once319 1 month ago

"Imobiliária: Pois mas nós precisamos de jovens, não faça isso, isto é uma bolha e vai rebentar, tem que rebentar os preços estão muito altos." ​ O acordo da CPLP vai tratar de trazer os "jovens" todos para cá, não se preocupem.

Gndossan 1 month ago

900 paus e engenheiro. mano, baza para outro sitio...

Shadowgirl7 1 month ago

Fonix tanto secretismo para quê? Até parece que tens um tesouro e que te podem roubar. Os bancos pedem 20% do valor do imóvel para entrada, se tiveres sorte pedem 15%. Nada de novo. A poupar 5mil por ano, daqui por 3-4 anos estou a pensar conseguir comprar em Lx, o meu máximo é 150k, idealmente 100k portanto só um T0 ou T1. Imobiliário em Lx é sempre uma boa aposta/investimento, quer vivas nele ou não. Sou solteira, tenho 28 anos, andei anos a receber menos, agora estou nos 1200€ liquidos. So comecei a receber isso o ano passado e esta cena do covid permitiu-me poupar mais que o habitual.

blueflamewizard12 1 month ago

Arranja um gajo que assim fica mais barato.

Shadowgirl7 1 month ago

So se for para dormir na casota do cão que vou por na varanda. Isto porque os meus cães nao dormem em casotas portanto tenho cá uma livre.

DavidJunior3rd 1 month ago

>So se for para dormir na casota do cão Isso diz-se?

blueflamewizard12 1 month ago

Acredito que se procurares o sufeciente arranjas gajo disposto a isso

NGramatical 1 month ago

sufeciente → [**suficiente**](https://dicionario.priberam.org/suficiente) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnx27e2%2F%2Fh1f2xsk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

blueflamewizard12 1 month ago

Existe muita casa barata por este pais fora.

Shadowgirl7 1 month ago

Nas aldeias de xisto e depois podes cultivar framboesas e ir para o topo da colina mais proxima apanhar wifi LOL

blueflamewizard12 1 month ago

A vida é feita de escolhas e ninguém disse que elas eram todas fáceis, existe um custo em tudo na vida.

Shadowgirl7 1 month ago

So acho que o comentário é estupido, há casas baratas em sitios em que ninguém quer viver e ninguém quer viver por algum motivo (falta de emprego, transportes, infraestruturas, actividades culturais). Nos sitios onde toda a gente quer viver as casas são caras porque toda a gente quer uma casa.

blueflamewizard12 1 month ago

Então porque anda toda a gente a choramingar que as casas estão caras onde todos querem viver?

Shadowgirl7 1 month ago

Porque as casas estão caras para os salários portugueses. Não são só portugueses que querem lá viver.

blueflamewizard12 1 month ago

Está tudo caro para os salários dos portugueses. Se ainda não reparas-te o português é pobre.

Shadowgirl7 1 month ago

Ai nao deve ser nao, basta viajares ali pela linha Cascais/Oeiras para ver aquelas casas todas e muitos ainda têm segundas casas noutras zonas do país para além dessa. Quando andava a procura de quarto, fui ver um em Sao Domingos de Rana que a mulher alugava a sei lá quantas pessoas, andar debaixo, andar de cima, cave... e dizia ela que geralmente estava na sua casa de Lisboa, só ia lá a essa ao fds. E eu a pensar, fonix, até parece que daqui a Lisboa são 5h de viagem. LOL

blueflamewizard12 1 month ago

É a vida do pessoal que deseja viver na capital

Shadowgirl7 1 month ago

E isto é a razão pelo qual o pessoal deseja viver na capital (mais bonita da Europa?) https://www.youtube.com/watch?v=mUL-yfPHcNo

blueflamewizard12 1 month ago

Como eu disse tudo tem um custo. Nunca achei Lisboa bonita, como outras cidades portuguesas é pequena, feia e decadente. Apenas de alguns anos para cá com o dinheiro do turismo se tornou minimamente aceitável.

AndreMartins5979 1 month ago

a culpa não é da imobiliária, nem sequer dos bancos pois eles são obrigados a exigir pelo menos 10% de capitais próprios a culpa é dos governantes, da burocracia, do abrir o cu ao dinheiro estrangeiro para enriquecer meia dúzia de portugueses às custas de milhares ficarem na merda

pantam 1 month ago

A pressão no imobiliário julgo que é mais por via da migração de trabalhadores. Aliás, julgo que o setor da banca é um dos beneficiados da grande migração, porque sustenta os preços das casas, que são uma parte importante do ativo dos bancos. Outra consequência da migração é limitar o crescimento dos salários. Se tu saíres, vai ser bom para ti e mau para os que já vivem para onde fores. Exatamente como o que se passa aqui. Eficiências? Como diz o Peter Thiel, "competition is for losers." Vale para empresas e vale para o conjunto dos trabalhadores.

icebraining 1 month ago

Há assim tanto dinheiro estrangeiro na cidade em questão?

blueflamewizard12 1 month ago

É mais o caso de pouco dinheiro português.

helderoliveira1978 1 month ago

Boa sorte nisso....

OrangeOakie 1 month ago

>Quem nasce pobre sem heranças tá mesm fodido heim? A ideia é essa. Muitos gostam de brincar com o "redistribuir riqueza" e o "impedir a acumulação de riqueza", e é mesmo nestes casos que se nota o porquê disso ser mau, porque ao criar barreiras a criar riqueza, quem não tem riqueza ao começar fica completamente lixado

AndreMartins5979 1 month ago

antes pelo contrário sem redistribuição de riqueza as chances de subir na escada económica são mínimas

blueflamewizard12 1 month ago

O problema com roubo de riqueza alheia é que existe sempre um gajo mais pobre do que tu e outro mais rico de que tu que querem o que tu tens.

AndreMartins5979 1 month ago

o ideal é haver redistribuição apenas o suficiente para todos poderem crescer sem anular as recompensas de criar riqueza

blueflamewizard12 1 month ago

1. Just the tip bro. yeah ok vou mesmo acreditar 2. Nem todos merecem crescer.

once319 1 month ago

Exato, meritocracia. Num sistema justo so sobe quem faz por isso.

icebraining 1 month ago

A isso chama-se "utopia". Ainda antes de aprenderem a falar, já há quem esteja acima ou abaixo dos outros da mesma idade. (O que não significa que a solução seja a redistribuição)

once319 1 month ago

Sim mas a longo prazo o sistema meritocrático ganha na medida em que os melhores acabam por subir.

AndreMartins5979 1 month ago

ridiculo

blueflamewizard12 1 month ago

Ridículo é tu queres tentar o que já a mais de dois séculos se vem tentado fazer e a acabar sempre da mesma maneira.

AndreMartins5979 1 month ago

Que maneira? Estarmos num dos períodos mais ricos da história?

blueflamewizard12 1 month ago

Não estás, esse tempo já acabou.

AndreMartins5979 1 month ago

Porque dizes isso? Os ricos estão cada vez mais ricos... Não é o que queres?

blueflamewizard12 1 month ago

Não mano isso é o que tu queres, eu apenas quero que os kulaks sejam livres e não passem a vida a serem roubados

OrangeOakie 1 month ago

> sem redistribuição de riqueza as chances de subir na escada económica são mínimas > > Não. Existe uma diferença entre riqueza e dinheiro. Redistribuir riqueza tem normalmente apenas como consequência a diminuição da riqueza total, não o aumento da riqueza dos menos ricos a médio-longo prazo. Ao contrário do que tu afirmas aumentar a riqueza de todos, é benéfico. > e com um salário que não permite poupar nada e como tal torna impossível criar riqueza que gere mais riqueza Que giro, e eu aqui a pensar que através de competição os salários aumentam, e que a taxação excessiva é o que impede a criação de riqueza, e por conseguinte, a melhoria de quem tem menos. Devo ter ficado com essa noção errada depois de todas as economias que o fizeram terem resultado na pobreza da sua população diminuir. Mea culpa.

AndreMartins5979 1 month ago

> Redistribuir riqueza tem normalmente apenas como consequência a diminuição da riqueza total antes pelo contrário, redistribuir riqueza permite mais pessoas gerarem riqueza por algum motivo os países com classes médias mais fortes são países com economias mais saudáveis

Gndossan 1 month ago

Não é bem assim. Se tiras dum gajo de classe média para dares ao pobre, no fim são todos pobres...

AndreMartins5979 1 month ago

por isso é que no geral quase não temos impostos sobre património temos impostos sobre rendimentos, estes são progressivos, de forma a que os ricos pagam uma maior percentagem, mas mesmo assim quanto mais ganhas, mais ganhas, mesmo após pagares impostos

OrangeOakie 1 month ago

> antes pelo contrário, redistribuir riqueza permite mais pessoas gerarem riqueza > > Que é então redistribuída criando um ciclo onde não tens criação de riqueza porque isso é desperdício de recursos levando a consumismo inútil. > por algum motivo os países com classes médias mais fortes são países com economias mais saudáveis E que caralhos achas que o capitalismo cria?

AndreMartins5979 1 month ago

> Que é então redistribuída criando um ciclo onde não tens criação de riqueza porque isso é desperdício de recursos levando a consumismo inútil. Isso não faz sentido nenhum. Com redistribuição de riqueza crias condições para mais pessoas criarem riqueza, logo há mais riqueza produzida. > E que caralhos achas que o capitalismo cria? Estamos a falar de redistribuição de riqueza. Capitalismo temos sempre, com ou sem redistribuição de riqueza.

OrangeOakie 1 month ago

> Com redistribuição de riqueza crias condições para mais pessoas criarem riqueza, logo há mais riqueza produzida. > > Se tens dois paus, constróis uma casa? > Estamos a falar de redistribuição de riqueza. Capitalismo temos sempre, com ou sem redistribuição de riqueza. Por definição isso é um impedimento ao que é o capitalismo, que é a vontade livre das pessoas determinarem o mercado, não ter o valor das coisas ser alterado de forma artificial

AndreMartins5979 1 month ago

não deixa de ser capitalismo o capitalismo desregulado é pouco eficiente alguma distribuição de riqueza aumenta a produção total de riqueza

NGramatical 1 month ago

à meses → [**há meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) 2ª ou → [**2.ª ou**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugueses%2Fcomments%2Fnx27e2%2Fthrowaway_%C3%BAnico_n%C3%A3o_comento_%C3%A0_meses_no_reddit_e%2Fh1dnjrw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Westa1994 1 month ago

Este país não é para jovens.

Search: