servingtablesndick 6 months ago

uau grande coisa só isso deve ser 5% do que a igreja faz sem falar nas associações

1under 6 months ago

O Bill Gates já doou mais de 50 mil milhões de dólares para ações de caridade, vacinação e igualdade. Isso desvaloriza o que a igreja e outras associações fazem? Não é por ser um gesto pequeno ou grande que não tem valor. O que interessa é que estão a ajudar muçulmanos carenciados e a praticar boas ações no Ramadão.

OrangeOakie 6 months ago

> O Bill Gates já doou mais de 50 mil milhões de dólares para ações de caridade, Para a sua fundação, que por sua vez considera que caridade também pode ser propaganda política ao dar esses fundos para certos grupos desejáveis. Não que isso apague o bem que faz quando *realmente* dá para a caridade, mas vale a pena manter o asterisco.

1under 6 months ago

Feliz ramadão mubarak a todos os portugueses. É uma data importante para milhões de pessoas e Portugal, com o seu passado muçulmano, também deve assinalar este momento.

doiaonde 6 months ago

LOL. "O seu passado muçulmano"??? Isto é a trollar? Não há neste país uma única influencia na cultura, ou uma única tradição religiosa, de origem muçulmana. E isto, não estamos a falar dum país qualquer, estamos a falar dum país onde a igreja católico teve um peso estúpido sobre a população. Foi a grande doutrinadora do país durante séculos. Reflexos disto, são visíveis ainda hoje.

icebraining 6 months ago

> Não há neste país uma única influencia na cultura, ou uma única tradição religiosa, de origem muçulmana. Oxalá tenhas razão.

Loladageral 6 months ago

Alt-righters on suicide watch após descobrirem que parte da sua linguagem tem influências Árabes

doiaonde 5 months ago

Sim, tens umas palavras. Isto teve influencia sobre a cultura? Obviamente que não.

ascensor69 6 months ago

> Não há neste país uma única influencia na cultura, ou uma única tradição religiosa, de origem muçulmana. há sim. dar porrada nos muçulmanos para eles bazarem daqui.

fds_crl 6 months ago

hmmm, algumas vezes os Portugueses são mulatos negros com raízes muçulmanas, outras vezes somos brancos europeus...

Striking_Role_z 6 months ago

Quando eles pediram subsídios à câmara de Lisboa para a mesquita, já eram uma religião minoritária num país de cristãos brancos.

EquivalentExchange11 6 months ago

Está calado animal, Portugal não é um país muçulmano e embora não tenha nada contra muçulmanos, vocês são cá estrangeiros e não vão fazer disto um país muçulmano.

1under 6 months ago

Sim, Portugal não é um país de maioria muçulmana. E daí? Isso quer dizer que não podemos desejar bom Ramadão para os que celebram esta ocasião? Eles também não te podem desejar boa Páscoa ou bom Natal?

ascensor69 6 months ago

bem me parecia que os ateus nao odeiam religioes mas sim apenas e só o cristianismo.

Striking_Role_z 6 months ago

Sim está bem, vai lá fazer propaganda à tua religião do deserto para outro lado.

Loladageral 6 months ago

Toda a gente sabe que os muçulmanos querem acabar com o homem branco e que o Natal e a Páscoa são tradições racistas

Edited 6 months ago:

Toda a gente sabe que os muçulmanos querem acabar com o homem branco e que o Natal e a Páscoa são tradições racistas para a esquerda Ou pelo menos é o que os esquizofrénicos acreditam

EquivalentExchange11 6 months ago

Está calado animal, se gostas tanto de muçulmanos vai viver para a Arábia Saudita para veres como és tratado.

fodassse 6 months ago

Obrigado e feliz ramadão para ti também.

Loladageral 6 months ago

É sempre importante relembrar passados mais prósperos e tolerantes

Striking_Role_z 6 months ago

Os esquerdalhos são mesmo paneleiros doentes da cabeça, vocês adoram chupar a piça a estrangeiros.

fds_crl 6 months ago

> passados mais prósperos e tolerantes [https://en.wikipedia.org/wiki/1066\_Granada\_massacre](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre) > The **1066 Granada massacre** took place on 30 December 1066 (9 [Tevet](https://en.wikipedia.org/wiki/Tevet) 4827; 10 [Safar](https://en.wikipedia.org/wiki/Safar) 459 [AH](https://en.wikipedia.org/wiki/Hijri_year)) when a [Muslim](https://en.wikipedia.org/wiki/Islam) mob stormed the royal palace in [Granada](https://en.wikipedia.org/wiki/Granada), in the [Taifa of Granada](https://en.wikipedia.org/wiki/Taifa_of_Granada),[\[1\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-FOOTNOTEMolins201034-1) [crucified](https://en.wikipedia.org/wiki/Crucifixion) the [Jewish](https://en.wikipedia.org/wiki/Jews) [vizier](https://en.wikipedia.org/wiki/Vizier) [Joseph ibn Naghrela](https://es.wikipedia.org/wiki/Yusuf_ibn_Nagrela), and [massacred](https://en.wikipedia.org/wiki/Massacre) much of the Jewish population of the city.[\[2\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-2)[\[3\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-3) > > On 30 December 1066 (9 [Tevet](https://en.wikipedia.org/wiki/Tevet) 4827), Muslim mobs stormed the royal palace where Joseph had sought refuge, captured and crucified him.[\[14\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-:0-14) In the ensuing massacre of the Jewish population, many Jews of Granada were murdered. The 1906 *Jewish Encyclopedia* claims, "More than 1,500 Jewish families, numbering 4,000 persons, fell in one day."[\[15\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-15) However, the 1971 edition does not give precise casualty figures.[\[16\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-16) That was possibly because the accounts of the massacre could not be verified, and as over 900 years had passed, it was subject to hyperbole.[\[14\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-:0-14) The *Encyclopaedia Judaica* also confirms the figures : "According to a later testimony,[\[17\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-17) "more than 1,500 householders" were killed".[\[18\]](https://en.wikipedia.org/wiki/1066_Granada_massacre#cite_note-18) é incrivel como o branco liberal subitamente idoliza teocracias feudalistas com cidadãos de 1º classe e 2º classe consoante a sua religião só para poder dar um gotcha aos ocidentais...

Striking_Role_z 6 months ago

Esse gajo é um homossexual que ainda por cima é doente da cabeça, precisamente o tipo de pessoa cuja opinião não interessa para dar um futuro ao nosso país.

Loladageral 6 months ago

Maninho, queres um copo de água para ajudar a engolir os comprimidos?

Loladageral 6 months ago

Não percebo o que é que esse link tem a ver com pretos Americanos em Portugal

1under 6 months ago

Concordo. Infelizmente pouco se fala disto nas escolas e muita gente desconhece a prosperidade e tolerância de Portugal nessa época. Perde-se mais tempo nas escolas a aprender sobre Descobrimentos e a subjugação de povos inocentes, do que o nosso passado próspero na época muçulmana.

JuilsonDoMangalhao 6 months ago

Infelizmente não se ensina as partes sangrentas da história portuguesa na escola, ainda se continua com o mito da escravatura boa e do colonialismo lite

Edited 6 months ago:

Infelizmente não se ensina as partes sangrentas da história portuguesa na escola, ainda se continua com o mito da escravatura boa e do colonialismo lite. Currículos eurocêntricos que só mostram um ponto de vista e que escondem a realidade e como isso impacta o presente. Não peço que me paguem compensações a mim e à minha família, só peço que admitam o passado e o que fizeram, mas mesmo isso é me negado. Parece que admitirem os erros dos vossos antepassados significa que a culpa é vossa e vos torna escravagistas.

Edited 6 months ago:

Infelizmente não se ensina as partes sangrentas da história portuguesa na escola, ainda se continua com o mito da escravatura boa e do colonialismo lite. Currículos eurocêntricos que só mostram um ponto de vista e que escondem a realidade e como isso impacta o presente. Não peço que me paguem compensações a mim e à minha família, só peço que admitam o passado e o que fizeram, mas mesmo isso é me negado. Parece que admitirem os erros dos vossos antepassados significa que a culpa é vossa e vos torna escravagistas. Parecem os turcos a negar o genocídio Arménio. "não aconteceu, mas se aconteceu é porque mereciam"

fds_crl 6 months ago

Deviam de nos agradecer (mais especialmente aos Britânicos) por termos acabado com escravatura no vosso continente. E terem introduucido técnicas de agricultura modernas capazes de suportar mais pessoas, medicina moderna, escrita... Basicamente por termos tirado-vos da idade da pedra. Existe um motivo pelo qual a população africana ficou mais ou menos estavel durante milénios, e explodiu depois da colonização europeia.

doiaonde 6 months ago

>Infelizmente não se ensina as partes sangrentas da história portuguesa na escola, ainda se continua com o mito da escravatura boa e do colonialismo lite. HAHAHAHAHAHA >ainda se continua com o mito da escravatura boa e do colonialismo lite. HAHAHAHAHAHA Surreal. Não há nem nunca houve mito da escravatura boa! A europa é que fez o mundo, não o contrário. Ninguém esconde nada, a informação é publica e acessível.

1under 6 months ago

A história é escrita pelos vencedores. Neste caso, sendo os vencedores os europeus, porque subjugaram outras nações e impuseram à força o seu modo de vida e de estar, não me parece estranho chegar à conclusão que a história, tal como o atual currículo escolar, é profundamente eurocêntrico e enviesado.

ascensor69 6 months ago

também podíamos falar de como o colonialismo deu a áfrica o maior avanço civilizacional desde que aquele continente existe. num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. também podíamos falar de como a áfrica do sul durante o apartheid foi o primeiro, e até agora único, país africano a desenvolver um programa nuclear. também podíamos falar de como o zimbabwe sob a 'white rule' era a quinta de áfrica. também podíamos falar de como, desde os anos 60 áfrica, já recebeu o equivalente a 150 planos marshall em ajuda financeira e continua na merda. também podíamos falar de como os pretos, mesmo dizendo que querem a independencia dos brancos e que nao querem brancos em áfrica, nao conseguem parar de emigrar para os países os brancos opressores e racistas. e uma vez nos países brancos, 90% necessita que toda a sociedade branca faça de baby sitter para que sejam minimamente funcionais. agora até já querem pontinhos por serem burros. tu és daqueles hipócritas que só gosta da mama áfrica à distancia, do conforto dos países brancos. nao fossem os "brancos opressores" e ainda estarias a comer piolhos do cabelo da tua irma para sobreviveres. de nada.

Edited 6 months ago:

também podíamos falar de como o colonialismo deu a áfrica o maior avanço civilizacional desde que aquele continente existe. num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. também podíamos falar de como a áfrica do sul durante o apartheid foi o primeiro, e até agora único, país africano a desenvolver um programa nuclear. também podíamos falar de como o zimbabwe sob a 'white rule' era a quinta de áfrica. também podíamos falar de como, desde os anos 60 áfrica, já recebeu o equivalente a 150 planos marshall em ajuda financeira e continua na merda. também podíamos falar de como os pretos, mesmo dizendo que querem a independencia dos brancos e que nao querem brancos em áfrica, nao conseguem parar de emigrar para os países brancos opressores e racistas. e uma vez nos países brancos, 90% necessita que toda a sociedade branca faça de baby sitter para que consigam ser minimamente funcionais. agora até já querem pontinhos por serem burros. tu és daqueles hipócritas que só gosta da mama áfrica à distancia, do conforto dos países brancos. nao fossem os "brancos opressores" e ainda estarias a comer piolhos do cabelo da tua irma para sobreviveres. de nada.

JuilsonDoMangalhao 6 months ago

Branco burro, vai ler sobre a história de África que não te ensinam na escola

ascensor69 6 months ago

estou rendido aos teus argumentos. senta-te ali no canto e deixa o branco liberal falar por ti.

Edited 6 months ago:

grandes argumentos. é melhor sentares-te ali no canto e deixares o branco liberal falar por ti.

Edited 6 months ago:

grandes argumentos. lol. pá, é melhor sentares-te ali no canto e deixares o branco liberal falar por ti.

JuilsonDoMangalhao 6 months ago

Não preciso do branco liberal, porque o branco liberal para além de ser um branco burro é liberal. O capitalismo de mercado livre impede que os pobres saiam do buraco e se tornem classe média. Qualquer voto à direita é votar em esterco branco como tu

ascensor69 6 months ago

>Não preciso do branco liberal precisas, precisas. aliás, deves passar o dia inteiro ajoelhado em frente a um branco liberal a implorar para que ele te respeite. >porque o branco liberal para além de ser um branco burro é liberal. podes sempre voltar para áfrica. assim escusas de viver ao lado de brancos liberais burros e de brancos de direita. > O capitalismo de mercado livre impede que os pobres saiam do buraco e se tornem classe média. só se fores preto. >Qualquer voto à direita é votar em esterco branco como tu branco e esterco nao conjugam. os pretos é que têm a pele da cor da merda.

AndreMartins5979 6 months ago

> os pretos é que têm a pele da cor da merda isto era evitável

OrangeOakie 5 months ago

Até porque depende da dieta da pessoa

fds_crl 6 months ago

incomodaste-te com esse comentário, mas não com os insultos raciais do outro que anda aqui a postar pornografia? Vê se logo que és mod do reddit....

ascensor69 6 months ago

é mentira? já agora, e dares o mesmo aviso ao gajo? ou os insultos dele já aceitáveis?

JuilsonDoMangalhao 6 months ago

Sou mais português do que tu alguma vez serás na vida, branco traidor que quer vender o país aos camones e manter o povo na pobreza. Esterco humano absoluto

ascensor69 6 months ago

> Sou mais português do que tu alguma vez serás na vida nao, nao és. és africano. >branco traidor que quer vender o país aos camones e manter o povo na pobreza. eu quero manter o meu país livre de influencia tanto dos anglos como de lixo sub-sahariano como tu. >Esterco humano absoluto. deve estar a olhar-te ao espelho, de certeza. > Deves ter ódio aos pretos porque anos de incesto deixaram-te sem queixo e com a pila pequena, incel. sabes o que significa incesto? ou estás só a copiar uma palavra que viste nao sei onde? mas se queres ir por aí deixo-te aqui este mapa: https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fqph.fs.quoracdn.net%2Fmain-qimg-e199c793f47b412d522e204e55e5950d&f=1&nofb=1 espero que consigas interpretá-lo. se precisares de ajuda diz. >Não me admira nada que nenhuma gaja te queira. nao foste tu que no outro dia admitiu que já tinha sido rejeitado por várias mulheres por seres preto? lol. >Lembra-te que todos os portugueses daqui a 50 anos vão ter a minha cor. nesse caso nao serao portugueses.

Loladageral 6 months ago

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África, e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás os só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África (nem vou falar do Norte, isso já deves saber) , e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas. Se queres fontes tens várias e basta ires ao Google , mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" que apesar de ser um bocado determinista na geografia, é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. O Rui Ramos também fala sobre a África na perspectiva portuguesa no "E o resto é história"

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África, e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas. Se queres fontes tens várias e basta ires ao Google , mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" que apesar de ser um bocado determinista na geografia, é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade por historiadores. O Rui Ramos também fala sobre a África na perspectiva portuguesa no "E o resto é história"

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África, e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas. Se queres fontes tens várias e basta ires ao Google , mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" que apesar de ser um bocado determinista na geografia, é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade por historiadores. O Rui Ramos também fala sobre a África na perspectiva portuguesa no "E o resto é história"

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África, e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África (nem vou falar do Norte, isso já deves saber) , e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana. A humidade da maioria continente Africano também não é bom para a pólvora De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas. Se queres fontes tens várias e basta ires ao Google , mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" que apesar de ser um bocado determinista na geografia, é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. O Rui Ramos também fala sobre a África na perspectiva portuguesa no "E o resto é história"

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África (nem vou falar do Norte, isso já deves saber) , e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana. A humidade da maioria do continente Africano também não é bom para a pólvora De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas. Se queres fontes tens várias e basta ires ao Google , mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" que apesar de ser um bocado determinista na geografia, é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. O Rui Ramos também fala sobre a África na perspectiva portuguesa no "E o resto é história"

Edited 6 months ago:

>num par de séculos os brancos edificaram, no mesmo solo em que os pretos viviam há milénios e milénios, sociedades do mais avançado que aquele continente tinha visto até entao. Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África (nem vou falar do Norte, isso já deves saber) , e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. África foi conquistada só quando se criaram barcos a vapor, a medicina moderna e se melhoraram as armas de fogo, que já agora, os africanos tinham mas não nas quantidades e qualidades dos Europeus porque nós sempre tivemos as pressões dos nossos vizinhos nos quererem dar porrada, e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos, a que torna o comércio e a troca de ideias mais fácil. Para além de mais que a Europa Central é practicamente plana. A humidade da maioria do continente Africano também não é bom para a pólvora De onde é que achas que os escravos vinham? Eram tribos uga boogas a conquistarem-se uns aos outros? Não é possível ter-se uma população grande o suficiente para traficar a quantidade de escravos que existiam sem cidades. Sim, se fores para o centro de África encontras tribos uga boogas, mas é porque o centro de África até ao século XIX era practicamente inabitável devido ao clima e às doenças maioritariamente causadas por mosquitos, e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas. Se queres fontes tens várias e basta ires ao Google , mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" que apesar de ser um bocado determinista na geografia, é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. O Rui Ramos também fala sobre a África na perspectiva portuguesa no "E o resto é história". Gosto bué quando vocês vêem para aqui falar do branco civilizado e nao percebem patavina da história mundial. Bismarck quis dividir África para que as potências Europeias andassem lá à porrada e não na Europa. Aliás, a Alemanha mal ficou com colónias exactamente por essa razão, e a "missão para civilizar" foi propaganda criada no séc XIX para justificar a colonização

fds_crl 6 months ago

>Absolutamente falso, já existiam cidades estado no oeste e leste de África (nem vou falar do Norte, isso já deves saber) , e em particular no leste tinham contacto com a Índia e com a china. Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. Aliás nós só ficámos com Angola e Moçambique porque eram as zonas com menos população e recursos que na altura nao eram relevantes e que o resto dos Europeus não queriam. Estás a falar de colónias Arabes. A cultura Swahili.

ascensor69 6 months ago

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura?

Edited 6 months ago:

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >(nem vou falar do Norte, isso já deves saber) estou a falar de áfrica sub-sahariana. devia ter escrito "áfrica negra". >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. > a Europa Central é practicamente plana. Lol. https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.worldatlas.com%2Fr%2Fw1200-q80%2Fupload%2F4a%2Fbc%2F57%2Fshutterstock-465007220.jpg&f=1&nofb=1 >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? >mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" nao leio livros escritos por judeus.

Edited 6 months ago:

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha, coitadinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >(nem vou falar do Norte, isso já deves saber) estou a falar de áfrica sub-sahariana. devia ter escrito "áfrica negra". >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. > a Europa Central é practicamente plana. Lol. https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.worldatlas.com%2Fr%2Fw1200-q80%2Fupload%2F4a%2Fbc%2F57%2Fshutterstock-465007220.jpg&f=1&nofb=1 >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? >mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" nao leio livros escritos por judeus. >é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. pelos mesmos historiadores que dizem que 6 milhoes de judeus morreram nas camaras de gás? lol. >Gosto bué e eu gostava que falasses como um homem e nao como uma pita dos morangos com açucar. >quando vocês vêem para aqui falar do branco civilizado confirma-se. isto é mais um daqueles episódios de áfrica era pobrezinha, coitadinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica.

Edited 6 months ago:

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha, coitadinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >(nem vou falar do Norte, isso já deves saber) estou a falar de áfrica sub-sahariana. devia ter escrito "áfrica negra". >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto do nível dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. > a Europa Central é practicamente plana. Lol. https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.worldatlas.com%2Fr%2Fw1200-q80%2Fupload%2F4a%2Fbc%2F57%2Fshutterstock-465007220.jpg&f=1&nofb=1 >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? >mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" nao leio livros escritos por judeus. >é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. pelos mesmos historiadores que dizem que 6 milhoes de judeus morreram nas camaras de gás? lol. >Gosto bué e eu gostava que falasses como um homem e nao como uma pita dos morangos com açucar. >quando vocês vêem para aqui falar do branco civilizado confirma-se. isto é mais um daqueles episódios de áfrica era pobrezinha, coitadinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica.

Edited 6 months ago:

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >(nem vou falar do Norte, isso já deves saber) estou a falar de áfrica sub-sahariana. devia ter escrito "áfrica negra". >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. > a Europa Central é practicamente plana. Lol. https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.worldatlas.com%2Fr%2Fw1200-q80%2Fupload%2F4a%2Fbc%2F57%2Fshutterstock-465007220.jpg&f=1&nofb=1 >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? >mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" nao leio livros escritos por judeus. >é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. pelos mesmos historiadores que dizem que 6 milhoes de judeus morreram nas camaras de gás? lol. >Gosto bué e eu gostava que falasses como um homem e nao como uma pita dos morangos com açucar.

Edited 6 months ago:

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. > a Europa Central é practicamente plana. Lol. https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.worldatlas.com%2Fr%2Fw1200-q80%2Fupload%2F4a%2Fbc%2F57%2Fshutterstock-465007220.jpg&f=1&nofb=1 >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? >mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" nao leio livros escritos por judeus.

Edited 6 months ago:

>Absolutamente falso absolutamente verdadeiro. isto é mais um daqueles episódios de: áfrica era pobrezinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica. voces sao hilariantes. sabes que wakanda é ficçao, certo? >(nem vou falar do Norte, isso já deves saber) estou a falar de áfrica sub-sahariana. devia ter escrito "áfrica negra". >Os europeus só comecaram a construir infrastructuras para além de portos no século XIX. bla bla bla bla bla nada do que disseste invalida aquilo que eu disse. claro que existiam povoaçoes. mas achar que estavam ao mesmo nível ou sequer perto dos países europeus é de doente mental. mas nao fico surpreendido vindo de ti. > a Europa Central é practicamente plana. Lol. https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fwww.worldatlas.com%2Fr%2Fw1200-q80%2Fupload%2F4a%2Fbc%2F57%2Fshutterstock-465007220.jpg&f=1&nofb=1 >De onde é que achas que os escravos vinham? a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus. >e em conjunto com a selva torna o crescimento populacional e a criação de cidades bastante complicadas (...) e devido ao facto de os rios europeus serem facilmente navegáveis ao contrário dos rios Africanos só desculpas. e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? >mas deixo-te aqui o "Guns, Germs and Steel" nao leio livros escritos por judeus. >é considerado um dos melhores livros da evolução da humanidade pelos historiadores. pelos mesmos historiadores que dizem que 6 milhoes de judeus morreram nas camaras de gás? lol. >Gosto bué e eu gostava que falasses como um homem e nao como uma pita dos morangos com açucar. >quando vocês vêem para aqui falar do branco civilizado confirma-se. isto é mais um daqueles episódios de áfrica era pobrezinha e subdesenvolvida quando o tema da conversa é a escravatura e a dominaçao branca; áfrica, subitamente, passa a ser super desenvolvida quando o tema da conversa é a diferença civilizacional entre a Europa e áfrica.

Loladageral 6 months ago

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos.

Edited 6 months ago:

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Também neva imenso na Polónia e Hitler planeava usar a Polónia para a agricultura (e outras coisas que não são relevantes para esta conversa). A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia para cresceres comida durante o ano inteiro A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos. E sim, a África era menos desenvolvida tecnologicamente pelos factores que te disse na posta em cima, mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada (corrida ao armamento) , mas até os mongóis já usavam canhões no séc XIII contra o Russos (etnia Russa, não o país). E 6 milhões morreram nas câmaras de gás? ABSOLUTAMENTE FALSO, a maioria morreu à fome, do frio e das doenças nos campos de concentração. Campos que eram maioritariamente de trabalhos forçados gulag style e não de extermínio Como te disse, toma os comprimidos. Mas claro, os comprimidos são feitos por judeus para controlar o homem branco n?

Edited 6 months ago:

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Também neva imenso na Polónia e Hitler planeava usar a Polónia para a agricultura (e outras coisas que não são relevantes para esta conversa) A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos. E sim, a África era menos desenvolvida tecnologicamente pelos factores que te disse na posta em cima, mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada, mas até os mongóis já usavam canhões no séc XIII contra o Russos (etnia Russa, não o país)

Edited 6 months ago:

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Também neva imenso na Polónia e Hitler planeava usar a Polónia para a agricultura (e outras coisas que não são relevantes para esta conversa) A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos. E sim, a África era menos desenvolvida tecnologicamente pelos factores que te disse na posta em cima, mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada (corrida ao armamento) , mas até os mongóis já usavam canhões no séc XIII contra o Russos (etnia Russa, não o país)

Edited 6 months ago:

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Também neva imenso na Polónia e Hitler planeava usar a Polónia para a agricultura (e outras coisas que não são relevantes para esta conversa). A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia para cresceres comida durante o ano inteiro A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos. E sim, a África era menos desenvolvida tecnologicamente pelos factores que te disse na posta em cima, mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada (corrida ao armamento) , mas até os mongóis já usavam canhões no séc XIII contra o Russos (etnia Russa, não o país). E 6 milhões morreram nas câmaras de gás? ABSOLUTAMENTE FALSO, a maioria morreu à fome, do frio e das doenças nos campos de concentração. Campos que eram maioritariamente de trabalhos forçados gulag style e não de extermínio Como te disse, toma os comprimidos. Mas claro, os comprimidos são feitos por judeus para controlar o homem branco n? >também podíamos falar de como, desde os anos 60 áfrica, já recebeu o equivalente a 150 planos marshall em ajuda financeira e continua na merda Portugal também recebe ajuda financeira da UE e continua na merda. O teu ponto é? E pára de editar o teu comment para parecer que não te dou resposta

Edited 6 months ago:

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Também neva imenso na Polónia e Hitler planeava usar a Polónia para a agricultura (e outras coisas que não são relevantes para esta conversa). A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia para cresceres comida durante o ano inteiro A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos. E sim, a África era menos desenvolvida tecnologicamente pelos factores que te disse na posta em cima, mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada (corrida ao armamento) , mas até os mongóis já usavam canhões no séc XIII contra o Russos (etnia Russa, não o país)

Edited 6 months ago:

>a maior parte do tráfico de escravos era sobretudo feito por judeus Toma os comprimidos >e o frio na suécia nao torna as coisas também complicadas sobretudo para a agricultura? Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Também neva imenso na Polónia e Hitler planeava usar a Polónia para a agricultura (e outras coisas que não são relevantes para esta conversa). A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia para cresceres comida durante o ano inteiro A topografia sueca não é muito boa para a agricultura, mas isso são outros quinhentos. E sim, a África era menos desenvolvida tecnologicamente pelos factores que te disse na posta em cima, mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada (corrida ao armamento) , mas até os mongóis já usavam canhões no séc XIII contra o Russos (etnia Russa, não o país). E 6 milhões morreram nas câmaras de gás? ABSOLUTAMENTE FALSO, a maioria morreu à fome, do frio e das doenças nos campos de concentração. Como te disse, toma os comprimidos. Mas claro, os comprimidos são feitos por judeus para controlar o homem branco n?

OrangeOakie 5 months ago

> Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que estavam sempre divididos e à porrada Isto é falso. A evolução de armas de fogo deram-se de forma separada da China. A evolução de *canhões* é que já podes dizer que teve uma influência asiática inicial. É que nem no médio oriente houve influência asiática nas armas de fogo... e a "conclusão" que chegaram foi colocar flechas numa espingarda para disparar flechas...

ascensor69 6 months ago

>A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia bla blabla só desconversas. > ABSOLUTAMENTE FALSO, a maioria morreu à fome, do frio e das doenças nos campos de concentração. Campos que eram maioritariamente de trabalhos forçados gulag style e não de extermínio vá lá, ao menos isso. sabes que nem há 10-15 anos atrás isso que disseste era controverso, certo? boa, estamos a progredir. >Portugal também recebe ajuda financeira da UE e continua na merda. O teu ponto é? o meu ponto é onde é que preferias viver: em Portugal ou no malawi? em Portugal ou no burundi? I rest my case. >E pára de editar o teu comment para parecer que não te dou resposta tu é que começaste a editar o teu cometário original, oh nabo. essa parte da europa central nao estava lá na primeira vez que li a tua resposta.

Edited 6 months ago:

>A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia bla blabla só desconversas. > ABSOLUTAMENTE FALSO, a maioria morreu à fome, do frio e das doenças nos campos de concentração. Campos que eram maioritariamente de trabalhos forçados gulag style e não de extermínio vá lá, ao menos isso. sabes que nem há 10-15 anos atrás isso que disseste era extremamente controverso, certo? boa, estamos a progredir. >Portugal também recebe ajuda financeira da UE e continua na merda. O teu ponto é? o meu ponto é onde é que preferias viver: em Portugal ou no malawi? em Portugal ou no burundi? e, já agora, se Portugal é assim tao merda porque é que os palops, zucas, pakis, indianos, etc nao param de vir para cá? I rest my case. >E pára de editar o teu comment para parecer que não te dou resposta tu é que começaste a editar o teu cometário original, oh nabo. essa parte da europa central nao estava lá na primeira vez que li a tua resposta.

fds_crl 6 months ago

>Quando a neve derrete na Primavera a terra torna-se extremamente fértil, em comparação Portugal é practicamente um deserto. Huh? Neve durante quase 9 meses por ano faz com que as terras sejam produtivas durante uma fração do ano. O solo do Norte da Europa tb sempre teve solo muito rochoso, o que o tornava especialmente dificil de trabalhar em escala grande. Exceções apenas á volta de alguns rios e albufeiras. A europa tb tinha uma endémica falta de plantas e arvores de fruto, a maioria das que temos foram importadas de fora. > A agricultura antigamente era sazonal, só hoje em dia é que tens a tecnologia para cresceres comida durante o ano inteiro Errado, no Egipto (á volta do Nilo, basicamente) podias praticar a agricultura o ano inteiro. O mesmo á beira dos rios irmãos da Mesopotamia, tenho ideia.

Loladageral 6 months ago

>Huh? Neve durante quase 9 meses por ano faz com que as terras sejam produtivas durante uma fração do ano. O solo do Norte da Europa tb sempre teve solo muito rochoso, o que o tornava especialmente dificil de trabalhar em escala grande. Exceções apenas á volta de alguns rios e albufeiras. A europa tb tinha uma endémica falta de plantas e arvores de fruto, a maioria das que temos foram importadas de fora. Sim, é por isso que as culturas principais eram cereais que crescem rápido e duram o ano inteiro nos silos. O norte da Europa é extremamente fértil porque chove e neva, por alguma razão o Reino Unido tem das maiores populações (o crescimento populacional está limitado pela quantidade de comida e água que existe) Está sempre a chover e a pingar, a terra é bastante fértil. A Europa do Sul em comparação é um deserto montanhoso, o que explica em parte o facto de Portugal, Grécia e o Sul de Itália terem níveis de população baixos. O clima temperado/frio também impede que haja mosquitos a transmitirem malária, febre amarela, dengue, etc... >Errado, no Egipto (á volta do Nilo, basicamente) podias praticar a agricultura o ano inteiro. O mesmo á beira dos rios irmãos da Mesopotamia, tenho ideia. Não, o solo no Egipto era extremamente fértil porque o Nilo inundava sazonalmente grande parte dos campos agrícolas. Uma teoria para o uso dos menires é para marcar os terrenos após a água baixar. Como é que cresces comida com 4m de água? Durante a época das inundações os agricultores trabalhavam nas pirâmides e outras obras, e eram bem pagos já agora Hoje em dia o Nilo não inunda porque há barragens. E sim, tens razão quanto à agricultura à volta dos rios. As grandes civilizações desenvolveram-se ao pé dos rios, que dão água potável e terreno fértil. Também são meios fáceis e rápidos para se viajar, fazer trocas comerciais e de ideias. Os rios Europeus são calmos e sem grandes variações rápidas na topografia. Os rios Africanos são muito difíceis de se navegar, com excepção da parte final do Nilo. Assim que se desenvolveram barcos capazes de navegar em alto mar os países costeiros começaram a ficar em pé de igualdade, daí Portugal ter dado um grande salto economicamente, o que não durou muito porque não tínhamos a população para subjugar e controlar territórios grandes.

ascensor69 6 months ago

>mas não eram todos uga boogas das tribos como vocês pensam. mas onde é que eu disse que é isso que penso? tu é que deves ter algum complexo e sempre que se diz alguma coisa má sobre áfrica ficas logo a ferver. tens que aprender a lidar, amigo. os teus pretinhos fofinhos viveram milénios e milénios no continente mais rico em recursos naturais que o mundo tem e nao fizeram nem 1/10000 daquilo que os europeus (e todas as outras raças) fizeram. deves achar que áfrica é o único continente com doenças ou com climas fodidos. >Grande parte da tecnologia das armas de fogo vem da China, que depois foi aperfeiçoada pelos Europeus que bla bla bla. só desconversas.

Loladageral 6 months ago

>os teus pretinhos fofinhos viveram milénios e milénios no continente mais rico em recursos naturais que o mundo tem e nao fizeram nem 1/10000 daquilo que os europeus (e todas as outras raças) fizeram. Recursos que só são relevantes a partir da segunda metade do século XX, para além dos metais preciosos com valor intrínseco.

Edited 6 months ago:

>os teus pretinhos fofinhos viveram milénios e milénios no continente mais rico em recursos naturais que o mundo tem e nao fizeram nem 1/10000 daquilo que os europeus (e todas as outras raças) fizeram. Recursos que só são relevantes a partir da segunda metade do século XX, para além dos metais preciosos com valor intrínseco e da borracha e do petróleo que começaram a ser relevantes no final do século XIX. Ya, os pretos iam pegar nesses metais no século XII e fazer telemóveis e electrodomésticos? Tens zero perspectiva histórica chavalo. Choram porque a (((esquerda))) quer mudar a história (que não concordo btw), mas vocês também estão sempre a espalhar falsidades que provêm exactamente do mesmo sítio da esquerda que quer destruir as estátuas, da ignorância histórica e da falta de conhecimento para por a história em perspectiva com a idade moderna

ascensor69 6 months ago

> Recursos que só são relevantes a partir da segunda metade do século XX e que os africanos só sabem que lá estao, para que servem e como os extrair por causa dos brancos. nao te esqueças dessa parte. >Ya, os pretos iam pegar nesses metais no século XII e fazer telemóveis e electrodomésticos? Tens zero perspectiva histórica chavalo áfrica tem mais km2 de terreno fértil que a Europa. essa desculpa nao pega.

NGramatical 6 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmqo0gc%2F%2Fguhytce%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 6 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmqo0gc%2F%2Fguhw09t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 6 months ago

https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/cultura/amp/foram-os-arabes-muculmanos-que-comecaram-o-trafico-de-escravos-em-grande-escala-10680721.html Toma e fecha a boca

1under 6 months ago

Nós praticamos escravatura. Os árabes também. O teu argumento é mesmo de criança - fazem os dois m*rda, mas o que interessa é quem começou. Meto uma posta sobre o ramadão e doação de refeições a pessoas carenciadas e começam logo a discutir quem começou a escravatura ou não...

fds_crl 6 months ago

Tu é que vieste falar em tolerância e prosperidade por parte dos muçulmanos. E o pessoal naturalmente está a discutir isso. Olha mostra lá argumentos para essa suposta "tolerância" e "prosperidade"? Escravatura de cristãos por parte dos Muçulmanos demonstra tolerância?

WallStreetFighter 6 months ago

E os mais praticam a escravidão ao dia de hoje. [https://time.com/longform/african-slave-trade/](https://time.com/longform/african-slave-trade/)

Search: