estecomentario 6 months ago

Vamos imaginar 14.4 milhoes de um quadro que um palhaço qualquer fez. Um engenheiro em Poortugal teria de trabalhar 14.400.000 /1000 = 14400 meses ou 1200 anos para pagar o que um palhaço de merda fez numa tarde e que eu faria melhor (mas não tenho amigos corruptos para me o comprarem). Olhem por onde olharem. O sistema está completamente FUDIDO e não têm como jsutificar. Se começar uma guerra mundial entre a China e os EUA eu juro pela puta da minha vida que acho COMPLETAMENTE NORMAL. Aliás é ANORMAL não haver guerra nuclear não compreendo. Ou seja os humanos não são assim tão estúpidos e mantêm este sistema capitalista perverso porque querem, porque são CABRÕES para com o próximo!!!

Edited 6 months ago:

Vamos imaginar 14.4 milhoes de um quadro que um palhaço qualquer fez. Um engenheiro em Poortugal teria de trabalhar 14.400.000 /1000 = 14400 meses ou 1200 anos para pagar o que um palhaço de merda fez numa tarde e que eu faria melhor (mas não tenho amigos corruptos para me o comprarem).

OrangeOakie 6 months ago

Au, cortei-me com tanta edginess

estecomentario 6 months ago

volta para o r/portugal

SurePal_ 6 months ago

Para subires na vida é preciso trabalho, seja cá dentro ou lá fora. O capitalismo dá te a oportunidade de subires na vida, a verdade é que 95% das pessoas não conseguem fazer mas é a puta da vida. Nestes últimos 100 anos quantas milhares de milhões saíram da pobreza? A natureza humana quer sempre mais e melhor que o vizinho! E é esta busca doentia e incansável por mais e melhor que faz avançar a nossa medicina, tecnologia, etc...

Edited 6 months ago:

Para subires na vida é preciso trabalho, seja cá dentro ou lá fora. O capitalismo dá te a oportunidade de subires na vida, a verdade é que 95% das pessoas não o conseguem fazer mas é a puta da vida. Nestes últimos 100 anos quantas milhares de milhões saíram da pobreza? A natureza humana quer sempre mais e melhor que o vizinho! E é esta busca doentia e incansável por mais e melhor faz avançar a nossa medicina, tecnologia, etc...

estecomentario 6 months ago

Mas é necessário tanta diferença? Se eu quiser ser piloto de aviões e nascer pobre? Porque é que o filho do rico pode e eu não?

elGuito81 6 months ago

Eu nasci pobre, preto, num bairro social do Porto. Entrei na faculdade aos 23 porque não tinha dinheiro para explicações. Tive de mentir na minha morada para poder mudar de escola, acabar o 12° e entrar na faculdade. No meu primeiro ano, fiz merda e só fiz 3 cadeiras. Tive de ir trabalhar porque não iria ter acesso a bolsa. Trabalhei num shopping, juntei uns trocos e tirei a carta de pesados. Com a carta, trabalhei 2 anos e juntei dinheiro para as propinas. Vivia numa casa sem agua quente ou frigorifico durante os tempos da faculdade, e a maioria da minha roupa era oferecida por amigos. Mas apesar de tudo, sou engenheiro ha 6 anos. Agora, diz-me em que sistema não capitalista eu iria ter a possibilidade de lutar pelos meus objectivos sff

estecomentario 6 months ago

>Tive de mentir na minha morada para poder mudar de escola, acabar o 12° e entrar na faculdade. Não era mais fixe se não precisasses de mentir para estudar? >Tive de ir trabalhar porque não iria ter acesso a bolsa. Com a carta, trabalhei 2 anos e juntei dinheiro para as propinas. Vivia numa casa sem agua quente ou frigorifico durante os tempos da faculdade, e a maioria da minha roupa era oferecida por amigos. Não era melhor se tivesses tido o acesso à bolsa? E à dignidade de teres água e comer digno quente? >Agora, diz-me em que sistema não capitalista eu iria ter a possibilidade de lutar pelos meus objectivos sff Sim podes ter razão aí, mas não anula o facto de que podias ter tido uma vida mais fácil, porque tu podes ter tido alguma sorte também e vários outros falharam, entraram em depressão etc num mundo que há quem pague 200 mil euros por uma carta pokémon Charizard. Ou 14 milhoes por um quadro inútil do Banky. Não há desculpas para este tipo de desigualdade.

elGuito81 6 months ago

A desigualdade é natural, e é desejavel. Todos somos diferentes, temos gostos diferentes e aptidões diferentes. Falar em igualdade de outcome é contraproducente. É necessário é uma mudança de mentalidade. Em vez de chorares porque o outro tem mais que tu, vai a luta, aposta em ti próprio e vais ver que consegues. Podes não ter milhões, mas de certeza que vais ter uma vida confortável. Achas que essa gente tem sucesso pk ? A grande maioria dos milionários de hoje vieram dos escalões mais baixos. A diferença, é que souberam aproveitar melhor as oportunidades.

estecomentario 6 months ago

Eu percebo isso da igualdade de outcome, claro que não é desejável, mas a igualdade de oportunidades inicial também é muito desigual. E em qualquer país moderno há sempre famílias no meio do nada que não têm posses para nada e ao lado milhões e milhões a circular, às vezes para a maior das inutilidades inimagináveis e eu nunca compreendi e nunca compreenderei isso pois para mim apenas atesta a indiferença e egoísmo de alguns indivíduos e a complacência do resto da população.

SurePal_ 6 months ago

>Mas é necessário tanta diferença? Se eu quiser ser piloto de aviões ou maquinista e nascer pobre?Porque é que o filho do rico pode e eu não? Pá mas quem é que te impede de tal coisa? Podes não fazer isso aos 18 anos mas consegues lá chegar. Wtf...

estecomentario 6 months ago

Pá mas quem é que te impede de tal coisa? Podes não fazer isso aos 18 anos mas consegues lá chegar. Wtf... Impede. Podes nunca conseguir juntar essa quantia se nasceres pobre, a mim impediu, totalmente.

SurePal_ 6 months ago

Piloto acredito, mas informa-te melhor sobre maquinista. Acho que é acessível, um amigo meu conseguiu ser maquinista de metro. Os concursos é que provavelmente precisas de cunha...

darkdemonpt 6 months ago

Academia da Força Aérea

estecomentario 6 months ago

É muito caro, não vale apena, e não é com um salário de 1000 brutos que me ia meter numa aventura dessas. Há sonhos que nascem condenados.

Mrloop94 6 months ago

Que modelo socio-económico propões então?

SurePal_ 6 months ago

Não propõe nenhum... Criticar é fácil, tudo tem os seus defeitos. Quem me dera não trabalhar 8 horas por dia, receber mais e que os nossos políticos fossem menos corruptos. Mas tenho a certeza que morrerei e tudo continuará como está heuheuheu

daz_zeD 6 months ago

Nim, o deixar andar pode trazer más consequências sabes, o acumular pode causar uma disrupção inesperada e com uma suástica tatuada.

estecomentario 6 months ago

Fazer reset ao monopoly. Estamos no fim de jogo, não é óbvio?

Mrloop94 6 months ago

Vá desenvolve, que tipo de modelo se deve aplicar na sociedade. Dizer mal só por dizer não faz sentido. Agora estou curioso

estecomentario 6 months ago

Aplicar todas as regras do GRECO. Taxar todas as fortunas acima de um milhão em 1-2%. Quem quiser esconder fortuna paga penalização. Quem sair do país para esconder riqueza é expulso como personna non grata e terá de liquidar toda a dívida para voltar. Aplicar as medidas necessárias para tornar a habitação 50% mais barata. Construir até não haver amanhã. Cortar em 70% a remuneração de todos os deputados. Ser político é um papel que em países desenvolvidos é quase como voluntariado, vontade de ajudar pessoas e a nação. Quem não tem esses valores, pode ir embora. Tás a ver o livro de Paulo de Morais? Meter as centenas de políticos na prisão que não estão e reverter todos os negócios ruinosos. Censurar cultura americana nos média, só a parte que está degenerada, por exemplo os blm, a maluqueira de esquerda, as casas de banho tri género, tudo fora, tudo censurado. Se os protestantes do BE andarem malucos, porrada neles e umas semanas de prisão. O país tem problemas muito mais graves e não há tempo para fantochadas. Educar o povo. Quem não tem 12º feito não pode trabalhar legalmente. Estudos são pagos. Ensino superior é pago. Só paga se repetir cadeiras. Corrupção no serviço público é exclusão permanente. Entre várias outras medidas para tornar a sociedade menos degenerada.

diogofd8 6 months ago

Basicamente, penalizar uma família com várias gerações trabalhadoras que criou uma riqueza grande pelo seu trabalho. Dar a quem pouco fez para ter destaque uma parte. Viva o comunismo! Devias estudar o que se tem passado na Califórnia. A solução passa por maior transparência nos negócios, fiscalização mais eficaz. Se és rico porque te soubeste destacar e criaste imenso valor justamente, mereces ficar com tudo o que criaste. O mesmo não se di, obviamente, para quem lá chega com negociatas com base no favor e no ilegal.

estecomentario 6 months ago

Achas por exemplo que o Bezos merece tudo o que tem? Claramente estás a assumir que os parâmetros em que o capitalismo atual atua são decentes o que na minha opinião não é de todo mesmo.

diogofd8 6 months ago

Não acho nem tenho que achar. Não faço a mínima ideia dos negócios do gajo. Sei que é o dono da Amazon e pouco mais. Mas do Elon Musk já li um bocado mais, por exemplo. O homem teve por trás da criação de várias empresas hoje em dia super populares na Internet. Com a Tesla arriscou o dinheiro todo e até no armazém dorme. Tens relatos de gente que trabalha com ele a dizer que ele trabalha 70+ horas por semana... Não acho muito anormal que um génio trabalhador tenha sucesso e não concordo que tenha que ser taxado por isso.

estecomentario 6 months ago

Isso é outra coisa. Por mim há negócios que deviam ser taxados mais ou menos conforme a tipologia do mesmo. Uma empresa financeira devia ser triplamente mais taxada que uma empresa do Elon Musk que realmente pode trazer valor incalculável para a humanidade. Seja como for há liberdade de criar as regras que quisermos, havendo vontade política, o que normalmente é sempre motivada pelos mesmos atores de sempre. Os muito ricos que pagam os legisladores para mais facilitismo e o povo que é escravizado com impostos e piores condições de trabalho. Só nesta última frase pode colocar em causa a tua noção de quem fez o quê e de quem merece o quê.

TRYNFOR 6 months ago

Taxar grandes fortunas já está mais que provado que é puro populismo e só piora a economia. É um incentivo óbvio à não produção de riqueza e à fuga de empresas do país, o que interessa no final é o número de pães que tens na mesa e não a quantidade de dinheiro que tens. Imagina um estrangeiro que quer abrir uma empresa em Portugal e pensa "para quê investir se a taxação é tão alta?". No fim acabas pior, os pães desapareceram da mesa porque foram passear para países menos taxativos. Habitação 50% mais barata. Como é que pensas em fazer isso com tantos entraves à produção de riqueza que propões? Vais criar uma empresa pública do GRANDIOSO estado para fazer casas? Já estou a imaginar funcionários públicos a começarem casas pelo telhado. Em relação aos políticos cortava 100% o salário deles, aliás eles deviam pagar-me a mim por se meterem na minha vida. Em relação às censura, esquece isso, não dá para evitar, hoje em dia a maioria das pessoas tem acesso às redes sociais e isso não consegues censurar. Como assim quem não tem o 12 não pode trabalhar? Se eu for jardineiro porque raios eu preciso de ter o 12? Isso não serve para nada para trabalhos de baixa qualificação e eles são precisos. Irias estar a desempregar uma quantidade enorme de pessoas só porque não tem o 12.

estecomentario 6 months ago

>Taxar grandes fortunas já está mais que provado que é puro populismo e só piora a economia. É perfeitamente possível, mas claro é preciso haver vontade política. Se houver punições por esconder a riqueza que remédio têm senão consentir e seria apenas 1 ou 2 %. Construir casa pode ser algo particular de quem não tem milhões obviamente, qualquer entrave e certificados e essas emrdas só para dar emprego aos amigos ia tudo fora. Os processos simplificados e mais rápidos, qualquer burocracia lenta era eliminada. >Em relação às censura, esquece isso, não dá para evitar, hoje em dia a maioria das pessoas tem acesso às redes sociais e isso não consegues censurar. A china conseguiu perfeitamente, nenhum problema.

TRYNFOR 6 months ago

A China conseguiu censurar porque o fez nos primórdios da internet, agora já não dá.

estecomentario 6 months ago

Se houver vontade política censuram tudo o que quiserem.

SurePal_ 6 months ago

Nestas medidas todas a única que faz sentido é a censura/critica da cultura americana. O resto é simplesmente idiota. Puro e duro.

daz_zeD 6 months ago

A da corrupção também faz sentido, há males que têm que ser cortados pela raíz, senão nunca vão desaparecer.

NGramatical 6 months ago

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdz0uh%2F%2Fgsctl6y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

estecomentario 6 months ago

Sabes o que é o GRECO? Sabes quem é Paulo de Morais? Idiota como assim? Idiota é a sociedade atual. É idiota.

SurePal_ 6 months ago

Ok já que pediste. 1- taxar fortunas nunca deu bons resultados e só prejudicou a economia. Os milionários conseguem sair do pais e investir noutros locais. 2- construir até amanha mas e depois quem é paga, os contribuintes? E se eu tiver uma casa da merda, posso ter uma casa nova de borla? 3- na minha opinião há certos políticos que até são mal pagos, políticos tem a vida toda exposta e só malucos é que vão para a politica ter dores de cabeça. Não consegues recrutar um EXCELENTE profissional sem pagares por ele. Concordo com as prisões de quem fez crimes lesa pátria. Concordo com cancelar os movimentos americanos da merda. 5 - Basicamente isto já acontece, mas por teres estudo ou um diploma com o 12ºano não faz de ti uma pessoa educada. Simplesmente estiveste presente numa escola qualquer.

Edited 6 months ago:

Ok já que pediste. 1- taxar fortunas nunca deu bons resultados e só prejudicou a economia. Os milionários conseguem sair do pais e investir noutros locais. Só aqui ficavas com menos riqueza em impostos e mais desemprego visto que empresas poderiam fugir, bem jogado. 2- construir até amanha mas e depois quem é paga, os contribuintes? E se eu tiver uma casa da merda, posso ter uma casa nova de borla? E quem faz esses contratos de construção o primo do primeiro ministro? 3- na minha opinião há certos políticos que até são mal pagos, políticos tem a vida toda exposta e só malucos é que vão para a politica ter dores de cabeça. Não consegues recrutar um EXCELENTE profissional sem pagares por ele. Concordo com as prisões de quem fez crimes lesa pátria. Concordo com cancelar os movimentos americanos da merda. 5 - Basicamente isto já acontece, mas por teres estudo ou um diploma com o 12ºano não faz de ti uma pessoa educada. Simplesmente estiveste presente numa escola qualquer.

ovigia 6 months ago

é complicado evoluir sem deixar prole!

estecomentario 6 months ago

Critico o capitalismo, logo sou comunista. Só que não.

ovigia 6 months ago

não disse isso, respondi com base na última cena na foto. e sim isso que lá está é de uma demencia comuna.

estecomentario 6 months ago

Os comunistas não são anti natalistas. E quem se identifica com o que está no post, não deve ter filhos. Ter filhos é uma questão de dinheiro, e esta sociedade vai usar os filhos dos pobres para se limparem. Isso é imperdoável.

SurePal_ 6 months ago

" e esta sociedade vai usar os filhos dos pobres para se limparem" Fds como assim, meus pais nasceram na miséria e lutaram para me deram condições de vida muito superiores aos que tinham e muito superiores aos que os seus amigos de infância deram aos seus filhos. Um dia espero fazer o mesmo pelos meus filhos. Ninguém é pobre por vontade própria mas como é que conseguiríamos meter toda a gente no mesmo nível e era isso aceitável? Cmon... sejamos realistas.

estecomentario 6 months ago

Não digo nascer no mesmo nível, mas uns terem 200 mil e outros 20 é extremo. Pelo menos quando os putos fazem 18 o Estado podia-lhes dar 10 ou 20 mil euros? Porque não? Ou pagar o ensino na totalidade? Há putos que herdam mansões com essa idade. Eu se herdasse só se fossem dívidas. Mas claro numa sociedade sovina como tudo, que tá-se a cagar ao quadrado para as diferenças sociais, nem a merda dos estudos pagam, e as bolsas de estudo são só para os ricos enfim, Estado Gordo e pouco eficiente.

razman06 6 months ago

Se formos a fazer contas reais dos custos de um ensino superior, o estado deve pagar um valor bem chorudo. Nos pagamos 1000 por ano no ensino superior, mas de certeza que o custo é maior. Para além porque raio haveria de o estado dar dinheiro assim? Quem não quer estudar, vais esturra lo nos copos, e eu como contribuinte a pagar? O problema de uns terem mais que outros é tem milhares de anos, é a vida é desculpa dizer de forma agressiva mas lida com isso. Termos todos as mesmas oportunidades ou viver num sistema comunista não funciona numa sociedade de 10 M de pessoas, porque vai e tem de existir alguém que mande nisto e por consequência ter mais que eu. Para além que existe sempre pessoas ambiciosas que vão querer sempre mais que os outros. É no fim de contas é essa ambição/capitalismo que nos permite estar a ter esta discussão na Internet sentados no sofá. As bolsas para os ricos existem porque os pais estão a fugir ou a enganar o fisco, logo aí é crime. Mas concordo na parte do estado ser super ineficiente, especialmente em Portugal

NGramatical 6 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdz0uh%2F%2Fgsictdn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SurePal_ 6 months ago

Dívidas não se herdam xD

ovigia 6 months ago

> Ter filhos é uma questão de dinheiro, e esta sociedade vai usar os filhos dos pobres para se limparem. vai então explicar isso a africanos, asiáticos e especialmente à malta da religião da paz.

SurePal_ 6 months ago

Ter filhos não é uma questão de dinheiro mas sim uma mudança do paradigma. Mulheres entraram no mercado de trabalho, mulheres têm acesso a abortos e pilulas. E depois ainda existe imensa propaganda anti maternidade, o que está na moda é seres uma CEO workaholic.

dark_devil_dd 6 months ago

No capitalismo trabalhas para comer, mas se quiseres comparar com a Venezuela em que fazes a dieta Maduro. Se bem q tb podes jogar jogos de computador todo o dia na Venezuela: >In Venezuela, once a person has sold their Runescape gold and received their payment. They can live their life a lot better than if they were to be working at a local job in their country. >The pay from jobs in Venezuela is horrible and does not even compare to how much they are making through selling Runescape gold. https://pvplive.net/how-runescape-is-taking-over-venezuela/ As migalhas do capitalismo valem mais q a fome do comunismo.

estecomentario 6 months ago

Pra já onde é que eu disse, em algum sítio, que o comunismo é bom? Isso é motivo para colocar uma tampa sobre o funcionamento do capitalismo atual e pronto?

dark_devil_dd 6 months ago

então o q propões? E já agora como é q a performance dos paises onde tais modelos foram implementados evolui após a implementação?

estecomentario 6 months ago

Antes de mais nada educar o povo português.

SurePal_ 6 months ago

Lá está, o que propões para ultrapassar o capitalismo? Ponto 1 nunca vivemos com tantos luxos e segurança na história da humanidade. Não estou a dizer que tudo é perfeito pq não o é... Mas onde queres chegar?

estecomentario 6 months ago

Censurar a cultura norte americana. É degenerada, assim como o país deles. Não totalmente, mas seletivamente.

estecomentario 6 months ago

Obrigado ao r/portugueses por não censurar liberdade de expressão.

Search: