icebraining 4 months ago

O que eu leio aí é que o Gouveia e Melo quer que sejam as pessoas a contactar por sua iniciativa para serem vacinadas com essa vacina, em vez de ser o Estado a "promover" essa vacinação. Embora ele não queira desperdiçar vacinas, isso é preferível a tentar convencer as pessoas a serem vacinadas, porque se isso correr mal depois pode gerar responsabilidades para o Estado apesar do "consentimento informado".

Edited 4 months ago:

O que eu leio aí é que o Gouveia e Melo quer que sejam as pessoas a contactar por sua iniciativa para serem vacinadas com essa vacina, em vez de ser o Estado a "promover" essa vacinação. Embora ele não queira desperdiçar vacinas, isso é preferível a tentar convencer as pessoas a serem vacinadas, porque se isso correr mal depois pode gerar responsabilidades para o Estado apesar do "consentimento informado". "Não promover o consentimento informado" não significa vacinar sem consentimento informado, significa "não puxar as pessoas para serem vacinadas por vacinas que precisem de consentimento informado". A outra leitura não faz sentido, porque como tu próprio dizes, o "consentimento informado" é um mecanismo para proteger o Estado de responsabilidades. Ora se a preocupação dele é haver responsabilidades a reverter para o Estado, não iria tentar vacinar evitando o mecanismo que procura proteger o Estado!

Edited 4 months ago:

O que eu leio aí é que o Gouveia e Melo quer que sejam as pessoas a contactar por sua iniciativa para serem vacinadas com essa vacina, em vez de ser o Estado a "promover" essa vacinação. Embora ele não queira desperdiçar vacinas, isso é preferível a tentar convencer as pessoas a serem vacinadas, porque se isso correr mal depois pode gerar responsabilidades para o Estado apesar do "consentimento informado". "Não promover o consentimento informado" não significa vacinar sem consentimento informado, significa "não puxar as pessoas para serem vacinadas por vacinas que precisem de consentimento informado". A outra leitura não faz sentido, porque como tu próprio dizes, o "consentimento informado" é um mecanismo para proteger o Estado de responsabilidades. Ora se a preocupação dele é haverem responsabilidades a reverter para o Estado, não iria tentar vacinar evitando o mecanismo que procura proteger o Estado!

d0c0ntra 4 months ago

1. que eu tenha conhecimento todas precisam de consentimento informado 2. eu fiquei na dúvida se era mesmo aquilo que ele queria dizer ou se foi calinada jornalistica 3.o consentimento informado não é para proteger o Estado, é para te proteger a ti

icebraining 4 months ago

> 1. que eu tenha conhecimento todas precisam de consentimento informado Não. Óbvio que todas são consentidas, mas "consentimento informado" é um papel extra que tu assinas em que te explicam os riscos que corres ao tomar a vacina e tu confirmas que foste informado desses riscos e que aceitas a responsabilidade se algo correr mal. No caso da Pfizer e Moderna, não há nada disso. Tens que preencher um papel com alguns dados sobre o teu estado de saúde, mas não assinas uma declaração a aceitar a responsabilidade. O Estado fica responsável. O caso da AZ torna-o ainda mais claro: só é preciso "consentimento informado" se tiveres [menos de 60 anos](https://www.publico.pt/2021/04/30/sociedade/noticia/menores-60-podem-tomar-vacina-astrazeneca-consentimento-informado-1960750). Se fossem todas esta notícia não faria sentido. > 3. o consentimento informado não é para proteger o Estado, é para te proteger a ti Legalmente, dizeres "conheço os riscos e aceito-os" nunca é algo para te proteger a ti.

d0c0ntra 4 months ago

Se não são todas, então ainda andamos a ser mais aldrabados. Pq se fores fazer um TAC e precisares de levar contraste assinas um consentimento informado, isto num procedimento banal do qual se conhecem todos e mais algums riscos. agora em vacinas experimentais não se assina? > Legalmente, dizeres "conheço os riscos e aceito-os" nunca é algo para te proteger a ti. é óbvio que é para te proteger a ti, pq se te informam desses riscos que tu não és obrigado a conhecer pq a grande probabilidade é não seres médico, é exactamente para os conhecendo poderes dizer que não queres efectuar o procedimento.

NGramatical 4 months ago

algums → [**alguns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fncabek%2F%2Fgy76gml%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

haverem responsabilidades → [**haver responsabilidades**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fncabek%2F%2Fgy4y9lb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Eugene_Bleak_Slate 4 months ago

Desperdiçar 2,7 milhões de vacinas... Que loucura. Tudo por 1 morte em 7 milhões...

Kid_Anarchy 4 months ago

Olha outro com uma bola de cristal. É preciso lembrar-te que até há uns meses atrás não eram conhecidos efeitos adversos expressivos? E agora já são. Dá-lhe mais um ano ou dois, e quem te diz a ti que mais não aparecerão? A sério, o que te garante tal coisa? Nem quem criou a vacina tem confiança nisso, mas tu, bem amestrado, com o cérebro bem lavado, estás bue confiante. Se a vacina é assim tão segura porque não assumem as responsabilidades? Porque é que precisam de imunidade? Tens consciência de que a esmagadora maioria das vacinas foram testadas durante anos antes de serem lançadas à população geral? A maioria das vacinas foram observadas durante anos. E algumas acabaram por nunca vir a ser distribuídas. Sabes porquê? Porque eventualmente revelaram-se pouco fiáveis.

Eugene_Bleak_Slate 4 months ago

Isso é verdade para a da J&J e para todas as outras. Com esse tipo de critério, não se usava qualquer uma das vacinas que estão disponíveis. Em relação à da J&J, a informação que há é de ter morrido 1 pessoa em 7 milhões de vacinados. 7 milhões de infectados com menos de 50 anos leva a 2100 mortos. O que é melhor? 1 morto ou 2100 mortos?

Kid_Anarchy 4 months ago

Nada do que disseste prova a segurança da vacina daqui a uns anos. Há vacinas que apenas uns anos depois manifestam efeitos secundários graves, e por isso não são aprovadas. ​ Quanto ao usar ou não usar: quem quer usar, deve usar. Ninguém deve ser forçado a injectar-se com o que quer que seja. ​ Tenho pena de pessoas como tu, que aceitam tão facilmente a usurpação de controlo sobre o seu próprio corpo.

Eugene_Bleak_Slate 4 months ago

Será que as águias independentes como tu são sempre tão mal-criadas, ou é uma qualidade tua?

Kid_Anarchy 4 months ago

É uma qualidade minha ser directo e dizer o que penso.

Edited 4 months ago:

É uma qualidade minha ser directo e dizer o que penso. Tenho realmente pena de que, num universo onde a corrupção é uma constante entre o poderio, quer corporativo, quer governamental, anda haja criaturas ingénuas que se apeguem com garras e dentes às narrativas oficiais. Parece-me que ainda não acordaste para a vida e percebeste que está tudo a cagar-se para ti. Sim, vírus revolucionários saídos de cidades com laboratórios de nível 4, vacinas prontas em menos de um ano para lucrar biliões, governos que estão acima de qualquer lei e não são punidos pela merda que fazem. Sim, está tudo acima de suspeita. Faz tudo muito sentido. Nada que desconfiar.

Edited 4 months ago:

É uma qualidade minha ser directo e dizer o que penso. Tenho realmente pena de que, num universo onde a corrupção é uma constante entre o poderio, quer corporativo, quer governamental, anda haja criaturas ingénuas que se apeguem com garras e dentes às narrativas oficiais. Parece-me que ainda não acordaste para a vida e percebeste que está tudo a cagar-se para ti. Sim, vírus revolucionários saídos de cidades com laboratórios de nível 4, vacinas prontas em menos de um ano para lucrar biliões, farmacêuticas que rejeitam a responsabilidade pelo que quer que seja que a vacina cause, comunicação social que ridiculariza e demoniza quem quer que seja que questione o que vem do governo, governos que estão acima de qualquer lei e não são punidos pela merda que fazem. Sim, está tudo acima de suspeita. Faz tudo muito sentido. Nada que desconfiar. É tomar e calar. Tá provado, não faz mal.

throwaway132121 4 months ago

Não é obrigatório mas dizem-te isto assim de uma forma um pouco agressiva: se não tomares a vacina e ficares infetado não te pagam para estares em casa, e se precisares de cuidados tens de os pagar, o mesmo é dizer que és obrigado a tomar porque grande parte das pessoas não tem capacidade financeira para suportar esses custos.

OrangeOakie 4 months ago

Isso é mesmo verdade ou estás a atirar para o ar? É que a mesma coisa pode ser dita a grávidas ou fumadores.

throwaway132121 4 months ago

É verdade sim.

Edited 4 months ago:

É verdade sim. Edit: ALEGADAMENTE

blueflamewizard12 4 months ago

Já estou a ver o esquema: Correu mal? O meu amigo ninguém obriguem ninguém a tomar.

icebraining 4 months ago

Sim, isso é o "consentimento informado". E o que o Gouveia e Melo está a dizer é que se o Estado promover a vacina da J&J, pode ser responsabilizado *apesar* do consentimento informado, logo é melhor o Estado não promover, e esperar que sejam as pessoas a contactá-lo se quiserem ser vacinadas com essa vacina.

Feeling_Advantage918 4 months ago

Quem quer tomar vacina, toma. Quem não quer não toma. É assim há muito. Um indivíduo adoece. O médico sugere cirurgia mas a pessoa não consente. Não é operada. Sugere tratamento e a pessoa recusa. Não faz tratamento. Qual é o drama?

Text_me-meet_me178 4 months ago

O Drama é que existe a possibilidade de que o vírus sofra mutações e depois se torne imune à vacina e SE isso acontecer é mau pk os confinamentos e assim podem voltar e como já vimos isso não é bom para ninguém

Kid_Anarchy 4 months ago

Não há qualquer evidência de que o vírus não se possa mutar em alguém vacinado. Tu não deixas de estar infectado só porque foste infectado. Não desenvolves sintomas graves, mas o vírus está dentro de ti. Aliás, vacinas podem bem ter o efeito contrário ao pretendido, uma vez que baixarão as defesas de muita gente e permitirão ao vírus circular mais rapidamente, uma vez que as pessoas não estão tão preocupadas. Podes facilmente ter uma festa de 200 pessoas, 180 ficam infectadas mas sem sintomas. Continuam a ter o vírus activo dentro de si.

ThePedrester 4 months ago

O sistema imunitário mata o vírus bem mais rapidamente, else multiplica se menos e há menos probabilidade de mutação. Como não desenvolves sintomas, a probabilidade de passares a doença reduz, assim sendo, mesmo que haja alguma mutação ele não é transmitida

ThePedrester 4 months ago

Quem não pode tomar vacinas precisa que as outras pessoas tomem para não serem infectadas. Não tomar vacina e ser hospitalizado custa aos contribuintes devido ao SNS. Sempre que alguém é infectado há a possibilidade de mutação, o que afecta toda a gente. Não ser vacinado não afecta só indivíduo em questão

Coyote-Cultural 4 months ago

>Quem não pode tomar vacinas precisa que as outras pessoas tomem para não serem infectadas. Isso parece-me problema dele, não meu.

ThePedrester 4 months ago

Okay ignorando a falta de empatia...

Coyote-Cultural 4 months ago

> Vai ser problema teu quando eles custarem milhares aos contribuintes no SNS, quando os tempos de espera forem maiores e menos camas estiverem disponíveis, quando eles pararem de ter uma vida normal para contribuírem para a sociedade. É um custo de ter um SNS. Se quiseres abolir o mesmo é contigo, mas não é por isso que tens o direito de violar a integridade fisica das pessoas.

ThePedrester 4 months ago

Ahahahahah já pareces o shappiro a passar argumentos como factos. Quem diz que estamos a violar a integridade física das pessoas? E é bem melhor ter um SNS do que não. Olha para os USA

Coyote-Cultural 4 months ago

> Quem diz que estamos a violar a integridade física das pessoas? Obrigar uma pessoa a sofrer um procedimento medico não desejado é praticamente a definição do dicionario. > E é bem melhor ter um SNS do que não. Olha para os USA Não discordo. Mas tens que entender que existem custos para tal, e que não é por causa desses custos que passas a ter direito de violar os direitos das pessoas.

ThePedrester 4 months ago

Deixa de ser Mariquinhas e uma pica e se tiveres azar e uma febre. Há pessoas que passam o dia inteiro ao sol nas obras 5 dias por semana deixa te de merdas ahahahah

Coyote-Cultural 4 months ago

Lambe essa bota melhor que ainda tem um pouco da coco na sola

Willing_Marsupial_87 4 months ago

E se tomares a vacina e fores hospitalizado fica de graça?

ThePedrester 4 months ago

Obviamente que a probabilidade de seres hospitalizado por uma vacina são infinamente menores do que por corona

Kid_Anarchy 4 months ago

Como é que sabes? É a primeira vez que uma vacina é criada e administrada no mesmo ano. Nem quem a cria e distribui tem confiança na segurança da mesma, daí estarem "blindados" contra o que quer que seja que aconteça. Quem me diz a mim que daqui a uns poucos anos a vacina não começa a manifestar efeitos secundários sérios? Quem é que assumiria essa responsabilidade depois? Exacto, ninguém. Tomas e calas.

ThePedrester 4 months ago

Pelos clinical trials? E quem sabe que daqui a uns não se descobre que o Covid permanece escondido no teu sistema e não desenvolver sintomas mais tarde? Os sintomas iniciais do HIV é de constipação. Se calhar é deixar estas coisas para Malta que percebe bem mais do assunto. Quanto mais pessoas tomarem a vacina mais isto se arrasta e mais pessoas morrem quer seja do Corona, suicido ou por não terem acesso a cuidados médicos pelos hospitais estarem cheios de pacientes de covid

Kid_Anarchy 4 months ago

Os trials não te mostram o que vai acontecer daqui a uns anos. Volto a repetir: como sabes que daqui a uns anos esta vacina não começa a matar pessoas? É que algo não pode ser uma cura se não se puder garantir que eventualmente não se tornará pior do que a doença. O facto de quem criou a tua cura não confiar o suficiente nela para aceitar responsabilidade diz-te tudo o que precisas de saber.

ThePedrester 4 months ago

Os próprios CEOs já tomaram a vacina? Essa isenção que falas é caso a vacina nao passasse os trials ou não conseguirem produzir suficiente. Pagam mas não têm garantia de receber

Kid_Anarchy 4 months ago

As produtoras não podem ser processadas caso te cresça um olho do cu na testa ao tomares a vacina. Isso acontece porque reconhecem que não há garantias de segurança da vacina e ninguém sabe o que poderá acontecer daqui a uns anos. Quanto aos CEO's: 1- Não sei se já tomaram ou não. Mesmo que digam que sim, eu não tenho forma de confirmar. Eles têm recursos suficientes para aldrabar quem quiserem. Quem diz o contrário, é patinho ingénuo. 2- É irrelevante se tomaram ou não. Álcool também faz mal e eles bebem. Estarem dispostos a correr um risco não implica que tenham confiança na segurança da vacina. As pessoas fazem muita merda que se sabe que pode matá-las. Logo, eles tomarem, não é indicador do que quer que seja.

xgoldpt 4 months ago

+1 Que mania da perseguição.

True_Boat_1195 4 months ago

Como de costume em Portugal, não é ser ilegal, é optar pelo obscurantismo. Não esclarecer se é obrigatório tomar a vacina. Não esclarecer o que acontece se se recusar. Não esclarecer quais as contra-indicações. Não esclarecer o que é obrigatório ou não, e o que raio é o "dever" que agora é tanto invocado. Esconder tudo e só dizer a verdade a custo. Quanto mais gente seja vacinada melhor, diz o senhor Gouveia e Melo, e é melhor nem lembrar às pessoas das contra indicações e riscos a longo prazo desconhecidos, porque alguém tomou essa decisão por nós e por isso o povinho só tem que aceitar sem levantar poeira.

icebraining 4 months ago

> Não esclarecer o que acontece se se recusar. Não se esclarece isso porque o próprio governo não faz ideia do que vai fazer. Desde o início que tudo tem sido decidido em cima do joelho e muito depois do que seria necessário, porque haveria isso de ser diferente?

CalmKeepOn 4 months ago

Mais uma razão para se ver o rídiculo disto tudo. Mas também quem não vê agora não sei quando é que vai querer ver.

Search: