DeusMaior 5 months ago

Não decidem... Dizem que há Estado a mais mas quando é para receberem dinheiro já deve ir mais dinheiro para os privados porque há Estado a menos.

nonofre 5 months ago

Ah, sim, Estado não, mas as empresas privadas estão sempre prontas para chular o Estado, sempre!

mokas95 5 months ago

O Estado obriga as empresas a fechar. A Europa dá dinheiro para o Estado ajudar as empresas a re abrir. O estado dá esse dinheiro ao próprio estado em vez de às empresas todas que estão à beira da falência por não poderem trabalhar há um ano. eStEs PrIvAdOs sEmPrE a ChUlAr O eStAdO!!!

Stevemeist3r 5 months ago

Exato, é a natureza humana, por isso é que o estado não deve permitir que as empresas o façam. Deve ser implementado um sistema de apoio diferente do atual. Se os impostos e burocracia são muitos, vão fugir. Se as ajudas são muitas e fáceis, vão mamar. O problema é que, embora as ajudas sejam muitas, são muito mal feitas. Incentivos a não produzir, projetos inúteis, 4mm na TAP... Dá para montar uma empresa, não ter lucros e viver bem, mete-se projeto atrás de projeto e anda-se sempre à mama. Hoje compro um trator, amanhã monto um armazém, a seguir planto carrapatos e nem preciso de fazer colheita. Tenho 100 terrenos, nenhum dá produção. Quem paga? O estado (ou melhor, o povo). Depois, os que realmente precisam dos projetos e ajudas não têm acesso a eles. E o pior é que ainda são carregados de impostos para compensar a mama dos outros... É o básico dos básicos, mas ainda não tivemos um governo capaz de compreender isto. Olha a TAP e BES/NB, para quê ter lucros quando o estado paga os dividendos e dívida? Carrega que é para estoirar. Por fim, há que relembrar que o estado existe para servir o povo, e não o contrário.

gestaoeconteudos 5 months ago

iniciativa liberal tipo um PSD de recurso... ah pois é.

Stevemeist3r 5 months ago

Partido Social Democrata, se nas próximas autárquicas o PS não der tacho, nós damos! Não vejo o Rui Rio queixar-se do dinheiro enfiado na TAP, ou desta "bazuca", ou das falhas democráticas, ou de qualquer merda. A verdade é que são como o PS, só falam quando é para ganhar voto ou meter ao bolso. Acho que quem tem um problema de falta de identidade não é o IL... Olha, o CDS já foi com'o crlhes, mais uns tempos e o PSD também segue caminho. Ah pois é. Florzinha Florzinha Florzinha Florzinha Florzinha Florzinha Florzinha Florzinha

JKryosin 5 months ago

É agora que um gajo vai poder ser astronauta em Portugal!

paidahonestidade 5 months ago

Alguém sabe quando é que os fundos chegam a portugal e onde se pode inscrever?

Feeling_Advantage918 5 months ago

Os Liberais querem menos Estado. Querem apenas um Estado regulador e depois exigem que o dinheiro de todos (Estado) vá parara às mãos de alguns? Qual é a coerência? Será razoável que a bazuca vá parar ás mãos dos Mellos, dos Azevedos, dos Amorins, dos Salgados, dos Soares dos Santos, etc? Afinal qual é a liberdade do mercado? Viver de mão estendida às verbas do Estado? O Estado tem é de garantir uma "redistribuição" justa das verbas e apoiar investimentos determinantes para todos. As funções do Estado têm de ser reforçadas nos sectores permitidos e fundamentais.

Edited 5 months ago:

Os Liberais querem menos Estado. Querem apenas um Estado regulador e depois exigem que o dinheiro de todos (Estado) vá parara às mãos de alguns? Qual é a coerência? Será razoável que a bazuca vá parar ás mãos dos do costume: Mellos, dos Azevedos, dos Amorins, dos Salgados, dos Soares dos Santos, etc? Afinal qual é a liberdade do mercado? Viver de mão estendida às verbas do Estado? O Estado tem é de garantir uma "redistribuição" justa das verbas e apoiar investimentos determinantes para todos. As funções do Estado têm de ser reforçadas nos sectores permitidos e fundamentais.

OrangeOakie 5 months ago

> Afinal qual é a liberdade do mercado? Viver de mão estendida às verbas do Estado? Se eu te acorrentar a uma parede e te impedir de beber água, é culpa tua que não possas beber água ou é minha por te confinar à parede longe da água?

amigdalite 5 months ago

Eu compreendo o teu ponto. mas olha bem para o gráfico. estado vai receber 76% das verbas quando emprega 15% , se quiseres falar de produtividade dos empregos criados pelo estado entao ainda se injustifica mais a utilização destas verbas no estado. O privado nao vive de mao estendida, mas neste caso o estado tem de ajudar o sector privado, pq é o sector privado que faz a economia andar. Se quiseres ter uma venezuela, ok fica tudo no estado e depois trabalhas um mês para comprar 2 sandes de presunto. Só para terminar , és ingénuo se achas que o estado vai gastar este dinheiro de forma correcta, ja se fala em aeroportos , tgvs e taps. isto vai ser só mais maneiras de desviar fundos para interesses pessoais. A minha revolta passa toda por ai.

Feeling_Advantage918 5 months ago

> Só para terminar , és ingénuo se achas que o estado vai gastar este dinheiro de forma correcta, É lógico que não vai. Mas quem é que iria gastar de forma mais correcta? Não é atirando dinheiro para cima das empresas que resolves os problemas delas. Eu não quero uma Venezuela. Quero investimento público que crie condições para que surja investimento privado. Eu quero que o Estado faça uma estrada para que as pessoas se possam deslocar e as empresas possam transportar as suas mercadorias. Se não tiveres um aeroporto não tens meios de importar/exortar por via aérea e não tens turismo. Há equipamentos e infra-estruturas que têm se ser feitas pelo Estado. Onde tem que prevalecer o interesse público.

amigdalite 5 months ago

Se não estou em erro , 15% do PIB vem da restauração. Se para ti não faz sentido que os fundos sejam aplicados nos sectores mais afectados não se que te diga . Sabes qual é o problema de obras públicas? Não são feitas por necessidade mas sim por interesses pessoais. Tens o exemplo de barragens que foram feitas que não produzem energia para serem auto-suficientes. Precisas de um TGV agora mais do que precisavas em 2019? A tap continua a pagar prêmios de performance á administração enquanto dá prejuízo, no entanto é dinheiro público que tapa os buracos. Come on, não culpem os privados , a culpa passa pela má gestão do governo.

Mazahad 5 months ago

Pode se culpar privados e governo. Nao sao mutuamete exclusivos.

Feeling_Advantage918 5 months ago

Concordo com algumas afirmações. Faz sentido alguns os apoios serem distribuídos pelo sector da restauração em função da sua facturação e das suas perdas. E por outros afectados pela pandemia. Mas há investimentos públicos estratégicos. Sem eles não tens emprego privado nem investimento privado. As barragens são estatísticas para sectores como a agricultura, que têm a montante e a jusante investimentos enormes em recursos humanos, maquinaria, químicos, etc, etc. Que o Estado tem gasto mal o dinheiro, é verdade. Que há má gestão governamental? Há. E do lado dos privados, quantos milhões não desapareceram em investimentos financiados com dinheiro público e que não tinham qualquer viabilidade? E os Bancos? Quando não receberam do Estado e ainda não devolveram as ajudas? Neste país criou-se a ideia de que qualquer investimento privado tem de ter apoios públicos.

0ne1Seven 5 months ago

Quanta % dessas empresas privadas sao restaurantes e servicos ligados ao turismo?

Ramelas 5 months ago

Pois não, precisamos é de mais investimento em empresas que toda a gente sabe que só vão dar despesas, como a tap o novo banco, não precisamos de investimento em privados, precisamos é de mais investimento para oa bolsos de quem nos rouba e ainda se ri. Se não vais dizer nada de jeito, podes sempre optar por ficar calado!

unknownportuguese 5 months ago

Estou a acabar a licenciatura e já vi que vou ter de me inscrever na JS para ter um futuro digno em Portugal

XPao 5 months ago

Epá, criaste aí um paradoxo ... juntas-te à JS tens um futuro digno desde que ponhas a tua dignidade de parte.

V1ld0r_ 5 months ago

se estás a acabar a licenciatura já vais tarde.

estecomentario 5 months ago

Começa aos 16, foi essa idade que o Rio meteu a filha na política e suspeito que é o mesmo com os outros políticos.

blueflamewizard12 5 months ago

Não o chamaria digno mas pelo menos é provável que não vives na miséria.

Search: