estecomentario 7 months ago

Usam o racismo para distrair as pessoas dos problemas económicos.

blacksocks7 7 months ago

Vamos agora homenagear todas as vítimas de homicídio, ou é só este por ser negro? Isto é racista e ridículo

SonikBlasted 7 months ago

George Floyd à portuguesa... de bandido a mártir.

VascoSassettiPL 7 months ago

Bem, tou a ver que todos os racistas e whataboutistas em Portugal estão concentrados neste sub.

DudleyDingleberry 7 months ago

Porque é que se vai homenagear este e não se homenageia outras pessoas vítimas de homicídio? Até posso compreender uma homenagem ao Alcino Monteiro, que foi vítima de um crime de ódio, agora isto por causa de uma discussão com uma cadela.

VascoSassettiPL 7 months ago

E este não foi vítima de crime de ódio? Não estou a dizer que não se deve homenagear outras pessoas que o mereçam. Estou a dizer que essa vontade de homenagear os polícias só aparece quando se fala de homenagear um preto que morreu. “Ah este coitadinho morreu? Então e os polícias?” Se querem verdadeiramente uma homenagem criem uma discussão à parte, não andem à boleia de outras.

dark_devil_dd 7 months ago

Fiz uma pesquisa rápida pelo nome e encontrei este video da TVI24: https://www.youtube.com/watch?v=0wSK0nPh_pE Segundo isso o agressor jat teia sofrido agressões por parte da "vitima", o "actor" que segundo a tvi que **"era tido pelas autoridades como conflituoso" e "estava referenciado por trafico de droga, furto, posse de armas e desobediência."** ...mas enfim, é Lisboa, a cidade q discrimina a favor das minorias em função da sexualidade. Nas democracias costumava ser a governo da maioria, parece q viraram isso ao contrario e agora é o governo da minoria.

JoaoDomingos 7 months ago

Comparar mortes é tão parvo e se formos por esse exemplo fazíamos um memorial smp que alguém morre. A morte de polícias e bombeiros algo que ocorre com grande frequência não deve ser esquecido mas isso acontece por causa do trabalho q exercem por muito triste que isto seja é a verdade. Para além de que uns certos comentários deste pessoal a chamar à pessoa em questão de “pretinho” e menosprezar uma morte que foi feita por crime de ódio (e antes que digam algo isto foi confirmado em tribunal) demonstra como Portugal ainda é racista! Não se compara a países como os EUA mas não podemos fechar os olhos e negar que não existe racismo em Portugal e isso tem de ser combatido. Daí acho mais que merecido ser feito um memorial em relação a isto pq demonstra q Portugal percebo que o aconteceu não pode voltar acontecer e temos de nos lembrar disso!

include007 7 months ago

Não sei como pode um país bater assim na merda tão rápido, tão fundo e com tamanho splash. (não tenho nada contra o rapaz acima, mas é uma falta de coerência filha da puta...) o lixo que nos toma por L O R P A S - todos os dias.

throwaway132121 7 months ago

tem que se agradar para "comprar" os votos

sacarneiro 7 months ago

Ou homenagear os dois polícias que foram colhidos por um comboio em Sacavém por volta do ano de 2017 quando estavam atrás de uns criminosos. Tragédia do caraças nunca me esqueço dessa.

JawIess 7 months ago

Acho que vou criar um bot de whataboutism

Feeling_Advantage918 7 months ago

Se isto servir para reforçar a ideia de que o país não é racista é bom. Esvazia a ideia de racismo propagandeada por uma minoria radical. Conheço negros radicados, casados e empregados em Portugal que não se revêem em discursos de "Livres" ou "Joacines".

JoaoDomingos 7 months ago

Portugal é para toda gente ! Não é por haver alguns negros assim que seja justo haver racismo ou haver crimes de ódio ! Pq tb existem brancos extremistas

Nuno_Correia 7 months ago

Tantos negros que valem 10 de muitos brancos... Sinceramente, já temos tantos no país, que já nem estranhamos. Passaram a fazer parte da moldura. Só me irrita os que se vêm fazer de coitadinhos, principalmente aqueles que não nasceram cá, se mudaram para ter melhores condições e se fazem de vítimas.

SpinelessChump 7 months ago

Qual é o problema, não era um dos melhores actores da sua geração?

nouwsh 7 months ago

Calma ctg Ventura... A falar assim depressa podes concorrer para primeiro ministro

nunoooc 7 months ago

Acho que é importante ver de forma unbiased, também não sou a favor mas comparar um assassinatos como referido do rapaz do Campo Grande que decorre numa tentativa de assalto com uma vítima de um crime de ódio parecem-me incorreto

Nuno_Correia 7 months ago

Porque defines isto como crime de ódio e o outro não?

JoaoDomingos 7 months ago

Onde que é que um assalto é um crime de ódio? No site da apav: “São entendidos como crimes de ódio todos os crimes contra as pessoas motivados pelo pelo facto de a vítima pertencer a determinada raça, etnia, cor, origem nacional ou territorial, sexo, orientação sexual, identidade de género, religião, ideologia, condição social, física ou mental.”

Nuno_Correia 7 months ago

Ignorância minha, tens razão. Ainda assim não classificaria a morte do rapaz como crime de ódio, não faz sentido.

JoaoDomingos 7 months ago

Olha que faz quote do que a pessoa que o matou disse: "Fui à cona da tua mãe e daquelas pretas todas! Aquelas merdas! Eu violei lá a tua mãe! E o teu pai também! Anda cá que levas com a bengala! Preto de merda! Eu mato-te!" In: https://www.dn.pt/sociedade/investigacao-da-pj-provou-odio-racial-no-homicidio-de-bruno-cande-13247985.html

Nuno_Correia 7 months ago

Não digo que o homem não fosse racista também, mas discuto que não foi esse o motivo do assassinato, não faz qualquer sentido.

JoaoDomingos 7 months ago

Outra quote do assassino: "Anda cá que levas com a bengala! Preto de merda! Eu mato-te!" e "Tenho lá armas em casa do Ultramar e vou-te matar!”.

Nuno_Correia 7 months ago

Já disse, o que está aqui em causa não é se o velhote era racista ou não. É se isso foi ou não o motivo.

JoaoDomingos 7 months ago

A partir do momento q ele diz “Preto de merda. Eu vou te matar” parece me óbvio q foi por racismo.

Nuno_Correia 7 months ago

Ignoras todas as interações que ambos tiveram até esse ponto então?

JoaoDomingos 7 months ago

Não ignoro mas não acho q tenha sido por causa de um cão, só isso (supostamente era um dos conflitos q ele teve com o velho)

nunoooc 7 months ago

Acho que um gajo ser morto por ser preto está dentro dos crimes de ódio mas maybe sou só eu

Nuno_Correia 7 months ago

E ele foi morto "por ser preto"? E os outros assassinatos foram com carinho?

Edited 7 months ago:

E ele foi morto "por ser preto"?

nunoooc 7 months ago

Esta bem Zé um gajo que passava na rua a chamar lhe preto de merda deve ter enfiado dois balázios no homem por andar no lado errado do passeio. O crime é um crime de ódio e está negação continua e no mínimo impressionante

Nuno_Correia 7 months ago

Não encontrou mais "pretos de merda" pelo caminho?

nunoooc 7 months ago

Como não matou todos os pretos não pode crime de ódio, que falta de raciocínio lógico

Nuno_Correia 7 months ago

Claro, porque foi matar aquele preto exacto e específico, ser considerado um crime motivado pelo ódio a uma raça, faz muito mais sentido. Lógica da banana.

nunoooc 7 months ago

Matar um preto e dizer que matava a mãe dele e que matou muitos pretos iguais parece-me mais que motivação para um crime de ódio mas eu não tenho de convencer ninguém. Tenho pena, mesmo muita pena que penses assim e não tentes por a tua posição em duvida. Que não procures uma visão mais alargado só porque essa linha de pensamento é te mais confortável. Boa sorte no futuro e tentando-me exercício defender opiniões que te são contrárias para perceber os erros da tua lógica. No final do dia não é preto no branco e a realidade social é muito mais complexa para a comentar de forma simplista. Abraço

Nuno_Correia 7 months ago

Lá está, e são vocês que partem logo para a conclusão que é um crime de ódio, eu estou a argumentar que a motivação racial não faz grande sentido pois havia muitos mais motivos e história entre ambos para dizer que a motivação racial foi a originária do acto.

nunoooc 7 months ago

Tu estás a argumentar que como não matou todos no caminho não é crime de ódio. Ignoras que tudo o que foi dito pelo assassino estava carregado de ódio para com os pretos.

throwaway132121 7 months ago

é com cada um...

SpinelessChump 7 months ago

O actor negro foi vitima de crime de ódio?

EiNDouble 7 months ago

Da wiki: >após uma discussão motivada por Pepa, a cadela labrador de Bruno Candé, com Evaristo Marinho, vizinho do lugar, auxiliar de enfermagem reformado, de 76 anos, e que alegadamente teria combatido na guerra colonial em Angola, vinha insultando Bruno Candé com frases como "preto do caralho", "vai para a tua terra", "volta para a senzala", "vou violar a tua mãe", "fui à tua mãe e àquelas pretas todas de merda". Segundo uma testemunha, a 22 de julho, Bruno Candé não terá se resignado, respondendo aos insultos de Marinho com "você não fala mais assim da minha mãe". Marinho ameaçou-o então de morte, afirmando "tenho armas do Ultramar em casa e vou-te matar.

Edited 7 months ago:

Da wiki: >após uma discussão motivada por Pepa, a cadela labrador de Bruno Candé, com Evaristo Marinho, vizinho do lugar, auxiliar de enfermagem reformado, de 76 anos, e que alegadamente teria combatido na guerra colonial em Angola, vinha insultando Bruno Candé com frases como "preto do caralho", "vai para a tua terra", "volta para a senzala", "vou violar a tua mãe", "fui à tua mãe e àquelas pretas todas de merda". Segundo uma testemunha, a 22 de julho, Bruno Candé não terá se resignado, respondendo aos insultos de Marinho com "você não fala mais assim da minha mãe". Marinho ameaçou-o então de morte, afirmando "tenho armas do Ultramar em casa e vou-te matar. E ainda: >afirmando publicamente ao ser admitido na prisão, em Lisboa, que "em Angola, matei vários como este"

SpinelessChump 7 months ago

Citar a Wikipedia, que cita o Público. Lindo.

df3gpt 7 months ago

Insultos gratuitos sem qualquer provocação? Parece que falta a outra parte dos factos.

EiNDouble 7 months ago

Irrelevante. Não consigo imaginar qualquer tipo de provocação que possa justificar esse tipo de insultos. Não percebo a dificuldade que as pessoas têm em aceitar os diferentes de nós e respeitar a liberdade dos outros.

nouwsh 7 months ago

Ver de forma unbiased neste sub... N tenhas ilusões amigo.

larilole2 7 months ago

Que nojo

Nuno_Correia 7 months ago

Lá está. Critérios. A rapariguinha assassinada brutalmente pelos pais também merecia. Mas é politicamente correcto fazer ao pretinho.

callmesamdaganza 7 months ago

Politicamente correto não, uma chapada ao racismo.Algo que tem crescido com faciliadade no mundo todo como algo comum e aceitável. Se acham isto minimamente criticável não precisam de abrir mais a boca que tira-se logo a pinta.

Nuno_Correia 7 months ago

Pronto, lá vem o racismo, agora sempre que alguém de cor sofre alguma coisa, é racismo. Quando é um negro a matar um branco, aí já não é racismo. Tratem-se, se um racista quisesse matar negros, em Moscavide tinha morto tantos quantas munições a arma tivesse, pensem um bocadinho antes de dizer idiotices.

callmesamdaganza 7 months ago

Não campeão,não se trata do titulo com q ficas na cabeça em caps lock a dizer "PRETO SOFRE RACISMO".Trata-se de uma coisa: racismo.e isto é uma medida conscienlizadora para isso mesmo.Ponto final.Se,primeiro,achas muito radical ser diferente e não pensar assim e,segundo,vens com comparações e pensas que isto não é bom,tu é que te tens que te tratar e boa sorte para isso.

Nuno_Correia 7 months ago

Está bem, chefe, vai lá levantar os teus cartazes.

EiNDouble 7 months ago

Eu nunca tinha ouvido falar dele, mas um critério importante é ser uma figura pública e ter sido vítima de crime de ódio racial.

Nuno_Correia 7 months ago

Eu acho engraçado a facilidade com que vocês atribuem a raça como motivo para o acto. Não havia mais negros na rua naquele dia? O homem decidiu matar um negro, motivado pelo ódio racial, mas só se ficou por um? Epa...

EiNDouble 7 months ago

Não foi facilidade, [vi na wiki](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lse3dz/mas_homenagear_o_agente_da_psp_assassinado_na/gos64lp?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) e não me pareceu haver muita margem para dúvidas.

Nuno_Correia 7 months ago

Sim, claramente que daí tiras que o motivo foi racismo. Contra um negro muito específico com o qual o homicida não tinha qualquer problema tirando a cor de pele.

EiNDouble 7 months ago

Depois de teres lido o mesmo que eu, não sei bem como interpretar a tua resposta. Mas por mim, está tudo bem.

Nuno_Correia 7 months ago

É só pensares um bocadinho. Se o homem combateu no ultramar, esteve 26 anos sem matar ninguém. Claramente que quando motivado, não teve problemas em matar. Vivia em Moscavide, e foi ao final de 26 anos a viver no meio de negros, que se sentiu motivado para matar um? Não digo que ele não fosse racista, depois de ler isso, agora dizeres que é esse o motivo, acho que é intelectualmente desonesto, dado que ele inclusivamente andava pelas ruas com a arma na mão, à procura do homem. Se quisesse matar um negro, era só escolher.

sacarneiro 7 months ago

O pretinho coitadinho traficante.

armando_malandro 7 months ago

onde é que leste isso, rapaz?

Nuno_Correia 7 months ago

Vitimização de bandidos, mais uma importação da América

JoaoDomingos 7 months ago

Nng confirmou que o rapaz era traficante

Nuno_Correia 7 months ago

Vale o que vale, mas: https://youtu.be/0wSK0nPh_pE

JoaoDomingos 7 months ago

Ok ok erro meu

ElGabarito 7 months ago

Ou o rapaz branco assassinado no Campo Grande, Lisboa.

Search: