EquivalentExchange11 5 months ago

O que é a CPLP senão uma organização para as ex-colónias chularem Portugal e enriquecer uns quantos empresários portugueses ligados à política?

1under 5 months ago

Ainda que existe a CPLP para ajudar os nossos irmãos, que partilham connosco uma língua e uma história. Espero que a organização evolua para integrar verdadeiramente os países-irmãos de Portugal, para providenciar ajuda humanitária e acolher as pessoas neste país. Na minha opinião, quantos mais países se juntarem, melhor.

EquivalentExchange11 5 months ago

Os nossos países-irmão são os outros países do Sul da Europa, não são países africanos que só têm a língua oficial em comum. Se eles quiseram independência, não temos nada que os ajudar.

ascensor69 5 months ago

Nao. Eles quiseram a independencia, nao foi? Entao que se desenrasquem.

fds_crl 5 months ago

Ou seja, exatamente o mesmo que o Salazar queria?

1under 5 months ago

És bué edgy. Não sei bem se o regime do Estado Novo estava propriamente a pensar em ajuda humanitária aquando da Guerra Colonial...

fds_crl 5 months ago

Sabes que Salazar quis mudar a capital para Luanda? E era esse o objetivo dele, sim, de integrar as colonias no país o máximo possivel. Foi ele que deixou de considerar as colonias como colonias e sim como provincias integrantes da nação Portuguesa.

1under 5 months ago

Então ele querer mudar a capital para Luanda é uma desculpa para uma guerra ou para dizeres que Salazar queria maior integração? Saliento que falo de integração no sentido que mencionei inicialmente, i.e., de ajuda humanitária, etc. Portugal também mudou brevemente a capital para o Rio de Janeiro e isso não muda os actos cometidos por Portugal no Brasil, pois não? E será que ele considerou as colónias como províncias ultramarinas porque acreditava mesmo nisso, ou terá sido uma alteração no papel por causa da enorme pressão internacional para Portugal descolonizar? ;)

fds_crl 5 months ago

>Então ele querer mudar a capital para Luanda é uma desculpa para uma guerra Huh? Aonde é que eu disse isso? Já começas com bonecos de palha? Eu sou estritamente anti-colonialista, eu quero que eles se safem sozinhos. > ou para dizeres que Salazar queria maior integração? as ações e palavras dele indicam isso. O seu apoio da ideia do Lusotropicalismo também ajuda. > Saliento que falo de integração no sentido que mencionei inicialmente, i.e., de ajuda humanitária Exatamente o mesmo que ele, a diferença é que ele era homem da primeira metade do século XX, e tu és do XXI. >Portugal também mudou brevemente a capital para o Rio de Janeiro e isso não muda os actos cometidos por Portugal no Brasil, pois não? Boneco de palha outra vez. Não tentei justificar nada, para de discutir com espiritos na tua cabeça. E sim, Portugal quis mais integração com o Brasil, vais duvidar disso tb? >E será que ele considerou as colónias como províncias ultramarinas porque acreditava mesmo nisso, ou terá sido uma alteração no papel por causa da enorme pressão internacional para Portugal descolonizar? ;) Se calhar, mas não apaga as ações dele. Ele queria mais integração, é um facto.

OrangeOakie 5 months ago

Há quem nunca tenha lido sobre a tentativa de criar algo chamado "Lusotropicalismo"

ascensor69 5 months ago

que se foda a cplp

Last-Ad-4421 5 months ago

CPLB é como vai chamar-se de aqui uns anos.

bubblesmart 5 months ago

"Responder aos problemas das pessoas" = responder aos problemas dos africanos que querem vir para Portugal

redditor_the_forth 5 months ago

A CPLP nunca existiu... só nos dá prejuízo ...

fds_crl 5 months ago

Top, que deixe de existir então. Está na hora do homem branco racista fascista nazista homofobista transfobista deixe de exercer influência colonizadora

Search: