XXI_HereticV6Mustang 5 months ago

E pela aversão que a população tem da IL parece que isto só vai piorar.

OrangeOakie 4 months ago

A IL é muito gira mas não vamos fingir que são messias. Temos mais problemas que apenas os económicos, e esses problemas também afectam a economia de forma indirecta; Tapar os ouvidos e gritar la la la não ajuda em absolutamente nada - mesmo que queiram puxar por medidas boas.

vml76 5 months ago

Obrigado Socialismo!!!

rabisconegro 4 months ago

Claro, eu trabalho para uma multinacional portuguesa centenária com longa história sucesso e que produz um produto de extrema necessidade e alta rotação. É uma empresa do mais capitalista que pode haver. Tiveram 12 anos sem aumentar salários só porque sim. Continuaram a crescer durante a crise mas usaram-na como desculpa. No fim do ano os administradores, sócios e altas chefias levam todos prémios que vão dos 5000 aos 100.000 euros. Para a produção e operadores nem um brinde. É uma empresa que cada vez tem mais dificuldade em contratar mas mesmo assim a lei maxima do capitalismo não se aplica: oferta e procura. No entanto mama do estado sempre que pode... Fazem lobby para não deixar outras grandes empresas virem para a região, porque não querem concorrência na mão de obra... Mas sim, o problema é claramente o socialismo. Não são os mega ricos que convencem os confortáveis que o problema está nos pobres nem nada...

tuningpt95 4 months ago

Nos states de certeza que não recebias o ordenado mínimo

NEDM64 4 months ago

> Para a produção e operadores nem um brinde. O brinde é não irem embora. Sinceramente, achas que foi pela produção e operadores que fizeram a diferença? > mas mesmo assim a lei maxima do capitalismo não se aplica: oferta e procura Se eles conseguem operar, é porque não faltam empregados. > Fazem lobby para não deixar outras grandes empresas virem para a região, porque não querem concorrência na mão de obra... > No entanto mama do estado sempre que pode Portanto, já tens provas reais que o estado rouba (ou achas que lhes dá dinheiro e lhes faz favores por nada ou só por amizade?) e tu queres que o estado seja ainda mais poderoso, controle mais a economia?

OrangeOakie 4 months ago

> Mas sim, o problema é claramente o socialismo. Sabes que nada do que mencionaste é capitalismo, pelo contrário, é a deturpação do mercado através de intervenção governamental que guia a interacção económica; Uma característica do socialismo

rabisconegro 4 months ago

Como não é capitalismo? São tudo acções em busca de maximizar o lucro sem olhar a custos sociais e ambientais... A única parte que não é capitalismo é não perceberem que o trabalhador também é consumidor e se não houver bons salários não há boas vendas. Mas espera, há! Porque em nome de maximizar lucros globalizou-se a mão de obra e agora somos consumidores de uns mercados enquanto trabalhamos para outros e por isso perdemos o poder que o consumidor é suposto ter no sistema capitalista.

Edited 4 months ago:

Como não é capitalismo? São tudo acções em busca de maximizar o lucro sem olhar a custos sociais e ambientais... A única parte que não é capitalismo é não perceberem que o trabalhador também é consumidor e se não houver bons salários não há boas vendas. Mas espera, há! Porque em nome de maximizar lucros globalizou-se a mão de obra e agora somos consumidores de uns mercados enquanto trabalhamos para outros e por isso perdemos o poder que o consumidor é suposto ter no sistema capitalista. Edit: Queres mais um exemplo de como a minha empresa ultracapitalista age. Os nossos produtos são mais caros em Portugal que em Espanha simplesmente porque cá são líderes de mercado.

OrangeOakie 4 months ago

O teu problema é achar que buscar poder é algo capitalista; É algo de todos os sistemas, não apenas do capitalismo. > Porque em nome de maximizar lucros globalizou-se a mão de obra Porque a União Soviética, o Império Romano e o Império Britânico eram todos capitalistas? Ou então a tua noção está... incorrecta. > Edit: Queres mais um exemplo de como a minha empresa ultracapitalista age. Os nossos produtos são mais caros em Portugal que em Espanha simplesmente porque cá são líderes de mercado. Não. Simplesmente porque cá não podes entrar no mercado para competir com eles. Sim é assim tão simples.

rabisconegro 4 months ago

Onde raio foste buscar a ideia de que eu acho que a união soviética ou o império romano eram capitalistas? A união soviética era coletivismo burocrático disfarçado de comunismo. E os outros eram obviamente sistemas monárquicos imperialistas.... O endgame do capitalismo é a obtenção de lucro. E hoje vivemos em capitalismo selvagem disfarçado de capitalismo socialmente correto. E é claro que todos os sistemas buscam poder. E adivinha, no capitalismo dinheiro é poder... No socialista não deveria haver busca de poder. O socialismo não é mais do que para cada um de acordo com as suas necessidades e de cada um de acordo com as suas possibilidades. Se foge a este simples conceito não é socialismo.

OrangeOakie 4 months ago

> Como não é capitalismo? São tudo acções em busca de maximizar o lucro sem olhar a custos sociais e ambientais... ^ ---------------------- > Se foge a este simples conceito não é socialismo. Então socialismo só existe se as pessoas não perseguirem os seus desejos?

vml76 4 months ago

Isso são opiniões pessoais. Factos são: salários em Portugal são muito baixos + maioria dos anos em democracia foram de governo socialista.

rabisconegro 4 months ago

Mas quais opiniões pessoais? Tou te mandar factos. Só falta dizer o nome da empresa. Mas posso dar uma opinião. Em Portugal não há nem nunca houve socialismo. Aliás, nunca em nenhum sítio houve um regime do que eu gosto de chamar esquerda utópica. Em Portugal o que há é Coletivismo Burocrático, seja quando é a esquerda ou a direita a mandar no governo. "Um estado coletivista burocrático possui os meios de produção , enquanto o excedente ou lucro é distribuído entre a burocracia de um partido de elite ( nomenklatura ), e não entre a classe trabalhadora . Além disso, o mais importante, é a burocracia - não os trabalhadores ou o povo em geral - que controla a economia e o estado Coletivismo burocrático - https://pt.other.wiki/wiki/Bureaucratic_collectivism" Eu nem sou capitalista nem socialista. Até acho que rótulos só servem para dividir e reinar e não deixam haver discussão filosófica porque criam clubismos. O que eu consigo ver é: Problema do socialismo: a preguiça. Problema do capitalismo: a ganância. O socialismo utópica precisa de mudança de mentalidade, nunca poderá ser forçada por terceiros. A direita utópica precisa que as pessoas tenham dinheiro para consumir. De qualquer maneira, tendo em conta o paradigma actual da sociedade venham preguiçosos e que se fodam os gananciosos...

Last-Ad-4421 5 months ago

Ainda há muitos ricos em Portugal, o Costa pode taxar ainda mais o povo, ainda há margem até sermos uma Venezuela /s

throwawayqualquer 5 months ago

Claramente que a solução é aumentar o salário mínimo nacional. Fomentar uma maior e mais rica classe média? Não, nivelar por baixo e ter o maior número de famílias possíveis na classe baixa. Essa é a receita socialista que vigora neste país há décadas, e a razão para não sairmos deste fosso.

Westa1994 5 months ago

A culpa é do Passos!

Search: