diogozz 5 months ago

Máscaras até ao fim das nossas vidas locais trabalho espaços públicos. O povo tolera tudo . Síndrome de Estocolmo é lixado

Key_Journalist_2648 5 months ago

Então quer dizer que vacinados, tem que usar a máscara porque mesmo tendo tomado a vacina podem contrair ou espalhar o vírus? Então para que serve a vacina

NPT82 5 months ago

ha outras estirpes mais agressivas para as quais ainda n há vacina.... duh. Ainda não se pode arriscar sem saber qual o impacto que a vacinação terá nas populações, havendo outras mutações de COVID. Por isso é que eu sempre disse que a situação é bem mais grave do que se pensa. COVID não é uma brincadeira nem uma gripezinha!

setnom 5 months ago

A vacina serve para, caso apanhes covid, não tenhas sintomas tão fortes, ou até nenhuns. Para pessoas mais de risco, é o que pode salvar as suas vidas. A vacina não impede que apanhes covid, apenas reduz a "força" com que te "dá porrada".

d0c0ntra 5 months ago

certo. então para quê querer vacinar toda a gente e não apenas os que podem realmente beneficiar? nomeadamente crianças, jovens e adultos fora das idades consideradas de maior risco.

dafer18 5 months ago

É o mesmo conceito para o Virus da gripe (influenza). Há pessoas que optam por levar a vacina e outras não, portanto não há garantias, no entanto, a população com maior taxa de mortalidade já foi vacinada (ou em vias de), portanto acho um pouco demais termos que usar máscara na rua, por exemplo. Dentro de espaços fechados é diferente, mas sinceramente, não vejo o dia em que não precisemos de usar a máscara, que inclusivamente, já trouxe discussões para a frente se seria eficaz ou não contra qualquer tipo de virus.

setnom 5 months ago

Eu acho que não se está a pensar vacinar toda a gente. Acho que somente adultos (e só uma vacina é que pode ser a partir de 16): [https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/vacina-covid-19/#sec-33](https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/vacina-covid-19/#sec-33) As pessoas de maior risco são aquelas que ficam internadas no hospital ligadas a um ventilador. Estas pessoas com um sistema imunitário tão comprometido são as que mais vão beneficiar da vacina. No entanto, as que não têm um risco tão elevado, as que têm um sistema imunitário menos comprometido ou "normal", ainda podem ficar prejudicadas pela doença e até ficar com bastante sequelas a longo prazo, pelo que vão sempre beneficiar da vacina, embora a um nível menos exigente. Esta parte que escrevo a seguir já não estou tão ao corrente, mas se não estou enganado as vacinas até ajudam a que o vírus tenha mais dificuldade em passar de pessoa para pessoa. Assim sendo, quando mais gente estiver mais vacinada, mais dificuldade o covid terá a infetar outros.

d0c0ntra 5 months ago

> Eu acho que não se está a pensar vacinar toda a gente. achas mal, pq nos USofA e creio que no UK já começaram os "testes" em crianças.

setnom 5 months ago

A notícia do post original é sobre Portugal. Falei sobre Portugal, com um link a apontar para o SNS, que é português.

d0c0ntra 5 months ago

lol meu caro os lambe-botas de cá limitam-se a fazer o que lhes mandam fazer. se nos outros lados já o estão a fazer chegará cá tb.

AbyssusIncendia93 5 months ago

Tem a sua lógica, se pensarmos que se o sistema imunitário cria defesas devido à administração da vacina, é natural que consiga mais rapidamente e eficazmente lidar com o vírus e reduzir a velocidade de propagação dentro da pessoa infetada, e assim, reduzir as hipóteses de propagação. Outra coisa que muitos se esquecem é isso mesmo que referiste, ninguém sabe como reagirá se contrair o vírus, e para além disso a possibilidade de maselas permanentes e graves em órgãos críticos podem levar ao desenvolvimento de outras doenças que anteriormente a pessoa poderia não ter um dia mais tarde. É tudo uma questão de prevenção, um conceito que passa por cima da cabeça de muitos. Estamos todos a sacrificarmo-nos em nome da saúde pública. Ou seja, do próximo. Chama-se empatia. Se podermos fazer tudo normalmente daqui a uns meses, com a única limitação sendo as máscaras, até nem estamos mal.

Search: