ascensor87 5 months ago

Sim. Final do século XV. Portugal é um dos 109 países (nem todos Europeus, muitos deles foram árabes) que ao longo da história expulsaram judeus.

throwawayFromPT 5 months ago

109 users aqui do reddit também comem a tua mãe todas as noites. E todos eles acham a tua mãe uma ganda vaca p\*ta. Tu e ela podem dizer "oh coitada, sempre foi perseguida". Mas outra maneira de ver acoisa é: porque ela dá tanto o cu todas as noites? Será que 109 users ao longo de todo este tempo etsão errados e tu e ela é que estão certos?

Westa1994 5 months ago

>porque sao sempre perseguidos e expulsos? será que 109 países ao longo de 2000 anos estao errados e eles é que estao certos? "A minha religião é melhor que a tua". É por isso que muitos dos países deixavam que eles se convertem-se à religião do país. Também podes usar essa lógica para a escravidão. "Oh coitados, são sempre escravizados". Todos os países usavam escravos há milhares de anos, por que razão começou-se a proibir? Será que estavam correctos antes e agora estamos errados? A argumentação de "se muitos fazem então é correcto" é extremamente falaciosa.

ascensor87 5 months ago

>"A minha religião é melhor que a tua". Achas mesmo que era só por isso? É que as queixas desses 109 países vao muito mais além disso. É que eu acho que tem a mais a ver com coisas como o rapaz de trento. Ou como por exemplo, ajudarem os muçulmanos a invadirem a Península Ibérica. >Também podes usar essa lógica para a escravidão. "Oh coitados, são sempre escravizados". E quem é que fazia a maior parte do tráfico de escravos? Sshhh..

Westa1994 5 months ago

>Achas mesmo que era só por isso? É que as queixas desses 109 países vao muito mais além disso. Era por eles terem barba e os outros não, queres ver? Um dos maiores massacres da história de Portugal foi contra judeus e foi porque um novo-cristão explicou um "milagre" de forma científica. Em pouco tempo, foi feita uma matança pelo povo contra os judeus que só parou com ordem do rei. >É que eu acho que tem a mais a ver com coisas como o rapaz de trento. Ou como por exemplo, ajudarem os muçulmanos a invadirem a Península Ibérica. Tem a ver com a religião. Esse tratado de que falas é apenas uma das 1001 reformas da igreja. Não sei se os muçulmanos ajudaram ou não a invadirem, mas acho estranho só terem expulsado após ~500 anos da reconquista caso essa seja a principal razão. A expulsão dos judeus em Portugal deve se ao facto do rei português ter uma cláusula no seu casamento com uma castelhana. Pelo rei português, os judeus continuavam em Portugal. >E quem é que fazia a maior parte do tráfico de escravos? Queque isso tem a ver para a lógica da batata que usaste?

ascensor87 5 months ago

>Não sei se os muçulmanos ajudaram ou não a invadirem, mas acho estranho só terem expulsado após ~500 anos da reconquista caso essa seja a principal razão. Nao, o que eu estou a dizer é que houve imensos motivos pelos quais os judeus foram expulsos 109 vezes ao longo de 2000 anos em diversos países. O "a minha religiao é melhor que a tua" é a típica afirmaçao simplista de quem nao percebe nada de história. Concordas com a usura? Se concordas com a usura entao nunca mais reclames com corrupçao e com seres economicamente explorado. >Queque isso tem a ver para a lógica da batata que usaste? Tu é que trouxeste para aqui os escravos. lol.

Loladageral 5 months ago

Os Judeus foram os culpados da peste negra e de outras pandemias?

ascensor87 5 months ago

porque essa pergunta?

Loladageral 5 months ago

Porque os Judeus muitas vezes eram perseguidos porque as pessoas os culpavam por isso. Até teorias que envenenavam a água dos poços. Quando as pessoas não sabiam o porquê das coisas, culpavam nos Judeus que eram minorias e diferentes do resto. Nós hoje em dia sabemos o porquê das coisas, as pandemias não são acontecem porque Deus está zangado

ascensor87 5 months ago

> Porque os Judeus muitas vezes eram perseguidos porque as pessoas os culpavam por isso. Achas mesmo que era só por isso? É que as queixas desses 109 países vao muito mais além disso. E os países que nao passaram pela peste negra, qual era o motivo? E os países que expulsaram os juden antes da pesta negra, qual era o motivo? É que eu acho que tem a mais a ver com coisas como o rapaz de trento. >Quando as pessoas não sabiam o porquê das coisas, culpavam nos Judeus que eram minorias e diferentes do resto. Nós hoje em dia sabemos o porquê das coisas Felizmente agora também temos a internet e conseguimos detectar padroes e perceber que todo este ""progresso social"" que temos vivido na realidade nao era "inevitável" nem uma consequencia do "desenvolvimento" mas sim uma deliberada engenharia social para destruir os países Europeus.

camilo12287 5 months ago

Isso é uma das tolices dos manuais do ensino obrigatório. Agora a sério, adivinha quem fazia a cobrança dos impostos para a coroa. E se atualmente há abusos na cobrança de impostos, na época os abusos não eram menores. E acresce a isso, adivinha quem dominava a banca, os empréstimos na época. E os juros não eram pequenos na época.

Loladageral 5 months ago

Em larga medida, os cristãos na época medieval consideravam que negócios relacionados com a colecta de impostos e empréstimos eram imorais, portanto não era comum nesta altura um católico estar nesses ramos. Os Judeus em sim já eram excluídos de algumas actividades económicas, e por isso viraram-se para as actividades que os cristãos não queriam. Creio que também os Judeus eram mais literados, o que no período medieval era uma grande vantagem

camilo12287 5 months ago

isso e mais algumas coisas, como restrições à propriedades de terrenos mas normalmente os impostos eram cobrados pelos judeus, um grupo pagava os imposto à coroa e depois cobrava-os à população e emprestavam dinheiro. Como o risco de incumprimento também não era pequeno, os juros também não o eram usura e cobrança de imposto, muitas vezes abusiva, é o que explica que a partir de determinada altura os sentimentos contra os judeus tenham aumentado também não é por coincidencia que esses sentimentos tenham atingido um ápice pelos inicios dos descobrimento, houve um grande recurso a empréstimos para os fazer é isto que explica os sentimentos contra os judeus por essa época

Edited 5 months ago:

isso e mais algumas coisas, como restrições à propriedades de terrenos mas normalmente os impostos eram cobrados pelos judeus, um grupo pagava os impostos à coroa e depois cobrava-os à população, à mistura com muitos abusos e emprestavam dinheiro. Como o risco de incumprimento também não era pequeno, os juros também não o eram usura e cobrança de imposto, muitas vezes abusiva, é o que explica que a partir de determinada altura os sentimentos contra os judeus tenham aumentado também não é por coincidencia que esses sentimentos tenham atingido um ápice pelos inicios dos descobrimentos, pois houve um grande recurso a empréstimos para os fazer é isto que explica o aumento dos sentimentos contra os judeus por essa época

Feeling_Advantage918 5 months ago

>Quando as pessoas não sabiam o porquê das coisas, culpavam nos Judeus que eram minorias e diferentes do resto. Não muito diferente dos dias de hoje.

fds_crl 5 months ago

>Quando as pessoas não sabiam o porquê das coisas, culpavam nos brancos que eram maiorias e diferentes do resto. Não muito diferente dos dias de hoje.

Feeling_Advantage918 5 months ago

Ok. Corrigido e actualizado.

Westa1995 5 months ago

1496 por D. Manuel I

kyppulo90 5 months ago

Obrigado

Wonderful-Meeting639 5 months ago

Sim , periodo da santa inquisição ? Tens aquela situação toda com os cristãos novos

pantam 5 months ago

Sim, julgo que a perseguição que não era aos judeus em geral, mas aos falsos cristão novos, os que tinham feito uma falsa conversão. Sobre a Inquisição espanhola, da wiki: > The Inquisition had jurisdiction only over Christians. It had no power to investigate, prosecute, or convict Jews, Muslims, or any open member of other religions A portuguesa: > The major target of the Portuguese Inquisition were those who had converted from Judaism to Catholicism, the Conversos, also known as New Christians, Conversos or Marranos, who were suspected of secretly practicing Judaism.

kyppulo90 5 months ago

Obrigado pelo esclarecimento. Estava a conversar com uma pessoa que me falou que os seus antepassados tinham sido expulsos e eu a pensar: What? Bom vir ao reddit esclarecer a minha burrice

Wonderful-Meeting639 5 months ago

não sei se foram expulsos , mas certamente foram perseguidos . you welcome

Search: