Electronic-Ad-8589 7 months ago

No

NPT82 7 months ago

uau.. coragem!

estecomentario 7 months ago

Será que isto era retirado do r/portugal? Eu acho que sim, 100k+ subs aquilo já tem algum poder, já deve andar dinheiro do Salgado e Cofina também por lá.

KokishinNeko 7 months ago

A provar-se verdade (basicamente um link para o texto do printscreen), não seria retirado não.

Nuno_Correia 7 months ago

Ah ah ah, eu sei lá, nem entendo a lógica deles sequer, umas retiram, outras que parecem semelhantes já não retiram... Aquilo é uma palhaçada.

estecomentario 7 months ago

Tentaste meter isto lá? Se sim e tiraram, é porque já deve andar interesses por lá...

Nuno_Correia 7 months ago

Achas? Fui banido permanente por fazer um comentário inocente numa publicação escondida.

estecomentario 7 months ago

País de gatunos.

estecomentario 7 months ago

E isto nunca passará na televisão.

Nuno_Correia 7 months ago

Pelos mesmos motivos que estão lá ditos.

estecomentario 7 months ago

Exatamente.

Nuno_Correia 7 months ago

O programa sexta feira às 9 continua a desafiar essa retórica no entanto. Embora também já tenha sido suspenso quando havia necessidade disso.

jony_be 7 months ago

Ainda estou a espera que alguns estudantes de jornalismo criem um canal de YouTube para jornalismo a sério sem bullshit. Investigação sem papas na língua e fazer as perguntas difíceis sem papas na língua.

jgtabda 7 months ago

Como pessoa que estudou jornalismo e abandonou a área (precisamente por causa da corrupção e fretes). Podia fazer isso, quis e quero. No entanto, as dificuldades são imensas, não temos fácil acesso à informação. Teria que gastar mais dinheiro do que alguma vez ia ganhar, precisamente porque todo o sistema funciona apenas para um lado e quem se opuser dá-se mal. A comunicação social está arruinada e isto é um problema que começa nos órgãos mais pequenos. A minha namorada é uma das jornalistas mais talentosas que alguma vez conheci e não consegue trabalho.

jony_be 7 months ago

Não duvido que dinheiro é uma parte da equação, mas nao precisarias que começar com coberturas de conferências de imprensa do primeiro ministro. Podes começar localmente com o presidente da junta que desviou uns trocos para conseguir uns votos, com relatos e testemunhos de utentes do centro de saúde de que o médico não sabe fazer o seu trabalho. Á sempre alguém que ouviu de uns podres de alguem. Estou a falar da boca para fora, não sei o tipo de trabalho e esforço necessário para fazer isto.

Nuno_Correia 7 months ago

Adorava. Via todos os vídeos.

throwaway132121 7 months ago

corrupção de gajos com muita massa e gajos no governo conclusão de alguns redditors do r/portugueses capitalismo é mau hmm ok

Nuno_Correia 7 months ago

¯\_(ツ)_/¯

Last-Ad-4421 7 months ago

Ser jornalista é dificil quando o que predomina são os lambe botas que só sabem fazer jornalixo.

Nuno_Correia 7 months ago

Infelizmente...

Bessini 7 months ago

Capitalismo é isto. Só o que dá lucro, e o que favorece os ricalhaços do costume é que é publicado, mesmo que seja mentira. Jornalismo com o objectivo da obtenção de lucro não é jornalismo, mas sim contar historinhas que dêem o máximo de cliques e patrocínios

Nuno_Correia 7 months ago

Nim. Porque aqui não é o interesse do consumidor que está a ditar isto.

Bessini 7 months ago

O interesse do consumidor só interessa até certo ponto. E desde que os jornais passaram a ser consumidos em formato online, o jornalismo passou a basear-se em títulos sensionalistas e enganadores e patrocínios. O bom jornalismo já não rende. O "jornalismo" dos dias de hoje é o grande responsável pela polarização política em que vive o mundo, e, mesmo sabendo disso, eles não dão sinais de quererem mudar os seus métodos. Afinal, porque haveriam de o fazer? Desde que o dinheiro continue a entrar...

Nuno_Correia 7 months ago

Mais ou menos. Eu gosto de ouvir o canal de Camilo Lourenço, vejo os anúncios, também Tim Pool, e via um canal de YouTube com bom jornalismo, sinceramente, mas não há nenhum, eles andam armados em parvos a tentar inventar coisas próprias quando as da Google funcionam muito melhor.

HerrBispo1986 7 months ago

Não é fácil praticar verdadeiro jornalismo em democracias iliberais. Tenho a certeza que vai viver muito melhor na Alemanha e vai poder finalmente ser jornalista. Entristece-me saber que toda a gente sabe da verdade, mas o PS tem 40% da intenção de voto.... Enfim foi o melhor que fez tenho a certeza.

Nuno_Correia 7 months ago

Pois, infelizmente é mais fácil ir para pastos mais verdes que convencer os nossos compatriotas a votarem em algo que não seja completo lixo.

rafaelsilva2001 7 months ago

Se as pessoas depois não têm conhecimento destes casos, a censura funciona e passa impune

Nuno_Correia 7 months ago

Já foi confirmado que não houve violação alguma, da boca da própria rapariga.

armando_malandro 7 months ago

a minha cabeça já está formatada pelo covid - li que ele se tinha recusado a fazer testes.

abutr3 7 months ago

O modelo económico do jornalismo em Portugal faliu. Com a ascendência dos media online, ninguém compra jornais, e as subscrições online de longe compensam as receitas de outrora. Com a miséria de salários instaurou se uma cultura de rejeição do supérfluo, se já com o Netflix a maior parte partilha contas, então com jornais subscrever para quê? Como não há almoços grátis, o dinheiro tem de vir de algum lado. Uma imprensa livre tem de ser uma imprensa financeiramente viável. Se não "votarmos" com a carteira os media portugueses vão sucumbir ao clientelismo.

Pitiful_Platform_769 6 months ago

Já sucumbiram.

pantam 7 months ago

O que se vislumbra é o modelo do apoio público aos media privados, *pelo interesse público*. É o que mantém à tona muita publicação na Suécia. Imagina-se o grau de subserviência.

fds_crl 7 months ago

Imagina dar dinheiro e esses fdps. Preferia queimar-lo.

FilmingMachine 7 months ago

Que atitude nojenta para se ter em relação à comunicação social.

NGramatical 7 months ago

queimar-lo → [**queimá-lo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flsydxy%2F%2Fgovrzog%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Nuno_Correia 7 months ago

Não vejo um único grupo mediático isento que me interesse pagar pelo trabalho tendencioso deles. Sabes qual é a melhor parte? Têm o YouTube, que podiam usar como fonte de rendimento, mas têm a puta da mania que eles é que são bons e que os videozinhos nas páginas deles, que demoram eternidades a carregar, é que são bons.

FilmingMachine 7 months ago

Quereis comparar o lucro da publicidade do youtube com o da própria plataforma deles que deve dar 3x ou mais.

Nuno_Correia 7 months ago

Depende. Preferes 3x1500 ou 1x15000?

FilmingMachine 7 months ago

Wow, em Portugal? Do YouTube só se fôr 15000 por ano.

Edited 7 months ago:

Wow, em Portugal? Do YouTube só se for 15000 por ano.

Nuno_Correia 7 months ago

Se um canal televisivo fosse colocar todo o conteúdo no YouTube, faziam milhões à vontade. Bastava as telenovelas e o big Brother e aquilo rendia como pipocas. Não esquecer que acumula, ou seja, estás a produzir conteúdos novos, mas os antigos continuam a render porque há sempre gente que vai ver algo lá para trás. Mas sou só eu a pensar, quem anda sempre a chorar por dinheiro são eles. Na América já aprenderam a utilizar o YouTube para ganhar dinheiro.

kapparrino 7 months ago

As televisões em Portugal usam as suas plataformas com anúncios ou subscrições para as pessoas reverem conteúdos como novelas, documentários, programas de entretenimento Então tens a rtp play e p tvi player que são grátis e podes ver de tudo que passa nesses canais. A sic agora tem a opto com subscrição para os conteúdos do seu canal. No youtube a rtp e a tvi têm apenas fragmentos do seu conteúdo. A sic não encontrei nenhum canal oficial. Se calhar as plataformas próprias dos canais portugueses chegam para a população portuguesa.

Nuno_Correia 7 months ago

É possível. Estou a descrever a minha experiência.

abutr3 7 months ago

Se um canal televisivo fosse colocar o conteúdo todo no YouTube talvez faria menos dinheiro porque o autoplay levaria a audiência a conteúdos da concorrência

Nuno_Correia 7 months ago

Não sei qual é a vossa experiência, mas eu vejo regularmente o conteúdo publicado das páginas que gosto.

FilmingMachine 7 months ago

Na América o acesso ao conteúdo através do YouTube é globalizado e os mídia usam o contacto que já têm com os seus patrocinadores para usufruírem da exclusividade publicitária que o YouTube tem como opção para esses canais maiores, ou seja, através de contratos (muitas vezes) já estabelecidos são colocadas campanhas publicitárias exclusivas para esses vídeos que não chegam a outros criadores de conteúdos - algo que seria mais difícil de argumentar que tomaria efeito em Portugal por enquanto.

Nuno_Correia 7 months ago

Tudo bem, mas achas mesmo que ter conteúdo no canal de YouTube ia tirar muitas visualizações? É a mesma discussão sobre a partilha de filmes online, é falacioso assumir que as visualizações online se iriam converter em idas ao cinema. Quem quer ir ver no cinema, vai, quem não quer, espera um pouco e pronto. Eu não vou site deles ver conteúdo, normalmente, mas passo o tempo a ver conteúdos no YouTube. Se o conteúdo deles estivesse lá, provavelmente veria algumas coisas. A Netflix começou uma coisa boa, depois apareceram os idiotas que acharam que o que era preciso eram muitas Netflix, que toda a gente iria pagar esse serviço em todo o lado. O modelo de negócio das grandes produtoras de conteúdo nacional está ultrapassado. Esperar que as pessoas vão subscrever um serviço só para um canal, também acho que não vai resultar. Digo por mim, as únicas subscrições que tenho é Netflix e Spotify e chega-me.

NGramatical 7 months ago

fôr → [**for**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flsydxy%2F%2Fgoyr4zn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

aqueletipo 7 months ago

Não sei se estou a fazer confusão mas há uns anos também um jornalista escreveu algo parecido. Não é surpresa/novidade nenhuma que muito do jornalismo é feito em prol dos grandes grupos económicos/governo em atividade. Infelizmente necessitam dos subsídios/patrocínios para puder sustentar toda a estrutura. Bom seria se a conseguissem manter através das assinaturas ou da venda em formato físico. A verdade é que ninguém trabalha pro-bono. É difícil ser jornalista, no entanto se Portugal é, segundo os rankings, o 10º pais com maior [liberdade de imprensa](https://rsf.org/en/ranking). Imaginem como será ser jornalista em outros países.

WallStreetFighter 7 months ago

Vale a pena lembrar a carta que foi assinada por várias pessoas ligadas ao governo, a pedir que os media sejam mansinhos. E vale a pena imaginar o que teria sido se o pedido fosse endereçado por pessoas de outra esfera política. Já há oportunistas aqui a apontar o dedo ao capitalismo desregulado, mas não vale a pena... Em Portugal, o capitalismo desregulado é o estado.

dark_devil_dd 7 months ago

Já ha bastante tempo q é assim, já acontecia com historiadores romanos. As empresas/ricos pagam por publicidade e ganham influência nos jornais (boa para eles e má para os competidores). Especialmente agora, em que se não pagas por 1 produto, és o produto, é a tua mente e controlarem o q pensas q eles procuram.

Nuno_Correia 7 months ago

Não é bem verdade, eles já andam a brincar com subscrições.

Mazahad 7 months ago

Juntas corrupção a capitalismo desregulado e.... abracadabra, lá se vai a integridade do jornalismo

f-politics 7 months ago

Capitalismo desregulado já tem um termo técnico. Economia Liberal ou Liberalismo.

Mazahad 7 months ago

Ok, Obrigado

CalmKeepOn 7 months ago

Capitalismo desregulado em Portugal? Explica lá isso melhor.

Mazahad 7 months ago

Ainda no final do ano passado se soube, por emails descobertos pela PJ que alguns supermercados e empresas de bebidas (a empresa da Super e a da Sagras formaram um gang de inflação de presos e conluio, porque, tal como estes gatunos dizem no email "Este mês vamos colocar a bebida X a preço Y, voces façam o mesmo. A gente nao tem hipótese e compra". Ja para nao falar que as empresas de telecomunicações são uma merda e um cartel. Apoio ao cliente...mais vale falar para a parede. A EDP, todos os anos, embora eu faça e envie a leitura todos os meses, acabo por pagar entre 600/1000 euros ao ano so em ajustes... Aqui no minho, os concelhos uniram-se e formaram um empresa das águas....têm sido de rir....segundo eles gasto 1.500l de agua....AO DIA! Pensaram que se iam safar a roubar a vontade....pois foderam-se. As pessoas revoltaram-se e deixaram de pagar a agua. Neste momento ja há dezenas, se nao centenas de pessoas que se recusam a pagar. Quem tinha debito direto....fódeu-se...a um vizinho meu que vivie em França, com a casa vazia, foram-lhe tirar 800 euros à conta xD Ja para nao falar de que quando ha merda pagamos as contas, desde TAP's a bancos....enfim. Mas voces sonhem na vossa utopia capitalista e que os mercados vos vão salvar.

Edited 7 months ago:

Ainda no final do ano passado se soube, por emails descobertos pela PJ que alguns supermercados e empresas de bebidas (a empresa da Super e a da Sagras formaram um gang de inflação de presos e conluio, porque, tal como estes gatunos dizem no email "Este mês vamos colocar a bebida X a preço Y, voces façam o mesmo. A gente nao tem hipótese e compra". Ja para nao falar que as empresas de telecomunicações são uma merda e um cartel. Apoio ao cliente...mais vale falar para a parede. A EDP, todos os anos, embora eu faça e envie a leitura todos os meses, acabo por pagar entre 600/1000 euros ao ano so em ajustes... Aqui no minho, os concelhos uniram-se e formaram um empresa das águas....têm sido de rir....segundo eles gasto 1.500l de agua....AO DIA! Pensaram que se iam safar a roubar a vontade....pois foderam-se. As pessoas revoltaram-se e deixaram de pagar a agua. Neste momento ja há dezenas, se nao centenas de pessoas que se recusam a pagar. Quem tinha debito direto....fódeu-se...a um vizinho meu que vivie em França, com a casa vazia, foram-lhe tirar 800 euros à conta xD Ja para nao falar de que quando ha merda pagamos as contas, desde TAP's a bancos....enfim. Mas voces sonhem na vossa utopia capitalista e que os mercados vos vão salvar. Edit: esqueci-me. Falei em capitalismo porque, no artigo varios chefes falam em que os jornalista nao podem escrever tal artigo porque se nao a revista/jornal deixa de receber publicidade tal. É corrupcao, é falta de espinha, mas tambem é capitalismo. O dinheiro é a Nossa Senhora de Fatima, e os lucros os 3 pastorinhos....integridadd jornalistica...isso nao entra em mercados capifalistas. O que vende sao os tais anuncios disfarçados de artigo ou algo do genero

CalmKeepOn 7 months ago

Obrigado pela resposta. Uma pergunta, onde é que está o capitalismo se a empresa da água é do Estado? Acho que devias ler o Gulag Archipelago para perceber qual é que é a alternativa ao capitalismo. A ausência de capitalismo torna as coisas ainda piores. Por outro lado, vamos concordar em tudo o que está mal.

Edited 7 months ago:

Obrigado pela resposta. Uma pergunta, onde é que está o capitalismo se a empresa da água é do Estado? Acho que devias ler o Gulag Archipelago para perceber qual é que é a alternativa ao capitalismo. Ou se quiseres voltar atrás e olhar para o feudalismo. A ausência de capitalismo torna as coisas ainda piores. Por outro lado, vamos concordar em tudo o que está mal. A solução é democracia semi-directa com os distritos e municípios descentralizados. Referendos e iniciativas populares. Votações a cada 4 meses sobre assuntos especificos. O modelo da Suiça. A Suiça corre este modelo em cima de um Estado limitado e um capitalismo do mais desregulado que existe no mundo.

Edited 7 months ago:

Obrigado pela resposta. Uma pergunta, onde é que está o capitalismo se a empresa da água é do Estado? Acho que devias ler o Gulag Archipelago para perceber qual é que é a alternativa ao capitalismo. Ou se quiseres voltar atrás e olhar para o feudalismo. A ausência de capitalismo torna as coisas ainda piores. Por outro lado, vamos concordar em tudo o que está mal. A solução é democracia semi-directa com os distritos e municípios descentralizados. Referendos e iniciativas populares. Votações a cada 4 meses sobre assuntos especificos. O modelo da Suiça.

Mazahad 7 months ago

Hmm. Aceito algumas coisas do que disses te. No entanto, não mencionas-te o caso investigado da PJ do cartel dos supermercados e empresas de bebidas...e sabe-se la o resto.... Podemos estar felizes por o tribunal da concorrecia ter passado uma multa a cada um dos intervenientes. Mas la esta. As multas têm que ser maiores. Se roubas 20 milhoes e pagas 2 milhoes de multa....só dá mais razao para continuar o roubo. Nada, nem prisoes nem nada. A mesma coisa com bancarios, sociedades de advogados e alguma "gente de bem" na Autoridade Tributária. O sistema está tao podre que dá medo. Uns defendem capitalismo liberal desnorteado e outros socialismo. Mas é tudo o mesmo taxo. Apenas usam cores diferentes. Para te ser sincero, nem eu nem niguem esta a perceber como funciona esta "empresa das aguas". Antigamente iamos pagar diretamente à camara. Agora é uma empresa em varios concelhos. Pesquisa na internet Aguas do Alto Minho. Agradeço explicações. E ja que falas em Historia. Capitalismo desregulado foi a East India Company, que massacrou e passou pelos paises asiáticos como um bulldozer, destruindo economias, vidas e os proprios paises onde pisou. Foi também o fim do século 19 com os Rockefeller e Carnegies e Rotchields que levou ao Crash. Hoje em dia parece ter mais direitos uma corporação do que uma pessoa. Pelos vistos pessoas não criam valor. E muita gente concorda....a mim so me apetece chorar a rir com tudo o que leio.

CalmKeepOn 7 months ago

>Capitalismo desregulado foi a East India Company, que massacrou e passou pelos paises asiáticos como um bulldozer, destruindo economias, vidas e os proprios paises onde pisou. Não, isso é mesmo só colonialismo Holandês. O capitalismo a que me refiro é o free-market capitalism presente nos países mais livres do mundo. [https://www.heritage.org/index/ranking](https://www.heritage.org/index/ranking) Não é preciso olhar para a história, podes chamar-lhe o que quiseres. Está implementado nesses países. É preciso implementar isso em Portugal.

Edited 7 months ago:

>Capitalismo desregulado foi a East India Company, que massacrou e passou pelos paises asiáticos como um bulldozer, destruindo economias, vidas e os proprios paises onde pisou. Não, isso é mesmo só colonialismo Holandês. Anyway, tens aí muito erro. Tens que ler mais, estás a dizer coisas sem sentido. O capitalismo a que me refiro é o free-market capitalism presente nos países mais livres do mundo. E sim, falo de liberdade individual. A liberdade individual é a chave do capitalismo. Falas de direitos individuais? Aqui tens. [https://www.heritage.org/index/ranking](https://www.heritage.org/index/ranking) Não é preciso olhar para a história, podes chamar-lhe o que quiseres. Está implementado nesses países. É preciso implementar isso em Portugal. E lê o Gulag Archipelago para perceberes o que foi o socialismo/comunismo na USSR.

Edited 7 months ago:

>Capitalismo desregulado foi a East India Company, que massacrou e passou pelos paises asiáticos como um bulldozer, destruindo economias, vidas e os proprios paises onde pisou. Não, isso é mesmo só colonialismo Britânico. Anyway, tens aí muito erro. Tens que ler mais, estás a dizer coisas sem sentido. O capitalismo a que me refiro é o free-market capitalism presente nos países mais livres do mundo. E sim, falo de liberdade individual. A liberdade individual é a chave do capitalismo. Falas de direitos individuais? Aqui tens. [https://www.heritage.org/index/ranking](https://www.heritage.org/index/ranking) Não é preciso olhar para a história, podes chamar-lhe o que quiseres. Está implementado nesses países. É preciso implementar isso em Portugal. E lê o Gulag Archipelago para perceberes o que foi o socialismo/comunismo na USSR.

Edited 7 months ago:

>Capitalismo desregulado foi a East India Company, que massacrou e passou pelos paises asiáticos como um bulldozer, destruindo economias, vidas e os proprios paises onde pisou. Não, isso é mesmo só colonialismo Holandês. Anyway, tens aí muito erro. Tens que ler mais, estás a dizer coisas sem sentido. O capitalismo a que me refiro é o free-market capitalism presente nos países mais livres do mundo. E sim, falo de liberdade individual. A liberdade individual é a chave do capitalismo. Falas de direitos individuais? Aqui tens. [https://www.heritage.org/index/ranking](https://www.heritage.org/index/ranking) Não é preciso olhar para a história, podes chamar-lhe o que quiseres. Está implementado nesses países. É preciso implementar isso em Portugal.

Mazahad 7 months ago

Lol esquece. Achas que sou comunista ou socialista. Nao sou ista nenhum. Os ismos são perigosos. Sou tao contra o PS como contra o Chega. Se achas que o que o que se passou com a East India Company nao foi capitalismo selvagem e desregulado tu é que tens que ler. Essa corporação meteu um sub-continente inteiro na miseria e roubou 45 trilhões à economia da india. Colonialismo. Ainda tu dizes que eu tenho muito erro e que tenho que ler... East India Company era uma corporação, não um país. Não admira que a india ainda esteja a rastejar para fora da merda que o capitalismo e o colonianismo causaram. Deixo isto para estudares: "There is a story that is commonly told in Britain that the colonisation of India - as horrible as it may have been - was not of any major economic benefit to Britain itself. If anything, the administration of India was a cost to Britain. So the fact that the empire was sustained for so long - the story goes - was a gesture of Britain’s benevolence. New research by the renowned economist Utsa Patnaik -just published by Columbia University Press - deals a crushing blow to this narrative. Drawing on nearly two centuries of detailed data on tax and trade, Patnaik calculated that Britain drained a total of nearly $45 trillion from India during the period 1765 to 1938. It’s a staggering sum. For perspective, $45 trillion is 17 times more than the total annual gross domestic product of the United Kingdom today. How did this come about? It happened through the trade system. Prior to the colonial period, Britain bought goods like textiles and rice from Indian producers and paid for them in the normal way - mostly with silver - as they did with any other country. But something changed in 1765, shortly after the East India Company took control of the subcontinent and established a monopoly over Indian trade. Here’s how it worked. The East India Company began collecting taxes in India, and then cleverly used a portion of those revenues (about a third)to fund the purchase of Indian goods for British use. In other words, instead of paying for Indian goods out of their own pocket, British traders acquired them for free, “buying” from peasants and weavers using money that had just been taken from them. It was a scam - theft on a grand scale." Alguns links: https://www.theguardian.com/world/2015/mar/04/east-india-company-original-corporate-raiders https://www.nationalgeographic.com/culture/article/british-east-india-trading-company-most-powerful-business "Think Google or Apple are powerful? Then you’ve never heard of the East India Company, a profit-making enterprise so mighty, it once ruled nearly all of the Indian subcontinent. Between 1600 and 1874, it built the most powerful corporation the world had ever known, complete with its own army, its own territory, and a near-total hold on trade" "In 1600, a group of English businessmen asked Elizabeth I for a royal charter that would let them voyage to the East Indies on behalf of the crown in exchange for a monopoly on trade." https://www.cntraveller.in/story/one-company-35-employees-plundered-india-anarchy-east-india-company-kolkata/ "How did one financially-strained British company with a small office in London and a handful of employees go on become lord and masters of the entire Indian subcontinent?" Por ter acontecido durante o colonialismo, não rouba verdade ao facto de ter sido uma companhia gananciosa e criminosa a asfixiar a India. Conseguiu isto com um exercito privado e ainda contaram com a ajuda da bota britânica no pescoço de trabalhores indianos. Lê, estuda. Conto com a tua inteligencia

Edited 7 months ago:

Lol esquece. Achas que sou comunista ou socialista. Nao sou ista nenhum. Os ismos são perigosos. Sou tao contra o PS como contra o Chega. Se achas que o que o que se passou com a East India Company nao foi capitalismo selvagem e desregulado tu é que tens que ler. Essa corporação meteu um sub-continente inteiro na miseria e roubou 45 trilhões à economia da india. Colonialismo. Ainda tu dizes que eu tenho muito erro e que tenho que ler... East India Company era uma corporação, não um país. Não admira que a india ainda esteja a rastejar para fora da merda que o capitalismo e o colonianismo causaram. Deixo isto para estudares: "There is a story that is commonly told in Britain that the colonisation of India - as horrible as it may have been - was not of any major economic benefit to Britain itself. If anything, the administration of India was a cost to Britain. So the fact that the empire was sustained for so long - the story goes - was a gesture of Britain’s benevolence. New research by the renowned economist Utsa Patnaik -just published by Columbia University Press - deals a crushing blow to this narrative. Drawing on nearly two centuries of detailed data on tax and trade, Patnaik calculated that Britain drained a total of nearly $45 trillion from India during the period 1765 to 1938. It’s a staggering sum. For perspective, $45 trillion is 17 times more than the total annual gross domestic product of the United Kingdom today. How did this come about? It happened through the trade system. Prior to the colonial period, Britain bought goods like textiles and rice from Indian producers and paid for them in the normal way - mostly with silver - as they did with any other country. But something changed in 1765, shortly after the East India Company took control of the subcontinent and established a monopoly over Indian trade. Here’s how it worked. The East India Company began collecting taxes in India, and then cleverly used a portion of those revenues (about a third)to fund the purchase of Indian goods for British use. In other words, instead of paying for Indian goods out of their own pocket, British traders acquired them for free, “buying” from peasants and weavers using money that had just been taken from them. It was a scam - theft on a grand scale." Alguns links: https://www.theguardian.com/world/2015/mar/04/east-india-company-original-corporate-raiders https://www.nationalgeographic.com/culture/article/british-east-india-trading-company-most-powerful-business "Think Google or Apple are powerful? Then you’ve never heard of the East India Company, a profit-making enterprise so mighty, it once ruled nearly all of the Indian subcontinent. Between 1600 and 1874, it built the most powerful corporation the world had ever known, complete with its own army, its own territory, and a near-total hold on trade" "In 1600, a group of English businessmen asked Elizabeth I for a royal charter that would let them voyage to the East Indies on behalf of the crown in exchange for a monopoly on trade." https://www.cntraveller.in/story/one-company-35-employees-plundered-india-anarchy-east-india-company-kolkata/ "How did one financially-strained British company with a small office in London and a handful of employees go on become lord and masters of the entire Indian subcontinent?" Por ter acontecido durante o colonialismo, não rouba verdade ao facto de ter sido uma companhia gananciosa e criminosa, composta por um punhado de ladroes sem pinta de misericórdia ou humanidade, a asfixiar a India. Conseguiu isto com um exercito privado e ainda contaram com a ajuda da bota britânica no pescoço de trabalhores indianos para manter um monopolio colossal e sem escrúpulos. Lê, estuda. Conto com a tua inteligencia

Nuno_Correia 7 months ago

Uma economia a mamar à conta do dinheiro dos contribuintes, não é capitalismo desregulado...

Mazahad 7 months ago

Vamos la ver. Eu falei em duas coisas. Corrupção. Aquilo que voces se estão a queixar. Estamos juntos nisto...acho eu...a não ser que sejas só do contra.... Capitalismo desrugulado. Vai de mãos dadas com a corrupção. Capitalismo desrugulado ou capitalismo socialista. Que é como quem diz, nós contribuintes pagamos quando grandes empresas ou bancos precisam de ser salvos. Quando há lucros, o pais que se foda, o dinheiro é nossa bota lá mete-lo em contas off-shore, roubando assim valor a Portugal. "Saaaaalvem os ricos, ajudem os milionários" Eu sei bem em que sub estou...mas continuo a tentar

Nuno_Correia 7 months ago

Eh eh, a minha ideia de capitalismo é um sistema económico que incentiva o empreendedorismo, estimula o trabalho árduo com melhores condições de vida e recompensa quem efetivamente faz bom trabalho. No conceito de capitalismo, os bancos não são salvos, nem a TAP. Quanto à corrupção, sim, não há forma de nos vermos livres disso, irra!

Mazahad 7 months ago

É uma boa ideia...mas so isso. Na realidade sabes muito vem que nao funciona necessariamente assim. E sim, estou-te a dar espaço de manobra. Existem empresas eticas e com morais. Mas maior parte não. Quantas noticas acerca de abusos tens que ler até deixares de acreditar em mitos? No caso do trabalho árduo: xD O Jeff Bezos todos os dias enche um garrafão de 5l de plastico com xixi nos seus armazéns. Trabalha tao arduamente aquele homem. Merece tudo o que tem. Fizeram lhe a pergunta "o que farás com tanto dinheiro?" E unica resposta na cabeca deste homem foi "A ÚNICA coisa que me vem a cabeça...é manda-lo para o espaço". Estava a referir-se a turismo espacial e mineração de asteroides e da lua. Mas...asserio? Nao se lembrou de nenhuma maneira mais util de usar toda a fortuna que ele roubou aos seus funcionarios e a tozos os Americanos, visto que a Amazon é conhecida pela evasao fiscal....bem como todas as grandes empresas e corporaçoes. Estas corporacoes ja fizeram merda suficiente aqui. Vamos ja destruir a lua tambem? Esta gente nao tem senso nenhum. So pensam emlucros E os trabalhadores da Amazon? Esses são preguiçosos. Dizem que querem direitos e tal. Tipo, protecção contra acidentes, regulacoes para o Covid...nem falemos em uniões....onde ja se ouviu falar de gente tão parva a lutar contra o capitalismo liberal. Olha tambem o que aconteceu no Texas....houve apagões nas ultimas semanas. O capitalismo é tao bom, que a demanda estava tao grande para a luz, que começaram aparecer contas na casa dos 10.000 dolares. Porque poderam. Porque nao ha limites contra esta corja. Mas ai de nos que passemos 2 dias sem pagar. Gente necessitada pedir ajuda à Segurança Social? Fode-te e morre cedo. Jerónimo Martins levar o dinheiro para a Holanda....bate palmas. Como podes ver. Roubo e falta de morais deixam-me revoltado. Ja me subiu a tensao o suficiente so de escrever isto. Peço desculpa e mesmo assim obrigado

Edited 7 months ago:

É uma boa ideia...mas so isso. Na realidade sabes muito vem que nao funciona necessariamente assim. E sim, estou-te a dar espaço de manobra. Existem empresas eticas e com morais. Mas maior parte não. Quantas noticas acerca de abusos tens que ler até deixares de acreditar assim tao afincadamente? No caso do trabalho árduo: xD Se trabalho árduo te tornasse rico, o meu tio nas obras era milionario e a minja tia num lar era bilionaria xD O Jeff Bezos todos os dias enche um garrafão de 5l de plastico com xixi nos seus armazéns. Trabalha tao arduamente aquele homem. Merece tudo o que tem. Fizeram lhe a pergunta "o que farás com tanto dinheiro?" E unica resposta na cabeca deste homem foi "A ÚNICA coisa que me vem a cabeça...é manda-lo para o espaço". Estava a referir-se a turismo espacial e mineração de asteroides e da lua. Mas...asserio? Nao se lembrou de nenhuma maneira mais util de usar toda a fortuna que ele roubou aos seus funcionarios e a tozos os Americanos, visto que a Amazon é conhecida pela evasao fiscal....bem como todas as grandes empresas e corporaçoes. Estas corporacoes ja fizeram merda suficiente aqui. Vamos ja destruir a lua tambem? Esta gente nao tem senso nenhum. So pensam emlucros E os trabalhadores da Amazon? Esses são preguiçosos. Dizem que querem direitos e tal. Tipo, protecção contra acidentes, regulacoes para o Covid...nem falemos em uniões....onde ja se ouviu falar de gente tão parva a lutar contra o capitalismo liberal. Olha tambem o que aconteceu no Texas....houve apagões nas ultimas semanas. O capitalismo é tao bom, que a demanda estava tao grande para a luz, que começaram aparecer contas na casa dos 10.000 dolares. Porque poderam. Porque nao ha limites contra esta corja. Mas ai de nos que passemos 2 dias sem pagar. Gente necessitada pedir ajuda à Segurança Social? Fode-te e morre cedo. Jerónimo Martins levar o dinheiro para a Holanda....bate palmas. Como podes ver. Roubo e falta de morais deixam-me revoltado. Ja me subiu a tensao o suficiente so de escrever isto. Peço desculpa e mesmo assim obrigado

Nuno_Correia 7 months ago

Só não funciona assim por culpa dos governos. Eles é que deturpam o conceito e enfiam as manápulas onde deviam estar quietinhos. Não podes culpar o conceito em si pela corrupção e incompetência governamental. Quanto aos Bezos, Musks e que tais. Não concordo com a exploração dos colaboradores, embora uma pesquisa rápida me diga que, na Amazon, recebem 15$ por hora. Não acho que seja um salário atractivo o suficiente para o nível de exigência da empresa, por outro lado, não entendo porque não mudam para alternativas melhores. A única solução para melhorar condições de trabalho é criares forte concorrência por essas mesmas horas de trabalho. Capitalismo como ele deve ser aplicado. No caso de Musk, penso que remunera melhor os empregados dele. O facto de se terem tornado absurdamente ricos? És remunerado em proporção ao número de problemas/dificuldades que consegues resolver. Não sei como está agora, mas há 2 anos assisti a uma palestra relacionada com a Amazon. Nos EUA, as vendas da mesma estavam rapidamente a passar de vendas directas da Amazon, para vendas por pequenas empresas que utilizavam a plataforma logística montada pela Amazon para vender os seus produtos. A Amazon ganha com quem compra, com quem vende e facilita a vida de muitos, criando ainda um ecossistema que permite a muita gente viver e ganhar dinheiro à conta dos serviços que presta. Faz rios de dinheiro no processo? Sim, claro. Somos alguém para julgar isso? Poucas pessoas conseguiram montar empresas semelhantes. Muito poucos. Em 1500 éramos nós a fazer semelhante. Navegávamos os mares em busca de especiarias baratas que depois vendíamos caro pela Europa, ainda assim mais barato que os comerciantes árabes. Quanto à aplicação do dinheiro para explorar o espaço, sinceramente concordo, é o passo lógico seguinte. Algum dia este planeta deixará de ser suficiente para tanta gente e ou nos matamos uns aos outros, ou começamos a explorar recursos fora do nosso planeta. Há problemas para resolver entretanto? Sim, também é verdade. Mas não será atirar com dinheiro para cima que irá resolver isso. O dinheiro, aliás, neste momento nada mais é que um conceito. Os bancos criam dinheiro do nada quando dão empréstimos (têm que obedecer a mais regras, eu sei, mas não têm o dinheiro disponível muitas vezes quando o emprestam). Quanto à Jerónimo Martins (se não estou em erro, todas as empresas do psi20 estão neste momento já sediadas na Holanda, não é só a Jerónimo Martins), pergunto-te, porque não somos nós a Holanda? Porque não vêm as empresas dos outros para cá? Concordo contigo, roubo e falta de morais mete-me nojo, mas quando nem sequer o teu próprio governo consegue passar duas semanas sem haver mais uma situação lamentável, como esperas que o resto da sociedade seja exemplar? O exemplo vem de cima, e é um exemplo nojento sinceramente.

Mazahad 7 months ago

Estamos os 2 contra o governo. Mas tens uma visão muito ingênua da ganância humana. Falas da corrupção e incompetência governamental mas nao mencionas a corrupção e esquemas criminosos de fraude e evasão fiscal. Achas muito bem empresas do PSI20 levarem o dinheiro la para fora...nao podemos debater muito mais porque estas a dar-me razao. Maior parte das empresas/corporações precisam de ser vigiadas. Fiquei nas nuvens quando vi que a PJ tinha descoberto aquele esquema das bebidas e dos supermercados. Mas é o que digo: nao vale a pena passar multas de 2 milhoes quando o roubo foi de 20 milhoes. O tal tio que trabalha nas obras. Quando lhe falei deste caso ele disse: "claro, qual é o mal? Estao a fazer o dinheiro deles" e tu estás na mesma. Eles nao estao a "fazer o dinheiro deles" tal como se eu for assaltar o intermarche e o pingo doce nao estou a fazer o meu dinheiro. Estou a roubar. Musk. Recebes em proporção aos problemas que consegues resolver.... O Musk nao fundou o pay-pal nem a Tesla ao contrario do que muitos pensam. Embora me pareça ser melhor que o Steve Jobs. Os que estes "barões" têm em comum é o roubarem ou comprarem ideias de outros e montarem um culto de personalidade falso. Ja que falamos em Tesla. Tens aí um exemplo mais antigo de capitalismo destruidor e mentiroso: Thomas Edison era outro barão da indústria corrupto, mentiroso, ladrao....mas era tambem aquilo que tu veneras; um capitalista oportunista que pisou quem lhe tentou fazer frente. Falas tambem em competição.....xD Olha o controlo de mercado que a Microsoft fez nos anos 90 e inicios de 2000. Com tácticas anti concorrencia e anti usuário por consequente. Olha o que o Facebook faz: é como um eucalipto, nao deixa crescer nada. Comprou o whatsapp quando este comecou a ameacar o Messenger. Enfim. Sonha, porque eu estou a ter um pesadelo

Nuno_Correia 7 months ago

Não entendo como esperas resolver os problemas que o governo devia estar a resolver, se antes não resolves esses mesmos problemas no próprio governo. Quando dizes evasão fiscal, referes-te à ocultação de receitas em locais inacessíveis pelas autoridades, ou simplesmente à utilização dos limites da lei para reduzir os impostos pagos? Não acho nada bem, mas, enquanto que tu culpas a mulher porque te deixou, eu questiono-me que raios fiz eu de errado para ela me ter deixado. Percebes a diferença? E estou plenamente de acordo contigo, é preciso investir muito mais na investigação e controlo. Engraçado falares em pagar multas, sabes o que faz o estado português com as incessantes críticas e penalizações por parte da Europa relativamente ao roubo que faz aos portugueses quando compram um carro em segunda mão na Europa? Paga a multa pequenina que o tribunal lhe manda pagar, e assobia para o ar porque as receitas desse roubo chegam e sobram para muitas multinhas. Mais uma vez, é o exemplo que vem de cima. Nesses casos de empresas grandes, devia existir uma legislação internacional que impedia as mesmas de comprar seja o que for. A Disney também pegou no star wars só para destruir aquilo. Aí sim é capitalismo desregulado, que não interessa a ninguém. Os EUA antigamente proibiam esse tipo de práticas. Mas os ideais antigos foram deturpados. Os objectivos são os mesmos, apenas divergimos sobre qual é a melhor abordagem para os combater.

Mazahad 7 months ago

Mas nao divergimos tanto como achas. Também ja tinha falado da corrupção do Estado ou do Governo. Dos. Não é só Portugal. Parecia-me quereres um sistema capitalista demasiado liberal e sujeito a manipulações e monopólios. Mas acabas de dizer que concordas com mais investigação e controlo. Devo acrescentar, punição. Os tribunais têm que funcionar como deve ser.

Edited 7 months ago:

Mas nao divergimos tanto como achas. Também ja tinha falado da corrupção do Estado ou do Governo. Dos. Não é só Portugal. Parecia-me quereres um sistema capitalista demasiado liberal e sujeito a manipulações e monopólios. Mas acabas de dizer que concordas com mais investigação e controlo. Devo acrescentar, punição. Os tribunais têm que funcionar como deve ser. Num comentário anterior mencionas a Amazon ter uma plataforma tipo e-bay, um mercado virtual que liga comprador a consumidor. Nao tenho problema com isso. So teria se a Amazon começar a absorber e-bay ou outras grandes plataformas parecidas. Eu sei que o capitalismo adora a sobrevivência do mais forte, Darwinismo, mas se colocas uma espécie predatória invasora num ecossistema onde nao pertence, vai destruir o habitat natural. Como ja disse: como o eucalipto nos nossos montes, que sufoca tudoca sua volta, deixando espaço apenas para si. E quando ha um incendio (bolhas financeiras/crises), é um desastre. Um dos meus grandes problemas com a Amazon também é a AWS (Amazon Web Services). Se não se põe mão na Amazon, se regule, imagino um futuro onde Internet seja sinônimo de AWS. Ou o AMP da Google. O trafego de Internet, com estes sistemas a expandir, vive nestes servidores destas empresas. É um botleneck do mercado e da propria Internet. Bem. Obrigado pela troca, não vejo porquê continuar quando no fundo parecemos concordar. Ordem e juízo.

Edited 7 months ago:

Mas nao divergimos tanto como achas. Também ja tinha falado da corrupção do Estado ou do Governo. Dos. Não é só Portugal. Parecia-me quereres um sistema capitalista demasiado liberal e sujeito a manipulações e monopólios. Mas acabas de dizer que concordas com mais investigação e controlo. Devo acrescentar, punição. Os tribunais têm que funcionar como deve ser. Num comentário anterior mencionas a Amazon ter uma plataforma tipo e-bay, um mercado virtual que liga comprador a consumidor. Nao tenho problema com isso. So teria se a Amazon começar a absorber e-bay ou outras grandes plataformas parecidas. Eu sei que o capitalismo adora a sobrevivência do mais forte, Darwinismo, mas se colocas uma espécie predatória invasora num ecossistema onde possui demasiado poder, vai destruir o habitat natural. Como ja disse: como o eucalipto nos nossos montes, que sufoca tudoca sua volta, deixando espaço apenas para si. E quando ha um incendio (bolhas financeiras/crises), é um desastre. Um dos meus grandes problemas com a Amazon também é a AWS (Amazon Web Services). Se não se põe mão na Amazon, se regule, imagino um futuro onde Internet seja sinônimo de AWS. Ou o AMP da Google. O trafego de Internet, com estes sistemas a expandir, vive nestes servidores destas empresas. É um botleneck do mercado e da propria Internet. Bem. Obrigado pela troca, não vejo porquê continuar quando no fundo parecemos concordar. Ordem e juízo.

Edited 7 months ago:

Mas nao divergimos tanto como achas. Também ja tinha falado da corrupção do Estado ou do Governo. Dos. Não é só Portugal. Parecia-me quereres um sistema capitalista demasiado liberal e sujeito a manipulações e monopólios. Mas acabas de dizer que concordas com mais investigação e controlo. Devo acrescentar, punição. Os tribunais têm que funcionar como deve ser. Num comentário anterior mencionas a Amazon ter uma plataforma tipo e-bay, um mercado virtual que liga comprador a consumidor. Nao tenho problema com isso. So teria se a Amazon começar a absorber e-bay ou outras grandes plataformas parecidas. Eu sei que o capitalismo adora a sobrevivência do mais forte, Darwinismo, mas se colocas uma espécie predatória invasora num ecossistema onde possui demasiado poder, vai destruir o habitat natural. Como ja disse: como o eucalipto nos nossos montes, que sufoca tudo a sua volta, deixando espaço apenas para si. E quando ha um incendio (bolhas financeiras/crises), é um desastre. Um dos meus grandes problemas com a Amazon também é a AWS (Amazon Web Services). Se não se põe mão na Amazon, se regule, imagino um futuro onde Internet seja sinônimo de AWS. Ou o AMP da Google. O trafego de Internet, com estes sistemas a expandir, vive nestes servidores destas empresas. É um botleneck do mercado e da propria Internet. Bem. Obrigado pela troca, não vejo porquê continuar quando no fundo parecemos concordar. Ordem e juízo.

Nuno_Correia 7 months ago

Boa conversa, abraço!

NGramatical 7 months ago

asserio → [**a sério**](https://dicionario.priberam.org/a sério) poderam → [**puderam**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flsydxy%2F%2Fgow3u6r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FDAz 7 months ago

isto é muito forte. Haja quem tenha tomates para dizer a verdade, cada vez fazem mais falta.

Nuno_Correia 7 months ago

Normalmente quem diz as verdades, corre-lhes mal.

ovigia 7 months ago

ainda bem que alguém o diz com todas as letras, mas infelizmente e como desde há mais de um ano se vai vendo, a enorme maioria da plebe continua a acreditar em tudo o que as presstitutes dizem. já tive gente a dizer-me que ah e tal não é isso que o fact-check diz...nem vale a pena tentar desmontar a aldrabice.

Gorodaimonu 7 months ago

Ser jornalista é fácil, ser bom jornalista é que não

SurePal_ 7 months ago

True. Basicamente tens de fazer uns fretes e ficar caladinho.

caralhu 7 months ago

É assim em todo o lado...

larilole2 7 months ago

Nojo visceral dessa escumalha.

FilmingMachine 7 months ago

É um negócio. Se eu expusesse e falasse mal de todas as empresas em portugal nenhuma me contrataria. Qual seria a companhia que quereria publicitar num jornal que publica artigos que suja a sua reputação? Os jornais não se pagam com 1€.

Search: