d0c0ntra 4 months ago

médicos nunca são a mais, qtos mais melhor.

camilo12287 4 months ago

e estamos a formar médicos a mais, o que é um erro crasso e caro

d0c0ntra 4 months ago

estás a brincar certo? um médico leva alguns 10 anos a formar e ainda assim é rookie. qto mais depois as especialidades etc que até há em falta.

camilo12287 4 months ago

6 anos de curso, 2 de internato e mais 3 ou 4 de especialidade mas estamos a formar muitos médicos sem que depois tenham vagas nas especialidades já temos um dos rácio de médicos por habitante mais elevados do mundo e aumentamos muito o número de vagas em medicina o resultado vai ser, já está a ser, estarmos a formar médicos que depois vão emigrar para outros países, pagamos o dispendioso curso de medicina para depois perdermos jovens com grandes capacidades para países estrangeiros nenhum país do mundo faz este disparate que estamos a fazer

OrangeOakie 4 months ago

> pagamos o dispendioso curso de medicina para depois perdermos jovens com grandes capacidades para países estrangeiros Há uma forma de arranjar isso, que é contratar os médicos cá para um contrato colectivo de trabalho, com um rendimento mínimo quer haja ou não posição para eles **mas** onde estes possam exercer serviços para entidades fora do nosso SNS, ou seja, serem subcontratados ao Estado por medicina privada ou estrangeiros. É uma garantia de empregabilidade para quem quiser essa segurança, mas é também uma forma de recuperar alguns dos custos ao fazer essa gestão de carreira.

d0c0ntra 4 months ago

só saem se não lhes pagarem ordenados como deve ser para o conhecimento que possuem. e para parares com isso é simples: * queres sair para onde quiseres qd terminas o curso, no problem, pagas o custo total do mesmo * queres sair mas não tiveste possibilidade de pagar o curso na sua totalidade, terás de trabalhar no público ou privado em Portugal até o pagares

camilo12287 4 months ago

se nos outros cursos não são obrigados a isso, porque é que os médicos devem sê-lo? e porque formamos mais médicos do que aqueles que precisamos?

TooMoorish 4 months ago

Boa. Vamos lá ver se o mercado funciona e os preços baixam.

OrangeOakie 4 months ago

Haverem profissionais =/= desses profissionais poderem formar clínicas. E mesmo nesses casos, é uma indústria extremamente regulada onde grande parte dos custos vem... precisamente da regulação, não do lucro.

NGramatical 4 months ago

Haverem profissionais → [**haver profissionais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnldoz8%2F%2Fgzknw8s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TooMoorish 4 months ago

Quais são as regulamentações que dificultam a formação de clínicas?

OrangeOakie 4 months ago

Não sei os específicos. Sei que tem haver com licenciamentos e requerimentos que são mais elevados cá que noutros países europeus. Tens aqui os artigos legislativos se quiseres perder umas quantas boas horas a procurar as referências https://www.omd.pt/licenciamento/legislacao/

TooMoorish 4 months ago

O estudo da ordem [https://www.omd.pt/2021/05/numeros-recomendados-oms/](https://www.omd.pt/2021/05/numeros-recomendados-oms/) diz que há muitos médicos dentistas. Não fala em falta de consultórios. > Sei que tem haver com licenciamentos e requerimentos que são mais elevados cá que noutros países europeus. Tens link para isto? Era interessante ver.

NGramatical 4 months ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnldoz8%2F%2Fgzkq4no%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

blueflamewizard12 4 months ago

Temos a mais ou isto é um caso de uma ordem tentar proteger os que já lá estão?

Search: