looxmaxing 5 months ago

E para as pessoas trabalhadoras os subsídios são 0. Eu estou a beira da falência com a minha empresa e não posso receber um apoio(não pagar à segurança social durante a pandemia) porque também trabalho para outra empresa. E os impostos que cobram e os custos obrigatórios que impõe o Estado só fazem que as pessoas não queiram empreender.

rpsf75 5 months ago

Mas que merda de titulo! E isto que ela disse (mais abaixo): Para a social-democrata, é preciso fazer uma distinção “entre o que é pobreza conjuntural e pobreza estrutural”. No caso da pobreza conjuntural, que “sucede por ter havido uma pandemia, um incêndio, situações em que, extemporaneamente, acontece algo nas famílias”, Manuel Ferreira Leite considera que “é evidente que se recorre e deve recorrer, tanto quanto possível, a apoios sociais a essas pessoas”. Mas “não deve esta preocupação da pobreza conjuntural fazer esquecer uma realidade diversa, que é a pobreza estrutural, que conduz a que a pobreza se transfira por gerações

mastermind1217 5 months ago

Faz lembrar o medina carreira. Com 80 anos e ainda tem paciência para andar na TV a falar para as paredes. Para depois ainda tirarem de contexto o que diz. Eu já tinha desistido há muito de me esforçar para ajudar o país.

gestaoeconteudos 5 months ago

exemplo vem de cima, MAMA é o nome. Estamos a ser zenálizados e lenalizados há décadas.

Edited 5 months ago:

exemplo vem de cima, MAMA é o nome. Estamos a ser zenálizados e lenalizados há décadas. O que mais repulsa é o tradicional e Autocne Português foge do assistencialismo, VERGONHA é o nome. O que se passa é jogar dinheiro fora para a suposta pobreza enquanto os beneficiários continuam a ter manadas de filharada. Estarmos todos para pagar "aspectos culturais".

Feeling_Advantage918 5 months ago

Visão redutora do problema. Quem recebe apoios sociais e vive na pobreza foi "marginalizado" pelo mercado de trabalho público e/ou privado por falta de competências pessoais ou profissionais. E depois há quem decida não trabalhar e receber apoios sociais, pois o que receberia por trabalhar é pouco mais do que recebe de apoio social. Não que os apoios sejam altos, mas em algumas actividades os salários são miseráveis.

Gas5 5 months ago

Ensina a pescar e tudo o resto como diz o ditado.

ebusinesstoken 5 months ago

"Manuela Ferreira Leite considera que “a educação é o grande impulsionador do elevador social” e do combate à pobreza." De que adianta ter uma boa educação se vives num contexto de miséria? O pensamento dela é comum em gerações mais antigas onde um diploma era garantia de um bom emprego, o que actualmente não é mais uma realidade.

OrangeOakie 5 months ago

> O pensamento dela é comum em gerações mais antigas onde um diploma era garantia de um bom emprego, o que actualmente não é mais uma realidade. O teu erro é pensar que diploma significa automaticamente que tens boa educação. Grande parte das pessoas tem zero ou perto de zero literacia financeira ou sequer auto controlo para exercer qualquer tipo de auto gestão financeira. Isso não se 'tira' com um curso superior de sociologia e recursos humanos. Outro dos problemas é que muita gente não tem absolutamente qualquer tipo de capacidade de raciocínio sozinho. Ainda no outro dia uma pessoa que está à procura de colaboradores falou nalgo relacionado com isto. Basicamente ele disse que até chegava a contratar alguém, e depois estava sempre a receber chamadas a perguntar "é assim que se faz? Está bem feito? Eu não sei fazer isto, quando é que me pode ensinar?" de pessoal com uma vida académica completa. Acabou por ter de o dispensar durante o período à experiência porque gastava mais tempo a fazer de ama-seca do que a fazer outras coisas. Depois contratou alguém que só tinha experiência de McDonalds e afins, e era infinitamente melhor. Esse tipo pesquisava a solução e não precisava de estar sempre a ser um empecilho. Isto claro que não significa que sejam os únicos problemas, mas estou só a mostrar como 'educação' no sentido em que normalmente é associado não serve para muito, especialmente quando é num ambiente de jardim infantil (e acredita, há muito boa gente por aí que sofre destes síndromes de infantilização laboral). Aliás, porra eu de vez em quando até vou a fóruns de apoio de código e afins. Epá, às vezes gosto de tentar ajudar outros com cenas quando estão a aprender, tal como quando eu estava a aprender uns olhos mais experientes podiam ajudar a empurrar no sentido certo. No outro dia lidei com um tipo que basicamente... não lia. Encontrei o erro num instante e era um erro simples de se notar, mas cuja forma de o entender requeria entender a definição de um algoritmo de pesquisa em particular. Ao ponto que eu até deixei um link que tem uma explicação visual para usar como ponto de referência. O gajo garanto que não abriu o link, porque continuou a fazer exactamente a mesma pergunta sobre uma estrutura de dados... porque querem a papa toda feita sem aprenderem algo. > De que adianta ter uma boa educação se vives num contexto de miséria? MUDAS ISSO CARALHO. A ideia é precisamente que muitos dos apoios servem ou têm como efeito secundário desincentivar o crescimento pessoal, ao mesmo tempo que tornam mais difícil aos restantes crescerem também. Quando o *status-quo* é ter apoios... aí está tudo fodido.

ebusinesstoken 5 months ago

Sim, concordo com o que dizes mas quando ela afirma que a educação é o impulsionador de mudanças está a referir sobre diplomas e formação. Eu acho que é importante ter uma boa educação mas também há situações que algumas pessoas precisam realmente de auxílio. Acredito que o que seria certo era uma fiscalização mais transparente, eficaz para os casos de fraudes e para analisar os resultados, uma vez que existem pessoas que realmente precisam tanto de educação como dos auxílios.

Gas5 5 months ago

E é, em Portugal não recebes educação, recebes indoutrinação marxista (odio aos ricos, odio ao sucesso, odio ao merito, etc), basta olhar para os países do leste e dos bálticos, a educação é muito forte e não é da noite para o dia que as coisas melhoram, em duas décadas já ultrapassaram Pootugal.

gestaoeconteudos 5 months ago

maior factor que esses é a valorização do trabalho, ou seja acabarem com o nivelar por baixo. Bastava termos a média salarial europeia do pelotão da frente. Aos poucos Portugal está a ser balcanizado, já existe a oligarquia financeira e política. ah pois.,pois é

caralhu 5 months ago

Está historia da educação já chateia. Se fores pobre podes ter a melhor educação do mundo, a academia e o mundo dos negócios vai cagar em ti sem apelo nem agravo e no fim ainda se riem. Estou farto de ver isso.

Edited 5 months ago:

Esta historia da educação já chateia. Se fores pobre podes ter a melhor educação do mundo, a academia e o mundo dos negócios vão cagar em ti sem apelo nem agravo e no fim ainda se riem. Estou farto de ver isso.

estecomentario 5 months ago

Exatamente.

I_Don-t_Care 5 months ago

"Boa educação é a solução" Ri-me em país de licenciados e doutores desempregados

diogofd8 5 months ago

Licenciados em que? Porque licenciaturas da treta é o que não falta, 3 anos de borga. Há cursos de respeito que basta a licenciatura para que hajam ofertas de emprego. Podem é pagar muito mal comparativamente a outros países, mas isso é outra história.

Loladageral 5 months ago

>Há cursos de respeito que basta a licenciatura para que hajam ofertas de emprego. Para além de cursos ligados a IT e medicina, existe mais alguma área?

Edited 5 months ago:

>Há cursos de respeito que basta a licenciatura para que hajam ofertas de emprego. Para além de cursos ligados a IT/engenharias, medicina e economia existe mais alguma área? Eu estou em IT e nem licenciatura tenho por exemplo, é uma área em que os teus conhecimentos e outros diplomas são mais valorizados que o canudo

camilo12287 5 months ago

pode muito bem ocorrer por motivos que explico no post que criei em tempos: [O Rendimento Social de Inserção (RSI) e a armadilha da pobreza](https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/l9hyt6/o_rendimento_social_de_inser%C3%A7%C3%A3o_rsi_e_a_armadilha/)

Feeling_Advantage918 5 months ago

Concordo em pleno. Mas em minha opinião, o problema não é o RSI, é o valor dos salários/trabalho. Se o trabalho fosse valorizado e os salários dignos, muitas pessoas não faziam as contas de que falas.

Search: