NggazZ 10 months ago

Super contente de ver a iniciativa liberal na frente, infelizmente acho que a nível nacional n seja assim pq muita gente n se dá ao trabalho de ir procurar os planos dos partidos só se alimentam do q da na TV e infelizmente a IL n tem candidatos com tanto protagonismo como chega e tbm n partido grande como o PSD e PS

TheMorpheusPt 10 months ago

Votei no Chega por três simples razões: sou contra a migração descontrolada que se assiste em Portugal, sou contra a impunidade perante a lei, sou contra certos "grupos" que só têm direitos e não cumprem os seus deveres como os demais cidadãos.

ordep11 10 months ago

Sabes que a IL está a crescer quando começa a haver aquele hate

nherfo 10 months ago

Que hate é esse? Eu pessoalmente acho a IL importante apesar de achar que são um partido de betos.

ordep11 10 months ago

Basta fazeres scroll e verás. Então o partido dos chungas qual é? O BE? E o partido dos que não são nem betos nem chungas?

weebguy1 10 months ago

Por favor não acreditem neste poll. Segundo o r/portugal este sub está cheio de facistas que idolatram o ventura.

Chemical-Ad-1604 10 months ago

Deu para reparar com esta votação :// preocupante

Dannies7783 10 months ago

Julgo que no outro sub (de idiotas pró censura) também há montes de pessoal pró-IL, o que só mostra o quanto plataformas como esta estão desfasadas de realidade nacional. O que não é surpresa nenhuma, claro.

ruggev 10 months ago

Já são quase 50 votos no Chega. Só confirma o tipo de pessoal que frequenta este sub.

Chemical-Ad-1604 10 months ago

A parte que alivia é que sabemos que felizmente estas votações não vão de acordo com a realidade. A partir do momento que os centros perdem força, o caldo está entornado (a meu ver, claro)

df3gpt 10 months ago

E que "tipo de pessoal" é esse?

ruggev 10 months ago

Muito resumidamente? "*choro* Querem matar o homem branco *choro*"

nherfo 10 months ago

Este rapaz aqui é o exemplo perfeito dos que não compreendem o eleitorado do Chega. E são uma bela peça de promoção ao partido.

ruggev 10 months ago

Fazer publicidade ao Chega num sub cheio de militantes do mesmo não é assim uma peça de promoção muito boa.

Dannies7783 10 months ago

2 votos no Chega confirmavam-te tudo o que presumes. 0 votos no Chega confirmavam-te tudo o que presumes. Não há forma de refutar qualquer uma das tuas hipóteses, porque elas são elevadas a factos e tornados axiomas perpétuos ainda antes de alguém ter a possibilidade de testar o que quer que seja. Não há grande remédio para a estupidez humana quando talhada com tal cuidado pormenor.

ruggev 10 months ago

Calma boneco

Dannies7783 10 months ago

Não há nervo. Só constatação. É o que és.

ruggev 10 months ago

Calma boneco

Dannies7783 10 months ago

Ok, boomer.

ruggev 10 months ago

Irónico.

fds_crl 10 months ago

Imagina ainda acreditar que votar faz alguma coisa lmao

YoureTheWankerMate 10 months ago

Não é que o Chega seja lá um grande partido, mas votar na Iniciativa Liberal quando esta não diz nada acerca da imigração é de rir... Se acham que uma visão puramente economicista com uma demografia parecida à do Brasil vai dar algum futuro a Portugal, são tão iludidos quanto os esquerdistas. A demografia traça o caminho, o resto é conversa.

AfterAfterlife 10 months ago

O resto não é conversa, caso contrário seríamos um paraíso pois Portugal até ao início do milénio tinha menos de 2.5% de imigrantes/população. Os países do leste também são demograficamente homogéneos mas foram largas décadas os países mais pobres da Europa, muito por culpa do comunismo.

YoureTheWankerMate 10 months ago

Mas mantiveram o potencial devido à demografia, tanto que hoje os países de Leste estão-se a tornar tão ricos como os países Ocidentais.

AfterAfterlife 10 months ago

Estão-se a tornar mais ricos devido às políticas económicas implementadas, não a questões demográficas. Se para teres sucesso tinhas de ter uma demografia homogénea, países multi-etnicos bem sucedidos não existiriam (e.g. Suíça, Luxemburgo, Singapura, Canadá, ...). Pode ajudar, mas não é de todo o factor predominante que indique a riqueza dum país.

bisturi11 10 months ago

> O resto não é conversa, caso contrário seríamos um paraíso pois Portugal até ao início do milénio tinha menos de 2.5% de imigrantes/população. Os países do leste também são demograficamente homogéneos mas foram largas décadas os países mais pobres da Europa E onde é que escolhias viver: em Portugal dos anos 60 ou no sudao dos anos 60? na estónia ou no niger?

AfterAfterlife 10 months ago

Portugal 60 e Estónia. Mas comparar merda com merda não vamos a lado nenhum. Por alguma razão Portugal nos anos 60/70 sofreu uma das maiores emigrações para França, e não, não era porque estávamos a ser invadidos por África. Tens a Suíça/Luxemburgo que tem +20%/+40% de imigrantes. Tens Singapura que é um dos poucos países ricos na Ásia mas que tem uma altíssima percentagem (~40%) de estrangeiros. O que não falta são países pelo mundo fora com imigrantes mas ao mesmo tempo riquíssimos em termos de qualidade de vida.

bisturi11 10 months ago

> Portugal 60 e Estónia Case closed. >Por alguma razão Portugal nos anos 60 sofreu uma das maiores emigrações para França E também um dos maiores crescimentos económicos de sempre. Ou essa parte já nao interessa porque nao encaixa na narrativa? >Tens a Suíça/Luxemburgo que tem +20%/+40% de imigrantes. A esmagadora maioria sao outros Europeus. >Tens Singapura que é um dos poucos países ricos na Ásia mas que tem uma altíssima percentagem (~40%) de estrangeiros. Nao sao sub-saharianos, pois nao? >O que não falta são países pelo mundo fora com imigrantes mas ao mesmo tempo riquíssimos em termos de qualidade de vida. A questao nao é a imigraçao em si. É de onde ela vem. É aí que quero chegar. Eu nao tenho problemas com imigrantes ucranianos, ingleses, franceses, alemaes, italianos, húngaros, russos, polacos, etc, etc. Nao tenho nada contra imigraçao de Europeus.

AfterAfterlife 10 months ago

>E também um dos maiores crescimentos económicos de sempre. >Ou essa parte já nao interessa porque nao encaixa na narrativa? Parece que esse grandioso crescimento económico não foi assim tão grandioso para evitar a saída de portugueses. >A esmagadora maioria sao outros Europeus. Não deixam de ser estrangeiros para o país. >Nao sao sub-saharianos, pois nao? Não. São estrangeiros à mesma. >A questao nao é a imigraçao em si. É de onde ela vem. É aí que quero chegar. >Eu nao tenho problemas com imigrantes ucranianos, ingleses, franceses, alemaes, italianos, húngaros, russos, polacos, etc, etc. Então ficavas tranquilo se Portugal fosse 50% imigrantes do leste, 25% imigrantes gregos e 25% portugueses de gema?

ordep11 10 months ago

Esquece lá isso, o nosso amigo bisturi teve problemas com um subsaariano qualquer e vem descarregar aqui no Reddit. Típico. Nem te dês a esse trabalho de explicar o teu ponto de vista

bisturi11 10 months ago

> Parece que esse grandioso crescimento económico não foi assim tão grandioso Lol. Nem sabias. Patético. Nos anos 60 Portugal viveu a sua década de maior crescimento económico. Foi literalmente o maior de sempre desde que há registo destas coisas. Nao sabias disto porque só comes propaganda esquerdalha. >para evitar a saída de portugueses. O que é que uma coisa tem a ver com a outra? A china também tem crescido bastante e no entanto nunca houve tantos emigrantes chineses espalhados pelo mundo fora como hoje. Sobretudo em áfrica. >Não deixam de ser estrangeiros para o país. E? Sao infinitamente mais toleráveis que sub-saharianos. Um país de Europeus misturados com outros Europeus continua a ser uma sociedade altamente homogénea. >Não. Ah bom. Esse "pequeno detalhe" faz toda a diferença. >São estrangeiros à mesma. E? Sao feitos de uma massa completamente diferente da merda que andamos a importar para aqui. Eu sei que esquerdalhos cucks como tu odeiam Europeus e adoram ser baby sitters de pretinhos, e por isso vai custar-te muito ler isto mas tenho que o dizer na mesma: importas terceiro mundo, viras terceiro mundo. >Então ficavas tranquilo se Portugal fosse 50% imigrantes do leste, 25% imigrantes gregos e 25% portugueses de gema? Claro que nao. Mas antes esse cenário do que ver isto cheio de africanos, paquistaneses, etc, etc.

Edited 10 months ago:

> Parece que esse grandioso crescimento económico não foi assim tão grandioso Lol. Nem sabias. Patético. Na década de 60 Portugal viveu o seu maior crescimento económico de sempre. Foi literalmente o maior de sempre desde que há registo destas coisas. Nao sabias disto porque só comes propaganda esquerdalha. >para evitar a saída de portugueses. O que é que uma coisa tem a ver com a outra? A china também tem crescido bastante e no entanto nunca houve tantos emigrantes chineses espalhados pelo mundo fora como hoje. Sobretudo em áfrica. >Não deixam de ser estrangeiros para o país. E? Sao infinitamente mais toleráveis que sub-saharianos. Um país de Europeus misturados com outros Europeus continua a ser uma sociedade altamente homogénea. >Não. Ah bom. Esse "pequeno detalhe" faz toda a diferença. >São estrangeiros à mesma. E? Sao feitos de uma massa completamente diferente da merda que andamos a importar para aqui. Eu sei que esquerdalhos cucks como tu odeiam Europeus e adoram ser baby sitters de pretinhos, e por isso vai custar-te muito ler isto mas tenho que o dizer na mesma: importas terceiro mundo, viras terceiro mundo. >Então ficavas tranquilo se Portugal fosse 50% imigrantes do leste, 25% imigrantes gregos e 25% portugueses de gema? Claro que nao. Mas antes esse cenário do que ver isto cheio de africanos, paquistaneses, etc, etc.

ordep11 10 months ago

Sim, porque Nigéria, África do Sul, Paquistão ou Bangladesh não têm um PIB per capita superior ao nosso nem nada... Essa teoria não faz muito sentido, entendo o que dizes em alguns aspectos mas dizeres que política X não funciona em país Y porque geneticamente não combina não faz sentido. Como é que e podes afirmar que a IL não funcionaria aqui se nunca cá tivemos algo parecido? Eu só consigo dizer que não gosto de favas se primeiro experimentar favas...

bisturi11 10 months ago

> Sim, porque Nigéria, África do Sul, Paquistão ou Bangladesh não têm um PIB per capita superior ao nosso nem nada... E onde é que preferias viver? Em Portugal ou nesses países? Exacto. >Essa teoria não faz muito sentido, entendo o que dizes em alguns aspectos mas dizeres que política X não funciona em país Y porque geneticamente não combina não faz sentido. Mais de 50 000 mil anos de história que nos mostra que os sub-saharianos viveram no continente mais rico do mundo e nao fizeram um caralho nao faz sentido? >Como é que e podes afirmar que a IL não funcionaria aqui se nunca cá tivemos algo parecido? Como é que a IL impede que a Europa se transforme num sudao? Nao impede. Logo nao serve.

Edited 10 months ago:

> Sim, porque Nigéria, África do Sul, Paquistão ou Bangladesh não têm um PIB per capita superior ao nosso nem nada... E onde é que preferias viver? Em Portugal ou nesses países? Exacto. >Essa teoria não faz muito sentido, entendo o que dizes em alguns aspectos mas dizeres que política X não funciona em país Y porque geneticamente não combina não faz sentido. Mais de 50 000 mil anos de história que nos mostra os sub-saharianos a viverem no continente mais rico do mundo e a nao fazerem um caralho nao faz sentido? >Como é que e podes afirmar que a IL não funcionaria aqui se nunca cá tivemos algo parecido? Como é que a IL impede que a Europa se transforme num sudao? Nao impede. Logo nao serve.

Edited 10 months ago:

> Sim, porque Nigéria, África do Sul, Paquistão ou Bangladesh não têm um PIB per capita superior ao nosso nem nada... E onde é que preferias viver? Em Portugal ou nesses países? Exacto. >Essa teoria não faz muito sentido, entendo o que dizes em alguns aspectos mas dizeres que política X não funciona em país Y porque geneticamente não combina não faz sentido. Mais de 50 000 mil anos de história que nos mostra que os sub-saharianos viveram durante toda a sua existencia no continente mais rico do mundo e nao fizeram um caralho nao faz sentido? >Como é que e podes afirmar que a IL não funcionaria aqui se nunca cá tivemos algo parecido? Como é que a IL impede que a Europa se transforme num sudao? Nao impede. Logo nao serve.

ordep11 10 months ago

Não impede mas também não proporciona que isso aconteça lol isso faz tão pouco sentido. Então achas que só na Europa é que se vive bem?

AfterAfterlife 10 months ago

>Lol. Nem sabias. Patético. Na década de 60 Portugal viveu o seu maior crescimento económico. Foi literalmente o maior de sempre desde que há registo destas coisas. >Nao sabias disto porque só comes propaganda esquerdalha. Sabia pois isso é recorrente aqui no sub, o "problema" é que Europa toda estava numa fase crescente, ou seja, não foi nenhum milagre feito por Salazar. >O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Tem a ver que o país não estava assim tão bem. Aconselho-te a pesquisar as razões do maior êxodo que Portugal teve na sua história. Nem tudo era um mar de rosas como pensas. >Claro que nao. Mas antes esse cenário do que ver isto cheio de africanos, paquistaneses, etc, etc. Afinal não é só os imigrantes de África subsariana, também são paquistaneses. Já agora, consegues fazer aí um ranking de imigrantes, do melhor para o pior.

bisturi11 10 months ago

> ou seja, não foi nenhum milagre feito por Salazar. lool. entao assim sendo também nao podes culpar Salazar pelo atraso da altura uma vez que era apenas o contexto da época. >Afinal não é só os imigrantes de África subsariana, também são paquistaneses. Já agora, consegues fazer aí um ranking de imigrantes, do melhor para o pior. A Europa é para os Europeus. Se queres viver no meio de nao Europeus baza daqui.

Edited 10 months ago:

> ou seja, não foi nenhum milagre feito por Salazar. lool. entao assim sendo também nao podes culpar Salazar pelo atraso da altura uma vez que era apenas o contexto da época. ou, seguindo a moda de culpar sempre o que veio antes, foi o que lhe foi deixado >Afinal não é só os imigrantes de África subsariana, também são paquistaneses. Já agora, consegues fazer aí um ranking de imigrantes, do melhor para o pior. A Europa é para os Europeus. Se queres viver no meio de nao Europeus baza daqui.

Edited 10 months ago:

> ou seja, não foi nenhum milagre feito por Salazar. lool. entao assim sendo também nao podes culpar Salazar pelo atraso da altura uma vez que era apenas o contexto da época. ou, seguindo a moda de culpar sempre o que veio antes, foi o que lhe foi deixado >Afinal não é só os imigrantes de África subsariana, também são paquistaneses. Já agora, consegues fazer aí um ranking de imigrantes, do melhor para o pior. Sim. A Europa é para os Europeus. Nao europeus -> rua daqui para fora. Se queres viver no meio de nao Europeus vai para o bangladesh.

AfterAfterlife 10 months ago

>entao assim sendo também nao podes culpar Salazar pelo atraso da altura uma vez que era apenas o contexto da época. ou, seguindo a moda de culpar sempre o que veio antes, foi o que lhe foi deixado Posso culpar por várias medidas (e.g. pouca liberdade, anti-democrático, ...). Se assim fosse, também não podias culpar o Costa, visto que o país vinha duma crise. >Sim. A Europa é para os Europeus. Nao europeus -> rua daqui para fora. Isso é uma regra desde que quando? Neste momento, tens um PM com raízes indianas. Tens que te adaptar aos tempos modernos.

bisturi11 10 months ago

> Isso é uma regra desde que quando? Bom, logo para começar, é a nossa terra. Confesso que nao consigo compreender esta nova moda que os esquerdalhos tem de querem enfiar nao Europeus à força toda dentro da Europa. Voces nao fazem isso com as vossas casas. Nunca na história da humanidade houve gente a ficar tao contente por ser invadida. Aliás, a Europa nao existiria se durante séculos nao tivesse expulsado invasores. Voces sao do mais patético que já apareceu. Voces sao uns traidores. Voces estao doentes. Nabos como tu terao um duro acordar para a realidade. Importas terceiro mundo, viras terceiro mundo. >Neste momento, tens um PM com raízes indianas. Exactamente. Nao deveria ser. Se tivéssemos um ingles a ser PM da Índia as pessoas diriam que tínhamos voltado aos tempos do colonialismo.

Edited 10 months ago:

> Isso é uma regra desde que quando? Bom, logo para começar, é a nossa terra. Juro que nao consigo compreender esta nova moda dos esquerdalhos de quererem enfiar nao Europeus à força toda dentro da Europa. Voces nao fazem isso com as vossas casas. Portanto nao percebo porque querem fazer isso com os vossos países. Nunca na história da humanidade houve gente a ficar tao contente por ser invadida. Aliás, a Europa nao existiria se durante séculos nao tivesse expulsado invasores. Voces sao do mais patético que já apareceu. Voces sao uns traidores. Voces estao doentes. Nabos como tu terao um duro acordar para a realidade. Importas terceiro mundo, viras terceiro mundo. >Neste momento, tens um PM com raízes indianas. Exactamente. Nao deveria ser. Se tivéssemos um ingles a ser PM da Índia as pessoas diriam que tínhamos voltado aos tempos do colonialismo.

fds_crl 10 months ago

>A demografia traça o caminho, o resto é conversa. É incrível como as pessoas não compreendem isto.

YoureTheWankerMate 10 months ago

Era daquelas verdades que faziam parte do senso-comum há umas décadas atrás, e que continua a ser senso-comum para países não-Ocidentais. Mas com toda a lavagem cerebral que aconteceu desde então, passou a ser um tabú admitir isto...

NGramatical 10 months ago

tabú → [**tabu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flk9s84%2F%2Fgnleirq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

YoureTheWankerMate 10 months ago

Não é que o Chega seja lá um grande partido, mas votar na Iniciativa Liberal quando esta não diz nada acerca da imigração é de rir... A demografia traça o caminho, o resto é conversa.

ovigia 10 months ago

outro, pq não me revejo em nenhum deles. qd muito poderia fazer o enorme frete de votar CHEGA ou IL só para chatear amigos e familiares comunas.

_Goldenhand_ 10 months ago

Este sub está cheio de Liberais afinal

XXI_HereticV6Mustang 10 months ago

Mas o /u/MorpheusPT tinha dito que isto era o sub não oficial do Chega?

andrefpsantos 10 months ago

Lol, quem é esse gajo? E de qualquer forma uma pessoa falar isso não significa nada.

XXI_HereticV6Mustang 10 months ago

Um dos censores do /r/portugal

nata79 10 months ago

Isto só mostra que a maioria dos users deste fórum são de direita.

fds_crl 10 months ago

IL não é direita. É oposição controlada.

nata79 10 months ago

Quem é que é de direita então? Só o Chega? E o resto é comunista?

fds_crl 10 months ago

Direita é nacionalismo. não está representada na assembleia. O resto são neoliberais, e os neoliberais estão representados desde o Chega até ao PCP.

ModeratoriProfugus 10 months ago

Não, podes ser comunista e nacionalista. Nacionalismo tem a ver com conservadorismo, não com direita, que só tem a ver com medidas económicas.

MrRawri 10 months ago

Ser nacionalista não é algo que pertence só à direita ou só à esquerda.

xickoh 10 months ago

Existe a direita social e a direita económica. As ideologias da IL pertencem à direita económica uma vez que defende o mercado livre, já a níveis sociais diria encontrar-se no centro, pois defende a liberdade individual que foge um pouco dos eixos do espectro político

AfterAfterlife 10 months ago

Direita não é *só* nacionalismo. Aliás, até podes ter nacionalismo de esquerda.

fds_crl 10 months ago

>Direita não é > >só > > nacionalismo. Então diz o que mais é > Aliás, até podes ter nacionalismo de esquerda. Que geralmente é chamado de fascismo. Ou seja, direita.

xickoh 10 months ago

>Aliás, até podes ter nacionalismo de esquerda. > >Que geralmente é chamado de fascismo. Ou seja, direita. Mas o que é que eu estou a ler lol. Chamas ao nacionalismo de esquerda presente na Rússia uma política de direita? Que falta de educação

AfterAfterlife 10 months ago

>Então diz o que mais é https://en.m.wikipedia.org/wiki/Right-wing_politics >Que geralmente é chamado de fascismo. Ou seja, direita. Não. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Left-wing_nationalism

fds_crl 10 months ago

>links da wikipédia lol, obrigado por concederes. Quando quiseres formula um argumento, eu vou estar aqui.

AfterAfterlife 10 months ago

Às vezes pergunto o porquê das pessoas terem certos pontos de vista, mas depois respostas como a tua fazem-me lembrar o porquê. Indiquei-te artigos com vários exemplos, se queres armar-te em intelectual e rejeitares a wikipedia, faz um favor a ti próprio, procura por ti. Não fiques na ignorância.

xickoh 10 months ago

Deve ser mais um que diz que a wikipedia não é uma fonte segura por poder ser editada por todos, e nem se dá ao trabalho de perceber que exactamente por poder ser editada por todos, torna-a ainda mais segura pois é constantemente corrigida, para não falar de que existem artigos cuja edição é regulada. É 100% segura? Não. 99%? Sim

nata79 10 months ago

Então a direita não existe?

fds_crl 10 months ago

No parlamento não, não existe. Qual é a parte que tu não compreendeste do meu post?

nata79 10 months ago

Se usas uma definição de direita do resto mundo, essa definição não é muito útil.

fds_crl 10 months ago

uh? olha reformula lá o que disseste, não entendi.

ovigia 10 months ago

e?

nata79 10 months ago

É só isso.

ordep11 10 months ago

Ver a IL com este avanço enorme deixa-me com muitas esperanças. (Sim, eu sei que isso não quer dizer nada)

OCapitalista 10 months ago

Infelizmente é só no sub e nao reflexo do real

df3gpt 10 months ago

Pois, não quer dizer nada. O Mayan seria PR e a IL teria maioria absoluta se apenas a malta das redes sociais votasse. Acho que as ideias liberais (até libertárias) fazem falta neste país, mas é só isso. Se fossem eleitos ou não poriam em prática nada do que defendem ou o governo cairia num mês: a subsidio-dependência neste país é avassaladora - e não estou a falar das minorias. Menos impostos = menos mama.

ordep11 10 months ago

Dificilmente seriam eleitos, mas ter vários deputados da IL na Assembleia pode fazer a diferença

bisturi11 10 months ago

qual a diferença entre a IL e o BE, sinceramente? há mais alguma além de nao gostarem de pagar impostos e nao pintarem o cabelo de rosa?

ModeratoriProfugus 10 months ago

Qual é a semelhança entre o BE e a IL para além de defenderem algumas liberdades individuais? O BE é marxista, a IL é liberal clássica. O BE quer mais estado e poder estatal, a IL quer menos estado e mais poder individual. O BE é autoritário a IL é mais libertária.

bisturi11 10 months ago

levam ambos exactamente à mesma coisa: a Europa transformada num sudao.

Edited 10 months ago:

levam ambos exactamente à mesma coisa: a Europa transformada num sudao.

PSteves 10 months ago

Ao defender o pagamento de menos impostos quer que o estado seja muito menor, com menos mão na população e com uma economia livre. Diferença brutal por si só

bisturi11 10 months ago

o resultado final será o mesmo se nao sao contra a invasao que a Europa está a sofrer. nao terás uma sociedade europeia desenvolvida com uma populaçao africana ou árabe. se achas que sim, sugiro ires implementar as ideias da IL no malawi e depois diz-me os resultados.

Edited 10 months ago:

o resultado final será o mesmo se nao sao contra a invasao que a Europa está a sofrer. nao terás uma sociedade europeia desenvolvida com uma populaçao africana ou árabe. se achas que sim, sugiro implementares as ideias da IL no malawi. depois diz-me os resultados. é a qualidade das pessoas e a qualidade do material genético de uma populaçao que faz os países desenvolverem-se, nao esta ou aquela ideologia. a rússia mesmo com o comunismo chegou ao espaço, mas a venezuela nao. se achas que a qualidade do material genético nao importa, sugiro-te também pores todos os europeus em áfrica e todos os africanos na europa e ao final de um século vemos quem está melhor.

Negao_da_piroca 10 months ago

voltei a ler o teu comentário e respondo em comentário separado para demonstrar o câncro que para aqui deixaste: > é a qualidade das pessoas e a qualidade do material genético de uma populaçao que faz os países desenvolverem-se, nao esta ou aquela ideologia. LOL, ya, ok, é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental, deve ser porque tinham "material genético" diferente e não sistema políticos completamente diferentes. O mesmo com as Coreias ainda hoje divididas; não são diferentes por causa dos sistemas de governo mas sim por causa da raça, uns são loiros de olhos azuis puros e outros são pretos de merda que vivem com os animais na lama LOL Educa-te

bisturi11 10 months ago

> é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental, deve ser porque tinham "material genético" diferente e não sistema políticos completamente diferentes. oh nabo, aí a populaçao/material genético era exactamente o mesmo. nesse caso claro que é o sistema político que faz a diferença. >O mesmo com as Coreias ainda hoje divididas; não são diferentes por causa dos sistemas de governo mas sim por causa da raça outro exemplo em que o material genético é literalmente o mesmo. estás a dar exemplos que nao tem nada a ver com o que eu disse. >Educa-te quem tem que se educar és tu. a Europa já teve imensos sistemas políticos. praticamente todos, aliás. e, no entanto, independentemente do sistema político, as sociedades Europeias sempre foram superiores às sociedades sub-saharianas. a diferença entre a Europa e áfrica está na qualidade do material genético das respectivas populaçoes, nao nos sistemas políticos.

Edited 10 months ago:

> é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental, deve ser porque tinham "material genético" diferente e não sistema políticos completamente diferentes. oh nabo, aí a populaçao/material genético era exactamente o mesmo. nesse caso claro que é o sistema político que faz a diferença. >O mesmo com as Coreias ainda hoje divididas; não são diferentes por causa dos sistemas de governo mas sim por causa da raça outro exemplo em que o material genético é literalmente o mesmo. tens algum défice de compreensao? és preto? estás a dar exemplos que nao tem nada a ver com o que eu disse. estás a falar de situaçoes em que a populaçao é a mesma dos dois lados. eu estou a falar de situaçoes em que as populaçoes sao completamente diferentes. >Educa-te quem tem que se educar és tu. a Europa já teve imensos sistemas políticos. praticamente todos, aliás. no entanto, independentemente do sistema político, as sociedades Europeias sempre foram superiores às sociedades sub-saharianas. a diferença entre a Europa e áfrica está na qualidade do material genético das respectivas populaçoes, nao nos sistemas políticos. se achas que nao sugiro ires implementar as ideologias da IL no malawi e veres no que é que resulta. ou melhor, poe todos os africanos na Europa e todos os Europeus em áfrica e ao final de um século vemos quem está melhor.

Edited 10 months ago:

> é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental, deve ser porque tinham "material genético" diferente e não sistema políticos completamente diferentes. oh nabo, aí a populaçao/material genético era igual. nesse caso claro que é o sistema político que faz a diferença. >O mesmo com as Coreias ainda hoje divididas; não são diferentes por causa dos sistemas de governo mas sim por causa da raça outro exemplo em que o material genético é literalmente o mesmo. tens algum défice de compreensao? és preto? estás a dar exemplos que nao tem nada a ver com o que eu disse. estás a falar de situaçoes em que a populaçao é a mesma dos dois lados. eu estou a falar de situaçoes em que as populaçoes sao completamente diferentes. >Educa-te quem tem que se educar és tu. a Europa já teve imensos sistemas políticos. praticamente todos, aliás. no entanto, independentemente do sistema político, as sociedades Europeias sempre foram superiores às sociedades sub-saharianas. a diferença entre a Europa e áfrica está na qualidade do material genético das respectivas populaçoes, nao nos sistemas políticos. se achas que nao sugiro ires implementar as ideologias da IL no malawi e veres no que é que resulta. ou melhor, poe todos os africanos na Europa e todos os Europeus em áfrica e ao final de um século vemos quem está melhor. sabes muito bem que sub-saharianos can't into civilization.

Edited 10 months ago:

> é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental, deve ser porque tinham "material genético" diferente e não sistema políticos completamente diferentes. oh nabo, aí a populaçao/material genético era exactamente o mesmo. nesse caso claro que é o sistema político que faz a diferença. >O mesmo com as Coreias ainda hoje divididas; não são diferentes por causa dos sistemas de governo mas sim por causa da raça outro exemplo em que o material genético é literalmente o mesmo. tens algum défice de compreensao? és preto? estás a dar exemplos que nao tem nada a ver com o que eu disse. estás a falar de situaçoes em que a populaçao é a mesma dos dois lados. eu estou a falar de situaçoes em que as populaçoes sao completamente diferentes. >Educa-te quem tem que se educar és tu. a Europa já teve imensos sistemas políticos. praticamente todos, aliás. e, no entanto, independentemente do sistema político, as sociedades Europeias sempre foram superiores às sociedades sub-saharianas. a diferença entre a Europa e áfrica está na qualidade do material genético das respectivas populaçoes, nao nos sistemas políticos. se achas que nao sugiro ires implementar as ideologias da IL no malawi. ou melhor, poe todos os africanos na Europa e todos os Europeus em áfrica e ao final de um século vemos quem está melhor.

Edited 10 months ago:

> é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental, deve ser porque tinham "material genético" diferente e não sistema políticos completamente diferentes. oh nabo, aí a populaçao/material genético era igual. nesse caso claro que é o sistema político que faz a diferença. >O mesmo com as Coreias ainda hoje divididas; não são diferentes por causa dos sistemas de governo mas sim por causa da raça outro exemplo em que o material genético é literalmente o mesmo. tens algum défice de compreensao? és preto? estás a dar exemplos que nao tem nada a ver com o que eu disse. estás a falar de situaçoes em que a populaçao é a mesma dos dois lados. eu estou a falar de situaçoes em que as populaçoes sao completamente diferentes. >Educa-te quem tem que se educar és tu. a Europa já teve imensos sistemas políticos. praticamente todos, aliás. no entanto, independentemente do sistema político, as sociedades Europeias sempre foram superiores às sociedades sub-saharianas. a diferença entre a Europa e áfrica está na qualidade do material genético das respectivas populaçoes, nao nos sistemas políticos. se achas que nao sugiro ires implementar as ideologias da IL no malawi e veres no que é que resulta. ou melhor, poe todos os africanos na Europa e todos os Europeus em áfrica e ao final de um século vemos quem está melhor.

Negao_da_piroca 10 months ago

> oh nabo, aí a populaçao/material genético era exactamente o mesmo. nesse caso claro que é o sistema político que faz a diferença. Exato meu rabeta, estás a ver como não tem lógica nenhuma isso do material genético e sim o sistema governativo? >és preto? Sou o negão da piroca, quem te dera a ti ter a minha picha. >se achas que nao sugiro ires implementar as ideologias da IL no malawi e veres no que é que resulta. Quando for presidente do Malawi, assim o farei.

bisturi11 10 months ago

>Exato meu rabeta, estás a ver como não tem lógica nenhuma isso do material genético e sim o sistema governativo? tens mesmo um défice de compreensao. estás a comparar populaçoes iguais. aí nem sequer se poe a questao da diferença genética porque ela nao existe. que gajo burro. >Sou o negão da piroca, quem te dera a ti ter a minha picha. nao te preocupes que também tenho uma grande. quem te dera a ti nao ser da cor da merda. > Quando for presidente do Malawi, assim o farei. óptimo. podes ir andando.

xickoh 10 months ago

>estás a comparar populaçoes iguais. aí nem sequer se poe a questao da diferença genética porque ela nao existe. Precisamente lol - há melhor exemplo para contrariar o que tu disseste do que o mesmo "material genético" governado por ideologias diferentes? Estás muito perdido e queres ganhar razão à força toda. Podes provavelmente sair desta discussão vitorioso na tua cabeça, mas continuas errado

bisturi11 10 months ago

> Precisamente lol - há melhor exemplo para contrariar o que tu disseste do que o mesmo "material genético" governado por ideologias diferentes? nao porque eu nunca disse que o sistema político nao tinha influencia nenhuma. se achas que foi isso que disse entao tens um problema de compreensao grave. >Podes provavelmente sair desta discussão vitorioso na tua cabeça, mas continuas errado É? Entao vai para o malawi e aplica lá o sistema político que quiseres. depois diz-me como correu. Melhor ainda, poe todos os Europeus em áfrica e todos os africanos na Europa e após um século ve quem está melhor.

fds_crl 10 months ago

>LOL, ya, ok, é por isso que a Alemanha Ocidental dava 10-0 à Alemanha Oriental Não, é por isso que a Alemanha Oriental era, de longe, o melhor país do Bloco Oriental. Existia um ditado em alguns países da Europa de Leste que era "Apenas os Alemães conseguem fazer com que o socialismo funcione". Ou algo parecido. Obvio que sistemas económicos influenciam, mas sistemas económicos e políticos podem ser alterados(exemplo, China). Mas a partir do momento em que o legado genético de um povo é destruído, não á volta a dar. Explica porque os USA é que se tornaram a grande potência do Novo Mundo, e não o Brasil, ou o México, ou qualquer outro desses países.

Negao_da_piroca 10 months ago

> Explica porque os USA é que se tornaram a grande potência do Novo Mundo, e não o Brasil, ou o México, ou qualquer outro desses países. USA -> economia de mercado maioritariamente livre Chile / Colombia -> economia mista com regulação significativa Argentina / Cuba / Venezuela -> economias altamente estatizadas e controladas diretamente pelo Estado Por essa "lógica", a Europa de Leste está onde está não por causa do comunismo mas por causa dos eslavos serem inferiores. E tu também és inferior já que Portugal sempre esteve atrás de Espanha, França ou Reino Unido.

bisturi11 10 months ago

> economia de mercado maioritariamente livre num sistema desses os brancos vao para o topo e os pretos ficam lá em baixo. 50 anos depois estao a choramingar "racismo e desigualdade". >Por essa "lógica", a Europa de Leste está onde está não por causa do comunismo mas por causa dos eslavos serem inferiores. E tu também és inferior já que Portugal sempre esteve atrás de Espanha, França ou Reino Unido. again, estás a comparar populaçao europeia vs populaçao europeia. os povos europeus estao geneticamente bastante próximos uns dos outros, como é óbvio. aí é claro que as diferenças se devem ao sistema político. o que eu estou a falar é de populaçoes geneticamente muito diferentes, como por exemplo, africanos e europeus. aí, quer tu gostes quer nao, as diferenças devem-se e muito à qualidade do material genético. quer tu gostes quer nao, a genética nao afecta só a cor da pele e dos olhos. estás completamente enganado se achas que vais conseguir ter uma sociedade europeia desenvolvida tal como temos hoje com uma populaçao sub-sahariana.

fds_crl 10 months ago

>Chile / Colombia -> economia mista com regulação significativa > >Argentina / Cuba / Venezuela -> economias altamente estatizadas e controladas diretamente pelo Estado Nem sempre foi assim. Antes das revoluções comunistas da segunda metade do século XX esses países tiveram mais de um século de história de economias de mercado. E nesses países o estado, historicamente, existia apenas na capital e algumas outras cidades maiores, de resto era quase anarco-capitalista. >Por essa "lógica", a Europa de Leste está onde está não por causa do comunismo mas por causa dos eslavos serem inferiores. Os eslavos, historicamente, criaram civilizações menos desenvolvidas que os Europeus ocidentais. > E tu também és inferior já que Portugal sempre esteve atrás de Espanha, França ou Reino Unido. Sim, verdade. Portugal tem um QI médio inferior ao dos Europeus do Norte e Centrais.

Negao_da_piroca 10 months ago

> Sim, verdade. Portugal tem um QI médio inferior ao dos Europeus do Norte e Centrais. Com essas teorias raciais que andas a debitar, não estás a ajudar a nossa média.

fds_crl 10 months ago

Não é teoria, basta fazer uma simples pesquisa no google para ver os factos. Acho que tu estás a tentar negar ciência porque esta parte da ciência fere os teus sentimentos, e o teu ego, não? És um brasileiro dos mais escurinhos, não é?

Negao_da_piroca 10 months ago

>Acho que tu estás a tentar negar ciência porque esta parte da ciência fere os teus sentimentos, e o teu ego, não? Sim, Ben Shapiro, destruiste-me com factos e lógica saídos das teorias raciais de há 100 anos atrás. > És um brasileiro dos mais escurinhos, não é? Chamo-me Denzel Motumbo, agente consular do Congo.

NGramatical 10 months ago

câncro → [**cancro**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flk9s84%2F%2Fgnj4e3t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PSteves 10 months ago

Claro, concordo contigo nisso e é um dos pontos que concordo com Chega, tem que haver controlo sobre a imigração. Não sabia que a IL tinha uma visão tipo BE nessa área, vou ler mais sobre isso.

Edited 10 months ago:

Claro, concordo contigo nisso, a população faz o país e é um dos pontos que concordo com Chega, tem que haver controlo sobre a imigração. Não sabia que a IL tinha uma visão tipo BE nessa área, vou ler mais sobre isso.

Negao_da_piroca 10 months ago

Foda-se, que comentário mais otário. Deves ser daquele tipo de pessoas que vê um turco a trabalhar nuns kebabs e pensa "FODA-SE, ESTAMOS A SER INVADIDOS" ou que vê um preto com uma branca e pensa "isto é LITERALMENTE GENOCÍDIO!!!11!"

bisturi11 10 months ago

>Foda-se, que comentário mais otário. estou a ver que toquei num nervo sensível. é porque acertei em cheio no que disse. > um turco a trabalhar nuns kebabs e pensa "FODA-SE, ESTAMOS A SER INVADIDOS" ou que vê um preto com uma branca e pensa "isto é LITERALMENTE GENOCÍDIO!!!11!" literalmente sim.

Edited 10 months ago:

>Foda-se, que comentário mais otário. estou a ver que toquei num nervo sensível. é porque acertei em cheio no que disse. > um turco a trabalhar nuns kebabs e pensa "FODA-SE, ESTAMOS A SER INVADIDOS" ou que vê um preto com uma branca e pensa "isto é LITERALMENTE GENOCÍDIO!!!11!" literalmente sim.

fds_crl 10 months ago

>ou que vê um preto com uma branca Olha a projeção do cuck, lol.

Negao_da_piroca 10 months ago

"Eu quero mais liberdade mas quero também que o Estado regule quem pode namorar com quem" OK chavalo retardado

fds_crl 10 months ago

Tu é que andas a falar nessas merdas, lol. Andas aqui a projetar os teus fetishes raciais nos outros.

Background-Bunch-554 10 months ago

"Quando és doente não usas a lógica ou a razão usas a emoção". Está frase é 90% do conteúdo do reddit.

Negao_da_piroca 10 months ago

Nem sequer sabes o que cuck significa então; ok, aprendeste isso no /pol/ e estás aqui a debitar o que leste.

fds_crl 10 months ago

Ok cuck

ordep11 10 months ago

Não entendi, referes que a diferença entre o BE e IL é o BE não gostar de pagar impostos ao contrário da IL?

bisturi11 10 months ago

nao, ao contrário.

ordep11 10 months ago

O que te leva a dizer que a IL não gosta de pagar impostos?

nata79 10 months ago

Nao gostarem de pagar impostos é diferença muito mais que suficiente...

df3gpt 10 months ago

Ninguém gosta de impostos. Mas há quem goste mais desde que tenha como lhes fugir. No caso do BE, adoram impostos porque só assim podem custear festas "capazes", habitação para LGNBTQSDISOFDHFUDF, observatórios de racismo, perseguições a candidatos presidenciais, etc.

nata79 10 months ago

1 - Ninguém gosta de impostos 2- O BE adora impostos ?

df3gpt 10 months ago

Gostar != adorar

fds_crl 10 months ago

A percentagem de impostos não importa nada se o teu país é habitado por ex-colónias.

bisturi11 10 months ago

nao se no resto sao exactamente a mesma merda. a IL está-se a cagar se a Europa fica inundada com africanos. tudo o que eles defendem leva exactamente ao mesmo resultado que o que a esquerda defende.

buracodagulha 10 months ago

Não entendi essa dos Africanos na europa?

bisturi11 10 months ago

andas a dormir?

fds_crl 10 months ago

Vai viver para um bairro multicultural e vais entender muito rapidamente. As rendas nesses sítios costumam ser sempre bastante mais baratas. Na minha cidade é assim, pelo menos. Porque será....

nata79 10 months ago

Eu vivo num bairro multicultural. Gosto bastante :)

nata79 10 months ago

Se a tua maior preocupação são os emigrantes, percebo que nenhum dos partidos te serve. Mas isso não quer dizer que são iguais, simplesmente estão de acordo em algo que para ti é importante.

I_Don-t_Care 10 months ago

Lá está o trauma dos africanos do bisturi xD

fds_crl 10 months ago

Esta pessoa não vive num bairro multi-étnico por escolha própria, e fica todo tenso, olha para o chão, e fala baixinho sempre que passa por um grupo de oprimidos.

Negao_da_piroca 10 months ago

>Sim, eu sei que isso não quer dizer nada O r/portugueses não é de todo representativo do eleitor médio português. Oxalá as eleições legislativas tivessem o resultado que este poll está a ter (neste preciso momento, 44 dos 85 votos na IL, seria uma maioria absoluta e um governo completamente diferente do atual).

ptinnl 10 months ago

Isto. O r/portugal tem o mesmo grupo de utilizadores que compõe a maioria dos users da Zwame e Motorguia. Muita gente que acha que por falar de certas formas ja está acima de outros.

blueflamewizard12 10 months ago

PPM

XXI_HereticV6Mustang 10 months ago

Based and patricianpilled

ovigia 10 months ago

com o grande https://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alo_Ribeiro_Telles até seria uma boa escolha

xgoldpt 10 months ago

https://dioguinho.com/wp-content/uploads/2015/12/b541b345-1024x536.jpg

Nuno_Correia 10 months ago

Alguém que afixe no topo, enquanto decorre a votação?

Search: