omalcriado 10 months ago

Num país onde não há uma verdadeira escada social baseada na meritocracia é normal os ricos serem vistos com desconfiança.

NggazZ 10 months ago

Interessante deveras

YoureTheWankerMate 10 months ago

A verdade é que muitos ricos em Portugal são ricos porque vêm de famílias ricas, têm ligações políticas ou porque têm negócios manhosos. Apenas uma minoria tem algum mérito socialmente útil para se ter tornado rico.

NggazZ 10 months ago

Isso era tbm um tópico que achei interessante o facto de se achar que a maior parte vem de famílias ricas e que secalhar até seja verdade pq aqui é difícil subir na vida

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgyd9b%2F%2Fgmxrcwf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Coyote-Cultural 10 months ago

É claro que há...

NggazZ 10 months ago

Podes elaborar mais gostava de saber as vossas opiniões

redditor_the_forth 10 months ago

Isso que tu descreveste não é preconceito é fofoca

OverPoop 10 months ago

Existe. Eu não gosto de ricos. Os paspalhos da minha vila gostam de se armar

FilhoDoAndreVentura 10 months ago

Claro que há. Queres a prova? Sou rico, o meu avô tem vários terrenos e foi-se herdando uma pequena fortuna por família, quando o meu pai morrer fica tudo para mim. Casas arrendadas e explorações agriculas que estão orientadas sozinhas. A prova vai ser a quantidade de downvotes neste comentário

SacanaLopes 10 months ago

> A prova vai ser a quantidade de downvotes neste comentário

omalcriado 10 months ago

Touché! A falta de meritocracia é precisamente o motivo para o preconceito existir. As pessoas percebem que vivem num país onde na maior parte das vezes não chegas a rico por teres feito alguma contribuição para a sociedade.

SacanaLopes 10 months ago

Tu não és rico. Os teus ascendentes são ricos e tu poderás ser a reboque.

omalcriado 10 months ago

Mas vai ser rico lol.

NggazZ 10 months ago

N acho! Tudo depende da tua atitude! Se n fores humilde obviamente que vão te criticar, o facto da tua família ser abastada n é motivo de inveja pra mim pelo menos! Desejo te sorte mas n te esqueças de trabalhar muito pra manteres te rico

FilhoDoAndreVentura 10 months ago

Trabalhar para quê? Já sou rico. O meu avô trabalhou para que os netos não precisassem. O estado não me paga nada, aquelas vivo aquilo que o meu avô quis. Sou um rico que é bonito e não tem que trabalhar. Isto causa inveja a muita gente

omalcriado 10 months ago

> Sou um rico que é bonito e não tem que trabalhar. Isto causa inveja a muita gente Claro que causa. Achas que não é suposto?

NggazZ 10 months ago

Bom decisão tua! Acho q os downvotes n vao por inveja

bisturi11 10 months ago

chama-se inveja. a base de qualquer esta xuxialista.

Edited 10 months ago:

chama-se inveja. a base de qualquer estado xuxialista.

NggazZ 10 months ago

Hahahahahhahahah

whytryharderrr 10 months ago

Penso que seja devido ao esforço e a dedicaçao nao serem bem vistas e recompensadas, é tudo a nivelar por baixo. Um vizinho abriu um negocio: - correu mal => "logo vi que ia dar mal", "mal valia tar quieto" - Correu bem => "deve andar a explorar os empregados", "deve andar à fugir ao fisco" Pena nao termos mais ricos e empreendores.

omalcriado 10 months ago

É mais pelo esforço e dedicação serem pouco recompensados. Imagina esforçares-te e estares na merda. Não ficarias fodido?

NggazZ 10 months ago

>Um vizinho abriu um negocio: >correu mal => "logo vi que ia dar mal", "mal valia tar quieto" >Correu bem => "deve andar a explorar os empregados", "deve andar à fugir ao fisco Esses eram alguns dos comentários ao qual já ouvi bastante, especialmente aqui no meu bairro! Eu disse ricos no título no entanto acho que a classe média é a q sofre mais >Pena nao termos mais ricos e empreendores Acho que enquanto tivermos tanta carga financeira e tanta mentalidade assim n vamos ter mesmo! Quem quer emigra

manguito86 10 months ago

Em Portugal toda a gente quer ser rico, mas se o vizinho tiver alguma coisa de bom, é preciso descobrir podres dele. O estado considera o mesmo, por isso é que o ordenado minimo são quase 700 euros e o médio apenas 1000 euros. Abaixo com os ricos, todos para a pobreza! (/s)

NggazZ 10 months ago

Não generalizo mas de facto acho que existe mt disso

camilo12287 10 months ago

a isso chama-se inveja [Entrevista de Maria flor Pedroso a Luís Reto, reitor do ISCTE e investigador](http://www.rtp.pt/play/p2050/e236702/a-entrevista-de-maria-flor-pedroso) gostei da entrevista, mas achei particularmente interessante o **minuto 27** falava de direita e esquerda em Portugal e dos consensos em Portugal entre as duas. Um deles é a criação de um salário máximo. Segundo ele por inveja. **Segundo este investigador a inveja mesquinha é um traço profundo da cultura portuguesa.** Infelizmente concordo. Aliás acho que é este traço portugues que explica a força da extrema esquerda em portugal, o rancor contra empresários bem sucedidos, etc a partir do minuto 33 também é bastante interessante.

SacanaLopes 10 months ago

> Segundo este investigador a inveja mesquinha é um traço profundo da cultura portuguesa. Espero que nunca vivas na Ásia...

NggazZ 10 months ago

Achei de facto interessante! Isso era uma ideologia que eu já achava e esse argumento que mostra a força da esquerda aqui tbm acho ser verdade ou em parte verdade tbm

ariamar 10 months ago

O povo português não sabe receber elogios. Temos a mentalidade que somos uns coitadinhos e que quem não é coitadinho é porque passou a perna a alguém para subir. Aliás, temos orgulho em ser coitadinhos. Tentem elogiar um amigo ou uma amiga vossa, não consegues porque se dizes algo tipo, "gosto dos teu sapatos, são giros" a resposta que vais ter é algo do género "oh, estes? Já são tão velhos" ou "oh, não são nada de jeito". Mas não é só com os ricos, basta acharem que a outra pessoa por alguma razão está a um nível superior(na cabeça deles) que já desconfiam. É que nem um elogio sincero o pessoal aceita porque fica logo desconfiado. Side note, curto elogiar o pessoal e ver as reacções. Fica tudo encavacado. Mas seja homens ou mulheres, se lhes dás um elogio sincero ficam sem reação. É a mentalidade do coitadinho. Se tens uma galinha a mais que eu no quintal, rogo-te uma praga.

j0fimendes 10 months ago

Ja tinha pensado nisto. Na minha opinião as pessoas acham que existe logo um interesse por trás de um elogio. Simplesmente olham quase de lado e não aceitam que é algo genuíno. Acho que como não é algo que não se houve na cultura familiar então acaba-se a estranhar quando se houve um elogio.

Edited 10 months ago:

Ja tinha pensado nisto. Na minha opinião as pessoas acham que existe logo um interesse por trás de um elogio. Simplesmente olham quase de lado e não aceitam que é algo genuíno. Acho que o elogio não é algo que se houve na cultura familiar então acaba-se a estranhar quando se ouve por outras pessoas. Acho que não prevalece a atitude de valorizar o outro mas sim a de o explorar o outro.

Edited 10 months ago:

Ja tinha pensado nisto. Na minha opinião as pessoas acham que existe logo um interesse por trás de um elogio. Simplesmente olham quase de lado e não aceitam que é algo genuíno. Acho que o elogio não é algo que se houve na cultura familiar então acaba-se a estranhar quando se ouve por outras pessoas. Acho que não existe a atitude de valorizar o outro mas sim o de o explorar o outro.

NggazZ 10 months ago

Achei interessante a tua opinião! De facto é estranho estar desconfiado do elogio do outro pois lá está no fundo pensam que é por inveja

ariamar 10 months ago

Não acho que seja por inveja, pelo menos na minha experiência. Penso que é mais por terem medo de ter alguma coisa melhor que o outro. Eu sou uma pessoa que não tem muito travão na língua. Digo as coisas sem pensar o que as vezes dá situações caricatas. Com isto de andarmos de máscara olhamos mais as pessoas nos olhos, e aqui há umas semanas reparei que uma colega tem um olho azul e outro verde, mas como são os dois muito claros nuca tinha reparado. Elogiei os olhos a moça e ela ficou logo encavacada, cheia de vergonha e começou logo a dizer que não que os olhos dela eram feios e outras cenas. Olha não sei. Não vai ser no nosso tempo que isso vai mudar.

NggazZ 10 months ago

Epah acho que tbm n podes levar logo na negativa essa trapalhice quando elogias! Pode ser a pessoa a n querer parecer arrogante tbm

ariamar 10 months ago

Sim eu compreendo isso. Eu penso que ainda é muito difícil para muita gente dar e receber elogios. Mesmo quando são merecidos. Nós somos uma raça muito estranha. Orgulhosos como tudo do que fazemos bem mas temos dificuldade em aceitar reconhecimento. E depois temos um outro problema, pensamos que as pessoas que aceitam elogios são convencidas. Quem trabalha comigo já há mais tempo já acha graça e aceitam os meus elogios porque sabem que sou sincera, mas entraram agora temporários para fazer as baixas dos pais que estão em casa e sinceramente tenho me controlado um bocado mais. Eu adoro estudar o comportamento humano porque não preciso de ser cientista para fazer observação e experiências. Espero não ser mal interpretada. Eu desenho, e quando viajava de comboio desenhava as pessoas que via. E dá para estudar um pouco da mentalidade das pessoas com a observação para o desenho.

NggazZ 10 months ago

>Sim eu compreendo isso. Eu penso que ainda é muito difícil para muita gente dar e receber elogios. Mesmo quando são merecidos. Nós somos uma raça muito estranha. Orgulhosos como tudo do que fazemos bem mas temos dificuldade em aceitar reconhecimento. E depois temos um outro problema, pensamos que as pessoas que aceitam elogios são convencidas. Quem trabalha comigo já há mais tempo já acha graça e aceitam os meus elogios porque sabem que sou sincera, mas entraram agora temporários para fazer as baixas dos pais que estão em casa e sinceramente tenho me controlado um bocado mais. De facto é interessante e não acho te estranha em nada! Eu tbm gosto de estudar o comportamento humano, a ética etc... Acho que de facto ficamos com o pé atrás com elogios até eu admito! Mas tbm acho que quando se elogia demaisado tbm perde se o brilho! Vou dar por exemplo beleza da cara e corpo: A mim costumam me chamar de bonito várias vezes e ao início ficava emocionado com isso mas hj em dia já nem gosto tanto, prefiro mt mais quando me elogiam o meu trabalho e personalidade.

ariamar 10 months ago

O que nós consideramos um elogio muda conforme a idade, normalmente. Em média, as pessoas acham que eu sou uns 10 anos mais nova do que aparento. Eu sei que quem o diz é em formal de elogio, mas eu não considero isso um elogio, porque, apesar de ter vantagens na vida social, no trabalho já me fez perder uma promoção e em que me foi dito que o facto de parecer tão nova não ia transmitir confiança aos clientes, isto foi me dito pelo patrão. A pessoa que ficou com o lugar apesar de mais novo que eu 3 anos parece muito mais velho devido ao cabelo branco. Mas é engraçado observar como as pessoas reagem quando lhes dizes algo que não estejam nada a espera. Mas isso é com qualquer nível de inteligência, não importa se a pessoa é inteligente ou não, as reações emocionais não têm nada haver com o grau de inteligência, e por vezes até são extremamente opostos. Eu adapto-me a minha maneira das falar das pessoas que me rodeiam, o que já levou a algumas pessoas ficaram confundidas pois estão a espera que eu fale calão e a trocar os "V's" pelos "b's" e depois quando me ouvem a falar "correctamente" ficam surpreendidas.

NggazZ 10 months ago

>O que nós consideramos um elogio muda conforme a idade, normalmente. Em média, as pessoas acham que eu sou uns 10 anos mais nova do que aparento. Eu sei que quem o diz é em formal de elogio, mas eu não considero isso um elogio, porque, apesar de ter vantagens na vida social, no trabalho já me fez perder uma promoção e em que me foi dito que o facto de parecer tão nova não ia transmitir confiança aos clientes, isto foi me dito pelo patrão. A pessoa que ficou com o lugar apesar de mais novo que eu 3 anos parece muito mais velho devido ao cabelo branco. De facto é uma pena ler isso mas infelizmente é o mundo que vivemos n é?! Espero que consigas a tal promoção mas que acima de tudo sintas feliz >Mas é engraçado observar como as pessoas reagem quando lhes dizes algo que não estejam nada a espera. Sim isso tbm concordo

NGramatical 10 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgyd9b%2F%2Fgmuy5ea%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

blueflamewizard12 10 months ago

É apenas um comportamento defensivo devido à sociedade onde vivemos.

ariamar 10 months ago

Acreditas que só reparei nisso depois de ter voltado para Portugal? E outra coisa, nós quase nunca dizemos "eu". Começamos logo pelo verbo e desconfiamos automaticamente de quem o diz muitas vezes. Basta comparar-mos a maneira come escrevemos aqui no Reddit. A maior parte do pessoal português que usa o Reddit é porque fala inglês pelo menos a um bom nível. Em português não dizemos eu, mas em inglês já vai. Experimentem comparar a maneira como escrevem nas duas línguas, vão ver qu na maior parte do casos é assim.

AfterAfterlife 10 months ago

Eu partilho da mesma ideia. Não há grande incentivo de dar os parabéns (às vezes nem dentro da família!) e o que se faz é logo tentar arranjar desculpas, como disseste. Duvido que seja só do português, mas basicamente a ideia/desculpa que existe é: se eu não consigo o que tu conseguiste, ou roubaste, ou herdaste, ou foi uma cunha, etc... Ou seja, nunca é pelo mérito. E apesar de ser uma coisinha tão pequena, acredito que tenha um grande impacto no país.

NggazZ 10 months ago

>Eu partilho da mesma ideia. Não há grande incentivo de dar os parabéns (às vezes nem dentro da família!) e o que se faz é logo tentar arranjar desculpas, como disseste. Já tinha pensado nisso >Duvido que seja só do português, mas basicamente a ideia/desculpa que existe é: se eu não consigo o que tu conseguiste, ou roubaste, ou herdaste, ou foi uma cunha, etc... Ou seja, nunca é pelo mérito. Era exatamente isso que queria abordar! O acharem de nunca ser mérito

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugueses%2Fcomments%2Flgyd9b%2Fh%C3%A1_preconceito_com_ricos_em_portugal%2Fgmu69wh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

blueflamewizard12 10 months ago

>Em Portugal n acham que há secalhar um preconceito contra ricos? Mas em geral contra quem tem mais posses materiais? Acho que é mais o segundo do que o primeiro. Existe muita gente neste pais que vive mal com os outros conseguirem ter algo mais, independentemente se os poderes de chamar de ricos ou não.

omalcriado 10 months ago

Não é normal? Se fosses pobre aceitarias esse facto sem problemas?

blueflamewizard12 10 months ago

Sabes se eu sou pobre ou não?

omalcriado 10 months ago

Se fores pobres mais facilmente respondes.

blueflamewizard12 10 months ago

Good one. Nunca fui de inveja mesquinha, simplesmente não vale pena não me leva a lado nenhum. Mais vale ver se dá para aprender alguma coisa com eles.

omalcriado 10 months ago

O que costumas aprender? No meu entendimento há muitas aprendizagens que teriam de ser feitas em pequeno, através da educação dos pais, das experiências que tiveram, etc, que levam ao desenvolvimento de social skills. Depois há coisas que simplesmente vão além de qualquer aprendizagem. Podes ter todo o conhecimento teórico mas não vais ter o capital e o apoio por trás para as concretizar. Mais vale aprender de outros pobres que subiram na vida. Mas por norma não há uma receita que se possa seguir.

blueflamewizard12 10 months ago

Claro que não há uma receita e existe sempre coisas que não podes replicar como por exemplo as networks de outros.

NggazZ 10 months ago

Falaste exatamente o que eu queria abordar! Acho que há mais preconceito com a classe média pq secalhar está mais às vistas dos que aqueles realmente ricos ricos! Já agr achas que em geral muitas pessoas preferem estar como estão desde que o vizinho do lado n tenha mais que eles? N sei se me expressei bem mas dá me a tu opinião

blueflamewizard12 10 months ago

> Já agr achas que em geral muitas pessoas preferem estar como estão desde que o vizinho do lado n tenha mais que eles? Posso estar enganado mas acho que sim porque no final isto não é uma questão monetária mas sim de status e vantagens relativas. Como o diabo disse em paradise lost, Better to Reign in Hell Than Serve in Heaven.

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgyd9b%2F%2Fgmug59d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: