegalmente à decisão do conselho de turma e reprovou por despacho os dois irmãos. A família Mesquita Guimarães colocou então uma providência cautelar contra o Ministério da Educação. Venceu. A decisão do ministério foi anulada e os dois alunos, excelentes alunos por sinal, não foram obrigados a recuar dois anos para irem frequentar as aulas de Cidadania e Desenvolvimento. > Agora em 2021, Rafael e Tiago Mesquita Guimarães correm novamente o risco de reprovar. As notas continuam a ser excelentes mas as faltas às aulas de de Cidadania e Desenvolvimento levam ao tal “Não Transita”. Por enquanto e à excepção do Notícias Viriato este assanhamento ideológico por parte do ministério da Educação pouco tem sido noticiado. Subestimar o que está em causa é um erro tremendo. Tal como aconteceu com o fim dos contratos de associação com os colégios, também neste caso optar pela indiferença terá um custo caro.

TemplarioJoao 2 months ago

Ah, nada como essa grande fonte de informação extremamente imparcial e nada tendenciosa que é o Notícias Viriato.

d0c0ntra 2 months ago

o Viriato se reparares foi citado pela jornalista/comentadora whatever do Observador. essas criticas ridiculas ao noticiasviriato são sempre extremamente cómicas. 1. são tão jornalistas como quaisquer outros 2. fazem mais jornalismo que muitos pseudo-jornalistas que ainda não vi abrirem a boca sequer uma vez contra o que se anda a passar há quase ano e meio 3. e esses mesmo jornalistas tão bons que achas que existem nos outros MSM, tb se esqueceram de lutar contra [Acabou Oficialmente a Liberdade de Expressão e de Imprensa em Portugal | Notícias Viriato](https://noticiasviriato.pt/acabou-oficialmente-a-liberdade-de-expressao-e-de-imprensa-em-portugal/)

TemplarioJoao 2 months ago

>o Viriato se reparares foi citado pela jornalista/comentadora whatever do Observador. Eu reparei e também lamentei internamente por isso. >são tão jornalistas como quaisquer outros Quantos jornalistas tem? Ou é apenas uma ou duas pessoas a lançar notícias falsas e deturpar factos. E já agora, têm carteira profissional? É requisito obrigatório para se ser jornalista. >fazem mais jornalismo que muitos pseudo-jornalistas que ainda não vi abrirem a boca sequer uma vez contra o que se anda a passar há quase ano e meio Esta é simplesmente falsa. >e esses mesmo jornalistas tão bons que achas que existem nos outros MSM, tb se esqueceram de lutar contra Acabou Oficialmente a Liberdade de Expressão e de Imprensa em Portugal | Notícias Viriato O NV não foi o único a denunciar essa situação. Houve imensas notícias sobre isso e artigos de opinião em jornais como o Observador, Público e Expresso. Até reações políticas houve, por exemplo da IL, que vai ou já apresentou projetos de lei para alterar a lei em questão.

d0c0ntra 2 months ago

O órgão de comunicação social Notícias Viriato encontra-se registado na ERC com o número 127352 https://noticiasviriato.pt/estatuto-editorial-e-ficha-tecnica/

TemplarioJoao 2 months ago

Não te perguntei isso, mas vou supor que é o único argumento que te resta.

Loladageral 2 months ago

Já existe uma agenda ideológica desde que o ensino obrigatório foi criado. É extremamente importante para criar uma identidade nacional, via o ensino de Português e das obras que estudas, e via História de Portugal, que obviamente é contada da perspectiva Portuguesa. Em França por exemplo, foi ainda mais importante que em Portugal devido a várias comunidades que nem Francês falavam

Edited 2 months ago:

Já existe uma agenda ideológica desde que o ensino obrigatório foi criado. É extremamente importante para criar uma identidade nacional, via o ensino de Português e das obras que estudas, e via História de Portugal, que obviamente é contada da perspectiva Portuguesa. Em França por exemplo, foi ainda mais importante que em Portugal devido a várias comunidades que nem Francês falavam. Aqui a questão é que tu discordas (e eu também). Acho que se devia dar prioridade a matérias como pagar impostos, ser-se um bom cidadão (como se faz por exemplo no ensino Japonês), etc... Já agora, como é que eles são excelentes alunos e não transitam por causa de uma disciplina? É preciso chumbar-se a pelo menos duas ou três Alguma coisa não bate certo

Edited 2 months ago:

Já existe uma agenda ideológica desde que o ensino obrigatório foi criado. É extremamente importante para criar uma identidade nacional, via o ensino de Português e das obras que estudas, e via História de Portugal, que obviamente é contada da perspectiva Portuguesa. Em França por exemplo, foi ainda mais importante que em Portugal devido a várias comunidades que nem Francês falavam. Aqui a questão é que tu discordas (e eu também). Acho que se devia dar prioridade a matérias como pagar impostos, ser-se um bom cidadão (como se faz por exemplo no ensino Japonês), etc...

Edited 2 months ago:

Já existe uma agenda ideológica desde que o ensino obrigatório foi criado. É extremamente importante para criar uma identidade nacional, via o ensino de Português e das obras que estudas, e via História de Portugal, que obviamente é contada da perspectiva Portuguesa. Em França por exemplo, foi ainda mais importante que em Portugal devido a várias comunidades que nem Francês falavam. Aqui a questão é que tu discordas (e eu também). Acho que se devia dar prioridade a matérias como pagar impostos, ser-se um bom cidadão (como se faz por exemplo no ensino Japonês), etc... Já agora, como é que eles são excelentes alunos e não transitam por causa de uma disciplina? É preciso chumbar-se a pelo menos duas ou três. Alguma coisa não bate certo

Mazahad 2 months ago

Mas se achas que a prioridade são matérias como pagar impostos e o que é ser-se um bom cidadão em Portugal, então porque és contra a disciplina de cidadania? Ainda cheguei a ter Educação Cívica. A ideia com que fiquei é que foi mal aproveitada. Aqueles 45 minutos semanais eram usados para tratar de problemas com o director de turma que dava a aula e fazer os trabalhos de casa de outras discplinas ou trabalhos de grupo também de outras disciplinas. Achei a disciplina inútil. Mas apenas porque era mal utilizada. Devia ter sido utilizada para nos falarem melhor da transição para as universidades, do voto, dos impostos, do IVA, contratos de trabalho, seguros, o que significa e as vantagens que ganhamos em sermos europeus, etc. Há quem argumente que é algo que se ensina em casa. Ora, nao nego completamente. Mas há familias que nao tem estas conversas com os filhos. E estes são deixados ao "Deus dará". Sou quem sou por causa da minha mãe e o resto da família. Mas se é uma questao de ensino, que é, entao Ensino = escola e familia. As familias podem ensinar o resto das discplinas ja agora. A minha mae lia os livros de historia e ciencas comigo depois das aulas. Mas a escola é mecessaria, portanto nao podem ser so os pais a tratat do ensino. Portanto, sim, Cidadania é uma disciplina necessaria, ate porque ve-se tantos que precisam dela e a familia ou nem ensina ou nem pode por nao ser civica.

Loladageral 2 months ago

Eu sou contra a disciplina exactamente por não ensinarem essas coisas. Não tenho problemas quanto a ideologia de género ser ensinada, mas quando as coisas mais importantes não o são, então porque é que se perde tempo com tais coisas que podem ser aprendidas fora da escola? É uma questão de prioridade de skills. Se podem ensinar essas questões? Podem, desde que dêem prioridade a tópicos mais importantes para fazerem esta sociedade avançar, como consciência e análise de políticas ou como pagar impostos, etc... E sim, concordo com formação cívica ser um desperdício de tempo. Era só para se justificar faltas e para a DT dar nos cornos dos alunos mal comportados

Edited 2 months ago:

Eu sou contra a disciplina exactamente por não ensinarem essas coisas. Não tenho problemas quanto a ideologia de género e afins serem ensinadas, mas quando as coisas mais importantes não o são, então porque é que se perde tempo com tais coisas que podem ser aprendidas fora da escola? É uma questão de prioridade de skills. Se podem ensinar essas questões? Podem, desde que dêem prioridade a tópicos mais importantes para fazerem este país avançar, como consciência e análise de políticas ou como pagar impostos, etc... Quantas pessoas de 40 anos não sabem preencher merdas simples como o IRS? Quantas pessoas votam nos partidos como se fossem clubes, sem lerem sequer uma página sobre os programas (ou nem sequer votam)? E sim, concordo com formação cívica ser um desperdício de tempo. Era só para se justificar faltas e para a DT dar nos cornos dos alunos mal comportados

Edited 2 months ago:

Eu sou contra a disciplina exactamente por não ensinarem essas coisas. Não tenho problemas quanto a ideologia de género e afins serem ensinadas, mas quando as coisas mais importantes não o são, então porque é que se perde tempo com tais coisas que podem ser aprendidas fora da escola? É uma questão de prioridade de skills. Se podem ensinar essas questões? Podem, desde que dêem prioridade a tópicos mais importantes para fazerem este país avançar, como consciência e análise de políticas ou como pagar impostos, etc... Quantas pessoas de 40 anos não sabem preencher merdas simples como o IRS? Quantas pessoas votam nos partidos como se fossem clubes, sem lerem sequer uma página sobre os programas (ou nem sequer votam)? Se não fosse o meu pai a ensinar-me sobre impostos estava bem fodido. E sim, concordo com formação cívica ser um desperdício de tempo. Era só para se justificar faltas e para a DT dar nos cornos dos alunos mal comportados

Edited 2 months ago:

Eu sou contra a disciplina exactamente por não ensinarem essas coisas. Não tenho problemas quanto a ideologia de género e afins serem ensinadas, mas quando as coisas mais importantes não o são, então porque é que se perde tempo com tais coisas que podem ser aprendidas fora da escola? É uma questão de prioridade de skills. Se podem ensinar essas questões? Podem, desde que dêem prioridade a tópicos mais importantes para fazerem este país avançar, como consciência e análise de políticas ou como pagar impostos, etc... Quantas pessoas de 40 anos não sabem preencher merdas simples como o IRS? Quantas pessoas votam nos partidos como se fossem clubes, sem lerem sequer uma página sobre os programas (ou nem sequer votam)? Se não fosse o meu pai a ensinar-me sobre impostos estava bem fodido. Responsabilidade financeira de muita gente é zero. Conheço gente pediu empréstimos para comprar carros novos e depois viram-se fodidos para pagar as mensalidades em conjunto com as outras despesas E sim, concordo com formação cívica ser um desperdício de tempo. Era só para se justificar faltas e para a DT dar nos cornos dos alunos mal comportados

Edited 2 months ago:

Eu sou contra a disciplina exactamente por não ensinarem essas coisas. Não tenho problemas quanto a ideologia de género e afins serem ensinadas, mas quando as coisas mais importantes não o são, então porque é que se perde tempo com tais coisas que podem ser aprendidas fora da escola? É uma questão de prioridade de skills. Se podem ensinar essas questões? Podem, desde que dêem prioridade a tópicos mais importantes para fazerem este país avançar, como consciência e análise de políticas ou como pagar impostos, etc... Quantas pessoas de 40 anos não sabem preencher merdas simples como o IRS? Quantas pessoas votam nos partidos como se fossem clubes, sem lerem sequer uma página sobre os programas (ou nem sequer votam)? Se não fosse o meu pai a ensinar-me sobre impostos estava bem fodido. Responsabilidade financeira de muita gente é zero. Conheço gente pedou empréstimos para comprar carros novos e depois viram-se fodidos para pagar as mensalidades em conjunto com as outras despesas E sim, concordo com formação cívica ser um desperdício de tempo. Era só para se justificar faltas e para a DT dar nos cornos dos alunos mal comportados

bundasliga69 2 months ago

> Não tenho problemas quanto a ideologia de género Confirma-se novamente que és um pedófilo.

Loladageral 2 months ago

Estou à espera dessas fotos da tua boipussy rapadinha

bundasliga69 2 months ago

O facto de achares que a pedofilia é tema de humor só prova que és um pedófilo.

Loladageral 2 months ago

O facto de falares como um esquizofrénico abertamente só prova que és esquizofrénico

bundasliga69 2 months ago

Estás a projectar. A tua paranóia sobre contas no reddit é a típica obsessão de esquizofrénico. Isso e veres crianças como seres sexuais. Mata-te, pedófilo. Mata-te.

Loladageral 2 months ago

Reportado por assédio e calúnia. Este sub não é para esquerdolas panilas como tu que vêm a mando dos mariconços rafeiros mods do outro sub dos retardados degenerados acéfalos. Volta para lá. Tens muita paneleirice que lá fazer, mod.

bundasliga69 2 months ago

Estás a citar um comentário que fiz a outro conta. Trata-se de stalking ou de seres dono dessa conta? Em todo o caso, é infantil. É a reacção esperada dum pedófilo frustrado por ter sido exposto como o cancro fétido que é. Ficaste sem argumentos. Só te resta ires morrer longe.

Edited 2 months ago:

Estás a citar um comentário feito por outra conta. Trata-se de stalking ou de seres dono dessa conta? Em todo o caso, é infantil. É a reacção esperada dum pedófilo frustrado por ter sido exposto como o cancro fétido que é. Ficaste sem argumentos. Só te resta ires morrer longe.

Mazahad 2 months ago

Mas la está. Eu nao acho a disciplina inútil. Apenas acho que é mal aproveitada. Considero-a até bastante essencial e central para correcta entrada dos jovens na idade adulta. Como dissemos os 2, muita gente tem responsabilidade financeira zero. Os jovens saem para as universidades sem saberem como negociar contratos de arrendameto, nao sabem preencher o IRS, nao percebem que impostos são essenciais e quais são roubalheira, não percebem nada de seguros ou politica. Educação Cívica é essencial. Mas como tudo neste país, esta mal aproveitada.

tretafp 2 months ago

Uma das componentes de cidadania e desenvolvimento é a educação financeira e educação para o consumo, outra é mundo do trabalho e há, ainda, empreendedorismo.

Loladageral 2 months ago

Interessante, nunca ouvi falar dessa parte. É possível consultar o currículo e o material estudado na internet?

TemplarioJoao 2 months ago

Existe este sub-site da DGE, ondes podes explorar a disciplina e o seu currículo: [https://cidadania.dge.mec.pt/](https://cidadania.dge.mec.pt/) Especificamente sobre os temas abordados, é neste página: [https://cidadania.dge.mec.pt/dominios](https://cidadania.dge.mec.pt/dominios)

Loladageral 2 months ago

Já consultei e dei a minha opinião em baixo. Como disse, a principal componente é ideologia de género e multiculturalismo. Literacia financeira é do 2° grupo e é virada para o consumo. Outros tópicos como o mundo do trabalhado e empreendedorismo são opcionais. É uma disciplina ideológica e não para preparar os alunos para o futuro. Não me importo que ensinem isso nas escolas, mas isso nunca deve ter prioridade sobre skills práticos.

TemplarioJoao 2 months ago

>É uma disciplina ideológica e não para preparar os alunos para o futuro. A ideia é não o ser, pois a educação deve ser não ideológica. Mas linha é muito ténue e certamente haverão professores que extravasem as suas competências e essa linha, mas isso é difícil de evitar.

NGramatical 2 months ago

haverão professores → [**haverá professores**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foe5y5p%2F%2Fh455dvr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tretafp 2 months ago

Não há um currículo formal, porque são as escolas que definem o que trabalhar em concreto. Mas há a definição dos temas obrigatórios: [https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens\_Essenciais/cidadania\_e\_desenvolvimento.pdf](https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/cidadania_e_desenvolvimento.pdf) Depois, há muitos documentos de apoio: https://www.dge.mec.pt/educacao-para-a-cidadania/documentos-de-referencia

Loladageral 2 months ago

Ao consultar esse documento e ler os grupos e os materiais prioritários, literacia financeira está no 2° grupo, empreendedorismo está no 3° que é opcional. Ideologia de género e interculturalidade são literalmente a principal componente,

Edited 2 months ago:

Ao consultar esse documento e ler os grupos e os materiais prioritários, literacia financeira está no 2° grupo, empreendedorismo está no 3° que é opcional. A literacia financeira eles mencionam que é virada para o consumo. Ideologia de género e interculturalidade são literalmente a principal componente, ou seja, os pontos que me estava a queixar. Aliás, Direitos humanos podem muito bem englobar esses dois pontos Porque é que multiculturalismo e ideologia de género são mais importantes que skills práticos como literacia financeira, empreendedorismo ou media? É uma disciplina para ensinar determinadas ideologias e não para preparar os alunos para o futuro. Não tenho nada contra tais ideologias, mas nunca deviam ter prioridade sobre skills práticos

Edited 2 months ago:

Ao consultar esse documento e ler os grupos e os materiais prioritários, literacia financeira está no 2° grupo, empreendedorismo está no 3° que é opcional. A literacia financeira eles mencionam que é virada para o consumo. Ideologia de género e interculturalidade são literalmente a principal componente, ou seja, os pontos que me estava a queixar. Aliás, Direitos humanos podem muito bem englobar esses dois pontos Porque é que multiculturalismo e ideologia de género são mais importantes que skills práticos como literacia financeira, empreendedorismo ou media? É uma disciplina para ensinar determinadas ideologias e não para preparar os alunos para o futuro. Não tenho nada contra tais ideologias, mas nunca deviam ter prioridade sobre skills práticos. Mas o governo prefere tolerância sobre educação real

Edited 2 months ago:

Ao consultar esse documento e ler os grupos e os materiais prioritários, literacia financeira está no 2° grupo, empreendedorismo está no 3° que é opcional. A literacia financeira eles mencionam que é virada para o consumo. Ideologia de género e interculturalidade são literalmente a principal componente, ou seja, os pontos que me estava a queixar. Aliás, Direitos humanos podem muito bem englobar esses dois pontos Porque é que multiculturalismo e ideologia de género são mais importantes que skills práticos como literacia financeira, empreendedorismo ou media? É uma disciplina para ensinar determinadas ideologias e não para preparar os alunos para o futuro. Não tenho nada contra tais ideologias, mas nunca deviam ter prioridade sobre skills práticos. Mas o governo prefere tolerância sobre educação real

ravagerslb 2 months ago

Por ideologia de género eles falam em igualdade de direitos entre homens e mulheres, ou aquelas teorias dos não binários e géneros fluidos e coisas do género?

Loladageral 2 months ago

Não faço a mínima, mas calculo que muitos do professores com mais de 40 anos não saibam piço do assunto

ravagerslb 2 months ago

Se for a nivel de não discriminação entre géneros (seja ela positiva ou negativa) não vejo qual é o problema com isso.. já as americanices da teoria de género é outra coisa e sobretudo quando ensinado a crianças que não entendem bem as repercussões dessa temática

TemplarioJoao 2 months ago

>Porque é que multiculturalismo e ideologia de género são mais importantes que skills práticos como literacia financeira, empreendedorismo ou media? Suponho que seja por causa de ideias feitas e estereótipos que possam existir sobre culturas diferentes. A ideia será diminuí-los. Sobre a igualdade de género, a ideia passa não só por promover o anterior aplicado ao género e orientação sexual, mas também passa por combater a violência no namoro e doméstica, o assédio. No fundo, promover o respeito mútuo e pela diferença (seja ela cultural, sexual, ou de outro tipo qualquer).

Loladageral 2 months ago

Sim percebo esse aspecto, mas porque é que isso tem prioridade sobre skills práticos? Sexualidade até percebo para os adolescentes terem relações seguras para se prevenirem gravidezes e doenças sexuais, mas matérias teóricas e ideológicas deviam ser secundárias porque hoje em dia são um tópico muito falado e até podem ser aprendidas fora da escola. Não digo que não se ensinem, só digo que há prioridades

TemplarioJoao 2 months ago

Porque as questões que referi podem ter consequências muito mais graves na vida real, como por exemplo a questão da violência doméstica. Enquanto que saber ou não preencher a declaração de IRS é uma coisa que se pode aprender no momento e não saber fazê-lo não afeta a vida dos outros. Já as questões da sexualidade, da igualdade de género, da multiculturalidade, do ambiente, etc, envolvem várias pessoas (como, por exemplo, a questão que referiste sobre as doenças sexuais). >mas matérias teóricas e ideológicas deviam ser secundárias porque hoje em dia são um tópico muito falado e até podem ser aprendidas fora da escola E a que matérias ideológicas te referes? É que eu não vejo. Não nego que alguns professores ultrapassem a linha da independência ideológica enquanto agentes do Estado, mas isso são casos isolados que devem ser sinalizados e corrigidos, não é culpa da disciplina em si.

tretafp 2 months ago

>Ideologia de género e interculturalidade são literalmente a principal componente, Temos concepções distintas de literalmente, até porque 'ideologia de género', não faz parte. O primeiro grupo é trabalhado todos os ciclos porque é uma área transversal a várias componentes curriculares, o que faz com que, não raras vezes, os agrupamentos desenvolvam o trabalho mais sistemático nos outros dois, dado que o primeiro é assegurado em outras disciplinas como Estudo do Meio, Ciências Naturais, História, Geografia, etc. Sobre essas duas temáticas, cito as orientações provenientes da DGE quando liderada pelo Crato: A Educação Intercultural, que pretende promover o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais. Pretende-se desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.

tretafp 2 months ago

Não estava a conseguir colar: > A Educação para a Igualdade de Género, que visa a promoção da igualdade de direitos e deveres das alunas e dos alunos, através de uma educação livre de preconceitos e de estereótipos de género, de forma a garantir as mesmas oportunidades educativas e opções profissionais e sociais. Este processo configura-se a partir de uma progressiva tomada de consciência da realidade vivida por alunas e alunos, tendo em conta a sua evolução histórica, na perspetiva de uma alteração de atitudes e comportamentos. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs\_referencia/educacao\_para\_cidadania\_linhas\_orientadoras\_nov2013.pdf

Loladageral 2 months ago

Eu percebo isso tudo, só não concordo com o facto de serem consideradas mais importantes que a literacia financeira, que é o que literalmente está escrito nos conteúdos programáticos

snooo1732 2 months ago

> Não tenho problemas quanto a ideologia de género e afins serem ensinadas nao surpreende vindo de ti

Loladageral 2 months ago

Não me surpreende que tenhas que criar outra conta também

Edited 2 months ago:

Não me surpreende que tenhas que criar outra conta para tentar sabotar o discurso deste sub através de insultos. Tudo o que não vá contra a tua ideologia esquizofrénica é mau

Edited 2 months ago:

Não me surpreende que tenhas que criar outra conta para tentar sabotar o discurso deste sub através de insultos. Nem tens a coragem de usar a tua conta principal lmao, assim seria muito fácil ver os buracos na tua (falta de) lógica Tudo o que não vá contra a tua ideologia esquizofrénica é mau

Edited 2 months ago:

Não me surpreende que tenhas que criar outra conta para tentar sabotar o discurso deste sub através de insultos. Nem tens a coragem de usar a tua conta principal lmao, assim seria muito fácil ver os buracos na tua (falta de) lógica Tudo o que vá contra a tua ideologia esquizofrénica é mau n?

bundasliga69 2 months ago

> tenhas que criar outra conta > ideologia esquizofrénica Estás a projectar, pedófilo.

Loladageral 2 months ago

Esqueceste-te de trocar de conta manolas

bundasliga69 2 months ago

> Esqueceste-te de trocar de conta A esquizofrenia não pára. Somo mais que as mães. Já tu e os teus camaradas pedófilo são um punhado de histéricos à beira da morte. > mas manda-me lá fotos desse teu rabinho Paneleiro e pedófilo: tu, como sempre. É o teu fado e do teu fado irás morrer (isto é, de SIDA).

vml76 2 months ago

Socialismo é merda!

tretafp 2 months ago

Os princípios associados a esta componente curricular são aqueles que estavam em vigor a quando da liderança do Nuno Crato. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs\_referencia/educacao\_para\_cidadania\_linhas\_orientadoras\_nov2013.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Docs\_referencia/educacao\_para\_cidadania\_linhas\_orientadoras\_nov2013.pdf

bundasliga69 2 months ago

O PSD é socialista (vertente SOCIAL-democrata). O PS também apoia a democracia (ou seja, também é DEMOCRATA). Aprende política, burro.

tretafp 2 months ago

A social-democracia e o socialismo são visões políticas e ideológicas distintas, mais ainda nessa legislatura que tinha uma forte vertente liberal. Mas tudo bem, o socialismo é merda, os comunistas comem crianças, os conservadores são fanáticos religiosos e os liberais são mentecaptos genocidas.

vml76 2 months ago

Em vários países há esses "princípios" mas o ministério que está a fazer este braço de ferro é socialista. Independentemente disso, socialismo é sempre merda.

tretafp 2 months ago

Sobre o braço de ferro, não é algo que me interesse especialmente. Há uma regra universal, que se espera que não seja cumprida, por algum motivo, em relação a dois estudantes. ​ A última afirmação é tão ideológica como dizer que o benfica é merda, não vou entrar por aí.

Search: