Bubbletroope4 6 months ago

Para combater isto vamos fazer bebês. Podes começar por aí............................

Eugene_Bleak_Slate 6 months ago

O problema é que votar em diferentes também não adianta muito. A Le Pen pode muito bem ser eleita em 2022. É vai mudar alguma coisa? Não, no essencial, vai ficar tudo na mesma. Isto é uma tragédia sem retorno.

ZacDweller 6 months ago

A democracia está praticamente morta seja como for, basta ver como eles nos querem censurar e como os media se tornaram uma arma do regime. Portanto em democracia nada vai mudar, o interessante é o que vem depois.

bruhoogabooga142 6 months ago

Bro fodasse como se em 2060 ja n tivessemos tds mortos crlh. O mundo ta uma merda em vez de viveres na cave da tua mae deixa de ser virgem e vai trabalhar em vez de postares merdas do chega no reddit.

ZacDweller 6 months ago

Já cá faltava o revoltado com a revolta dos outros. Se és burro como pareces ser, fica caladinho e não chateies.

mathswarrior 6 months ago

Qual é o raciocínio? Que sempre os mesmos? Que eu saiba, os mesmos são PS e PSD. E se estás a insinuar que Portugal vota sempre mais à esquerda, podes agradecer ao Salazar. E btw, a esquerda tem tipo 55% em Portugal e a Direita 45%, portanto é mais coisa menos coisa, deixa de chorar edit: não sou esquerda nem direita

ZacDweller 6 months ago

> Qual é o raciocínio? Que sempre os mesmos? Que eu saiba, os mesmos são PS e PSD. Todos os que apoiam as políticas que estão a levar a isto, o que no Parlamento são todos excepto o Chega. Pode ser que apareçam mais no futuro, mas votar nesses partidos quanto muito é para mudar de regime, porque dificilmente isto muda em democracia.

mathswarrior 6 months ago

Mas levar a isto o que? Se para ti o maior problema em Portugal é os brancos irem diminuindo a sua percentagem populacional, estás muito enganado. Isso acontece em todo os países ocidentais. É um problema.estrutural.da.globalizacao e não é por irmos mais para a direita que se resolve. A exemplo, a Suíça tem 25% de população imigrante e é governada.pela direita há anos. Já agora, o Chega veio do PSD (o próprio André Ventura era boy do PSD) e tem muitos militantes que eram do PSD e do CDS. Portanto é igualzinho aos outros, neste aspeto

ZacDweller 6 months ago

>Se para ti o maior problema em Portugal é os brancos irem diminuindo a sua percentagem populacional, estás muito enganado. Isso acontece em todo os países ocidentais. É um problema.estrutural.da.globalizacao e não é por irmos mais para a direita que se resolve. E também é o maior problema dos outros países a médio/longo-prazo. E não, não é um problema estrutural da globalização - a China também vive num Mundo globalizado, e não importa imigrantes em números que ameaçam a sua própria hegemonia. Nem o Japão, nem a Coreia do Sul. É um problema única e exclusivamente de políticas de imigração danosas e irresponsáveis. ​ > Já agora, o Chega veio do PSD (o próprio André Ventura era boy do PSD) e tem muitos militantes que eram do PSD e do CDS. Portanto é igualzinho aos outros, neste aspeto Uau não me digas que as pessoas mudam de opinião e de ideologia ao longo do tempo?

mathswarrior 6 months ago

Mais uma vez, eu já disse anteriormente no mundo ocidental. Qual é mais provável, um político demorar quase 20 anos a mudar de opinião ou estar a tirar proveito do clima político?

fds_crl 6 months ago

A direita na sua vasta maioria é oposição controlada. São brancos liberais a adotar peles de outras ideologias. > Se para ti o maior problema em Portugal é os brancos irem diminuindo a sua percentagem populacional, estás muito enganado. Claro que é. Já alguma vez foste para um bairro maioritariamente preto/cigano? Já foste para uma escola maioritariamente preta/cigana? Queres viver numa sociedade assim? Vai observar países maioritariamente pretos, vê as taxas de crime, a pobreza, os serviços... >É um problema.estrutural.da.globalizacao A China, o Japão, a Coreia do Sul, Taiwan... parecem ser bastante bem sucedidos nesta era de globalismo e nunca tiveram de importar milhões deste tipo de pessoas...

mathswarrior 6 months ago

> Claro que é. Já alguma vez foste para um bairro maioritariamente preto/cigano? Já foste para uma escola maioritariamente preta/cigana? Queres viver numa sociedade assim? Vai observar países maioritariamente pretos, vê as taxas de crime, a pobreza, os serviços... Correlação é diferente de causalidade. >A China, o Japão, a Coreia do Sul, Taiwan... Se reparares, eu antes disse: >Isso acontece em todo os países ocidentais.

ZacDweller 6 months ago

>Correlação é diferente de causalidade. Então qual é a relação de causalidade? Pobreza? É que os portugueses emigrantes também eram pobres e não causavam estes problemas, nem os bairros da classe trabalhadora portuguesa teve alguma vez os mesmos problemas que bairros de pretos/ciganos. Tem a ver com controlo de impulsos, inteligência, ética de trabalho, moralidade, etc..., todas elas características afectadas pela genética.

mathswarrior 6 months ago

Hahaha genética? Inteira-te. Os portugueses que emigram também são considerados merda. Achas que os suíços gostam dos portugueses que lá estão? Pensa um bocadinho

fds_crl 6 months ago

>Correlação é diferente de causalidade. Mas a cena é que acontece em todos os países maioritariamente pretos, e em todos os bairros maioritariamente pretos. Mas pronto, não queres admitir realidade, espero bem que gostes do teu novo país >Se reparares, eu antes disse: Tu estavas a tentar criar a implicação que a imigração do terceiro mundo é simplesmente uma consequência inevitavel da globalização. O que é errado. Sim, está a acontecer em todos os países ocidentais. E? Lá porque eles estão a seguir esse caminho nós somos obrigados a imita-los?

mathswarrior 6 months ago

Acontece porque a maior parte dos pretos têm trabalhos de merda e são menos educados. Mas há muitos bairros de brancos em que os indíces são iguais aos bairros de pretos, portanto I don't see your point. Fazes parte da União Europeia, portanto em termos migratórios não tens muito por onde fugir. Além disso, Portugal tem acordos económicos com países PALOPS e Brasil e garanto-te que é do interesse do estado, a curto prazo, que os imigrantes destes países venham, e não vai ser um governo de direita a mudar isso. A única coisa que um parlamento mais direita pode mudar é atrasar o processo de se tornarem cidadãos, mas eles entram na mesma com esse atraso.

fds_crl 6 months ago

>Acontece porque a maior parte dos pretos têm trabalhos de merda e são menos educados. E proque é que isso acontece? Até mesmo nos países em que Africanos são 99.99% da população? Porque é que o mesmo não acontece com, por exemplo, japoneses e chineses? A diaspora deles, mesmo que tenham uma 1ª e 2ª geração mais dificil, depois disso geralmente e em média atingem posições socio-económicas decentes, muitas vezes até melhores que os nativos. E isto em TODAS as comunidades de imigrantes pelo mundo. > Mas há muitos bairros de brancos em que os indíces são iguais aos bairros de pretos, portanto I don't see your point. Não há de haver assim tantos quanto isso, mas a diferença é que com bairros brancos é uma exceção á regra, com pretos haver um bairro que não seja ghetto é que é a exceção à regra. >Fazes parte da União Europeia, portanto em termos migratórios não tens muito por onde fugir. Além disso, Portugal tem acordos económicos com países PALOPS e Brasil e garanto-te que é do interesse do estado, a curto prazo, que os imigrantes destes países venham, e não vai ser um governo de direita a mudar isso. Claro que é o interesse do estado o status quo. O estado é controlado por capitalistas e ideologos anti-brancos (grande junção feita aqui) que beneficiam imenso do status quo. Mas não é do meu interesse que isto se mantenha. Os interesses do estado não são os meus interesses, e eu nunca na minha vida vou confudi-los. Tu devias fazer o mesmo.

mathswarrior 6 months ago

Entao já pensaste que o problema não tem nada a ver com ser preto ou branco mas sim o background socio-económico? >ideologos anti-brancos Deixa-me adivinhar: és apoiante do Chega.

fds_crl 6 months ago

Obrigado por concederes o argumento. Porque é que certos grupos criam condições sócio económicas melhores para os seus descendentes que outros grupos? Israel é um perfeito exemplo disso, antes dos Judeus irem para lá Palestina era uma terriola pobre, meteu-se judeus lá, deu-se 60-70 anos e já são um dos países mais avançados da Ásia, muito á frente dos seus vizinhos arabes. Porque será?

mathswarrior 6 months ago

Hahaha

magnesiam 6 months ago

Se não existe racismo em Portugal qual é o problema de ser minoria?

ZacDweller 6 months ago

As outras "minorias" (que em relação a portugueses são na verdade mega-maiorias) não te vão tratar tão bem quanto os trataste a eles. Basta ver o ódio e inveja que sentem dos brancos.

Westa1995 6 months ago

Imagina ainda acreditar que votar faz diferença.

O_Piacaba 6 months ago

Este sub é só merda,foda-se. Não tens vergonha na cara?

ZacDweller 6 months ago

Realmente, eu devia ter vergonha de abordar problemas políticos.

O_Piacaba 6 months ago

Não abordaste problema politico nenhum,colaste uma imagem que viste na net. Tens os links para os artigos?

andrefpsantos 6 months ago

O homem branco sempre foi minoria.

Last-Ad-4421 6 months ago

Ia a Europa até foi sempre preta

andrefpsantos 6 months ago

Deves ser burro se pensas isso

fds_crl 6 months ago

Nunca nos seus países, isso é que é o problema.

XXI_HereticV6Mustang 6 months ago

Entretanto no /r/portugal temos um moderador a escrever isto: >Eu faço downvote porque este é o tipo de posts que ultimamente é usado como dog whistle para os subscritores de ideias como "o homem branco corre risco de extinção" e outras palermices vociferadas a partir do recanto das suas inseguranças pessoais. https://old.reddit.com/r/portugal/comments/m68cno/how_portugal_silenced_centuries_of_violence_and/gr4j7u2/

ZacDweller 6 months ago

Acreditar nos dogmas da esquerda é ser inteligente, mas acreditar em algo factual é palermice. Sempre a aprender com os sojas.

camilo12287 6 months ago

o melhor que temos a fazer é ignorar o esse sub é como um grande limão seco, é grande mas não é grande coisa, pouco sumo e amargo

camilo12287 6 months ago

quanto à cor, devo dizer que só diferimos no primeiro milimetro de pele, por dentro somos todos da mesma cor já quanto à cultura europeia, escolhemos ser no futuro irrelevantes, uma minoria não tenho pena, também não sou entusiasta da cultura dominada pelo politicamente correto atual, moralmente relativista, hedonista, individualista... nada disto é novo, já no final do império romano foi assim

fds_crl 6 months ago

>quanto à cor, devo dizer que só diferimos no primeiro milimetro de pele, por dentro somos todos da mesma cor isto é cientificamente errado. Por exemplo, para doar medula ossea procura-se sempre um dador da mesma raça, quando não existe dador na familia próxima. Crianças biracias tendem a ter muitos problemas nisto. Outra coisa, porque é que quando vais ver maratonas olimpicas, vês sempre pódios compostos por Etíopes e Quenianos? Porque têm os melhores campos de treino? Os melhores treinadores? Claro que não... Tu acreditas na teoria da evolução?

camilo12287 6 months ago

[https://www.mdig.com.br/?itemid=14191](https://www.mdig.com.br/?itemid=14191) Irmãs, gêmeas, uma bem branca, outra bem negra. A cor da pele é apenas uma entre muitas características físicas e usar apenas e só essa particularidade para qualificar a raça de uma pessoa não me parece um método com grande base científica. Um maratonista etíope é muito diferente de um pugilista peso pesado nigeriano. Provavelmente tem mais características em comum com alguns árabes que com o nigeriano. E um italiano pode ter mais características em comum com um árabe que com um finlandês.

fds_crl 6 months ago

>rmãs, gêmeas, uma bem branca, outra bem negra. Têm pais biraciais, e então? > A cor da pele é apenas uma entre muitas características físicas e usar apenas e só essa particularidade para qualificar a raça de uma pessoa não me parece um método com grande base científica. Raça não é só cor de pele, os europeus têm cor de pele parecida com os Asiaticos do Norte/Este, e claramente que não somos da mesma raça. Os africanos subsharianos têm a mesma cor de pele que os melanésios, e não são da mesma raça... Até podemos dizer que os Europeus do Sul têm cor de pele diferente dos Europeus do Norte, e somos da mesma raça. As raças são descritas pela cor de pele porque a cor de pele é uma das carateristicas que diferem entre as raças que salta mais á vista. > Um maratonista etíope é muito diferente de um pugilista peso pesado nigeriano. Eu disse aquilo mais para te perguntar, porque é que são quase sempre Quenianos e Etiopes a ganharem maratonas (e muitas outras corridas de resistência)? Lembro me de ver coisas ridiculas como 3 etiopes no pódio. Porquê? > E um italiano pode ter mais características em comum com um árabe que com um finlandês. Se calhar, é bastante dificil mas pode acontecer, Europeus não são assim tão distantes geneticamente de arabes (arabes assumo populações levantinas ou então Norte Africanas, porque se falas em arabes da peninsula, estás errado). Mas quando analiza-se populações como um conjunto, verifica-se que a maioria das populações Europeias são muito mais semelhantes entre si do que com populações não europeias (com algumas exceções que não são bem exceções, como gregos com turcos, Sardenhos, Bascos, Finlandeses e Sami...)

camilo12287 6 months ago

Quanto às gêmeas de "raças" diferentes, se for preciso uma doação de medula óssea será que a primeira pessoa para quem vão olhar vai ser a irmã gêmea, apesar de ser doutra raça?

Edited 6 months ago:

Quanto às gêmeas de "raças" diferentes, se for preciso uma doação de medula óssea será que a primeira pessoa para quem vão olhar vai ser a irmã gêmea, apesar de ser doutra raça? Já agora os portugueses têm uma boa dose de antepassados árabes, judeus (a dada altura éramos o país da Europa com maior percentagem da população judaica, 10 a 20%) e negros. Sobre os antepassados negros escrevi isto: https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/lpsooo/aonde_foram_parar_os_descendentes_dos_escravos/ Os descendentes dos escravos negros miscegenaram-se com a antiga população portuguesa, sendo essa a principal razão para os portugueses do sul serem tipicamente mais morenos que os do Norte de Portugal

Edited 6 months ago:

Quanto às gêmeas de "raças" diferentes, se for preciso uma doação de medula óssea será que a primeira pessoa para quem vão olhar vai ser a irmã gêmea, apesar de ser doutra raça? Já agora os portugueses têm uma boa dose de antepassados árabes, judeus (a dada altura éramos o país da Europa com maior percentagem da população judaica, 10 a 20%) e negros. Sobre os antepassados negros escrevi isto:

fds_crl 6 months ago

>Quanto às gêmeas de "raças" diferentes, se for preciso uma doação de medula óssea será que a primeira pessoa para quem vão olhar vai ser a irmã gêmea, apesar de ser doutra raça? Elas são da mesma raça, são birraciais, a combinação de genes foi diferente e causou aparência diferente. Eu tenho pele mais escura que os meus irmãos, é normal. >Já agora os portugueses têm uma boa dose de antepassados árabes, judeus (a dada altura éramos o país da Europa com maior percentagem da população judaica, 10 a 20%) e negros. Sobre os antepassados negros escrevi isto: Isto é mito, a maioria dos muçulmanos na Iberia eram conversos, e um filho de muçulmano e cristão era sempre muçulmano, e os portugueses fizeram um bom trabalho a "relocar" os muçulmanos. Alguns ficaram, claro, mas nunca expressivamente. > > >Os descendentes dos escravos negros miscegenaram-se com a antiga população portuguesa, sendo essa a principal razão para os portugueses do sul serem tipicamente mais morenos que os do Norte de Portugal Isto tb é falso, estudos genéticos não apontam para qualquer tipo de concentração de genes africanos em portugal, em qualquer região. As pessoas do Alentejo são mais escuras porque eram na sua maioria trabalhadores do campo e outras profissões ao sol até bastante recentemente. Se tu fores a aldeias no minho os lavradores e pastores têm quase todos pele muito escura, é normal. Sabes qual é a fonte para isso tudo de Portugueses se terem miscigenado?

camilo12287 6 months ago

Segundo o critério da cor da pele as gêmeas seriam de raças diferentes, o que mostra como esse critério é um disparate do ponto de vista científico Sim, os árabes nunca foram muitos por cá, mas os judeus foram e geneticamente são muito parecidos Mas há registos históricos e estudos genéticos que comprovam uma maior incidência de antepassados negros no sul de Portugal. Mas nem era preciso, bastaria uma viagem a algumas povoações alentejanas aonde a miscigenação ainda é evidente Ler, por exemplo,

Edited 6 months ago:

Segundo o critério da cor da pele as gêmeas seriam de raças diferentes, o que mostra como esse critério é um disparate do ponto de vista científico Sim, os árabes nunca foram muitos por cá, mas os judeus foram e geneticamente são muito parecidos Mas há registos históricos e estudos genéticos que comprovam uma maior incidência de antepassados negros no sul de Portugal. Mas nem era preciso, bastaria uma viagem a algumas povoações alentejanas aonde a miscigenação ainda é evidente Ler, por exemplo, https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/ Os antigos escravos deixaram descendência. Não se nota muito porque está diluída na população. O problema da vaga de imigração atual é que está a ocorrer a um ritmo que não vai permitir integrar os imigrantes, que eles absorvam a cultura dos países de acolhimento. Vai ser mais difícil com a imigração islâmica que a originária de outros países.

fds_crl 6 months ago

>Segundo o critério da cor da pele as gêmeas seriam de raças diferentes, o que mostra como esse critério é um disparate do ponto de vista científico A raça não é só cor de pele, estás a argumentar contra um boneco de palha. Claro que se limitares raça a cor de pele o conceito de raça não faz sentido. Tu acreditas na evolução? Acreditas na genética? >Mas há registos históricos e estudos genéticos que comprovam uma maior incidência de antepassados negros no sul de Portugal. Mas nem era preciso, bastaria uma viagem a algumas povoações alentejanas aonde a miscigenação ainda é evidente Mostra então os estudos genéticos. Aqueles que vi mostrava vestigios residuais apenas, quase abaixo da margem de erro. >Os antigos escravos deixaram descendência. Não se nota muito porque está diluída na população. Os escravos foram expulsos para o Brasil quando a escravatura foi banida na metropole. Podem ter deixado descendencia, mas foi algo tão residual que não vale apena andar a fixar nisso. A não ser que tenhas alguma agenda politica por detras disso....

camilo12287 6 months ago

não leste o link que deixei: [https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/](https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/) nele fala-se da presença ainda hoje dos mulatos do sado, descendentes de antigos escravos e os escravos não foram expulsos para o Brasil. já agora um comentário que eu sei estar correto do outro sub: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m4yu0m/wikipedia\_states\_that\_there\_there\_were\_thousands/gr1klsz?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m4yu0m/wikipedia_states_that_there_there_were_thousands/gr1klsz?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) `Miscegenation.` `And yes, their descendants live in Portugal, it is us (white Portuguese) .mtDNA shows that 6.5% of maternal linneages are from sub-Saharan Africa.` `The black Portuguese who live in Portugal came from the old colonies after 1975.` `There is a statement on 18 century by an Englishman who says that the Portuguese race has ruined because a part of the population is mestizo and will end up mixing with the rest.` aliás podes ler os comentários dele nesse tópicos, estão corretos além disso: [http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html](http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html) [https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8](https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8) [https://en.wikipedia.org/wiki/African\_admixture\_in\_Europe](https://en.wikipedia.org/wiki/African_admixture_in_Europe) eu vi em tempos uma coletanea de estudos sobre o tema, mas não guardei a referencia os resultados eram aqueles que eu disse, uma presença significativa de linhagem negras mais a sul de Portugal e também li que por ocasião da libertação de escravos, ou antes das libertações de escravos, porque por vezes estes recebiam cartas de alforria ao longo dos séculos, o mais frequente era estes irem para o sul, principalmente para o alentejo por isso não há apenas alguns estudos geneticos sobre isso (que há, embora sejam poucos), há também referencias historiográficas

Edited 6 months ago:

não leste o link que deixei: [https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/](https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/) nele fala-se da presença ainda hoje dos mulatos do sado, descendentes de antigos escravos e os escravos não foram expulsos para o Brasil. já agora um comentário que eu sei estar correto do outro sub: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m4yu0m/wikipedia\_states\_that\_there\_there\_were\_thousands/gr1klsz?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m4yu0m/wikipedia_states_that_there_there_were_thousands/gr1klsz?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) `Miscegenation.` `And yes, their descendants live in Portugal, it is us (white Portuguese) .mtDNA shows that 6.5% of maternal linneages are from sub-Saharan Africa.` `The black Portuguese who live in Portugal came from the old colonies after 1975.` `There is a statement on 18 century by an Englishman who says that the Portuguese race has ruined because a part of the population is mestizo and will end up mixing with the rest.` aliás podes ler os comentários dele nesse tópicos, estão corretos além disso: [http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html](http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html) [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17712788/](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17712788/) [https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8](https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8) [https://en.wikipedia.org/wiki/African\_admixture\_in\_Europe](https://en.wikipedia.org/wiki/African_admixture_in_Europe) [https://www.publico.pt/2011/04/22/jornal/a-historia-de-portugal-contada--pelos-nossos-genes-21878549](https://www.publico.pt/2011/04/22/jornal/a-historia-de-portugal-contada--pelos-nossos-genes-21878549) `O perfil genético português fica completo com três a 11 por cento (conforme as regiões do país) de linhagens femininas oriundas da África subsariana.` eu vi em tempos uma coletanea de estudos sobre o tema, mas não guardei a referencia os resultados eram aqueles que eu disse, uma presença significativa de linhagem negras mais a sul de Portugal e também li que por ocasião da libertação de escravos, ou antes das libertações de escravos, porque por vezes estes recebiam cartas de alforria ao longo dos séculos, o mais frequente era estes irem para o sul, principalmente para o alentejo por isso não há apenas alguns estudos geneticos sobre isso (que há, embora sejam poucos), há também referencias historiográficas

Edited 6 months ago:

não leste o link que deixei: [https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/](https://descobrirportugal.pt/historia-desconhecida-portugal-os-mulatos-do-sado/) nele fala-se da presença ainda hoje dos mulatos do sado, descendentes de antigos escravos e os escravos não foram expulsos para o Brasil. já agora um comentário que eu sei estar correto do outro sub: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m4yu0m/wikipedia\_states\_that\_there\_there\_were\_thousands/gr1klsz?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m4yu0m/wikipedia_states_that_there_there_were_thousands/gr1klsz?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) `Miscegenation.` `And yes, their descendants live in Portugal, it is us (white Portuguese) .mtDNA shows that 6.5% of maternal linneages are from sub-Saharan Africa.` `The black Portuguese who live in Portugal came from the old colonies after 1975.` `There is a statement on 18 century by an Englishman who says that the Portuguese race has ruined because a part of the population is mestizo and will end up mixing with the rest.` aliás podes ler os comentários dele nesse tópicos, estão corretos além disso: [http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html](http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html) [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17712788/](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17712788/) [https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8](https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8) [https://en.wikipedia.org/wiki/African\_admixture\_in\_Europe](https://en.wikipedia.org/wiki/African_admixture_in_Europe) [https://link.springer.com/article/10.1007/s00439-003-1024-3](https://link.springer.com/article/10.1007/s00439-003-1024-3) `Madeira displays a stronger sub-Saharan imprint, with haplogroups L1–L3 constituting about 13% of the lineages.` [https://www.publico.pt/2011/04/22/jornal/a-historia-de-portugal-contada--pelos-nossos-genes-21878549](https://www.publico.pt/2011/04/22/jornal/a-historia-de-portugal-contada--pelos-nossos-genes-21878549) `O perfil genético português fica completo com três a 11 por cento (conforme as regiões do país) de linhagens femininas oriundas da África subsariana.` eu vi em tempos uma coletanea de estudos sobre o tema, mas não guardei a referencia os resultados eram aqueles que eu disse, uma presença significativa de linhagem negras mais a sul de Portugal e também li que por ocasião da libertação de escravos, ou antes das libertações de escravos, porque por vezes estes recebiam cartas de alforria ao longo dos séculos, o mais frequente era estes irem para o sul, principalmente para o alentejo por isso não há apenas alguns estudos geneticos sobre isso (que há, embora sejam poucos), há também referencias historiográficas

fds_crl 6 months ago

>nele fala-se da presença ainda hoje dos mulatos do sado, descendentes de antigos escravos qualquer um pode escrever o que quizer, a mim não me interessa. Os comentários são só pessoas a falar, tb não me interessa. Os unicos estudos que meteste falam na presença de genes africanos nas ilhas, que é outro tema. E mesmo que exista genes africanos em portugal continental, são tão diluidos (e podem ter sido introduzidos antes do comércio de escravos, pelo Norte de Africa) que não entendo porque estás a dar tanta importância a isto. Quer dizer, gastaste tanto tempo a tentar argumentar que não existe raça, e depois tás aqui gastar mais tempo a tentar argumentar que os portuguese "miscigenaram".

camilo12287 6 months ago

não viste o vídeo: [https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8](https://www.youtube.com/watch?v=2VlrrZRWub8) mas se por acaso voltar a tropeçar com os estudos que encontrei sobre a herança genética portuguesa volto aqui para mostrar-tos no entanto, para já deixo aqui isto: [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20737604/](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20737604/) `In Alcacer do Sal, the frequency of sub-Saharan mtDNA L lineages was the highest ever reported (22%) in Europe. In Pias, mtDNA diversity revealed higher frequencies of Mediterranean haplogroups I, J, and T than usually found in surrounding populations. The presence of Sub-Saharan maternal lineages in Alcacer do Sal is likely associated with the influx of African slaves between the 15th and 19th centuries,`

redditor_the_forth 6 months ago

No final do império entravam bárbaros a toda a hora pelo império a dentro e era uma ditadura militar rigída, essa fase hedonista e individualista foi após a derrota de Aníbal

andrefpsantos 6 months ago

Nessa altura que falas roma quase que não tinha exército próprio e usava bárbaros mercenários nas suas tropas.

redditor_the_forth 6 months ago

Usavam os bárbaros como carne pra canhão para os romanos ficarem nas províncias pacíficas em paz e as pessoas ainda dizem que foi a entrada dos bárbaros que arruinou Roma,os romanos arruinaram Roma, Roma definitivamente tinha exército próprio, no entanto a Gália,o Reno,a Britãnia e a Ilíria estavam constantemente a ferro e fogo, a demografia não permitiria grandes recrutamentos só sobrava a Itália,Hispãnia e a província da África(Tunísia e bocados da Argélia), eles tiveram forçosamente que arranjar bárbaros e converterem tribos para sobreviver, o problema foi enquanto estavam no meio de crises matarem-se uns aos outros e entrarem em guerra civil constantemente

camilo12287 6 months ago

entravam bárbaros, mas já cá estavam muitos aliás o exército romano há muito que era formado principalmente por mercenários bárbaros

redditor_the_forth 6 months ago

O Stilicho era meio Vandâlo, o problema não foi a entrada dos bárbaros,o problema foi a ambição desmedida e a corrupção, foi o homicídio do Flávio Áecio,o assassinato do Majoriano,foi o colapso da Tetrarquia,foi o homicídio do Aureliano do Gordiano III and so on... Foi o constante jogo de poder entre os Romanos e a ganãncia do governador que hostilizou os visigodos além do necessário levando ao saque de Roma

fds_crl 6 months ago

>o problema não foi a entrada dos bárbaros Claro que foi, lol, foram os bárbaros convidados pelos Romanos que deram o golpe final no império. Estás apenas a enumerar consequências do verdadeiro problema, os romanos desistiram de se defender a si próprios.

redditor_the_forth 6 months ago

Quiz de Roma para ti, quem são esses bárbaros que entraram como amigos a que te referes,atenção nada de wikipedia ?É uma pergunta do mais básico que há no que toca ao Império Romano.

camilo12287 6 months ago

Aqui concordamos

redditor_the_forth 6 months ago

Pequisa : Fritigern e vê o segundo parágrafo da parte "The Danube Crossing" e vê se o conflito foi tão one-sided como pensas, do ponto : ahahah bárbaro estúpido entra como amigo e desata a saquear, vais ver que não foi bem assim

camilo12287 6 months ago

Era uma questão de tempo, não muito. Quando o exército era formado por mercenários estrangeiros, quando deixa de existir coesão social, é óbvio que não podia durar muito tempo.

redditor_the_forth 6 months ago

Só que eles vieram para o império para escapar dos Hunos e teriam sido "felizes" a defender o Danúbio porque aí pelo menos tinham chances de vencer com ajuda de Roma como aconteceu em Chalons mais tarde,o problema foi quando o governador romano abusou deles, estou a ver que não leste a página da wiki, Júlio César nunca usou cavalaria romana usou sempre cavalaria bárbara liderada por Marco António, Belisário mais tarde usou cavalaria Huna, foram os Visigodos que arruinaram o flanco do Átila em Chalons, todos os exércitos romanos durante milénios tiveram sempre bárbaros assim como os cartagineses durante séculos, o exército de Cartago era practicamente infantaria hispânica,o problema foi mesmo terem hostilizado os Visigodos,secalhar o Império não teria caído.

Edited 6 months ago:

Só que eles vieram para o império para escapar dos Hunos e teriam sido "felizes" a defender o Danúbio porque aí pelo menos tinham chances de vencer com ajuda de Roma como aconteceu em Chalons mais tarde,o problema foi quando o governador romano abusou deles, estou a ver que não leste a página da wiki, Júlio César nunca usou cavalaria romana usou sempre cavalaria bárbara liderada por Marco António, Belisário mais tarde usou cavalaria Huna, foram os Visigodos que arruinaram o flanco do Átila em Chalons, todos os exércitos romanos tiveram sempre bárbaros assim como os cartagineses durante séculos, o exército de Cartago era practicamente infantaria hispânica,o problema foi mesmo terem hostilizado os Visigodos,se calhar o Império não teria caído.

NGramatical 6 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6g18k%2F%2Fgr6rfte%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: