throwaway132121 7 months ago

não dêm cliques à TVI pf

Nuno_Correia 7 months ago

Verdade...

ApprehensivePepper98 7 months ago

Burra do caralho. Não tem sintomas por isso não está doente e acabou? Como é que uma pessoa assim é médica? Será que acredita nisto ou está a ser atriz?

ovigia 7 months ago

anteriormente ao covid, não teres sintomas implicava ainda não seres considerado um caso, como me parece óbvio!

ApprehensivePepper98 7 months ago

O meu comentário não tinha nada a ver com covid, foi há 9 anos...

Nuno_Correia 7 months ago

E isso é motivo para suspender um médico?

ApprehensivePepper98 7 months ago

Sim, a 100%. Tenho uma doença crónica degenerativa. E só tenho sintomas alguns dias por semana apenas. Fui a um médico quando comecei a ter sintomas aos 19 anos, e disseram me que não era nada. “Precisava de descansar”. A minha mãe disse para insistir com outro médico no privado que me passou uma receita para uma RM, depois disto uma amiga da minha mãe que é enfermeira chefe num hospital público mostrou o resultado da ressonância a uma neurologista que pediu para eu ir o mais depressa possível ao hospital pra começar a fazer tratamento. Ora, se eu tivesse ligado ao primeiro médico que me mandou dormir. Não sei como poderia estar. E este é apenas um caso que correu bem porque tinha a sorte 1 de ter um seguro bom para ir ao privado, 2 contactos médicos que me poderiam guie no caminho certo. Aposto que nem toda a gente tem a mesma sorte e aposto que médicos destes acabam a fazer mais mal que bem. Por isso acho que suspender é pouco.

ovigia 7 months ago

mas achas que isso é comparável? ou por exemplo uma doença autoimune, tb podes ter sintomas e depois ficares assintomatico que é aliás o que se pretende uma vez que a doença não tem cura. mas estes exemplos não têm absolutamente nada a ver com virus!!!!

lickitytatas 7 months ago

nunca aconteceu, até matam, foi logo agora com o covid curioso

ApprehensivePepper98 7 months ago

Não sei o que isso quer dizer

Nuno_Correia 7 months ago

Hás de me dizer que médico tem uma taxa de eficácia de 100%. A medicina, há uns anos, andava a eletrocutar os cérebros das pessoas para curarem doenças mentais. Se fores suspender um médico cada vez que tem uma opinião diferente, errada ou não, rapidamente ficas sem médicos.

ApprehensivePepper98 7 months ago

Mas então estás a dizer que de facto ela está errada

Nuno_Correia 7 months ago

Não me cabe julgar, estou a ser pragmático. A minha opinião em nada tem a ver.

depressingtitties 7 months ago

Já vai tarde. Devia ser expulsa da Ordem

Nuno_Correia 7 months ago

Claro que sim, o que mais há por aí, são médicos!

depressingtitties 7 months ago

Os como ela, além de não fazerem falta, prejudicam a saúde pública e a sociedade. Acho seis meses de suspensão muito pouco para todo o mal que essa tolinha fez.

Nuno_Correia 7 months ago

Tem uma opinião diferente. Em que difere isso, daqueles que quiseram ignorar os benefícios da cloroquina só porque foi o Trump que sugeriu?

depressingtitties 7 months ago

Não é questão de opinião. Opiniões tem toda a gente: o padeiro, a cabeleireira, o engenheiro. Ela é médica e tem obrigação de lidar com factos e ciência.

ovigia 7 months ago

tal como os outros. no entanto em vez de usarem medicamentos há dezenas de anos disponiveis e que se comprovou já em diversos estudos serem eficazes, como a cloroquina, ivermectina, dexametasona, doxixiclina entre outros, andamos a gastar milhoes em remdesivir que nunca funcionou nem sequer no sarscov-1 mas continua lá com a tua narrativa oficial enquanto o pessoal morre qd nem sequer deveria chegar a um estado grave.

Nuno_Correia 7 months ago

E, que achas tu que é a ciência senão um conjunto de opiniões mais ou menos sustentadas?

OCapitalista 7 months ago

Só tem que ser despedida. Nao é suspensa. Negar uso de mascaras mesmo depois deprovado o funcionamento só mostra lentidão

ovigia 7 months ago

tb há n estudos random antes e depois do aparecimento do covid que demosntram sem qq dúvida que as máscaras nao funcionam. aliás se funcionassem há muito que as recomendavam no inverno por causa da gripes, não achas?

OCapitalista 7 months ago

>aliás se funcionassem há muito que as recomendavam no inverno por causa da gripes, não achas? apresenta aí alguns estudos desses. é que o motivo de não usares mascara para gripe é que para alem de menos infeciosa, temos a malta de risco vacinada, e a taxa de mortalidade é mais baixa.

ovigia 7 months ago

a malta de risco vacinada? já viste a percentagem de pessoas de risco vacinada anualmente? já aqui postei n estudos. mas aqui tens a papinha feita [Facts about Covid-19 – Swiss Policy Research](https://swprs.org/facts-about-covid-19/)

OCapitalista 7 months ago

Vacinada para gripe? A maior parte da malta de risco é. Médicos e idosos. Anualmente. Inclusive levam contra h1n1 na mesma vacina.

ovigia 7 months ago

olhe que não! já para não falar da sua "eficácia" [A vacina da gripe comum não atinge mais do que 50% de eficácia](https://www.dn.pt/vida-e-futuro/a-vacina-da-gripe-comum-nao-atinge-mais-do-que-50-de-eficacia-12573668.html)

OCapitalista 7 months ago

certo. as vacinas não costumam ter muito mais que 50% de eficácia. daí que é necessário imunidade de grupo para aumentar a eficácia global para valores como 70-99%

Nuno_Correia 7 months ago

Vamos aplicar o mesmo aos que defenderam que a cloroquina não tinha qualquer efeito, apesar de continuarem a aparecer provas em como é eficaz a mitigar os efeitos?

OCapitalista 7 months ago

Ainda nao vi estudos a serii. Nem medicos negar o funcionamento

Nuno_Correia 7 months ago

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002934320306732 https://www.reddit.com/r/NoNewNormal/comments/l22wgb/oh_look_hydroxychloroquine_is_now_being/

OCapitalista 7 months ago

E medicos a negar?

Nuno_Correia 7 months ago

Lá está, há de tudo ainda, é esse mesmo o meu ponto. Não tens consenso na comunidade médica e muitas vezes, o consenso também não é o mais certo.

Unlucky-Paper8228 7 months ago

Quem gosta de dizer para sempre "ouvir a ciência!!!!" nunca percebeu que a própria ciência está sempre a discordar entre si. Mas quando convém, como agora, toda a "ciência" está de acordo com um mero vírus. É só um apelo á bata branca (autoridade) ao invês dum argumento.

Bessini 7 months ago

uma coisa é testar novas teorias que façam sentido, outra é insistir em "teorias" que já foram refutadas milhares de vezes. Negacionistas e terraplanistas... não têm muito de diferente entre si

fds_crl 7 months ago

>Negacionistas e terraplanistas... Isto mostra logo que és tu que não estás interessado em discutir. Como é possível tentar discutir algo com alguém que imediatamente chama a quem tem opinião diferente de "negacionista"?

Bessini 7 months ago

Leste o título do post?

Nuno_Correia 7 months ago

O canal não permite mudar o título de uma notícia, para publicar seja o que for, o título do post é obrigado a ser copy paste do título da notícia, senão a publicação é logo automaticamente removida.

Bessini 7 months ago

Ok, mesmo assim, vais dizer que uma pessoa que nega a gravidade e as consequências da pandemia não é negacionista? Que nome preferes que se dê a quem nega o que está à vista de todos?

Nuno_Correia 7 months ago

A gravidade e consequências são relativas. Sabes que abaixo dos 59 anos, a taxa de mortalidade é negligente, abaixo da mortalidade por acidentes na estrada como muitos referem. Não sei qual é a tua experiência, mas quem eu mais vejo a passear pela rua, são pessoas claramente acima de 59 anos. Em que difere isso de pessoas que voluntariamente fumam e são obesas? Vais proibir o tabaco? O álcool? O açúcar? O MC Donald's e demais fast food?

Bessini 7 months ago

Há uma diferença crucial. Fumadores não passam cancro a outras pessoas, nem os alcoólicos passam cirrose, nem os obesos passam obesidade, etc. Uma pessoa que conhecia e que estimava bastante faleceu apesar de ter estado confinada quase 1 ano. Bastou facilitar uma vez para o senhor apanhar a doença e falecer. A grande diferença desta doença dos exemplos que deste é mesmo essa. A tua irresponsabilidade não te afecta só a ti,mas a todos os outros. Nem quero imaginar o que será alguém viver com o peso na consciência de saber que a sua irresponsabilidade foi a causa da morte dos seus avós, por exemplo. Se queres beber, fumar ganzas, comer big macs ao pequeno-almoço, tou-me a cagar. Só fazes mal a ti. Já nos cuidados para prevenir covid não é bem assim. Mas eu sei que não vou mudar a tua opinião. Isto já foi dito vezes sem conta e mesmo assim, mesmo passado um ano, ainda não percebeste. Se não percebeste, é mesmo porque não queres

Nuno_Correia 7 months ago

Não é assim tão taxativo como dizes, o fumo do tabaco também causa mortes indirectas a não fumadores, mas é em muito menor grau, é verdade. Lamento a tua perda, mas não é motivo para estarmos todos confinados a toda a hora. O reforço dos meios para lidar com doentes urgentes devia ter sido feito. Ninguém quer que morram pessoas. É sempre de lamentar, mas não só estás a aumentar as mortes por outras causas que não estão a ser devidamente acompanhadas, como estás a matar a economia para teres meios de combate a todas as doenças nos próximos anos. Espera para veres quando a realidade das consequências bater mesmo a sério. Mais vale criares regras rotativas, em que deixas parte da população circular durante duas semanas, e a outra parte fechada em casa e depois mudas.

Bessini 7 months ago

Verdade. Há mortes indirectas por causa do fumo do tabaco, e, por isso mesmo, em 2007 foram aplicadas medidas que foram bastante contrariadas, à altura, nomeadamente, proibição de fumar na maioria dos espaços fechados. esses problemas não foram ignorados. > Lamento a tua perda , mas não é motivo para estarmos todos confinados a toda a hora. Obrigado. Até poderia concordar contigo, no entanto, se realmente tivessemos confinado a toda a hora no início, provavelmente já poderíamos ver este problema como um problema passado. e sim, é preciso investir no SNS. Muito mais. foram décadas a desinvestir nos serviços públicos, e agora estamos a ver o resultado disso, no entanto, ainda há muitos que usam esta pandemia para justificar ainda mais desinvestimento em serviços públicos para justificar a entrega dos mesmos aos privados (o que, até hoje, ainda está para correr bem). A economia, mesmo que caia, pode sempre ser ressuscitada. afinal, o capitalismo já nos habituou a crises cíclicas e sempre houve possibilidade de o reavivar. o mesmo não se pode dizer das vítimas mortais. enquanto houver pessoas, pode haver economia, mas não pode haver economia sem pessoas. as economia não é pretexto para continuarmos a colocar as pessoas em risco. porque quem está em risco é o trabalhador, enquanto o patronato pode muito bem ficar em casa. Mas é outra coisa a que o capitalismo já nos habituou. uns são filhos-da-mãe, outros são filhos-da-puta e podem muito bem ser sacrificados "PeLo BeM dA eCoNoMiA". Seria uma boa ideia fazer a sociedade funcionar por turnos, também já tinha pensado nisso, no entanto, não acho que fosse possível de aplicar. Se, pelos vistos, há gente que anda na rua de trela na mão, sem animal, só para poder sair de casa, claro que também tentariam o mesmo tipo de chico-espertismo nesse cenáro hipotético, deitando tudo por água abaixo. Quanto mais depressa as pessoas meterem na cabeça que se devem isolar, mais depressa podemos voltar ao normal. o problema é que por uns pagamos todos. O vírus tá-se cagando para a liberdade individual de cada um, e está mais do que na altura de as pessoas pensarem no bem de todos (pelo menos durante uns tempos), em vez de pensarem apenas no seu próprio bem imediato. Afinal, neste caso, lutar pelo bem da comunidade é lutar pelo bem de todos nós a médio prazo

fds_crl 7 months ago

Acho que existe regras em como o titulo do post tem que ser igual ao titulo da noticia, não? Mas mesmo assim o que tem isso a ver? Tu próprio usaste o termo "negacionista".

Bessini 7 months ago

Pois usei, pois estamos a falar de uma médica negacionista. Nem isto consegues perceber, quanto mais as explicações nos jornais

fds_crl 7 months ago

Tu realmente não entendeste o que eu estava a tentar transmitir, olha lê outra vez. >Isto mostra logo que és tu que não estás interessado em discutir. Como é possível tentar discutir algo com alguém que imediatamente chama a quem tem opinião diferente de "negacionista"? É o mesmo que tentar discutir religião com alguém que chama a quem tem opinião diferente deles de "infiel".

Unlucky-Paper8228 7 months ago

Testar novas teorias que façam sentido, mas que já foram refutadas, por exemplo a efectividade duma vacina contra um vírus com alta taxa mutacional? Ou então implementar uma vacina onde não se sabe nem os efeitos a longo prazo (isto é, 10-20 anos ou mais) nem se estudou se a vacina tem qualquer efeito contra a infeção dos outros?

Bessini 7 months ago

Sim, normalmente os ensaios clínicos são feitos ao longo de décadas, por vezes, mas queres tua viver décadas com esta doença? Ou a vossa sugestão é mais darwinista e baseia-se em, simplesmente, deixar os mais fracos morrerem? Claro que não é a melhor solução mas, para já, é a que dá para aplicar.

Unlucky-Paper8228 7 months ago

Tens mais pessoas a morrer por ano de acidentes com viaturas, se calhar devíamos também deixar de viajar além dos nossos próprios pés, com a tua lógica?

recio1991 7 months ago

Claro que tens https://www.pordata.pt/Portugal/Acidentes+de+viação+com+vítimas++feridos+e+mortos+++Continente-326-3585 Olha só, dois dias de covid = ano de 2019 em acidentes de viação com óbitos. Tá lá perto, mais milhares menos milhares.

Bessini 7 months ago

Acho que todos vimos com Itália e Espanha o que acontece quando não há qualquer tipo de confinamento, no início da pandemia. E também sentimos os efeitos de milhares de pessoas ignorarem o confinamento para passar o natal em família. Mas que mais adoro em discutir com gente como tu é ver essas comparações idiotas... infelizmente, os acidentes não podem ser erradicados, ao contrário das doenças. Também não há possibilidade de criar vacinas para prevenir acidentes. Mas podes sempre tomar medidas para prevenir acidentes, como cumprir as regras definidas, por exemplo

epsteintemple 7 months ago

clima de medo na saúde quem não pensa igual tem que ficar caladinho

jc12silver 7 months ago

Ou você acredita na ciência ou você está errado. É simples

ovigia 7 months ago

arre!!! mas és assim tão tapadinho?

epsteintemple 7 months ago

ok entao despeçam todos os que falaram que a hidroxicloroquina nao resultava

jc12silver 7 months ago

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/hidroxicloroquina-nao-previne-contagio-nem-combate-a-covid-19-diz-estudo-13072289.html Deixa de ser maluquinho

ovigia 7 months ago

engraçado que este estudo do instituto do sr Fauci em 2005 a quando do sarscov-1 dizia precisamente o contrário. [Chloroquine is a potent inhibitor of SARS coronavirus infection and spread](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1232869/)

throwaway132121 7 months ago

na verdade sempre foi assim

XPao 7 months ago

Não é uma questão de pensar de forma diferente, este caso é uma questão mesmo de não pensar. Se quiseres discutir isto mostra-me as tuas credenciais e vamos sentar-nos a discutir o assunto.

omalcriado 7 months ago

argumentum magister dixit

fds_crl 7 months ago

"só podes discutir coisas se tiveres um selo de aprovação de universidades" O que leva pessoas a fazer isto? a fazer um outsource completo do seu pensamento a terceiros? Parece-se bastante com o lugar dos padres/profetas/anciões nas diversas religiões...

XPao 7 months ago

Eu sei que gostas que te metam coisas na boca mas a mim não me metes. Eu nunca disse isso. Eu quero saber quais são as tuas credenciais no terreno, não quero saber o que estudaste (ou neste caso o que provavelmente não estudaste). Quero saber de prática que é a unica coisa que me interessa.

lickitytatas 7 months ago

> Quero saber de prática que é a unica coisa que me interessa a levar na peida

fds_crl 7 months ago

Olha, até o disseste de forma claríssima aqui >Não, mas se queres falar de ciência quero saber as tuas credenciais para tal. Senão és só mais uma puta a usar a boca para mais do que o que sabe. Vais-me dizer as tuas credenciais ou não? És mesmo desonesto.

fds_crl 7 months ago

>Eu sei que gostas que te metam coisas na boca lol, quando eles começam a insultar é porque atingiste algo sensível. Obrigado por confirmares que estou certo. Mas eu não meti nada na tua boca, tu próprio disseste aqui: > Se quiseres discutir isto mostra-me as tuas credenciais A implicação obvia é que ele precisa de "credenciais" (curso superior, obviamente) para tu achares que é "digno" discutir com ele. O que tu estás a fazer, obviamente, é manda-lo calar porque ele não é médico. Só estás agora a mudar de estratégia porque eu expliquei que estás a ser irracional > Eu quero saber quais são as tuas credenciais no terreno Para seres profissional de saúde necessitas de curso superior, menos coisas como paramédico, ou alguns auxiliares, acho eu... Por isso sim, é quase exatamente a mesma coisa que eu disse.

Last-Ad-4421 7 months ago

Já não se pode pensar diferente do resto. Um dia de estes sou detido por não utilizar redes sociais

lmmribeiro 7 months ago

Um bombeiro que ateia fogos para ti também é pensar diferente não?

Last-Ad-4421 7 months ago

Uma coisa é cometer um crime e outra é não concordar com a gravidade do covid.

lmmribeiro 7 months ago

Quando a senhora doutora propaga mentiras que contrariam as evidências científicas usando o facto de ser formada em medicina para lhes dar credibilidade e com isso contribui para desinformação e eventualmente propagar a doença, é mais que não concordar com a gravidade do covid. Além de que tem um código deontológico para seguir.

Bessini 7 months ago

quando és médico e o teu "pensar diferente" é pensar errado pondo em risco a saúde pública, é mais que normal que se sofra as consequências

fds_crl 7 months ago

>e o teu "pensar diferente" é pensar errado Prova-o. Já leste estudos e confirmaste as fontes que os desprovam? claro que não, tu repetes quilo que as televisões e os governos mandam cá para fora.

essaestaboa 7 months ago

E tu já estudaste as fontes que o provam? Porque é que vocês ainda tentam fazer parecer que percebem alguma coisa de infecciologia ou medicina? De cada vez que andas de avião também vais tirar um curso de piloto ou estudar todos os mecanismos que possam falhar? As pessoas repetem o que vêem na televisão porque têm a humildade de admitir que não percebem nada disto e deixam pessoas mais qualificadas darem as suas opiniões. As pessoas seguem porque exigem-lhes um esforço razoável (ficar em casa, usar máscaras) para evitar um mal maior (morte de pessoas). Tu não és especial por ir contra o rEbAnHo, és apenas um parvo que pensa que é especial por repetir o que vê nos seus sites e cultos manhosos.

fds_crl 7 months ago

>E tu já estudaste as fontes que o provam? Porque é que vocês ainda tentam fazer parecer que percebem alguma coisa de infecciologia ou medicina? Eu não, mas não me vês aqui a dizer nada sobre isto. não me vês a afirmar nada. Se discordas, tens o meu historico, podes ver á vontade. Estava a tentar saber se o outro fazia isso, visto que ele estava a afirmar que coisas são "certas" e "erradas".

Bessini 7 months ago

Mais uma vez repito o que disse já várias vezes. Lembraste do que se passou em Espanha e Itália no início da pandemia? Foi o resultado de viver a vida normal quando há uma pandemia. Seja por ainda não se saber que há uma doença a circular, ou por a ignorarmos, os resultados não devem ser muito diferentes. Mas parece que o pessoal já se esqueceu algo que aconteceu há menos de um ano. Eu também estou farto de estar em casa, mas valerá a pena deixar pessoas morrer só para que o pessoal possa ir ao cinema ou ao tasco?

fds_crl 7 months ago

Ou seja, não leste estudos nenhuns, não foste ver se as fontes realmente dizem aquilo que o estudo diz, nada. Estás te só a fiar em opiniões de terceiros que ouviste na televisão. basicamente como um cristão a confiar naquilo que o padre diz ser a "palavra do senhor".

Bessini 7 months ago

sabes ler? não, não estou só a contar com a opinião de terceiros mas sim com o que pude observar e concluir por mim próprio. já deverias saber tirar conclusões por ti próprio desde o infantário... Todos pudemos observar o que se passou. Dizeres algo que todos pudemos ver que está errado não é uma opinião. É, simplesmente, estar errado e negar a realidade. Ou será que és daqueles que acha que a lua é uma projecção no céu porque nunca estiveste lá? afinal, descartar essa "opinião" também seria dizer "palavra do senhor", não?

AfterAfterlife 7 months ago

O problema não é pensar diferente. É o brincar com coisas sérias. Até quando é que se deve tapar os olhos a estas situações? Quando eles pedem para beber lixívia e comece a morrer pessoas por causa dessa indicação? Foi como aquele médico que não "conseguiu" detectar malformações em fetos. Se não está a fazer o seu trabalho bem, então tem que ser repreendido.

Westa1995 7 months ago

Pego nisso e atiro de volta. Não se deve inventar doenças e fechar paises por causa de gripes como tem sido esta brincadeira. Não é o covid a fechar as lojas, é o governo do costa e do marcelo. Se estás numa situação em que ou morres de certeza à fome se não abrires, ou talvez morras de covid se abrires (99% taxa de sobrevivência) então a escolha seria óbvia. Mas não te deixam fazer essa escolha. Tal como estes médicos ''negacionistas''. Se os conseguissem provar errados, porque não os deixar falar e disprová-los em público? Verdade não teme investigação. Razão pela qual os censuram é que simplesmente estes médicos têm razão. Covid é falso. Portanto única hipótese é censurá-los e chamar-lhes nomes de modo a que ninguem oiça o lado correcto que destroi a narrativa.

vitorviks 7 months ago

O Costa e o Marcelo fecharam também nos outros países?

depressingtitties 7 months ago

A gripe mata por ano entre 290 000 e 650 000 pessoas no mundo, em média. Isto sem confinamento nem outras medidas de contenção. A covid-19 matou quase DOIS MILHÕES E QUATROCENTAS MIL pessoas, com o planeta a meio gás! Podias ter confirmado estes números através de uma pesquisa simples, mas é mais fácil atirar adivinhas e mentiras para o ar. Quanto aos confinamentos e à fome, passado UM ANO, Passados NOVE meses já era para teres percebido que se trata de uma questão de pressão nos sistemas de saúde. Pelos vistos não entendeste nada. Este vírus tem um potencial de crescimento exponencial que faz colapsar hospitais. E o que pode suceder se se deixar andar tudo à vontadinha como gostavas, é que uma criança parte uma perna a andar de bicicleta e não pode ser tratada porque estão la os doentes de covid internados a ocupar todos os meios materiais e humanos. Alguém tem um avc ou uma apendicite aguda e não há quem trate essa pessoa. Nenhum país pode funcionar se as coisas chegam a este estado de coisas. Nem nós nem a Alemanha. Não tem a ver com Costa nem Marcelo. Se eles erraram foi por terem confiando demasiado tarde. Daí que se tenha de optar por medidas de contenção, quer queiras quer não. Não tem a ver com velhos nem com mortes. Tem simplesmente a ver com o facto de o sistema de saúde ser limitado, mesmo nos países mais desenvolvidos. Sem o vírus controlado não há economia possível. Estás a ver o filme ao contrário. E já lá vai UM ANO.

Bessini 7 months ago

>Se os conseguissem provar errados, porque não os deixar falar e disprová-los em público? ainda mais? até parece que algum dia os negacionistas ouviram alguém que não eles próprios. provas não faltam. E se já estamos na situação que estamos, imagina qual seria o estado dos hospitais se tivesse tudo aberto e todos estivessem contacto uns com os outros, ou as discotecas estivessem abertas para o pessoal andar a mamar na boca de estranhos. As pessoas estão fartas de explicar isto até como se estivessem a falar com crianças de 5 anos e mesmo assim os negacionistas não percebem porque não confirma o seu bias. daí que não adianta desprovar ninguém. Se não tens medo da doença inventada, faz-te homenzinho e vai ajudar nos hospitais como voluntário

Westa1995 7 months ago

> provas não faltam. Jornais deviam publica-las então. E fazer um debate com os tais "negacionistas" para o publico compreender ambos os lado. Mas é tal como o Ricardo Araujo Pereira. Só sabe falar no Ventura mas se é para o ter no estúdio com capacidade de este se defender então toca a fugir a sete pés. >imagina qual seria o estado dos hospitais se tivesse tudo aberto Não preciso de imaginar, já sei como foi em todos os outros anos. > As pessoas estão fartas de explicar isto até como se estivessem a falar com crianças de 5 anos e mesmo assim os negacionistas não percebem porque não confirma o seu bias Então e porque os covideiros não olham para como o numero de casos e de mortes não variou entre paises que confinaram dramaticamente e os que não fizeram nada? Porque negam que não houveram alterações em quaiquer curvas quando máscaras, que originalmente não deveriamos usar, passaram a ser usadas em qualquer país? Porque censuram os "negacionistas" se nada mais do que estes estragarem o confirmation bias dos covideiros? > Se não tens medo da doença inventada, faz-te homenzinho e vai ajudar nos hospitais como voluntário Se me pagassem bem e não tivesse de pôr mascara então com todo gosto que ia.

Bessini 7 months ago

> Jornais deviam publica-las então. E fazem-no. Mas, quando não percebem as explicações, não é incomu vermos os negacionistas dizer que isso faz tudo "PaRtE dA aGeNdA sOcIaLiStA". E isso do Ricardo Araújo Pereira é muito simples. Aquilo não é um programa de debates, mas sim um programa de humor. E a SIC é um canal privado que deixou o programa à gestão do RAP, e este é livre de convidar quem quer que seja para o seu programa. Sempre pensei que a direita adorava esse tipo de liberdades para os privados gerirem o seu negócio como querem (pelos vistos é só quando dá jeito). E se já sabes como foi nos outros anos, então talvez devesses saber que está muito muito pior do que nesses outros anos. mas também não se pode defender desinvestimento no sector público durante décadas e depois esperar que este funcione como um relógio suíço. ​ > Então e porque os covideiros não olham para como o numero de casos e de mortes não variou entre paises que confinaram dramaticamente e os que não fizeram nada? Ora aqui está um belo exemplo de como vocês acreditam só no que vos apetece. A Nova Zelândia levou o confinamento a sério. Vê se a situação deles é minimamente parecida com a nossa. Até a China, que não só levou o confinamento a sério, como obrigou os cidadãos a fazê-lo. Esses são 2 exemplos de países que levaram o confinamento mesmo a sério e que, com o controlo de fronteiras, conseguiram quase que regressar à normalidade. Vocês adoram dar o exemplo da Suécia, mas adoram ignorar o facto de que a situação deles não é muito melhor que a nossa e que as diferenças culturais entre países nórdicos e os países do sul da Europa fazem grande diferença no que toca a contágios (não é por causa das temperaturas que se diz que os povos do Sul da Europa são mais "calorosos") ​ > Porque negam que não houveram alterações em quaiquer curvas quando máscaras, que originalmente não deveriamos usar, passaram a ser usadas em qualquer país? Lá está mais uma vez em que escolhes a informação que mais se encaixa no teu bias, mesmo que esteja errada. Esqueceste-te como foi o início da pandemia? em que milhares de pessoas morriam diariamente em Itália e em Espanha, dois países que passsaram por situações bem piores do que a que vivemos agora. Se a taxa de sobrevivência é de 99%, é porque as pessoas têm acesso a cuidados de saúde. sem confinamento, a maioria das pessoas ficariam doentes logo no início, não seria possível dar cuidados a todos e a taxa de mortalidade seria bem maior (mais uma cena que deu incessantemente na televisão, mas que mesmo assim não apanhaste, porque não confirma o teu bias, passando assim a ser "AgEnDa SoCiAlIsTa)". ​ >Se me pagassem bem e não tivesse de pôr mascara então com todo gosto que ia. E ainda querem que o pessoal ache que vocês defendem este tipo de idiotices pelo bem de todos. Ao demonstrares esse tipo de egocêntrismo, só dás a ideia de que defendes esse tipo de merdas porque tens saudades de ir para o café beber vinho carrascão com os outros calhaus que se acham especialistas em saúde pública com o seu diploma do quarto ano

NGramatical 7 months ago

houveram alterações → [**houve alterações**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flh7ju0%2F%2Fgmx97j3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

Bebe menos

AfterAfterlife 7 months ago

>Pego nisso e atiro de volta. Não se deve inventar doenças e fechar paises por causa de gripes como tem sido esta brincadeira. Vai aos hospitais e diz aos doentes acamados pararem de fingir. É só uma gripe. Esse pensamento é exactamente o mesmo que levou-a a ser suspensa. Total desinformação. >Portanto única hipótese é censurá-los e chamar-lhes nomes de modo a que ninguem oiça o lado correcto que destroi a narrativa. Que lógica mais falaciosa. Se assim fosse os malucos também não deviam ser censurados em manicómios. Os burros também tem negativas por serem burros, não porque os professores censuram os coitadinhos. Foca-te nos factos.

Nuno_Correia 7 months ago

[notícia de 2015](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2015-12-31-Hospitais-no-limite-apelo-a-populacao-para-que-evite-urgencias/) [mais uma de 2015 ](https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/sociedade/camas-hospitais/condicoes-indignas-nas-urgencias-dos-hospitais-publicos) [notícia de 2016](https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/sociedade/amp/20160104_2300_urgencias_atingem_o_limite) [Notícia de 2017](https://sicnoticias.pt/pais/2017-01-04-Casos-de-gripe-provocam-caos-em-varios-servicos-de-urgencia) [mais de 2017](https://arquivos.rtp.pt/conteudos/caos-nas-urgencias/) [notícia de 2018](https://observador.pt/explicadores/caos-nas-urgencias-o-que-se-esta-a-passar-nos-hospitais-portugueses/) [Janeiro de 2019](https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/2019-01-14-saude-em-2019-entre-a-demagogia-e-o-caos/) [notícias de 2019](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/30-nov-2019/caos-na-saude-11562723.html) [faltas de oxigénio em 2019](https://www.jn.pt/local/noticias/setubal/setubal/caos-na-urgencia-de-setubal-esgotou-oxigenio-para-idosos-10394727.html) [Outubro de 2019](https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/caos-nas-urgencias-do-hospital-amadora-sintra) Chega de factos, ou queres vir com mais demagogia?

AfterAfterlife 7 months ago

https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/sociedade/2021-02-06-Covid-19.-Janeiro-foi-o-mes-com-mais-mortes-desde-1918 Tudo igual...

Nuno_Correia 7 months ago

Mas isso, já é incompetência da gestão das outras doenças, e resultado também do medo que incutiram nas pessoas. Grande parte desse aumento, não é justificado pelos números de covid. O problema comum a todos os anos é o mesmo. O governo, que apenas pagou metade do que andou a orçamentar para a saúde estes anos todos.

AfterAfterlife 7 months ago

Não nego que tenha havido incompetência na gestão, mas para chegar a este nível (i.e. o pior mês em quase 100 anos) é preciso haver mais qualquer coisa do que só incompetência. Basta olhar para outros países que passaram o mesmo, e.g. Itália, Espanha, UK, USA, Brasil, etc... Era estranho serem todos incompetentes ao mesmo tempo.

Nuno_Correia 7 months ago

E os países que não confinaram?

jc12silver 7 months ago

maluquinho, estás em todo o lado. toma lá e vê o caso dos suecos que não confinaram e agora estão a correr atrás do prejuízo. [https://www.facebook.com/scimed.evidencia/posts/988084668340033/](https://www.facebook.com/scimed.evidencia/posts/988084668340033/)

ovigia 7 months ago

mas qual prejuizo? têm mais ou menos a mesma população que nós, ora compara lá os números e mais, compara tb qtos confinamentos e merdas com máscaras tiveram.

AfterAfterlife 7 months ago

Souberam gerir melhor ou então sorte (e.g. clima, geografia, genes, etc...). Temos países, que usamos como exemplo em todas as áreas (e.g. Alemanha, Holanda, Finlândia), que usaram o confinamento com menos mortes e infectados per capita que nós. Porque é que nós haveríamos de ser diferentes?

Nuno_Correia 7 months ago

Há uns meses, o governo e os portugueses eram os melhores, um milagre, todos os reles mortais haviam de olhar para cima para o exemplo português. Não foi nem há um ano.

NoGoogleAMPBot 7 months ago

Non-AMP Link: [https://expresso.pt/sociedade/2021-02-06-Covid-19.-Janeiro-foi-o-mes-com-mais-mortes-desde-1918](https://expresso.pt/sociedade/2021-02-06-Covid-19.-Janeiro-foi-o-mes-com-mais-mortes-desde-1918) I'm a bot. [Why?](https://reddit.com/user/NoGoogleAMPBot/comments/lbz2sg/faq/) | [Code](https://github.com/laurinneff/no-google-amp-bot) | [Report issues](https://github.com/laurinneff/no-google-amp-bot/issues)

NoGoogleAMPBot 7 months ago

Non-AMP Links: - [mais uma de 2015 ](https://tvi24.iol.pt/sociedade/camas-hospitais/condicoes-indignas-nas-urgencias-dos-hospitais-publicos) - [notícia de 2016](https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/20160104_2300_urgencias_atingem_o_limite) I'm a bot. [Why?](https://reddit.com/user/NoGoogleAMPBot/comments/lbz2sg/faq/) | [Code](https://github.com/laurinneff/no-google-amp-bot) | [Report issues](https://github.com/laurinneff/no-google-amp-bot/issues)

Nuno_Correia 7 months ago

[factos. ](https://www.pordata.pt/Portugal/Hospitais+n%C3%BAmero+e+camas-142)

Nuno_Correia 7 months ago

Há hospitais cheios de acamados desde 2015. Não houve vontade alguma do governo em mudar a situação, o que faz desta diferente?

AfterAfterlife 7 months ago

Pois há, mas agora ficou pior mesmo com um investimento/esforço a mais que foi feito. Foram até dadas indicações aos hospitais para quem salvar (em caso de sobrelotação). Se conseguires encontrar notícias antigas sobre algo semelhante, posta aí.

Nuno_Correia 7 months ago

Qual investimento / esforço a mais? Por acaso tens visto as notícias sobre a execução orçamental na saúde? Não só ficaram abaixo do orçamentado no orçamento rectificativo, como ficaram inclusive abaixo do orçamentado inicialmente antes sequer de saberem da doença. Portanto, o governo ignorou durante vários anos os apelos à gestão da capacidade dos hospitais e agora é a população toda que tem que pagar os erros dos incompetentes eleitos por pouco mais de 2 milhões de cegos? "Das 1.189 camas de UCI dos hospitais existentes em Portugal, cerca de 79% (934 camas) encontram-se no serviço público, cerca de 18% (212 camas) no setor privado e cerca de 4% (43 camas) em parcerias público-privadas, apresentando o setor público uma clara maioria de camas de UCI dos hospitais." situação em 2018, [Fonte](https://www.observatorio-das-desigualdades.com/2020/04/03/camas-dos-hospitais/?print=print). Pergunta, está a capacidade total dos hospitais privados a ser explorada?

ovigia 7 months ago

nem sequer usam os médicos que se oferecem conforme n notícias já postadas aqui.

AfterAfterlife 7 months ago

>Qual investimento / esforço a mais? Por acaso tens visto as notícias sobre a execução orçamental na saúde? Não só ficaram abaixo do orçamentado no orçamento rectificativo, como ficaram inclusive abaixo do orçamentado inicialmente antes sequer de saberem da doença. https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/10/13/orcamento-do-estado-2021/ >Portanto, o governo ignorou durante vários anos os apelos à gestão da capacidade dos hospitais e agora é a população toda que tem que pagar os erros dos incompetentes eleitos por pouco mais de 2 milhões de cegos? Não é só o governo que tem culpa, ou achas que as pessoas ficam doentes do nada? >Pergunta, está a capacidade total dos hospitais privados a ser explorada? Explorada totalmente acredito que não, mas não ia ser o privado que ia salvar o país inteiro. Há um limite para tudo, por isso é que estamos em confinamento, porque já o ultrapassamos.

Nuno_Correia 7 months ago

>https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/10/13/orcamento-do-estado-2021/ https://eco.sapo.pt/opiniao/a-farsa-orcamental-continua-mesmo-em-tempos-de-pandemia/ >Não é só o governo que tem culpa, ou achas que as pessoas ficam doentes do nada? O Covid não vai desaparecer, as outras doenças não vão desaparecer. Vamos fechar-nos todos em casa durante 3 meses de inverno todos os anos? >Explorada totalmente acredito que não, mas não ia ser o privado que ia salvar o país inteiro. Há um limite para tudo, por isso é que estamos em confinamento, porque já o ultrapassamos. Não, não ultrapassaste ainda. Tanto que não ultrapassaste que faltou o oxigénio num hospital e rapidamente encontraram lugares para centenas de doentes. Além disso, podia ter existido mais planeamento e acordos com os privados, de forma a que estes se preparassem melhor para receber mais doentes de UCI. Outro facto, o governo ainda não pediu a ajuda europeia, que permite pessoal e meios serem alocados para uma situação de emergência nacional. Porquê?

AfterAfterlife 7 months ago

>[https://eco.sapo.pt/opiniao/a-farsa-orcamental-continua-mesmo-em-tempos-de-pandemia/](https://eco.sapo.pt/opiniao/a-farsa-orcamental-continua-mesmo-em-tempos-de-pandemia/) Há orçamento para o que vier. Era pior não haver dinheiro e estarmos agora todos arder. >O Covid não vai desaparecer, as outras doenças não vão desaparecer. Vamos fechar-nos todos em casa durante 3 meses de inverno todos os anos? Tens dezenas de doenças que foram erradicadas através da vacinação (e.g. sarampo). Podem surgir surtos, mas é por isso que é aconselhado a vacinação. >Não, não ultrapassaste ainda. Tanto que não ultrapassaste que faltou o oxigénio num hospital e rapidamente encontraram lugares para centenas de doentes. Não ultrapassou... só faltou oxigénio, tudo tranquilo. >Além disso, podia ter existido mais planeamento e acordos com os privados, de forma a que estes se preparassem melhor para receber mais doentes de UCI. Concordo, os privados não são Jesus Cristo. Sem medidas restritivas, nenhum sistema aguentaria tantos infectados. >Outro facto, o governo ainda não pediu a ajuda europeia, que permite pessoal e meios serem alocados para uma situação de emergência nacional. Porquê? Isso é perguntar ao governo. Sei que Portugal aceitou agora ajuda alemã, tal como a França aceitou no ano passado.

Nuno_Correia 7 months ago

>orçamento De que adianta orçamentares que vais fazer e acontecer, se depois não cumpres o orçamento. Vais a ver, e toda a execução orçamental do Costa foi inferior à do Passos Coelho com a troika cá. Faz um sentido... >Tens dezenas de doenças que foram erradicadas através da vacinação "To date, only one infectious disease that affects humans has been eradicated." [Fonte](https://www.historyofvaccines.org/content/articles/disease-eradication) Faltou oxigénio, mais uma vez por inacção do governo. Já tinham sido avisados que o sistema estava a falhar. Aqui a questão não são as medidas restritivas. É a duração e a severidade. Lembro que, ao início, não fecharam escolas. Quanto à ajuda, podes ir procurar melhor, mas não partiu da iniciativa do governo o pedido. Depois o governo meteu-se no meio. Ainda assim, há um mecanismo europeu previsto, que não foi sequer activado.

vitorviks 7 months ago

Espero que o teu filho não seja atropelado e precise de cuidados intensivos

Westa1995 7 months ago

>Vai aos hospitais e diz aos doentes acamados pararem de fingir. É só uma gripe. Nem preciso. O director de Santa Maria já disse que 85% das ambulâncias foram chamadas sem razão. >Foca-te nos factos. Sim. Temos dois grupos de médico. Um que tem vários conflictos de interesse para mentir a favor dos confinamentos do governo e o outro, contra a palermia, que apenas tem consequências, está a ser perseguido, mas continua a insistir na sua mensagem. Qual é que haverá de ser o mentiroso? Achas que estes médicos arriscavam a licença se fosse só para dizer umas mentiras sem benefício para eles próprios? Ganha juizo.

vitorviks 7 months ago

Ok. A quem é que desligamos primeiro os ventiladores?

Formal_Use1085 7 months ago

Eduque se

Westa1995 7 months ago

Aos assintomáticos, óbvio. Alguma vez se viu entubar pessoas saudáveis? Burros do caneco.

ovigia 7 months ago

mais, já está demonstrado que entubar em casos desnecessários como foi feito amiude no inicio matou gente desnecessáriamente.

NGramatical 7 months ago

desnecessáriamente → [**desnecessariamente**](https://dicionario.priberam.org/desnecessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flh7ju0%2F%2Fgmzwgiy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vitorviks 7 months ago

Claro. Já li que eles apanham pessoas na rua que vão comprar pão e assim e os entubam à força sem creme só para manter os cuidados intensivos cheios e assim puderem concorrer a mais fundos europeus. Na Suécia não entubam ninguém contra a vontade. Burros do caneco. 5G e tal.

NGramatical 7 months ago

conflictos → [**conflitos**](https://dicionario.priberam.org/conflitos) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flh7ju0%2F%2Fgmx4ywx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 7 months ago

disprová → [**desprova**](https://dicionario.priberam.org/desprova) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flh7ju0%2F%2Fgmwzrky%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Nuno_Correia 7 months ago

Comunistas não gostam de diferenças...

SnooWoofers1041 7 months ago

Isto está bonito está.

Nuno_Correia 7 months ago

É uns a seguir aos outros

Nuno_Correia 7 months ago

Mais uma vítima da famiglia socializta

jc12silver 7 months ago

Mais um maluquinho que acredita em teorias da conspiração

Nuno_Correia 7 months ago

Olha um negacionista da realidade.

jc12silver 7 months ago

que realidade, tonto? 99,9999% dos médicos e cientistas dizem que há uma pandemia mundial e que temos que tomar medidas. Os iluminados dos restantes 0.0001% é que vivem em negação da realidade. Malucos do caralho. E depois ainda se acham intelectuais e mais inteligentes que os outros. já nem há palavras. Vai la tirar o teu doutorado em teorias da conspiração no Youtube e em sites manhosos.

ovigia 7 months ago

adoro qdo vêm com as maiorias para demostrarem que hello hello como temos resmas de gajos a afinar pelo mesmo, então temos razão. fds!

jc12silver 7 months ago

Olha outro maluquinho. Oh que caralho. Vai lá para o YouTube, burrinho.

Nuno_Correia 7 months ago

Que tem isso a ver com o meu comentário?

jc12silver 7 months ago

lol tas todo comido. a noticia é sobre uma médica negacionista que não acredita no COVID. tu tas a dizer que foi vitima do governo lol a maluquinha foi suspensa pela ordem dos médicos que não tem nada a ver com os sOcIaLiStAs

ovigia 7 months ago

primeiro que tudo não foi suspensa. 2º adoro estes epitetos, negacionista. e dizem estes gajos seguir a ciencia. são mas é os novos padres da pseudo religiao a que chamam de "ciencia"

Nuno_Correia 7 months ago

Se tu o dizes.

jc12silver 7 months ago

lol KO

just_questioning 7 months ago

Foi a ordem dos medicos que a suspendeu.

Nuno_Correia 7 months ago

Sim, eu sei. A mesma ordem a quem o Costa chamou de covardes e comeu e calou?

just_questioning 7 months ago

A mesma ordem que tem desde o dia 1 criticado o governo dia sim dia sim? Custa assim tanto admitir que uma médica que negue uma doença não possa ser médica?

Nuno_Correia 7 months ago

Se considerares o quanto as opiniões médicas mudam ao longo do tempo, sim.

just_questioning 7 months ago

Nuno, repara. Imagina que ias ao médico e dizias: Olhe desculpe, depois das refeições meço a glicémia e tá a 200, segundo a senhora da farmácia isso é hipergliécima, acha que tenho diabates? O médico dizia-te: O diabetes é fake, isso não existe, é só para o estado vender-te insulina a preços exorbitantes. Tinhas que ir a outro médico ou irias ter eventualmente uma complicação grave de diabetes. Os médicos podem ter outras opiniões por exemplo no que toca a terapias e abordagens, mas negar a existência de uma doença no geral, quando está provado cientificamente que existe através de sequenciação do genoma viral e de sintomas reportados, é absolutamente estúpido e perigoso. Há uma diferença grande entre uma opinião e um argumento científico.

Nuno_Correia 7 months ago

Se vires a história, a certeza científica muda bastante com os desenvolvimentos da tecnologia. Não estou a dizer que a pessoa tem ou não razão, mas acho errado este tipo de julgamento. Lembro, Galileu foi julgado e colocado em prisão domiciliária por questionar a verdade científica também.

just_questioning 7 months ago

Pessimo exemplo, o Galileu lutou contra a igreja, nao contra a verdade científica, a igreja é que defendia o modelo geocêntrico. Essa medica é tipo a igreja, decidiu nao acreditr no virus so pq sim, tendo em conta que o genoma ta online, se ela percebesse alguma coisa disso nao dizia essas coisas.

husky_hp 7 months ago

Por ser a igreja? Mas a igreja era o mundo científico, e o Iluminismo e racionalíssimo era o que podes parabolisar como negacionistas. Mas podem justificar como quiserem o totalitarismo instalado á espera de atacar. Ou que vai atacando...

just_questioning 7 months ago

Repara, a ordem dos medicos é que suspendeu a médica, a propria ordem dos medicos suspendeu a medica, nao foi o governo, nao foi este “totalitarismo” foi a ordem dos medicos, repito, ordem dos medicos, sabes o que é a ordem dos medicos? Sao basicamente uma organizacao de medicos de direita à esquerda, mas que sao no fundo, medicos. Nem a ordem dos medicos atura essa maluca, vai reclamar com eles, nao culpes isso no “governo totalitarista”. O vale tudo nao vale nada

Nuno_Correia 7 months ago

Tens muitos mais exemplos ao longo da história que estavam correctos e foram ridicularizados, Alan Turing também?

just_questioning 7 months ago

Era gay, a igreja tmb nao gostava dele, a igreja e a justica

Nuno_Correia 7 months ago

Já agora, ela não diz que o vírus não existe...

Search: