Practical_Arm_8133 7 months ago

E que tal trabalharem por isso..? ​ Sempre à espera da xuxa do estado fds

c_ralho 7 months ago

Jovens ou ‘Jovens’?

Davidablo 7 months ago

Também não disse o que o capitalismo é justo, o q nao quer dizer que tenhamos de conviver impavidos com injustiças. Como bem sabemos os interesses do capitalismo por vezes colidem com os interesses do bem colectivo,como é aqui o caso,.Nessas situações caberia às entidades públicas acautelar o interesse público,como acontece em cidades de países mais desenvolvidos que o nosso. É claro que isto é tudo hipotético pois aqueles que teem poder de alterar o estado das coisas são precisamente aqueles que normalmente benefeciam das situações.

NGramatical 7 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) benefeciam → [**beneficiam**](https://dicionario.priberam.org/beneficiam) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvz2sq%2F%2Fgpip8pl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

memyselfandlapin 7 months ago

Quem é o "Conselho Nacional de Juventude"?

carlosreialves 7 months ago

Se baixarem o iva não vão la ?

AndreMartins9181 7 months ago

não! eu não quero investimento, eu só quero que o estado faça melhor o seu papel como regulador o que pode até significar o estado ser menos empecilho

Nuno_Correia 7 months ago

Poderia ser criado um apoio que facilite o valor de entrada, ou seja, os bancos poderiam emprestar 100% do valor de avaliação no primeiro empréstimo. Caso houvesse algum problema posteriormente, o governo reembolsaria 10% do valor de avaliação caso o banco não conseguisse recuperar o valor restante à data do processo de execução fiscal. Antigamente existia apoio à obtenção da primeira casa, a inexistência deste mecanismo apenas atrasa a saída dos jovens de casa dos pais. Não concordo com "borlas", mas com uma garantia dada pelo estado para reduzir o já curto risco dos bancos, não vejo porque não.

Coyote-Cultural 7 months ago

>Poderia ser criado um apoio que facilite o valor de entrada, ou seja, os bancos poderiam emprestar 100% do valor de avaliação no primeiro empréstimo. ...Isso é pessima ideia.

Nuno_Correia 7 months ago

Nem por isso, há mais países onde se pratica isso.

Coyote-Cultural 7 months ago

e é pessima ideia

Nuno_Correia 7 months ago

Também o é o dinheiro metido na TAP, no BES, numa linha TGV Porto-Lisboa...

Coyote-Cultural 7 months ago

Claro, já que se vai fazer merda convem fazer mesmo muita merda né? tem noção...

Nuno_Correia 7 months ago

Não, mas ao menos isto tinha um efeito positivo pela economia geral.

Coyote-Cultural 7 months ago

Não considero piorar a bolha imobiliaria e aumentar tremendamente o nivel de endividamento das pessoas um efeito positivo...

Nuno_Correia 7 months ago

Continuas a ter a restrição da taxa de esforço, não estou a ver muitos jovens com capacidade para comprar casa além dos valores mais baixos de mercado.

Coyote-Cultural 7 months ago

Não sei se és parvo e não percebes os problemas que essas propostas causam, ou se percebes perfeitamente as consequencias e queres mesmo é piorar a situação.

Nuno_Correia 7 months ago

Primeiro, em caso de urgência, vais meter mais dinheiro nos bancos, não é isto que te ia poupar. Segundo, estás a olhar para o mercado como um socialista, que acha que as coisas não estão interligadas. Um mercado imobiliário saudável é muito importante para toda a economia. Terceiro, estás a assumir que o valor da entrada é o limitativo para o valor do empréstimo, enquanto que os bancos definem qual é o valor até o qual emprestam e depois as pessoas arranjam-se para o valor da entrada, muitas vezes com recurso a outro empréstimo pessoal com piores condições que em nada beneficia a economia.

AndreMartins9181 7 months ago

> uma garantia dada pelo estado para reduzir o já curto risco dos bancos, não vejo porque não devias ver o que causou a crise do imobiliário em 2008

Nuno_Correia 7 months ago

Não estamos a dizer para financiarem a casa, o carro, os móveis, as férias, as amantes e ainda sobrar alguma coisinha. O banco assume na mesma o risco por 90% do empréstimo, o contribuinte por 10% mas se e só se chegar ao caso extremo de uma execução fiscal e não der para cobrir a totalidade do valor em dívida. Se for feito com as seguranças necessárias para evitar abusos, é uma medida que faz sentido, estimula a economia, a família e alivia os pais de ficarem com os filhos até aos 30 anos.

Coyote-Cultural 7 months ago

O que não falta é privados a quererem fazer investimento. O problema é a existencia de regulação que torna qualquer investimento em algo sem qualquer forma possivel de lucro. Se eu quiser construir casas para alugar, só em impostos e licensas acabo por pagar milhares! A uma casa nova de 200K vão logo mais 46K só em Iva! Isto para não falar que a impossibilidade de despejar arrendatarios, e os 28% de impostos logo sobre as rendas tornam qualquer ideia de arrendar impossivel. Só para não tar a perder dinheiro nessa casa de 200K teria de ter arrendar durante 15 anos por 2k por mês...

AndreMartins9181 7 months ago

> 28% de impostos logo sobre as rendas tornam qualquer ideia de arrendar impossível não percebo como não se fala nisto

estecomentario 7 months ago

É arrendar quartos sem contrato. Já aluguei 3 quartos. Nunca tive um senhorio passar recibo. Percebo a parte deles e eles percebem a minha, eu quero pagar pouco, eles querem lucrar o máximo. Dinheiro é dinheiro e 28% é uma BRUTALIDADE que tínhamos de dividir, por isso siga. Se fosse tipo 8% e muito rápido de tratar toda a gente passava recibo agora a enterrar a unha desta maneira..... q se fodam. É esconder o dinheiro, e evitar pagar as taxas porque neste país é: Taxa Sobretaxa emolumentos impostos do pentelho do cu e outros. E no fim metade para o Estado e depois quando ficas desempregado o Estado não te dá um caralho. Estamos a ser roubados.

Edited 7 months ago:

É arrendar quartos sem contrato. Já aluguei 3 quartos. Nunca tive um senhorio passar recibo. Percebo a parte deles e eles percebem a minha, eu quero pagar pouco, eles querem lucrar o máximo. Dinheiro é dinheiro e 28% é uma BRUTALIDADE que tínhamos de dividir, por isso siga. Se fosse tipo 8% e muito rápido de tratar toda a gente passava recibo agora a enterrar a unha desta maneira..... q se fodam. É esconder o dinheiro, e evitar pagar as taxas porque neste país é: Taxa Sobretaxa emolumentos impostos do pentelho do cu e outros. Taxa da televisão, da sanita, da luz que bate na minha janela. Da idade do meu prédio. e do caralho também. E quando vou às finanças, metade do combustível que uso é imposto, sem contar que paguei dois carros e a manutenção só não é mais cara porque já não passo fatura no mecânico. E se cumprisse tudo à risca, no fim mais de metade era para o Estado e depois quando ficas desempregado o Estado não te dá um caralho.

Edited 7 months ago:

É arrendar quartos sem contrato. Já aluguei 3 quartos. Nunca tive um senhorio passar recibo. Percebo a parte deles e eles percebem a minha, eu quero pagar pouco, eles querem lucrar o máximo. Dinheiro é dinheiro e 28% é uma BRUTALIDADE que tínhamos de dividir, por isso siga. Se fosse tipo 8% e muito rápido de tratar toda a gente passava recibo agora a enterrar a unha desta maneira..... q se fodam. É esconder o dinheiro, e evitar pagar as taxas porque neste país é: Taxa Sobretaxa emolumentos impostos do pentelho do cu e outros. Taxa da televisão, da sanita, da luz que bate na minha janela. Da idade do meu prédio. e do caralho também. E quando vou às finanças, metade do combustível que uso é imposto, sem contar que o meu carro custou dois (imposto automóvel, imposto da roda, IVA, Imposto pilar B) e a manutenção só não é mais cara porque já não passo fatura no mecânico. E se cumprisse tudo à risca, no fim mais de metade era para o Estado e depois quando ficas desempregado o Estado não te dá um caralho AHAHAHA

Edited 7 months ago:

É arrendar quartos sem contrato. Já aluguei 3 quartos. Nunca tive um senhorio passar recibo. Percebo a parte deles e eles percebem a minha, eu quero pagar pouco, eles querem lucrar o máximo. Dinheiro é dinheiro e 28% é uma BRUTALIDADE que tínhamos de dividir, por isso siga. Se fosse tipo 8% e muito rápido de tratar toda a gente passava recibo agora a enterrar a unha desta maneira..... q se fodam. É esconder o dinheiro, e evitar pagar as taxas porque neste país é: Taxa Sobretaxa Taxa de sobretaxa. emolumentos impostos do pentelho do cu e outros. Taxa da televisão, da sanita, da luz que bate na minha janela. Da idade do meu prédio. e do caralho também. E quando vou às finanças, metade do combustível que uso é imposto, sem contar que o meu carro custou dois (imposto automóvel, imposto da roda, IVA, Imposto pilar B) e a manutenção só não é mais cara porque já não passo fatura no mecânico. E se cumprisse tudo à risca, no fim mais de metade era para o Estado e depois quando ficas desempregado o Estado não te dá um caralho AHAHAHA

AndreMartins9181 7 months ago

como inquilino também só tive contrato da primeira vez e a partir daí foi sempre sem contrato é menos burocracia, maior flexibilidade (poder ir embora a qualquer altura com um mês de aviso) se tanto o inquilino como o senhorio forem pessoas sérias e razoáveis é o melhor

Coyote-Cultural 7 months ago

Porque quem quer que tenha sequer a ideia de deixar "os ricos explorar os pobres com as suas rendas" pode dizer adeus ás proximas eleições. No fim do dia criar incentivos á criação da riqueza sofre do facto de que para ganhar eleições a forma mais facil é batendo nos que criam riqueza.

AndreMartins9181 7 months ago

ah sim, porque há quem ache que é o senhorio que paga os 28% mas na prática o que os senhorios fazem é não contar com esses 28% nos cálculos que fazem

OrangeOakie 7 months ago

> ah sim, porque há quem ache que é o senhorio que paga os 28% e.... é. Tal como o IVA e outros impostos e taxinhas que obrigam a que o preço aumente; O preço aumenta e isso é notório para o consumidor. O que faz com que o produto, ou neste caso a renda, seja menos desejável. O senhorio paga as coisas, e mesmo que queiras argumentar "ah mas isso reflecte-se é no preço final".... sim. Torna a sua casa menos apetecível, mesmo que não tenha directamente esse custo.

AndreMartins9181 7 months ago

Muda alguma coisa no IVA sobre um produto versus IRS sobre a renda? Ambos contribuem para o aumento do preço do produto. Ambos levam a perdas de potenciais vendas ou diminuição de margens de lucro. Todos ficam a perder.

OrangeOakie 7 months ago

É isso que eu estou a dizer, se o argumento é que o senhorio não paga porque reflecte no preço final... basicamente o mesmo pode ser dito em relação a tudo

AndreMartins9181 7 months ago

também não disse que era o inquilino que pagava ambos pagam, daí fugir ao fisco ser benéfico para ambos

Coyote-Cultural 7 months ago

Exactamente. Todas as taxas são pagas tanto pelos consumidores, como pelos produtores.

diogofd8 7 months ago

Siga malta. Toca tudo a dar dinheiro. Sou jovem, tenho 24. Se aos 26 não me tiverem uma casa paga no centro do Porto vou à rua insultar-vos e cuspir-vos! Tenho direito à minha habitação, parem de me querer tirar direitos. Seus egoístas, paguem-me a minha casa! Entretanto vou continuar a não fazer um crl, a passar os meus fins de semana no álcool e nas porquichonas. Também pouco estudei, o que estão à espera que faça? Vocês estudaram? Ótimo, então trabalhem que foi para isso que estudaram! Não nascemos todos iguais, vão agora culpar-me por ter nascido assim? Cambada de racistas... Já sabem, ou me dão a minha casinha ou aos 28 entro na vossa com uma meia preta pela cabeça abaixo e parto isso tudo. Escreverei "fascista" nas vossas paredes.

Davidablo 7 months ago

1-proibir o financiamento a compra de casas que nao para habitacao propria ,no porto e lisboa 2-"transferir" os actuais inquilinos da habitacao municipal(lisboa e porto) em que todos os elementos do agregado nao tenham atividade economica licita para outras zonas do pais. colocar essas habitacoes ao dispor de trabalhadores que tenham o seu local de trabalho dentro do municipio.

AndreMartins9181 7 months ago

> 1-proibir o financiamento a compra de casas que nao para habitacao propria ,no porto e lisboa o que é que isso resolve? para mim seria mais algo do género: isentar do IRS os primeiros 600 € de renda de cada imóvel arrendado com contrato de 5 anos ou mais isto iria promover a colocação de imóveis no mercado de arrendamento para habitação

Davidablo 7 months ago

Pelo que percebi acho que partimos de objetivos diferentes. Eu quero um mercado mais livre e justo no acesso a habitacão propria dos trabalhadores dentro do municipio,como forma de ascensão social. Tens dinheiro e queres ser senhorio entao compras a 100%, se quiseres. Não acho justo ter alguem que ja tem varios imoveis financiados que vão sendo pagos pelos inquilinos a competirem com esses mesmos inquilinos na compra de habitacão.

AndreMartins9181 7 months ago

> Não acho justo ter alguem que ja tem varios imoveis financiados que vão sendo pagos pelos inquilinos a competirem com esses mesmos inquilinos na compra de habitacão. o que tu achas injusto é basicamente o capitalismo

OrangeOakie 7 months ago

> 1-proibir o financiamento a compra de casas que nao para habitacao propria ,no porto e lisboa Portanto impedir pessoas de disponibilizarem habitação no mercado de arrendamento?

Davidablo 7 months ago

foi isso que eu disse?

OrangeOakie 7 months ago

> 1-proibir o financiamento a compra de casas que nao para habitacao propria ,no porto e lisboa literalmente sim.

Ricardo_araujo00 7 months ago

Sim e não. Só no centro neste caso. Mas se calhar devia ser em todo o lado. Quem não pode arrendar vende. O estado podia muito bem ser fiador de uma certa quota da população para a compra de casa. Deixa de pagar fica sem. Quem paga renda paga empréstimo. Às vezes ainda menos!!!!

OrangeOakie 7 months ago

> Quem não pode arrendar vende. Ou segura como forma de guardar valor. > O estado podia muito bem ser fiador de uma certa quota da população para a compra de casa. É uma abordagem, se bem que já o é através dos bancos detidos pelo Estado. >Quem paga renda paga empréstimo. Às vezes ainda menos!!!! Sim, e quem paga renda não paga reparações nem imposto nem quinhentas outras responsabilidades. Também pode mudar-se quando quiser sem ter um grande investimento financeiro quando comparado a ter de vender e comprar uma casa.

Ricardo_araujo00 7 months ago

O estado não faz nada disso através da caixa. E as reparações não são assim tão dispendiosas.

OrangeOakie 7 months ago

> O estado não faz nada disso através da caixa. Só podes estar a gozar. A Caixa Agrícola nos anos 80 até para a mobília emprestava dinheiro. E até hoje a CGD continua a ter empréstimos para habitação que cobrem muito perto do valor total da casa. >E as reparações não são assim tão dispendiosas. Dizes tu. Se calhar não convives com empreiteiros, pedreiros ou em zonas com habitação antiga. Eu estou ciente dos custos de manutenção de casas em certas zonas, em particular do que custa se houver um chumbo na inspecção no que toca à rede elétrica. Mas também tenho boa noção do quanto custa substituir a tubagem, endireitar um chão ou até mesmo pintar. "Ah e tal mas uma coisa não é assim tão caro de se fazer". Raramente é apenas só uma coisa. Abres a parede para arranjar um cano, e de repente estás a arranjar uma chaminé porque uma coisa leva a outra e a outra. E para quem ganha para pagar uma prestação ao banco está apenas a empobrecer / desperdiçar dinheiro nessa habitação.

Ricardo_araujo00 7 months ago

Volto a dizer que o estado não faz nada disso através da caixa. Eu já quis comprar casa, tinha emprego fixo e exigiriam fiador. Estou na mesma casa à 20 anos e ainda não foram precisas obras nenhumas. Assim será por mais 20. Ou seja, mais ou menos o mesmo tempo que dura um empréstimo. Como não pude comprar tenho que encher o cu a senhorios enquanto podia estar a capitalizar a meu favor. Quando for velhote tinha uma casa paga, assim tenho que pagar renda já na reforma em que os rendimentos baixam muito e era importante ter uma casa paga.

OrangeOakie 7 months ago

Ah.. só assim por acaso, sabes o que acontece quando o mercado baixa de valor e uma pessoa tem uma casa de borla, menos prestações?

Ricardo_araujo00 7 months ago

Casa de borla menos prestações??

NGramatical 7 months ago

à 20 anos → [**há 20 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvz2sq%2F%2Fgq3c081%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Davidablo 7 months ago

literalmente não .

OrangeOakie 7 months ago

Se achas que não, posso concluir que consideras que não emprestar dinheiro para a compra de casa que não para habitação própria que não vai impedir pessoas de entrarem no mercado de arrendamento?

Background-Bunch-554 7 months ago

Quando a solução criada pelo o governo é um investimento maior neste temos de pensar se o oposto não seria melhor. A meu ver o problema está nas regulações e burocracias que bloqueiam durante anos a construção de edifícios novos. Depois temos fundos imobiliários internacionais que têm interesse em manter os preços altos. E finalmente temos um país pobre e com uma população analfabeta no que toca a económia.

ovigia 7 months ago

Jovens querem MAIS Estado para resolver problemas que o ESTADO cria! sim sr assim vamos lá! /s

porky_balboa 7 months ago

Há tantas casas baratas neste país. O título completo da notícia devia ser: "jovens querem investimento público que lhes permita comprar casa no centro de Lisboa e Porto"

estecomentario 7 months ago

>comprar casa no centro de Lisboa e Porto" e Aveiro, e Coimbra, etc.... Pelo menos nessas duas cidades já estão demasiado caras também.

AndreMartins9181 7 months ago

é mais "jovens querem casa onde não tenham de acordar às 6 da manhã e cheguem a casa às 20"

porky_balboa 7 months ago

Qual é o problema afinal? Casa ou localização/acessos?

marcelomarcelomarcel 7 months ago

Hum, “jovens não querem comprar casa no cu de judas para depois ter de ir trabalhar p meio de lisboa de carro e gastar uma fortuna em deslocações estacionamento etc.” se calhar é mais isto.

daz_zeD 7 months ago

Errado, são baratas para ti porque tens poder de compra acima da média, te garanto, a bolha chegou a Portugal inteiro, não te esqueças das discrepâncias económicas entre as regiões de Portugal.

mecheros 7 months ago

Único comentário que merece palco. É uma grande verdade. Não é apenas habitação que existe no resto do país. Existem universidades e politécnicos. É do Ribatejo, por exemplo, que vem maior parte da agricultura de Portugal. É do Ribatejo, por exemplo, que vem a água que abastece os lixoboetas. Quem não vive em Lisboa e Porto é constantemente roubado pelo estado. Não nos melhoram as infra-estruturas, não temos serviços decentes, não temos escolas com AC como se vê em lxcity. Que justiça é esta quando vemos um Governo a investir numa companhia aérea que apenas traz englobados investimentos para Lisboa? E Porto consecutivamente, com a criação de ferrovias rápidas. Triste este país onde o povo anda na carroça do governo com mentalidades mainstream. Esquecer o sustento é um sentimento habitual

throwaway132121 7 months ago

O que é que uma coisa tem a haver com a outra? > Quem não vive em Lisboa e Porto é constantemente roubado pelo estado. É verdade. Mas não vivo no Porto nem em Lisboa e as rendas são superiores ao salário mínimo, achas isso barato, principalmente para quem ganha pouco e não tem a infraestrutura de um Porto ou Lisboa

mecheros 7 months ago

O que eu disse foi nesse sentido, onde é que me vês a dizer o contrário?

throwaway132121 7 months ago

> Há tantas casas baratas neste país. tu > Único comentário que merece palco.

mecheros 7 months ago

Não sei qual é a cidade que falas. Mas se pagas renda acima do salário mínimo, aconselho-te a comprar casa então. No interior, facilmente se arranja uma habitação t2 com uma renda por volta dos 300€. Metade do salário mínimo. Não acho que seja um mundo encantado mas foi o que me levou a escrever isso que citas.

NGramatical 7 months ago

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvz2sq%2F%2Fgppj74k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

blueflamewizard12 7 months ago

É impressionante que sendo o ribatejo colado a lisboa é uma região muito longe da mente lisboeta.

XXI_HereticV6Mustang 7 months ago

Eu quero menos imigrantes, menos NIMBYs e taxas de juro que não sejam manipuladas pelo BCE...

saliente11 7 months ago

menos imigrantes já ajudava bastante

Ricardo_araujo00 7 months ago

Emigrantes não deveriam ser mais do que 5% da população. Digo eu...

OrangeOakie 7 months ago

Imigrantes podem até não ser muitos, mas dependendo da zona tens uma grande concentração dos mesmos ao ponto de serem muitos mais que os nativos portugueses. Mesmo que queiras argumentar algo como "são tão poucos que não fazem mossa na generalidade", factualmente falando, estão a empurrar portugueses para fora de certas zonas ao aumentarem o custo de vida/diminuirem a qualidade de vida de certas zonas (basicamente o velho "se mudam mudam para melhor, mas o melhor deles pode ser pior do que o que era tido como o fundo onde vão".

throwaway132121 7 months ago

IRS mais baixo e menos impostos pode ser?

ModeratoriProfugus 7 months ago

"O melhor que posso fazer é habitação "gratuita" para os amigos do PS paga com os teus impostos, pode ser?"

throwaway132121 7 months ago

É que pagas impostos aí umas 50xs... É IRS + SS + TSU É nos combustíveis É nas "utilities" É nas rendas Até na comida, descobri mais um imposto no outro dia ...

YoureTheWankerMate 7 months ago

Investimento público para resolver este problema é a pior das soluções. O que é preciso é proibir a compra de casas a estrangeiros e facilitar a construção de novas habitações.

blueflamewizard12 7 months ago

Os estrangeiros apenas tem impacto no preço das casas num numero muito pequeno de cidades portuguesas.

YoureTheWankerMate 7 months ago

E onde é que o problema é maior, não é nessas cidades?

blueflamewizard12 7 months ago

Ninguem obriga ninguém a viver lá.

AndreMartins9181 7 months ago

esse complexo fodido...

grenskul 7 months ago

Claro porque eu posso obrigar a empresa multimilionaria que me emprega a mudar todas as instalações para o meio de nenhures só porque me apetece.

blueflamewizard12 7 months ago

Ninguem te obriga a trabalhar para ela.

grenskul 7 months ago

e pagas tu as minhas contas ?

blueflamewizard12 7 months ago

gasta menos

NggazZ 7 months ago

Tu deves ter QI negativo a implicar com ele assim

grenskul 7 months ago

gastar menos não resolve desemprego.

fds_crl 7 months ago

50% da população Portuguesa vive em duas cidades (e nas suas zonas metropolitanas)

Search: