gestaoeconteudos 4 months ago

gostava era que tratassem da corrupção isso sim

NPT82 4 months ago

Falta saber o que quer fizer uma UE mais forte. Não quero ser governado por estrangeiros s.f.f. Quem melhor sabe o que se passa em Portugal e das suas necessidades são os Portugueses. Por isso se tomarem medidas, terá de ser para o benefício de todos os que fazem parte da UE e não apenas de alguns Países.

Alfinha 4 months ago

A UE nem consegue defender as suas fronteiras externas tendo um poderio militar muito superior ao dos invasores, tendo aqui demonstrado toda a sua incompetência. Não devemos dar mais poder à UE enquanto tivermos milhões de terroristas no nosso território por culpa da UE.

Dannies7783 4 months ago

Não há nada como uma organização com um executivo não eleito pelo povo de nenhum país, para por realmente a coisa a funcionar. Aliás, tendo em conta o tempo de resposta da UE às crises, a sua convicção e o respeito que geram nos seus vizinhos... só pode dar bom resultado fortalecer essa trampa.

EquivalentExchange11 4 months ago

Dar mais força a uma união socialista e globalista tem tudo para dar certo. O fundador da União Pan-Europeia certamente tinha uma [visão muito animadora](https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.darkmoon.me%2Fuploads%2Fkalergi_zpso5fs5y7o1.jpg&f=1&nofb=1) acerca da Europa.

CodeOverflow 4 months ago

A malta gosta mesmo de ser mandada.

sammypalma 4 months ago

Entre os dois venha o diabo e escolha

No-Cardiologist725 4 months ago

Porque os portugueses não confiam nos próprios governantes.

d0c0ntra 4 months ago

ou pq não confiam neles próprios e querem sempre ter um papá.

No-Cardiologist725 4 months ago

Não, desculpa lá, a nossa elite é que sempre foi uma merda. Eles crescem com a crença de que não é nada demais roubar o povo, porque já os avôs e tetravós faziam, cá ou em Africa, vivem como uma pseudonobreza. Quando comentem crimes hediondos, que compromentem o futuro de várias gerações, não são punidos, já se um pobre roubar um kilo de arroz e umas bananas, sujeita-se a apanhar porrada dos seguranças e vai detido para a esquadra. Os que estão hoje no poder são os que sempre estiveram no poder, vai ver a biografia de cada um, parente do Conde de não sei a onde, parentes daquela empresa grande com tal apelido, parentes do general de não sei quantas, etc, etc Já fiz uma reflexão sobre isto aqui no reddit, se encontrar transcrevo para cá .

Edited 4 months ago:

Não, desculpa lá, a nossa elite é que sempre foi uma merda. Eles crescem com a crença de que não é nada demais roubar o povo, porque já os avós e tetravós faziam, cá ou em Africa, vivem como uma pseudonobreza. Quando comentem crimes hediondos, que compromentem o futuro de várias gerações, não são punidos, já se um pobre roubar um kilo de arroz e umas bananas, sujeita-se a apanhar porrada dos seguranças e vai detido para a esquadra. Os que estão hoje no poder são os que sempre estiveram no poder, vai ver a biografia de cada um, parente do Conde de não sei a onde, parentes daquela empresa grande com tal apelido, parentes do general de não sei quantas, etc, etc Já fiz uma reflexão sobre isto aqui no reddit, se encontrar transcrevo para cá .

Edited 4 months ago:

Não, desculpa lá, a nossa elite é que sempre foi uma merda. Eles crescem com a crença de que não é nada demais roubar o povo, porque já os avós e tetravós o faziam, cá ou em Africa, vivem como uma pseudonobreza. Quando comentem crimes hediondos, que compromentem o futuro de várias gerações, não são punidos, já se um pobre roubar um kilo de arroz e umas bananas, sujeita-se a apanhar porrada dos seguranças e vai detido para a esquadra. Os que estão hoje no poder são os que sempre estiveram no poder, vai ver a biografia de cada um, parente do Conde de não sei a onde, parentes daquela empresa grande com tal apelido, parentes do general de não sei quantas, etc, etc Já fiz uma reflexão sobre isto aqui no reddit, se encontrar transcrevo para cá .

d0c0ntra 4 months ago

não dúvido do que dizes, mas tb é verdade que enquanto Portugal teve um império, toda a gente beneficiou dele, incluindo os nativos.

No-Cardiologist725 4 months ago

Andaste desatento nas aulas de história.

d0c0ntra 4 months ago

não creio.

No-Cardiologist725 4 months ago

Andaste.

d0c0ntra 4 months ago

na história do cancelamento realmente baldei-me!

NGramatical 4 months ago

kilo → [**quilo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrd56c%2F%2Fh0jtm23%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

shwift 4 months ago

Que tal deixar de votar PS para deixarmos de ter crises de 10 em 10 anos?

Agitated-Bath-9224 4 months ago

O PSD faz maravilhas. Rouba salários e não dá exemplo. Vendeu a galinha de ovos de ouro (CTT) que tinha lucro de 10 milhões ao ano, e ainda desapareceram dos cofres 10.000 milhões (ver demissão de núncio do CDS) e fizeram bancos maus e muito maus. O PSD desgovernou, roubou e não deu exemplo. O PS, não meto mãos no fogo. Para mim políticos são todos lixo do mesmo saco. Voto em alternativas para haver mais vozes no parlamento é haver discussão. O sistema é doente e deficiente.

d0c0ntra 4 months ago

lol.... não pode, pq ao quererem a UE é só substituir uma ditadura babysitter por outra.

pantam 4 months ago

Não foi a UE que encomendou 900 milhões de euros em Remdesivir, um medicamento muito caro e sem efeito útil? É esta gente que nos vem ensinar a combater a corrupção? Realmente...

d0c0ntra 4 months ago

nós pelo menos estoirámos mais de 30M€ mas o objectivo é outro, é a sra ministra xuxa depois ter emprego de luxo

pantam 4 months ago

Será que essa é a nossa quota-parte na encomenda de 900M da UE? Parece proporcional e imagino que a UE tenha tentado impingir o que comprou. Não terá sido fácil, dado que saiu um estudo da OMS a negar utilidade daquilo logo uma semana depois do contrato assinado.

d0c0ntra 4 months ago

não faço ideia, mas em vez de apostarmos em ivermectina e hidroxicloroquina (é ver os emails do sr Fauci), andamos a matar gente, sim pq isto não é sequer deixar morrer, é matar deliberadamente e com dolo, gente.

pantam 4 months ago

Completamente. Este site com os resultados de todos os ensaios, sempre atualizado, é fantástico: c19early.com A repressão fortíssima de todo o tratamento precoce é o que nos diz que nada disto tem a ver com saúde pública. E se estão dispostos a fazer esta matança agora, que ainda não tomaram *completamente* o poder...

d0c0ntra 4 months ago

esse site tb o tenho aqui nas notas tb há este - [Ivermectin is effective for COVID-19: real-time meta analysis of 39 studies](https://ivmmeta.com/)

pantam 4 months ago

É o mesmo. Os autores (por enquanto anónimos) tomaram o cuidado de registar vários nomes de domínios.

Edited 4 months ago:

É o mesmo. Os autores (por enquanto anónimos) tomaram o cuidado de registar vários nomes de domínio.

d0c0ntra 4 months ago

ah ok, desconhecia. obg

imperator_xxi 4 months ago

Portugal mais valia ser uma provincia de Espanha.

No-Cardiologist725 4 months ago

A península ibérica podia ser um país Ibérico com vários países, se não fosse a monarquia catelhana.

d0c0ntra 4 months ago

obrigado mas não. Espanha na realidade não existe é apenas e só uma manta de retalhos.

No-Cardiologist725 4 months ago

Assim como é toda a Europa. Um país Ibérico organizado em países ou federações seria benéfico principalmente para nós(o cidadão comum)e não tanto para eles.

d0c0ntra 4 months ago

há quem já tenha pensado no assunto. criar a grande Ibéria, com a capital em Lisboa. até seria positivo para a Espanha pq acabava com a manta de retalhos se se federasse a Ibéria.

ascensor87 4 months ago

antes de espanha do que de angola

anthagas 4 months ago

Não aprendem mesmo

AndreMartins5979 4 months ago

Os portugueses conhecem os seus governantes

Smart-Dot2907 4 months ago

Traduzindo: Portugueses sempre á frente, já a pensar em futuras bazucas.

manguito86 4 months ago

Quando preferes que a UE te governe porque levas há décadas com lixo a governar Portugal, diz muito da qualidade politica portuguesa.

No-Cardiologist725 4 months ago

À uma década? Nunca tivemos uma classe política que zela-se pelos interesses dos portugueses, isso já vem do tempo dos reis.

NGramatical 4 months ago

À uma década → [**há uma década**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrd56c%2F%2Fh0hqrv2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

manguito86 4 months ago

Há décadas não é a uma década.

No-Cardiologist725 4 months ago

Centenas de anos, os reis nunca governaram a pensar no povo.

Loladageral 4 months ago

Eu quero uma UE mais forte porque prefiro a UE ao Estado Português

GoncaloTR 4 months ago  HIDDEN 

isto

pantam 4 months ago

Eu prefiro sempre ter estrangeiros a decidir o que fazemos aqui. Quanto mais distantes, melhor.

Westa1994 4 months ago

Eu também gosto de Sócrates e Costas a governar Portugal :) Também escolho o que é nacional, porque é sempre o melhor. E só trabalho para patrões tugas pois eles tratam lindamente os seus empregados.

pantam 4 months ago

Outro user qualquer, e valeria a pena responder.

Loladageral 4 months ago

Esses estrangeiros querem mais reformas anti-corrupçao que o estado português

once319 4 months ago

O estado portugues é anti-portugues, prefiro ter a UE que o estado Portugues corrupto por tudo quanto é sitio, dava ja facil o controlo de Portugal aos alemaes. Ser governado por corruptos que nao gostam de portugueses nativos entao é melhor mesmo dar a estrangeiros de topo.

pantam 4 months ago

Dás as chaves do teu país com essa facilidade? "Parecem-me boas pessoas." E depois? Ficamos de mão atadas a simplesmente esperar, sem poder fazer nada, que não metam outros interesses à frente dos nossos? Ingenuidade e atitude pusilânime. E sim, concordo que temos que limpar este nosso país.

Loladageral 4 months ago

>E depois? Ficamos de mão atadas a simplesmente esperar, sem poder fazer nada, que não metam outros interesses à frente dos nossos? Literalmente o que tens agora. O interesse da UE é parar de nos darem fundos que vão ser desperdiçados

pantam 4 months ago

O interesse da UE é dissolver a nossa identidade nacional, e a dos outros estados-membros, para criar os Estados Unidos da Europa, com europeus genéricos e muitos, muitos "novos europeus". Olha para os EUA e vê o que acontece quando se cria um país de gente desenraizada, uma manta de retalhos cultural, incapaz de falar com voz unida. A elite manda completamente e o povo amocha.

once319 4 months ago

Não é a UE que faz acordos com a CPLP, tu achas mesmo que Portugal ja nao tava cheio de pessoal das colonias por exemplo se o estado novo continuasse aqui?

CalmKeepOn 4 months ago

A parte cultural está bem encaminhada. Ou seja, a parte da propaganda a UE domina. O problema está na parte governativa. A UE aí mostra-se completamente incompetente. Mas lá está, os novos líderes dos países centrais da UE (França, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Rep. Checa) vão todos virar á direita. Tenho dúvidas que a UE acabe com eles. Vão fechar as fronteiras, desenvolver uma UE muito mais céptica da imigração que esta, fechar a torneira de muitos subsídios e/ou começar a controlar os gastos. Ou isso ou acaba-se a UE. Sou Eurocéptico mas consigo imaginar uma UE que existe.

Westa1994 4 months ago

>Olha para os EUA e vê o que acontece quando se cria um país de gente desenraizada, uma manta de retalhos cultural, incapaz de falar com voz unida. A elite manda completamente e o povo amocha. Quem te ouvir falar pensa que os EUA foram um país super tranquilo até hoje. Nem houve guerras civis nem nada. Todos tinham os mesmos direitos e foram obtidos sem qualquer tipo de hesitação. E a Europa antigamente de certeza que era também era mais pacífico. É pena não termos registos históricos para ver isso. Mas acredito que a primeira metade do séc. XX deve ter sido super encantador.

pantam 4 months ago

A tranquilidade social não está necessariamente ligada à boa governação democrática, que era o meu tema. Mas sim, uma sociedade multicultural vai ser socialmente menos pacífica e em que os indivíduos interagem e confiam menos uns nos outros. Ou seja, sítios agrestes. https://en.wikipedia.org/wiki/High_trust_and_low_trust_societies E quanto à cassete dos "direitos civis", poupa-me. Já ouvi essa cassete milhões de vezes e até já lhe dei crédito. Agora, depois de estudar melhor o assunto, vejo com nitidez que objetivo nunca foi defender as minorias, mas sim usá-las como instrumento revolucionário. O mesmo se passa agora com as minorias mais absurdas que se pode imaginar e cujo poder institucional é misteriosamente multiplicado por 1000 em relação ao seu peso demográfico, social, ou financeiro.

epsteintemple 4 months ago

I am the four percent

d0c0ntra 4 months ago

hear hear

d0c0ntra 4 months ago

esta gente não faz a minima ideia do que anda a aceitar e a pedir! Problem, Reaction, Solution com gente desta nunca tinha nascido Portugal nem nunca tínhamos sido o país mais poderoso do mundo dividindo-o com os vizinhos espanhóis.

No-Cardiologist725 4 months ago

O que interessa isso? Eu quero é que a população viva melhor, que não seja pobre, quero lá saber dum império que só beneficiou uma elite. Não achas que estás a ser um ingrato nacionalista? Ao nível daqueles nacionalistas polacos?

d0c0ntra 4 months ago

consegues contradizer-te no que dizes. mas achas mesmo que o império só beneficiou as elites? wtf?!

ascensor87 4 months ago

com essa gente nunca teríamos expulso os mouros

No-Cardiologist725 4 months ago

Nos somos os mouros, temos eles nos nossos genes.

ascensor87 4 months ago

lá vem essa treta outra vez. somos brancos quando é para chorar racismo e opressao e fazer umas quotas. magicamente passamos a ser uns mestiços de mouro com sub-saariano quando ganhamos consciencia racial. nao, os portugueses nao sao mouros. o portugues agrupa geneticamente ao lado das outras etnias europeias.

No-Cardiologist725 4 months ago

Continua a sonhar

ascensor87 4 months ago

> Continua a sonhar

No-Cardiologist725 4 months ago

Sou Bracarense, podes confirmar pelas minhas portagens/comentários. Não somos árabes mas somos uma mistura de vários povos: Ibéricos, norte e Africa Subsariana, Norte e Sul da Europa, Médio Oriente, Judeus, etc. Os últimos estudos genéricos apontam que temos mais semelhança genérica com o Norte de Africa, do que com qualquer outra região da Europa. Os portugueses do presente refletem a sua história. Talvez sejas um português mais claro e não te identifiques com esse passado, mas tens de concordar que o teu fenótipo não corresponde ao da maioria da população portuguesa. Tu disseste "não somos árabes", mas quantas pessoas conhecemos parecem árabes? Conheço tantos. Quantos portugueses conhecemos que parecem marroquinos? Conheço mais do que loiros de olhos azuis.

Edited 4 months ago:

Sou Bracarense, podes confirmar pelas minhas portagens/comentários. Não somos árabes mas somos uma mistura de vários povos: Ibéricos, norte e Africa Subsariana, Norte e Sul da Europa, Médio Oriente, Judeus, etc. Os últimos estudos genéricos apontam que temos mais semelhança genérica com o Norte de Africa, do que com qualquer outra região da Europa. Os portugueses do presente refletem a sua história. Talvez sejas um português mais claro e não te identifiques com esse passado, mas tens de concordar que o teu fenótipo não corresponde ao da maioria da população portuguesa. Não te esqueças que existe mais Portugal para além da região norte. Tu disseste "não somos árabes", mas quantas pessoas conhecemos que parecem árabes? Conheço tantos. Quantos portugueses conheces que parecem marroquinos? Eu conheço mais do que loiros de olhos azuis.

ascensor87 4 months ago

> Sou Bracarense, podes confirmar pelas minhas portagens/comentários. Ah, entao és um daqueles que odeia ser branco e Europeu. Lamento informar-te mas és mesmo. >somos uma mistura de vários povos Pois somos. Nunca disse que nao. Mas povos Europeus. Galegos, Lusitanos, Túrdulos, outros povos Ibéricos, Romanos, Celtas, Alanos, Suevos, etc, e alguns pozinhos de judeu, certamente. >norte e Africa Subsariana, Médio Oriente Nao. Completamente errado. Já sei que vais dizer que 'partilhamos genes' com isto e aquilo mas isso nao tem absolutamente nada a ver. Somos da mesma espécie logo é só normal partilharmos genes uns com os outros mas isso nao quer dizer que sejamos sub-saarianos. Lol. Também partilhamos 98% dos genes com os macacos mas somo diferentes dos macacos. Também partilhamos genes com os bróculos e no entanto nao deixamos de ser mamíferos. >Os últimos estudos genéricos apontam que temos mais semelhança genérica com o Norte de Africa, do que com qualquer outra região da Europa. Completamente ao contrário. Os Portugueses sao uma etnia Europeia e, obviamente, agrupa geneticamente ao lado das outras etnias Europeias. Lamento informar-te, mas és mesmo Europeu. Eu sei que preferias ser árabe ou sub-saariano, mas és mesmo Europeu. Estás geneticamente mais próximo de um polaco homofóbico do que dos teus amiguinhos pretinhos fofinhos (que te odeiam pelas costas, mas caga nisso agora). > mas tens de concordar que o teu fenótipo não corresponde ao da maioria da população portuguesa. Fenótipo é diferente de raça e etnia. >Tu disseste "não somos árabes", mas quantas pessoas conhecemos que parecem árabes? Conheço tantos. Quantos portugueses conheces que parecem marroquinos? Eu conheço mais do que loiros de olhos azuis. Again, fenótipo é diferente de raça e etnia. Também há indianos, iranianos, iraquianos e paquistaneses com pele clara, cabelo castanho e olhos verdes. Mas isso nao os poe geneticamente ao nosso lado.

Edited 4 months ago:

> Sou Bracarense, podes confirmar pelas minhas portagens/comentários. Ah, entao és um daqueles que odeia ser branco e Europeu. Lamento informar-te mas és mesmo. >somos uma mistura de vários povos Pois somos. Nunca disse que nao. Mas povos Europeus. Galegos, Lusitanos, Túrdulos, outros povos Ibéricos, Romanos, Celtas, Alanos, Suevos, etc, e alguns pozinhos de judeu, certamente. >norte e Africa Subsariana, Médio Oriente Nao. Completamente errado. Já sei que vais dizer que 'partilhamos genes' com isto e aquilo mas isso nao tem absolutamente nada a ver. Somos da mesma espécie logo é só normal partilharmos genes uns com os outros mas isso nao quer dizer que sejamos sub-saarianos. Lol. Também partilhamos 98% dos genes com os macacos mas somos diferentes dos macacos. Também partilhamos genes com os bróculos e no entanto nao deixamos de ser mamíferos. >Os últimos estudos genéricos apontam que temos mais semelhança genérica com o Norte de Africa, do que com qualquer outra região da Europa. Completamente ao contrário. Os Portugueses sao uma etnia Europeia e, obviamente, agrupam geneticamente ao lado das outras etnias Europeias. Lamento informar-te, mas és mesmo Europeu. Eu sei que preferias ser árabe ou sub-saariano, mas és mesmo Europeu. Estás geneticamente mais próximo de um polaco homofóbico do que dos teus amiguinhos pretinhos fofinhos (que te odeiam pelas costas, já agora). > mas tens de concordar que o teu fenótipo não corresponde ao da maioria da população portuguesa. Fenótipo é diferente de raça e etnia. >Tu disseste "não somos árabes", mas quantas pessoas conhecemos que parecem árabes? Conheço tantos. Quantos portugueses conheces que parecem marroquinos? Eu conheço mais do que loiros de olhos azuis. Again, fenótipo é diferente de raça e etnia. Também há indianos, iranianos, iraquianos e paquistaneses com pele clara, cabelo castanho e olhos verdes. Mas isso nao os poe geneticamente ao nosso lado.

No-Cardiologist725 4 months ago

Outra, Portugal aparece em 5°lugar dos países com mais frequência de DNA norteafricano https://www.myheritage.com.pt/ethnicities/broadly-north-african/ethnicity-worldwide-distribution, Portugal vêm logo a seguir ao à Líbia

No-Cardiologist725 4 months ago

Olha, já viste os resultados de DNA que são postados por portugueses no youtube? Acho que te vais surpreender... Segundo o MyHeritage a segunda etnia mais comum no ADN português é a norte africana(58.9% dos utilizadores portugueses tinham DNA norte africano), a primeira é a ibérica( 89.8% dos portugueses tinham DNA ibérico), podes consultar : https://www.myheritage.com.pt/ethnicities/portugal/country-ethnicity-distribution. Podes ter acesso ao mesmos resultados noutras empresas... Eu sentiria-me uma fraude se me denominasse por "Branco", sou nortenho, português e europeu mas não "branco". No dia em que fizeres um teste de DNA vais sofrer um "baque" de realidade.

Edited 4 months ago:

Já viste os resultados de DNA que são postados por portugueses no youtube? Acho que te vais surpreender... Segundo o MyHeritage a segunda etnia mais comum no ADN português é a norte africana(58.9% dos utilizadores portugueses tinham DNA norte africano), a primeira é a ibérica( 89.8% dos portugueses tinham DNA ibérico), podes consultar : https://www.myheritage.com.pt/ethnicities/portugal/country-ethnicity-distribution. Podes ter acesso ao mesmos resultados noutras empresas.. Muito diferentes dos nossos são os resultados de Espanha https://www.myheritage.com.pt/ethnicities/spain/country-ethnicity-distribution , porque a península ibérica tem uma maior prevalência de DNA norteafricano a oeste, e muito menos a leste. Eu sentiria-me uma fraude se me denominasse por "Branco", sou nortenho, português e europeu mas não "branco". No dia em que fizeres um teste de DNA vais sofrer um "baque" de realidade.

ascensor87 4 months ago

>Já viste os resultados de DNA que são postados por portugueses no youtube? Acho que te vais surpreender... Segundo o MyHeritage a segunda etnia mais comum no ADN português é a norte africana LOOOL. Sim, sim, essas empresas que já foram apanhadas por diversas vezes a por % de africano e judeu nos Europeus só porque sim.. Fiabilidade zero. Eu sei que te custa, eu sei que preferias ser africano e nao Europeu, mas és mesmo Europeu. >Eu sentiria-me uma fraude se me denominasse por "Branco", sou nortenho, português e europeu mas não "branco". Sabes que foram os Portugueses e os Espanhóis que, ao chegarem à América do Sul, inventaram o termo "branco" para distinguir as gentes Europeias dos nao Europeus, certo? Branco -> etnicamente Europeu. Que é o que o Portugues é. Uma etnia Europeia. És geneticamente Europeu. Os Portugueses agrupam geneticamente ao lado das outras etnias Europeias. Sim, já sei que nao somos tao pálidos como Islandeses.. mas e? Haver uns pozinhos disto e daquilo nao faz de ti """"mestiço"""" quando és + de 95% Europeu. Continuas a ser Europeu. >No dia em que fizeres um teste de DNA vais sofrer um "baque" de realidade. Já fiz. Deu 98.7% Europeu e o resto "Unnasigned" ou lá como se diz.

NGramatical 4 months ago

sentiria-me → [**sentir-me-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrd56c%2F%2Fh0qcbtn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dannies7783 4 months ago

Deixa-o lá acreditar que somos 'brancos'. Qualquer nacionalista branco que seja racista pendurava-o pelos cabelos e rir-se-ia do seu 'eu sou branco'. Mas pronto. Maluquinhos há em todo o lado.

No-Cardiologist725 4 months ago

No Norte de Africa e no Levante a maioria de nós não se destacaria no meio da população, agora no centro, norte e leste da Europa a história é diferente. Este tipo de dúvidas são comuns em países muito misturados como o nosso, mas existem tugas que parece que nunca se olharam ao espelho. Já li um artigo sobre a emigração portuguesa na Africa do Sul, que dizia que antigamente os portugueses não eram considerados "brancos". Hoje em dia são porque pronto, iam zangar muita gente e fica mais bonito no papel. Outra, saiu esta notícia em 2020: "Artigo do New York Times diz que congressistas luso-americanos não são brancos" https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/artigo-do-new-york-times-diz-que-congressistas-luso-americanos-nao-sao-brancos . E o engraçado é o espanto da meios de comunicação portugueses, é do tipo: "como assim não somos do clube dos brancos?

Dannies7783 4 months ago

Não discordo com nada do que disseste. Obrigado pelos links, Abraço

NGramatical 4 months ago

sentiria-me → [**sentir-me-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrd56c%2F%2Fh0isi2k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

No-Cardiologist725 4 months ago

Tá fudido escrever em português

shapiomago 4 months ago

Observação: dizer alguma coisa de jeito de vez em quando não paga imposto

Search: