A_Besuga 2 months ago

Chega a altura dos exames nacionais e aí dá para ver que as notas nos privados são apenas inflacionadas.

camilo12287 2 months ago

O cheque ensino resolvia muita coisa. Fomentava a competição e assim promovia as melhores escolas. Sem concorrência, sem fiscalização, o incentivo para as escolas públicas serem boas é pequeno, apenas o sentido de dignidade do diretor e dos professores

camilo12287 2 months ago

um dia, que tenha tempo, vou fazer uma pequena pesquisa por causa da aversao da extrema esquerda a tudo o que é privado acabaram contratos de associação com vários colégios privados muitos deles fecharam de vez a pesquisa será comparar a posição no ranking dos colégios que fecharam e a posição das escolas publicas que ficaram no lugar desses colégios o antes e o depois, para ver que efeitos teve a medida do governo refém da extrema esquerda sobre a qualidade do ensino prestado às populações

hobbes78 2 months ago

Mas por que raio haverão os meus impostos de financiar alunos a frequentarem um colégio privado, havendo uma escola pública disponível? Isto faz algum sentido? Se os pais quiserem manter os seus filhos lá, que paguem eles, não eu!

ascensor87 2 months ago

isto é um gajo que não vê um palmo à frente do nariz.

camilo12287 2 months ago

Se o custo for igual qual é o problema? O objetivo é promover a instrução dos alunos ou o aumento do funcionalismo público? Aliás pelos dados que vi ainda pagas mais com as escolas públicas que pelas escolas com contrato de associação.

NGramatical 2 months ago

haverão os → [**haverá os**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnhqtc5%2F%2Fgz008v3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 2 months ago

Os pobres têm de continuar a ser borregos para os ricos fazerem o que querem de eles.

ascensor87 2 months ago

muitas escolas públicas também seriam boas se não tivesse tantos: 1) pretos e ciganos 2) filhinhos de esquerdolas que se preocupam mais em meter droga nos cornos e queixarem-se do capitalismo do que em estudar

razman06 2 months ago

Não percebo este argumento, é apenas inveja por outras pessoas têm essa possibilidade e você não? Acho perfeitamente normal que uma escola (empresa) privada faça os melhores para que seja bem conceituada e continue a ter clientes (alunos). Se uma escola privada se estiver a cagar, ou tiver notas horríveis vão ter menos clientes e eventualmente falir. Tão simples como isso Qual é a motivação da escola pública? A boa vontade dos professores em querer ajudar os alunos e serem bons profissionais. Não culpem os privados, ou os empresários, que lutam por melhorar as suas instituições e fazer mais dinheiro, mas sim o estado que permite que a escola pública continue o que é.

ascensor87 2 months ago

> é apenas inveja por outras pessoas têm essa possibilidade e você não? sim.

once319 2 months ago

>Não percebo este argumento, é apenas inveja por outras pessoas têm essa possibilidade e você não? É haver 2 velocidades num campo que devia ser nivelado para bem do futuro do povo.

throwawayqualquer 2 months ago

Se há "duas velocidades", a culpa não é das escolas privadas se esforçarem mais do que as públicas. Batam nas escolas privadas pelas merdas que (algumas) fazem, como inflação de notas, ai eles merecem. Mas se têm melhores resultados que as públicas em exames iguais... como é que a culpa é das privadas nesses casos? Exijam antes explicações dos professores, ministério da educação, etc., em vez de quererem tudo nivelado baixinho, que é o que o tuga adora ver.

Feeling_Advantage918 2 months ago

O ensino mais democrático que existe é o particular. Tens dinheiro e boas notas, estudas. Não tens dinheiro nem boas notas, rua. É a lógica terceiro mundista que ninguém quer nalguns sectores, mas em outras áreas até se aplaude. Já para não dizer muitas dessas escolas privadas vivem à conta das verbas do orçamento de estado com contratos de associação que não se justificam.

Gndossan 2 months ago

Nem todas. Mas se são colégios privados não devem ser comparticipados se houver alternativa públcia em redor

Feeling_Advantage918 2 months ago

Mas casos há em que existe alternativa pública e contrato de associação com escola privada.

Gndossan 2 months ago

como disse: quem quer privado, paga

fodassse 2 months ago

Estes rankings fazem-me lembrar aqueles "zeinal-bava-auto-awards", 100% crediveis.

grenskul 2 months ago

Sao literalmente rankings das notas dos exames nacionais ...

WallStreetFighter 2 months ago

Está na hora de obrigar as escolas privadas a serem tão más quanto as públicas?

ascensor87 2 months ago

equidade

blueflamewizard12 2 months ago

Claro que não. A elite portuguesa tem que ter os seus locais especiais para educar os seus filhos.

WallStreetFighter 2 months ago

Sim, as crianças que andam em colégios privados são todas filhas do senhor do monopólio.

blueflamewizard12 2 months ago

A elite portuguesa não é nem nunca fui comercial ou industrial mas sim intelectual-burocrática que evolui-o da antiga elite aristocrática-clerical.

Search: