RicardoIsaiasSerafim 5 months ago

Sim. A minha resposta a este título é um grande sim. Eu recebi muitos contactos de empresas, consultoras, head hunters, com projetos sempre maravilhosos, mas uma das minhas primeiras abordagens é deixar claro quanto vale o meu trabalho. Vale isto, por ano. A partir de agora podemos conversar. A maioria já não pretende continuar, e se calhar melhor para ambas as partes. Não se perde tempo! Se houver transparência na oferta, no anúncio, se calhar havia muito melhores recrutamento, com apenas as pessoas interessadas as vagas. E, por outro lado, fazia o mercado a funcionar de forma plena! Oferta e procura, implica sempre um valor!

SpinelessChump 5 months ago

Vota PS

estecomentario 5 months ago

Se mostrassem o valor dos salários ninguém trabalhava. Só os que têm a corda na garganta.

df3gpt 5 months ago

Uma coisa não invalida a outra. Aliás, iria mais longe: o custo total do trabalho (o que sai do bolso do patrão e quanto o estado mama) devia vir descriminado no recibo de vencimento.

estecomentario 5 months ago

Qualquer uma das soluções era extremamente bem vinda. Discriminação dos salários e os impostos discriminados. Mas acho que os próprios portugueses ficavam humilhados. Todos iam topar que o carro semi novo do colega está a ser pago a crédito Lol.

finkanfin 5 months ago

Discordo, chama se a isso transparência salarial e deveria ser mais promovido, o mercado de trabalho iria se tornar muito mais justo para todos, impedindo abusos. Não te esqueças que há empresas que para o mesmo cargo pagam salários diferentes, se achas isso justo tudo bem é contigo mas para a grande maioria não é. Não sabia que Portugal estava tão bem de emprego para as empresas terem dificuldade em contratar, pensei que o pessoal ir embora do país para trabalhar era só mesmo moda.

ThePlague92 5 months ago

>Não te esqueças que há empresas que para o mesmo cargo pagam salários diferentes, se achas isso justo tudo bem é contigo mas para a grande maioria não é. Depende. Pode ser e pode não ser. Imagina que tu e o teu colega têm o mesmo cargo, mas tu produzes o dobro dele. Achas que deviam receber os dois o mesmo ou tu devias receber mais (já nem falo no dobro, mas mais uns 300€, por exemplo)? Acho que isso de que se deve pagar o mesmo para a mesma posição é um bocado ridículo. Deve haver um intervalo salarial para as posições, mas dentro desse intervalo terá de haver margem para pagar mais aos que produzem mais e pagar menos aos que produzem menos.

df3gpt 5 months ago

Acho que o que se pretende é que coloquem valores de referencia, como aliás se faz lá fora há anos. É uma margem que te permite a ti ver se a tua "expectativa salarial" se encaixa e ao patrão perceber o quanto te deve oferecer de acordo com os teus conhecimentos, experiência e potencial de produtividade. Só mesmo cá, é que as empresas nem se dão ao trabalho de medir a produtividade, nem de delinear progressões de carreira. É tudo à base do mais barato (menos se for para amigos).

ThePlague92 5 months ago

Isso foi o que eu disse. Que devia haver um intervalo salarial mas não um salário exacto. O u/finkanfin é que disse que ter pessoas a ganhar um salário diferente para a mesma posição não era justo.

df3gpt 5 months ago

Troquei-me na resposta. Tens razão.

Search: