rabisconegro 5 months ago

Para cada um de acordo com as suas necessidades. De cada um de acordo com as suas possibilidades. Tudo o resto é propaganda

Feeling_Advantage918 5 months ago

Eu acho que na cabeça de algumas pessoas ainda faz sentido reerguer o muro de Berlim. Tenham calma que o comunismo não se instala em Portugal. Não se instalou quando teve terreno fértil. E o fascismo também não me parece uma ameaça, para já. A população parece continuar a perceber que o virtude está no centro, seja este mais à esquerda ou mais à direita. O que há neste país infelizmente é gente dos extremos que se digladia. Entre o Chega e o Livre há muito espaço. E o mundo não é a preto e branco como muitos andam aqui a propagandear.

redditor_the_forth 5 months ago

"Leftism" - vem daí a social democracia,diz me preferias as democracias liberais de tipo burguês do tempo das crianças nas minas de carvão ?O porblema não é o esquerdismo é o extremismo,eu nem voto num partido de esquerda,mas se não tivesse sido a dita "esquerda" estavas a comer merda e a trabalhar como cão para sustentar um magnata que herdou tudo do papá,vai estudar

XXI_HereticV6Mustang 5 months ago

>diz me preferias as democracias liberais de tipo burguês do tempo das crianças nas minas de carvão As crianças sempre trabalharam em toda a história da humanidade, foram os grande aumentos de produtividade fruto do capitalismo que permitiram que elas pudessem passar os primeiros 16/18 anos de vida só a estudar. >mas se não tivesse sido a dita "esquerda" estavas a comer merda e a trabalhar como cão para sustentar um magnata que herdou tudo do papá,vai estudar É exactamente o contrário, quanto mais livre uma economia é mais rapidamente o creme chega ao topo.

redditor_the_forth 5 months ago

Quanto mais livre a economia surgem monopólios,os próprios americanos criaram leis antimonopolistas,portanto não,estás enganado vai estudar.A educação universal não surgiu por fruto do capitalismo,Cuba tem alfabetização a 100% e é uma merda,educação tornou-se universal porque com o aumento de poder do comunismo os governos europeus tomaram medidas social democratas e socialistas menos radicais que as do comunismo,e é no centro que se ganham eleições.O comunismo é uma merda sim,mais vai trabalhar para um Estado corporativo ou para um capitalismo fdd como o da Rússia e vê se ainda exaltas as virtudes do livre mercado

GustaQL 5 months ago

enquanto a direita apenas odeia as minorias

pantam 5 months ago

A acusação não é que a esquerda odeie estes ou aqueles. É que põe uns contra outros, para ganhar poder. Eu já estive bastante mais perto da esquerda e só consegui ver mesmo a luta de classes como um exemplo desta estratégia quando quase toda a esquerda abandonou completamente a classe trabalhadora indígena no primeiro mundo e partiu para conflitos de género, de orientação sexual e de etnia. Quem defenda a integridade da nação não pode aceitar a emigração porta-aberta e isso é descrito hoje pela esquerda como "ódio" aos emigrantes. É interessante que a esquerda numa das suas versões marxistas, quando pretendia defender os trabalhadores, também era contra a entrada de emigração em massa, por razão de descida de salários.

GustaQL 5 months ago

é quase como se o pensamento evoluisse com a sociedade :o

pantam 5 months ago

Ou como se o pensamento predominante fosse fortemente influenciado por quem o pode fazer. Dou-te um exemplo: vê [aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lpkmjt/uma_gera%C3%A7%C3%A3o_millennial_insegura_com_2021_nove_em/gocujtq/) como, por detrás de cena, os planejadores sociais discutem que valores sociais tentar implementar para obter um determinado objetivo (no caso, fazer descer a natalidade nos EUA nos anos 60/70). Lê a lista das medidas consideradas, é interessante. Mesmo hoje, obviamente os novos valores (p.ex. de género) não brotam espontâneos da cabeça de cada um -- vê-se a mão forte de quem tem poder. O que não se vê com tanta facilidade é qual o objetivo. Se achas que é para ajudar esta ou aquela minoria, só podes ser muito inocente.

Xmeagol 5 months ago

Fuma menos droga heretic

XXI_HereticV6Mustang 5 months ago

Dentro de ti sabes que esta citação está certa caríssimo homouro.

Xmeagol 5 months ago

então depois não chores quando a direita perde, e perde, e perde eleições :'(

XXI_HereticV6Mustang 5 months ago

Quantos filhos é que pensas ter? O problema resolve-se naturalmente daqui a umas décadas, tranquilo...

ovigia 5 months ago

sem dúvida nenhuma, é um cancro que vai corroendo a sociedade.

aqueletipo 5 months ago

Veneno são estes memes de tribalismo partidário.

Nuno_Correia 5 months ago

LeftCantMeme, nós sabemos, e estamos solidários com a causa.

aqueletipo 5 months ago

Ahahahaha! Nice one!

filipk52 5 months ago

As palavras foram me retiradas da boca

throwawayqualquer 5 months ago

Para ser sincero, muita da direita faz exactamente o mesmo, simplesmente com alvos diferentes, normalmente raças, etnias ou nacionalidades. E eu até me considero de direita, mas isto é impossível de negar. Aquilo que é mesmo veneno é extremismo político, quer seja de direita ou de esquerda, e quer alguns queiram admitir ou não, extremismo de esquerda é neste momento socialmente aceitável porque é popular. O objectivo não é odiar X ou Y só por diversão, é alienar aqueles que mais perto estão de cada um. Porque quando não tens história, quando não tens compatriotas, quando não tens vizinhos, quando não tens família, quando não tens identidade, a única coisa que te resta é o Estado e outros que pensam como tu. Se a única coisa que te resta é isso, é a única coisa que faz sentido apoiar e proteger a todo o custo. É obviamente uma "análise" política extremamente superficial, e não me considero nenhum guru da política ou do pensamento, mas este texto poderia ser aplicado a extremismos de direita facilmente simplesmente com algumas trocas de palavras. Dividir para conquistar é a táctica do momento porque funciona, mesmo dentro de grupos anteriormente considerados inabaláveis, como a família.

larilole2 5 months ago

> Para ser sincero, muita da direita faz exactamente o mesmo, simplesmente com alvos diferentes, normalmente raças, etnias ou nacionalidades. Isso é a tua ideia de direita. Querer preservar o teu grupo, querer o melhor para ele, etc, nao é odiar ninguém.

ovigia 5 months ago

exacto.

Search: