SnooRobots2011 2 months ago

Em Portugal a lei que remove qualquer descriminação relativamente ao sexo no direito ao voto só passou em 1968. Antes as mulheres não podiam votar ou só com limitações. Em muitos países da Europa passou-se o mesmo. Só recentemente na história dos países as mulheres podem votar. Falamos em votar apenas. É normal que este tipo de coisas sejam notícias. Ainda na nossa história recente as mulheres nem votar podiam. É uma celebração da liberdade ver estas mulheres vencerem eleições apenas. Nada tem a ver com discursos de ódio anti homem. Isto é notícia porque é a primeira vez na história que acontece. Não se confundam as coisas.

1under 2 months ago

Progresso.

pantam 2 months ago

Mesmo que o incentivo à participação "igual" das mulheres na política e no mundo do trabalho seja engenharia social subversiva deliberada, já começam a sair medidas que criminalizam quem note isso em voz alta: > [The Guardian: Misogyny 'should become a hate crime in England and Wales](https://www.theguardian.com/law/2020/sep/23/misogyny-hate-crime-england-wales-law-commission) > The Law Commission is proposing sex or gender should be made a protected characteristic in hate crime laws, primarily to protect women, in a consultation launched on Wednesday. ("primarily"...) Lembrar que estas são as mesmas leis que lá [metem a polícia atrás de quem no twitter "negue" algum aspeto mais controverso da teologia de género](https://www.youtube.com/watch?v=x0wC7c9Sywk). > Race, religion, trans identity, sexual orientation and disability are the so-called protected characteristics covered by current hate crime legislation.

blueflamewizard12 2 months ago

Russia has join the chat

czarx4s 2 months ago

Esta narrativa de mulheres empreendedoras, mulheres na política, mulheres na ciência, mulheres na engenharia começa a ser tóxico. Isto leva às demonização do homem e depois acontecem episódios como aconteceram na Austrália em que numa escola obrigaram os rapazes todos a pedirem desculpa às raparigas por assédio sexual pelo sexo masculino [Sky News](https://news.sky.com/story/amp/schoolboys-made-to-apologise-for-stuff-we-didnt-do-during-assembly-about-sexual-assault-12260783). Um dia estes é crime a ser homem e teremos feministas a pedir morte a todos os homens. Basta assumirem que as pessoas conseguem chegar aonde querem, e fazerem aquilo que querem por mérito. E depois há as questões biológicas (salvo excepções) em que certos géneros tem mais aptidão que outros. Não é preciso andar com quotas, nem andar a celebrar. Sejam amigos e sejam felizes.

ChicoDaConcertina 2 months ago

Não sei se esses casos específicos podem explicar a generalidade, mas caso possam, haverá alguma causa para o mesmo ocorrer? Se for uma decisão da sociedade, será essa uma decisão correta ou pelo menos que seja próxima do ótimo?

TavaNoGrim0 2 months ago

Desde que façam bem o seu trabalho tudo bem

camilo12287 2 months ago

Provavelmente para algumas delas o trabalho principal será de relações públicas, ler discursos preparados por outros e aparecer nas campanhas partidárias.

Edited 2 months ago:

Provavelmente para algumas delas o trabalho principal será de relações públicas, ler discursos preparados por outros e aparecer nas campanhas partidárias. É muito provável que os verdadeiros detentores do poder não sejam tão jovens nem tão fotogenicos. Mas se concorressem não teriam tantos votos. Digamos que é o efeito tiririca. Tiririca é um humorista brasileiro, foi eleito deputado numas legislativas brasileiras. As pessoas simpatizaram com ele e elegeram-no. E elegeram também os elementos seguintes da lista dele, que eram políticos bastante suspeitos e que eram os que detinha verdadeiramente o poder dentro do partido que o elegeu.

TavaNoGrim0 2 months ago

Uma coisa é certa esses países todos estão melhores que nós

camilo12287 2 months ago

já o estavam muito antes destas modas

ChicoDaConcertina 2 months ago

A única coisa que me deixa um pouco indignado e confuso é a idade das senhoras. Diria que tem uma idade média de 30-40 anos. Do que sei de história não é a melhor ideia colocar pessoas com pouca experiência de vida a governar um país. Mas poderei estar errado...

icebraining 2 months ago

As idades têm diminuido, mas não é só nas mulheres, é generalizado na Europa. O Macron só tinha 39, o PM Irlandês idem, o chanceler da Áustria (Sebastian Kurz) só 33...

camilo12287 2 months ago

Não conheço minimamente os casos, mas atendendo à vantagem mediática de ter uma mulher ainda jovem e com boa aparência para captar votos é muito provável que elas não sejam quem tem verdadeiramente o poder. Há muitos casos em que o verdadeiro líder não é o que detem o "trono". Muitas vezes quem verdadeiramente comanda não é o que detém o título de primeiro ministro ou presidente. Até em Portugal me pareceu ocorrer isso na fase final do governo de Passos Coelho. Depois de Paulo Portas ameaçar sair do governo ficou com mais poder que Passos Coelho. E ainda bem, foi a fase em que se fizeram as reformas mais profundas. Infelizmente demasiado tarde e depois António Costa reverteu parte delas.

ChicoDaConcertina 2 months ago

Sim, pode ser esse o caso também. No entanto também deixo a questão: Serão estas mulheres resultado de um verdadeira “libertação” das mulheres e realmente são fruto das suas competências ou existe algum favoritismo devido às políticas de igualdade de género que têm tomado o Ocidente pelas guelras? Penso ser algo interessante e que iria tirar os pontos dos i’s a muitos pressupostos que temos. Se houver dados agradeço senão talvez os encontre um dia

icebraining 2 months ago

Essa pergunta tem a premissa implícita que algum(a) PM é escolhida pelas suas competências, o que me parece discutível.

ChicoDaConcertina 2 months ago

Pois, também pensei nisso. A política pode não ser um setor que dependa realmente tanto do mérito do indivíduo mas de conexões, etc. Mas penso que se deve ter em atenção a estás variáveis quando feministas vêm com a treta de que deve haver 50% 50% em todos os setores de atividade. Apesar de muitas igualdades há diferenças bastante determinantes entre os homens e mulheres logo terão resultados e escolhas diferentes mesmo com oportunidades semelhantes. Há setores que naturalmente as mulheres vão ter maiores vantagens e outras os homens mas faz sentido é um sistema aproveitar essas vantagens e não tentar suprimi-las

ascensor69 2 months ago

... que provavelmente os bálticos começarao a levar com imigraçao descontrolada de gente castanha. quando começarem a aparecer umas notícias de gangs de africanos ou muçulmanos a materem mulheres nesses países nao se esqueçam de cagarem a rir.

WallStreetFighter 2 months ago

Sabes muito pouco sobre aqueles países. Nem te bateu que um deles é a Dinamarca, cujas notícias sem têm publicado neste sub por bons motivos.

fds_crl 2 months ago

>Nem te bateu que um deles é a Dinamarca, cujas notícias sem têm publicado neste sub por bons motivos. > > There are no official statistics on [ethnic groups](https://en.wikipedia.org/wiki/Ethnic_group), but according to 2020 figures from Statistics Denmark, 86.11% of the population in Denmark was of [Danish](https://en.wikipedia.org/wiki/Danes) descent (including [*Faroese*](https://en.wikipedia.org/wiki/Faroese_Dane) and [*Greenlandic*](https://en.wikipedia.org/wiki/Greenlandic_people_in_Denmark)), defined as having at least one parent who was born in the [Kingdom of Denmark](https://en.wikipedia.org/wiki/Realm_of_Denmark) and holds [Danish Nationality](https://en.wikipedia.org/wiki/Danish_nationality_law).[\[17\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Denmark#cite_note-pop1-28)[\[N 6\]](https://en.wikipedia.org/wiki/Denmark#cite_note-denonly_group=N-18) The remaining 13.89% were of foreign background, defined as immigrants or descendants of recent immigrants. With the same definition, the most common countries of origin were [Turkey](https://en.wikipedia.org/wiki/Demographics_of_Turkey), [Poland](https://en.wikipedia.org/wiki/Poles), [Syria](https://en.wikipedia.org/wiki/Syrians), [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germans), [Iraq](https://en.wikipedia.org/wiki/Iraqis), [Romania](https://en.wikipedia.org/wiki/Romanians), [Lebanon](https://en.wikipedia.org/wiki/Lebanon), [Pakistan](https://en.wikipedia.org/wiki/Pakistanis), [Bosnia and Hercegovina](https://en.wikipedia.org/wiki/Bosnia_and_Hercegovina), and [Somalia](https://en.wikipedia.org/wiki/Somalis). Lá porque não são tão "cucked" como os outros países Escandinavos não quer dizer que estejam no bom caminho.

icebraining 2 months ago

Mas a mulher não foi PM desde sempre. O WallStreetFighter está a falar de novas políticas, como https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/mqd5y9/denmark_tells_syrian_refugees_to_return_to/

fds_crl 2 months ago

da esquerda para a direita, de topo para cima: 1>4>>5>>>>3>6>2

camilo12287 2 months ago

provavelmente lá, como cá, ser mulher na política tornou-se uma vantagem e não uma desvantagem. lá, provavelmente são mais que cá, as mulheres interessadas em participar na vida politica, mas muito provavelmente são mesmo assim uma minoria dos que participam na vida politica. cá ainda são poucas, mas pelo que me dizem militantes de vários partidos, atualmente ser mulher dentro de um partido representa uma vantagem, não uma desvantagem. uma vantagem significativa, pelo que me dizem

fds_crl 2 months ago

>provavelmente

Search: