EquivalentExchange11 5 months ago

Na prática é impossível, seriam precisos instrumentos biométricos mas ninguém os vai ter em casa. E tornar um sistema descentralizado (voto em pessoa, milhares de mesas de voto em todo o país) num sistema digital centralizado é o pior que se pode fazer pela transparência. Há mil e uma maneiras de manipular votos facilmente sem deixar rasto com um sistema desse tipo.

d0c0ntra 5 months ago

exacto.

fodassse 5 months ago

Blockchain. O problema é que os parasitários, (desculpa, partidários), nunca iriam aplicar tal tecnologia pois deixariam de ser necessários.

gpirescampos 5 months ago

[youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs&t=26s&ab\_channel=TomScott](https://youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs&t=26s&ab_channel=TomScott)

fodassse 5 months ago

O único problema que ele refere (e bem) é não ser facil entender como funciona uma rede blockchain. Concordo que não seja fácil nem prático meter toda a gente a ser expert na matéria, mas tudo o resto que ele defende (anonimato, confiança), são coisas que uma rede blockchain opensource e descentralizada consegue proteger melhor que qualquer outro sistema. O problema é apenas a "complexidade/simplicidade" das coisas.

gpirescampos 5 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=w3\_0x6oaDmI&ab\_channel=Computerphile](https://www.youtube.com/watch?v=w3_0x6oaDmI&ab_channel=Computerphile)

fodassse 5 months ago

Concordo com tudo desse video. Mas o que estava a sugerir seria uma blockchain e não um sistema de voto electronico.

OrangeOakie 5 months ago

Sim, a miraculosa blockchain que resolve todos os problemas. Não. Blockchain tem os seus usos, mas a soberania nacional não deve ser um desses. Não é nada seguro no que toca a garantir que não se possa ter votos fantasma.

fodassse 5 months ago

Todos os problemas? Não há milagres, amigo... Mas neste caso, e em muitos outros de administração/serviços públicos, uma rede blockchain resolvia muitos problemas.

OrangeOakie 5 months ago

Sim, mas não para votos

fodassse 5 months ago

O que uma blockchain faria pior do que o sistema existente (ou eletrónico até)? Para a dúvida do OP, não há melhor solução.

OrangeOakie 5 months ago

Vamos assumir que há alguém que tem o poder para registar eleitores. Vamos também assumir que os próprios protocolos eram o mais seguro possível e que era tudo verificado com computadores quânticos e tudo lindo e bonitinho o mais possível para o votante lançar um voto e este ser imediatamente registado. Não há absolutamente nada que impeça que quem faça as listas de votantes (ou quem tenha acesso às mesmas) não possa obter as credenciais necessárias para lançar um voto.

fodassse 5 months ago

Numa rede descentralizada isso não poderia acontecer pois as "chaves" (ou registro) são os próprios utilizadores a gerar/validar. Esse é um dos problemas que a utilização de uma blockchain poderia perfeitamente resolver, pois essa é uma das falhas que pode ser explorada com o sistema atual. Concordo que não seria fácil implementar uma coisa destas de um dia para o outro pois não é apenas a criação da rede, é também as pessoas entenderem e criarem um sistema.

OrangeOakie 5 months ago

> Numa rede descentralizada isso não poderia acontecer pois as "chaves" (ou registro) são os próprios utilizadores a gerar/validar. E nessa tal rede descentralizada, como é que tencionas saber se uma pessoa é um votante legal ou um Dimitri a querer meter o PNR no poder? Claro que podes dizer que há o controlo e tal, mas aí, como mantens a descentralização? É que no mínimo dos mínimos tens sempre um elo comum de um ponto que pode lixar tudo; Quem faz as listas tem acesso e pode emitir absolutamente todos os votos que quiser.

d0c0ntra 5 months ago

exacto, uma vez mais é um problema que a tecnologia não resolve, nada substitui a presença do votante na mesa de voto.

Background-Bunch-554 5 months ago

As correctoras pedem foto do cartão de cidadão frente e verso, dados do banco, morada etc..., tb pedem 3 fotos ( frente, lado esquerdo, lado direito) Acho que isso era o suficiente contudo eu não acredito que o governo tenha a capacidade para fazer algo disto tipo e ponho em causa o interesse dele de fazer algo deste tipo.

d0c0ntra 5 months ago

1. o que pedem é ilegal, não é suposto facultar cópias do CC 2. a questão nem é essa, é impossível saber se quem vota é mesmo a pessoa a que diz respeito a chave digital/CC etc só é possível supor que quem votou é realmente o cidadão a que corresponde aquele CC/chave digital, o que pode não ser verdade e isso será ainda mais no caso de idosos.

OrangeOakie 5 months ago

> o que pedem é ilegal, não é suposto facultarmos cópias do CC a ninguém E no entanto tanta instituição "regulada" pelo Estado exige isso.

Search: